You are on page 1of 13

MEIO AMBIENTE

INDICE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE Introduo a Ecologia Processo de Desenvolvimento Econmico Interao entre Homem e Natureza HISTRICO DO MEIO AMBIENTE LEGISLAO AMBIENTAL Constituio Federal Poltica Nacional de Meio Ambiente Lei de Crimes Ambientais Lei de Educao Ambiental Lei Sobre Sistema Nacional de Unidades de Conservao Lei do Silencio rgos Ambientais Existentes e Atribuies EMPRESA E MEIO AMBIENTE Responsabilidades Processo de Implantao de Uma Empresa ou Indstria Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impactos Ambiental Licenciamento Ambiental Ao Civil Publica Tca Termo de Compromisso Ambiental Compensao e Mitigao ISO 14001 e 19.011 IMPACTOS AMBIENTAIS Definio de Impactos Ambientais Poluio Sonora Poluio Hdrica Poluio Atmosfrica Contaminao do Solo AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Tipos de Impactos Ambientais RESDUOS SLIDOS E EFLUENTES LIQUIDO Definio Formas de Disposio Final de Resduos e Efluentes DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Definio Energia Alternativa Reciclagem

COMPROMISSO AMBIENTAL

O HOMEM E O MEIO AMBIENTE Aprender a respeitar o meio ambiente uma questo de respeito prpria vida. As populaes primitivas tm este conceito e conseguem enxergar o valor e a necessidade do ambiente que vivemos. Exemplos dessas populaes so os povos indgenas onde a dependncia em relao a natureza total. O respeito e a preocupao com o equilbrio esto contidos em uma carta escrita pelo chefe indgena da Amrica do Norte chefe Seatle -, que foi enviada em 1856, ao presidente dos Estados Unidos da Amrica, Franklin Pearce. O presidente havia proposto a compra das terras em troca daria uma reserva para os indgenas locais. Nesta carta mostra a conscincia ambiental existente e a ONU (Organizao das Naes Unidas) divulgou mundialmente esta carta para mostrar o quanto nos devemos mudar em relao ao meio que vivemos e aprender a valorizar os nossos recursos a fim de proteg-lo e garanti-lo as futuras geraes. Introduo a Ecologia Conceito Ecologia deriva de duas palavras gregas: oikos = casa e logos = estudo. Literalmente significa estudo da casa, mas ampliando o sentido pode-se considerar o termo como estudo do ambiente e as relaes dos seres vivos com o seu meio natural e da sua adaptao ao meio fsico. Como a ecologia estuda o meio ambiente e a interao dos seres vivos podemos buscar compreender seu funcionamento delimitando o campo de estudo e considerando o conceito de nveis de organizao dos sistemas vivos, que seria uma forma mais eficiente de estudar os seres vivos, na ptica da Ecologia: molcula clula - tecido- rgo- sistema- organismo populaocomunidade ecossistema biosfera. Ecossistema Estrutura dos Ecossistemas Os ecossistemas apresentam dois componentes principais: fatores abiticos representados pelos ambiente fsico e qumico fatores biticos representados pelos seres vivos que compem a comunidade bitica ou biocenose ou ainda biota.

O que so os fatores abiticos? Os fatores abiticos podem ser fsicos, como radiao solar, temperatura, luz, umidade, ventos, ou qumicos, como os nutrientes presentes nas guas e nos solos. Fatores biticos Os componentes biticos so dois tipos: Organismos auttrofos que sintetizam seu prprio alimento a partir de uma fonte no orgnica de energia; fotossintetizantes e quimiossintetizantes.

Organismos hetertrofos que no so capazes de sintetizar seus prprios alimentos. Os hetertrofos utilizam ou decompem a matria orgnica direta ou indiretamente.Os organismos auttrofos so conhecidos como produtores.Dentre eles o mais importante, so

os organismos que realizam a fotossntese.As plantas e as algas microscpicas so organismos fotossintetizantes e os principais produtores da Terra. Cadeia e rede alimentar
A seqncia linear de seres vivos em que um serve de alimento para o outro se chama cadeia alimentar. Em um ecossistema as reaes alimentares entre organismos que os compem no so to simples. Existem varias cadeias alimentares que se relacionam, formando uma complexa rede de transferncia de matria e de energia. A esse complexo da-se o nome de rede alimentar. Os nveis troficos Em cada ecossistema existem varias espcies de organismos produtores, varias espcies de consumidores e varias de decompositores. O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrio constitui um nvel trofico ou alimentar. Os organismos auttrofos de um ecossistema formam, por definio, o primeiro nvel trofico, que e o produtor. Os animais herbvoros, que so consumidores primrios, formam o segundo nvel trofico; os animais carnvoros que se alimentam de herbvoros(consumidores secundrios) formam o terceiro nvel trofico; os animais carnvoros que se alimentam de animais carnvoros(consumidores tercirios) formam quarto nvel trofico, e assim por diante. Os decompositores ocupam o ultimo nvel de transferncia de energia entre os organismos de um ecossistema. Formam um grupo especial, nutrindo-se de elementos mortos provenientes de diferentes nveis troficos, degradando tanto produtores como consumidores. ____________________________________________________ COMPONENTES ESTRUTURAIS NIVEIS TROFICOS BIOTICOS DOS ECOSSISTEMAS ____________________________________________________ Auttrofo Produtor 1 ____________________________________________________ Primrio 2 Consumidores secundrio 3 Tercirio 4 Quaternrio 5 Hetertrofo Decompositor ____________________________________________________ Habitat e nicho ecolgico O lugar que um organismo ocupa no ecossistema e o seu habitat, e o seu papel, ou seja, a sua funo, e o seu nicho ecolgico. Enquanto o nicho ecolgico e a funo do organismo no ecossistema.

HISTRICO DO MEIO AMBIENTE Em 1972, em Estocolmo, Sucia, realizou-se a 1a Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente e foi considerado o principal evento a dar incio, em carter internacional, ao movimento ecolgico que hoje a est. A Assemblia Geral das Naes Unidas decidiu, em 1989, realizar a 2 a conferncia, vinte anos depois, em 1992, e entre os candidatos a sedi-la sobressaiu-se o Brasil que viu, a, a oportunidade de demonstrar ao mundo, como pas em desenvolvimento, que tambm se preocupava com a causa ecolgica. Entre os eventos da ONU (Organizao das Naes Unidas), a Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente destaca-se como evento de primeira grandeza e dessa forma, comparecero a ela diversos Chefes de Estado, Ministros e outras altas personalidades dos pases membros. A Conferncia, no Rio de Janeiro, em junho de 1992 dever contar com cerca de 150 delegaes estrangeiras e mais de 3000 participantes, entre tcnicos, cientistas e jornalistas e ter a durao de duas semanas. Comits Preparatrios da Conferncia j esto em ao em Nova Iorque, Nairobi e Genebra, bem como, organizaes governamentais e no governamentais que fornecem aos Comits Preparatrios elementos a serem ajustados e agrupados. Tal qual o documento final proposto em 1972, quando o delegado brasileiro foi o Ministro Jos da Costa Cavalcanti, haver em 1992 outro documento na forma de Declarao. O evento em 1992 repassar tudo o que ocorreu de 1972 para c, inclusive protocolos assinados entre as datas, como, por exemplo, o de Montreal, em 1987, relativo proteo da camada de oznio. Alm disso, devero ser assinadas um sem nmero de resolues envolvendo, entre outros assuntos, a qualidade da gua, a proteo dos mares, o desmatamento, os rejeitos, o clima do planeta, o saneamento e a cesso de tecnologia. Em resumo, a proteo ao Meio Ambiente ser repensada em termos de maiores compromissos, visando a preservao do planeta Terra para as geraes futuras. LEGISLAO AMBIENTAL Constituio Federal Em 1988 um dos artigos da Constituio Federal que hoje mais discutido entre ambientalistas e profissionais o artigo 225. Foi por meio dele que podemos verificar que todos ns cidados brasileiros temos o direito e dever ao meio ambiente. Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Poltica Nacional de Meio Ambiente

A lei n 6.938/1981, dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus Fins e Mecanismos de Formulao e Aplicao, e d outras Providncias.
Lei de Crimes Ambientais

A lei n 9.605/98, dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias. Foi por meio de cada artigo foram identificados os tipos de crimes existentes.
Lei de Educao Ambiental

A lei n 9.795/99, dispe sobre a educao ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias.
Lei Sobre Sistema Nacional de Unidades de Conservao

A lei n 9.985/00, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza e d outras providncias. Lei do Silencio A lei n 126/77, dispe sobre a proteo contra a poluio sonora, estendendo, a todo o Estado do Rio de Janeiro, o disposto no Decreto-Lei n 112, de 12 de agosto de 1969, do ex-Estado da Guanabara, com as modificaes que menciona. rgos Ambientais Existentes e Atribuies FEEMA- Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IEF- Instituto Estadual de Florestas SERLA- Fundao Superintendncia Estadual de Rios e Lagoas EMPRESA E MEIO AMBIENTE Responsabilidades Processo de Implantao de Uma Empresa ou Indstria Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impactos Ambiental IMPACTO AMBIENTAL - Conforme Resoluo CONAMA 01/86, poderamos considerar impacto ambiental como "qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a sade, a segurana e o bem estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; e V - a qualidade dos recursos

ambientais". Obviamente, o Estudo de Impacto Ambiental seria um instrumento tcnicocientfico de carter multidisciplinar, capaz de definir, mensurar, monitorar, mitigar e corrigir as possveis causas e efeitos, de determinada atividade, sobre determinado ambiente o materializado num documento, agora j direcionado ao pblico leigo, denominado de RELATRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE - RIMA. Licenciamento Ambiental O licenciamento ambiental uma obrigao legal prvia instalao de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas caractersticas a participao social na tomada de deciso, por meio da realizao de Audincias Pblicas como parte do processo. Ao Civil Publica Outro instrumento poderoso e que vem sendo utilizado com freqncia o inqurito civil pblico e a ao civil pblica So mecanismos processuais que visam a garantia dos direitos difusos e coletivos. Destinados proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e dos outros direitos difusos e coletivos tais instrumentos jurdicos esto sendo utilizados para a defesa das pessoas portadoras de deficincia fsica, pela criana e adolescente, pelo direito a um meio ambiente equilibrado, dentre outros. O inqurito civil privativo do Ministrio Pblico, que poder instaur-lo de ofcio ou ento provocado por alguma pessoa ou associao. Tca Termo de Compromisso Ambiental o termo de compromisso firmado entre a empresa outra instituio com o Ministrio Publico ou rgo ambiental visando a melhoria dos procedimentos e operao da empresa sem danos ambientais, implantando medidas e equipamento de controle ambiental ou mitigando uma ao. Compensao e Mitigao A Compensao Ambiental um mecanismo financeiro de compensao pelos efeitos de impactos no mitigveis ocorridos quando da implantao de empreendimentos, e identificados no processo de licenciamento ambiental. Estes recursos so destinados as Unidades de Conservao para a consolidao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao SNUC. O instrumento da Compensao est contido no Art. 36 da Lei N. 9985 de 18 Julho de 2000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao e regulamentado pelo decreto N. 4340 de 22 de agosto 2002.

ISO 14001 e 19.011 ISO 14001 A srie de normas ISO 14000 foi desenvolvida pela Comisso Tcnica 207 da ISO (TC 207), como resposta demanda mundial por uma gesto ambiental mais confivel, onde o meio ambiente foi introduzido como uma varivel importante na estratgia dos negcios, e foi estruturada basicamente em duas grandes reas: Esta srie de normas foi estruturada em dois focos: Foco nas organizaes empresariais: Esta rea teve por objetivo orientar a implementao de uma gesto ambiental verificvel, com qualidade e consistncia, para reduzir os riscos nas suas atividades e facilitar o comrcio internacional. Esta rea foi dividida em trs Subcomits: SC1 - Sistemas de Gerenciamento Ambiental, que trata das normas de gesto onde foi elaborada a ISO 14001, que nica norma certificvel da srie; SC2 - Auditorias Ambientais, que trata das normas que do o suporte s verificaes (auditorias) do sistema e as qualificaes dos profissionais que devem atuar nestas atividades; SC4 - Avaliao de Performance Ambiental, que traz orientaes para desenvolverem indicadores para o acompanhamento da performance ambiental da organizao. Foco nos produtos e servios: Esta rea teve por objetivo construir uma base comum e racional aos vrios esquemas, privados, nacionais e regionais de avaliaes de produtos. Esta rea foi dividida em dois Subcomits: SC3 Rotulagem Ambiental, que trata de todas as declaraes ambientais colocadas nos produtos, de terceira parte (Selo Verde) ou no; SC5 - Anlise de Ciclo de Vida, que define uma metodologia consistente para se fazer uma anlise completa do ciclo de vida do produto; ISO 19011 A serie da ISO 19011 e uma reformulao pratica da ISO 14001 e ISO 9001, sendo praticada uma gesto integrada. De forma a garantir a qualidade do produto e do meio ambiente.

IMPACTOS AMBIENTAIS Definio de Impactos Ambientais IMPACTO AMBIENTAL a alterao no meio ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade. Estas alteraes precisam ser quantificadas pois apresentam variaes relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. O objetivo de se estudar os impactos ambientais , principalmente, o de avaliar as conseqncias de algumas aes, para que possa haver a preveno da qualidade de determinado ambiente que poder sofrer a execuo de certos projetos ou aes, ou logo aps a implementao dos mesmos. Poluio Sonora o conjunto de todos os rudos provenientes de uma ou mais fontes sonoras, manifestadas ao mesmo tempo num ambiente qualquer.

Os principais efeitos negativos so:

distrbios do sono estresse perda da capacidade auditiva surdez dores de cabea

alergias distrbios digestivos falta de concentrao aumento do batimento cardaco

Poluio Hdrica Poluio hdrica pode ser definida como a introduo num corpo dgua de qualquer matria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa gua, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "sade" das espcies animais ou vegetais que dependem dessas guas ou com elas tenham contato, ou mesmo que venham a provocar modificaes fsico-qumicas nas espcies minerais contatadas.

Poluio Atmosfrica A emisso de gases txicos o maior fator de poluio da atmosfera. Uma das principais fontes a combusto do petrleo e seus derivados. Nas grandes cidades, por exemplo, cerca de 40% da poluio do ar resultam da queima de gasolina e leo diesel pelos veculos automotores, responsveis pela emisso de monxido e dixido de carbono, xido de nitrognio, dixido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo. As refinarias de petrleo, indstrias qumicas e siderrgicas, fbricas de cimento e de papel tambm emitem enxofre, chumbo e outros metais pesados, alm de resduos slidos que ficam em suspenso na atmosfera. Nos seres humanos a poluio atmosfrica pode provocar distrbios respiratrios, alergias, leses degenerativas no sistema nervoso e em rgos vitais, e at cncer. Em centros urbanos muito poludos, como So Paulo ou Cidade do Mxico, esses distrbios tendem a agravar-se no inverno, quando ocorre o fenmeno conhecido como inverso trmica: uma camada de ar frio forma uma redoma na alta atmosfera que aprisiona o ar mais quente, impedindo a disperso dos poluentes. Contaminao do Solo AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Tipos de Impactos Ambientais RESDUOS SLIDOS E EFLUENTES LIQUIDO Resduos Slidos Lixo , basicamente, todo e qualquer resduo slido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomeraes urbanas, como folhas, galhos de rvores, terra e areia espalhados pelo vento, etc. A origem o principal elemento para a caracterizao dos resduos slidos. Os diferentes tipos de lixo podem ser, ento, agrupados em quatro classes, a saber: Lixo residencial Resduos slidos gerados nas atividades dirias em casas, apartamentos, etc. Lixo comercial aquele produzido em estabelecimentos comerciais, cujas caractersticas dependem da atividade ali desenvolvida.

Lixo pblico So os resduos da varrio, capina, raspagem, etc., provenientes dos logradouros pblicos (ruas e praas, por exemplo), bem como mveis velhos, galhos grandes, aparelhos de cermica, entulho de obras e outros materiais inservveis deixados pela populao, indevidamente, nas ruas ou retirados das residncias atravs de servio de remoo especial. Lixo de fontes especiais aquele que, em funo de determinadas caractersticas peculiares que apresenta, passa a merecer cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulao e disposio final, como por exemplo o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo.

Nas atividades de limpeza urbana, os tipos domstico e comercial constituem o chamado lixo domiciliar, que junto com o lixo pblico, representam a maior parcela dos resduos slidos produzidos nas cidades. O presente trabalho tratar dessas duas classes.

Efluente Liquido De acordo com a Norma Brasileira NBR 9800/1987, efluente lquido industrial o despejo lquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanaes de processo industrial, guas de refrigerao poludas, guas pluviais poludas e esgoto domstico. Por muito tempo no existiu a preocupao de caracterizar a gerao de efluentes lquidos industriais e de avaliar seus impactos no meio ambiente. No entanto, a legislao vigente e a conscientizao ambiental fazem com que algumas indstrias desenvolvam atividades para quantificar a vazo e determinar a composio dos resduos lquidos industriais. A vazo dos efluentes lquidos industriais relacionada com o tempo de funcionamento de cada linha de produo e com as caractersticas do processo, da matria-prima e dos equipamentos, podendo ser constante ou bastante variada. Formas de Disposio Final de Resduos e Efluentes A quantidade e composio dos resduos domiciliares de uma regio caracterizam a sua populao no que concerne sua cultura e perfil de consumo. Assim, com o desenvolvimento do pas e o aumento da populao, agravada pela concentrao desta em determinadas reas urbanas, a questo dos resduos slidos toma magnitude tal que considerada como um dos mais importantes parmetros do saneamento ambiental. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico, conduzida pelo IBGE em 2000, apenas 33% dos 5475 municpios (1814 municpios), coletam 100% dos resduos domiciliares gerados nas residncias urbanas de seus territrios. De acordo com a mesma pesquisa do IBGE so coletadas diariamente, em todo o pas, 228413toneladas sendo 11067,1 t/dia na Regio Norte, 41557,8 t/dia na Regio Nordeste, 141616,8 t/dia na Regio Sudeste, 19874,8 t/dia na Regio Sul e 14296,5 t/dia na Regio Centro-Oeste. Desse total coletado de resduos domiciliares urbanos cerca de 20% disposto de maneira inadequada em vazadouros a cu aberto, aproximadamente 3% so enviados para unidades de compostagem e a incinerao o destino de quase 0,5%. Para os aterros so destinados aproximadamente 73% do total coletado de resduos domiciliares urbanos. Nos grandes centros urbanos do pas a juno da alta densidade demogrfica e a escassez de reas para tratamento e disposio adequada de resduos domiciliares criam presses das mais diversas magnitudes nos diferentes setores da sociedade bem como ao meio ambiente. Em certas Regies Metropolitanas, como a de So Paulo, no recomendvel a utilizao de um tipo nico de resposta para a soluo do problema de resduos domiciliares, pois o atual volume gerado, aproximadamente 14000 toneladas por dia, impe o uso de diferentes ferramentas (usadas de forma associada) na busca de soluo com melhor custoefetividade. Todo este cenrio nos conduz s ferramentas clssicas que incluem usinas de separao, usinas de compostagem, aterros sanitrios e incineradores. Alm destas ferramentas consideradas de "fim de tubo" fundamental a participao cidad no processo de

minimizao de resduos domiciliares. As indstrias brasileiras j mostram tendncias adoo de Tecnologias Limpas com gerao mnima de resduos e economia nos seus insumos. DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Definio O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades. Ele contm dois conceitos-chave: 1- o conceito de necessidades, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a mxima prioridade; 2- a noo das limitaes que o estgio da tecnologia e da organizao social impe ao meio ambiente, impedindo-o de atender s necessidades presentes e futuras (...). Em seu sentido mais amplo, a estratgia de desenvolvimento sustentvel visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza. No contexto especfico das crises do desenvolvimento e do meio ambiente surgidas nos anos 80 - que as atuais instituies polticas e econmicas nacionais e internacionais ainda no conseguiram e talvez no consigam superar-, a busca do desenvolvimento sustentvel requer:

um sistema poltico que assegure a efetiva participao dos cidados no processo decisrio; um sistema econmico capaz de gerar excedentes e know-how tcnico em bases confiveis e constantes; um sistema social que possa resolver as tenses causadas por um desenvolvimento no- equilibrado; um sistema de produo que respeite a obrigao de preservar a base ecolgica do desenvolvimento; um sistema tecnolgico que busque constantemente novas solues; um sistema internacional que estimule padres sustentveis de comrcio e financiamento; um sistema administrativo flexvel e capaz de autocorrigir-se.

A partir da definio de desenvolvimento sustentvel pelo Relatrio Brundtland, de 1987, pode-se perceber que tal conceito no diz respeito apenas ao impacto da atividade econmica no meio ambiente. Desenvolvimento sustentvel se refere principalmente s conseqncias dessa relao na qualidade de vida e no bem-estar da sociedade, tanto presente quanto futura. Atividade econmica, meio ambiente e bem-estar da sociedade formam o trip bsico no qual se apia a idia de desenvolvimento sustentvel. A aplicao do conceito realidade requer, no entanto, uma srie de medidas tanto por parte do poder pblico como da iniciativa privada, assim como exige um consenso internacional. preciso frisar ainda a participao de movimentos sociais, constitudos principalmente na forma de ONGs (Organizaes No-Governamentais), na busca por melhores condies de vida associadas preservao do meio ambiente e a uma conduo da economia adequada a tais exigncias.

Segundo o Relatrio Brundtland, uma srie de medidas devem ser tomadas pelos Estados nacionais: a) limitao do crescimento populacional; b) garantia de alimentao a longo prazo; c) preservao da biodiversidade e dos ecossistemas; d) diminuio do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias que admitem o uso de fontes energticas renovveis; e) aumento da produo industrial nos pases no-industrializados base de tecnologias ecologicamente adaptadas; f) controle da urbanizao selvagem e integrao entre campo e cidades menores; g) as necessidades bsicas devem ser satisfeitas. No nvel internacional, as metas propostas pelo Relatrio so as seguintes: h) as organizaes do desenvolvimento devem adotar a estratgia de desenvolvimento sustentvel; i) a comunidade internacional deve proteger os ecossistemas supranacionais como a Antrtica, os oceanos, o espao; j) guerras devem ser banidas; k) a ONU deve implantar um programa de desenvolvimento sustentvel. Energia Alternativa Reciclagem Reciclagem um conjunto de tcnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produo de que saram. E o resultado de uma srie de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou esto no lixo, so desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclagem um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilizao) de um polmero no mesmo processo em que, por alguma razo foi rejeitado. Reciclar outro termo usado, na verdade fazer a reciclagem. O retorno da matria-prima ao ciclo de produo denominado reciclagem, embora o termo j venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operaes envolvidas. O vocbulo surgiu na dcada de 1970, quando as preocupaes ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente aps o primeiro choque do petrleo, quando reciclar ganhou importncia estratgica. As indstrias recicladoras so tambm chamadas secundrias, por processarem matria-prima de recuperao. Na maior parte dos processos, o produto reciclado completamente diferente do produto inicial. COMPROMISSO AMBIENTAL Todas as empresas esto compromissadas ambientalmente para controlar, remediar, mitigar e proteger o meio ambiente uma dessas formas ter um setor especifico local conhecido como SMS (Segurana. Meio Ambiente e Sade) onde todas as questes ambientais so analisadas integralmente e aplicadas a todos os funcionrios e setores da empresa. Com qualidade na operao e solues para qualquer risco futuro proveniente desta. Ter compromisso ambiental e ser responsvel por todas as questes visveis e invisveis de uma empresa. SMS SEGURANA, AMBIENTE E SAUDE. MEIO

You might also like