You are on page 1of 8

Como fazer uma festa evanglica Como fazer uma festa evanglica Os evanglicos hoje em dia costumam fazer

eventos para animar os jovens e fazer com que eles curtam a fase da adolescncia com muita animao seguindo os princpios de Deus. bem comum ter balada Gospel em algumas regies do estado. Os jovens normalmente fazem algumas festas para animar e unir os adolescentes cristos para evitar que eles caiam na tentao do mundo. Dificuldade Instrues As igrejas costumam fazer grupos de jovens e adolescentes. As pessoas mais velhas ensinam aos mais novos os princpios da bblia. O que certo e errado, e quais as coisas do mundo que no devem fazer. Os evanglicos costumam dizer que pessoas que no frequentam a igreja so mundanos, ou seja, suas atitudes so do mundo do pecado. J os protestantes (evanglicos) devem ter uma postura diferente em relao a sua vida e forma de viver. Hoje em dia com tanta opo de diverso e apologia ao sexo, os jovens costumam ter dificuldade para se manter firme na igreja, e ser um jovem de Cristo no tarefa fcil. No estado de So Paulo e Rio de Janeiro existe algumas baladas Gospel para que os jovens se sintam mais animados e fiis diante de Deus, sem sentir vontade de ir a outros tipos de balada que tem droga, bebida e sexo. Algumas igrejas no aprovam esse tipo de comportamento e acreditam que as pessoas devem ser novas criaturas quando aceitam a Jesus. Essas igrejas acreditam que os jovens no devem sentir as mesmas vontades que os outros jovens. Mas se voc jovem de Cristo e tem vontade de fazer uma festa evanglica aqui vamos dar algumas dicas do que deve ser feito em relao ao planejamento da festa. Pense no local que voc vai realizar a festa. Depois de escolher o ambiente necessrio pensar na decorao da festa. Voc pode escrever versculos da bblia no local que escolheu para fazer a festa. Isso vai mostrar que a festa para os jovens de Cristo e a atitude deve ser diferente naquele lugar. Se divertir diante de Deus. Voc pode decorar o ambiente com globos de luzes coloridas, sem deixar o ambiente muito escuro. Escolha msicas evanglicas para tocar nesse evento. Existem DJs que tocam msicas evanglicas de diversos ritmos, s voc selecionar as que voc quer ouvir durante esse evento. No se esquea do cardpio que deve servir durante o evento. O cardpio pode conter salgados, tortas, sanduches, sucos e refrigerantes. Antes de comear a festa, faa uma orao, e mostre que os jovens de cristo tambm podem se divertir, sem bebidas alcolicas e sem drogas e claro, os jovens evanglicos fazem isso louvando a Deus.

NAMORO CRISTO ! NAMORO COISA SRIA? A paz do Senhor, irmos. Muitos jovens tm se decepcionado, ao casarem, em razo de seguirem a profecias casamenteiras. Para alguns, enganados, uma palavra supostamente proftica quanto a um(a) suposto(a) preparado(a) mais valiosa at que o prprio sentimento que sentem por algum. Ou seja, os seguidores de profecias casamenteiras so capazes de casarem com pessoas pelas quais no possuem nenhum sentimento mais forte. claro que o amor em si tambm no o suficiente, numa escolha correta, mas relacionar-se afetivamente com quem no amamos um contra-senso. Como sabemos que a pessoa que a gente est namorando realmente a que Deus escolheu para ns? A sua prpria pergunta denuncia um erro na escolha, pois ningum deve comear um namoro para fazer experincias, a fim de descobrir, no decurso do relacionamento, se vale a pena ou no continuar o namoro ou pensar em noivado e casamento. Qual deve ser a postura correta? No mundo, adota-se o ficar. As pessoas vo ficando para ver o que vai acontecer, e algumas acabam se apaixonado. Mas isso no vale para quem conhece a Palavra de Deus. Na palavra namoro no est contido o termo amor por acaso. O namoro verdadeiro para pessoas maduras, que se amam de verdade, e no para aquelas que apenas tm uma atrao passageira, no querem ficar sozinhas ou desejam fazer experincias. Para se comear um namoro, preciso ter alcanado a maturidade, perodo que s vem aps a adolescncia, que uma fase de transio entre a infncia e a juventude. Como no se trata de passatempo, mas de uma importante etapa, s deve pensar em namoro quem realmente est determinado a casar. Quem namora por namorar est comeando errado e sofrer as conseqncias (Gl 6.7). Como encontrar a pessoa ideal para casar? Primeiro, preciso orar com f e esperar no Senhor (Sl 40.1), pois Ele poderoso mesmo para preparar a pessoa certa (Pv 19.14). Ao mesmo tempo, necessrio procurar (Pv 18.22), pois em tudo, na vida, existe a parte que cabe a Deus e a que cabe a ns (Pv 16.1,2; Tg 4. . Mas o jovem cristo deve ter cuidado com os profetizadores casamenteiros (Ez 13.2,3; Ap 2.20), pois a profecia, como dom do Esprito Santo que se manifesta, usualmente, num culto coletivo a Deus, no serve, em regra geral, para ajudar os jovens crentes a encontrarem a pessoa preparada. As finalidades do dom so: edificao, exortao e consolao do povo de Deus (1 Co 14.3). Namoro coisa sria! No se deve permitir que a escolha tenha a interferncia de terceiros, exceto dos pais, que, conquanto no faam a escolha, diretamente, devem sim aconselhar e ajudar os filhos nessa tomada de deciso. A procura, em orao, deve ser segundo os critrios contidos na Palavra de Deus. necessrio priorizar qualidades como a espiritualidade (1 Co 2.14-16; 5.11), isto , a beleza interior (Pv 15.13). Muitos se preocupam demasiadamente com a beleza fsica, que enganosa (Pv 31.30). Esquecemse de que a beleza da alma a mais importante (1 Sm 16.17) e permanece mesmo com o passar dos

anos, enquanto a exterior ilusria, passageira e morrer tal como uma flor (Pv 11.22; 1 Pe 1.24,25). Deve, ainda, haver preocupao com a compatibilidade (Am 3.3). Muitos hoje dizem que isso no importante e pensam que podem namorar uma pessoa descrente para ganh-la para Jesus. Fazer isso, no entanto, o mesmo que se jogar em um poo para tentar salvar algum que l caiu. E ningum faria isso. mais fcil jogar a corda do evangelho para o no-crente se salvar, mas sem nenhum envolvimento sentimental. Depois de uma converso verdadeira (1 Co 5.11), a sim no h problemas para um namoro, posto que h compatibilidade espiritual.

Antes de comear um namoro, verifique se no h incompatibilidades espiritual, social, etria, cultural, etc. A mais perigosa a espiritual (2 Jo vv. 10,11). Considerando que a Bblia chama os incrdulos de filhos do diabo (1 Jo 3.10), no havendo, pois, meio-termo, relacionar-se com uma pessoa infiel a Deus significa ter o Diabo como sogro. E no pense que um(a) filho(a) do Diabo ter, em contrapartida, Deus como sogro, em razo de se relacionar com um(a) filho(a) de Deus, equilibrando, assim, o relacionamento. Em todos os casos de mistura (crente com descrente), sempre o servo do Senhor o prejudicado (Gn 6.1-4; 1 Co 10; 2 Co 6.14-18). H exceo nos casos de pessoas que, tendo casado nos chamados tempos da ignorncia (At 17.31), uma delas se converte a Cristo. Nesse caso, a pessoa salva que influencia positivamente a nosalva (1 Pe 3.1), como se v claramente em 1 Corntios 7. Que Deus abenoe a sua vida!

OS DESEJOS DA MOCIDADE Foge tambm das paixes da mocidade, e segue a justia, a f, o amor, a paz com os que, de corao puro, invocamo Senhor. Introduo: Opresente estudo tem por objetivo trazer considerao alguns pensamentos que envolvem uma atitude de autodisciplina crist e tem como ponto de partida o conselho do apstolo Paulo, j mencionado no nosso texto. Nosso estudo ento est resumido em duas palavras: FOGE e SEGUE A Bblia traz a resposta aos nossos problemas. Devemos ensinar a Palavra de Deus aos nossos jovens levando-os a amar as sagradas letras, e guard-las no corao. Quais so ento os desejos da mocidade? Vamos, pois penetrar neste assunto, e, deixemos que o Santo Esprito de Deus venha falar aos nossos queridos jovens. Inicialmente vamos conhecer: I. OS QUATRO PROBLEMAS BSICOS DO JOVEM. Os problemas que vamos apresentar so comuns a todos os jovens, seja qual for a sua origem, seja ela humilde ou privilegiada. 1. O Problema Gregrio. o problema do grupo. Jovens detestam o isolamento. Se o jovem no ingressa num grupo dentro da igreja, procurar ingressar noutro l fora, e nisto est o perigo.

Perigo das ms companhias Perigo dos maus ambientes.

2. O Problema da Comunicao. Como os jovens se conhecero e discutiro assuntos legtimos e de seu interesse, sem comunicao e camaradagem sadias, e sem assistncia nesse sentido?

At 2.44 . . . . . E todos os que criam estavam juntos. Juntos para que? Hb 13.16 . . . . . No vos esqueais da comunicao Ec 4.12 . . . . . O cordo de trs dobras no se quebra to depressa Lc 10.1 . . . . . E mandou-os de dois em dois Rm 12.13. . . .Comunicai com os santos nas suas necessidades. Aqui temos a comunicao crist no sentido de assistncia. Ver tambm Mt 25.40

3. O Problema Afetivo-Sexual. Os adolescentes e jovens no entendem as profundas mutaes que esto passando seus corpos. Essas transformaes psicofsicas alteram todo o seu comportamento social e emocional.

Um consultor ou conselheiro incompetente aumentar mais ainda a confuso.

Colegas (eles e elas) no tm maturidade para aconselhar nessa rea, a no ser superficialmente.

4. O Problema Vocacional. Orientao de base nesse sentido.


Quanto ao Ministrio Evanglico, se for o caso. Quanto aos estudos, carreira, profisso esta a regra geral, mesmo que o jovem tenha chamada para o Ministrio. Algum j disse que O Diabo tenta a todas as pessoas, mas que o preguioso e o desocupado tentam o Diabo. Imaginem como no tentam as demais pessoas. . . Vamos ento meditar sobre os desejos da mocidade. . .

DESEJO DE INDEPENDENCIA Paira no corao de cada jovem um desejo de ser independente, de ser absoluto, de exercer por si mesmo o comando de sua prpria vida. E tal desejo costuma se acentuar em diferentes reas da vida dos jovens. Desejo de independncia? Independncia de que? 1. Do Lar Pv 1.1; 1Rs 3.3; Pv17.6; 23.2; 15.20; 2Sm 14.28. Estranha-se da maneira como morreu Absalo o filho querido de Davi? 2. Independncia da Comunidade Lc 15.33. Pas, Estado, Cidade 3. Independncia da Igreja Lc 2.42,46; 4.16; 1 Sm 16.11. Milhares de jovens tm perdido a f nos dias que findam a adolescncia e iniciam a juventude quase sempre motivada por esse desejo de independncia da Igreja. s vezes Igreja no lhe soa atraente, existe no raro um ambiente de aparente hostilidade, desprezo ou falta de oportunidade para os jovens, os quais procuram ou so atrados a outros campos e ento se transformam em filhos prdigos. Cremos que a melhor receita para os nossos jovens se chama OCUPAO, na casa de Deus. Outro remdio que sempre funciona criar um ambiente de amor igreja dentro do lar. S isto pode bloquear o esprito de independncia da igreja que muitssimas vezes tm assaltado os jovens. 4. Independncia de Deus Mt 19.22; Ec 12.1; 1 Sm 1.28; 2.18; 1 Rs 18.12; 2 Cr 34.3. Este o ponto crucial, esta a mais triste deciso. Pior que se afastar da comunidade, afastar-se de Deus, principalmente quando esse afastamento acompanhado de raciocnios camuflados de lgicas, de que Deus no existe, a igreja est superada, a Bblia um livro obsoleto, etc. Geralmente, queles que tomam uma deciso infeliz de tornar-se independente de Deus, acabam ouvindo a seguinte sentena: Louco esta noite te pediro a tua alma ? Esta pergunta foi feita por Deus a um jovem que havia tornado-se independente de Deus. que tragdia! Que Deus guarde os nossos jovens!

III. DESEJO DE FORMOSURA BELEZA. Embora no se costume noticiar, existe dentro da maioria dos coraes jovens um sutil desejo de se projetar atravs da beleza fsica, atravs do senso esttico, dos msculos rijos, da aparncia de gal, etc. 1. Esprito de Vaidade Pv 6.25; 30.8; 1Pe 3.3,4; 1Rs16.13. 2. Esprito de Competio Et 2.3. 3. Gastos excessivos Is 55.2 4. Padro Bblico 2 Co 11.3; Pv 31.30 III. DESEJO DE ENRIQUECER. 1. Os sonhos da adolescncia. Todos ns j temos dado conta de que na imensa maioria das mentes juvenis existe um sutil desejo de tornar-se famoso e rico. Naturalmente isto faz parte dos conhecidos e universais sonhos da mocidade. O jovem precisa ser bastante vigilante nesta rea, por causa das muitas ofertas tentadoras que o mundo atualmente apresenta. Como uma frmula mgica ou misteriosa para faz-lo atingir seus objetivos. 2. As ofertas tentadoras Mt 4.8,9; 1Tm 6.9,10. As ofertas so inmeras, mas todas ilusrias. O mundo sugere que os jovens podem ser ricos atravs das diferentes formas de jogos, que no passam de ofertas perversas e trgicas. 3. O padro Bblico Gn 3.19; x 20.9; 2 Ts 3.10; Pv 24.33,34; 1Tm 6.8; Sl 34.10. A nica medicina aplicvel a conservao dos padres bblicos. As verdadeiras riquezas que devem ser almejadas e perseguidas pelos jovens cristos, so as riquezas da graa (Ef 1.7), e as riquezas da glria (Ef 2.9). V. DESEJO DE CONHECIMENTO. nsia que a mocidade tem de saber tudo. 1. A sede do Saber Ec 10.8. A sede do saber pode muitas vezes ser justificada. Fomos criados com uma mente capaz de assimilar uma infinita soma de conhecimentos. Temos sido privilegiados por Deus com a memria capaz de reter uma grande quantidade de conhecimentos. Mas nossos jovens devem ser orientados a no permitir que a sede do saber seja poluda pelo conhecimento daquilo que no produz vantagem para a nossa vida como servos de Deus. A recomendao do apstolo Paulo que cada um de ns saiba apenas aquilo que racionalmente lhe convm saber Rm 12.3.

2. Desprezo aos mais Velhos 1 Rs 12.8. Frequentemente a fome de conhecimento pode induzir a pessoa a certo desprezo pelos mais velhos, principalmente, por aqueles que no foram possibilitados de alcanar maior soma de conhecimento por sua prpria vida. [b]3. Tentaes Satnicas.[/b] O padro de conhecimento de um jovem no deve ultrapassar o limite de sua f, para o seu prprio bem. claro que no estamos sugerindo um patrulhamento naquilo que ele deve ler ou estudar, ou procurar, mas estamos paternalmente sugerindo que tenham bastante sensibilidade espiritual para no se envolver com venenos que podero eventualmente destruir todo o fundamento de sua f, arruinar por completo sua alma e sua salvao pessoal e sua comunho com Deus, (Gn 3.5; 2 Tm 4.3). VI. DESEJO DE SER AMADO. Para um jovem, coisa importante o saber se bem aceito onde se encontra. Se a igreja e o lar no lhe derem satisfao a esta necessidade, ele a procurar noutra parte. 1. Padro de amor no lar Gn 37.3; Pv 29.21; Ef 6.4. Todo ser humano tem certas necessidades bsicas. Exemplo: de se alimentar, aprovado nos testes que se submete, amado, de segurana de expresso, etc. Quando um jovem no encontra a satisfao dessas necessidades dentro do ambiente normal que o lar, ele tentado a satisfaz-las em ambiente errado. Os jovens costumam ter turbulncia em suas vidas, e mais turbulenta se tornam quando no so compreendidos pelos pais (Pv 29.21). 1. 2. Busca de Amor fora do Lar Gn 28.6-9.- Eis um grande perigo. Esa foi casa de Ismael. Casar-se com algum da linhagem de Abrao por meio da famlia de Ismael parece ter sido uma manobra para cair nas graas do pai (Gn 28. 6, e demonstrar obedincia semelhante do irmo (Gn 28.7). Mediante esse agrado aos seus pais, Esa esperava redimir o passado de delinqncia e, talvez, convencer o pai a mudar a sua vontade. Na verdade, ele aumentou a iniqidade ao acrescentar s suas esposas pags (Gn 26.34,35) uma esposa proveniente de uma famlia rejeitada por Deus. 2. 3. Falsa educao sobre o Amor Amor carnal, amor concupiscente, amor livre. VII. DESEJO DE TER UM LAR. Os jovens procuram amizade com os elementos do sexo oposto e medem s vezes, o prprio sucesso, por este meio. muito natural que haja esse tipo de relao, pois a mesma contribui para o desenvolvimento social normal. 1. 1. A escolha do Companheiro 1 Co 7.2; 2 Co 6.14. O jovem precisa fazer seleo rigorosa do melhor elemento ao seu redor. Nunca deve enamorar-se de um incrdulo.

2. 2. A concupiscncia da Carne Ec 10.11; Mt 5.28 3. 3. As razes do Casamento Ateno deum mundo em crise, a degenerao tica e moral de uma sociedade secularizada, a influncia dos meios de comunicao tm agravado bastante a situao e a estabilidade da famlia moderna. A constituio da famlia a partir do casamento civil e religioso passa a ser combatido e vista, por alguns setores da sociedade, como uma instituio falida. Unies homossexuais, casais que moram em residncias separadas, prtica da bigamia extra-oficial etc., aparecem como propostas alternativas de estruturas familiares. Apesar de essas realidades serem evidente aos nossos olhos, grande parcela da populao ainda busca no matrimnio a essncia da estabilidade para uma vida feliz. Por isso, devem os jovens buscar na Palavra de Deus orientaes para que o desejo de ter um lar, constituir uma famlia seja verdadeiramente famlia constituda como obra das mos do Senhor, e a razo principal deve ser por amor, pelo amor. Nenhum interesse mais! 4. A natureza bblica do Casamento: (1) Sagrado; (2) Indissolvel e (3) Monogmico. Alm disso, importante atentarmos para o fato de que continuaremos vivendo em um mundo em crise, repleto de injustias sociais, com um amplo processo de degenerao tica e moral, o que nos leva certeza de que devemos buscar parmetros bblicos que possibilitem nossas famlias serem obras das mos do Senhor, com lares que adorem verdadeiramente Deus e com cristos que vivam em todas as circunstncias um verdadeiro amor, pois se o Senhor no edificar a casa em vo trabalham os que a edificam. (Sl 127.1a). 5. A soluo divina para os problemas da Mocidade: Segue a justia, segue a f, segue o amor, segue a paz, segue a piedade, segue a santidade. CONCLUSO. Que cada jovem seja ungido pelo Esprito Santo o suficiente para fugir dos desejos da mocidade e manter-se completamente protegido, guardado, nessa linda fase da vida, batalhando pela f que uma vez foi entregue aos santos, inclusive os jovens (Jd 3). Estes so os desejos deste pastor para todos os jovens e que cada um se coloque nas poderosas mos de Deus para que seja uma bno, para a Igreja, a nao. Amm.

You might also like