You are on page 1of 10

LIBERDADE PROVISRIA

CONSIDERAES GERAIS Entende-se por liberdade provisria, instituto por meio do qual, em algumas situaes, pode-se conceder ao individuo o direito de aguardar o termino do processo em liberdade, e esta, pode estar ou no vinculadas a algumas condies, pode tambm ser revogada a qualquer tempo. Na primeira redao do CPP, entendia-se que o conceito de liberdade provisria relacionava-se com as hipteses a seguir descritas: a - benefcio concedido ao preso em flagrante, aguardar a em liberdade a apurao criminal, b - ao ru pronunciado era permitido aguardar o julgamento pelo jri em liberdade, antiga redao do artigo 408, 2, do CPP, c - era permitido segundo antiga redao do artigo 594, 2, ao magistrado deixar o ru condenado apelar em liberdade. Aps aprovao da Lei 11.719/2008, modificada a redao artigo 408, e revogado o artigo 594, ficou o instituto de liberdade provisria limitado priso em flagrante. Com a entrada em vigor da Lei 12.403/2011, a redao do artigo 310 e 321 do CPP sofreu algumas alteraes, ao ser analisado estes dispositivos, parte da doutrina passou a entender que, se por uma lado o artigo 310, inciso III do CPP continua relacionando a liberdade provisria ao flagrante, por outro lado, o artigo 321, permite que se compreenda, tambm, como liberdade provisria o individuo que, mesmo no se encontrando preso em flagrante, tem a ele impostas pelo juiz as medidas cautelares diversas da priso dos artigos 319 e 320. Porm parte da doutrina nos traz o seguinte entendimento, que ao pensamento do doutrinador Norberto Avena, vem a ser mais correto, assim a liberdade provisria ao entendimento destes doutrinadores, mesmo com as alteraes da Lei 12.403/2011, persiste como benefcio que apenas pode ser concedido ao indivduo preso em flagrante, entendo que o artigo 321 do CPP

ao invs de ser desvinculado da priso em flagrante vem a contemplar o artigo 310, inciso III, do CPP. Na prtica Forense, no incomum confundir os institutos da concesso de liberdade provisria com o relaxamento e a revogao da priso, porm, no se trata de situaes idnticas. A liberdade provisria prende-se hiptese do flagrante, ou seja, o juiz pode conceder ao individuo liberdade provisria caso ocorram as situaes que a justificam, j o relaxamento da priso, a deciso judicial que invalida a priso em flagrante, por reconhecer a ilegalidade de sua realizao, podendo ser esta priso preventiva ou priso em flagrante, no sendo portanto exclusiva da ultima, e ainda a revogao da priso: deciso que tem em vista um decreto anterior de priso preventiva ou priso temporria.

CLASSIFICAO DA LIBERDADE PROVISRIA A liberdade provisria pode ser classificada da seguinte forma, a obrigatria, permitida e a proibida:

a) Liberdade provisria obrigatria aquela imposta por lei, independentemente de prvia prestao de fiana. Na atualidade, as hipteses mais comuns de sua ocorrncia consistem nas seguintes situaes, infraes de menor potencial ofensivo, porte de drogas para o consumo pessoal, acidentes de trnsito de que resultam vtimas, havendo prestao de socorro, infraes que permitem ao ru livrar-se solto.

b) Liberdade Provisria Proibida Esta modalidade ocorre quando a lei probe a sua concesso de forma expressa, com ou sem o pagamento de fiana.

Com o advento da Lei 12.403/2011, as matrias de proibio da liberdade provisria se tornaram matria controvertida, uma vez que existe a proibio da concesso da liberdade provisria nas situaes de flagrante, de acordo com o Art. 44 da Lei 11.343/2006, porm, conforme o art. 310, II, do Cdigo de Processo Penal, o flagrante no mantm o indivduo preso cautelarmente, sendo que, aps o recebimento do respectivo auto no Poder Judicirio, deve ser feita a converso de priso em flagrante, para priso preventiva, desde que se enquadre nos requisitos do art. 312 do mesmo dispositivo legal.

c) Liberdade Provisria Permitida Esta modalidade ocorre quando o magistrado constata ser possvel conceder ao flagrado a possibilidade de responder o processo em liberdade, podendo esta liberdade estar condicionada a algumas obrigaes processuais impostas por lei, podendo a critrio do juiz, impor a prestao de fiana e de outras medidas cautelares diversas da priso. importante salientar que apesar do nome, esta modalidade mera faculdade do juiz, sendo que, presente os requisitos legais, cabe ao juiz, atravs de seu livre convencimento, decidir a concesso ou negao desta determinada faculdade. Apreciando as alteraes que a Lei 12.403/2011 nos trouxe, ocorre a liberdade provisria de acordo com o art. 310, nico, do Cdigo de Processo Penal, determinando que, caso haja alguma excludente de ilicitude na infrao penal cometida pelo infrator, cabe a liberdade provisria, cabendo ainda, no caso de crime afianvel, no possui o flagrado condies econmicas para efetuar o pagamento da mesma, e quando ausentes os fundamentos da priso preventiva.

FIANA A fiana uma garantia feita pelo Indiciado, que consiste no depsito de dinheiro, pedras, objetos ou metais preciosos, titulo da dvida pblica federal, estadual e municipal para substituir a priso pela liberdade. Quando se tratar de objetos de valor dever ser feita sua avaliao e em se tratando de ttulos seu valor depender da cotao da bolsa. Tendo como finalidade assegurar o comparecimento a atos do processo, e evitar a obstruo de seu andamento, bem como em caso de condenao, visa o pagamento das custas processuais e eventual multa. Sua fixao e prevista no Cdigo de Processo Penal, e ser fixada nos seguintes moldes:

Art. 325 O valor da fiana ser fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites: I - de 1 (um) a 100 (cem) salrios mnimos, quando se tratar de infrao cuja pena privativa de liberdade, no grau mximo, no for superior a 4 (quatro) anos; II - de 10 (dez) a 200 (duzentos) salrios mnimos, quando o mximo da pena privativa de liberdade cominada for superior a 4 (quatro) anos.

A fiana sempre vinculada ao cumprimento das condies impostas no ato de seu pagamento. Caso descumpra alguma condio estabelecida, o Juiz poder impor outra medida cautelar, ou se for o caso, decretar a priso preventiva do beneficiado.

CABIMENTO A fiana pode ser arbitrada em qualquer fase do Inqurito, ou at mesmo do processo, enquanto no transitar em julgado a sentena condenatria. Normalmente quem arbitra a fiana e estipula seu valor a Autoridade Judiciria.

Havendo flagrante, a Autoridade Policial poder arbitr-la desde que a pena mxima da infrao no ultrapasse 4 anos. No poder ser arbitrada fiana nos crimes de racismo, de tortura, trafico ilcito de entorpecente e drogas afim, terrorismo e os definidos como crimes hediondos, e nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico. Uma vez quebrada a fiana, no poder o Indiciado usufruir do beneficio novamente em ralao ao mesmo delito.

DO VALOR DA FIANA O valor da fiana deve seguir o procedimento e parmetro descrito nos artigos 325, CPP, e pela Lei n. 12.403/2011, que alterou tal artigo principalmente quanto ao quesito valor. Ele determinado de acordo com a pena mxima do delito em questo, e pelo juiz ou autoridade competente. Sendo de 01 (um) a 100 (cem) salrios mnimos, quando a pena mxima de privao de liberdade imputada a certo delito, no dor superior a 04 (quatro) anos, conforme linha a do artigo 325, CPP. E de 10 (dez) a 200 (duzentos) salrios mnimos, quando o mximo da pena privativa de liberdade ultrapassar a 04 (quatro) anos. A partir disto, sero analisadas as condies e situaes do acusado, do delito em questo e do processo. De maneira que verifique a vida pregressa, o grau de periculosidade e a condio financeira do agente, e tambm a real importncia das custas processuais. Esses quesitos so verificados na conformidade do artigo 326, do CPP. Fora o excessivo aumento no valor da fiana, imputado atravs da Lei n. 12.403/2011, ainda possvel ao juiz aument-la em 1.000 (mil) vezes, conforme a clusula autorizativa do art. 325, 2, I, do CPP, enquanto que a revogada redao do Cdigo de Processo Penal autorizava o aumento em at 10 vezes o valor arbitrado.

Mas quando as condies financeiras do preso se enquadrar, a fiana poder ser dispensada ou reduzida em at 2/3 (dois teros), conforme o 2. Inciso I, do prprio artigo 325, do CPP. J no crime cometido sob tipificao do Cdigo de Defesa do Consumidor Lei n. 8.078/1990, o artigo 79, traz o valor da fiana a ser fixada pelo juiz ou autoridade competente entre 100 (cem) e 200.000 (duzentos mil) vezes o valor do Tesouro Nacional. Podendo ser diminuda at metade e aumentada at 20 (vinte) vezes, de acordo com a condio econmica do acusado. E ser atualizado esse valor conforme a Taxa Referencial.

DOS INCIDENTES E/OU VARIAES CABVEIS A FIANA Ao ser concedida a fiana est se determina a incidentes previstos no CPP e que pode acarretar na alterao, extino da mesma, e ainda decretar a priso preventiva do agente que se encontra em liberdade devido o pagamento da mesma. Essa variaes so nominadas de: reforo; cassao, quebramento e perdimento. Existindo ainda a previso da restituio do valor pago pelo afianado. O reforo ocorre quando o valor arbitrado tiver sido insuficiente, houver a depreciao do(s) bens em garantia, ou devido mudana na classificao do crime em questo. Devendo este ser exigido pelo juiz, e estar previsto no artigo 340, do Cdigo de Processo Penal. A cassao pode ser dar em duas condies: quando a fiana for reconhecida como incabvel, seja pela espcie ou pela ilegitimidade da autoridade que a concedeu, sendo normatizada no artigo 338, CPP; E tambm quando houver a hiptese do artigo 339, do CPP - alterao ou mudana da classificao do delito, como por exemplo, um crime ser tido como afianvel e a posterior denncia for de crime relativo, mas inafianvel. Devendo com

isso, o juiz cassar a fiana, concedida a priori. E o valor atualizado desta dever se restitudo a quem a prestou, por se enquadrar na hiptese de fiana sem efeito, assegurado pelo artigo 337, do CPP.

E quando cassada a fiana, a liberdade por ela assegurada tambm estar cassada, o que implica na priso do acusado, at por priso preventiva. Exceto quando couber outra medida cautelar cabvel e nos termos do artigo 282, 6 e 310, II, do CPP. O quebramento cabe quando o afianado descumprir as obrigaes legais relacionadas fiana concedida, conforme determina os artigos 327 e 328 do CPP. E tambm quando for configura as hipteses do artigo 341, CPP: I Regularmente intimado para ato do processo, deixar de comparecer, sem motivo justo; II Deliberadamente praticar ato de obstruo ao andamento do processo; III Descumprir medida cautelar imposta cumulativamente com a fiana; IV Resistir injustificadamente a ordem judicial; ou V Praticar nova infrao penal dolosa; Esse quebramento quando analisado pelo artigo 343, CPP, outorga ao juiz a possibilidade de impor outras medidas cautelares ao invs de priso preventiva. Sendo metade o valor da fiana retido e destinado s custas, indenizao do dano, recolhimento ao fundo penitencirio, pena de multa e prestao pecuniria, conforme dispe o artigo 346, tambm do CPP. E ainda, pelo artigo 324, I, do mesmo Cdigo, o quebramento implica na impossibilidade de nova fiana dentro do mesmo processo. O Perdimento resulta na perda total do valor pago a titulo de fiana, e conforme o artigo 344, do CPP, se d quando o condenado que estava sob fiana, no se apresenta ou se oculta, para o cumprimento da sua condenao. Sendo o valor restante das custas e demais encargos, revertidos ao fundo penitencirio artigo 345, CPP.

DA RESTITUIO A restituio da fiana est assegurada pelo artigo 337 do CPP, e ser paga com valores atualizados quando: for declarada sem efeito conforme disposio do artigo 340, CPP; quando for julgada inidnea (com exemplo no artigo 581, V, CPP); transitar em julgado sentena que absolva o acusado criminalmente; e quando for extinta a ao penal;

Nos casos de cassao de fiana, onde a mesma declarada sem efeito a restituio ser integral ao valor pago. J em caso de quebramento a restituio devida da metade do valor pago em fiana. Pois, sero deduzidos os encargos e custas previstas no artigo 343, e 346, ambos do Cdigo de Processo Penal. E conforme o artigo 347, do CPP, em caso de transito em julgado de sentena condenatria, sem que tenha sido tida como perdida, ser restitudo ao afianado o valor remanescente dos encargos referidos no artigo 343, do CPP.

RECUSOS PERTINETES FIANA Considerando o art. 581, V do CPP, caber recurso em sentido estrito, da deciso do juiz que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana. No tem previso legal de efeito suspensivo. Portanto, a interposio de recurso no impede que se produzam os efeitos da deciso atacada. Se cassada ou julgada inidnea a fiana, por exemplo, a deduo do RSE 1 no obsta a imposio de out6ras medidas cautelares diversas da priso, ou, se for o caso, a decretao da priso preventiva do acusado. Todavia, se concedida liberdade provisria com fiana, eventual RSE no impede que o agente, pagando a cauo fixada, seja posto em liberdade. Tambm enseja recurso em sentido estrito deciso que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor, consoante o art. 581, VII, do CPP. Nestes casos, porm, h efeito suspensivo no RSE. Para tanto, vale observarse o caput do art. 584 que, estabelece que o recurso ter efeito suspensivo no caso de perda da fiana, significando que, enquanto pendente o seu julgamento, o valor da fiana no pode ser recolhido ao fundo penitencirio. Por outro lado, em relao ao quebramento, trata o art. 584 3, que o recurso do despacho (deciso na verdade) que julgar quebrada a fiana suspender unicamente o efeito da perda de seu valor.

Recurso em Sentido Estrito.

Assim, sempre se deve recordar que, eventualmente pode ocorrer de o juiz conceder, negar, arbitrar, cassar julgar inidnea ou julgar quebrada a fiana no mbito da prpria sentena final. O que caber nestes casos, ser Apelao, amparada no art. 593, I ou III, b do CPP. Isto porque, de acordo com o art. 593, 4, quando cabvel Apelao, no poder ser utilizado ser utilizado o recurso no sentido estrito, ainda que somente de parte da deciso se recorra. Por fim, existe a possibilidade de impetrar Hbeas Corpus (mesmo no possuindo natureza Recursal) que ocorre na hiptese de no ser reconhecida fiana ao agente nos casos em que a Lei autoriza art. 648, V do CPP. De tal modo, se o juiz no conceder a fiana, passvel impetrar Hbeas Corpus para o tribunal vinculado ao magistrado. Nos casos em que o Delegado de Policia recusar-se do arbitramento de fiana, aplica-se o art. 335 do CPP, onde o preso ou algum por ele, poder por meio de uma simples petio ao juiz competente requerer a fiana, que em 48 (querente e oito) horas ser decida pelo magistrado. Na realidade a simples petio que trata o artigo referido, consiste no pedido de liberdade provisria, utilizado com frequncia na prtica forense.

LIBERDADE PROVISRIA POR OCASIO DA PRONNICIA O artigo 413, 2 do CPP dispe: se o crime for afianvel, o juiz arbitrar o valor da fiana para a concesso ou manuteno da liberdade provisria. Neste artigo verificamos duas situaes a primeira em relao ao preso que se encontra preso preventivamente, na ocasio da pronuncia, e na segunda em relao ao que estava em liberdade. Se o crime for afianvel, o juiz arbitrar o valor da fiana para concesso da liberdade provisria. No sistema atual, os crimes contra a vida inafianveis, so apenas os homicdios praticados em atividades tpicas de grupo de extermnio que consumado, ou tentados.

De acordo com a Lei 12.403/2011 a fiana foi relacionada com uma das medidas cautelares diversas da priso. (artigo 319, VIII, do CPP), devendo ser regido pelos critrios da necessidade e da adequao (artigo 282, I e II). Quanto ao acusado que se encontra em liberdade no momento da pronuncia, o artigo 413, 2 trata que se o crime for afianvel, o juiz arbitrar o valor da fiana para a manuteno da liberdade provisria. Portanto o artigo 413, 2, se refere a concesso ou manuteno da liberdade provisria, mas no entanto o juiz no fica impedido de aplicar , em cumulao outras medidas cautelares que julgar, cabvel, conforme artigo 319, 4, do CPP.

You might also like