You are on page 1of 2

Resumo do projeto VOLTA Proposies, aes e metas.

AO

SAMBA:

O PROJETO CULTURALVOLTA AO SAMBA: um projeto scio-cultural/educacional que idealizo desde 2006. O projeto cultural VOLTA AO SAMBA consiste numa srie de aes que visam no apenas mostrar minha produo cultural, mas, atender a uma defasagem scio cultural (e sei que muita pretenso falar assim, porm...) que permeia a regio centro do RS. Em que pese o imenso legado cultural aqui deixado pelos escravizados de origem Bantu (o linguajar, a msica a vaneira por exemplo vem da habanera, a milonga, o malambo - a culinria, e, as prticas religiosas: a Umbanda e a Quimbanda so instituies de origem Bantu sincretizadas com os cultos e crenas catlicas e amerndias) no se d a conhecer tal legado. Nem mesmo se menciona a contribuio desses povos escravizados. Pois, meu projeto se divide em partes distintas que se entrelaam para reforar mutuamente a mesma ideia de continuidade: - A publicao de um livro, um estudo etnomusicolgico (em progresso de escrita) sobre a antiga tradio Bantu do QUICUMBI. Ritmo de origem angolano-conguesa presente na regio central do RS (Rio Pardo e Cachoeira) desde o sculo XVIII. O livro relata o surgimento da tradio do QUICUMBI em nossa regio, manifestao de origem Bantu pertencente ao assim chamado Ciclo das Congadas. Um baile dramtico com festa de coroao dos Reis do Congo. Tal estudo pretende chamar a ateno e comprovar sua relevncia para a estruturao do Samba tal como est conformado meldica e ritmicamente hoje em nossa regio, e contar as causas de seu desaparecimento no incio do sculo XIX, bem como o ressurgimento dos festejos populares sob a gide do carnaval de rua em meados dos anos 30. (Um tero da tiragem do livro ser doado s instituies de ensino superior e a bibliotecas). - A publicao de uma Cartilha em quadrinhos para a distribuio na rede pblica escolar, contendo a histria da festa do QUICUMBI pelas ruas da cidade de Cachoeira num tempo em que no existia o carnaval de rua. Essa narrao ser realizada por um personagem que existiu: Tio Isaas, um negro velho que vivia de empreitar capinas e outros servios vizinhana no Bairro Santo Helena, em Cachoeira. Que, tal um grit africano, deliciava a quem quisesse ouvilo com suas histrias (e suas estrias) sobre as passagens de sua vida. Quando em 1975 eu tinha oito anos, Tio Isaas seguidamente era chamado para carpir o grande terreno e preparar alguns canteiros para hortalias, na poca ela contava j quase 80 anos. Pois, ele ir conduzir a narrativa da histria do QUICUMBI para crianas e adolescentes. O Argumento da Cartilha est sendo finalizado. (A cartilha se destina distribuio gratuita, na totalidade de sua edio sendo possvel o download gratuito desse material). - A gravao de um CD contendo 20 composies inditas de minha autoria, com ou sem

parceria de outros autores. Composies que remetam temticas dos elemento afro sul riograndense, especificamente o de nossa regio. Que, potica e ritmicamente estejam de acordo com sua tradio folclrica e suas prticas de vida. (Um tero da tiragem do CD se destina distribuio gratuita, bem como metade do repertrio contido no CD ser ofertado gratuitamente via download pela internet). - A circulao de um show gratuito, por 20 cidades do RS no espao de um ano. Priorizando as localidades da regio central do RS, donde se originou e irradiou a tradio do QUICUMBI. - Realizao de oficinas gratuitas abertas aos alunos da rede escolar pblica: Oficina de iniciao Musical (Violo Brasileiro); Oficina de Percusso (Ritmos Brasileiros); Oficina de Capoeira (privilegiando a solidariedade, a concentrao, o foco da ateno e o desenvolvimento psico motor da criana e adolescente); Oficina de Teatro, contemplando a criatividade, a coeso, atuao em grupo, o despertar da identidade de grupo e a solidariedade (baseado no teatro brechtiano). A realizao de palestras abertas comunidade sob o tema: A MSICA POPULAR NO PROCESSO DE RECONSTRUO DA IDENTIDADE. (Audiovisual).

Minha inteno ofertar isso de forma gratuita... No ano passado ainda no Rio de Janeiro tentei por minha conta e risco rascunhar um projeto com a ajuda de minha amiga Nthaly Weber integrante da CUFA RS. Infelizmente nossa inexperincia e a inexperincia da CUFA em projetos dessa monta no surtiram resultado e o patrocinador em potencial a companhia OI de telecomunicao achou muito caro o oramento final apresentado de um milho e trezentos mil reais aproximadamente.

You might also like