You are on page 1of 8

nos DIAs 28 E 29, votE:

02

QuEm vEm Com tuDo no CAnsA


M A N I F E S T O

Por um DCE plural, participativo e de todos os estudantes


chapa Quem Vem com Tudo no Cansa um grupo plural e independente de estudantes da Universidade Federal do Paran. Nosso objetivo fortalecer a representatividade do DCE e trabalhar para mostrar que o estudante o verdadeiro protagonista nas decises da Universidade. Ao longo deste ano tentamos retomar a relao entre o DCE e os estudantes da UFPR, organizando projetos que envolveram desde a rea cultural e esportiva, como os Jogos de Vero e o edital artstico da sede do DCE, at bandeiras polticas ousadas, como a Paridade Qualificada nas eleies para reitor. Ao longo do ano demonstramos que ns estudantes queremos SIM participar da construo de uma Universidade Democrtica e Popular. Mostramos isso nas movimentaes estudantis dirias por uma educao cada vez melhor. Nossa ideia lutar por um Movimento Estudantil unido e propositivo, no qual as lutas por demandas estudantis se sobreponham s disputas polticas entre coletivos e partidos e concentre seus esforos por uma Universidade de Qualidade, de Carter Progressista e Socialmente Referenciada. O sectarismo e a intolerncia a posies polticas diferentes uma marca do Movimento Estudantil recente. Ns lutamos contra essas prticas e pretendemos continuar lutando. Acreditamos na construo do movimento junto com os Centros Acadmicos, enquanto um grande instrumento de representao e dilogo dos estudantes. Somos um grupo que pretende encarar os desafios que o ano de 2013 nos oferece. Questes como a ampliao da Universidade, as Parcerias Pblico-Privadas e a construo de um grande Congresso Estatuinte so s alguns exemplos das discusses que temos pela frente. Participar ir alm de simplesmente nos posicionarmos contra a privatizao do HC: pensar em alternativas para a reabertura dos mais de 150 leitos fechados do hospital. Participar ir alm de simplesmente nos colocarmos contra o REUNI: buscar formas para que a Universidade se amplie com qualidade. Acreditamos na democratizao do Ensino Superior Pblico. Queremos vencer o desgastado discurso contra a representatividade, lotando o Congresso Estatuinte com delegados estudantis preparados e dispostos a transformar a realidade universitria. Queremos fazer

tudo isso junto com voc, estudante! Ao mesmo tempo buscamos um dilogo efetivo da Universidade na sociedade, por meio dos Movimentos Sociais e da ampliao da Extenso, de forma a aproximar o conhecimento da academia com o produzido fora de seus muros. Esta aproximao tambm demonstra nosso compromisso maior de lutar por polticas educacionais cada vez melhores como um todo, tanto na UFPR (e para todas as universidades) quanto em toda a Educao Bsica. Alm disto, lutamos pelo reconhecimento do estudante como agente participante das instncias da Universidade, incitando o mesmo a tambm construir sua entidade representativa, buscando encarar, entender e ajudar a transformar a estrutura burocrtica e autoritria da Universidade. Para atingirmos nossos objetivos, e para que o Movimento Estudantil se torne cada vez mais um canal de dilogo e de organizao entre os estudantes, fundamental a manuteno de uma entidade representativa aberta, forte e legtima. Por isso, pedimos seu apoio nessas eleies. Mais que isso, pedimos que voc venha e contribua na construo de um movimento cada vez mais plural e participativo!

Participar ir alm de simplesmente nos posicionarmos contra o REUNI e a privatizao do HC: pensar em alternativas.

O sectarismo e a intolerncia a posies polticas diferentes uma marca do Movimento Estudantil recente. Ns lutamos contra essas prticas.

QuEm vEm Com tuDo no CAnsA


C O N G R E S S O E S T A T U I N T E

03

Representantes dos estudantes na Comisso Paritria de Consulta em reunio na APUFPR.

Participao dos estudantes fundamental para modernizar a UFPR

trutura atualmente em trs eixos principais: Ensino, Pesquisa e Extenso. Porm, a Extenso se encontra enfraquecida dentro da academia, seja pelo desconhecimento de estudantes, tcnicos e docentes acerca do que Extenso ou pelo pouco investimento e interesse nesse setor. necessrio um debate amplo e plural sobre o que se entende como Extenso, afim de que esta seja construda a partir do dilogo e interao entre sociedade e academia, uma relao pautada na troca de conhecimentos e saberes, estabelecida num contexto de integrao entre os atores envolvidos e vinculada ao contexto na qual se insere.

Assistncia Estudantil: bolsas maiores para quem precisa mais

m dos principais espaos de debate para o Movimento Estudantil no ano que vem ser a Estatuinte. Prevista em forma de congresso, com delegados de cada categoria eleitos entre seus pares, o espao ir rever a lgica administrativa e organizativa de toda a Universidade, de modo a moderniz-la e avanar num carter de ensino progressista e administrao eficiente. Neste sentido, a participao estudantil se faz mais do que necessria, pois somente com a nossa participao efetiva que a universidade pode realmente evoluir. Chega de deixarmos as decises nas mos dos professores e gestores, hora de agarrarmos essa oportunidade e fazer valer a nossa voz! Nossa proposta de planejamento de que o XVII Congresso dos Estudantes possa ser realizado de maneira prvia ao Congresso Estatuinte, de modo a levantarmos mais pontos importantes, definirmos de

Com a expanso da universidade e a implantao de novas maneira organizada e democrtica politicas de incluso social, mais a posio do Movimento Estudanestudantes convivem com dificultil frente a essas diversas questes e dades financeiras, e esta carndarmos embasamento aos delegacia no suprida integralmente dos estudantis do Congresso Estaapenas com as bolsas oferecidas tuinte. A seguir alguns dos assunpela Universidade. Ou seja, mantos que consideramos essenciais do ter estes alunos estudando uma ponto de vista estudantil. tarefa complicada. O DCE deve lutar para que a Paridade e maior Extenso: interao entre so- cada ano haja maiores avanos na representatividade assistncia estudantil, desde o auciedade e academia mento no valor e em quantidade de Uma das principais pautas do MoviA Universidade Pblica se es- bolsas oferecidas at pleitear outras mento Estudantil do pas formas de apoio, como acomsempre foi a valorizao do panhamento e orientao estudante nos espaos de topsicolgica e mais reas de mada de deciso, por meio da atendimento e exames nas criao de espaos paritrios. Casas de Sade da UniversiNo ano de 2012, os estudantes dade. da UFPR conseguiram uma Uma de nossas propostas grande vitria, aprovando um lutar pelo aumento do valor regimento eleitoral de eleies das bolsas de acordo com a para reitor que previa a parifragilidade econmica, visto dade qualificada, igualando o que a abrangncia das bolsas peso do voto das trs categoj quase que total em relao Presidente da CPC e estudantes com a camiseta da paridade. aos critrios estabelecidos. rias. Com o Congresso Estatuinte, temos a oportunidade de ampliar essa conquista para todos os cargos eletivos da Universidade, alm de pleitear um aumento na representatividade estudantil junto aos rgos colegiados da Universidade. Esse um passo importantssimo na luta pela real democratizao da UFPR.

04

QuEm vEm Com tuDo no CAnsA


G R E V E

este ano vivenciamos mais uma greve estudantil na UFPR, iniciada no ms de maio, aps deflagrao da greve dos professores. O DCE participou ativamente de todos os espaos do processo, lutando pelos interesses estudantis de forma democrtica e prezando pelo consenso. Porm, uma minoria de estudantes decidiu abandonar a mesa de negociao e ocupar o prdio da reitoria, ao que no teve apoio do DCE, por entendermos que a deciso havia se dado de forma premeditada e antidemocrtica. Isto ficou comprovado quando estudantes foram proibidos de entrar no prdio. Aps trs semanas sem nenhuma negociao depois da ocupao, os estudantes que ocupavam a reitoria decidiram desocup-la. Independentemente da forma como o processo se desenvolveu, suas vitrias devem ser respeitadas e garantidas. O DCE tem a obrigao de lutar pelas vitrias que ajudou a conquistar, alm de lutar efetivamente para implement-las. Assim, os membros da chapa QUEM VEM COM TUDO NO CANSA garantem cumprir sua obrigao enquanto DCE, defendendo as lutas estudantis e suas conquistas.

Cartaz do XVI Congresso dos Estudantes: qurum na plenria final depois de cinco anos.

Entidades representativas (CAs, DAs e DCE): articuladores do movimento


Os Centros Acadmicos e o DCE so, na nossa concepo, grandes meios de articulao do Movimento Estudantil. nas entidades que podemos ter uma referncia do que est acontecendo na Universidade, reivindicando a defesa dos nossos interesses. No podemos nos perder em lutas que no atingem de fato o estudante. Devemos sim nos inserir em debates e aproximar cada vez

mais a sociedade da Universidade. O Movimento Estudantil deve ser a porta de entrada para os Movimentos Sociais mais abrangentes, mas no podemos, de maneira alguma, deixar de fazer a ponte entre as pautas sociais e os interesses dos estudantes. No podemos comprometer os interesses dos estudantes pelo aparelhamento da entidade por grupos polticos de interesses alheios. As entidades representativas que temos hoje esto consolidadas como um reflexo da luta histrica pela redemocratizao do pas, psditadura militar, e deslegitim-las e afast-las dos estudantes jogar fora todo este histrico de construo do Movimento Estudantil.

Defesa das lutas e das conquistas estudantis


UFPR na comisso organizadora, o Congresso foi uma grande vitria, com qurum na plenria final. Desde 2007, isto no acontecia. Conforme o deliberado neste ano, o congresso de 2013 ser no Setor Litoral da UFPR, em Matinhos, como forma de propiciar a vivncia dos estudantes com os problemas de todos os campi da Universidade. Da mesma forma, em 2013 queremos estar novamente junto com os estudantes, valorizando e ampliando cada vez mais este espao de formao e mobilizao.

um espao intenso de discusso acerca de temas que influenciam o dia a dia do estudante e da Universidade, e que apresenta as diretrizes mnimas que o Movimento Estudantil da UFPR deve seguir durante o ano, alm de ser um espao valioso de formao poltica. Em 2012 o congresso, realizado no campus avanado de Palotina, teve como tema O pblico, o privado e a extenso, que deu grande embasamento inclusive para a conCongresso de Estudantes struo de algumas pautas da greve. Com o grande envolvimento do O Congresso dos Estudantes DCE em conjunto a demais CAs da

QuEm vEm Com tuDo no CAnsA


C U L T U R A E E S P O R T E

05

cultura considerada como formadora por muitos especialistas. Mas qual cultura? Qual formao? Quem define o que cultura? A chapa QUEM VEM COM TUDO NO CANSA prope que o estudante responda essas questes, que o estudante possa decidir, tendo liberdade para expressar sua prpria cultura. Um exemplo o prdio do DCE, que foi recentemente reformado pela atual gesto (Ns Vamos Invadir Sua Praia). necessrio que os estudantes utilizem os recursos disponveis em prol de seus projetos, ressaltando sua liberdade cultural. Por isso, todos que quiseram puderam grafitar as paredes internas do DCE. Alm disto, durante este ano o DCE UFPR ajudou a construir o Fes- Jogos de Vero em Matinhos. tival de Cultura Nuestra Amrica, que ser realizado em abril de 2013. Junto com isso, 3 bandas de estudantes da Esporte: vida saudvel UFPR iro tocar no lanamento deste e cidad festival, no dia 02/12, nas Runas do Largo da Ordem, em Curitiba. Fundamental para formao pessoal de um cidado, segundo o EsO projeto Cultura Viva prope: - Disponibilizao de instrumen- tatuto da Criana e do Adolescente, a tos musicais e espao fsico para a ex- prtica regular de esportes tambm presso artstica em todos os campi e determinante para uma vida saudvel. que isso seja autogestionado pelos es- Apesar disso, o incentivo ao esporte na Universidade ainda no suficiente. tudantes. Ns podemos nos organizar a fim - A realizao da semana cultural de transformar a Universidade em UFPR, com oficinas, bandas, poesias e busca do nosso desenvolvimento. A liberdade de criao dos estudantes. - Festival de Bandas da UFPR para organizao das atlticas hoje um contribuir na divulgao de novos ar- exemplo claro da auto-organizao estudantil em busca de um interesse tistas - Suporte burocrtico na realizao que envolve a Universidade toda. Este exemplo deve ser seguido e ampliado, dos projetos culturais estudantis. com o apoio estrutural e burocrtico

Liberdade de expresso cultural

acha que pode realizar algum tipo de oficina ou atividade no espao, entendemos que o prdio do DCE deve estar a sua disposio. Por isso, temos como proposta a criao de uma agenda diria de atividades para o segundo andar do prdio, de modo a democratizar uma estrutura que de todos os estudantes da UFPR.

Palotina, Litoral e CEM


A UFPR possui campi afastados da capital, onde concentra um grande nmero de alunos, com condies de ensino peculiares. O DCE, enquanto representante de todos os estudantes da Universidade, deve garantir esta representatividade, conhecendo cada campus. Assim, necessrio que atividades sejam descentralizadas de Curitiba, de forma atingir os estudantes e conhecer suas demandas, alm de fomentar a sua auto-organizao. Sabemos que estes campi sofrem, por exemplo, com falta de estrutura fsica (salas de aulas, prdios com problemas, etc.) e falta de professores. Todavia, compreendemos que no somos ns que devemos apontar as solues para os problemas que a chapa julga prioritrios. A chapa QUEM VEM COM TUDO NO CANSA tambm composta por vocs, estudantes dos campi Matinhos, CEM e Palotina, que conhecem melhor do que ningum suas necessidades. Assim, so vocs que devem pautar quais so as necessidades emergenciais, utilizando o DCE como ferramenta para solucion-las! Atuaremos com os conselheiros de Palotina e Litoral junto aos conselhos superiores e com os coordenadores setoriais dos campi, para que as demandas no resolvidas localmente cheguem Curitiba, para que assim possamos utilizar o DCE como ferramenta de luta para as pautas locais dos Campi afastados. O DCE deve estar aberto s demandas de todos os estudantes, no importando a distncia ou o tamanho do campus.

do DCE. Propostas: - Realizao dos Jogos de Vero 2013. - Abono de faltas para atlticas em competio - Prtica de esporte como hora formativa - Apoio na regulamentao das atlticas. - Apoio na realizao de eventos esportivos estudantis.

Reforma do prdio do DCE


Uma das principais pautas da gesto 2011/2012 do DCE UFPR foi a reforma do segundo andar do prdio da UFPR, que estava completamente deteriorado. As paredes foram pintadas, o piso trocado, novos exaustores instalados e um edital de artes foi aberto para os estudantes pintarem livremente as paredes do espao. Contudo, o espao permanece fechado na maior parte da semana por falta de atividades. Se voc tem alguma ideia ou sugesto, ou at mesmo

Paredes do DCE pintadas pelos prprios estudantes: liberdade de expresso.

06

QuEm vEm Com tuDo no CAnsA


P O L T I C A S A F I R M A T I V A S

A luta por igualdade num pas desigual

o final do ms de Agosto deste ano foi sancionada pela presidenta Dilma a Lei 12.711, que institui a poltica de cotas para acessos nas Universidades Federais e Institutos Federais de nvel mdio. Acreditamos que a luta pela ampliao do acesso a Universidade populao brasileira como um todo implica a compreenso e aceitao de nossa histria. Somos um pas desigual e estas desigualdades se configuram de

forma singular. Queremos polticas que considerem a diferena de oportunidade de acesso Educao Superior. A UFPR j aplica uma poltica de cotas desde 2004, com destinao de 20% das vagas para cotas sociais (para candidatos que cursaram os ensinos fundamental e mdio em escola pblica), e 20% para cotas raciais. Este ano ela tenta se adequar a nova lei federal. Compreendemos que necessrio discutir esta politica quanto forma como tem sido implantada e acompanhada, visto que o preconceito ocorre e, em consequncia, a evaso tambm. Historicamente o acesso ao Ensino Superior se restringe a uma elite, branca e rica, que, com melhores condies financeiras, consegue atingir maiores nveis de educao formal. As cotas se apresentam como medidas emergenciais no sentido de democratizar o ingresso dos estudantes de outras camadas sociais e raciais as

Universidades Pblicas. (Ver tabelas.) Dessa forma o DCE deve se apresentar como instrumento fundamental na luta pela manuteno e ampliao das cotas para uma maior democratizao do Ensino Superior na UFPR, com qualidade e cada vez mais acessvel. necessrio que os PPPs sejam revistos, que a assistncia estudantil seja repensada, que a dinamizao dos currculos acolha as diferentes caras do Brasil, permitindo que todos possam ocupar espaos de poder, ter vez e voz, e que a Universidade de fato represente os brasis. No cansaremos de lutar para que as desigualdades raciais e sociais ocupem cada vez menos espao na sociedade, e que a nossa UFPR seja um espao de construo cada vez mais coletiva, plural e popular.

Movimentos sociais
Acreditamos que o Movimento Estudantil deve ser combativo e comprometido com as lutas travadas em toda a sociedade. Logo, imprescindvel que o mesmo relacione-se com os diversos Movimentos Sociais, que lutam por justia social e garantia de direitos a toda populao. Dessa forma somos uma chapa que defende a luta do Movimento Estudantil junto aos Movimentos de Luta pela Terra, Movimentos de Reforma Urbana, Movimentos Sindicais, Movimento das Comunidades e Povos Tradicionais, Movimentos de

Mulheres, Movimento LGBT, e todos os demais Movimentos que lutam por uma sociedade mais igualitria, na qual todas e todos tenham acesso a uma educao pblica, gratuita e de qualidade, e que valorize as minorias na construo do conhecimento. Propostas: -Construir uma agenda que relacione as pautas dos diversos movimentos que se organizam para fora da Universidade e em seu ambiente tambm, reforando a relao com eles e portando-se como parceiro nas lutas; -No debate de Polticas Afirmativas acreditamos que a Universidade deve estar vinculada ao movimento negro, indgena e campesino. -No debate sobre o Plano Nacional de Educao, temos que buscar dialogar com sindicatos e organizaes ligadas a educao que defendem a Educao Pblica

Opresses: contra toda violncia e todo preconceito


Nos espaos da Universidade vemos, ainda hoje, atitudes por vezes naturalizadas que reproduzem lgicas machistas, homofbicas, racistas, etc. necessrio combater cotidianamente tais aes, compreendendo que as mesmas reforam condicionamentos historicamente estabelecidos na sociedade, pautados em comportamentos intolerantes e preconceituosos. Acreditamos que a sociedade deve libertar-se diariamente destes entraves, permitindo que todos possam ter pleno direito de viver enquanto negros, LGBTs, mulheres, indgenas, etc., sem correrem o risco de serem oprimidos, violentados ou insultados. preciso lutar por uma sociedade na qual nem etnia nem gnero sejam condicionantes ou sinnimos de hierarquias, preciso lutar por uma sociedade plural, horizontalizada, tolerante e aberta ao dilogo, que compreenda que cada sujeito merece ser respeitado em suas igualdades e em suas diferenas tambm.

Acesso educao da populao de 18 a 24 anos segundo cor autodeclarada. Brasil, 2009 Branco No concluram o Fundamental Concluram o Fundamental Concluram o Mdio Tiveram acesso ao Superior Total 14% 24% 34% 28% 100% No branco 28% 30% 31% 11% 100% Total 21% 27% 33% 19% 100%

Fonte: elaborao dos autores a partir de dados das PNADs/IBGE, 2009

Percentual de jovens de 18 a 24 anos, segundo a renda familiar e o acesso educao. Brasil, 2009 Mais pobres------------------------------------Mais Ricos Nvel de escolaridade No completou o Fundamental No conclui o Mdio Completou o Mdio Teve acesso ao Superior Total Quintil 1 44% 33% 21% 3% 100% Quintil 2 26% 34% 33% 7% 100% Quintil 3 15% 29% 42% 14% 100% Quintil 4 7% 21% 43% 29% 100% Quintil 5 3% 12% 26% 60% 100% Total 21% 27% 33% 19% 100%

Fonte: elaborao dos autores a partir de dados das PNADs/IBGE, 2009.

QuEm vEm Com tuDo no CAnsA


P S G R A D U A O

07

o raro, os estudantes da psgraduao necessitam das bolsas para seu sustento ou para o sustento familiar, de forma que se observa a necessidade de ampliao das bolsas, da fiscalizao das atividades de contrapartida relacionadas a elas, bem como o desenvolvimento das pesquisas em condies adequadas e o aprendizado em servio em espaos de excelente formao tcnica, tanto no ambiente quanto junto aos profissionais que acompanham os residentes. O Congresso Estatuinte ser um espao interessante pra discutir os convnios de parcerias em pesquisa, debater a poltica institucional de ps-graduao e combater veementemente a abertura de ps-graduaes pagas, revendo as ps pagas j abertas. importante frisar que em nenhum momento aceitaremos que os mestrandos/doutorandos sirvam como mo de obra barata na substituio de professores, bem como que os residentes substituam a falta de profissionais tcnicos! Por fim, o Frum de Ps-Graduao da UFPR visto como um espao legtimo de organizao dos ps-graduandos, de tal forma que nos propomos a lutarmos pela ampliao do debate e desenvolvimento de atividades neste espao de dilogo. Ampliam-se, assim, as possibilidades de participao estudantil de psgraduandos diante da Universidade.

Respeito pela pesquisa e condies de estudo

PNE: nosso papel na histria


O Movimento Estudantil, junto com aos demais segmentos da sociedade civil organizada, vem participando e visualizando a construo do PNE 2011- 2020 desde 2010, com as conferncias municipal, intermunicipal, estadual e nacional de educao, lutando e caminhando para a construo do Sistema Nacional de Educao. A CONAE mobilizou cerca de 3,5 milhes de brasileiros, dentre eles estudantes, trabalhadores e todos aqueles que se preocupam com a educao, os quais, num processo democrtico e participativo, propuseram diretrizes bases para a construo do atual PNE que est em processo de aprovao no Congresso Nacional. importante ressaltar a vitria histrica conquistada h pouco tempo e que ser contemplada com este plano: a destinao de 10% do PIB para a educao! Acreditamos que os estudantes da UFPR devem se apropriar das discusses sobre educao e participar ativamente desse processo de anlise e acompanhamento do PNE que ocorrer na CONAE em 2013/2014, assim propomos: - Promover ciclos de debates com o Setor de Educao; - Mesas de debates com os estudantes nos setores, sobre Ensino, Pesquisa e Extenso, a fim de garantir a indissociabilidade desses eixos necessrios a nossa formao; - Realizar uma Pr-Conferncia municipal de educao com os estudantes da UFPR; - Incentivar a participao dos estudantes nas etapas municipais, estadual e nacional da CONAE e articulao com a educao bsica.

Conferncia Nacional de Educao em 2010.

de licenciatura no decorrer de sua formao, que esto: na integrao universitria, nos projetos de extenso e pesquisa interdisciplinares, em professores capacitados que conhecem o contexto desses cursos, na articulao das reas de conhecimento com as prticas necessrias na formao dos professores, na falta de troca de experincias e debates sobre a educao entre os estudantes de licenciaturas, entre outros. Acreditamos que a formao dos professores compe a base para o enfrentamento, a construo e o acompanhamento das polticas pblicas educacionais. Desta forma, essencial fomentar a integrao dos Licenciaturas: o desafio de estudantes de licenciaturas, possibiconstruir polticas pblicas litando desde a formao a (des) para toda educao construo das relaes desejveis entre os profissionais da Educao. Nossa Universidade oferta 14 Assim, a chapa QUEM VEM COM cursos de licenciatura, ou seja, cur- TUDO NO CANSA se comprosos de formao de professores. mete a apoiar os estudantes de licenConhecemos algumas das dificul- ciaturas, propondo: dades enfrentadas pelos estudantes

- Aproximar os estudantes das licenciaturas; - Contribuir, fomentar e dar apoio nas reformulaes do PPPs desses cursos, atravs da constituio de fruns, grupos de estudos, de debate e de trabalho, interagindo com estudantes, professores e tcnicos; - Incentivar a participao em projetos como o PIBID e fomentar a proposio de projetos de extenso interdisciplinar por parte de professores e estudantes; - Incentivar, apoiar e promover as iniciativas dxs estudantes e CAs, de debates sobre educao; - Incentivar a participao e a representatividade dos desejos e saberes dos estudantes no Centro de Articulao das Licenciaturas (CEALI), recentemente criado na UFPR com a finalidade de discutir e propor polticas de formao de professores, bem como unir os cursos de Licenciatura, seus estudantes, professores e comunidade externa em um espao de discusso e deliberaes.

As ps-graduaes na UFPR dividem-se em scritu sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (residncias mdicas e multiprofissional). A primeira com objetivo de formao focada no desenvolvimento de pesquisas e possvel docncia, e a segunda focada no aprendizado em servio, na otimizao da formao tcnica.

08

QuEm vEm Com tuDo no CAnsA

Veja quem Quem Vem Com Tudo No Cansa


Coordenao Geral de Administrao e Financias Salem Ibrahim - Eng. Civil Coordenao Geral de Conselhos Hellen Rosa (Piu) - Eng. Bioprocessos Coordenao Geral de Coordenaes Setoriais Dbora Reis Schnekemberg - Pedagogia Coordenao Geral de Cultura, Esportes e Comunicao Marcus Vincius Ribeiro (Nego) - Eng. Ambiental Coord. Geral de Ensino, Pesquisa, Extenso e Formao Poltica Lays Gonalves da Silva - Cincias Sociais Coordenao de Ensino, Pesquisa, Extenso e Formao Poltica: Robson Simes - Cincias Biolgicas (Palotina), Diego Mendona Domingues - Eng. Civil, Danniele de Oliveira (Danny) - Geografia Coordenao de Comunicao, Cultura e Esportes: Eduardo Galvo - Eng. De Produo, Diogo Cunha Vigano - Cincias Biolgicas (Palotina), Fernanda Bueno Rodrigues Comunicao Social, Mariana Felix - Eng. Eltrica Secretaria Geral Arthur Wistuba - Tecnol. em Comunicao Institucional Coordenao de Cincias Agrrias: Joo Francisco Jagielski de Mira - Agronomia, Henrique Corra - Medicina Veterinria; Lucas Carvalho Costa - Eng. Industrial Madeireira, Vinicius Costa Martins - Agronomia, Valria Adriano (Tia) - Eng. Florestal, Anderson Mendes Souza - Eng. Florestal, Andr Gabardo - Agronomia Coordenao de Cincias Biolgicas: Fernando Jos da Silva (Duffy) - Cincias Biolgicas e Juliana Calixto - Cincias Biolgicas Coordenao de Educao: William Barbosa - Pedagogia, Catarina Rielli Vieira - Pedagogia, Rita de Cssia Brambila - Pedagogia, Thalita Gomes - Pedagogia Coordenao de Cincias Exatas: Vitor Recacho - Fsica Coordenao de Cincias Humanas: Carlo Giacomitt - Letras, Gabriel Frigo (Salsicha) - Cincias Sociais, Fernanda Bueno Rodrigues - Comunicao Social, Mariana Dutra Teixeira - Cincias Sociais, Bianca Kaizer de Oliveira Cincias Sociais Coordenao de Cincias Jurdicas: Georgia Carolina Gomes - Direito Coordenao de Cincias Sade: Jheniffer Loureno Farmcia; Jessica Gomes Moraes - Odontologia, Luiz Guilherme Gonalves - Medicina Coordenao do Cincias Sociais Aplicadas: Renan dos Santos Carinha - Cincias Econmicas Coordenao de Cincias da Terra: Bruna Bordignon - Geografia, Ramiel Duarte - Geografia; Eduardo Lopes - Geografia, Amanda Antunes - Eng. Cartogrfica, Robera Hollatz - Eng. Cartogrfica Coordenao de Educao Profissional e Tecnolgica: Dbora Cristina dos Santos - Tecnologia em Comunicao Institucional, Gilberto Vieira Junior - TADS Coordenao do campus Palotina: Robson Simes - Cincias Biolgicas (Palotina), Mariane Sasso - Medicina Veterinria (Palotina), Celso Frana de Almeida - Tecnologia em Biocombustveis, Bruno Lopes da Silva - Tecnologia em Biocombustveis, Diogo Cunha Vigano - Cincias Biolgicas (Palotina) Coordenao do Litoral: Guilherme Mincewicz - Fisioterapia, Murilo Mendes da Silva - Tecnologia em Gesto do Turismo, Rennata Orrico de Azevedo - Cincias, Janelize Nascimento Felisbino - Gesto Ambiental Coordenao de Tecnologia: Diego Mendona Domingues - Eng. Civil, Eduardo Galvo - Eng. De Produo, Eduardo Henrique Costa - Eng. Mecnica, Irma Salazar Bay - Eng; Ambiental, Mariana Felix - Eng. Eltrica, Theo Roorda Eng. Bioprocessos
Ambiental, 4; Mariana Calixto (Mari) - Engenharia Ambiental, 4; Fernanda Calheiros Pimentel (Ferzinha) - Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia, 2; Juliana Kobilansky - Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia, 3; Mayra Pacheco Pereira - Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia, 3; Tas Franco - Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia, 3; Marcela Silvestre Dias - Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia, 3; Surya Buss - Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia, 3; Giane Triches - Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 1; Douglas Renato dos Santos (Dod) - Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 3; Mariane Bacic Gehring - Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 4; Leticia Yanase - Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 5; Camila Zardo - Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 5; Amanda Antunes - Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 5; Roberta Hollatz Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 3; Rodrigo Fantin Xavier Silveira (Fantin) - Engenharia Cartogrfica e de Agrimensura, 4; Bruno Otavio Schmidt (Burns) - Engenharia Civil, ltimo ano; Rodrigo Gonalves Wolff (Fofo.Abelha) - Engenharia Civil, 4; Giovanni Volpato Feferbaum (Gi) - Engenharia Civil, 3; Luiz Calhau (Kiko) - Engenharia Civil, 2; Gabriel Perdonsini Vieira (Xinxa) - Engenharia Civil, 4; Ana Julia Alves Egg Monteiro - Engenharia Civil, 2; Hugo de Carvalho Paes Leme - Engenharia Civil, 5; Fabianno Lemos Cavalheiro (Fba) - Engenharia Civil, ltimo ano; Diego Jose da Silva - Engenharia Civil, 5; Gustavo Pahl (Polaco) - Engenharia Civil, 2; Bruna Granconato - Engenharia Civil, 3; Fernando Rodrigo Teixeira (Pinky!) - Engenharia Civil, 5; Fernando Frana (Frana) - Engenharia Civil, ltimo ano; Leandro Brito de Gouva (Bin Laden) - Engenharia Civil, ltimo ano; Jos Augusto Giordano (Lasanha) - Engenharia Civil , 1; Felipe Yamagutt dos Anjos (Texuguinho) - Engenharia de Produo, 3; Lucas Panga Catanho (Panga) - Engenharia de Produo, 4; Eduardo Henrique Valle - Engenharia de Produo, 2; Fabio Muggiati Santos - Engenharia Eltrica, 3; Jos Roberto Salazar Bay (Chobe) - Engenharia Eltrica, ltimo ano; Everton Gomes - Engenharia Eltrica, ltimo ano; Arthur Brambilla Barreira (Bauru) - Engenharia Florestal, 4; Felipe Schumacher Santanna (Schumacher) - Engenharia Florestal, 3; Nathan Sanches - Engenharia Florestal, 4; Caroline Rodrigues (Carol) - Engenharia Florestal, 3; Andr Cravo - Engenharia Florestal, 3; Thalita Thome - Engenharia Florestal, 3; Fabola Dy Ftima dos Santos (Fabi) Engenharia Florestal, 5; Renan Santos - Engenharia Florestal, 2; Andr Felipe Back - Engenharia Florestal, 1; Cristian Grecca Turkot - Engenharia Industrial Madeireira, 3; Ariadne Thiele Gabriel (Adi) - Engenharia Industrial Madeireira, 4; Cleriston Sidnei Martins (Bika) - Engenharia Industrial Madeireira, 4; Emilin Joma - Engenharia Industrial Madeireira, 4; Victor Gonalves - Engenharia Industrial Madeireira, 4; Vinicius Mayer de Lima - Engenharia Industrial Madeireira, 4; Marcus Vincius Martins (Feijo) - Engenharia Mecnica, 4; Lucas Botto Portugal Nogara - Engenharia Mecnica, 4; Guilherme Campestrini (Campe) - Engenharia

Conselhos superiores
COPLAD - Titulares Hellen Rosa (Piu) - Eng. Bioprocessos Salem Ibrahim - Eng. Civil Jos Olivir de Freitas Junior - Letras rico Massoli - Mestrado Sociologia Suplentes Bruno Lopes da Silva - Tecnologia em Biocombustveis Gustavo Gonalves da Silva - Eng. Civil Theo Roorda- Eng. Bioprocessos Eduardo Galvo - Eng. De Produo CEPE - Titulares Rachel Bragatto - Doutorado Sociologia Mariane Sasso - Medicina Veterinria (Palotina) Gabriel Frigo (Salsicha) - Cincias Sociais Marcus Vincius Ribeiro (Nego) - Eng. Ambiental Suplentes Lauren Machado Pinto - Mestrado Medicina Interno Diego Mendona Engenharia Civil Rita de Cssia Brambila - Pedagogia Lays Gonalves da Silva - Cincias Sociais CONCUR - Titular Marcel Vaz Zanardine - Eng. Eltrica Suplente Renan dos Santos Carinha - Cincias Econmicas CAEX - Titulares Danniele de Oliveira (Danny) - Geografia Catarina Rielli Vieira - Pedagogia Suplentes Janelize Nascimento Felisbino - Gesto Ambiental Irma Salazar Bay - Eng. Ambiental
Mecnica, 4; Brenno Biscaia de Medeiros - Engenharia Mecnica, 4; Bruno Bassani - Engenharia Mecnica, 4; Rafael Broliani (Disco) - Engenharia Mecnica, 5; Vitor Schroeder - Engenharia Mecnica, 5; Eduardo Cuffa - Engenharia Mecnica, 3; Loanis Joanidis - Engenharia Mecnica, 3; Gabriel Furtado - Engenharia Mecnica , 5; Eduardo Henrique Costa (Costa) - Engenharia Mecnica, 2; Paula Heroso Moreira; Paula; Farmcia, 2; Ana Luiza Fabiano (Aninha) - Farmcia, 2; Letcia Wzorek (Le) - Farmcia, 2; Ana Paula Maciel Gurski (Anica) - Farmcia, 3; Murilo Cereda; Muka; Farmcia, ltimo ano; Luana Naue - Farmcia, 5; Douglas de Andrade (Dag) - Farmcia, 3; Paulo Henrique de Moraes (Moussa) - Filosofia, 4; Augusto Brandini Neto (Augustinho); Filosofia Marinha, ltimo ano; Bruna Yamaguchi - Fisioterapia, ltimo ano; Cintia Souzza - fisioterapia, 2; Bruna Leticia Santos (Bruninha) - Fisioterapia, 2; Bruna Leticia dos Santos - Fisioterapia, 2; Ana Luiza Boldrini Werneck do Carmo (Ana Banana) - Fisioterapia, 2; Audrin Said Vojciechowski - Fisioterapia, 2; Indaiara Felisbino (Daia) - Fisioterapia, ltimo ano; Rafael Jamur - GE, ltimo ano; Gabriela de Menezes Fernandes (Gabi) - Geografia, 2; Nathan Rodrigues de Lima - Geografia, 2; Ana Caroline de Oliveira Chimenez (Aninha) - Geografia, 2; ngelo Ricardo de Andrade Menegatti - Geografia, ltimo ano; Guilherme da Silva - Geografia, ltimo ano; Thiago Vinicius de Almeida (Fidel) - Geografia, ltimo ano; Anna Paula Scherer Lino - Geografia, 1; Anderson Dias - Geografia, 2; Gleyton Silva - Geografia, 3; Gisele Fernanda Xavier - Geografia, 4; Ana Paula Mikosik - Geografia, ltimo ano; Daiane Nazrio - Geografia, 1; Douglas da Rosa - Gesto Ambiental, 4; Murilo Souza Melo dos Santos - Gesto de Turismo, 1; Felipe Pupo - Letras, ltimo ano; Jssica Chelsea Cassiano Alves Letras, 2; Thayse Letcia Ferreira - Letras, 3; Reinaldo Alexander Franco Zaruvni (Rei)- Letras, 3; Elisa Tisserant de Castro - Letras, ltimo ano; Hellen Suzy dos Santos - Letras, 3; Diogo Simo - ltimo ano; Patricia Sobczynski Gonalves - Letras, ltimo ano; Hellen Suzy dos Santos - Letras, 3; Srgio Maciel - letras, 1; Pedro Costa - Medicina, 2; Ricardo de Brito Gonalves (Nego) - Medicina Veterinria, ltimo ano; Eduardo Chemim Weber (DudS) - Medicina Veterinria, 5; Ricardo Nissen (Rica) - Medicina Veterinria, 3; Miguel ngelo Jarek - Medicina Veterinria, 3; Rafael Marques (Peo) - Medicina Veterinria, 4; Joo Hugo Vieira (Jo) - Medicina Veterinria, 3; Guilherme Augusto Minozzo (Guila) - Medicina Veterinria, 4; Ricardo Antonio da Silva - Medicina Veterinria, 3; Hugo Richard Dck - Medicina Veterinria, 4; Julia Dall Anese - Medicina Veterinria, 5; Sharif Zardo Hamdar - Medicina Veterinria, 2; Aline Mariane Dias - Nutrio, ltimo ano; Priscila Moschetta (Pri) - Pedagogia, 1; Fernanda Moll Santos - Pedagogia, 1; Henrique Manini (Rato) - Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas, 2; Wueverton Miguel Fontoura Gonalves (Nego) - Terapia Ocupacional, 4; Bruno Jos Ogibowski (Ogibowski) - Zootecnia, 4; Giovane Vicente Costa - Zootecnia, 2.

Apoios
Henrique Pedro Serbena Glasmeyer - Administrao, 4; Joo Francisco Jagielski de Mira (Tiozinho) Agronomia, 2; Bruno Cezar Bastos Ruano (Ruano) Agronomia, 3; Maiko Wille Vieira Gonalves Agronomia, 2; Cristina Hermoso (Cris) - Arquitetura e Urbanismo, 3; Ana Luiza Alves - Arquitetura e Urbanismo, 3; Ivan F. Colao - Arquitetura e Urbanismo, ltimo ano; Rafael Helbourn Fusco (Fusco) - Arquitetura e Urbanismo, 4; Raul Solano Ribeiro - Biologia, 1; Lucas Neves Videira - Biologia, 1; Douglas Tadeu Costa Cettina - Biologia, 2; der Gonalves Queiroz - Biologia, 2; Mariane Kowalschuk Domingues - Biologia, 2; Bruna Montes Luz - Biologia, 1; Daniel Pamplona - Biologia, 2; Adonis Freudenburg Pereira - Biologia, 2; Saritha Suellen Lopes da Silva - Biologia, 2; Wesley Rodrigo dos Santos - Biologia, 1; Carlos Henrique Alves Jesus - Biologia, 2; Jefferson Farias de Cristo - Biologia, 5; Carla Cristina Cicarello - Biologia, 2; Lyvia Renata Boutin - Biologia, 4; Ana Paula Araujo Correa - Biologia, 2; rica Xavier - Biologia, 2; Isadora Pozzettii - Biologia, 4; Lucas Katsumi (Japons) - Biologia, 4; Lucas Enes - Biologia, 1; Fabiene Faiffer (Fabi) - Biologia, 1; Charles Sezyshta; Charlinhos Biologia, 4; Andr Wrubleski - Biologia, 1; Camila Nery da Silva - Biologia, 2; Heron Cazn - Biologia, 5; Carlos Matuella Nickel - Biologia, 1; Amanda Ventura Firmino - Biologia, 1; Allyfer Ziemmer - Biologia, 1; Carla Barreto Rodrigues Biologia, 1; Lorena Euclydes - Biologia, 1; Mariana Melo Gogola - Biologia, 4; Franciele Maria dos Santos - Biologia, 4; Lennon Jesus Meira (Jesus) Biologia, 3; Evelyn Souza Bayer - Biologia, 1; Evelyn Souza Bayer - Biologia, 1; Mariana Verssima Vieira (Verssima) - Biologia, 1; John Stanke Brito - Biomedicina, 1; Yohana Friedrich - Biomedicina, 3; Patrick Leandro Baptista (Patrick) - Ciencias Sociais, 5; Daniel Mittelbach - Cincias Sociais, 2; Thiago De Castro Seman Cuflat - Cincias Sociais, 2; Fbio Kizahy Zraik Baracat - Cincias Sociais, 2; Dhyeisa Lumena Rossi - Cincias Sociais, 4; Daniel de Albuquerque (Ferla) - Cincias Sociais, 2; Bruna Maier dos Santos - Cincias Sociais, 4; Luiz Fellipe Deon - Cincias Sociais, 2; Joelcyo Vras Costa - Cincias Sociais , 3; Ricardo Andr - Economia, ltimo ano; Ricardo Al Godoy - Economia, ltimo ano; Gustavo Henrique Marafigo da Cruzm (Gari) - Engenharia Ambiental, 1; Joo Gustavo Maltaca (Bombom) - Engenharia Ambiental, 1; Angelo Eduardo Soares (Tico) - Engenharia Ambiental, 5; Felipe Wakaiti Igarachi (Dalai) - Engenharia Ambiental, 4; Jessyca Petry Dalazen (J) Engenharia Ambiental, 3; Jlia Nagafuti dos Santos (J) - Engenharia Ambiental, 3; Fbio Bortoloto Valebona (Fabinho)n - Engenharia Ambiental, 3; Aline Tavares - Engenharia Ambiental, 3; Muriel Szymanski (Muri) - Engenharia Ambiental, 3; Barbara Dumont (B) - Engenharia Ambiental, 3; Aline Arajo (Alininha) - Engenharia Ambiental, 4; Ana Carolina de Medeiros (Ana Cachinhos) - Engenharia

You might also like