You are on page 1of 28

IX Reunio de Antropologia do Mercosul

10 a 13 de julho de 2011 Curitiba, PR

Grupo de Trabalho: GT 07 Antropologia da Feitiaria

Ttulo do Trabalho: Apresentando prosas sobre acusaes e perseguies: apontamentos sobre quando a feitiaria boa para pensar a poltica

Autor: Luiz Felipe Rocha Benites

Instituio: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Apresentando prosas sobre acusaes e perseguies: apontamentos sobre quando a feitiaria boa para pensar a poltica Luiz Felipe Rocha Benites (UFRRJ)

Resumo: A presente comunicao visa apresentar uma breve reflexo sobre algumas possveis
homologias e equivalncias entre os fenmenos da feitiaria e da poltica eleitoral. A reflexo, de carter experimental, busca apoio em dados etnogrficos obtidos a partir de um trabalho de campo com moradores do pequeno municpio de So Romo regio norte de Minas Gerais, no trecho do Vale do Alto-Mdio So Francisco a partir das suas experincias com os polticos locais. Destas experincias foram extradas idias acerca das aes de cuidado e proteo na relao com candidatos e governantes municipais, bem como das prticas de acusaes e contraacusaes entre grupos que se filiam em torno dos candidatos a prefeito, por meio da proliferao de rumores, fofocas, cartas annimas e mensagens veiculadas em carros de som. A partir destes dados, exploro algumas possibilidades de situar a poltica e a feitiaria em um registro de inteligibilidade imerso em uma economia de relaes morais de influncia. Palavras-chave: Poltica eleitoral; Sistemas mgicos de influncia; Vale do So Francisco; Serto Mineiro.

1- Introduo Poltica e feitiaria so dois temas delicados com os quais tive que lidar no trabalho de campo da minha tese de doutorado. A referida pesquisa foi realizada de forma intermitente entre 2006 e 2008, na sede do municpio de So Romo e em um dos seus distritos, denominado Ribanceira. Ambas as localidades situam-se s margens do rio So Francisco, no seu trecho alto-mdio, regio norte de Minas Gerais. Inicialmente, havia decidido buscar naquela regio raizeiros, benzedeiras, curandeiros de todos os tipos como uma maneira de ingressar em um circuito no qual pudesse iniciar uma investigao sobre o novo campo de interesse que desenvolvi, j em meio aos estudos de doutorado: as variadas formas de encantamento do mundo, sobretudo aquelas ligadas magia e feitiaria. Para minha frustrao, minhas investidas sobre tais assuntos no replicavam nas conversas com meus interlocutores locais. Antes de conhecer pessoalmente a localidade, uma das primeiras referncias que obtive sobre o municpio de So Romo dizia respeito a sua suposta fama de ser um lugar de feiticeiros. Tal fama tinha se difundido, principalmente, em versos populares de domnio pblico e registrados em muitos materiais sobre o folclore da regio. O mais famoso deles trata-se de uma cano, disseminada por condutores de barca, denominada ABC do So Francisco, cujos versos fazem aluso aos municpios que esto margem do rio, do nordeste brasileiro ao serto mineiro. A cano citada nos estudos de Donald Pierson (1972) e Zanoni Neves (1998). Em ambos os trabalhos, so

apresentadas variaes da letra, entretanto, em todas as verses So Romo aparece como o lugar da feitiaria. Vejamos os trechos que se referem aos municpios mineiros:
Januria carreira inteira [...] So Francisco da arrelia So Romo dos Feiticeiros Extrema dos Cabeludo Pirapora da poeira

Em outra verso:
Januria da cachaa So Francisco da desgraa So Romo feitiaria Pirapora da putaria

Como j havia lido a excelente etnografia de Jeanne Favret-Saada (1977) sobre feitiaria entre camponeses da regio do Bocage, na Frana, e tambm uma tese realizada no Vale do Jequitinhonha, por Liliana Porto (2003), sobre o mesmo tema, sabia que no seria fcil abordar assuntos desta natureza, mesmo que de forma tangente, pois se tratava de um contedo estigmatizante para aqueles que proferem a crena neste tipo de prtica. Um exemplo emblemtico desta resistncia ocorreu quando acompanhei uma interlocutora nativa e sua famlia nuclear numa visita a uma tia sua que residia na rea rural de um municpio prximo. Esta interlocutora havia me falado que sua tia era benzedeira e que confiava muito na reza dela. Logo, pensei ser uma boa ocasio para investir na temtica que escolhi. Entretanto, minhas expectativas foram frustradas, pois sua tia no se mostrou muito interessada em conversar comigo sobre a sua prtica como benzedeira. Aps o almoo, fomos visitar uma prima da minha interlocutora em outra propriedade rural. O mais marcante desta visita, alm da longa caminhada sob o sol escaldante para chegarmos l, foi conversar com marido de sua prima. Em determinado momento, quando lhe disse que estava em So Romo realizando uma pesquisa sobre o municpio, ele me advertiu: cuidado com os feiticeiros. Prontamente, minha interlocutora interrompeu, afirmando: os que tinham eram velhos e j morreram. Ele retrucou: eles podem ter ensinado outros. Minha interlocutora se mostrou contrariada e o assunto da conversa foi mudado. Diante do horizonte descrito, pareceu-me mais profcuo observar quais os problemas de interesse para os moradores da localidade, do que impor uma problemtica que enquadrasse as relaes estabelecidas por eles. E foi nesta mudana de postura que emergiu o tema da poltica, assunto menos sujeito s interdies de

discursos que a feitiaria, mas que embora intusse certas similitudes, s consegui formular conexes entre tais fenmenos na escrita da tese. Tais formulaes tm como material etnogrfico uma atividade muito apreciada pelos meus interlocutores: as prosas. Prosear a prtica de conversar que se d nos ambientes domsticos, mas no s neles, e, freqentemente, compartilhando comidas e bebidas que vo do caf com biscoitos ou bolos at a pinga e a cerveja. A prosa designa uma habilidade desejvel na socialidade local, o saber prosear, e, no raro, suspende o tempo (Moo, a prosa tava to boa que perdi a hora!) 1. A prosa sobre poltica bem mais solta e espontnea que sobre temas que envolvam contedos mgicos, em So Romo.Vejamos algumas destas prosas.

2- O feio da Poltica

A viso pejorativa como encarada a disputa poltica local pelos meus interlocutores de campo remete aos aspectos embaraosos que Michael Herzfeld (2008) afirma compor as esferas de intimidade cultural de uma formao social. Com grande freqncia, a poltica praticada no municpio me foi qualificada como feia, isto , como aspecto vergonhoso de ser tornado pblico. Logo, o meu interesse pelas disputas eleitorais era visto com perplexidade, pois no deveria ser um assunto relevante para quem estava escrevendo um livro sobre a cidade. Ao mesmo tempo, dificilmente encontrava algum que no contasse, em investida eloqncia, algum episdio particular, ou de pessoas prximas, relacionado ao perodo eleitoral ou prtica dos governantes locais. A primeira referncia poltica local surgiu em uma conversa com uma passageira que havia sentado na poltrona ao meu lado, no nibus da minha primeira viagem para So Romo. Uma parte considervel da nossa conversa versou sobre poltica. Iniciamos este assunto a partir de sua exposio sobre os problemas presentes na vida da populao local. Minha interlocutora enfatizava que os polticos deveriam ajudar as pessoas do municpio, mas pouco faziam em favor destas pessoas humildes.
1

A prtica da prosa to importante no fluxo da vida cotidiana que serve, inclusive, para caracterizar pessoas negativamente. Por exemplo, um sujeito prosa ruim ou que tem prosa ruim uma pessoa cuja conversa, na sua forma de expresso e/ou nos assuntos abordados, desagrada ou incomoda aos seus ouvintes. Ou seja, h uma relao de identidade entre a propriedade da prosa ruim e constituio do sujeito prosa ruim.

Ela afirmava que parecia uma pessoa aberta, mas advertia-me a desviar de assunto quando me perguntarem por poltica. Indaguei-lhe o porqu de tal recomendao. Ela contou-me que gosta de poltica e que em Januria, cidade da qual vinha, podia-se falar mais livremente sobre o assunto. Entretanto, em So Romo, a poltica seria rancorosa e vingativa. Os adversrios estariam sempre buscando o prejuzo uns dos outros e os eleitores estariam merc destas disputas. No momento em que estvamos proseando, no me dei conta, mas o perodo em que chegava a So Romo correspondia exatamente ao perodo eleitoral. Esta poca costuma estar associada ao que na literatura recente, baseada em investigaes realizadas em diferentes reas etnogrficas no Brasil, tem se chamado de tempo da poltica, ou simplesmente poltica, (PALMEIRA; HEREDIA, 1995; PALMEIRA 1996, 2002, 2006). Nos pequenos municpios, trata-se do momento em que as divises e agrupamentos sociais se realinham em torno de faces que disputam o poder poltico local. O voto nos contextos estudados seria menos um investimento de iniciativa individual, mas um empreendimento de localizao familiar ou social. Pelo carter desagregador, a poltica estaria condensada em um perodo especfico, as eleies, em que as disputas se explicitam e se dramatizam. Palmeira (2006) reconhece que h uma poltica para alm dos perodos eleitorais e explorarei, adiante, as problematizaes da populao local acerca da poltica para alm da poltica. Os casos apresentados a seguir foram registrados a partir de duas incurses em perodos eleitorais distintos: 2006 (eleies para presidente, governador, senador e deputados) e 2008 (eleies municipais), assim como nos perodos intermedirios, correspondentes ao governo da situao. O eixo condutor da anlise parte da disputa pelo poder condensada no cargo de prefeito. Final de agosto de 2006: uma algazarra promovida por carros de som agita o cotidiano de So Romo. As ruas da sede do municpio se constituem no palco mvel de um desfile de carros decorados com cartazes e adesivos de candidatos a deputado estadual e federal, cujos porta-malas abertos expem caixas amplificadoras que alternam a execuo de jingles dos respectivos candidatos em seu volume mximo. Tais msicas, de letras facilmente memorizveis, so objeto de repetio pelas crianas nas ruas e ora de criativas parodizaes, ora de irritao, dos homens adultos nos bares. A poltica parecia se impor em todos os espaos. Na casa em que me hospedava, a neta de minha anfitri comenta o horrio eleitoral gratuito na televiso, em um misto de aborrecimento e cansao, dizendo-se feliz por no ser adulta e no possuir deveres

eleitorais, afinal, tanta gente pra votar. Sua av, me conta que no permite mais pintarem o muro de sua casa com propaganda de candidatos eleio. Minha interlocutora tem a perfeita conscincia daquilo que Moacir Palmeira e Beatriz Heredia enunciaram conclusivamente, a partir de suas pesquisas:
Se as fachadas das casas e as ruas e carros enfeitados, alm das msicas, que so uma constante, do um ar de festa a essas localidades, a segregao faccional dos espaos de convivncia social apontam para a intensidade do conflito que ento parece cindir aquelas comunidades. No por acaso que a poltica associada diviso (PALMEIRA; HEREDIA, 1995, p. 34).

Tal prtica, muito comum no perodo das campanhas eleitorais, uma das tantas maneiras de tornar pblicas as preferncias polticas dos moradores de uma casa. Mesmo as eleies legislativas em mbito estadual e federal constituem um dos momentos em que as divises polticas locais se explicitam, via o apoio que os grupos faccionais locais oferecem a determinados candidatos, a pintura da propaganda de um candidato, mesmo que diretamente no fazendo parte das foras polticas municipais, um modo de se situar em um plo da circunstancial diviso poltica de So Romo e, portanto, traz os seus riscos. Minha anfitri informa que a ltima vez que permitiu que pintassem o muro de sua casa com propaganda poltica, anos antes da nossa conversa, enfrentou uma briga com seus vizinhos. Seu muro havia sido pintado com propaganda do candidato que era adversrio do ento prefeito na data do acontecimento. Seus vizinhos, que se afiliavam a candidatura do prefeito, puseram-se a fazer provocaes freqentes aos moradores da sua casa. Em certa ocasio, um de seus filhos jogou um balde de gua nos provocadores que estavam proferindo ofensas sua porta. Em outra ocasio, um de seus filhos foi agredido por um dos vizinhos. Desde ento, ela no expe desta forma a sua preferncia por nenhum candidato. Na eleio municipal de 2008, novamente a temtica dos muros pintados retornou. Na Ribanceira, o apoio ao adversrio do ento prefeito, e candidato reeleio, era grande e teve sua confirmao na contagem de votos, pois o povoado constituiu a nica seo eleitoral do municpio em que a oposio obteve vantagem, ainda que pequena, sobre a situao. Durante a campanha eleitoral, na rea mais pobre do povoado, partidrios do prefeito pagaram para alguns moradores pintassem a fachada das suas moradias, uma vez que em quase a totalidade da Ribanceira s existem cercas para separar os ptios das casas. Os mesmos teriam recebido o dinheiro e cumprido o

combinado, mas quando do afastamento dos correligionrios do ento prefeito, teriam sobreposto propaganda do candidato da situao uma nova pintura com campanha para o da oposio. Sabendo disto, uma partidria da situao, cuja famlia concedia uma cesta bsica para uma das famlias que mudou a pintura de sua casa, teria humilhado verbalmente a chefe desta famlia e teria lhe ameaado retirar a ajuda mensal que entregava mensalmente. A referida pessoa exercia um dos cargos de confiana da gesto municipal. Na poca, me foi confidenciado que ela pressionava pessoas em posies economicamente frgeis para que tornassem pblico seu voto ou comprometessem a votar em seu candidato na eleio. Ciente dos perigos de tomar partido no processo eleitoral, um dos moradores pintou a fachada de sua casa com propaganda dos dois candidatos a prefeito. Sua atitude foi alvo de consideraes jocosas por vrios moradores da comunidade. Por outro lado, encontrei uma postura oposta quando indago a outro amigo e interlocutor se naquele ano de eleio ele no iria pintar sua casa, assim, como muitos moradores da Ribanceira fizeram. Ele se mostrou desencantado e me diz que no far isto desta vez. Que outras vezes pintou, fez campanha pra candidatos e que se desgastou em vo, pois, aps as eleies, os candidatos sempre acabam esquecendo daqueles que os apoiaram. As campanhas eleitorais tambm tm nos carros munidos de alto-falantes um agente poderoso de veiculao das mensagens dos candidatos. Em So Romo, a cada perodo de disputa eleitoral, pessoas que possuem carros com aparelhos de som potentes os disponibilizam aos candidatos, para a reproduo de suas msicas e mensagens de campanha, mediante pagamento para a sua circulao por diferentes pontos da cidade. Tais carros, para alm das caixas de som na parte superior externa ou nos porta-malas, que circulam abertos, ostentam cartazes e adesivos dos candidatos. Na eleio municipal de 2008, tambm verifiquei a existncia de bicicletas e carroas puxadas por jegues ou cavalos que carregavam aparelhos com poderosas caixas de som, veiculando propaganda poltica para candidatos a prefeito e vereador. Em 2006, os carros que desfilavam pela cidade realizavam campanha para os candidatos a deputado federal e estadual. O contedo reproduzido por tais carros eram msicas produzidas para cada candidato, contudo, em algumas situaes elas veiculavam tambm discursos do prefeito e de seu opositor faccional, que alm de pedirem o voto para os candidatos que eles respectivamente apoiavam, narravam supostos acontecimentos locais que buscavam enfraquecer a imagem do seu adversrio local.

No final de setembro daquele ano, um carro de som percorre a cidade com um pronunciamento do ex-prefeito e adversrio do atual prefeito, denominando o grupo que administrava a prefeitura de donos do poder local e os acusando de arrogncia e prepotncia. Para alimentar o argumento, seu discurso fazia referncia a alguns supostos acontecimentos, tais como: a perseguio a uma jogadora de vlei da equipe do municpio para abrir o seu voto para os candidatos apoiados pelos opositores atual administrao municipal; as ameaas a um funcionrio pblico que no teria permitido que o muro de sua casa fosse pintado com propaganda de candidatos apoiados pela atual situao; a demisso de uma professora em sala de aula, na presena dos alunos, por no apoiar as candidaturas vinculadas ao prefeito. Ao mesmo tempo, o ex-prefeito atacava o seu sucessor afirmando que as atuais obras em execuo na cidade eram produto de recursos oriundos do governo estadual, retirando o mrito de aes da administrao municipal. Somente ao final da mensagem, aps o apelo aos eleitores para que no se intimidem, votem com a sua conscincia e contra todo este estado de coisas, h a conclamao ao voto nos candidatos Gil Pereira, para deputado federal, Nrcio Rodrigues, para deputado estadual, e Acio Neves, para governador. Na noite do mesmo dia em que o referido pronunciamento do ex-prefeito havia sido veiculado pelo carro de som, conversei com uma interlocutora sobre o ocorrido e ela me informou que tal mensagem havia sido proibida, quando da sua primeira veiculao durante o dia. Na tarde do dia seguinte, lhe fao nova visita e ela me informa que o atual prefeito dar uma resposta no rdio 2. Como sabia da sua simpatia pelo prefeito, ouo o programa em que foi feita a comunicao na sua casa. Empolgada, ela ligou o rdio e vibrava a cada contra-acusao do prefeito ao seu opositor. Em seu pronunciamento, o prefeito afirma no apelar para baixarias e mentiras como seu adversrio. Reafirmava que as obras comeadas em sua administrao seriam concludas, ao contrrio do que, supostamente, teria sustentado seu opositor. Promete expor na semana seguinte os desmandos e mazelas do ex-prefeito, que teria lhe entregue a prefeitura com a energia eltrica cortada, sem pagamento das contas de gua e de fornecedores, alm dos salrios atrasados dos funcionrios. Defendendo-se da acusao de perseguio, ele devolve a crtica afirmando que professora que foi
2

O rdio um veculo de comunicao muito apreciado pelos moradores do municpio. Nele so noticiadas as notcias prprias localidade. Os locutores so sujeitos conhecidos na cidade e seus programas, para alm das msicas que so tocadas, pedidas e oferecidas, desempenham, muitas vezes, um papel de mediao, via recados enviados por ouvintes, entre moradores de distintas reas da sede do municpio e tambm das reas rurais.

perseguida e demitida na gesto do ex-prefeito, obteve vitria judicial em processo que impetrou contra a prefeitura, e voltou a dar aulas em escola municipal. Aps o pronunciamento do prefeito, minha interlocutora comenta que uma revanche bem dada sempre bom. A valorizao do contra-ataque por quem acusado de algo um tema que retomarei adiante. Esta lgica de acusaes e contra-acusaes fica mais aguada quando se trata da disputa eleitoral, no nvel municipal. Fundamentalmente, ela se desenvolve entre os atores principais do processo eleitoral: os candidatos a prefeito. Em 2008, o pleito foi disputado pelo prefeito e candidato reeleio, e pelo seu opositor na histria recente do municpio, um ex-prefeito que antecedeu o seu primeiro mandato. Quando retornei ao municpio em julho do referido ano, a campanha eleitoral j se desenvolvia a pleno vapor. To logo cheguei estao rodoviria da cidade, pude ouvir os carros com autofalantes com os jingles dos candidatos e suas respectivas mensagens, acusando seus adversrios. por meio dos carros de som que descubro que o vice do candidato reeleio um vereador de oposio muito votado em eleies passadas, que mudou de partido para concorrer na chapa da situao, e que o vice do candidato de oposio seu primo e adversrio do atual prefeito na eleio de 2004. Na propaganda da oposio, h a apresentao de uma gravao em que o atual prefeito teria lhe oferecido 100 mil reais para ele desistir de concorrer,. Tal gravao consta em um processo judicial que o adversrio do prefeito movia contra ele na justia eleitoral. Tal fato foi objeto, inclusive, de reportagem em um jornal de Belo Horizonte e de circulao estadual. A candidatura da situao tambm fez uso da exposio pblica de um processo judicial contra o adversrio, devido a no aprovao das contas do perodo da sua gesto no municpio. Tal processo que poderia impugnar a candidatura do ex-prefeito foi objeto de constantes rumores, boatos e cartas annimas, tal como demonstrarei adiante. No cenrio da disputa pelo poder municipal em 2008, a campanha veiculada pelos carros de som apresentava um repertrio variado de msicas que, primeiramente, atacavam o adversrio e, s ento, enalteciam o candidato em campanha. Por exemplo, as msicas da candidatura da situao fazem, primeiramente, referncia ao candidato da oposio, acusando-o de no residir em So Romo e apenas aparecer no perodo eleitoral, alm de ter sido um prefeito sem compromisso com o municpio. Aps o ataque ao adversrio que so evidenciadas as qualidades do candidato acusador na letra da msica. O interessante que a cada msica composta para atacar o adversrio, o

acusado repetia a mesma estratgia, de modo que ao longo da campanha eleitoral, o repertrio de msicas que replicava as msicas de cada um dos adversrios era grande. As letras das msicas de campanha so sempre muito criativas e feitas em cima de canes muito populares, de estilo sertanejo e forr. A polarizao entre os dois candidatos costuma ser muito forte e os carros de som que circulam pela cidade fazem uma disputa acirrada para marcar presena e posio. Outra forma dos candidatos prefeitura demonstrarem seu poder de mobilizao se dava por meio da convocao da populao para carreatas que costumavam culminar em comcios. A prtica de agrupar pessoas e desfilar ritualmente pelas ruas da cidade tem muito do seu know-how fundado nas procisses e demais cortejos ligados s festividades religiosas locais. Por isso, no de se estranhar que tal prtica guarde determinadas semelhanas com as carreatas e arrastes 3, enquanto prticas de mobilizao e performance poltica. Em So Romo, em ambos os casos, so os elos de pertencimento e engajamento, a uma faco poltica ou a uma entidade religiosa, que so tornados objetos de simbolizao e celebrao. Em alguns pontos da cidade, a carreata de um candidato pode passar por simpatizantes identificados ao candidato adversrio. Estes podem fazer sinais negativos com a mo ou mesmo gritar, principalmente quando h a presena de conhecidos entre os participantes da carreata, que seus opositores vo levar fumo. Expresses como olha o fumo, vai levar fumo ou vai tomar fumo, so utilizadas para exprimir o desejo de que o candidato adversrio perca a disputa. O sujeito que leva ou toma fumo o sujeito derrotado em uma disputa eleitoral. Por volta de agosto de 2008, dois amigos da Ribanceira me contaram que o candidato da oposio fez uma carreata que saiu do seu stio at cidade, antes de eu chegar a So Romo. E que no domingo posterior, o candidato da situao fez tambm, s que com muito mais carros. Meus amigos comentam que ele teria pagado para pessoas sarem com seus carros, alm da gasolina e material de campanha distribuda para todos os participantes. Os boatos so que ele gastou em torno de 80 mil reais. Um deles afirma ter visto, depois da passeata, pessoas arrancarem o material da situao de

Arrasto o nome que designa a prtica de um candidato, junto a alguns de seus correligionrios, sarem em carreata ou caminhada pelas ruas da cidade aglutinando apoiadores sua candidatura no seu trajeto. Tal prtica tida com exemplo de fora de um postulante ao cargo de prefeito que de forma, supostamente, espontnea vai agregando pessoas que explicitam seu apoio sua candidatura medida que o candidato desenvolve o seu trajeto pela cidade. Sobre este assunto ver tambm Palmeira e Heredia (1995, p. 42-43).

seus carros. Correm rumores de que muita gente estaria fazendo campanha para a situao, mas no iria votar nele. A Ribanceira identificada como um lugar que apia o candidato de oposio. Uma informante afirmou-me que as pessoas na Ribanceira gostam do candidato da oposio porque quando da sua administrao como prefeito ou vice realizou mais obras na comunidade, tal como construo da escola local, instalao de rede eltrica, canalizao de gua de poo artesiano, etc. O candidato da situao, por sua vez, no gozava do mesmo prestgio, fato que pude comprovar quando do envio de um nibus escolar para buscar moradores para uma de suas carreatas e ningum fez uso do transporte ou deslocou-se para a referida atividade. Na mesma ocasio, ele tambm teria enviado para outro distrito um nibus escolar no qual esgotou a lotao para a carreata. Em ocasio similar, o candidato de oposio teria mandado um caminho para buscar pessoas da Ribanceira para sua carreata e o mesmo teria voltado com sua carroaria completamente lotada. Certa noite, quando jantava na casa de uma interlocutora, iniciei uma conversa com seu marido. Naquela ocasio, ele me perguntou se eu iria ao comcio da oposio no fim de semana. Comento com ele que iria com certeza, pois gostaria de acompanhar o evento para a minha pesquisa. Ele confidencia-me que no sabe se vai. Que amigos ligados ao candidato haviam lhe chamado para a carreata e comcio. Porm, ele hesitava em ir, pois tinha medo de prejudicar sua esposa, que era servidora municipal e os funcionrios da prefeitura encontravam-se pressionados a expor publicamente o voto ao candidato reeleio. Ao mesmo tempo, o casal mantinha uma relao de lealdade com parte da famlia do candidato de oposio, a quem devotavam muita considerao. Na mesma noite, ao retornar da escola, um de seus filhos me conta que um de seus professores, teria dito, em sala de aula, que o candidato oposicionista teria sido julgado em Braslia e teve sua candidatura impugnada definitivamente, devido a um processo de improbidade administrativa. Tal boato j havia se espalhado h alguns dias pela cidade, contudo, apesar dos rumores da impugnao da referida candidatura, a semana inteira os carros de som continuaram veiculando sua propaganda. Inclusive a chamada para o comcio de domingo foi anunciada desta forma: Se voc quer conhecer a verdade, venha com sua famlia para o grande comcio da chapa vencedora, com D e M, neste domingo dia 14. Concentrao para a passeata no final da Rua Newton Gonalves Pereira, na sada para Riachinho, s trs horas da tarde. E grande comcio na Praa Santo Antnio, s 8 da noite.

Trabalhos como os de Bailey (1971) e Palmeira (1996, 2006) so exemplares de que a pequena poltica do dia-dia se constitui no momento profcuo para a construo da reputao dos membros de uma coletividade. A construo de um bom nome (Bailey, 1971, p. 2) um recurso importante para a disputa eleitoral, pois pe prova a reputao dos candidatos aos cargos eletivos. A construo da reputao, ou do bom nome, de um candidato implica um investimento em um luta cujos ganhos so, inicialmente, de ordem moral, embora no limitados a esses registros4. Tais lucros morais so importantes no circuito que produz a influncia no exerccio da ao poltica. Quando da minha chegada ao municpio, entrei em contato com um contingente de pessoas simpticas ao, ento, prefeito. O contato com admiradores do candidato de oposio s aconteceu posteriormente. A imagem do ex-prefeito que me era tecida passava pelo contraste com as qualidades atribudas ao atual. Uma das primeiras pessoas com quem proseei foi uma a filha mais velha de minha anfitri. Ela acabara de retornar a morar em So Romo em 2006, aps alguns anos de residncia em Belo Horizonte. Seu retorno estava ligado ao sucesso em processo judicial contra a prefeitura de So Romo para que fosse readmitida como professora. Ela tinha sido demitida da prefeitura na gesto do ento candidato de oposio. Ela atribua sua demisso prtica de perseguio poltica. Outra informante, tambm funcionria concursada da prefeitura, me falou que a demisso da minha interlocutora estava ligada postura de defesa da gesto do antecessor de prefeito que a demitiu, que era pai de um filho. Esta informante considerava que minha interlocutora demitida no teve habilidade, nem experincia para demonstrar suas preferncias polticas e, por optar pelo enfrentamento ao ento prefeito, sofreu as conseqncias. Embora suspeitasse que a prtica de constrangimento a simpatizantes dos adversrios polticos, no quadro de funcionrios da prefeitura, pelos grupos que assumiam a gesto municipal fosse generalizada, a impresso que os meus primeiros

Trabalhos clssicos, como a coletnea organizada por Peristiany (1971), ou contemporneos, tal como o estudo de Fonseca (2004), investiram na capacidade heurstica da noo de honra. Creio pertinente a observao de Herzfeld (1980, p.347-348) de que [...] a interpretao precisa de termos de valor moral requer uma percepo clara do seu contexto social e lingstico, em cada comunidade. Tal como nos estudos mediterrneos, creio, como o autor, que generalizaes massivas de [noes como] honra e vergonha tem se tornado contraprodutivas; [pois] seu uso continuado eleva o que comeou como uma convenincia genuna para leitores de ensaios etnogrficos a um nvel de proposio terica (idem, p.349). Desta forma, abdico de usar a noo de honra para entender as situaes elencadas neste captulo em favor da descrio etnogrfica dos casos apresentados, sem classific-los por meio de alguma taxonomia. Mantenho o uso do termo reputao (BAILEY, 1971) em um sentido puramente descritivo, apenas como indicativo das mltiplas formas pelas quais a percepo da imagem pblica dos atores polticos construda.

interlocutores me passaram era de que este trao corresponderia com muita nfase ao ex-prefeito e candidato oposicionista em 2008. Certa vez, durante o perodo eleitoral, eu e um interlocutor que passava frias em So Romo para visitar sua famlia, contratamos um rapaz para nos levar em seu carro ao Crrego do Escuro, um dos bonitos locais do municpio, mas muito distante da sede do mesmo. O rapaz era conhecido do meu interlocutor. Dentre as vrias prosas que desenvolvemos no percurso de ida e volta encontrava-se a poltica. Netinho perguntou ao seu amigo porque ele no se candidatava a vereador, j que nutria boas relaes com muitas pessoas. O rapaz lhe respondeu que no se mete com polticos. Sua posio, entretanto, no exclua que ele fosse filiado a um partido poltico. Seu partido, inclusive, estava na coligao que elegeu o atual prefeito, contudo, ele no alimentava um apreo pessoal pela figura do mesmo. Ainda assim, admitia que no tinha nada a falar contra o prefeito, pois o mesmo no fez nada pra (contra) ele. A conversa, ento, toma o rumo de muitas outras que participei naquela poca, a avaliao do prefeito, a partir da sua relao com os funcionrios da prefeitura. sabido que a cada nova gesto municipal, h a designao de novos funcionrios e a demisso de outros, sobretudo, porque h um contingente grande de funcionrios que so contratados sem concurso pblico. Fato que permite que a cada mudana de prefeito, haja a realocao de pessoas no quadro de funcionrios municipais. Esse realinhamento comandado pela nova autoridade municipal objeto de avaliao dos sanromanenses, uma vez que quase todos tm algum familiar ou amigo trabalhando na prefeitura. O tratamento dispensado aos funcionrios um indicador das virtudes do prefeito. O prefeito que demite todos os contratados pelo seu antecessor mal visto, bem como aquele que anula concursos realizados pelo prefeito anterior. Esse processo pode ser conectado ao fenmeno denominado de perseguio. Cabe salientar que o carter vingativo atribudo autoridade que pratica estes atos, classificados pelos meus interlocutores como perseguio, uma das propriedades a tornar visvel ou eclipsvel na construo da reputao dos agentes polticos. Sustento isto, pois medida que comecei a conviver com pessoas que devotavam uma afeio figura do candidato de oposio, notei que a prtica da perseguio era tambm atribuda ao atual prefeito. Entretanto, os simpatizantes de parte a parte, obscureciam os episdios de perseguio do seu candidato e tornavam vultosos os do seu adversrio. O prestgio dos polticos, tal como pode se deduzir de uma determinada literatura antropolgica (BAILEY, 1971; HERZFELD, 1985; PALMEIRA, 1996, 2006;

MARQUES; COMERFORD; CHAVES, 2007) esta associada capacidade de doao que supera os limites das trocas entre iguais, no interior de uma comunidade. A capacidade de doao extra-cotidiana que funda as relaes desiguais entre doadores e devedores tambm deve ser pensada, na sua outra face, como um recurso de intimidao quando associa a manuteno dos favores fidelidade. Vejamos dois casos a seguir. Em 2008, a poucos dias da eleio, eu me encontrava na casa da famlia do meu principal informante e sua irm, que era professora na escola de Ribanceira, aproveitava aquele fim de semana, rotina que ela cumpria quase todo ano, para trabalhar em So Romo como cabeleireira e manicure no terreiro da casa. Ela havia aberto seu voto para a situao, porm vrias de suas clientes apoiavam o adversrio do candidato reeleio. Naquela tarde, antes de partir para acompanhar uma carreata da campanha eleitoral, proseei com duas de suas clientes. A primeira contou-me que votava no que seu corao mandava. E ele mandava que ela votasse no candidato da oposio. Nas suas palavras: ele foi um anjo que apareceu na minha vida. No momento em que esta interlocutora estava passando dificuldades financeiras enormes, o candidato lhe conseguiu um trabalho de varreo, isto , como gari, na poca da sua gesto da prefeitura. Posteriormente ela fez concurso e foi aprovada. J tinha assumido sua vaga na prefeitura quando o candidato a reeleio, j prefeito, anulou o concurso sob a justificativa que havia irregularidades na sua realizao. Ela, demonstrando profundo descontentamento com o prefeito, indigna-se ao expor que os partidrios do prefeito atual no foram dispensados. Ela assinala que mesmo na eleio passada, quando o agora opositor havia apoiado o atual prefeito, seu voto no foi para ele, pois no era isso que seu corao mandava e ela acredita que no se pode ir contra o corao. Esta interlocutora conta que, naquela poca, o agora candidato de oposio foi pedir voto para o atual prefeito e ela teria lhe dito que no votaria em nele, pois sentia no seu corao que no devia fazer isto. Ento ela votou no ento adversrio do seu desafeto, primo do atual candidato de oposio, mas que no foi apoiado pelo seu parente, quela poca. Neste perodo ela afirma ter subido no palanque do candidato de oposio e, posteriormente, sofreu uma agresso de seu marido, pois ele declarava voto na situao. Hoje seu marido no vota mais naquele candidato, pois, recentemente, quando estava trabalhando em uma obra empreendida pelo prefeito no fim de seu atual mandato, foi despedido porque teria cumprimentado um parente do candidato de oposio. A informao teria chegado at a sua chefia, que era aliado pessoal do prefeito. Nestas condies, o candidato a reeleio teria perdido mais um voto devido s

prticas de perseguio empreendida por apoiadores seus que vigiam e delatam pessoas, principalmente funcionrios da prefeitura, que no apiam sua candidatura. A cliente seguinte, manteve a prosa sobre poltica. Ela refora o discurso que os mais pobres tm sobre o atual prefeito (humilha pretos e humildes) e assinala os mtodos violentos dos seus partidrios: eles xingam, provocam e perseguem os que no compartilham de sua viso. As freqentes discusses entre apoiadores de polticos rivais, no perodo eleitoral, esto relacionadas, tal como j citei, com a disputa pela pintura de muros, principalmente, das casas que ainda no esto pintadas. feito um mapeamento para ver a posio da famlia que mora na casa e os candidatos fazem uma presso para pintar o muro. Minha interlocutora diz que o pessoal do candidato da situao nem pede para pintar a casa da famlia dela, pois sabe que seus pais so de D (candidato da oposio) e que eles no tm medo. Ela diz que um parente do prefeito, espalhava a ameaa de estar fazendo um chicote para aoitar os adversrios. Ela, ento, conta que seu pai expe publicamente que o espera com um faco, caso ele venha com chicote. Elas comentam que se o prefeito ganhar de novo, a sim que vo bater com chicote nos que forem contra eles. Ela comenta, ento, o rumor sobre o caso de um rapaz agredido durante a semana que passara pelo grupo que apia o candidato reeleio. A situao teria sido a seguinte: Juninho, o rapaz agredido, tinha combinado em fazer propaganda em seu carro para o candidato reeleio, mas como o grupo do candidato teria demorado em fazer o acerto da proposta, ele aceitou fazer propaganda para a oposio, que lhe fez uma oferta tambm. Vingativos, os partidrios de prefeito, em dois carros, teriam colocado um carro na frente e outro atrs do carro do rapaz, para que este no escapasse. Ento desceram do carro e comearam a agredi-lo. O filho de Juninho, que estava com o pai no carro, saiu chorando e correndo pedindo ajuda. O boato indica que a mulher do prefeito, inclusive, o teria arranhado. O menino estaria com marcas de arranho at o momento em que prosevamos. Segundo esta interlocutora, o candidato reeleio tambm teria lhe dado uma porrada. Este episdio propagado por boatos e fofocas, assim como outros casos em h a associao de truculncia aos partidrios do prefeito, parece destinado a prejudicar a imagem do candidato, principalmente junto aos chamados pobres e humildes, que se sentem ameaados pelo referido grupo. Ainda nesta temtica, minha interlocutora tambm comenta mais um rumor que outro rapaz, que fazia propaganda, em uma charrete puxada por um burro, para a oposio, teve seu primeiro animal morto, no incio da campanha, provavelmente por simpatizantes do

prefeito. O atual burro da charrete do rapaz lhe teria reposto pelo candidato da oposio, para que continuasse a campanha. A reputao dos candidatos parece estar associada com as relaes que os mesmos estabelecem durante a campanha, mas tambm fora dela, em um processo envolvido em uma economia de avaliao moral que os eleitores fazem das suas aes. Diante do exposto, verifica-se que os boatos, rumores e fofocas fazem parte de um circuito muito importante de circulao de informao e contra-informao e, desta forma, de formao de influncia dos lados em disputa nas eleies. As pessoas contam coisas umas s outras sabendo que elas se espalharo e chegaro aos ouvidos desejados, produzindo algum tipo de efeito. Os boatos e fofocas me lembram, por um lado, os fins das economias de troca baseadas no dom e a multiplicao da influncia sobre as pessoas, tal como comecei a expor na seo anterior; e, por outro lado, a operao das trocas de acusaes que se encontram presentes no fenmeno da feitiaria. Neste sentido, Pamela Stewart e Andrew Strathern (2008, p. 33), com preciso aguda, afirmam que boatos, rumores e fofocas acabam atuando como uma espcie de bruxaria, mesmo em contextos em que noes de bruxaria ou feitiaria no esto presentes, pois buscam causar dano a quem projetam culpa por determinadas aes. Segundo os autores, em situaes em que os conflitos surgem, encaixam-se na vida social e encontram na incerteza e na confuso elementos fundamentais ao seu desenrolar, criamse as condies para a emergncia de processos de acusao e contra-acusao, via rumores, boatos e fofocas (idem, p.7). Nem todas as informaes que circulam, oferecendo verses a supostos fatos acontecidos, tm sua fonte revelada, ainda que se identifique o propsito a quem ela serve. Por exemplo, o caso acontecido quando um amigo foi a Montes Claros em uma poca em que ele havia se tornado secretrio da associao dos pequenos produtores da Ribanceira juntamente com a presidente da associao, para resolver trmites sobre a implantao de uma fabriqueta de farinha na comunidade. Meu amigo encontrava-se, feliz por ter assinado os papis necessrios e encaminhado seu projeto, contudo, a grande notcia que ele trazia era que a candidatura da oposio havia sido impugnada por seis votos a zero, por juzes em Belo Horizonte, conforme haviam lhe relatado. Ele disse que So Romo estava em alvoroo com a notcia e quando estava subindo a avenida principal da cidade, perguntou ao dono de um famoso bar, supostamente bem informado, e o mesmo teria confirmado que a notcia seria verdadeira. Como notaram Stewart e Strathern (ibidem), os rumores e fofocas funcionam de modo encoberto, isto

, fora dos mecanismos formais de controle social, por isso no fcil comprov-los ou verific-los por meios explcitos. A impugnao da candidatura da oposio foi um assunto recorrente durante o perodo final da campanha eleitoral5. Uma cpia de um formulrio eletrnico de consulta a processos eleitorais circulou pela cidade atestando a impugnao. Os partidrios da oposio faziam questo de espalhar que tal processo no havia sido julgado definitivamente, aguardando a resoluo de um ltimo recurso impetrado pelo candidato, na ltima instncia em Braslia. Um candidato a vereador pela coligao que sustentava o candidato reeleio, mas apoiador no-declarado da oposio, insistia que tal processo ainda no havia sido julgado em ltima instncia e demonstrava confiana que a candidatura seria liberada, pois tal fato j teria acontecido com outros candidatos, inclusive, de outros municpios. Outro expediente que se articula e fomenta os rumores sobre os candidatos a produo e circulao de cartas annimas. Na eleio municipal de 2008, tais cartas tinham apenas um alvo, o candidato de oposio ao ento prefeito. Um interlocutor me chamou ateno para este fato: as cartas annimas partiam apenas do lado do prefeito. Ele acreditava que todas so escritas do mesmo jeito e que o discurso se assemelha com o que ele ouviu de um parente do prefeito. As cartas, alm de denunciarem supostas irresponsabilidades de sua gesto, buscam satanizar o ex-prefeito fazendo associaes com o demnio, etc. Este interlocutor me disse que o tom das cartas realmente lembra o tom da fala do referido sujeito em uma reunio da qual participou, convocada pela situao, com os funcionrios da prefeitura. Em algumas pesquisas realizadas em contextos especficos da Melansia e da frica, as polarizaes que levam interao de atos agressivos por agentes acusadores podem converter-se em atos extremos de castigo ou expulso:
La movilizacin de la opnin pblica es un importante catalizador y, em dicho proceso, el rumor y las habladuras resultan fundamentales. Los poderosos los maejan contra los desposedos y viceversa. A veces surgen em los conflictos por el poder entre iguales. La filtracin de informes sobre los gobiernos o sobre polticos individuales es una forma de rumor o habladura em la letra impresa que suele conducir a la demonizacin de los atacados y a su dimisin o expulsin del cargo, a

Tal fato foi confirmado posteriormente, embora o candidato impugnado tenha realizado a sua campanha durante todo o perodo eleitoral, sustentando que sua candidatura ainda era vlida. Conforme o TSE, o resultado oficial das eleies no concede nenhum voto ao candidato, transferindo os votos ao candidato para a rubrica de votos nulos. Assim, o candidato reeleio obteve 2970 votos, houve 77 votos em branco e 2287 nulos.

menos que el rumor se pueda refutar de forma contundente (STEWART; STRATHERN, 2008, p. 8).

No caso observado em So Romo, no se tratava do caso extremo de destituio de cargo pblico, mas as cartas annimas cumpriam o mesmo papel de demonizao de um dos candidatos prefeitura. Mesmo sem ser objeto de cartas annimas, o candidato reeleio tambm foi objeto de boatos e rumores que, deliberadamente, visavam atingir negativamente a sua imagem pblica. Ao contrrio do seu opositor, cuja imagem formulada pelos seus adversrios passava pelo consumo exagerado de bebidas alcolicas e pela irresponsabilidade na gesto pregressa na prefeitura, o atual prefeito e candidato reeleio, juntamente com sua famlia, foi acusado de discriminar negros e pobres, ou nos termos dos acusadores, pretos e humildes. Alguns dos episdios a que lhes so atribudos, j foram expostos anteriormente. Cabe ressaltar que estes boatos, quase sempre sem testemunhas dos fatos ocorridos, espalhavam-se com intensa rapidez. Fato que pude atestar em conversas com diferentes grupos familiares. Mesmo no assumindo a acusao que lhe foi atribuda e disseminada, sob a forma de boatos, o candidato reeleio reconheceu o efeito dos rumores sobre a sua relao com negros e pobres e defendeu-se das acusaes em uma reunio de campanha com pescadores do municpio. Nesta ocasio, ele negou qualquer tipo de discriminao, afirmando o carinho que tinha pelo povo de So Romo desde quando conheceu a cidade. Nesta mesma oportunidade, aproveitou para atacar seu adversrio, Dnio Simes, que teria sido convidado para ser padrinho de uma criana e no teria tocado na mo da madrinha, que era negra. Ele finalizou suas consideraes, perguntando: ser que era porque no era perodo eleitoral?. Mais uma vez, a defesa passa pelo ataque ao adversrio, lanando sobre ele o mesmo expediente que o atingiu: a acusao sob a forma de boatos e rumores.

3 - Saber se proteger: conexes entre poltica e feitiaria

Ao longo do texto busquei situar a poltica em uma matriz de movimentos que encontra nos aspectos festivos o dispositivo de visibilizao para as performances que caracterizam a campanha eleitoral. Alis, o know-how festivo, tal como j foi exposto, mergulha em outras experincias, sagradas e profanas, dos moradores de So Romo e Ribanceira. Por outro lado, o estatuto das relaes pessoais, to importante para uma

poltica de reputao, adquire sentido para meus interlocutores quando colocado no contexto de relaes de trocas recprocas, mas quase sempre desiguais. Entretanto, esta desigualdade de posies relacional e no significa completa subordinao, pois o voto correlacionado aos modos de adeso aos lados em disputa abre possibilidades dos eleitores jogarem em um sistema que a influncia sobre os outros no se garante a priori, mas necessita ser produzida e atualizada. Neste circuito, o contedo afetivo investido no compromisso pessoal de dar ou receber, fator importante para agregar nveis maiores de influncia na produo das lealdades polticas. No que diz respeito ao conflito aberto entre os grupos que disputam a prefeitura, o papel dos rumores, boatos e fofocas corresponde a um componente importante nas estratgias que atuam de forma que por enquanto considerarei homloga feitiaria, pois buscam produzir danos ao adversrio, ferindo sua reputao. Baseado na reflexo de Tobie Nathan (1999), a respeito da formulao de uma teraputica que dialogue e se alimente de terapias, ditas tradicionais, como ritos de possesso e lutas contra ataques de bruxaria ou feitiaria, assumo que as modificaes produzidas nas pessoas devem ser estudadas a partir dos procedimentos ou das tcnicas de influncia que operam tais transformaes. Creio que as formas de ao poltica descritas seguem esta lgica. Construir, manter ou abalar a reputao de algum se d por distintas prticas individuais e coletivas (carreatas, comcios, arrastes, boatos, fofocas, cartas annimas, trocas de favores, compromissos estabelecidos em promessas, etc.) que operam como verdadeiros procedimentos de influncia, cuja finalidade no a cura, como na teorizao de Nathan, mas fazer agir e se proteger de foras que podem estabilizar ou desestabilizar posies privilegiadas (por exemplo, candidato eleito ou apoiador beneficiado) ou relativamente seguras (por exemplo, adversrio imune a perseguies). Se a dinmica da proteo e do ataque permeia as aes que envolvem os candidatos eleio, h nos estudos sobre feitiaria um recurso analtico importante para pensar a poltica eleitoral. Vejamos algumas conexes de intelegilibilidade a partir de prosas que versam sobre feitiaria e coisas rezadas. Em uma entrevista, um benzedor do municpio formulou um discurso bastante difundido em So Romo, mas a partir do seu ponto de vista, acerca de pessoas que encomendam ou fazem coisas ruins.
Nossa senhora... Nossa senhora, voc no sabe o que . Voc t sentado em cima dum formigueiro. Aqui por causa de um centavo a pessoa manda fazer um feitio pro outro. Aqui complicado. O senhor j fez algum?

Assim, voc fala, contra a pessoa? , um feitio... No, no. Pra pessoa fazer feitio assim eu no fao, no. E tem quem faa a? Aqui tem. Tem outro senhor a que faz, tem uma outra senhora que vem de vez em quando a e faz. Eles fazem e depois vem aqui tira. As vezes do outro lado do rio tambm tem umas dona tambm que fazem. Eles fazem l e eu venho c e tiro. No porque ... Mas assim, maldade eu no gosto de fazer, porque eu tenho amizade com todo mundo, todo mundo amigo. Ento, voc vai fazer maldade pra uma pessoa? Voc conhece aquela pessoa, como que voc vai fazer uma coisa dessas? Ento, voc no faz um bem, como que voc vai fazer um mal? Pra mal no t certo. Eu sempre aconselho as pessoas No, no faz isso. No faz isso. Aqui um tal de vir pedir pra retirar vizinho de terra, sabe. Por exemplo, no vizinho que chega e fala Olha, tem uma vizinha l e eu queria que voc fizesse ela muda de l. Mas pra qu?, Ah, que me inferniza, briga comigo, no sei o que. Ah, ento o negcio o seguinte, a partir de hoje ela no vai briga com voc mais. No precisa fazer mal, no. Ns vamos fazer um benzimento nela l, pra ela acalma e fica tudo bem... [...] Aqui em So Romo, aqui feroz, o pessoal aqui no fcil, no. Ento assim, do outro lado do rio tem uma, do outro lado do rio ainda tem umas duas ou trs dona que mexe com isso tambm. Tem gente que vem de Pirapora? Tem uma outra que vem e fica num hotel a e faz pro pessoal. Essa j faz coisa ruim. Quando ela vai embora o povo me procura pra tira. Ento uns colocando e outros tirando. Ento a coisa funciona assim desse jeito, sabe.

Vejamos um episdio em que uma reza foi agenciada para produzir mal a algum. O perodo da campanha eleitoral para o pleito municipal de 2008 aproximavase da sua fase decisiva estvamos em setembro, ms que antecedia a data de votao e uma conversa com amigos, em um bar da Ribanceira, teve como pontap inicial o assunto mais evidente do momento, a poltica, mas encaminhou-se para outro, sem eu dar-me conta exatamente do porqu. Tal passagem, naquele instante por mim despercebida, iluminou, a posteriori, a conexo dos dois registros que se sucederam na conversa. Em uma noite de setembro, aps jantar, convido dois amigos para tomarmos uma cerveja. Vamos at o bar de N que, mesmo tendo fechado seu estabelecimento, gentilmente, permite o nosso ingresso e nos acompanha na conversa e no golo. Eu e meus amigos comeamos a conversar sobre a poltica local, j que h a notcia que na manh seguinte recomearia, aps uma interrupo, o trabalho de recondicionamento da estrada vicinal sem asfalto que vai do cascalho estrada estadual, tambm no asfaltada, que conduz at a sede do municpio de So Romo at a Ribanceira. A estrada encontra-se em pssimas condies de trfego devido a uma enorme quantidade

de buracos, desnveis e de areia em sua pista. H uma jamanta utilizada na obra, cujos rolamentos estariam quebrados, estacionada em frente casa de um morador do povoado, cujo conserto parece ter sido providenciado. Tal fato permitiria o reinicio dos trabalhos. Pergunto a N, se o prefeito arrumasse a estrada naquele momento, ele conseguiria angariar mais votos na comunidade, j que h uma impresso generalizada pelos moradores de l que o atual prefeito pouco fez por eles. N acredita que no. Que naquele momento seria tarde. Que o povo revoltou. Meus amigos ratificam que o candidato reeleio pouco apareceu na Ribanceira para falar com as pessoas. Por outro lado, seu adversrio no s realizou inmeras visitas, como entrou na casa de todo mundo, abraou a todos, mesmo queles que no lhe demonstram simpatia, inclusive, lhes pagando bebida. Alm disso, reforam o discurso que alguns dos parentes muito prximos ao prefeito teriam dito que no gostam de negros. Em um determinado momento, no tenho lembrana de quando, nem como, talvez devido ao efeito do lcool que consumamos, a conversa muda de foco. Quando tomo conscincia do rumo da prosa, meus amigos esto falando sobre Gerais Velho, localidade reconhecida pelos moradores da Ribanceira como predominantemente habitada por negros. Um dos meus interlocutores diz que l um lugar de descendentes de quilombolas, expresso que ressalta para eles a presena negra. Gerais Velho seria um lugar de gente boa, mas tambm de pessoas ruins. H uma associao forte entre a qualificao de algum como ruim e o sua potencial propenso a produzir algum mal algum. Eles fazem referncia a uma mulher, a quem estavam chamando de tia6, que quando lhes oferecia algo, os mesmos se esquivavam. N disse que certa vez ela lhe ofereceu um fruto chamado umbu e ele, prontamente, o recusou. Imagina aceitar algo que aquela velha d, exclamou. Meu outro amigo levanta a questo se N fez bem em no aceitar o presente. Ao longo da conversa eles ampliam a idia de precauo com o outro, circunscrito a So Romo no discurso do benzedor, afirmando que gente ruim h em Gerais Velho e em todo lugar, inclusive na Ribanceira. Isto , o perigo em todos os lugares e, quase sempre, por perto. A conversa prossegue. Eles dizem que as coisas no vo bem com Reinaldo, um dos companheiros de golo presente, e precisam levar ele naquele lugar. Lhes indago

Termo que, necessariamente, no se refere a uma relao consangnea de parentesco, mas antes ao reconhecimento de respeito e afeto a uma pessoa mais velha. Contudo, em muitos casos, inclusive no citado, o termo diz respeito irm do av ou da av.

que lugar. Eles dizem que numa benzedeira de So Bento (Bentpolis de Minas, distrito do municpio vizinho de Uba). Esta mulher seria uma benzedeira muito boa. Reinaldo j teria ido l certa vez. Explicito que acredito nos fatos que me relatam e, desta forma, eles se revelam mais a vontade. Dizem que a mulher sabe de coisas das pessoas e que elas fizeram sem ter estado com as mesmas. Digo-lhes que gostaria de conhec-la. Eles me colocam que eu posso ter certeza que quando for l, a benzedeira vai dizer que ns estvamos sentados naquela mesa e que eu disse que queria conhecla. N, ento, me conta um caso que lhe aconteceu e cuja resoluo passou pela intercesso da referida benzedeira. Certa vez, ele comeou a passar mal, a ter cimbras, inclusive, no pescoo, e a sangrar pela boca. Parentes levaram-no ao mdico, no hospital em So Romo e a curadores e benzedeiros locais, contudo, ningum ofereceu soluo ao seu caso. Ento, ele foi levado, por um conhecido, at esta benzedeira de So Bento. A mulher lhe disse que isto foi por causa de um frango que havia lhe sido oferecido num fim de semana. O frango havia sido rezado, mas os dois sujeitos que tinham rezado o frango erraram uma palavra e por isso N no morreu. O feitio era para que ele morresse. N me disse que realmente, dois sujeitos que diziam ser amigos dele, tinham lhe oferecido um frango. A mulher teria feito rezas e lhe dado um remdio com o qual ele teria se curado. N disse que um ano depois o sujeito que lhe deu o frango veio lhe pedir desculpas, que no sabia que o outro amigo tinha rezado o frango. Destas prosas esparsas e pouco freqentes surgiram as pontes para conectar poltica e feitiaria em um experimento analtico acerca das relaes de influncia e vulnerabilidade que mergulha em domnios familiares, tnicos e religiosos da vida social saoromanense. O ponto de partida deste experimento so o que chamei de sistemas mgicos de influncia. Refiro-me aos ritos de possesso por espritos ou entidades e s prticas de enfeitiamento e desenfeitiamento experimentadas por alguns dos meus interlocutores. De nenhuma forma, pretendo com isso realizar uma operao de reduo da explicao do fenmeno poltico a um sistema de prticas mgicas, mas sim pensar um esquema de entendimento que permita estabelecer conexes de sentido entre determinadas prticas discursivas e no discursivas na ordem de cada um destes fenmenos. Assim, o eixo de articulao deste experimento diz respeito ao que denominei sabedoria da proteo. Neste contexto h duas constataes a serem explicitadas. A primeira salientar que as prticas mgicas referidas se do em

um contexto dominado pelo pensamento cristo. A ausncia de religies afro-brasileiras em So Romo respalda a fora deste imaginrio fomentado, principalmente, por catlicos e evanglicos, com algumas concesses a elementos do espiritismo. Em segundo lugar, a recorrncia aos especialistas, seja para operar ritos de despossesso, quanto para anular enfeitiamentos, costuma ocorrer a posteriori de eventos identificados como sortilgios oriundos da ao de foras extra-humanas. Tal como demonstrado anteriormente, os boatos, rumores e fofocas so mecanismos importantes de veiculao de informaes e contra-informaes que tem por fim provocar danos reputao de determinadas pessoas, sobretudo, candidatos a cargos eletivos, em meio a campanhas eleitorais. Ora, tal como em casos de acusao de bruxaria e feitiaria, em que os boatos e fofocas so catalisadores de acusaes contra sujeitos, em contextos de crise ou conflito, como provocadores de mal a determinadas pessoas diagnosticadas como afetadas por situaes de infortnio e sortilgio, em contextos de disputa poltica os referidos rumores apresentam atuao semelhante. Nas campanhas eleitorais em So Romo, os disputantes ao poder municipal se viram s voltas com acusaes de alcoolismo, gesto pblica irresponsvel, discriminao social e racial. As formas de lidar com tais acusaes passavam pelas simultneas tentativas de refutar as acusaes e imputar outras acusaes ao adversrio, uma vez que a origem das acusaes era identificada, mesmo quando veiculadas por cartas annimas, com os opositores polticos. Diante do exposto, podemos conceber os rumores, boatos e fofocas, independente dos seus mecanismos de veiculao (panfletos annimos, carros de som ou as interaes pessoais) como um dispositivo de comunicao destinado a propagar mensagens orientadas para a desestabilizao da imagem dos sujeitos que so alvos da sua narrativa. Se tais mensagens podem produzir tal efeito desestabilizante e, por vezes, destrutivo, porque para alm de ser veculo de contedos semnticos, as palavras so agenciadas de formas prticas, desempenhando um poder performativo. Em um sistema feiticeiro, a prtica de enunciar certos discursos opera como um dispositivo de fazer fazer, para usar um termo de Latour (2002), ou seja, de fazer falar (o que se sente pela vtima), de fazer diagnosticar (pela leitura de indcios de um anunciador do problema), de fazer acusar (um responsvel pelo mal que aflige a vtima, por um acusador), fazer curar (pelo especialista, no caso um benzedor, que neutraliza o ataque por meio de rezas e receitas de remdios e prticas auto-teraputicas vitima). Diante do exposto, podemos pensar que os sistemas feiticeiros so sistemas de

influncia, tal como preconiza Tobie Nathan, no sentido que operam dispositivos capazes de modificar a ao dos outros. A que diz respeito, ento, tal sabedoria da proteo que evoquei? Que viver perigoso e esta condio generalizvel, dependendo das posies que os sujeitos ocupam em sistemas de relaes, cujo contexto de conflito pode determinar a captura por foras capazes de produzir danos. A prtica da perseguio um exemplo salutar para pensarmos a proteo no contexto poltico. O efeito da no adeso aos que se encontram na posio de governo o que meus interlocutores denominam de perseguio, isto , a prtica de constrangimentos simblicos e materiais aos sujeitos identificados com setores oposicionistas, por ocasio das campanhas eleitorais passadas e presentes, pelos agrupamentos que ocupam o poder de Estado no municpio. Uma interlocutora chegou a me definir o perodo de governo ou perseguio como politicagem, pois corresponderia poltica, isto , manuteno do conflito, fora do tempo da poltica, ou seja, da campanha eleitoral, pelos que ocupam a administrao municipal. Desta lgica deriva que toda exposio de adeso uma aposta, cujo efeito negativo pode ser sentido por quem no exps sua preferncia pela faco vitoriosa. Um funcionrio da prefeitura, aps termos desenvolvido laos de confiana, me contou que apesar de sustentar publicamente o voto no, ento, prefeito, votaria em seu adversrio. A narrativa que justifica sua tomada de posio remonta ao perodo em que o candidato da situao era Secretrio de Sade em Braslia de Minas. Nesta poca sua esposa realizava tratamento de uma doena grave naquele municpio e o secretrio teria retido alguns exames mdicos dela, solicitando que o mesmo buscasse em So Romo. No municpio de sua residncia o Secretrio de Sade do municpio vizinho teria tentado barganhar a liberao de exames pela contrapartida em votos para a chapa em que sua esposa concorria na condio de vice-prefeito. Segundo este interlocutor, tal prtica teria se estendido a vrias pessoas na mesma situao. Por este motivo, ele me afirmava jamais votar naquele candidato. Ele me afirma que vota sempre com D, ento candidato da oposio, mas na primeira campanha eleitoral que redundo na gesto do atual prefeito, votou no seu opositor, apesar do apoio, quela poca, de D ao seu atual adversrio. Assim, se no processo de localizao dos sujeitos na lgica ficcional da disputa eleitoral no podemos ignorar princpios da ordem da fidelidade e da obedincia, por outro lado, as posies nas relaes que definem de que lado se est na disputa,

compem um espao de deslocamento modulvel que permite aos sujeitos envolvidos no se submeterem completamente aos constrangimentos derivados de tais princpios. Mais do que isso, parece-me que, por meio de tcnicas que visam proteger seus praticantes, as pessoas jogam com os princpios de fidelidade e obedincia que as hierarquizam socialmente. Neste sentido, poderamos falar que o lado complementar influncia a vulnerabilidade. A noo de vulnerabilidade em questo tomo emprestado da formulao dos filsofos Philippe Pignarre e Isabelle Stengers (2005). Tais autores assumem o capitalismo como um tipo de sistema feiticeiro, contudo, sem feiticeiros, porque sustentado por um exrcito de pequeno colaboradores, de almas capturadas. A questo da vulnerabilidade para este autores est articulada ao aprendizado de prticas de proteo que evitem captura pelas foras capitalistas. Eis o cerne deste experimento analtico: tal como nos sistemas mgicos de influncia descritos, a vulnerabilidade trabalhada pelos autores diz respeito captura pelas foras provocadoras de danos. A sabedoria da proteo, derivada da experincia de participao em sistemas mgicos de influncia pelos meus interlocutores, implica atos de pensar e fazer conforme os afetos de foras ou agncias relativos aos lugares ocupados neste sistema. Por isso, advogo a idia de que tais posies correspondem a perspectivas de influncia e vulnerabilidade acessveis por meio da ocupao de lugares nestes sistemas transcendentes (possudo por espritos ou entidades, agente de despossesso, rezador de objetos e coisas, vtima de mau-olhado, enfeitiado, benzedor, etc.). Tais posies e suas respectivas perspectivas tambm poderiam ser extensveis ao circuito poltico de candidatos com distintos graus de compromissos de fidelidade, de eleitores comprometidos em distintos graus com pessoas com as quais tem considerao, eleitores pressionados por posies que podem redundar em perseguies nos perodos de governo, etc. A vulnerabilidade, neste sentido, no deve ser confundida com quaisquer perspectivas oriundas das prticas de assistencialismo a populaes empobrecidas. A condio vulnervel em questo no privilgio de um lugar fixo no sistema, mas efeito de correlaes de fora entre as posies, em um determinado contexto. Alis, as posies em sistemas mgicos ou polticos articulam-se s relaes heterogneas de parentesco, trabalho, religio e classificao racial, cujos territrios existenciais por eles delineados foram expostos ao longo deste estudo (BENITES, 2010). Os casos descritos na tese apontam no s para a proteo a priori das foras de captura, mas ao necessrio

enfrentamento quando do diagnstico da captura por tais foras. Tais foras, quase sempre ligadas ao poder performativo das palavras de identificar, acusar, difamar, refutar por meio de uma economia de qualificaes morais. Eis a lgica que permeia as trocas de acusaes entre candidatos e das prticas de explicitao e dissimulao do voto. Afinal, as pessoas ruins esto por toda parte, inclusive na atividade polticoeleitoral. Talvez neste circuito resida a chave para compreender o que a poltica tem de feia. Diante do exposto, se a poltica pode ser pensada como um tipo de sistema transcendente, ou nas palavras de Goldman (2006, p.308-309): um enorme sistema de foras impessoais que pode ser responsabilizado pelos piores atos cometidos pelos humanos, as reflexes aqui esboadas tornam-se pertinentes para entender a poltica sob outro olhar. Um olhar atento ao contexto das posies em que os agentes se situam, s suas respectivas aes, sobretudo as discursivas, e aos efeitos delas derivados, agncia das palavras e s suas formas de propagao.

4 Bibliografia

BAILEY, Frederic G. Gifts and Poisons: The Politics of Reputation. Oxford: Basil Blackwell, 1971. BENITES, Luiz Felipe Rocha. Olhando da Ribanceira: Perspectivas de Influncia e Vulnerabilidade no Vale do Alto-Mdio So Francisco. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGAS/Museu Nacional, 2010. COMERFORD, John. Como uma famlia: Sociabilidade, reputaes e territrios de parentesco na construo do sindicalismo rural na Zona da Mata de Minas Gerais. Rio de Janeiro: Museu Nacional/UFRJ, 2001 (Tese de Doutorado). EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, Magia e Orculos entre os Azande. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed, 2005. FAVRET-SAADA, Jeanne. Les mots, la mort, les sorts. Paris: Gallimard, 1977. ___________. Ser Afetado. Cadernos de Campo, Ano 14, Vol. 13, pp. 155-161, 2005. FONSECA, Cludia. Famlia, Fofoca e Honra : Etnografia de relaes de gnero e violncia em grupos populares. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004. GOLDMAN, Mrcio. Como Funciona a Democracia: Uma teoria etnogrfica da poltica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

HERZFELD, Michael. HERZFELD, Michael. Honour and Shame : Problems in the Comparative Analysis of Moral Systems. Man, v. 15, n. 2 , p.339-351, junho/1980. __________. The Poetics of Manhood : Contest and identity in a Cretan mountain village. New Jersey : Princeton University Press, 1985. __________. Intimidade Cultural: Potica Social no Estado-Nao. Lisboa: Edies 70, 2008. LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. So Paulo: Ed. 34, 1994. _________. Reflexo sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru, SP: EDUSC, 2002. _________. Reassembling the Social: An Introduction to Action-Network-Theory. New York/Oxford :Oxford University Press, 2005. MARQUES, Ana Claudia; COMERFORD, John; CHAVES, Christine de Alencar. Traies, fofocas, vinganas: notas para uma abordagem etnogrfica do conflito. In: MARQUES, Ana Claudia (org.). Conflitos, Poltica e Relaes Pessoais. Fortaleza, CE: UFC/FUNCAP/CNPq-Pronex; Campinas, SP: Pontes, 2007. NATHAN, Tobie. La Influencia que Cura. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 1999. NEVES, Zanoni. Navegantes da Integrao: os remeiros do rio So Francisco. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. PALMEIRA, Moacir. Poltica, Faces e Voto. In: PALMEIRA, Moacir; GOLDMAN, Mrcio. Antropologia, Voto e Representao Poltica. Rio de Janeiro: Contra Capa, 1996. __________. Poltica e Tempo: nota exploratria. In: PEIRANO, Marisa (org.). O Dito e o Feito: Ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume-dumar, 2002. __________. Eleio Municipal, Poltica e Cidadania. In: PALMEIRA, Moacir; BARREIRA, Csar. Poltica no Brasil: Vises de antroplogos. Rio de Janeiro: Relume-dumar, 2006. PALMEIRA, Moacir; HEREDIA, Beatriz. Os Comcios e a Poltica de Faces. Anurio Antropolgico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. PERISTIANY, J. G. Honra e Vergonha: Valores da sociedade mediterrnica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1971.

PIERSON, Donald. O Homem do Vale do So Francisco. Vol. I. Rio de Janeiro: Ministrio do Interior/Superintendncia do Vale do So Francisco, 1972. PIGNARRE, Philippe; STENGERS, Isabelle. La Sorcellerie Capitaliste: Pratiques de dsenvvotement. Paris: La Dcouverte, 2005. PORTO, Liliana. Feitiaria, Negritude e a Relao com o Outro: Crenas Mgicas em uma cidade do Vale do Jequitinhonha. Braslia: DAN/UnB, 2003. (Tese de Doutorado). STEWART, Pamela; STRATHERN, Andrew. Brujera, Hechicaria, Rumores y Habladuras. Madri: Akal, 2008.

You might also like