You are on page 1of 4

UMA LGICA IN VIA SCOTI DE JERNIMO VALERA

Pablo Fernando Campos Pimentel1, Roberto Hofmeister Pich1 (orientador)


1

Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, PUCRS, 2 Departamento de Filosofia

Resumo A proposta ensejada com este trabalho a de abordar e trazer ao conhecimento da comunidade cientfica a obra e as ideias de um grande autor, Jernimo Valera (1568 1625), filho de conquistadores da cidade de Chachapoyas, ideias essas que eram incipientes ao perodo do qual versam, ou seja, da escolstica nas colnias da Amrica Latina entre os sculos 16 a 18, a isso se deve o titulo do projeto, Scholastica Colonialis. Incipientes pela forma com a qual a obra escrita, a saber, uma logica in via Scoti. Sua importncia se deve ao fato de que a filosofia e teologia ensinadas nesse perodo nas colnias, partiam precipuamente da abordagem de autores fundamentais da escolstica clssica, a saber, Santo Thomas de Aquino, Joo Duns Scotus e outros autores da poca, nunca deixando de se evidenciar um esforo por se retrabalhar os textos de Aristteles, o qual, contudo, nunca deixou de ter grande valor entre os professores nas Ordens religiosas dentro das colnias. O presente trabalho fruto do projeto Scholastica colonialis A recepo e o desenvolvimento da Escolstica Barroca na Amrica Latina, sculos 16-18, o qual tem por objetivo trazer luz a histria das ideias e os mais destacados pensadores deste perodo. Bem como, tentar mostrar a importncia de alguns nomes marcantes em determinados momentos desse perodo, quais eram os pensadores sobre os quais os telogos e filsofos desse tempo se debruavam. Dentro desse universo se fez necessrio, juntamente com o professor orientador, fazer por vezes, tradues de excertos de textos encontrados e fotocopiados das obras originais. Tambm houve a necessidade de ter um prvio conhecimento da lngua latina e da filosofia na Idade Mdia, em especial da filosofia escolstica.

Seminrio Interno de Avaliao da Iniciao Cientfica PUCRS, 28 a 31 de agosto de 2012

Todos esses estudos fizeram-se intensificados no grupo de pesquisa A filosofia na Idade Mdia coordenado pelo professor orientador em questo. Os encontros foram e continuam sendo realizados uma vez por semana e se constituem num espao para o desenvolvimento e a fomentao da investigao neste perodo. A carncia de fontes bibliogrficas a respeito do tema Scholastica Colonialis se fez notar por este ter sido at ento pouco investigado, tendo aparecido apenas em artigos de pesquisadores de lngua espanhola, equivocadamente sob a denominao de Histria do pensamento filosfico peruano. Assim justifica-se a utilizao apenas das obras originais (fotocopiadas) de Jernimo Valera e das notas comentadas do professor Roberto Pich, no decorrer desta pesquisa. Atravs desse trabalho de investigao de manuscritos e livros impressos no perodo compreendido entre os sculos XVI a XVIII, pde-se descobrir a obra de Jernimo Valera (1568-1625), franciscano do Convento de So Francisco de Lima no Peru Colonial, o qual tem lugar fundamental na histria do pensamento filosfico colonial. A sua importncia se deve principalmente a dois fatores, o (i) de que sua obra foi a primeira a ser impressa na Amrica Latina e (ii) ser uma lgica in via Scoti. Tem-se como uma obra de suma importncia pela razo de seu contexto, devido a ter sido a primeira obra impressa na Amrica Latina como anteriormente mencionada, mais propriamente no ano de 1610 e por ter passado por um assim chamado processo de aprobaciones, ou, aprovaes, estas em ltima anlise parecendo serem mais de cunho burocrtico que outra coisa, pois, alm das aprovaes internas da Ordem, aparecem aprovaes de figuras pblicas como no caso do Rei Dom Felipe, entre outros. Outro fator importante que cumpre ressaltar o de que se trata de uma lgica in via Scoti. Aqui seria importante destacar o que significa uma obra ser escrita sob o prisma de uma lgica in via Scoti, e nesse caso de quais textos scotistas Valera teria se valido para tal empresa. Em primeiro lugar importante explicitar o ttulo da obra de Jernimo Valera Commentarii ac quaestiones in universam Aristotelis ac subtilissimi Doctoris Ioannis Duns Scoti logicam, traduzindo: Comentrios e questes sobre a lgica inteira de Aristteles e do Sutilssimo Doutor Joo Duns Scotus. Em segundo lugar, evidenciar que, assim foi chamada por buscar se trabalhar as questes nas obras de Aristteles sobre lgica com o auxilio das obras e opinies de Scotus sobre a lgica aristotlica. Como o professor Roberto Pich concebe

Seminrio Interno de Avaliao da Iniciao Cientfica PUCRS, 28 a 31 de agosto de 2012

atravs de seus intensos estudos acerca desse tpico que, aqui nesse contexto, a lgica scotista assumida para ser um instrumento de interpretao da lgica aristotlica. Ento, fez-se necessrio perguntar qual o significado de se tratar de uma lgica in via Scoti? Abordar-se- aqui apenas dois argumentos expostos pelo professor Pich, a saber, (i) justamente como j havamos falado, por se tratar de uma lgica scotista com a inteno de procurar se orientar para o entendimento da obra de Aristteles, nas obras scotistas que Valera conhecia no final do sculo XVI e (ii) no sentido de pressupor, discutir e expandir as opinies de Scotus, no s em sua logicalia, mas assimilando aos problemas lgicos dessa literatura os temas, e algumas doutrinas de partes diferentes da obra de Scotus. Desse modo, mister no momento fazer um breve esclarecimento de quais foram as obras scotistas tomadas por Valera para a composio de sua obra. Antes de qualquer coisa, cumpre explicar que se verificou que Valera construiu sua lgica in via Scoti apoiado em material inautntico atualmente pela edio crtica moderna. Todavia, no que tange obra completa, que composta por dois tomos, conforme exposio prvia de Valera em suas consideraes iniciais, a pars prima aquela que temos em mos e que se encontra em outras bibliotecas no Peru. No entanto, a pars secunda, seria aquela parte que, teria o seu contedo montado sobre o material atualmente considerado ilegtimo de Scotus. Contudo, se tem conhecimento apenas da pars prima e essa curiosamente foi escrita com base nos textos scotistas, at hoje tidos como autnticos. A Pars Prima, ou, a Parte Primeira, compreende uma diviso em trs partes: Summulae, Liber Primus e Liber Secundus. Onde, o Lber Primus encontra-se baseado em um texto de Scotus legitimo, a saber, as Quaestiones in librum Porphyrii Isagoge, e o Liber Secundus confiaram-se de outra obra autntica de Scotus, as Quaestiones super Praedicamenta Aristotelis. Dessa maneira, percebe-se que o tomo do qual se tem conhecimento em algumas bibliotecas, aquele que dispomos durante a pesquisa, foi aquele sobre o qual Jernimo Valera felizmente contou somente com obras originais de Scotus, as quais hoje so consideradas autnticas pelos estudiosos.

Seminrio Interno de Avaliao da Iniciao Cientfica PUCRS, 28 a 31 de agosto de 2012

REFERNCIAS HYERONIMUS VALERA, Commentarii ac quaestiones in universam Aristotelis ac Subtilissimi Doctoris Ioannis Duns Scoti logicam, Lima, Apud Franciscum a Canto, 1610. PICH, Roberto H. Notas sobre Jernimo Valera e suas obras sobre lgica. Revista Cauriensia. Espanha, n 6, p. 169-202, 2011.

Seminrio Interno de Avaliao da Iniciao Cientfica PUCRS, 28 a 31 de agosto de 2012

You might also like