You are on page 1of 19

Congregao Batista Betesda

Rua Francisco Xavier de Oliveira s/n Logradouro-PB CEP: 58254-000

VOZES DA HARPA

LOGRADURO 2012

A graa e a paz!

Louvo a Deus pela sua deciso de se dedicar ao canto, louvar a mais bela forma de se mostrar Grato ao senhor. Esta apostila um apanhado de de tudo o que o senhor tem ensinado ao longo do meu tempo de estudo, foi feita muita pesquisa,apaguei e escrevi diversas vezes esta introduo,num nico penamento, tentar fazer essa apostila com mximo de excelncia possvel. Ento querido aproveite esse material o mximo possvel faa todos os exerccios seja disciplinado e constante. reserve um tempo do seu dia para exercitar aos exerccios propostos . E lembre-se, o motivo de estarmos estudando toda quinta .de ter reservado um tempo do meu dia para escrever essas linhas para honrar o Senhor,como est escrito.

Portanto, quer comais quer bebais, ou faais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glria de Deus. I Corntios 10:31

Guarde em seu corao esse entendimento e o Vozes da Harpa ser uma beno maior do que j na sua vida,na minha e na de todos os que te ouvirem .

A graa e a Paz redentora de Jesus. jlios Csar Fernandes da Costa

Mandamentos do Corista
I No ters outros maestros diante de ti quando cantares; II No fars para ti do maestro um dolo, no te distraias com a congregao, nem com teus colegas ou coisa semelhante; III No cantars com esprito de competio e de vaidade, mas somente para honrar e glorificar a Deus; IV Lembra-te dos ensaios e apresentaes. S pontual, presta o mximo de ateno durante os mesmos, no conversando, brincando ou fazendo qualquer coisa em vo; V- Obedece o teu maestro, observando atentamente a regncia para que o coral esteja sempre em franco progresso; VI- No matars a alegria dos cnticos com as tristezas que te vm de fora; VII- No adulterars o esprito da msica a ser cantada; VIII- No furtars o nimo dos que desejam cantar bem; IX- Respeita os outros coralistas como a ti mesmo, ainda que no cantem com boa voz quanto a tua; X- No cobiars outros Corais, nem outros maestros, nem outros cantores, nem mesmos as msicas que os outros cantam

por: Gerson Gorski Damasceno

PRA COMEO DE CONVERSA Antes de iniciarmos pra valer nossos estudos, tenho alguns conselhos a dar : 1 - Concentrar-se: * Procure um local tranquilo, livre de rudos ou o mais silencioso possvel; No inicie os exerccios se no tiver tempo disponvel para conclu-los. Considere que a rotina de exerccios aqui encontrados leva por volta de 45 minutos para ser executada, estudar canto exige ateno (percepo, sensaes, etc), esta ateno voc no ter caso sua mente esteja voltada para outras coisas (horrio, por exemplo), ou seja, necessrio

esquecer que existe um mundo l fora e voltar sua ateno exclusivamente para voc. 2 - No perder a concentrao: Ocorre de voc no conseguir mais se concentrar, ou demorar para atingir novamente o estado de concentrao anterior quando voc interrompido durante seus estudos? Se voc respondeu sim, voc um ser humano normal (tanto quanto eu), e eu s conheo uma forma de evitar que isto acontea: necessrio pedir a todos que no lhe interrompam durante seus estudos. 3-evite faltar aos ensaios: no ensaio que corrigimos os erros , retiramos certos vcios.

4-seja humilde: seja sempre receptivo a novas informaes afinal todos estamos, aqui para aprender no mesmo?

5-leve a serio cada exerccio : alguns exerccio aparentemente parecem piada ou uma brincadeira de mal gosto ,ms pense comigo se no fosse importante no estaramos o colocando em pratica no mesmo? Venha a cada estudo de peito aberto e sincero .novamente afirmo coloque de lado o preconceito lembre-se que cada exerccio um meio que justificar o fim.

COMO ANDAR DE BIBLICLETA... Quando crianas e estamos a aprender a andar de bicicleta por diversas vezes camos no ? Ao subirmos na bicicleta empreendemos uma concentrao tal que o mundo parece sumir restando apenas a bicicleta e o obstculo a frente ,aps praticarmos bastante passamos a usar a bicicleta no modo ''altomatico'' ,isto , pedalamos sem nem perceber . ai onde quero chegar. Um dos assuntos que mais me so peguntados a respeito da respirao questes como: porque no consigo concluir a frase ? Porque me falta folego ?porque isso porque aquilo? A resposta est na maneira como respiramos . A respirao um mecanismo importante para a fonao, seja no canto ou na fala. Sua coordenao deve ser muita bem realizada por alunos e profissionais pois uma incoordenao poder levar o indivduo a uma fadiga vocal, falta de ar, e at mesmo levar a problemas mais srios envolvendo alteraes das pregas vocais decorrente de abusos: disfonias. Um cantor que no respira corretamente no controla bem a sada de ar e, consequentemente, no sustenta uma nota afinada por muito tempo entre outros problemas facilmente resolvveis com uma noo bsica de respirao.

Existem pelo menos trs tipos de respirao: 1. Respirao predominantemente superior (torcica ou torxica); 2. Respirao predominantemente inferior (diafragmtica abdominal baixa); 3. Respirao mista.

Respirao predominantemente superior (torcica ou torxica)

a que se realiza atravs da movimentao da parte superior dos pulmes. Este tipo permite a entrada mnima de quantidade de ar, ou seja, de oxignio. A capacidade respiratria se torna diminuda. muito frequente nas mulheres e registrada principalmente quando o indivduo est em constante estado de tenso, angstia, ansiedade. Quando tal respirao se realiza, podemos notar a elevao da regio superior do trax, principalmente ombros. Registra-se portanto: Maior tenso localizada na regio do pescoo e ombros; Maior desgaste de energia durante o mecanismo da respirao.

Respirao predominantemente inferior (diafragmtica abdominal baixa)

a que se realiza atravs do preenchimento total dos pulmes devido ao movimento do diafragma, verifica-se a entrada de maior quantidade de ar e oxigenao de todo o pulmo. Ocorre normalmente quando se est em estado de repouso. No caso de fonao, a voz pode ser produzida por qualquer tipo de respirao, porm sua qualidade torna-se superior se o indivduo utilizar uma respirao inferior. Registra-se portanto: Menor tenso localizada Menor desgaste de energia e consequentemente o aumento da capacidade respiratria.

Respirao mista
aquela que apresenta tanto movimentao superior quanto inferior. Embora seja melhor que a primeira no a indicada. Ocorre geralmente em indivduos que ainda no automatizaram o tipo predominantemente inferior, apesar de j terem iniciado o trabalho especfico. A respirao ideal a predominantemente inferior: mais profunda que superficial, de ritmo regular com alteraes entre a rpida e a lenta, de acordo com a situao de fala ou de emoo. A respirao um mecanismo importante para a fonao, seja no canto ou na fala. Sua coordenao deve ser muita bem realizada pelos profissionais pois uma incoordenao poder levar o indivduo a uma fadiga vocal, falta de ar, e at mesmo levar a problemas mais srios envolvendo alteraes de cordas vocais decorrente de abusos, como o caso de ndulos.

Sinta sua respirao inferior

1- Coloque uma mo na barriga e a outra no peito: Inspire e expire. Observe qual das mos vem para frente primeiro na inspirao. Se a da barriga vier para frente primeiro, parabns! Se a do peito vier para frente, treine at conseguir respirar sem levantar os ombros e sem estufar o peito.

2- Solte todo o ar murchando a barriga. Fique algum instante sem respirar. Relaxe a barriga para fora deixando o ar entrar naturalmente sem forar sua entrada. Se voc fizer isso algumas vezes, perceber que o ar entrar sozinho, pois sua entrada acontece naturalmente. (Esse exerccio tambm serve para a elasticidade da musculatura).

Problemas com respirao invertida.

O ar tomado na parte superior do trax e determina esforos no nvel dos ombros, do

pescoo e dos msculos larngeos. Durante a fonao, o ventre se contrai, se imobiliza, o bloqueio diafragmtico, o que torna impossvel os movimentos naturais deste msculo. A voz spera por falta de agilidade da musculatura respiratria

O Diafragma

O diafragma o principal msculo da respirao (de todos!) situado na base do pulmo, na altura do abdmen. Quando inspiramos, o trax se alarga e o diafragma, contrado, fica numa posio baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando o ar sai na expirao, o diafragma sobe. Simples assim, porm complexo. A funo do diafragma impulsionar e controlar a sada de ar para a vibrao das pregas vocais (cordas vocais). Para a produo da voz importante pensar na respirao como um nico movimento. O cantor sempre est numa atitude de inspirao, mantendo o trax aberto e o diafragma abaixado. Nessa condio ele tem todo o controle (apoio) necessrio para cantar.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Desfazendo mitos:
O diafragma, um msculo muito importante na respirao, apresenta forma de guarda-chuva aberto e separa o pulmo da

cavidade abdominal. Na inspirao o diafragma se retifica com a entrada do ar e massageia as vsceras, porm no se respira com e nem pelo diafragma e tambm no se canta pelo mesmo. Na verdade o que o aluno de canto aprende controlar melhor o fluxo de ar que sai dos pulmes em direo laringe e s pregas vocais.

Exercitando os pulmes

EXERCCIO-1

Inspirar expandindo o trax. voc deve sentir o alargamento das costelas flutuantes,mais ou menos na altura da cintura. no levante os ombros nem estufe o peito!cuide tambm para que a musculatura do pescoo no esteja tencionada. sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sanfona). EXERCCIO-2

Repetir o ex. 1, desta vez fazendo o som "sssss... "(contnuo) durante a expirao. procure manter o som homogneo, estvel, sem variao de intensidade, e durante um tempo confortvel, sem exageros. EXERCCIO 3 Repetir o ex. 1, agora fazendo sons bem curtos em "s " (stacatto). a cada som corresponde uma expanso do trax (como se quisesse alargar ainda mais a cintura).

EXERCCIO 4 Alternar os exerccios 2 e 3 fazendo sssssss.(stacatto/contnuo).

EXERCCIO 5 Repetir os exerccios com os sons de ch e depois com f. marque o tempo confortvel para manter um som contnuo, homogneo, sem oscilaes (sss,ch,fff). A partir deste tempo bsico, comece aumentar sua capacidade,mas sem perder a qualidade.

Observao: note que mudanas na sua rotina-como dormir mais tarde do que o custume,uma gripe forte,uma situao estressante,etc- podem afetar significativamente o seu desempenho. Quando isto ocorrer, no desanime, use esta constatao a seu favor,ampliando sua capacidade de autoconhecimento. saber como funciona o seu corpo fundamental para quem quer cantar. 1 Inspire (conte at 3) expire (conte at 3) 5 minutos 2 inspire (conte at 5) expire (conte at 5) 5 minutos 3 inspire (conte at 2) expire (conte at 7 ) 5 minutos Na hora de cantar, no culto, numa reunio, em pblico, show, se ficar nervoso, faa exerccio numero 2 para acalmar os nervos e cantar melhor. 15 Exerccios a serem feitos andando: 1 inspire (ao tomar 3 passos) expire (ao tomar 3 passos) 5 minutos. 2 inspire (ao tomar 5 passos) expire (ao tomar 5 passos) 5 minutos. 3 inspire ( ao tomar 2 passos) expire (ao tomar 6 passos) 5 minutos. 4 inspire (ao andar de um poste de luz para outro) expire (ao andar de um poste de luz para outro) 5 minutos.

Pode ser necessrio andar rapidamente, para fazer este ltimo exerccio.

Podemos aprender muito sobre respirao olhando um beb. A respirao de um beb correta, ele faz uso intenso do diafragma em sua respirao (abdmen), note a barriga de um beb quando ele inspira... a expanso abdominal... ...note que seu trax quase no se move ao inspirar, e muito menos em seus ombros. Olhe agora as figuras abaixo.

Imagem retirada do livro novo mtodo de canto popular .

forma errada de respirao d-se o nome de clavicular, ela ocasiona tenses desnecessrias e prejudiciais ao canto. A forma correta da respirao d-se o nome de abdominalintercostal ou costo-diafragmtica (esta compreende o uso do diafragma atravs das musculaturas abdominais e intercostais). necessrio que voc entenda (a princpio) e passe a dominar (posteriormente) esta forma de respirar, s assim voc conseguir um bom *apoio e por conseqncia desenvolver seu melhor canto. Saiba que respirar bem o primeiro e o mais efetivo passo para um bom canto.

Exerccios de respirao 1- Respirao de limpeza - Respire calma e profundamente por 3 vezes (respirao nasal), na quarta respirao, inspire e retenha o ar por 4 segundos, junte os lbios (como se fosse assoviar) e expire (com vigor) o ar atravs da boca, ento mantenha-se assim por 2 segundos (vazio) e tente expirar o restante de ar de seus pulmes, repita o processo por 6 vezes (sempre iniciando pelas 3 respiraes profundas). 2 - Respirao profunda - Tampe a narina esquerda e aspire o ar pela narina direita profundamente durante 4 segundos, contenha a respirao durante 16 segundos, tampe a narina direita e exale pela narina esquerda durante 8 segundos, prossiga o exerccios invertendo-o, tampe a narina direta e aspire pela narina esquerda profundamente durante 4 segundos... ....repita o exerccio por 6 vezes. Com o tempo e conseqente evoluo, passe a usar a relao 8, 32, 16 para este exerccio. 3 - Respirao diafragmtica rtmica - Cante uma escala de oito notas partindo da nota DO, cante esta escala em trs tempos 3/4 (como numa valsa 1,2,3,1,2,3,1,2,3,1,2,3...), e faa a respirao no

terceiro tempo.Ento voc cantar a escala da seguinte forma : DO, R, p, MI, FA, p, SOL, LA, p, SI, DO... ( p = respirao = pausa de um tempo) Voc dever executar a escala ascendente e descendente, ento voc cantar a escala da seguinte forma:DO, R, p, MI, FA, p, SOL, LA, p, SI, DO, p, DO, SI, p, LA, SOL, p, FA, MI, p, RE, DO...

* Apoio = controle consciente do diafragma atravs da musculatura abdominal e intercostal, afim de aplicar o volume de ar aspirado para fonao (comprimindo o abdmen).

Importante: Esta respirao ( p ) no ser uma respirao convencional, o objetivo do exerccio respirar usando o diafragma, ento leia atentamente o pargrafo abaixo e veja o que voc deve fazer:

Durante a pausa voc ir articular a letra P ( a letra P na fala tem o som P + E = PE, no isso o que queremos), o som que estamos procurando o som da articulao labial, e apenas do P (como o som de um champagne ao ser aberto), articule o P sem adicionar o som ressonantal do E (ser somente o ar estourando em seus lbios), ao mesmo tempo voc usar a musculatura abdominal (lembre-se de no respirar, no puxe o ar), apenas faa seu abdmen se expandir rapidamente no exato momento em que voc faz o P com os lbios e abre a boca (assim voc ter conseguido todo o ar de que precisa para cantar as prximas notas da escala, e at mais algumas se necessrio fosse), da mesma forma use o diafragma para obter o apoio necessrio para cantar, contraia o abdmen ao cantar as notas da escala. Resumidamente... ...respirar = barriga para fora... ...cantar = barriga para dentro.

OBS: Voc poder cantar a escala ininterruptamente por horas, se assim quiser, * sem respirar, o ar ser aspirado com o ato de voc expandir seu abdmen (diafragma), e ao cantar voc obter a "presso" necessria para emitir um bom som contraindo o abdmen (diafragma). Podem ocorrer dores abdominais caso voc repita muitas vezes o exerccio, isto normal devido a musculatura ainda no estar acostumada a tal esforo, caso sinta dores pare com o exerccio, e retome-o em outra sesso de estudos, aconselho que voc repita o exerccio de seis a oito vezes (este um nmero de repeties que no dever lhe ocasionar problemas), lembre-se, as escalas deve ser cantadas ininterruptamente (como se fossem uma coisa s, numa s sequncia, ter incio e fim, mas no ter meios).

* Sem respirar = no respirar convencionalmente (expandir o abdmen), o que no deixa de ser uma forma de respirar, porm desta forma no se tem a sensao da respirao como a que conhecemos, mas note que sempre existe o ar necessrio para a fonao, mesmo no sentindo a entrada do fluxo de ar.

Com a repetio frequente dos exerccios voc ir ventilar(respirar) de forma altomatica assim como fazemos na bicicleta .

Aquecendo as pregas vocais


Como aquecermos o nosso corpo antes de algumas atividades fsicas assim tambm devemos aquecer sempre a nossa voz principalmente antes de uma apresentao ou ensaio, assim no estaremos comprometendo a sade vocal. Ao aquecer a voz estamos na verdade: o aumentando a elasticidade, o aumentando a extenso da voz, o melhorando o timbre e vrias outras coisas. Importante: quando aquecemos a voz no se preocupar com afinao... mas sim em buscar o estado fsico,mental,psquico com tenso controlada das cordas vocais e msculos envolvidos no processo respiratrio. EXERCCIOS Obs.: Antes do aquecimento estar sempre relaxado (fazer sempre os exerccios de relaxamento) 1-abrir a boca 20x . 2-esticar e encolher a lngua 20x. 3-rotao da lngua 20x. 4-glissando:(rrrr)- comece nos tons mdios e termine nos tons agudos durante uns trs minutos; 5-mastigao selvagem-ama-ama, (ressonncia). 10 Obs.: Se caso esses exerccios no serem o bastante para o seu aquecimento, procure um fonoaudilogo..

Como aquecemos a nossa voz de imensa importncia o desaquecimento vocal .

Deve ser feito aps o canto ou qualquer espcie do uso da voz. O desaquecimento serve para colocar posicionar as cordas vocais na linha mdia, pois aps o esforo,elas esto separadas. EXERCCIOS GLISSANDO (rrrr), iniciar nos tons agudos e terminar nos tons graves durante uns trs minutos. BOCEJO-15X RESSONNCIA(HUM-SUAVE); TRABALHO DE LBIOS faz vibrar por fora das cordas vocais (D-R-MI-R-D)

AQUECIMENTO LARNGEO

Ateno especial deve ser dada laringe, pois ela um dos mais importantes e delicados aparelhos do nosso sistema vocal. de extrema importncia que voc possa sentir como ela est. Para fazer isso utilize sua prpria mo movimentando sua laringe suavemente para os lados, para cima e para baixo.

(Os exerccios a seguir foram retirados da apostila de canto popular da EMB-ESCOLA DE MSICA DE BRASILA e
foram elaborados pela prof.: Valria Klay, 2004, 2o edio.)

1. Bocejo mudo - tcnica de bocejar sem som, impedindo a ponta da lngua de recuar, como ela faria naturalmente.

2.Sustinho tragar o ar muito suavemente com um pouquinho de som.

3. Flexo vocal abrir e fechar a garganta (movendo as pregas vocais) muito suavemente sem respirar.

4.

Navio - soprar inflando as bochechas com um som muito suave.

5.

Careta esticar a lngua para fora da boca, com fora, depois relaxe.

6. Lbios de Peixe movimentar relaxadamente o orbiculares dos lbios, fazendo uma articulao exagerada das vogais UAI UAI, sem som.

7. Careta com Lbios de Peixe (mastigando) fazer os ltimos dois movimentos ( ou seja, usar a lngua e os orbiculares) simultaneamente enquanto se conta, em voz suave, at 10.

Importante Todos os exerccios devem ser executados com muita ateno respirao e o uso do diafragma, controlando o ar expirado, sem forar a garganta. Alm desses exerccios, o aquecimento com vocalizes, trabalhando vogais e consoantes com boa articulao, em escalas, trades ou ttrades, tambm devem ser feitos ao menos uma hora antes de cantar, por vinte minutos, no mnimo. (Nota: Valeria Klay)

FICANDO ''RILEX''

essencial eliminar as tenses antes de cantar, e isso que faremos primeiramente. O relaxamento evita que voc sobrecarregue o seu corpo com tenses e desgastes desnecessrios, e no caso do cantor(a), o seu instrumento o prprio corpo! EXERCCIOS PARA RELAXAMENTO

1- Com os olhos fechados, comece a massagear a cabea com as pontas dos dedos (lavar a cabea), ao mesmo tempo v eliminando todo e qualquer pensamento.

2 - Alternando a palma da mo e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto).

3 - Movimente a cabea para um lado e para outro (direita, esquerda) como se quisesse encostar a

orelha nos ombros (no mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabea para frente e para trs, por ltimo faa movimentos de rotao com a cabea.

4 - Com os braos soltos ao longo do corpo, faa movimentos de rotao dos ombros, para frente e para trs.

5 - Separe os ps, semi-flexione os joelhos (nunca faa nenhum exerccio com a perna esticada e tencionada) e ento comece vagarosamente a executar o movimento de rotao dos quadris (rebolar) alterne este movimento entre direita e esquerda.

6 -Junte os ps, coloque as mos sobre os joelhos, faa agachamentos de forma bem lenta, tanto ao abaixar quanto ao levantar, sinta ao levantar que a sola de seus ps so os pontos de fora que lhe traro a posio ereta. 7 - Com as pernas e os ps bem soltos, de chutinhos no ar. Saiba que no existe quantidade certa de exerccios (principalmente em se tratando de relaxamento),voc deve descobrir qual a quantia ideal de repeties de cada um dos exerccios, execute todos os exerccios de forma bem solta e com toda calma. Nunca imponha fora aos movimentos ou tencione seus msculos ao executar os exerccios, respeite os seus limites, e esteja sempre atento s sensaes que cada um dos exerccios lhe trazem. Observe se voc bocejou durante a execuo da rotina e terminou com uma leve preguia, estes so sinais de que voc executou bem sua rotina e atingiu o objetivo final... ...relaxar.

You might also like