You are on page 1of 3

51) Em caso de vacncia da Presidncia da Repblica, sucede definitivamente no cargo o vice-presidente.

No caso de afastamento, tambm o vice quem substitui interinamente o presidente. No havendo vice-presidente, ou no querendo ou no podendo este assumir o cargo de presidente da Repblica, nele ser investido o presidente da Cmara dos Deputados e, no impedimento deste, o presidente do Senado Federal. Na circunstncia deste ltimo tambm estar impedido, a Presidncia da Repblica ser exercida interinamente pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

52) Recurso especial. Registro de candidatura. Candidato que, presidente da Cmara Municipal, ocupou interinamente o cargo de prefeito enquanto no realizada eleio suplementar. Concorreu ao cargo de prefeito na eleio suplementar. Elegeu-se. Reelegeu-se nas eleies. CF, art. 14, 5o. A interinidade no constitui um perodo de mandato antecedente ao perodo de mandato tampo. O perodo de mandato tampo no constitui um perodo de mandato subseqente ao perodo de interinidade. O perodo da interinidade, assim como o mandato tampo, constituem fraes de um s perodo de mandato. No houve eleio para um terceiro mandato. A reeleio se deu nas eleies de 2000. Recursos no conhecidos.

53) O instituto da reeleio, nos moldes vigentes no atual sistema eleitoral do Brasil, inspirou-se na vontade do Presidente da Repblica de criar condies poltico-eleitorais que permitissem a sua presena frente do Poder Executivo da Unio, sob os auspcios de uma eleio que lhe conferisse legitimidade para tanto, a despeito dos suspeitos mecanismos de convencimento utilizados para a aprovao da matria pelo Congresso Nacional, consoante fartamente noticiado pelos mais respeitados rgos de imprensa nacionais, tanto os falados como os televisionados e escritos.

54) Art 75 - So prerrogativas do Presidente da Repblica: a) indicar um dos candidatos Presidncia da Repblica; b) dissolver a Cmara dos Deputados no caso do pargrafo nico art. 167; c) nomear os Ministros de Estado; d) designar os membros do Conselho Federal reservados sua escolha; e) adiar, prorrogar e convocar o Parlamento; f) exercer o direito de graa.

55) Imunidade Relativa: no caso de imunidade relativa o sujeito passivo no ser preso, exceto se presentes os requisitos que autorizam a priso. O Presidente da Repblica nunca ser preso em flagrante, s ser preso em caso de sentena condenatria transitada em julgado, por crime comum, art.86, 3 da CF/88.

56) Impeachment, segundo o Direito Constitucional, o procedimento que visa a interromper o exerccio do mandato do Presidente da Repblica. Se traduz impedimento, obstculo, denncia, acusao pblica; indica o procedimento parlamentar, cuja finalidade a de apurar a responsabilidade criminal de qualquer membro do governo institudo, aplicando lhe a penalidade de destituio do cargo ou funo.

57) Se o presidente da Repblica praticar um crime comum (no de responsabilidade), portanto, h que se verificar se existe pertinncia entre o delito e o exerccio da presidncia. Se o crime comum foi cometido no exerccio da funo presidencial ou em razo dele, o presidente poder ser incriminado na vigncia do mandato, perante o STF, desde que haja, como j salientado, prvia autorizao da Cmara dos Deputados, por 2/3 dos seus membros. Entretanto, se o crime comum estranho ao exerccio da funo presidencial, o presidente da Repblica no responder por ele na vigncia do mandato, mas somente aps o fim deste.

Enfim, possvel a priso do Presidente da Repblica, desde que seja proferida uma sentena condenatria pelo STF. Antes disso, jamais!

58) Os ministros de Estado so os principais auxiliares do presidente da Repblica. So por ele escolhidos livremente, de entre brasileiros natos, maiores de 21 anos, em gozo de direitos polticos. Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil: Compete ao ministro de Estado, alm de outras atribuies estabelecidas I exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo presidente da Repblica; I expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos; III apresentar ao presidente da Repblica relatrio anual de sua gesto no Ministrio; IV praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo presidente da Repblica.

Referendo Ministerial o ato do Ministro de Estado, que consiste em subscrever leis, medidas provisrias e decretos do Presidente da Repblica, relativos a assuntos de sua pasta.

59) Crime conexo - Delito relacionado a outro porque praticado para a realizao ou ocultao do segundo, esto em relao de causa e efeito, ou porque um cometido durante a execuo do outro. Modalidade unida a outra por um ponto comum. Assim, o crime de homicdio, executado para eliminar a testemunha de um roubo. (art. 108 CP)

60) Em se tratando de crimes comuns, ser ele julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Nas hipteses de crime de responsabilidade, o Presidente da Repblica ser julgado pelo Senado. So crimes de responsabilidade todos aqueles atos que atentem contra a Constituio.

You might also like