You are on page 1of 4

Drogas anti-microbianas

Resumo III - Microbiologia Tortora

Introduo
Uma droga anti-microbiana uma substncia qumica que destri microrganismos patognicos causando dano mnimo aos tecidos do hospedeiro. Os agentes qumio-teraputicos incluem substncias qumicas que combatem doenas no corpo.

A histria da qumio-terapia
Paul Ehrlinch estabeleceu o conceito de qumio-terapia para o tratamento de doenas de origem microbiana. Ele antecipou o desenvolvimento de agentes qumio-teraputicos, que poderiam matar patgenos sem prejudicar o hospedeiro. As drogas base de sulfa tornaram-se notrias no final da dcada de 30. Alexander Fleming descobriu o primeiro antibitico, a peniclina, em 1929. Os primeiros testes clnicos foram realizados em 1940.

O espectro de atividade anti-microbiana


As drogas anti-microbianas afetam muitos alvos em uma clula procaritica. As infeces causadas por fungos, protozorios e helmintos so mais difceis de serem tratadas porque esses organismos possuem clulas eucariticas. As drogas com espectro de atividade limitado afetam somente um grupo seleto de micrbios clulas gram-positivas. As drogas com amplo espectro de atividade afetam um grande nmero de micrbios. As drogas hidroflicas pequenas podem afetar clulas gram-negativas. Os agentes antimicrobianos no podem causar danos excessivos microbiota normal. As super-infeces ocorrem quando um patgeno torna-se resistente droga que est sendo usada ou quando a microbiota, normalmente resistente, multiplica-se excessivamente.

Ao de drogas anti-microbianas
De forma geral, a ao das drogas ocorre tanto matando diretamente os microrganismos (bactericida) quanto inibindo seu crescimento (bacteriosttica). Alguns agentes, como a penicilina, inibem a sntese da parede celular da bactria. Outros agentes, como o cloranfenicol, a eritromicina, as tetraciclinas e a estreptomicina, inibem a sntese proteica atuando nos ribossomos 70S. Os agentes como a polimixina B lesam as membranas plasmticas. A rifampina e as quinolonas inibem a sntese de cidos nucleicos. Os agentes como as sulfanilamidas atuam como anti-metablicos atravs da inibio competitiva de atividades enzimticas.

Uma anlise das drogas anti-microbianas comumente utilizadas


Inibidores da sntese da parede celular Todas as penicilinas contm um anel beta-lactmico. As penicilinas naturais produzidas por Penicillium so efetivas contra cocos gram-positivos e espiroquetas. As penicilinases (beta-lactamase) so enzimas bacterianas que destroem as penicilinas naturais. As penicilinas semi-sintticas so produzidas em laboratrio pela adio de cadeias laterais no anel beta-lactmico produzido pelo fungo. As penicilinas semi-sintticas so resistentes s penicilinases e apresentam um espectro de atividade maior quando comparadas com as penicilinas naturais. Os carbapenmicos so antibiticos de amplo espectro que inibem a sntese da parede celular. O monobactmico aztreonam afeta somente bactrias gram-negativas. A cefalosporina inibe a sntese da parede celular e usada contra linhagem resistentes penicilina. Os poli-peptdicos, como a bacitracina, inibem a sntese da parede celular principalmente em bactrias gram-positivas. A vancomicina inibe a sntese da parede celular e pode ser usada para matar estafilococos que produzem penicilinase. As estrepto-graminas so agentes bactericidas que inibem a sntese proteica e podem ser usados para matar bactrias resistentes vancomicina. A isoniazida (INH) inibe a sntese de cido miclico nas mico-bactrias. A INH administrada em conjunto com a rifampina ou com o etambutol no tratamento da tuberculose. O anti-metablico etambutol usado com outras drogas para tratar a tuberculose. Inibidores da sntese proteica O cloranfenicol, os amino-glicosdeos, as tetraciclinas, os macroldeos e as estreptograminas inibem a sntese proteica nos ribossomos 70S. As oxazolidinonas impedem a formao de ribossomos 70S. Dano membrana plasmtica A polimixina B e a bacitracina lesam as membranas plasmticas. Inibidores da sntese de cidos nucleicos (DNA/RNA) A rifamicina inibe a sntese de mRNA e usada no tratamento da tuberculose. As quinolonas e as flor-quinolonas inibem a DNA girase para o tratamento de infeces no trato urinrio. Inibidores competitivos da sntese de metablitos essenciais As sulfonamidas inibem competitivamente a sntese de cido flico.

A associao TMP-SMZ inibem competitivamente a sntese do cido diidroflico. Drogas anti-fngicas Os polienos, como a nistatina e a anfo-tericina B, combinam-se com esteris da membrana plasmtica e so fungicidas. Os azis e as alilaminas interferem com a sntese de esteris e so usados no tratamento de micoses sistmicas e cutneas. As equinocandinas interferem com a sntese da parede celular fngica. O agente anti-fngico flucitosina um anti-metablito da citosina. A griseofulvina interfere com a diviso celular eucaritica e usada principalmente no tratamento de infeces da pele causadas por fungos. Drogas anti-virais Os anlogos de nucleosdeos e nucleotdeos como o aciclovir, o AZT, o ddI e o ddC inibem a sntese de DNA e e RNA. Os inibidores de enzimas virais so usados para tratar a gripe e infeces por HIV. Outros alvos das drogas anti-virais so a fixao e a decapsidao. Os interferons alfa inibem a propagao dos vrus para novas clulas. Drogas anti-protozorios e anti-helmnticas A cloroquina, a quinacrina, a diiodo-hidroxiquina, a pentamidina e o metronidazol so utilizados no tratamento de infeces causadas por protozorios. As drogas anti-helmnticas incluem a niclosamida, o mebendazol, o praziquantel e a piperazina. O mebendazol desorganiza os microtbulos. O pamoato de pirantel e a ivermectina paralisam os nematelmintos intestinais.

Testes para orientar a qumio-terapia


Esses testes so usados para determinar qual o agente qumio-teraputico o mais apropriado para combater um patgeno especfico. Esses testes so empregados quando a susceptibilidade no pode ser prevista ou quando surge resistncia droga. Os mtodos de difuso Nesse teste, tambm conhecido como Teste de Kirby-Bauer, uma cultura de bactrias inoculada em um meio de agar, e discos de papel filtro impregnados com agentes qumioteraputicos so sobrepostos na cultura. Depois da incubao, a ausncia de crescimento microbiano ao redor do disco denominada zona de inibio. O dimetro da zona de inibio, quando comparado com uma tabela referncia padro, usado para determinar se o organismo sensvel, intermedirio ou resistente droga.

A CIM representa a menor concentrao da droga capaz de evitar o crescimento microbiano e pode ser estimada usando o teste E. Testes de diluio em caldo de cultura Em um tete de diluio em caldo, o microrganismo cultivado em meio lquido contendo diferentes concentraes do agente qumio-teraputico. A menor concentrao do agente qumio-teraputico que mata a bactria denominada concentrao bactericida mnima (CBM).

Efetividade dos agentes qumio-terpicos


Resistncia s drogas A resistncia pode ser consequncia da destruio enzimtica de uma droga, do impedimento da penetrao da droga no seu stio-alvo ou de mudanas metablicas ou celulares nos stios-alvo. A hereditariedade de fatores de resistncia a drogas ( R ) transmitida por plasmdeos e transposons. A resistncia pode ser minimizada pelo uso discriminado de drogas em concentraes e dosagens apropriadas. Segurana dos antibiticos O risco (e.g., os efeitos colaterais) versus o benefcio (e.g., a cura de uma infeco) precisam ser avaliados antes do uso do antibitico. Efeitos da combinao de drogas Algumas combinaes de drogas so sinergsticas; elas so mais efetivas em combinao do que quando sozinhas. Algumas combinaes de drogas so antagnicas; quando combinadas, ambas tornam-se menos efetivas do que quando administradas sozinhas.

O futuro dos agentes qumio-terpicos


Muitas doenas causadas por bactrias, previamente tratveis com antibiticos, tornaram-se resistentes a eles. Compostos qumicos produzidos por plantas e animais esto fornecendo novos agentes antimicrobianos denominados peptdeos anti-microbianos. Novas drogas anti-microbianas incluem DNA complementar a genes especficos do patgeno. O DNA ir se ligar ao DNA ou mRNA do patgeno e ir inibir a sntese proteica.

You might also like