You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS DECISO BACHARELADO EM CINCIAS SOCIAIS SOCIOLOGIA DA COMUNICAO

Analise do curta-metragem ELETRODOMSTICA dirigido/escrito por Kleber Mendona Filho, gnero fico, filmado em 35mm, com durao de 22mim, no ano de 2005.

Recife, 2012

Este trabalho serve como requisito parcial disciplina TICA PROFISSIONAL do programa de graduao do curso Bacharelado em Cincias Sociais, Departamento de Cincias Socais,

elaborado pelo aluno do 7 perodo JOEL GOMES PEREIRA.

1 - Com base nas discusses e leituras sobre a teoria da ao comunicativa (Habermas), a institucionalizao da comunicao (Ribeiro) e a indstria cultural (Adorno), produza uma anlise de cunho sociolgico sobre um veculo de comunicao de massa presente em nosso cotidiano."

Sem muitos dilogos, o filme tenta sintetizar o dia-a-dia de uma dona de casa dos anos 90, num bairro de classe mdia do Recife. Por se tratar de uma fico, h apenas uma nfase nos afazeres domsticos, que se prolongam durante todo o dia da personagem. Observa-se uma dona de casa que no trabalha fora, que tem dois filhos ainda pequenos e que possui uma fixao por eletrodomsticos. O filme tenta mostrar que a vida da dona de casa gira em torno do funcionamento dos seus eletrodomsticos, nas primeiras cenas vemos muitos controles remotos, um momento onde ela brinca com o aspirador de p que acabou de comprar, chegando at mesmo a cronometrar o funcionamento da sua mquina de lavar. No filme no h nenhuma meno a publicidade, ou mesmo ao motivo que levaria a personagem a comprar tantos aparelhos eltricos e eletrnicos. Entretanto, os aparelhos parecem de alguma forma preencher o dia-a-dia, e dessa forma possvel inferir ao menos sem uma analise profunda, que a felicidade de uma dona de casa de classe media pode estar em ter coisas.

O ato locucionrio aquele em que se diz algo, constitui-se na emisso de um conjunto organizado de sons. O ato ilocucionrio constitudo de uma determinada fora associada a um significado. Assim, a ilocuo pode ter a fora de uma promessa, de um julgamento, de uma declarao, de uma pergunta etc. J o ato perlocucionrio consiste no efeito do dito no interlocutor. Dessa forma, possvel que o falante diga eu argumento... eu previno..., mas impossvel que ele diga eu conveno voc... eu assusto voc... porque a argumentao e a preveno so foras (ilocucionrias) prprias daquele que fala, enquanto que a efetivao de um convencimento ou de um susto o efeito de uma fora no interlocutor e, portanto, um ato perlocucionrio.

Referncias

HABERMAS, Jrgen. Pensamentos Ps-metafsicos estudos filosficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

SILVA, Leosmar Aparecido da. Relaes Entre A Teoria Dos Atos De Fala E Quadrinhos Humorsticos. Disponvel Acessado em: em

<http://www.nee.ueg.br/seer/index.php/temporisacao/article/view/20/29> 23/04/2012.

You might also like