You are on page 1of 36

FRANCINE RAMOS

A CRTICA LITERRIA EM BLOGS: LEITORES COMENTAM A LITERATURA

Monografia apresentada ao Curso de Letras da Universidade de Sorocaba, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Licenciatura em Letras Portugus-Ingls. Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes Coordenador:

SOROCABA 2012 FRANCINE RAMOS 1

A CRTICA LITERRIA EM BLOGS: LEITORES COMENTAM A LITERATURA

Monografia apresentada ao Curso de Letras da Universidade de Sorocaba, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Licenciatura em Letras Portugus-Ingls.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes

SOROCABA 2012

AGRADECIMENTOS

Jeniffer Santos, que sempre contribuiu com informaes importantes para este trabalho. Alex Sens, pelas conversas literrias. Erika Saab, pelas reflexes sobre todos os assuntos. A Teylor Soares, pela pacincia. Mara Nidia Silva, por estar sempre presente, at quando estou ausente. minha me, Jucineide Arimatea Ramos, por tudo.

A vida um sonho, o despertar que nos mata. Quem nos rouba os sonhos, rouba-nos a vida. Virginia Woolf.

SUMRIO
RESUMO..................................................................................................................... 6 ABSTRACT ................................................................................................................. 7 INTRODUO ........................................................................................................... 8 FUNDAMENTAO TERICA ............................................................................... 10 O QUE BLOG .......................................................................................................... 10 RESENHA (UM GNERO TEXTUAL) E A INTERNET ............................................... 16 TEORIA DA LITERATURA AUTOR, OBRA, LEITOR E PBLICO .......................... 19 ANLISE LITERRIA ............................................................................................... 22 METODOLOGIA ...................................................................................................... 24 ANLISE DE DADOS ............................................................................................... 31 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 34 REFERNCIAS ......................................................................................................... 35

RESUMO

A crtica literria em blogs: leitores comentam a literatura


O presente trabalho ir analisar blogs especializados em literatura, procurando identificar anlises literrias em textos sobre romances da literatura de lngua inglesa e portuguesa. Foram analisados cinco blogs que publicam opinio sobre a literatura. Foram lidos mais de quatro textos de cada blog e selecionado um texto de cada blog para a anlise sobre o contedo publicado, a forma como os blogs comentam a literatura e se os textos publicados possuem caractersticas de anlise e crtica literria. Os blogs comentam literatura atravs de resenhas. Dos cinco blogs lidos, quatro possuem caractersticas de anlise literria, um blog no possui essa caracterstica. H cultura acontecendo na rede mundial de computadores, h pessoas engajadas em comentar a literatura, em querer entend-la. E essas pessoas so simples apreciadoras de livros que possuem a delicadeza de ver a literatura no apenas como livros numa prateleira e sim como um objeto de arte, onde possvel aprender, entender e perceber melhor a humanidade. Palavras-chave: internet, literatura, blog, cibercultura, anlise literria, crtica literria

ABSTRACT

Literary critical in blogs: Readers comment on the literature


This study will analyze blogs specialized in literature, identifying analyzes texts on literary novels in the English language literature and Portuguese. We analyzed five blogs that publish review of the literature. Were read more than four of every blog texts and selected a text of each blog for the analysis on the content posted, how blogs and comment on the literature published texts possess characteristics of literary critical and analysis. The literature blogs commenting through reviews. Read the five blogs, four have characteristics of literary analysis, a blog does not have this feature. There culture happening in the world wide web, there are people engaged in the literature review, in wanting to understand it. And these people are simply appreciative of books that have the courtesy to not only see literature as books on a shelf, but as an object of art, where you can learn, understand and better understand humanity. Keywords: internet, literature, blog, cyberculture, literary analysis, literary critical

Introduo
Esta pesquisa ir analisar cinco blogs especializados em literatura, procurando identificar teorias literrias. Cheguei a este tema por apreciar a leitura dos blogs que possuem a caracterstica de publicaes eletrnicas, ou seja, blogs destinados a passar informaes sobre um determinado assunto, que neste caso a literatura, e tambm por reconhecer os blogs como uma ferramenta de busca de novas leituras que proporcionem, alm do aprendizado, a satisfao de que a internet pode ser um meio prtico de adquirir e fornecer informaes sobre a literatura. Outro fator importante haver relativamente poucos estudos sobre os blogs voltados a resenhas de livros e a comentrios sobre literatura. Justifico a minha escolha porque vivemos um momento de transio sobre a forma pela qual buscamos informaes. Antigamente, utilizvamos a biblioteca, emprestvamos alguns livros e perguntvamos aos nossos professores, amigos e familiares. Hoje, alm das bibliotecas, temos a internet, podemos utiliz-la como um ambiente de pesquisa e, principalmente, como um local onde possvel produzir informao e adquiri-la de uma forma prtica, confortvel e de acordo com os nossos interesses. Assim temos a definio de Paz (2003, p. 6):
Os diversos usos da internet fazem com que novas ferramentas apaream ou que antigas sejam renovadas, num ciclo contnuo de construo e apropriao social que caracteriza tudo o que seja tecnologia e que, muitas vezes, certamente, toma caminhos nunca pensados quando da sua criao. Assim, a tecnologia por ela mesma no iria muito longe se no fosse seu carter social que pode lhe conferir a capacidade de adaptar-se s necessidades sociais, estendendo suas possibilidades de continuar existindo at que haja uma quebra de paradigma e uma inovao socialmente aceita a torne obsoleta. O uso reconstri e ressignifica, a exemplo do weblog, que de simples registro de atividades realizadas num servidor tornou-se poderosa ferramenta integradora e reprodutora de relaes sociais.

H blogs que desenvolvem contedos a partir de um gosto pessoal pela literatura, ou seja: o blogueiro, a partir de referncias pessoais, define suas leituras e apresenta na web, atravs de resenhas, suas opinies sobre um livro ou um autor. Esta pesquisa pretende traar um panorama do contedo que esses blogueiros apreciam para, dessa forma, contribuir para a tecnologia e a literatura, pois estima-se que o nmero de total de blogs, atualmente, gire em acima de meio milho, de acordo com a revista 8

Wired. E, no entanto, o fenmeno ainda muito pouco estudado pelos pesquisadores (RECUERO, 2003, p.1). O ano de 2002 representa um marco na histria dos blogs, pois foi quando comearam a surgir os blogs com caractersticas de publicaes eletrnicas. As primeiras formas de blog eram caracterizadas por dirios virtuais, onde o tema principal era a exposio pessoal, conforme definio de Vidal (2003, p.3):
Por volta de 2002, esta ferramenta comea a se tornar um fenmeno no Brasil, com intensa disseminao ao longo do ano de 2003... Comeou-se a perceber que o blog no era somente um dirio de adolescente, podendo ser tomado tambm como veculo para divulgao de contedos literrios.

Ou seja, com a evoluo das tecnologias e da comunicao, o formato de publicao na web chamada de blog tambm utilizada por pessoas que apreciam a literatura e querem divulg-las na internet, o que chamado de publicaes eletrnicas. Assim define Recuero (2003, p. 1):
Publicaes Eletrnicas So weblogs que se destinam principalmente informao. Trazem, como revistas eletrnicas, notcias, dicas e comentrios sobre um determinado assunto, em geral o escopo do blog. Comentrios pessoais so evitados, embora algumas vezes apaream.

Assim, as questes que esta pesquisa pretende responder so: 1.) De que forma os blogs comentam a literatura? 2.) Os textos apresentados em blogs possuem caractersticas de anlise e/ou crtica literria?

Fundamentao Terica
O que blog
Blogs existem porque a internet tambm existe. Tudo comeou em 1945 quando a Inglaterra e os Estados Unidos construram grandes mquinas de calcular que armazenavam programas e eram usadas pelos militares. A partir de 1970 que o conceito de microcomputadores comeou a aparecer e, consequentemente, os projetos com computadores em rede que, ento, originou a internet (LEVY, 1999. p.32).
Sem que nenhuma instncia dirigisse esse processo, as diferentes redes de computadores que se formaram desde o final dos anos 70 se juntaram umas s outras enquanto o nmero de pessoas e de computadores conectados inter-rede comeou a crescer de forma exponencial. (LEVY, 1999. p. 33)

Em meados de 1997 que apareceram as primeiras publicaes que hoje chamamos de blogs. O maior salto s ocorreu em 1999, com a criao do Pitas, o primeiro site do tipo faa-seu-prprio-blog, destinado ao internauta sem conhecimentos de linguagem HTML. Logo depois, surgiu o Blogger, hoje a mais popular ferramenta para a construo de blogs. (OLIVEIRA; FADEL; 2004, p.8). No Brasil, os blogs literrios comearam a se destacar por volta de 2003, quando comeou-se a perceber que o blog no era somente um dirio de adolescente, podendo ser tomado tambm como veculo para divulgao de contedos literrios. (VIDAL; AZEVEDO, 2008. p.3/4) Os blogs podem ser feitos por qualquer tipo de computador, e tambm por qualquer pessoa, com ou sem conhecimento de informtica, pois eles so de fcil acesso, formatao e publicao, ou seja, as facilidades na confeco e na manuteno, assim como as possibilidades que os autores dos blogs tm de publicar textos e imagens sem restries, contriburam para a rpida popularizao dessas pginas (NICOLACIDA-COSTA, 2007,

p.5). Os blogs esto inseridos no que chamado de espao virtual,

tambm chamado de comunidade virtual. Este espao no deve ser reconhecido como algo sem estrutura ou superficial, no sentido da qualidade de quem contribui para esse espao, pois conforme Levy (1999, p. 130), uma comunidade virtual no irreal,

10

imaginria ou ilusria, trata-se simplesmente de um coletivo mais ou menos permanente que se organiza por meio do novo correio eletrnico mundial. Uma melhor definio para comunidade virtual imaginar que pessoas tm interesses em comum e quando h um encontro entre elas, acontece a troca de experincias, ideias e informaes. Por meio da internet as pessoas tambm podem realizar esse encontro, gerando, assim, uma comunidade virtual. Ainda citando Levy (1999, p. 130) temos o seguinte exemplo:
Os amantes da cozinha mexicana, os loucos pelo gato angor, os fanticos por alguma linguagem de programao ou os intrpretes apaixonados de Heidegger, antes dispersos pelo planeta, muitas vezes isolados ou ao menos sem contatos regulares entre si, dispem agora de um lugar familiar de encontro e troca. Podemos, portanto, sustentar que as assim chamadas comunidades virtuais realizam de fato uma verdadeira atualizao (no sentido da criao de um contato efetivo) de grupos humanos que eram apenas potenciais antes do surgimento do ciberespao. A expresso comunidade atual seria, no fundo, muito mais adequada para descrever fenmenos de comunicao coletiva no ciberespao do que comunidade virtual.

ALONGE (2006, p.10) informa que blog pode ser definido como um canal de comunicao e que se disseminou rapidamente e atingiu nveis internos de proliferao de debates e discursos sobre variados temas e questes. A caracterstica ser mais uma prtica comum e cotidiana existente na internet, ou, como informa LEVY (1999, p. 17), o ciberespao, a cibercultura:
O ciberespao (...) o novo meio de comunicao que surge da interconexo mundial de computadores. O termo especifica no apenas a infra-estrutura material da comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo cibercultura, especifica aqui o conjunto de tcnicas (materiais e intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespao.

Olhando o que temos em nossa volta: toda a tecnologia encontrada diariamente em nossas rotinas, temos a sensao de uma grande revoluo digital, mas isso no de agora, pois, conforme define CHARTIER apud NICOLACI-DA-COSTA (2007, p.3), desde a antiguidade grega e romana at a contemporaneidade, novas tecnologias geraram diferentes suportes textuais que, por seu turno, deram origem a diversas revolues da escrita e da leitura. Ou seja, o acontecimento blogciberespao-cibercultura no difere das outras descobertas de comunicao, no

11

podemos relacion-la como melhor ou pior, apenas uma revoluo natural do desejo de aprimoramento de comunicao. Levy (1999, p.129) realiza a seguinte reflexo:
Em geral um erro pensar as relaes entre antigos e novos dispositivos de comunicao em termos de substituio. (...) O cinema no eliminou o teatro, deslocou-o. As pessoas continuam falando-se aps a escrita, mas de outra forma. (...) O desenvolvimento das comunidades virtuais acompanhe, em geral, contatos e interaes de todos os tipos. A imagem do indivduo isolado em frente sua tela muito mais prxima do fantasma do que da pesquisa sociolgica. Na realidade, os assinantes da Internet (estudantes, pesquisadores, universitrios, executivos sempre em deslocamento, trabalhadores intelectuais independentes etc.) provavelmente viajam mais do que a mdia da populao (...). No nos deixemos, portanto, cair em armadilha de palavras.

Ento, sem preconceitos sobre quem so e o que fazem as pessoas que utilizam blogs como uma ferramenta de interao, comunicao e busca por outras pessoas com os mesmos interesses culturais, partiremos para um maior entendimento sobre como funciona a estrutura de um blog, no do ponto de vista da engenharia do software, mas do ponto de vista de um simples usurio da rede mundial de computadores, a internet. H vrios formatos de blogs que podem ser definidos por trs tipos: dirios eletrnicos, publicaes eletrnicas e mistas. Os dirios eletrnicos compreendem os blogs pessoais, onde o tema a vida do prprio blogueiro; publicaes eletrnicas so blogs com caractersticas mais especficas, sendo organizados por temas que variam muito, como exemplo: blogs sobre ecologia, sobre esttica, sobre cinema, etc; publicaes mistas so blogs que tratam tanto da vida do blogueiro, quanto algum tema especfico. Abaixo uma definio de RECUERO (2001, p.1) mais detalhada desses trs tipos:
Dirios Eletrnicos So os weblogs atualizados com pensamentos, fatos e ocorrncias da vida pessoal de cada indivduo, como dirios. O escopo desta categoria de weblogs no trazer informaes ou notcias, mas simplesmente servir como um canal de expresso de seu autor. Nesta categoria classificamos 16 dos weblogs estudados. Publicaes Eletrnicas So weblogs que se destinam principalmente informao. Trazem, como revistas eletrnicas, notcias, dicas e comentrios sobre um determinado assunto, em geral o escopo do blog. Comentrios pessoais so evitados, embora algumas vezes apaream. Nesta categoria classificamos quatro dos weblogs estudados. Publicaes Mistas So aquelas que efetivamente misturam posts pessoais sobre a vida do autor e posts informativos, com notcias, dicas e comentrios de acordo com o gosto pessoal.

12

Alm dessa classificao, os blogs tambm possuem uma estrutura similar, independente do contedo explorado pelo blogueiro (termo utilizado para designar pessoas que fazem blogs), que consistem em: Posts (textos): so apresentados de forma cronolgica, onde o texto mais atual fica no topo da pgina; Comentrios: lnk que geralmente aparece abaixo de cada post, pode ser utilizado por qualquer pessoa que visite o blog; Barra lateral: contm links definidos pelo blogueiro, como exemplo: arquivos antigos do blog, redes socais, assuntos mais divulgados e nmero de visitantes. Os links so textos ou imagens que ao serem clicados levam o usurio a outra pgina da internet. (CONTI, 2012) Abaixo um exemplo da pgina principal de um blog sobre literatura com caracterstica de publicao eletrnica:

Abaixo um exemplo do contedo revelado quando o usurio clica no boto comentrios que, basicamente, oferece-se um espao de frum, onde os internautas podem deixar seus comentrios e, posteriormente, retornar para ver as contribuies de outras pessoas (Primo, 2003, p. 3). 13

No Brasil h poucos estudos sobre os blogs nacionais, conforme LEMOS (2012) possvel pensar que tenhamos pouco mais de 2,5 milhes de Blogs em lngua portuguesa que esto separados de acordo com as seguintes plataformas: Usando o Blogger (Blogspot.com) = 1.060.000 resultados Usando o WordPress.com = 884.000 resultados Usando o Tumblr = 1.140.000 resultados Agora, com os dados sobre a grandiosidade do mundo dos blogs, posso, com mais tranquilidade adentrar nos caminhos de anlise de blogs de um ponto de vista menor, utilizando cinco blogs que tm me chamado ateno nesse longo caminho que a navegao na internet, pois:
Atualmente, a internet ocupa lugar realmente significativo na vida das pessoas, uma vez que utilizada para executar mltiplas funes pessoais, profissionais, relacionais, de lazer e de entretenimento, por exemplo. No entanto, por

14

disponibilizar informao livre (em princpio, no manipulada por interesses, como ocorre com os meios de comunicao em massa) e facilitar a comunicao que ganha cada vez mais adeptos (Angeli, 2011. p. 18 ).

15

Resenha (um gnero textual) e a internet


Gneros textuais um termo antigo, pois Aristteles (V e IV A.C.), atravs de estudos sobre oratria, utilizava-o para definir o que se considera a primeira teoria sistemtica sobre os gneros e sobre a natureza do discurso (Angeli apud Marcuschi, 2008, p. 147). Hoje em dia, para a grande maioria dos estudiosos, os gneros textuais so considerados como fenmenos histricos, relacionados vida cultural e social de um povo. ( Dellisola, 2009, p. 20 ). Defende Nbrega (2009, p.4) os mesmos conceitos utilizados por Douglas Biber (1988), John Swales (1990.), Jean-Michel Adam (1990), JeanPaul Bronckart (1999):
Usamos a expresso tipo textual para designar uma espcie de construo terica definida pela natureza lingustica de sua composio {aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas}. Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dzia de categorias conhecidas como: narrao, argumentao, exposio, descrio, injuno.

Basicamente, os gneros textuais so todos os tipos de textos que podem ser produzidos, como uma carta, um bilhete, uma redao, uma resenha. Esses textos, atravs da internet, podem ser divulgados em chats, e-mail, vdeo-conferncia, lista de discusso, blogs, entre outros. (Marcuschi. 2008, p. 31) Tambm Marcuschi (2008, p. 18) afirma que a internet transmuta de maneira bastante complexa gneros existentes, desenvolve alguns realmente novos e mescla vrios outros. A partir desse ponto, e conforme o objetivo da pesquisa, necessrio adentrar nos gneros textuais divulgados na internet para, ao final, encontrar similaridades ou no nos textos digitais que divulgam literatura, que tambm so chamados, pelos prprios blogueiros, de resenhas. Resenhas, como gnero textual, refere-se a textos materializados, orais
ou escritos, utilizados no dia a dia e que apresentam padres sociocomunicativos caractersticos definidos por sua funo, contedo temtico e finalidade (Angeli apud MARCUSCHI, 2008, p. 155).

A seguinte tabela, elaborada a partir do quadro mostrado por Angeli apud Ibarro (2011) com base em vrios autores que apresenta uma proposta bastante 16

abrangente de classificao dos gneros quanto situao discursiva e capacidade de linguagem, define as resenhas:
RESENHAS DOMNIO DISCURSIVO (situao discursiva) CAPACIDADE DE LINGUAGEM Argumentar

Discusso de problemas sociais controversos Levantamento, sustentao, refutao e negociao de tomada de posio Estabelecimento, construo e transmisso de realidades e saberes

Expor

O que temos a seguinte mesclagem: a resenha, como um gnero textual tradicional, inserido numa forma de veiculao digital (blog), que permite a produo fcil e simplificada de contedo livre em hipermdia. (Vidal, 2008, p.2). Em outras palavras, o indivduo usa o blog para expor sua opinio sobre uma obra literria, atravs do gnero textual chamado de resenha. Resenhar, segundo Fiorini (2007, p. 426), significa fazer uma relao das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstncias que o envolvem. E ainda, seguindo a sua definio, temos:
A resenha, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa e exaustiva, j que so infinitas as propriedades e circunstncias que envolvem o objeto descrito. O resenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto , apenas aquilo que funcional em vista de uma inteno previamente definida.

Ou seja, o blogueiro, para divulgar a literatura em seu espao virtual (blog) deve estar atento aos moldes de uma resenha: argumentar, expor ou descrever os aspectos relevantes de uma obra. E, conforme sua preferncia, a resenha pode ser 1.) descritiva (resenha-resumo) que se limita a resumir o contedo de um livro, sem qualquer crtica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal informar o leitor; 2.) ou crtica que, alm de resumir o objeto, faz uma avaliao sobre ele, uma crtica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informao e de opinio, tambm denominado de recenso crtica, conforme define Scarton (2002). 17

18

Teoria da Literatura Autor, obra, leitor e pblico

A teoria da literatura, assim como os gneros textuais, tambm tiveram origem na Grcia antiga, nos sculos X e IV A.C., por Aristteles. Em conceitos gerais, a teoria da literatura dessa poca se voltava para a caracterizao da obra literria e para um conjunto de preceitos que, se seguidos risca, fariam, da obra literria a ser construda, perfeita. (Amora, 2007, p. 24). O primeiro desenvolvimento considervel da teoria da literatura ocorreu com a Renascena (XVI a XVIII), provocado pela literatura grega e latina, que tiveram de defender os princpios de seu Classicismo, contra manifestaes literrias medievais. E assim, por necessidade da imposio das teorias literrias antigas, vrios tericos surgiram, mostrando teorias diferentes das divulgadas por Aristteles. A partir desse perodo, a teoria da literatura passou por transformaes de acordo com os novos estilos literrios que foram surgindo, como exemplo, o romance histrico, a novela sentimental e os poemas de formas livres, j no sculo XIX. (Amora, 2007, p. 25) Do sculo XX ao XXI, destacam-se duas correntes de estudos literrios, uma de carter cientfico (objetivo) e outra de carter filosfico (abstrato) que contribuem para o que chamado de evoluo da literatura, quando, nos dias de hoje, utilizam-se as duas correntes de estudo para se obter a mxima de uma anlise literria. (Amora, 2007, p. 33) Segundo Amora (2007, p.17), a teoria da literatura um resultado especfico de um comportamento diante de fatos literrios, o qual no se confunde com o comportamento do leitor comum, do analista de obras literrias, do crtico e do historiador da literatura. Em resumo, um conjunto de anlise que podem ser definidas como: 1.) a teoria da literatura tem como objeto de estudo todos os fatos literrios; 2.) tem, diante desses fatos, um comportamento especfico (procura neles o que tem de mais geral); 3.) com esse geral visa elaborar um sistema de teorias. Conforme afirma Amora (2007 p. 40/41) h 5 princpios que precisam estar bem claros para a prtica da teoria literria, so eles: 1. O fato literrio diferente de: a. Tratamento analtico (Anlise literria) b. Tratamento crtico (Anlise Crtica) 19

c. Tratamento historiogrfico (Historiografia Literria) 2. O estudo terico do fato literrio pode ser feito em 2 nveis de conhecimento: a. Nvel cientfico b. Nvel filosfico 3. O estudo do fato literrio deve ser feito a partir da anlise dos aspectos objetivos do mesmo fato, independente se a escolha de anlise for de nvel filosfico. 4. A anlise objetiva de um fato literrio requer um mtodo de trabalho, que varia de acordo com o objeto a ser analisado. Os mtodos de trabalho so concebidos pela Anlise Literria. 5. Teoria literria uma disciplina em permanente progresso. Se com esta pesquisa pretendo analisar a literatura divulgada em blogs, preciso que a Teoria Literria esteja clara quanto a sua composio, pois ajuda, tambm, a classificar as resenhas encontradas em blogs como um objeto de divulgao. Para isso, uso como alicerce a seguinte premissa:
(...) todo processo de comunicao pressupe um comunicante, no caso o artista; um comunicado, ou seja, a obra; um comunicando, que o pblico a que se dirige; graas a isso define-se o quarto elemento do processo, isto , o seu efeito. (Candido, 2006, p. 31)

Ou seja, a teoria da literatura se desenvolve atravs de: 1.) O autor; 2.) A obra em si e 3.) O pblico. O receptor da arte (o pblico), segundo Candido (2006, p. 45), est automaticamente influenciado pela sociedade como um ciclo vicioso. Existem vrios nveis de pblicos que identificam-se perante o prprio gosto cultural. E isso est ligado diretamente a tcnica do artista, os valores, a ideologia, etc... O pblico d sentido e realidade obra, pois o espelho da prpria arte. Ou seja, o texto divulgado no blog em formato de resenha tambm compe a obra, pois expem as ideias, sentimentos e sensaes do leitor, o pblico, o blogueiro. Mas, claro, conforme afirma Amora (2007, p. 122), a recriao do leitor pode ser certa ou errada. Seguindo o raciocnio de Amora (2007, p. 18), diante de uma obra literria, o comportamento do pblico pode ser de 2 modos: como leitor comum, interessados apenas no prazer e na utilidade intelectual da leitura ou como profissional. 20

Se o comportamento como profissional, necessrio que o blogueiro defina um tipo de estudo literrio: anlise, crtica, historiografia ou teoria literria. Aps essa escolha, necessrio saber qual o objeto de estudo, o mtodo de trabalho e objetivos. Abaixo um esquema que representa o raciocnio de Amora (2007, p. 19):

O blogueiro o leitor de uma obra, e a sua apreciao de acordo com sua educao literria, o seu gosto e seu esprito crtico:
A recriao de uma obra literria pelo leitor sempre feita em termos muito pessoais. Cada um de ns compreende, sente e julga uma obra de acordo com suas possibilidades de compreenso, com seu tipo sensibilidade e sua capacidade crtica. (Amora, 2007, p. 121)

Basicamente, ento, temos a seguinte base: 1.) O autor; 2.) A obra em si; 3.) O leitor, que, como esta pesquisa sobre divulgao de literatura em blogs, o prprio blogueiro e 4.) O pblico que podemos classificar como o grupo de pessoas que usam o sistema de comentrios de um blog para opinar sobre a obra e a resenha.

21

Anlise Literria

Se o leitor pretende expor sua opinio literria num blog, h de nos atentarmos s possibilidades de uma anlise literria e assim, conforme Moiss (1988, p. 25), entende-se por princpios gerais de anlise literria uma primeira tentativa de sistematizao e esclarecimento, portanto, abaixo alguns conceitos do prprio Moises (1988, p.36) a respeito das fases de uma anlise literria: 1. Leitura de contato, descontrada, ldica, para obter impresso ou ideia geral do texto; 2. Releitura de anlise (anotaes das passagens que mais chamaram a ateno ou que envolvem problemas de entendimento); 3. Consultas ao dicionrio lxico; 4. Releitura para compreender o ndice conotativo das palavras e expresses; 5. Apontar as constantes ou recorrncias do texto; 6. Interpretar as recorrncias do texto; 7. Consultar fontes secundrias, como histria literria, cultural, biografia do autor, a poltica, a sociologia, a psicologia, etc; 8. Organizar em ordem hierrquica de importncia as ocorrncias, com critrios estatsticos e qualitativos e tambm a qualidade emocional, sentimental e conceitual; 9. Compreender a viso do escritor quanto aos fatos; 10. Concluso da anlise e redao: a. Evitar o descritivismo; b. Convocar o texto para o interior da redao; c. Organizar os pensamentos numa ordem lgica; d. Interpretar sempre, estabelecer nexos, salientar relevos. Usar perguntar como? e por qu?; e. Redigir com clareza; f. Concluses plausveis; g. Concluir com juzo de totalidade. Como esta pesquisa pretende analisar resenhas postadas em blogs que apliquem ou no a teoria literria e a anlise literria, e como a resenha, no caso, j o produto 22

final da anlise literria, no ser possvel analisar item a item demonstrado acima, porm, atravs dessa sistematizao irei responder de que forma os blogs comentam a literatura, se h profundidade nas anlises e se os textos apresentados em blogs possuem caractersticas de anlise e/ou crtica literria.

23

Metodologia

A princpio, foram consultados cinco blogs aleatrios e selecionados os ltimos 4 posts publicados em cada um deles, utilizando como condio os posts sobre romances escritos em lngua portuguesa ou inglesa e relacionados a romances, totalizando 20 resenhas. Abaixo os blogs, com os respectivos endereos e data da primeira visita. Nome do Blog Blog Meia Palavra Livrada Devaneios Literrios Livros Abertos Rizzenhas Endereo http://Blog.meiapalavra.com.br http://Livrada.wordpress.com http://Devaneiosliterarios.wordpress.com http://Livrosabertos.com.br http://Rizzenhas.com Data de visita 11/09/2012 25/09/2012 25/09/2012 24/09/2012 24/09/2012

Blog Meia Palavra O blog Meia Palavra um blog coletivo, ou seja, escrito por mais de uma pessoa. O contedo da pgina inicial organizado por categorias e resumo dos posts, conforme a imagem abaixo registrada em 30/09/12:

24

Blog Livrada O blog Livrada possui um nico autor, os posts so mostrados inteiramente na pgina inicial, do mais atual para os mais antigos, conforme imagem abaixo registrada em 01/10/12:

25

Blog Devaneios Literrios O blog Devaneios Literrios possui uma autora, os posts so mostrados inteiramente na pgina inicial, do mais atual para os mais antigos, conforme imagem abaixo registrada em 01/10/12

26

Blog Livros Abertos O blog Livros Abertos tambm possui uma autora, os posts, geralmente longos, ficam visveis por completo na pgina inicial, , do mais atual para os mais antigos, conforme imagem abaixo registrada em 01/10/12

27

Blog Rizzenhas Blog tambm formado por uma autora, com um resumo dos posts exibidos na primeira pgina, do mais atual ao mais antigo, conforme imagem registrada em 10/10/12:

28

Abaixo o nome do romance e autor das obras resenhadas nos blogs que foram lidas por mim para esta pesquisa: Nome do Blog Blog Meia Palavra Nome dos Posts Selecionados As aventuras de Huckleberry Finn (Mark Twain) O Torreo (Jeniffer Egan) Tieta do Agreste (Jorge Amado) Serena (Ian McEwan) Fantasma (Luiz Alfredo Garcia) Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James) A Trama do Casamento (Jeffrey Eugenides) Meridiano de Sangue (Cormac McCarthy) Assassinato no Expresso Oriente (Agatha Christie) O Natal de Peirot (Agatha Christie) Cai o Pano (Agatha Christie) Razo e Sensibilidade (Jane Austen) Sinuca embaixo dgua (Carol Bensimon) Compl contra a Amrica (Philip Roth) O sentido e um fim (Julian Barnes) 29

Livrada Devaneios Literrios

Livros Abertos

Rizzenhas

A memria de nossas memrias (Nicole Krauss) Compaixo (Toni Morrison) A brincadeira favorita (Leonard Cohen) Na praia (Ian McEwan) A culpa das estrelas (John Green)

Os blogs sero analisados a fim de responder as questes propostas nesta pesquisa: 1.) De que forma os blogs comentam a literatura? 2.) Os textos apresentados em blogs possuem caractersticas de anlise e/ou crtica literria?

30

Anlise de Dados

A leitura de vrios posts dos blogs selecionados para esta pesquisa, me fez perceber que as diversas resenhas de um mesmo blog possuem caractersticas em comum, portanto, analisei detalhadamente uma resenha de cada blog, que a forma como os blogs comentam a literatura. Os blogs Meia Palavra, Livrada, Livros Abertos e Rizzenhas apresentam a crtica literria, pois, as resenhas postadas nesses blogs contm diversas caractersticas que representam a anlise literria. J o blog Devaneios Literrios no possui. Vejamos: A resenha do romance Serena, do escritor ingls Ian McEwan, postada no blog Meia Palavra possui argumentos de crtica literria, pois h o uso de termos caractersticos de uma anlise, conforme o trecho que destaco:
Aqui entra a parte do plot twist, que v l, nem to surpreendente assim. Mas acho que o fundamental nessa nova informao que McEwan apresenta no a de surpreender o leitor, mas de for-lo a revisar uma srie de conceitos estabelecidos ao longo de toda a leitura. Comentei inicialmente sobre um jogo em que voc s sabe as regras no fim porque foi essa a sensao que tive ao chegar no ltimo captulo, quando ficamos sabendo atravs de uma carta de Haley que ele sabia do segredo de Serena, e resolveu continuar com ela para observ-la e assim ter material para escrever um novo romance (que no caso justamente o Serena que o leitor tem em mos). Vou dar um exemplo de como essa informao faz toda a diferena na mecnica do romance citando uma conversa que tive com o Felippe (que j resenhou o livro). Como comentei antes, inicialmente estava bastante irritada com a personagem Serena, achava o fim quando ela comentava sobre como os seios dela eram desejveis entre outras observaes narcissticas. A lembrei que o Felippe tambm no gostou dela e resolvi perguntar o motivo. Em dado momento em nossa conversa ele falou sobre a personagem: eu particularmente adorei essas viagens, essa egotrip total, porque cria todo um espectro que ela no gosta de ningum alm dela, ela no chegar nas pessoas. Ela no gosta de ningum alm dela Lembrei disso no exato momento em que Haley contava para Serena sobre o livro que escrevera baseado nela. Serena, a narradora, parecia uma narcisista apaixonada por si mesma. A questo que h um outro narrador implcito, e ele que ama Serena e a descreve to apaixonadamente: Haley. Lembra muito o esquema que Umberto Eco faz em seu Seis Passeios Pelos Bosques da Fico sobre A narrativa de Arthur Gordon Pym, de Edgar Allan Poe.

No texto possvel identificar a anlise literria: o termo plot twitst, para explicar que em determinado momento da histria h uma grande reviravolta em relao ao narrador da histria, que s conhecido realmente no final do livro; as referncias a outras obras, clssicos da literatura escritos por Umberto Eco e Edgard Allan Poe.

31

Fao a mesma afirmao em relao ao blog Livrada, que na resenha do romance Meridiano e Sangue, escrito por Cormac McCarthy, comenta sobre a qualidade da escrita do autor e tambm sobre a traduo do livro, no qual cita Nietzche (filsofo) e Turner (artista plstico). mais uma resenha crtica com caractersticas de teorias e anlises literrias, pois faz referncias externas e atenta-se qualidade do texto e traduo:
Mas e a escrita, meus amigos? Preciso confessar que at ento s tinha visto uma prosa to maravilhosamente bem escrita assim em portugus, nunca em lngua inglesa. No li no original, mas a julgar pelo trabalho do tradutor de encontrar as palavras mais precisas possveis, sei que o cara no ficou nos the book is on the table nesse romance (mrito do tradutor tambm, meus parabns, senhor Cssio de Arantes Leite, quem quer que seja o senhor, tornou minha leitura muito mais aprazvel). A prosa do McCarthy densa, bonita, cada frase do juiz Holden parece sair de um aforismo do Nietzsche e cada descrio parece um quadro do Turner, bonito mesmo quando se est tratando de algo meia-boca. E me assombra a capacidade do cara de falar de detalhes especficos sobre como o sangue seca numa ferida, como uma bala atravessa a cabea de um cavalo ou como uma faca raspa um osso. No sei muito sobre o passado do autor, exceo de seu ingresso nas foras armadas, mas tirando isso no sei se quero descobrir tambm.

O terceiro blog analisado e que possui caractersticas de crtica literria o Livros Abertos, pois na resenha do livro Compl contra a Amrica, um romance do escritor Philip Roth. A blogueira informa que o livro contm uma costumeira combinao de fatos autobiogrficos e situaes fictcias, prtica comum do escritor, porm, no caso do livro Compl contra a Amrica, h mais ambio. E inicia um resumo da obra, incluindo as dificuldades do protagonista, acontecimentos poderosos e incontrolveis e a revelao de que o primeiro nome e o sobrenome, o ncleo familiar e a cidade natal deste protagonista so absolutamente idnticos aos do autor porm logo nas primeiras pginas, fica claro que o livro uma fico pois,
a partir de um nico fato jamais ocorrido, tem incio o que ser uma distopia levemente absurda (...) que modifica inteiramente a histria norte-americana da primeira metade do sculo 20.

H informaes sobre o processo de criao do romance, as leituras e inspiraes que colaboraram para Philip Roth escrever essa obra que, segundo a blogueira:
uma aula de escrita, de humanismo, de solidariedade e tambm um retrato preocupante que nos mostra onde nossos temores e nossas paixes (amores ou dios) podem nos levar.

32

A blogueira se preocupa em esclarecer tambm a vida do autor Philip Roth, sendo esta uma caracterstica de anlise literria, pois procura compreender a viso do escritor quanto aos fatos literrios. O quarto blog que contm caractersticas de crtica literria o Rizzenhas, pois a resenha do livro A brincadeira favorita, de Leonard Cohen recebe vrias explicaes sobre sua forma e sobre a vida do autor. O incio da resenha a histria de Leonard Cohen e o prprio livro em questo. A blogueira conta que, sob ameaa de despejo, Cohen se viu obrigado a escrever no mnimo trs pginas por dia de seu primeiro romance. E explica que a obra um romance de formao, pois o personagem principal tem sua vida contada desde a infncia at os primeiros anos da vida adulta. Destaco o seguinte trecho, que evidencia a anlise crtica da blogueira, pois h informaes sobre o narrador, a troca de voz narrativa, uma informao importante da obra e vista por quem possui um olhar mais atento leitura:
O narrador de A brincadeira favorita constantemente se confunde com o seu protagonista. Parece que desde o incio quem narra o prprio Breavman, como se ele tratasse suas lembranas como as de outra pessoa. Nos momentos mais intensos, que despertaram mais emoes, a figura do narrador deixada de lado e ele assume o relato desses relacionamentos, com uma troca de voz em meio narrativa ou atravs de suas cartas e dirios. Leonard Cohen faz seu personagem incorporar a imagem do artista que v poesia, arte e beleza em tudo.

O blog que tambm foi analisado o Devaneios Literrios, porm no contm estruturas suficientes para que seja considerado um blog que atinge as teorias de literatura e, assim, seja classificado como um blog que comenta a literatura. As resenhas limitam-se opinio da leitora (blogueira) sobre gostar ou no de livros. No h domnio discursivo, sendo o blog de um leitor comum. Conforme acima, procurei analisar trs pontos: os blogs como resenha, como anlise literria e como crtica literria. Como gnero textual resenha, os blogs Meia Palavra, Livrada, Rizzenhas e Livros Abertos apresentam caractersticas de resenha crtica, pois alm de resumir o livro, h uma avaliao sobre ele. J o blog Devaneios Literrios, classifico como resenha-resumo, pois os textos analisados ficam somente na opinio pessoal da blogueira quanto apreciao do livro ou no.

33

Consideraes Finais
Quando inicie esta pesquisa, no imaginei que seria to prazeroso construir a base para chegar at aqui. Desde o projeto de pesquisa at essas prprias concluses finais, o que mais pude perceber o processo de construo do pensamento acadmico e esse o maior presente que a monografia proporciona. O melhor momento, sem dvida, desta pesquisa foi a consolidao da fundamentao terica, poder enxergar a teoria literria, o autor, o leitor, a obra e o pblico, numa ferramenta tecnolgica nova, que o blog, foi de extrema importncia para mim, pois acredito muito no poder da internet, por sua facilidade de acesso e por todos os componentes que definem o meio virtual como cibercultura. H cultura acontecendo na rede mundial de computadores, h pessoas engajadas em comentar a literatura, em querer entend-la. E essas pessoas so simples apreciadoras de livros que possuem a delicadeza de ver a literatura no apenas como livros numa prateleira e sim como um objeto de arte, onde possvel aprender, entender e perceber melhor a humanidade.

34

Referncias
ANGELI, Grasielly Hanke. BLOG: Um estudo sob a luz do conceito de gneros textuais. Monografia. Porto Alegre, 2011. Disponvel em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/11421 ALONGE, Wagner. goras digitais: a emergncia dos blogs no ciberespao e suas implicaes na sociabilidade e cultura miditica. Trabalho apresentado no 1 Congresso da Associao Brasileira de Pesquisadores de Comunicao e Cultura, Salvador, 2006. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro. 2006. CASTELLS, Manuel. A Galxia da Internet: reflexes sobre a Internet, os negcios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. CONTI, Ftima. O que um http://www.ufpa.br/dicas/htm/htm-link.htm link. 2012. Disponvel em:

DELLISOLA, Regina Lcia Pret, coord. Nos domnios dos gneros textuais, Belo horizonte, 2009. Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/nosdominiosdosgeneros-v1.pdf FIORINI, Jos Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto, leitura e redao. So Paulo, 2007. LEVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo. Ed. 34, 1999. MARCUSCHI, L. A. Gneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Em: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004. Disponvel em: http://www.sergiofreire.com.br/com/MARCUSCHI-GenerosEmergentes1.pdf MOISS, Massaud. Guia Prtico de Anlise Literria. So Paulo, Cultrix. 1988. NICOLACI-DA-COSTA, A. M. ; LUCCIO, Flavia Di . Escritores de blogs: interagindo com os leitores ou apenas ouvindo ecos?. Psicologia Cincia e Profisso, v. 27, p. 664679, 2007. NBREGA, Maria Jos. Produo de texto: retextualizao e autoria. 2009. Disponvel: http://www.cvps.g12.br/centropedagogico/Centro%20Ped%202009/pdf/cursos%20e%2 0assessorias/LP/2009/Maria%20Jos%C3%A9/NII/G%C3%AAneros%20textuais%20d.. .pdf PRIMO, Alex; RECUERO, Raquel. Hipertexto cooperativo: uma anlise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipdia. In: Revista da Famecos, n. 22, dezembro de 2003. 35

SCARTON, Gilberto. Guia de produo textual: assim que se escreve... Porto Alegre: PUCRS, FALE/GWEB/PROGRAD Disponvel em: http://www.pucrs.br/gpt/ RECUERO, Raquel. Weblogs, Webrings e Comunidades Virtuais. 404nOtFound (UFBA), v. 1, n. 31, p. 1-15, 2003. VIDAL, Elisa; AZEVEDO, Patricia; ARANHA, Glaucio. Das telas para o papel: blogs como fonte para a literatura de massa. In: Revista Interin, Curitiba/UTP, 2008. OLIVEIRA,F.C.C.; FADEL,R.K.L.. Os Meios de Comunicao de Massa e sua evoluo para os blogs. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, 27., 2004. Porto Alegre. Anais So Paulo: Intercom, 2004. CDROM. LEMOS, Marcos. Seu blog no nada na blogosfera. 2012. Disponvel em http://www.ferramentasblog.com/2012/04/seu-blog-nao-e-nada-na-blogosfera.html Data de acesso: 26/06/2012

State of the Blogosphere 2011. Disponvel em: http://technorati.com/socialmedia/article/state-of-the-blogosphere-2011-part1/ Data de acesso: 26/06/2012.

36

You might also like