You are on page 1of 5

PROTENAS

Protenas so molculas muito importantes em nossas clulas. Elas esto envolvidas em praticamente todas as funes celulares. Cada protena dentro do corpo tem uma funo especfica. Algumas protenas esto envolvidas no apoio estrutural, enquanto outros esto envolvidos no movimento corporal, ou na defesa contra germes. Protenas variar em termos de estrutura, bem como funo. Eles so construdos a partir de um conjunto de 20 aminocidos e tm distintas formas tridimensionais. Abaixo uma lista de vrios tipos de protenas e suas funes. Funes de protena Anticorpos - so protenas especializadas envolvidas na defesa do organismo a partir de antgenos (invasores). Uma forma anticorpos destruir antgenos e, imobilizando-os de modo que eles podem ser destrudos por clulas brancas do sangue.

Protenas contrteis - so responsveis pelo movimento. Exemplos incluem actina e miosina. Estas protenas esto envolvidas em msculo contrao e movimento.

Enzimas - so protenas que facilitam as reaes bioqumicas. Eles so muitas vezes referidos como catalisadores porque acelerar as reaes qumicas. Exemplos incluem a lactase enzimas e pepsina. A lactase quebra a lactose acar encontrada no leite. A pepsina uma enzima digestiva que trabalha no estmago para quebrar protenas nos alimentos.

Protenas hormonais - so protenas mensageiras que ajudam a coordenar as atividades de certas corporais. Exemplos incluem a insulina, a oxitocina, e somatotropina. A insulina regula o metabolismo da glicose, controlando a concentrao de acar no sangue. A ocitocina estimula as contraes em mulheres durante o parto. A somatotropina um hormnio de crescimento que estimula a produo de protenas em clulas musculares.

Protenas Estruturais - so fibrosas e fibrosas e de apoio. Exemplos incluem a queratina, colgeno, elastina e. Queratinas fortalecer revestimentos de proteo, como cabelo, penas, plumas, chifres e bicos. Colgenos e elastina fornecer suporte para os tecidos conjuntivos como tendes e ligamentos.

Protenas de Armazenamento - armazenar aminocidos. Exemplos incluem a albumina e casena. Albumina encontrada em claras de ovo e casena uma protena base de leite.

Protenas de transporte - so protenas transportadoras de molculas que se movem de um lugar para outro em torno do corpo. Exemplos incluem hemoglobina e cito cromos. A hemoglobina transporta o oxignio atravs do sangue. Cito cromos operam na cadeia de transporte de eltrons como protenas transportadoras de eltrons. Observaes: - Pode-se dizer que as protenas so polmeros de aminocidos o que em suas molculas existem ligaes peptdicas em nmero igual no nmero de aminocidos presentes menos um. - Pode-se dizer, tambm, que os aminocidos so monmeros dos peptdeos e das protenas. - Polmeros so macromolculas formadas pela unio de vrias molculas menores denominadas monmeros. Nota - Uma molcula proteica contm desde algumas dezenas at mais de 1.000 aminocidos. O peso molecular vai de 10.000 a 2.800.000. A molcula de hemoglobina, por exemplo, formada por 574 aminocidos e tem peso molecular de 68.000. Justifica-se, assim, o fato de as molculas proteicas estarem includas entre as macromolculas. Classificao: podem-se classificar as protenas em trs Grupos: - Protenas simples - So tambm denominadas de homoprotenas e so constitudas, exclusivamente por aminocidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminocidos por hidrlise. Pode-se mencionar como

exemplo: -As Albuminas - So as de menor peso molecular - So encontradas nos animais e vegetais. - So solveis na gua. Exemplos: albumina do plasma sanguneo e da clara do ovo. As Globulinas - Possuem um peso molecular um pouco mais elevado. - So encontradas nos animais e vegetais - So solveis em gua salgada. Exemplos: anticorpos e fibrinognio.

As Escleroprotenas ou protenas fibrosas - Possuem peso molecular muito elevado. - So exclusivas dos animais. - So insolveis na maioria dos solventes orgnicos. Exemplos: colgeno, elastina e queratina.

Protenas Conjugadas So tambm denominadas heteroprotenas. As protenas conjugadas so constitudas por aminocidos mais outro componente no proteico, chamado grupo prosttico. Dependendo do grupo prosttico, tem-se: Protenas conjugadas grupo prosttico . Como, protenas , pigmento , hemoglobina, hemocianina e cito cromos . Fosfoprotenas cido fosfrico casena (leite) .

Glicoproteicas carboidrato mucina (muco). Lipoprotenas lipdio encontradas na membrana celular e no vitelo dos ovos Nucleoprotenas cido nucleico ribonucleoprotenas e desoxirribonucleoprotenas. Protenas Derivadas As protenas derivadas formam-se a partir de outras por desnaturao ou hidrlise.Pode-se citar como exemplos desse tipo de protenas as pro teoses e as peptonas, formadas durante a digesto. Caractersticas: Natureza macromolecular - Possuem um tamanho compreendido entre 0,001 a 0,2 mm (mm = micrmetro) de dimetro formando, na gua, uma soluo coloidal. Natureza anftera Constituem, pois, o melhor Sistema Tampo do organismo.

Estrutura: os nveis de organizao Molecular de uma protena so: Primrio - representado peia sequencia de aminocidos unidos atravs das ligaes peptdicas. Secundrio - representado por dobras na cadeia (a - hlice), que so estabilizadas por pontes de hidrognio. Tercirio - ocorre quando a protena sofre um maior grau de enrolamento e surgem, ento, as pontes de dissulfeto para estabilizar este enrolamento. Quaternrio - ocorre quando quatro cadeias polipeptdicas se associam atravs de pontes de hidrognio, como ocorre na formao da molcula da hemoglobina (tetrmero).

Nota - A forma das protenas um fator muito importante em sua atividade, pois se ela alterada, a protena torna-se inativa. Esse processo de alterao da forma da protena denominado desnaturao, podendo ser provocado por altas temperaturas, alteraes de PH e outros fatores.

A desnaturao um processo, geralmente irreversvel, que consiste na quebra das estruturas secundria e terciria de uma protena.

Nota - uma protena difere de outra: 1) Pelo nmero de aminocidos: uma protena A formada por 610 aminocidos de determinados tipos e ordenados numa certa sequencia. Uma protena B formada pelos mesmos tipos de aminocidos, na mesma sequncia, mas em nmero de 611. A protena B ser diferente da A apenas por conter uma unidade a mais.

2) Pelo tipo de aminocidos: uma protena C apresenta, num certo trecho de sua molcula, aminocidos corno valina, glicina, leucina, triptofano, treonina, alanina e arginina. Uma protena D, formada pelo mesmo nmero de aminocidos e na mesma sequncia que a protena C, apresenta nesse trecho os aminocidos valina, glicina, isoleucina, triptofano, treonina, alanina e arginina. Apenas pelo fato de na protena C haver leucina no trecho de molcula considerado, as protenas C o D so diferentes.

3) Pela sequncia dos aminocidos: uma protena E formada, em determinado trecho de sua molcula, pelos aminocidos cistena, serina, metionina, leucina, histidina e lisina. Uma protena F formada pelos mesmos amincicidos, mas, no tracho em exame, h uma inverso na posio de dois deles; cistena, metionina, serina, leucina, hstidina e lisina. Por causa disso, as protenas E e F so diferentes.

4) Pelo formato da molcula: as molculas proteicas assumem determinados formatos , quando os formatos de duas molculas so diferentes, elas tambm o so. Conclui-se, ento, que podendo repetir-se vontade os 20 tipos de aminocidos e, ainda, combinando-se de vrias formas a partir das diferenas que acabamos de examinar, uma clula podem produzir muitas protenas diferentes. Imaginam-se, ento, quantas protenas podem ser produzidas por todos os seres vivos.

You might also like