You are on page 1of 10

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 2 PG 1

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Este material parte integrante da disciplina Construo de Edifcios oferecido pela UNINOVE. O acesso s atividades, as leituras interativas, os exerccios, chats, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente de aprendizagem on-line.

AULA 2 PG 2

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Sumrio

AULA 02 NORMALIZAO: FINALIDADES DAS NORMAS; ENTIDADES NORMALIZADORAS; VIGNCIA DE UMA NORMA E TIPOS DE NORMAS. CONTROLE E QUALIDADE .......................4 Finalidades das normas...............................................................................................................4 Entidades normalizadoras ...........................................................................................................5 Comunidade da construo .........................................................................................................6 Vigncia de uma norma e tipos de normas ..................................................................................6 Controle e qualidade ...................................................................................................................7

AULA 2 PG 3

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 02 NORMALIZAO: FINALIDADES DAS NORMAS; ENTIDADES NORMALIZADORAS; VIGNCIA DE UMA NORMA E TIPOS DE NORMAS. CONTROLE E QUALIDADE

Esta aula pretende fazer com que o aluno compreenda a importncia das normas e sua aplicao na Engenharia.

Finalidades das normas


Quando se fala em normas, acredita-se que cada aluno tenha noo do tema e essa noo pode ter sido adquirida da forma mais simples, em seu cotidiano. Imagina! Quando compramos um bem de consumo, a primeira coisa que buscamos so as referencias relacionadas a esse produto. Por exemplo: quando compramos uma simples camisa, um aparelho de televiso, um aparelho de som ou produtos domsticos, queremos conhecer a garantia dos mesmos e, para que haja ou exista essa garantia dada pelo fabricante, preciso que durante o processo de fabricao tenham sido cumpridos critrios tcnicos, normatizados, diretamente ligados cada processo de fabricao ou cada produto. Antes do mundo globalizado, j existia a necessidade de normatizar a produo dentro do Brasil. Isso era uma realidade qualquer rea, ou seja, a necessidade de seguir tcnicas para a fabricao e execuo de determinados produtos, na construo civil, era uma necessidade, o que acontece no momento atual. Certamente para a construo civil ou para quaisquer setores das diversas modalidades de engenharia existem normas, o que no apenas uma realidade, mas tambm uma exigncia num mercado to competitivo. Atualmente, as empresas ligadas ao setor da construo civil se veem obrigadas a aliar custo e qualidade. No possvel trabalhar esquecendo esses dois setores, com certeza nessa direo que os empreendimentos garantiro o retorno financeiro:
GARANTIA E QUALIDADE DE UM BEM DURVEL, COLOCADO NO MERCADO, COM GARANTIA TAMBM DE RETORNO FINANCEIRO, NOVAS RECEITAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS.

AULA 2 PG 4

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Nessa direo, existe o consumidor dessa linha de produto, que no faz uma compra qualquer, mas sim compra ou realiza um sonho, de anos de planejamento e espera, isso quando nos referimos simples construo de edifcios, no nos esquecendo dos demais setores da Engenharia Civil. Vejam bem, se no existissem normas, se cada empresa fizesse o que bem entendessem, seria uma verdadeira baguna. Logo, a normatizao e o controle de qualidade, alm de ser uma necessidade interna, para garantir o produto, tambm uma necessidade internacional. O Brasil est envolvido com grandes obras externas, e as empresas brasileiras, alm de abrir caminho para o mercado externo, tambm devem vender a imagem de que TEMOS COMPETNCIA. Claro que tambm no podemos deixar de falar sobre um tema que nos leva muita reflexo: o desperdcio. Considero esse tema tambm ligado normatizao, pois uma questo de gerencia. J melhoramos muito numa das maiores reas de desperdcio: o setor da construo civil. Mas muito h ainda para se fazer. Assim sendo, quero que se preocupem desde j ou tenham uma viso nessa direo, pois precisamos amadurecer e muito ainda.

Entidades normalizadoras
No Brasil existem diversas entidades normalizadoras, nesse caso, nos direcionamos s entidades voltadas para rea da construo civil, que nosso tema em questo. preciso lembrar que tambm existem as normas internacionais e, nesse caso, deveremos observar o continente ou mesmo o pas para o qual desenvolveremos ou executaremos um determinado projeto. importante que, a partir desse momento, todos ns tenhamos conhecimento das normas existentes. Claro que no h nenhuma necessidade em decorar essa ou aquela norma. Mas importante que saibamos consultar essas normas e aplic-las quando de nossas necessidades. A seguir, so apresentadas algumas entidades normalizadoras. Sugiro que busquem conhecer cada entidade, pois elas sero muito importantes para sua formao. Norma tcnica internacional Norma emitida por associao internacional de normalizao, tais como ISO e IEC. Norma tcnica nacional Norma emitida por associao normativa oficial de um pas.

AULA 2 PG 5

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Nota: Se for do Brasil denominada "Norma Brasileira", e se for de outro pas denominada "Norma Tcnica Estrangeira".
Documento normativo de carter consensual aprovado no mbito do Foro Nacional de Normalizao ABNT, exemplo: ABNT - Associao brasileira de normas tcnicas INMETRO - Instituto nacional de metrologia, normalizao e qualidade industrial IBRACON - Instituto brasileiro do concreto ABCP Associao brasileira de cimento Portland

Comunidade da construo
As Normas Brasileiras so sempre de uso voluntrio, sendo obrigatrias quando citadas por Regulamento. Caso o usurio responsvel no utilize a norma ABNT existente e ocorra algum problema com o seu sistema ou sua instalao, o usurio (projetista, fabricante, montador e outros) tem que se explicar perante justia comprovando que usou critrio to ou mais rigoroso que o da Norma Brasileira.

Vigncia de uma norma e tipos de normas


As vigncias ou prescries de Normas se aplicam s normas elaboradas, revisadas, revalidadas, emendadas ou canceladas a partir da data de sua edio. A prescrio da parte do material ou do conjunto de uma norma deve ser entendida como mudanas necessrias nos requisitos tcnicos: requisitos tcnicos de projeto, requisitos tcnicos de aquisio, requisitos tcnicos de fabricao, requisitos tcnicos de construo, requisitos tcnicos de inspeo, requisitos tcnicos de laboratrio e outros. Diante do exposto, devero ser observadas as entidades regulamentadoras e respectivas datas de publicao e validade das normas tcnicas vigentes.

AULA 2 PG 6

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Controle e qualidade
A industrializao na construo civil est colaborando para obras mais rpidas, de melhor qualidade e com margens de desperdcios menores. Isso resultado de um controle dimensional mais preciso, tanto nos elementos estruturais, ou sela, o esqueleto da edificao (pilares, vigas e lajes), quanto nos elementos no estruturais, ou seja, revestimentos e materiais de acabamentos. Mas ainda possvel verificar, infelizmente na grande maioria, erros desnecessrios que, alm de levar perda de materiais, leva tambm a refazer trabalhos, aumento do custo da obra e, consequentemente, a elevao de custo, que no poder ser calculado como custo final da obra e assim ser repassado ao consumidor. Quando falamos em qualidade, vamos pensar na qualidade de uma forma simplificada. Assim, eu te fao a seguinte pergunta: Voc se considera uma pessoa atenta e organizada quando observa sua vida pessoal? Possivelmente a maioria pessoas responderia sim a essa simples pergunta. Algumas pessoas diriam mais ou menos. Poucas, muito poucas mesmo, teriam coragem de confessar que no. provvel que nem voc, nem a maioria das pessoas que voc conhece, tenha parado um momento para pensar no quanto importante para a vida de cada um possuir qualidades como: ser organizado e estar atento s pessoas nossa volta. Por exemplo: se a empresa que fornece gua na sua cidade cobrasse uma conta de trs meses atrs e voc tivesse certeza de que pagou, saberia onde guardou o recibo? Se voc precisa fazer um pequeno conserto em sua casa, as ferramentas esto todas juntas no mesmo lugar? Mas, voc deve estar se perguntando: o que ser que essa aula tem a ver com a maneira como eu arrumo as coisas na minha casa? Exatamente tudo. Porque os programas de qualidade das empresas acabam mexendo com as ideias que voc tem sobre como organizar a sua vida. Tem-se a seguinte certeza:

DESPERDCIO E QUALIDADE: DOIS BICUDOS QUE NO SE BEIJAM.

V at a plataforma de estudo para ver um vdeo sobre o assunto.

AULA 2 PG 7

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Segundo o fascculo cinco da srie Qualidade Total da Folha/Sebrae, so sete os tipos de desperdcio nas empresas: 1. Produo alm do estritamente necessrio. 2. Ausncia de agilidade nos processos: produto ou servios em fila, esperando para serem executados. 3. Transporte de produtos ou servios entre mquinas e sees. 4. Movimentos desnecessrios das mos e do corpo na realizao da tarefa (processo ou leiaute inadequados). 5. Erros na concepo do produto: perdas de material, horas/homem, horas/ mquina. 6. Produo com defeito: retrabalho ou perda total do trabalho. 7. Estoques alm do necessrio

Acesse a plataforma de estudo para realizar leitura complementar e conhea onde existe um grande atraso tecnolgico nesse setor.

O Brasil, em especial o setor da construo civil, tem passado por transformaes aceleradas em seu cenrio produtivo e econmico: volume de inverso, capital circulante, nmero de pessoas empregadas, utilidade dos produtos e outros. Apesar disso, do ponto de vista da qualidade e com todas as excees que se faam, a construo em geral aparece como uma indstria atrasada. essencial estar atento ao consumo da mo-de-obra, ao desperdcio do material. Lembrar que a perda no est somente no que tange os materiais componentes, homens-hora, mas tambm na ausncia da qualidade.

AULA 2 PG 8

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Sites recomendados http://www.abnt.org.br/ http://www.inmetro.gov.br/ www.ibracon.org.br www.comunidadedaconstrucao.com.br www.abcp.org.br

AULA 2 PG 9

CONSTRUO DE EDIFCIOS

REFERNCIAS
ABNT. CREA-PA, Belm, [s.d]. Disponvel em:

<http://www.creapa.com.br/servicos/ABNT/abnt.htm>. Acesso em: 20 jun. 2009. BAUER, L. A. F. Materiais de construo. v. 1 e 2. So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos, 2001. CECHELLA, I. (Ed.). Materiais de construo civil. v. 1 e 2. So Paulo: IBRACON, 2005. LORDLO, P. M.; MELHADO, S. B. As empresas construtoras de edifcios e a ISO 9001. Boletim tcnico. BT/PCC/USP/403. So Paulo: EPUSP, 2003. Disponvel

em:<http://publicacoes.pcc.usp.br/PDF/BTs_Petreche/BT403-%20Lord%C3%AAlo.PDF>. Acesso em: 20 jun. 2009. PACHECO, Y. L. A terminologia e sua importncia na transferncia tecnolgica. In: SIMPSIO Simpsio Latino-americano de Terminologia, 2., Encontro Brasileiro de Terminologia Tcnico-cientfica, 1., 1990, Braslia. Anais... Paris (?): RITERM, [s.d.]. Disponvel em: <http://www.riterm.net/actes/2simposio/pacheco.htm>. Acesso: 15 jun. 2009. ROMAN, H.; BONIN, L.C. (Ed.). Normalizao e certificao na construo habitacional. Coleo Habitare. v. 3. Porto Alegre: ANTAC, 2003. 220 p. Disponvel em:

<http://habitare.infohab.org.br/publicacao_coletanea3.aspx>. Acesso em: 20 jun. 2009. SANTOS, M. V. R. A norma como fonte de informao bibliogrfica. Cincia da Informao, Braslia, v. 11, n. 2. p. 2330, 1982. Disponvel em:

<http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1483/1101>. Acesso em: 15 jun. 2009. SITES RECOMENDADOS http://www.abnt.org.br/ http://www.inmetro.gov.br/ www.ibracon.org.br www.comunidadedaconstrucao.com.br www.abcp.org.br

AULA 2 PG 10

You might also like