You are on page 1of 8

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

AULA 10 PG 1

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

Este material parte integrante da disciplina Construo de Edifcios oferecido pela UNINOVE. O acesso s atividades, as leituras interativas, os exerccios, chats, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente de aprendizagem on-line.

AULA 10 PG 2

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

Sumrio

AULA 10 CONTENES E CONTENES DA VIZINHANA ....................................................4 Conteno de vala.......................................................................................................................4 Tipos de contenes ...................................................................................................................5 Perfis metlicos com pranches de madeira ...............................................................................5 Paredes diafragma ......................................................................................................................6 Esgotamento de lenol ................................................................................................................7 REFERNCIAS ...............................................................................................................................8

AULA 10 PG 3

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

AULA 10 CONTENES E CONTENES DA VIZINHANA

Ao final desta aula o aluno ir conhecer os tipos de conteno de uma obra, atentando segurana dos trabalhadores e da vizinhana, bem como necessidade de conhecimentos a respeito de solo e de topografia.

A conteno de uma obra, seja ela de qualquer dimenso, tambm envolve a segurana dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente na obra e das pessoas prximas obra ou em seu entorno. Voc j parou para pensar na quantidade de acidentes que ocorrem em uma simples escavao, como a escavao de uma vala, por exemplo? Esse fato ocorre porque o engenheiro, muitas vezes, acredita que, na abertura de uma vala com aproximadamente 2 m de altura, no haver problema para o operrio que se encontra dentro da mesma, fazendo uma simples escavao manual. Trata-se de um grave erro, pois, nesse caso, conta-se apenas com a sorte. Voc se recorda do acidente ocorrido no metr, em So Paulo, no ano de 2007? Muitas pessoas tiveram sua rotina alterada da noite para o dia, muitas perderam suas casas e muitas vieram a bito. Esse acidente se deu por causa do fato de o solo buscar seu reequilbrio, ou seja, abriu-se o tnel ou houve escavao, a tendncia o solo se ajustar nova situao imposta. Ora, lidar com algo fundamental para construo, como o solo, no to fcil quanto parece. Portanto, essencial o engenheiro civil tenha conhecimentos a respeito de solo e topografia. Em Mecnica dos Solos voc estuda as tenses do solo, dentre as quais as tenses de ruptura (as tenses que provocam a ruptura do solo), sendo o ensaio de cisalhamento determinante para definir o cisalhamento do solo.

Conteno de vala
Na escavao de valas, manual e/ou mecnica, servio muito comum em obras de engenharia civil, o escoramento dever ser uma providncia rotineira, principalmente por causa

AULA 10 PG 4

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

dos motivos j mencionados anteriormente. Normalmente, o escoramento realizado conforme o modelo apresentado a seguir:

Obviamente, o objetivo do movimento de terra, em especial a escavao abordada, atingir a cota de projeto. importante observar que, em toda obra em que haja corte e aterro, o engenheiro dever ter sempre o cuidado de fazer todo o escoramento necessrio, conforme descrito a seguir, seja para proteo da obra ou da vizinhana, a fim de garantir a integridade e o patrimnio dos moradores das proximidades da obra.

Tipos de contenes
Os principais tipos de contenes para evitar riscos esto presentes nas seguintes obras: Estabilidade dos taludes de corte. Estabilidade dos taludes de terreno Estabilidade de taludes mistos, de corte e aterro. So eles:

Perfis metlicos com pranches de madeira


As paredes de conteno constitudas de perfis metlicos e pranches de madeira so as mais comumente utilizadas em obras de conteno.

AULA 10 PG 5

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

Consistem, basicamente, de perfis metlicos (padro I, CS etc.) cravados no terreno ou colocados em pr-furos, espaados a uma distncia compatvel com as caractersticas dos perfis que esto sendo utilizados e com o terreno que ser contido. O vo entre perfis metlicos contido a partir da colocao de pranchas de madeira. Os espaamentos usuais entre perfis variam de 1 a 2 m e so funo das caractersticas do subsolo do local, das edificaes existentes etc. Nos casos em que a parede de conteno provisria, os perfis metlicos normalmente so recuperados, exceto no caso em que foram colocados em pr-furos concretados, tornando-se impossvel a sua retirada.

Paredes diafragma
So paredes de concreto armado executadas no terreno atravs de uma escavao localizada, comumente chamada de lamela ou painel, apresentando dimenses variveis em funo das dimenses dos equipamentos. Equipamentos padro disponveis no mercado permitem executar paredes com espessura de 0,40, 0,60, 0,80, 1 e 1,20 m. A largura dos painis pode ter qualquer dimenso, desde que obedea ao mnimo de 2,50 m. Excepcionalmente, podem ser feitos painis com larguras inferiores a 2,50 m, porm superiores a 1,50 m (desde que seja utilizado equipamento especial). Essa situao muito especial e raramente empregada, face s dificuldades tcnicas e executivas que acarreta. Os equipamentos utilizados para a execuo de paredes diafragma so, basicamente, os seguintes: Guindaste. Clamshell. Tanques de armazenamento de lama bentontica. Ciclone para desarenao. Bomba submersa para retirada de lama. Tubo tremonha para a concretagem submersa. Laboratrio especfico para controle da lama. Tubo junta.
AULA 10 PG 6

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

Outros equipamentos podero ser utilizados, ou necessrios, em cada caso especfico.

Esgotamento de lenol
Quando o lenol fretico est localizado prximo cota de escavao, ser necessrio o esgotamento do mesmo por meio de drenagem. Porm, necessrio cuidado, realizando um estudo de modo a verificar se esse esgotamento no compromete a estabilidade das construes prximas obra a ser executada. Dentre as tcnicas, o esgotamento poder ser realizado por obras hidrulicas, a fim de esgotar a existncia de gua no local de trabalho.
Sites recomendados www.ibracon.org.br www.comunidadedaconstrucao.com.br www.abcp.org.br

AULA 10 PG 7

CONSTRUO DE EDIFCIOS Construo de Edifcio

REFERNCIAS
BAUER, L. A. F. Materiais de construo. v. 1 e v. 2. So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos, 2005. MEHTA, K.; MONTEIRO, P. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. So Paulo: Pini, 1994. HELENE, Paulo R. & TERZIAN P. Manual de dosagem e controle de concreto. So Paulo: Pini, 1992. Thomaz, Ercio. Trincas em edifcios: causa, preveno e recuperao. So Paulo: Pini, 1989. CECHELLA, I. et al. (Ed.) Concreto: ensino, pesquisas e realizaes. v. 2. So Paulo Ibracon, 2005. PETRUCCI, E. G. Materiais de construo. Porto Alegre: Globo, 1975. Sites recomendados www.ibracon.org.br www.comunidadedaconstrucao.com.br www.abcp.org.br

AULA 10 PG 8

You might also like