You are on page 1of 2

CURSO DE PROFISSIONALIZAO EM SERVIO EDUCAO E SOCIEDADE- 11039 e-Flio A | Data de entrega 17/04/2012

Mariana Moreira da Cunha Rgo | Nmero de Estudante 1104395 A sociedade que d forma tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam as tecnologias. (Manuel Castells, 2005). Na sociedade actual (Manuel Meirinhos, 2000), a tendncia para que esta se torne cada vez mais consumidora e produtora de informao digital, tornando-se assim, um elemento decisivo na evoluo social e factor determinante no comportamento das civilizaes, dada rapidez e quantidade de informao que consumimos. A Sociedade da Informao exige uma contnua consolidao e actualizao dos conhecimentos dos cidados. O conceito de educao ao longo da vida deve ser encarado como uma construo contnua da pessoa humana, dos seus saberes, aptides e da sua capacidade de discernir e agir. (Misso para a sociedade de informao, [2000?]). Desta forma a instantaneidade, o presente, a acessibilidade constante, a reduo do tempo de espera e sobretudo a acelerao e a velocidade so elementos fundamentais do novo tempo da mediatizao, (Jos Tornero, 2007). A sociedade de informao e do conhecimento, (Manuel Meirinhos, 2000), pode ser assim caracterizada pela Velocidade como incremento substancial de circulao de informao actual; a Acelerao dado ao aumento da produo e circulao da informao; a Instantaneidade uma vez que os meios de comunicao, difundem a informao velocidade da luz; a Desactualizao visto que a crescente circulao da informao conduz a uma desactualizao constante; a Formao permanente que permite uma actualizao constante e uma continua aprendizagem ao longo da vida e por fim a Mediatizao que d lugar a uma sociedade centrada e suportada pelos meios e comunicao digitais, (Jos Tornero, 2007). As novas caractersticas e necessidades da nossa sociedade actual reclamam uma nova educao (Manuel Meirinhos, 2000). A emergncia da Sociedade da Informao resulta da crescente importncia, centralidade, transversalidade e presena da informao nos mais variados domnios da aco social, inclusivamente das escolas, marcando a configurao assumida pelas modernas sociedades contemporneas (Lus Magalhes, 2000). No entanto as pessoas, (Manuel Meirinhos, 2000), que no saibam mover-se na cultura e tecnologia digital, de forma a saber movimentar-se nas redes informticas, procurar informao til, analisa-la, organiza-la, processa-la e comunicala a outros indivduos no podero aceder cultura da sociedade da informao. Desta forma tero mais dificuldades no acesso ao mercado do trabalho e estaro vulnerveis perante a manipulao informativa. A Escola enfrenta concorrentes e peso. So os

CURSO DE PROFISSIONALIZAO EM SERVIO EDUCAO E SOCIEDADE- 11039 e-Flio A | Data de entrega 17/04/2012

Mariana Moreira da Cunha Rgo | Nmero de Estudante 1104395 media e as relaes com as novas fontes e saber, cada vez mais dispersas -, e no j as instituies de ensino tradicionais, que se esto a converter no meio privilegiado da transmisso do saber actual e nos fazedores de uma nova racionalidade social. (Jos Tornero, 2007). Desta forma os professores deixam, tambm, de ser vistos como mestres possuidores de todas as capacidades e conhecimentos (Jos Tornero, 2007), e assumem um papel de orientador, promotor de actividades e orientaes de forma que o aluno desenvolva o seu conhecimento e progrida nas suas aprendizagens (Manuel Meirinhos, 2000). Assim sendo necessrio pensar nas infra-estruturas de uma escola, estas tm de acolher novos equipamentos, incrementando novos suportes de informao, organizar os espaos e estruturas de apoio. A escola actual dever considerar a prpria organizao relativamente organizao do trabalho e distribuio do tempo escolar. Ter que haver uma maior flexibilidade curricular, dando mais relevncia ao desenvolvimento de competncias, ao desenvolvimento de actividades de explorao e descoberta. Atravs de programas curriculares centrados no nos contedos, mas na aquisio de competncias (Manuel Meirinhos, 2000). Atendendo a que a educao numa sociedade da informao tem de ser constituda em torno da aprendizagem, e no do acto de ensinar, na minha disciplina (produo txtil) deveria fomentar a participao em redes audiovisuais, aproximando os alunos dos recursos do conhecimento, permitindo-lhes uma prtica autnoma/autodidacta no desenvolvimento da aprendizagem. Usando a comunicao, com vrios pontos do mundo, como novas ferramentas para a compreenso e construo do conhecimento. Potenciando uma maior conscincia e autonomia dos meus discentes. Bibliografia:
CASTELLS, Manuel. 2005. A Sociedade em rede: do conhecimento politica, [s.l.] Universidade Aberta MAGALHES, Lus., RODRIGUES, Maria. 2000. Rumo sociedade do conhecimento e da informao, Lisboa: Crculo de Leitores. MEIRINHOS, Manuel. 2000. A Escola perante os desafios da sociedade de informao, Bragana: Instituto Politcnico de Bragana MSI, Misso para a sociedade da informao. [2000?]. Livro verde para a sociedade de informao em Portugal, [s.l.]: Misso para a sociedade da informao. TORNERO, Jos. 2007. Comunicao e Educao na Sociedade da Informao: Novas linguagens e conscincia crtica, Porto: Porto Editora.

You might also like