You are on page 1of 4

ATIVIDADES DE FIXAO COLEGIO SEJAN 3 ANO BIOLOGIA PROF.

FRED ATIVIDADES DE FIXAO BSICA


1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) CONCEITUE excreo e explique sua relao com o sistema urinrio. O que so nfrons? DESCREVA suscintamente como ocorre a filtrao na capsula renal (capsula de Bowman). O que ocorre com o filtrado glomerular durante o seu percurso pelo nfron? DESCREVA suscintamente o caminho da urina ao sair do nfron. Qual o papel do ADH no funcionamento dos rins? De que maneira o sistema excretor participa do controle do balano de sais no nosso organismo? Qual a participao do sistema urinrio na regulao da presso arterial? Cite as principais compostos que, anormalmente, aparecem na urina, descrevendo o local do nfron onde possa estar ocorrendo alguma disfuno responsvel pelo seu aparecimento na urina. 10) Utilize o esquema a seguir para responder aos seguintes itens propostos.

a) b) c) d) e) f) g) h) i)

Onde se localiza, no rim, o nfron representado no desenho? A estrutura 3 conhecida tambm por ALA DE HENLE. Escreva o nome dos seus dois ramos. Identifique cada uma das estruturas indicadas pelas setas numeradas. No esquema no foi apontado o glomrulo renal. Localize-o. Que processos importantes para a funo renal ocorrem na estrutura apontada pela seta 1 ? Que processos importantes para a funo renal ocorrem na estrutura apontada pela seta 2, 3 e 4 ? Qual o papel desempenhado por 8 ? Qual a principal diferena, quanto composio qumica, entre o sangue que circula em A e o que circula em B ? EXPLIQUE o porqu da diferena. Qual a principal diferena, quanto composio qumica, entre o fluido contido em 1 e o que circula em 9 ? EXPLIQUE o porqu da diferena e d nome aos fluidos.

QUESTES DE VESTIBULARES
1) Uma pessoa passar a excretar uma maior quantidade de ureia se aumentar, em sua dieta, a quantidade de a) b) c) d) Amido. NaCl. Glicideos. Protenas.

2) O filtrado glomerular percorrer, sequencialmente, no nfron, os seguintes componentes: a) b) c) d) Capsula de Bowman, tbulo contorcido proximal, ala de Henle, tbulo contorcido distal. Capsula de Bowman, tbulo contorcido distal, ala de Henle, tbulo coletor. Glomrulo, ala de Henle, tbulo contorcido proximal, tbulo coletor. Glomrulo, tbulo coletor, ala de Henle, tbulo contorcido proximal.

3) Considere dois indivduos adultos, metabolicamente normais, designados por A e B. O individuo A tem uma dieta rica em protenas e pobre em carboidratos. O individuo B, ao contrario, tem uma dieta pobre em protenas e rica em carboidratos. Pode-se observar que na urina do individuo A exista: a) Menor concentrao de ureia que na urina do individuo B e que a concentrao de glicose seja a mesma na urina de ambos. b) Maior concentrao de ureia que na urina de B e que no se encontre glicose na urina de amobos. c) Maior concentrao de ureia e menor concentrao de glicose que na urina de B. d) A mesma concentrao de ureia e glicose que a encontrada na urina de B. 4) Um laboratrio de anlises clinicas recebeu 3 amostras de urina, de 3 homens diferentes. Aps as anlises, as amostras revelaram a seguinte composio: Amostra I : uria, cido rico, gua e cloreto de sdio . Amostra II : cido rico, protenas, gua e cloreto de sdio. Amostra III : protenas, uria, gua e glicose. So indicativos de funcionamento de funo renal normal a) b) c) d) As amostras I , II e III. Apenas a amostra II. Apenas a amostra III. Apenas a amostra I

5) Um individuo com proteria ou proteinria e glicosria provavelmente estar apresentando algum tipo de disfuno renal, especificamente no(a): a) b) c) d) Ala descendente e ala ascendente. Glomrulo de Malpighi e ala descendente. Capsula de Bowman e ala descendente. Duto coletor e ala ascendente.

6) Vinte pessoas normais beberam, cada uma, 2 litros de gua num intervalo de 2 horas. A seguir temos os grficos que registram as mdias das variaes dos volumes urinrios e das concentraes do hormnio antidiurtico (ADH) no sangue em funo do tempo.

A anlise dos grficos permite concluir que a) o hormnio ADH tem efeito diurtico, o que faz aumentar o volume urinrio. b) h uma relao diretamente proporcional entre a concentrao do hormnio ADH e o volume urinrio. c) o aumento do volume urinrio influi sobre os rins, inibindo a secreo do hormnio ADH. d) h uma relao inversamente proporcional entre a concentrao do hormnio ADH e o volume urinrio. 7) comum em praticas de exerccios fsicos a eliminao de uma grande quantidade de gua atravs da expirao e, principalmente, da transpirao. Quanto mais praticamos exerccios fsicos, consumimos uma grande quantidade de gs oxignio, O2 , O Hormnio Antidiurtico (ADH), tambm denominado vasopressina, produzido pela hipfise posterior, reduz a perda de gua dos tbulos renais de volta aos capilares para manter o fluido corporal. a mais potente substncia constritora do organismo (GUYTON, 1993, p. 121). Existem dois estmulos principais que acarretam aumento da secreo de ADH: Osmolalidade plasmtica elevada (baixa concentrao de gua), que pode ser causada pela transpirao excessivasem reposio de gua, e Baixo volume plasmtico, ao qual se deve a perda de sangue, ou a reposio lquida inadequada (POWERS;HOWLEY, 2000, p. 71). Os osmorreceptores no hipotlamo detectam a concentrao de gua. Quando o plasma est muito concentrado com partculas e pouca gua, os osmorreceptores geram um reflexo nervoso que estimular o hipotlamo a liberar ADH, provocando uma reduo da perda de gua pelos rins. O grfico a seguir informa a alterao da concentrao plasmtica de ADH versus o volume de O2 . Analise-o.

Com base no argumento da questo, no grfico e em seus conhecimentos, responda. a) Qual a ao do ADH no organismo humano? b) Em que local do rim ele atua? c) Que tipo de relao matemtica geral (diretamente ou inversamente proporcional) podemos estabelecer entre a % de alterao da concentrao plasmtica do ADH e a % do Volume mximo de O2 (%VO2mx) ? JUSTIFIQUE com base nos dados da questo e nos conhecimentos acerca de fisiologia. d) Porque durante o aumento do exerccio fsico ocorre aumento da liberao de ADH ? 8) Joo e Jos foram ao Estdio do Morumbi assistir a um jogo de futebol. Pouco antes do incio do jogo, ambos foram ao sanitrio do Estdio e urinaram. Durante o primeiro tempo do jogo, Joo tomou duas latinhas de

refrigerante e Jos, duas latinhas de cerveja. No intervalo da partida, ambos foram novamente ao sanitrio e urinaram; antes do trmino do jogo, porm, Jos precisou urinar mais uma vez. Sabendo-se que ambos gozavam de boa sade, responda s seguintes questes. a) Por que o fato de Jos ter ingerido bebida alcolica fez com que ele urinasse mais vezes que Joo? b) A urina, uma vez formada, percorre determinados rgos do aparelho excretor humano. Qual a trajetria da urina, desde sua formao at sua eliminao pelo organismo? 9) O "Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa", de Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, 2 edio, 1986, define "ressaca", em uma de suas acepes, como "Indisposio de quem bebeu", depois de passar a "bebedeira".

a) Por que as pessoas sentem tanta sede quando esto de ressaca? b) Justifique sua resposta. 10) A imagem a seguir esquematiza o ciclo de trs vias metablicas distintas, onde a finalidade bsica a obteno de energia para o funcionamento celular. Analise-a. (1) (2)

(3)

Aps a anlise, assinale a alternativa CORRETA. a) Esse ciclo demonstra o que pode ocorrer com indivduos que apresentam a proteinria. b) A eliminao de excretas nitrogenadas no se relaciona com alguma das trs vias metablicas apresentadas pelas setas que migram rumo ao Ciclo de Krebs. c) Indivduos com a patologia Diabetes Mellitus recorrero via metablica (2), alm da via de numero (1). d) A ocorrncia da cetoacidose pode ser uma consequncia do excesso de ocorrncia da via metablica de numero (2).

You might also like