You are on page 1of 30

28

APRESENTAO
A ESCOLA BEREANA um curso bblico desenvolvido para leigos, com o objetivo de fornecer o ensino bsico da Palavra de Deus. No um curso teolgico que pretenda formar doutores em teologia, mas um curso bblico simples e direto, criado para aqueles que desejam conhecer os fundamentos da f crist. Todos os estudos procuram apontar para a realidade prtica das pessoas; foram idealizados para tratar de assuntos que estejam relacionados ao dia-a-dia das pessoas que comeam a trilhar o caminho da f. Certamente, o conhecimento da Palavra de Deus nos capacita melhor para lidar com os desafios deste mundo. Conhecer as promessas do Senhor, as experincias vividas pelos personagens da Bblia, os ensinamentos de Cristo e dos apstolos, saber manusear a Bblia Sagrada; isso fortalece bastante aquele est iniciando sua jornada na presena de Deus.

28

OS BEREANOS Os bereanos eram habitantes de uma cidade dos tempos bblicos, chamada BERIA. Eles se destacaram por receberem de bom grado os ensinamentos da Palavra de Deus, e porque conferiam nas Escrituras cada ensinamento que recebiam para confirmar sua autenticidade. exatamente o que esperamos de cada aluno da ESCOLA BEREANA. Todos os nossos estudos so fundamentados na Bblia Sagrada e o aluno dever pesquisar exaustivamente as referncias bblicas indicadas. Leia Atos 17:10, 11. POSSIBILIDADES PELA INTERNET Nossas apostilas esto disposio no Site da IGREJA DA CONQUISTA e liberadas para impresso www.igrejadaconquista.com.br. Existe tambm um breve comentrio EM VDEO do bispo Henrique de Paula para cada estudo (aproximadamente 10 minutos). Para esclarecer dvidas o aluno poder comunicar-se diretamente com o bispo pelos E-mails: bispohenrique@igrejadaconquista.com.br ou pelo MSN: bispohenrique@hotmail.com CERTIFICADO DE CONCLUSO Ao final de cada apostila existe uma provinha bem fcil. O aluno poder consultar a prpria apostila e a Bblia Sagrada para responder as questes, que sero quase sempre de mltipla escolha. Essa provinha dever ser enviada preferencialmente pelo Correio ou entregue na Secretaria de uma de nossas igrejas. Pelo Correio, envie para: ESCOLA BEREANA IGREJA DA CONQUISTA Av. Dom Helder Cmara, 10.057 Cascadura Rio de Janeiro RJ CEP: 21380-002 ATENO: Essa provinha s precisar ser feita se o aluno quiser o CERTIFICADO no final do curso; ela no obrigatria. SEJA BEM-VINDO ESCOLA BEREANA!

ESCOLA BEREANA NVEL 01

NDICE: 01. Bblia Sagrada: o Livro de Deus 02. O Deus que muitos preferem no conhecer 03. Os preferidos de Deus 04. Conquistando o corao de Deus 05. A Aliana que deu certo 06. sim, sim; no, no 07. Ser de Jesus nos dias atuais 08. Sem exageros; sem tolices religiosas 09. O momento da deciso 10. Batismo nas guas: obedincia e confisso de f 11. Formas de Batismo 12. Ser parte de um ministrio

28

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 01: BBLIA

SAGRADA: O LIVRO DE DEUS

Todas as verdades reveladas neste estudo, por mais impressionantes que sejam, foram cuidadosamente fundamentadas na Bblia Sagrada. Sendo assim, a primeira coisa a fazer esclarecer que a Bblia a Palavra de Deus. atravs das Sagradas Escrituras que o Senhor se revela ao homem. Nem todos acreditam na veracidade da Bblia; ns sabemos disso. Mas uma coisa ningum pode negar: as pessoas que crem e seguem seus ensinamentos so extremamente felizes e abenoadas. Quando algum duvida da veracidade da Bblia, ns normalmente dizemos o seguinte: 1. Voc j reparou que a Bblia um Livro extremamente popular? Quase todo mundo tem pelo menos um exemplar da Bblia Sagrada em casa, inclusive os incrdulos. Um Livro to perseguido, proibido em diversos pases; um Livro que j teve muitos de seus exemplares queimados em praa pblica, no entanto continua presente nas estantes ou na cabeceira da cama de muita gente. Por que isso acontece? Providncia de Deus; claro. Ningum poder alegar que no teve acesso Palavra de Deus. 2. A Bblia muda a vida das pessoas. Quem no conhece algum que foi transformado pela Palavra de Deus? Quem no conhece um alcolatra que abandonou a bebida por causa dos ensinamentos da Bblia? E o que dizer das prostitutas que largaram a prostituio; dos traficantes que mudaram de vida? Na verdade, todas as pessoas que lem a Bblia com desejo de conhecer a Deus, so maravilhosamente transformadas pelo poder o Senhor. Isto uma prova irrefutvel de que a Bblia verdadeira. 3. O fato das pessoas no se cansarem de ler a Bblia tambm um forte argumento de sua inspirao divina. Quem j no leu um grande best-seller? Existem livros de escritores maravilhosos, que nos emocionam com suas estrias fantsticas. A diferena que voc l esses livros uma ou duas vezes e j no consegue ler outra vez. Suas mensagens, mesmo que maravilhosas, se esgotam com muita rapidez. Mas o que dizer da Bblia Sagrada? Quanto mais as pessoas lem, mais se interessam pela leitura. Os mesmos textos so lidos diariamente e jamais se esgotam. S algo vindo de Deus seria capaz de despertar de tal forma o interesse das pessoas. 4. Outra coisa que impressiona a harmonia da Bblia. Veja bem; a Bblia contm na verdade 66 livros, foi escrita por cerca de 40 escritores diferentes, em um perodo de aproximadamente 1600 anos. Esses escritores viveram em pocas diferentes, em situaes diferentes, tinham culturas diferentes, mas ainda assim todos os livros que compem a Bblia so rigorosamente harmoniosos; eles se completam entre si. S h uma explicao: Algum estava inspirando aqueles escritores DEUS. 5. Nos ltimos tempos a cincia vem comprovando a cada dia a veracidade das Escrituras Sagradas. Diversos descobrimentos arqueolgicos confirmam a existncia de civilizaes citadas na Bblia Sagrada, cidades que foram destrudas, objetos citados, manuscritos, etc. Recentemente foi divulgado o descobrimento da Arca de No, exatamente onde os estudiosos da Bblia afirmavam que ela deveria estar: no monte Ararate (Arbia Saudita).

28

6. Alm desses argumentos, interessante lembrar ainda que a prpria Bblia afirma ser totalmente inspirada por Deus. Est escrito em 2 Timteo 3:16 Toda a escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia. A BBLIA SAGRADA O MANUAL DE UTILIZAO DO HOMEM Imagine que voc v a uma loja de eletrodomsticos e compre um aparelho qualquer. Dentro da embalagem, junto ao aparelho, voc encontrar o manual do fabricante. Ali esto contidas todas as orientaes do fabricante para o manuseio daquele aparelho. A Bblia o manual do Fabricante para o homem. S mesmo Deus, o Criador, saberia escrever um manual que exercesse tanta influncia na vida do ser humano. No crer na veracidade da Bblia arriscar muito. J imaginou? E se ela for realmente verdadeira? Voc tem idia do que poder lhe acontecer por no ter acreditado nela? A Bblia o Livro de Deus, a Palavra da Salvao. A Bblia a revelao da verdade divina. Se voc concorda, ns temos muitas coisas IMPORTANTES para descobrir juntos nas pginas da Bblia Sagrada. Voc aprender algumas verdades TREMENDAS!

28
Bom, hoje ns vimos que a Bblia Sagrada realmente um Livro especial, 100% revelado por Deus, apesar de ter sido escrita por homens comuns. No prximo estudo ns vamos conhecer o Deus que muitos preferem no conhecer. Ser mais um importante ensinamento baseado nas Sagradas Escrituras.

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 02: O

DEUS QUE MUITOS PREFEREM NO CONHECER

to comum voc ouvir as pessoas afirmarem que Deus bom e grande a Sua misericrdia. Isto est 100% correto. O problema que as pessoas s fazem questo de enxergar esse lado bonzinho de Deus, mas a Bblia mostra tambm um Deus que pune, que age com rigor, que permite o sofrimento de pessoas e que lanar no inferno o homem pecador. esse aspecto de Deus que quase ningum gosta de mencionar. muito mais cmodo ignorar, por exemplo, que o Senhor matou todas aquelas pessoas nas guas do dilvio. Voc j deve conhecer a histria da Arca de No. Normalmente ns s falamos da salvao da famlia de No, mas sabe-se l quantas pessoas morreram naquele dia! E o que dizer tambm dos que morreram sob o fogo e o enxofre enviados por Deus sobre as cidades de Sodoma e Gomorra? As duas cidades foram totalmente destrudas pela ira divina. Poderamos citar ainda os muitos soldados egpcios que morreram afogados no episdio do Mar Vermelho. Que chance aqueles homens tiveram? A prpria Bblia diz que Deus os fez andar com dificuldade, emperrando as rodas das suas carroas para mant-los na brecha do mar. Depois Deus ordenou que Moiss erguesse o seu cajado e fechasse o mar sobre aqueles homens, para que eles morressem afogados. No parece estranho que o Senhor tivesse feito isso? O que pretendemos mostrar que o mesmo Deus que abenoa, tambm amaldioa. Alis, Ele mesmo declarou isso em Deuteronmio 11:26 Eis que hoje EU PONHO diante de vs a bno e a maldio. Quando voc v algum sofrendo com uma doena grave, com problemas dentro de casa, endividado e sendo vencido pelas foras do inimigo, NO MNIMO DEUS EST PERMITINDO. Por alguma razo o Senhor est deixando acontecer, pois temos absoluta conscincia de que se Ele quisesse mudar a situao, NINGUM PODERIA IMPEDI-LO. O Senhor afirma em Isaas 43:13 Agindo eu, quem me impedir? No bom que voc continue iludido, achando que o Senhor bonzinho demais para lhe permitir sofrer. No pense que Ele ir lhe abenoar, ACONTEA O QUE ACONTECER. No assim que as coisas funcionam. De acordo com a Bblia Sagrada, a uns Deus abenoa e a outros Ele amaldioa. Isto fato e est claramente revelado nas Sagradas Escrituras. Se voc deseja a bno de Deus, est na hora de encarar a verdade: o Senhor s abenoa A QUEM ELE QUER ABENOAR. Ele salva A QUEM ELE QUER SALVAR e tem misericrdia de quem lhe aprouver ter misericrdia. o que a Bblia diz em Romanos 9:14,15. Essa verdade que a maioria das pessoas no quer entender. mais conveniente dizer que Deus Pai e que vai abenoar a todos indistintamente. MAS NO ISSO QUE A BBLIA ENSINA. A realidade que muitas vezes as pessoas gritam por socorro, mas no so atendidas. Voc acha que aquelas pessoas que morreram no dilvio no clamaram por ajuda? E os que morreram com fogo e enxofre nas cidades de Sodoma e Gomorra? Ser que tambm no pediram socorro? E os soldados egpcios no Mar Vermelho? Ser que morreram sem gritar por misericrdia? O fato que Deus no estava nem a para os gritos de socorro daquelas pessoas. Ele salvou AQUELES QUE ELE QUIS SALVAR; os outros pereceram. assim que age do Deus da Bblia Sagrada: Ele abenoa a quem Ele quer abenoar!

28

bvio que Deus bom e sua benignidade incomparvel. No h ningum que deseje mais a felicidade do ser humano, criado Sua prpria imagem e semelhana. Mas o que as pessoas precisam saber que DEUS JUSTO e assim como Ele pretende cumprir todas as Suas maravilhosas promessas, certamente cumprir o Seu juzo. A pergunta : por que o Senhor permitiu que toda aquela gente morresse? Por que Ele no os socorreu? Simplesmente porque aquelas pessoas no eram Sua prioridade, pois no tinham qualquer aliana com Ele.

Hoje ns conhecemos o aspecto de Deus que ningum gosta de conhecer: o Seu juzo. A Palavra de Deus jamais volta vazia. Tudo o que Ele disse que vai fazer, certamente VAI FAZER; seja bom ou ruim para ns. No prximo estudo ns vamos descobrir que o Senhor tem um povo PREFERIDO aqui na Terra. So pessoas que conquistaram o corao de Deus e s quais Ele quer abenoar.

28

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 03: OS PREFERIDOS DE DEUS Se o Senhor abenoa somente a quem Ele quer abenoar, podemos afirmar com toda convico que algumas pessoas so preferidas do Senhor. Ao ler a Bblia logo percebemos que o Senhor tinha os seus preferidos. Quando a Bblia diz que Deus no faz acepo de pessoas, est se referindo ao plano de salvao criado por Ele, cujo fundamento Jesus Cristo. A Bblia ensina que todos os que aceitarem a Palavra da Salvao, sem distino, tornando-se verdadeiros seguidores de Jesus, sero salvos. No entanto, quanto s bnos de Deus e s Suas maravilhosas promessas, o Senhor visivelmente tem os seus preferidos. Vamos recordar alguns acontecimentos narrados na Bblia: Daniel, por exemplo, foi lanado na cova dos lees e Deus enviou um anjo para fechar a boca das feras. Entretanto, os homens que o acusaram injustamente, foram lanados na mesma cova juntamente com suas respectivas famlias. A Bblia diz que antes deles tocarem o fundo da cova, foram tragicamente devorados pelos lees. Observou a diferena? Deus no poupou sequer os filhos daqueles homens, mas poupou a Daniel. Definitivamente ele era um homem ABENOADO; um preferido de Deus. Outro exemplo encontrado na Bblia o de Davi. Deus o ajudou a vencer o gigante Golias (voc deve conhecer a histria). Ningum ousaria apostar na vitria do pequeno Davi, pois Golias era enorme e tinha uma vasta experincia como gladiador. Mas o jovem Davi era ABENOADO por Deus. A Bblia diz que ele j havia enfrentado e matado um urso, um leo e agora o Senhor certamente o ajudaria a derrubar aquele gigante. Deus era com Davi! Ele era um PREFERIDO do Senhor! No deu outra: o gigante caiu por terra; Davi lhe tomou a espada e arrancou sua cabea. Deus estava com Davi. A pergunta que precisamos fazer a esta altura ... SER QUE ESTAMOS DO LADO CERTO? Como bom ter certeza de que o Senhor est conosco! Como importante ter convico de que na hora H Deus fechar a boca dos lees e nos ajudar a vencer os Golias da nossa vida! Ningum jamais gostaria de estar na posio de Golias ou ser um dos soldados do Egito na brecha daquele mar. Qualquer um detestaria pertencer famlia daqueles que acusaram a Daniel. Melhor ser como Daniel e Davi: um PREFERIDO DE DEUS! Voc no acha? Existem muitos exemplos bblicos de pessoas que foram preferidas por Deus, e a Bblia faz absoluta questo de mostrar essas PREFERNCIAS. Leia a sua Bblia: Isaas 43:1-4 O Senhor nesse texto da Bblia mostra que ama tanto ao povo de Israel que est disposto a sacrificar outras pessoas e at de naes, por amor quela gente. D para perceber claramente que no foi esse o tratamento que Deus deu aos demais povos que existiam nos tempos bblicos: os amorreus, os heteus, os jebuseus, os assrios, os amalequitas e muitos outros. Que chance aqueles povos teriam, se Israel era o POVO PREFERIDO DE DEUS? Repare que TODAS as

28

promessas de vitria do Antigo Testamento foram destinadas aos israelitas (judeus). Eles eram os PREFERIDOS DO SENHOR. Para livr-los da escravido o Senhor realizou um dos mais expressivos e impressionantes milagres da histria humana: a separao das guas do Mar Vermelho. Aprenda uma verdade que est claramente revelada nas Sagradas Escrituras: Deus s abre os mares para os Seus PREFERIDOS! Ele s fecha a boca dos lees para os Seus PREFERIDOS! O compromisso de Deus com aqueles que esto EM ALIANA com Ele. Os demais vivem das migalhas das promessas registradas na Palavra de Deus.

Hoje ns vimos que, ao contrrio do que muita gente pensa, Deus tem o Seu povo aqui na Terra. Ele prioriza esse povo, que chamamos de... OS PREFERIDOS DO SENHOR. So aqueles que fizeram uma ALIANA com Deus, que valorizam a f e a comunho com o Senhor. No prximo estudo ns veremos COMO CONQUISTAR O CORAO DE DEUS. At l!

28

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 04: CONQUISTANDO

O CORAO DE DEUS

Neste estudo voc compreender melhor a forma como o Senhor se relaciona conosco. A Bblia ensina que desde os primrdios da criao humana Deus vem se relacionando com o homem atravs de alianas. O que uma aliana? um TRATO, um PACTO, um ACORDO. Inicialmente Deus criou Ado e Eva; eles tinham todas as excelentes condies de vida no Jardim do den, inclusive acesso direto a Deus. Eles eram plenamente felizes. Ento veio o pecado e ambos foram expulsos da presena do Senhor, ficando totalmente expostos ao do inimigo, o Diabo. Ado e Eva tiveram seus filhos e netos num ambiente de rebelio contra Deus; a raa humana se degenerou por completo. O caos estava instalado. a que precisamos compreender a forma de Deus agir. Para trazer o homem de volta Sua presena, o Senhor fez com ele diversas ALIANAS. Todos aqueles que permaneciam fieis a essas ALIANAS tornavam-se SEUS PREFERIDOS. Homens como Daniel e Davi, citados como preferidos do Senhor no estudo anterior, tinham uma ALIANA com Deus e exatamente por isso receberam tratamento VIP (VIP quer dizer Very Important Person Pessoa muito importante). O povo de Israel tinha regalias por causa de sua ALIANA com Deus. assim que a coisa funciona: quem tem ALIANA com Deus ser torna PREFERIDO e passa a receber tratamento especial. Por que existem tantas desgraas no mundo? O problema exatamente esse: a maioria das pessoas quebrou a ALIANA com o Senhor; o mundo est distante de Deus. Veja o que disse o Senhor em Isaas 24:5: A terra est contaminada por causa dos seus moradores; desobedeceram as leis, mudaram os estatutos e QUEBRARAM A ALIANA eterna. Os sofrimentos que voc v; as tragdias naturais, as desgraas... tudo acontece porque as pessoas QUEBRARAM A ALIANA com Deus. E aqui cabe uma observao importante: no basta sermos religiosos e tambm no basta simplesmente afirmar que estamos com Deus. Isso pura iluso! Muitos acham que esto com Deus, porm, esto equivocados. Jesus fez uma dura advertncia em Mateus 15:8: Este povo honra-me com os lbios, mas o seu corao est longe de mim. Aqueles que almejam receber as bnos do Senhor precisam busc-lo profundamente. Est escrito em Jeremias 29:13 Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes DE TODO O VOSSO CORAO. So esses que acabam tornando-se PREFERIDOS do Senhor. Talvez agora as coisas comecem a fazer mais sentido para voc. As atenes de Deus esto voltadas quase que exclusivamente para aqueles que ESTO EM ALIANA com Ele. Quando voc v, por exemplo, um mendigo jogado na sarjeta, maltrapilho, com fome e sujo da cabea aos ps, saiba que ele est assim porque NO QUER NADA COM DEUS. As conseqncias so inevitveis: Deus tambm no faz NADA para tir-lo de l. Por acaso isso seria impossvel para Deus? Claro que no; bastaria uma s palavra dEle e a vida dessa pessoa se transformaria radicalmente.

28

O grande problema a REBELDIA do homem. O Senhor disse em Isaas 1:2: Criei os meus filhos e os engrandeci, mas eles se rebelaram contra mim. As pessoas querem continuar sofrendo? Querem ser destrudas pelo inimigo? Basta continuarem bem distantes de Deus, sem fazerem com Ele uma ALIANA. s continuar na iluso de ficar dentro de casa, fazendo suas preces e achando que isso basta. Perdoe-nos a sinceridade, mas... esse o caminho da derrota. O Brasil est cheio de religiosos derrotados, abatidos e fracos na f. VOC DESEJA CONQUISTAR O CORAO DE DEUS? Volte-se para Deus! Busque ao Senhor com toda a sua fora. Priorize a sua f; gaste mais tempo cuidando da questo espiritual. Procure freqentar REGULARMENTE uma boa Igreja crist. Veja o que Deus disse em Sua Palavra: ...tornai-vos para mim e eu me tornarei para ns outros Malaquias 3:7.

28

Isso significa que Deus estar conosco SE e QUANDO perceber que ns o estamos buscando de verdade. Ele precisa ver essa iniciativa em ns.

Bem, terminamos aqui mais um estudo. Vimos o quanto necessrio que estejamos em ALIANA com Deus, para nos tornarmos PREFERIDOS e ABENOADOS. No prximo estudo ns vamos falar sobre a ALIANA QUE DEU CERTO. De todas as tentativas de aliana que Deus havia feito com o homem, a ltima deu certo.

CURSO BBLICO DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 05: A ALIANA QUE DEU CERTO Ao todo foram OITO ALIANAS que Deus fez com o homem; a ltima delas foi a que deu certo. importantssimo que as pessoas compreendam exatamente o significado dessa NOVA ALIANA. Vamos juntos, neste estudo, analisar os ensinamentos bblicos passo a passo. 1. A CONSEQUNCIA DO PECADO DE ADO: O pecado de Ado trouxe conseqncias para toda a raa humana. Veja o que est escrito em Romanos 5:12 Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Isto significa que quando nascemos j herdamos a semente do pecado. Observe que Davi confirma isso ao reconhecer o seu pecado: Salmos 51:5 Eu nasci na iniqidade, e em pecado me concebeu a minha me. 2. A HERANA QUE RECEBEMOS: A Bblia afirma categoricamente que TODOS PECARAM e, por esta razo, TODOS foram afastados de Deus, a exemplo do que aconteceu com Ado e Eva. Veja o que a Palavra de Deus afirma em Salmos 53:3 Desviaram-se TODOS, e juntamente se fizeram imundos; no h quem faa o bem, no h sequer um. Isaas 64:6 diz o seguinte: TODOS NS somos como o imundo, e todos os nossos atos de justia como trapo da imundcia; TODOS NS CAIMOS como a folha, e os nossos pecados com um vento nos arrebatam. Romanos 3:23 mais direto ainda: Pois TODOS pecaram e foram destitudos da glria de Deus. claro que algumas pessoas insistem em afirmar que so boazinhas, que no desejam mal a ningum, que so honestas e outras coisas mais. Porm, o que importa o que a Bblia diz. Se voc deseja conquistar o corao de Deus e tornar-se um PREFERIDO do Senhor, o primeiro passo reconhecer suas falhas e sua condio de pecador. Veja o que a Bblia diz a respeito disso em 1 Joo 1:8 Se dissermos que no temos pecado nenhum, ENGANAMO-NOS a ns mesmos, e no h verdade em ns. No podemos fugir da verdade, como tantos fazem. preciso encarar a realidade: TODOS NS SOMOS PECADORES e precisamos da misericrdia do Senhor. 3. DEUS E SUAS LEIS: Deus, como Supremo Criador, determinou leis que precisam ser observadas. Uma delas diz que todo pecado deve ser PAGO COM SANGUE. A Bblia diz que SE NO HOUVER DERRAMAMENTO DE SANGUE no haver remisso de pecados (Hebreus 9:22). lei de Deus; no esquea. No Antigo Testamento (antes de Cristo) as pessoas sacrificavam animais e derramavam o sangue desses animais para remisso dos seus prprios pecados. At que o Senhor estabeleceu um maravilhoso PLANO DE SALVAO, dando ao homem uma ltima chance de recuperao. Esse plano est revelado em Joo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unignito, para que TODO o que nele cr, no perea, mas tenha a vida eterna. Agora voc j tem como entender melhor por que Jesus precisou ser crucificado. O sangue de Jesus que foi derramado para remisso dos nossos pecados. Por isso Joo Batista disse ao apontar para Jesus: EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. Antes as pessoas derramavam o sangue dos animais para

28

remisso de pecados; agora Jesus Cristo se fez CORDEIRO DE DEUS e foi sacrificado para perdoar o nosso pecado. 4. A ALIANA QUE DEU CERTO: Atualmente TODOS os que crem em Jesus Cristo e se tornam verdadeiros discpulos (seguidores), recebem a remisso de pecados e so salvos. o que a Bblia diz. Esse foi o Plano de Salvao que Deus estabeleceu atravs da NOVA ALIANA. Est escrito em Romanos 8:1 Agora, pois, j NENHUMA CONDENAO h para os que esto em Cristo Jesus. Logicamente, se no h condenao para os que esto em Cristo, eles sequer passaro pelo julgamento de Deus, pois Cristo j pagou por seus pecados. O prprio Jesus disse em Joo 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, NO ENTRAR EM JUIZO, mas passou da morte para a vida. Exatamente por isso Jesus ordenou que seu Evangelho fosse anunciado no mundo inteiro. Quem crer e for batizado ser salvo; porm, QUEM NO CRER SER CONDENADO (Marcos 16:15,16). Quantas vezes voc j deve ter ouvido falar de Jesus? Aqueles que esto na Igreja se esforam para levar todo mundo para a Igreja, em especial as pessoas que eles amam. Eles sabem que NO H CHANCE sem Jesus. Voc j deve ter sido convidado diversas vezes para visitar alguma igreja crist. Tenha certeza de que Deus est lhe chamando para ter experincias espirituais profundas com Ele. Na verdade, o Senhor est lhe chamando para fazer com Ele uma ALIANA que mudar para sempre a sua vida! Essa ALIANA funciona como qualquer outra: voc faz a sua parte e Ele faz a parte dEle. SUA PARTE: Voc precisa reconhecer a sua condio de pecado e a necessidade do perdo de Deus. Precisa estar disposto a conhecer mais da Palavra de Deus e freqentar uma boa igreja crist. Precisa buscar mais ao Senhor e gastar mais tempo com Ele. A PARTE DELE: Ele lhe concede perdo total para TODOS os seus pecados, dando-lhe total garantia de salvao eterna. Abenoa a sua vida em todos os aspectos, quebra maldies, lhe protege contra seus inimigos, abenoa sua famlia e faz de voc um grande vencedor.

28

Pois bem, hoje ns avanamos no conhecimento da Palavra de Deus. Falamos sobre a salvao conquistada atravs da NOVA ALIANA estabelecida em Cristo. No prximo estudo ns vamos falar sobre a responsabilidade que temos de TOMAR UMA DECISO. sim, sim; no, no.

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 06: SIM, SIM; NO, NO Muito bem. Ns j vimos que a Bblia verdadeira; vimos que Deus, alm de ser bom tambm Justo; que Ele jamais vacila na hora de punir o homem pecador. Vimos que o Senhor tem os Seus PREFERIDOS e os abenoa poderosamente, enquanto IGNORA os que no querem estar com Ele. Esse o Deus da Bblia Sagrada, queira voc ou no, aceitar essa verdade. Isso nos leva a tirar algumas concluses bem pesadas: ou voc abre esse corao e se entrega definitivamente a Jesus Cristo, tornandose um fiel discpulo do Senhor, ou Deus continuar ignorando o seu sofrimento at o fim dos seus dias. Ou voc toma a deciso de VIVER PARA CRISTO e passa a ser um PREFERIDO do Senhor, ou o inimigo continuar encontrando brechas para destruir a sua vida. A verdade esta: se a pessoa no descer do salto e reconhecer que necessita do perdo divino, o seu destino ser o inferno. Perdoe-nos se estamos sendo diretos demais. Ns precisamos repetir as palavras de Jesus, registradas em Marcos 16:16 ...quem no crer SER CONDENADO. sim, sim; no, no! Ou cremos, ou estamos perdidos! Ns temos visto muita gente sofrendo desesperadamente. Muitas dessas pessoas correm para uma igreja qualquer em busca de alvio e refrigrio, mas acabam sem estabelecer essa ALIANA com Deus. So pessoas que, por uma razo qualquer, desperdiam a oportunidade de se tornarem PREFERIDAS do Senhor. Vejamos alguns obstculos mais comuns: 1. CEGUEIRA ESPIRITUAL: O mundo est desabando ao redor delas, mas elas continuam insistindo que est tudo bem. A Bblia diz em 2 Corntios 4:4 que o inimigo cegou o entendimento dos incrdulos. A pessoa nessa situao, infelizmente, no consegue enxergar nem mesmo que est sendo destruda; que a vida dela est indo para o buraco. 2. RELIGIOSIDADE: Perdoe-nos, mas isso uma verdadeira praga! Sinceramente; h pessoas que dizem ter uma religio, mas h muito tempo nem participam de nada, no vo igreja, no lem a Bblia e no tm experincias verdadeiras com Deus. Isto nos faz lembrar de Nicodemos. Ele era extremamente religioso e respeitado por todos. Um dia ele foi falar com Jesus e acabou sendo surpreendido com o que o Senhor lhe disse: Se voc no NASCER DE NOVO, Nicodemos, no pode ver o Reino de Deus (Joo 3:1-3). 3. AS PESSOAS ACHAM QUE J ESTO COM DEUS: O prprio inimigo espalhou o ditado popular que diz o seguinte: Deus Pai de todos. Isso uma mentira! Ns precisamos ter conhecimento da Palavra de Deus. A Bblia ensina que TODOS so CRIATURAS de Deus e que SOMENTE OS QUE RECEBERAM JESUS tornaram-se FILHOS DE DEUS. Isto est bem claro na Bblia Sagrada em Joo 1:12 Mas a TODOS QUANTOS O RECEBERAM, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus; a saber, os que crem no seu nome. 4. AS PESSOAS ACHAM QUE NO PRECISAM FREQUENTAR IGREJA: Essa idia tambm diablica! Muita gente diz que Deus est em todo lugar e, por esta razo, no precisa freqentar igreja nenhuma. outro grande equvoco. A Bblia nos adverte a NO ABANDONAR A IGREJA. Veja o que diz Hebreus 10:25 No abandonemos a congregao, como costume de alguns. Aquele que realmente teve um encontro com Cristo jamais deixar de freqentar a

28

Igreja; ele sente desejo de crescer na f e no conhecimento das verdades divinas. O cristo, por mais experiente que seja, necessita de acompanhamento pastoral e de cobertura de orao. Inmeros so os obstculos que tentam nos impedir de honrar nossa ALIANA com Deus. s vezes as pessoas acabam DESPERDIANDO grandes oportunidades de se tornarem PREFERIDAS e ABENOADAS do Senhor. Conhecer a Palavra de Deus pode fazer toda a diferena; pode mudar radicalmente a vida de uma pessoa. Chega o momento em que ela tem que DECIDIR. sim, sim; no, no! A pessoa pode continuar do mesmo jeito, vivendo a mesma vida de angstias e sofrimento; ou pode optar por tornar-se uma PREFERIDA do Senhor e comear a trilhar um novo rumo. No podemos nos esquecer: DEUS ABENOA A QUEM ELE QUER ABENOAR! Se ns TOMAMOS A DECISO de viver com Ele, certamente estaremos aptos a receber todas as bnos prometidas na Palavra de Deus. A DECISO NOSSA! O que voc e eu vamos fazer da nossa vida responsabilidade NOSSA! Deus no obriga NINGUM a fazer NADA! Ele chama e revela a Sua Palavra; a DECISO NOSSA!

28
Sinceramente; se voc ainda no tem certeza de salvao, preciso assumir hoje mesmo uma posio diante do Senhor. No foi por acaso que decidimos estudar juntos a Palavra de Deus; o Senhor est lhe chamando para uma nova vida, cheia de sucessos e alegrias. Tudo depende da DECISO que voc vai tomar! Deus quer mudar radicalmente a sua vida, sarar as suas enfermidades, abenoar sua famlia, abrir portas, prosperar... Mas ns j vimos que tudo depende do seu posicionamento perante o Senhor.

SEJA UM PREFERIDO DE DEUS!

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 07: SER

DE JESUS NOS DIAS ATUAIS

Houve um tempo em que ser de Jesus era um enorme desafio. Nos tempos mais antigos os cristos foram cruelmente perseguidos, maltratados e at mortos por causa de Cristo. Bastava dizer-se seguidor de Jesus para ser lanado s feras publicamente, ser aoitado com varas, chicoteado, preso e at assassinado. A histria mostra que o Imperador Nero, em certa ocasio, ordenou que todos os cristos de Roma fossem espetados em postes pontiagudos, envolvidos em estopa e incendiados vivos.

28

H algumas dcadas atrs, ser cristo ainda era um grande desafio. Havia muita discriminao e as pessoas que ousavam intitular-se crists eram perseguidas no trabalho, na escola, nos quartis e por todo lado. Nisso tudo ns vemos a mo do inimigo, tentando impedir o crescimento do Reino de Deus aqui na Terra. A boa notcia que os tempos mudaram. A Igreja de Cristo foi crescendo e conquistando seu espao em diversos pases do mundo. Para ter-se uma ideia, no Brasil os evanglicos j somam cerca de 40% da populao. Eles esto presentes em todas as classes sociais; ricos e pobres se juntam para louvar a Deus. Artistas, atletas, polticos e outras personalidades insistem em dizer que so evanglicos, que fazem parte desta ou daquela igreja crist. Emissoras de TV que durante dcadas discriminaram e perseguiram os evanglicos, agora abrem espao para artistas gospel, mostram programaes e eventos evanglicos, etc. Os tempos realmente mudaram! H alguns anos atrs o povo evanglico era aquele que tocava o bumbo na praa. Hoje os evanglicos ocupam grandes canais de TV e rdio, transmitem pelo satlite, utilizam os recursos da Internet. As bandas evanglicas usam os equipamentos mais sofisticados do mundo, cantam e tocam ritmos variados e ousados para louvar ao Senhor. H uma igreja em cada esquina do pas; times de futebol, basquete, grupos de surf e esportes radicais. Os evanglicos viajam, namoram, beijam na boca, passeiam, vo praia, se vestem bem, comem bem e fazem tudo isso na presena de Deus e com a alegria do Esprito. PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O POVO DE DEUS NOS DIAS ATUAIS: 1) AS TENTAES: uma questo de posicionamento. claro que o inimigo sempre tentar nos fazer olhar para trs; ele trabalha 24 horas por dia para nos induzir a QUEBRAR NOSSA ALIANA com o Senhor. Ele age sorrateiramente, tentando chamar nossa ateno para o que errado. Mas a Bblia diz que o prprio Deus no nos permitir ser tentados acima do que podemos suportar. Leia 1 Corntios 10:13. O cristo de hoje tem absoluta liberdade para viver e curtir o que h de melhor neste mundo, sem precisar desonrar ao Senhor. Ter atitudes coerentes com a nossa f, preservando a fidelidade e honrando a Deus o que devemos desejar de corao. Leia 2 Timteo 2:19-21. 2) DISTORES DA VERDADE: A Igreja de Cristo cresceu muito rpido e se espalhou pelo mundo, porm, de forma desordenada e preocupante. De um lado ns temos ministros despreparados, sem qualquer formao teolgica, muitas vezes at cheios do Esprito, mas sem conhecimento e distorcendo a Palavra de Deus. Do outro temos os FALSOS PREGADORES, que usam o Evangelho para explorar o sofrimento das pessoas. um risco tremendo, por exemplo, dar ouvidos a pastores que se conhece apenas

pela TV ou pelo rdio. Afinal, quem so esses homens? Qual o testemunho pessoal deles? Como saber se esto realmente comprometidos com as verdades de Cristo? Bem, o que sabemos que muitos envergonham a Igreja e ao prprio Deus, vendendo-se aos sistemas corruptos, prostituindo-se e at forjando milagres para impressionar as pessoas. Como resolver esse problema? Primeiramente, bom que cada um tenha a sua prpria Igreja e os seus prprios pastores. perigosssimo ficar RODANDO DE IGREJA EM IGREJA, pois aumenta consideravelmente a possibilidade de confuso doutrinria. como no caso da AIDS: ter um(a) s parceiro(a) a melhor forma de evitar o contgio. Esse papo de que tudo Obra do Senhor est completamente equivocado e muito perigoso. As pessoas devem ter seus prprios pastores, que eles conheam pessoalmente, que conheam sua histria de vida, suas famlias e seu testemunho pessoal. Alm disso, outra forma de se precaver contra o engano seguir o exemplo dos bereanos. Veja o que eles faziam: Atos 17:10,11. 3) ESCASSZ DE TEMPO: O mundo parece estar girando bem mais rpido, mas ns sabemos que somente uma impresso, pois um dia sempre teve 24 horas. O problema que as nossas atividades aumentaram muito; hoje ns temos muita coisa que absorve o nosso tempo: trabalho, escola, reunies, encontros, viagens, engarrafamentos, dentista, exames mdicos, cabelereiro, Internet, televiso com centenas de canais, entre outras coisas. Se no vigiarmos ficaremos SEM TEMPO PARA DEUS. comum no encontrarmos tempo para ler a Bblia, fazer um estudo, orar, participar dos cultos da Igreja ou das reunies de orao. Essa tem sido uma poderosa arma do inimigo para enfraquecer a nossa f. Leia Efsios 5:15,16.

28

Existem inmeros outros desafios, mas estes trs so os que consideramos mais comuns na vida dos filhos de Deus. Para lidar com eles basta: 1) Saber o que quer; 2) Vigiar; 3) Arrumar tempo para Deus. A ALEGRIA DE SER CRISTO HOJE Ser EVANGLICO nos dias atuais a MELHOR OPO DE VIDA. Ns somos um povo alegre, divertido e festeiro. Temos muitas amizades, gostamos de passear juntos; gostamos de praia, sol, boa msica; amamos danar, pular, brincar... Expressamos nossa alegria de vrias formas diferentes. Fazemos quase tudo que todos fazem: pescamos, nadamos, vamos s festas, viajamos, jogamos futebol, torcemos por nosso time, etc. A nica diferena que ns nos esforamos para NO DESAGRADAR A DEUS. Isso ser DE JESUS nos dias atuais.

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 08: SEM

EXAGEROS; SEM TOLICES RELIGIOSAS

Ser cristo praticante a coisa mais agradvel do mundo. Normalmente estamos ao lado de pessoas maravilhosas, de bom corao, boa ndole e extremamente amveis. Na maioria das vezes a nossa relao com essas pessoas bem melhor do que a que temos com nossos parentes. Na Igreja nos sentimos amados, respeitados, apoiados, fortalecidos e importantes, pois temos oportunidade de contribuir com a Obra de Deus e ainda ajudar aos outros. Tudo isso sem falar no bem espiritual que isso nos traz.

28

Por que, ento, alguns permanecem to arredios com relao Igreja? Infelizmente, h pessoas que tm verdadeira averso ao povo evanglico; uma ideia totalmente errada do cristianismo. Bom, na maioria das vezes o problema so os EXAGEROS e as TOLICES RELIGIOSAS to frequentemente presentes na Igreja. Quando estudamos a Palavra do Senhor e a histria do cristianismo, logo percebemos que o inimigo vem trabalhando arduamente para desviar a ateno do povo de Deus. Em diferentes pocas, de formas diferentes, ele tem semeado CONFUSO e INSTABILIDADE no Reino de Deus. Alis, esta tem sido uma constante preocupao dos homens que o Senhor levantou para liderar o Seu povo aqui na Terra atravs dos tempos. Josu, por exemplo, viveu um drama terrvel quando o povo de Israel se envolveu com os deuses do Egito e dos povos pagos de Cana. Foi um perodo difcil para o povo do Senhor. Veja o que disse Josu: Josu 24:14,15. O inimigo usou a idolatria dos povos que cercavam Israel para trazer CONFUSO ao povo de Deus. Foi necessrio que Josu se posicionasse e COBRASSE UMA POSIO dos israelitas. Cabe aos lderes levantados por Deus, em qualquer circunstncia, cobrar esse posicionamento diante do Senhor. Na poca de Elias o povo do Senhor viveu mais uma dessas incurses do diabo. O rei Acabe e sua mulher idlatra Jezabel, levaram o povo de Deus idolatria. Foi mais um perodo difcil. O corao de Deus se entristeceu, houve uma terrvel seca por aquelas terras; fome e pestilncias fizeram o povo do Senhor sofrer amargamente. Mais uma vez foi necessrio que um homem de Deus dissesse a verdade, se posicionasse. Veja o que Elias disse:1 Reis 18:21. Na Igreja Primitiva, Paulo tambm precisou COBRAR um posicionamento da Igreja de Cristo na cidade de Colossos. Foi mais uma ARTIMANHA do inimigo para CONFUNDIR o povo do Senhor. Naquela poca algumas pessoas comearam a ensinar DOUTRINAS ERRADAS, que elas mesmas haviam criado, sem qualquer fundamento na Palavra de Deus. Essas pessoas eram altamente persuasivas e comearam a DOMINAR a Igreja com suas filosofias. Foi um perodo bastante difcil. Veja o que Paulo escreveu aos Colossenses: Colossenses 2:4. Quando o inimigo pe em prtica as suas estratgias, ele arregimenta pessoas com alto poder de persuaso; homens bons de palavra e convincentes. Eles conseguem DISTORCER a Palavra de Deus e implantar suas prprias doutrinas, que nada tm a ver com as Sagradas Escrituras. Esta era a grande preocupao do apstolo Paulo. Veja: Colossenses 2:8.

O que Paulo queria dizer com a expresso TRADIO DOS HOMENS? Na verdade ele estava chamando a ateno da Igreja para o fato de que muitos dos ensinos praticados por aquelas pessoas NO ERAM EXTRADOS DA PALAVRA DE DEUS. No tinham absolutamente NADA a ver com a revelao de Deus; eram princpios criados PELO HOMEM. E o pior: atravs dessas DOUTRINAS DE HOMENS aquelas pessoas DOMINAVAM a Igreja do Senhor; os filhos de Deus eram MANIPULADOS com filosofias e preceitos HUMANOS. Paulo os advertiu: NINGUM VOS DOMINE A SEU BEL PRAZER (Colossenses 2: 18). Ele escreveu tambm: As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens (v. 22).

O inimigo continua trabalhando nos dias atuais para CONFUNDIR o povo do Senhor. Nos ltimos tempos a Igreja de Cristo tem sido bombardeada com VS FILOSOFIAS, PRECEITOS e DOUTRINAS DE HOMENS. Algumas denominaes esto criando uma espcie de EVANGELHO PARALELO, impondo regras que definitivamente no esto na Palavra de Deus. Distores horrveis das Escrituras; exageros extremamente nocivos Igreja do Senhor. Coisas do tipo: se voc no cumprimentar as pessoas com A PAZ DO SENHOR est fora da bno. Criaram uma maneira prpria de se vestir, de falar, de orar, de pregar; vivem de profecias e revelaes e aparentam ser as pessoas mais consagradas do mundo. Quem no for igual a elas NO DE DEUS ou EST EM PECADO. Muitos chegam a pregar contra a Internet (mas eles mesmos usam), contra a televiso (mas eles mesmos assistem). DOUTRINAS DE HOMENS, PRECEITOS HUMANOS. Absoluto LEGALISMO RELIGIOSO. Exageros, mentiras, engano, falsidade... Conhea de perto A VIDA dessas pessoas; veja o testemunho delas. A maioria tem um pssimo testemunho. exatamente nessas igrejas que normalmente ocorrem os maiores escndalos; tem sempre algum escandalizando a Obra de Deus. Muitos falam em lnguas estranhas e demonstram profunda comunho com o Esprito Santo, mas so como os fariseus: sepulcros caiados por fora e cheios de ossos. Probem TUDO, tudo pecado; criticam tudo o que no se parea com eles. Eles so os santinhos que esto na bno e o resto... bem, o resto o resto. O apstolo Paulo se preocupava muito com essas INCURSES do diabo dentro da Igreja. Principalmente porque essas INTERFERNCIAS malignas acontecem normalmente SEM QUE AS PESSOAS PERCEBAM. Muitas vezes elas tm aparncia de sabedoria e devoo. Voc olha para essas pessoas a imagina que elas sejam humildes, consagradas, espirituais, tementes a Deus, santas, etc. Veja o que Paulo escreveu: Colossenses 2:23. O QUE FAZER? O prprio apstolo Paulo responde. Veja: Colossenses 3:16. A nossa REGRA DE F a Palavra de Deus! Ns precisamos ser como os BEREANOS, que ouviam a Palavra e conferiam na Bblia para ver se os apstolos estavam ensinando a verdade (Atos 17:10-12). Precisamos VIGIAR para no nos tornarmos prisioneiros de doutrinas falsas e devaneios humanos. O povo de Deus no pode se aprisionar, deixar-se manipular com PRECEITOS DE HOMENS. A Bblia Sagrada diz que NS ESTAMOS LIVRES! Aleluia! PARA A LIBERDADE FOI QUE CRISTO NOS LIBERTOU (Glatas 5:1)."

28

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 09: O MOMENTO DA DECISO

As decises que tomamos sempre interferem diretamente em nossa vida e, quase sempre, na vida das pessoas que nos cercam. Para Deus, as decises de um homem expressam os sentimentos mais profundos do seu corao. possvel avaliar o carter e o grau de comprometimento que uma pessoa tem com o Senhor atravs das decises que ela toma. No estudo de hoje ns vamos analisar a vida de Abrao, grande homem de Deus. Veja:

28

Abrao tinha 75 anos e vivia com sua mulher e sua famlia num lugar chamado Har, quando Deus ordenou que ele deixasse as sua terra e sua parentela fosse para um lugar distante, que ele no conhecia. Leia Gnesis 12:1. Tudo o que Abrao tinha era a promessa de que ele seria grandemente abenoado se obedecesse ordem do Senhor. Leia Gnesis 12:2,3. O velho Abrao estava diante de uma deciso muito importante. Era pegar ou largar; largaria tudo para obedecer ao Senhor ou ficaria onde estava h 75 anos com sua famlia. Qual foi a deciso que ele tomou? Leia Gnesis 12:4,5. A deciso de Abrao AGRADOU O CORAO DE DEUS, que o abenoou grandemente. O prprio Deus apareceu a Abrao e lhe fez uma promessa especial. Leia Gnesis 12:7.

Vamos viajar um pouquinho no tempo. Agora, numa outra poca, Deus resolve TESTAR a f e a fidelidade do velho Abrao, pois tencionava abenoar abundantemente a vida dele. Acompanhe: O que Deus ordenou que Abrao fizesse? Gnesis 22:1,2

Que problemo, heim? Agora a deciso que Abrao teria de tomar era ainda mais difcil. O que fazer? Obedecer ao Senhor e sacrificar seu nico filho legtimo, que ele tanto amava? Ou abraar seu filho e DIZER NO PARA DEUS? Uma dificlima deciso precisava ser tomada. Veja o que aconteceu. Leia Gnesis 22:3-13. A deciso de Abrao mais uma vez ALEGROU O CORAO DO SENHOR. Ento Deus abriu as janelas do cu e o abenoou. Leia Gnesis 22:15-18.

Observe que Deus AGUARDOU A DECISO DE ABRAO para somente depois liberar as bnos maravilhosas que pretendia conceder a ele e sua gerao. assim que Deus age: espera tomarmos nossas decises para depois resolver o que far com a nossa vida. exatamente a partir do instante em

que DECIDIMOS, que Ele age conforme a deciso que tomamos. Observe que a nossa deciso o START do mover de Deus. No Evangelho acontece a mesma coisa, pois Deus age sempre com coerncia. Voc pode amar a Deus e diz-lo um milho de vezes; pode admirar a Igreja e gostar de cantar louvores. Pode at frequentar os cultos da Igreja, ler a Bblia e fazer suas oraes. Mas o Senhor sempre estar aguardando o MOMENTO DA SUA DECISO! aquele instante em que voc DEFINE o que quer! A hora da verdade! Afinal, voc ou no DE JESUS? Quando se trata de f, no existe MEIO TERMO; sim ou no. Veja o que disse Jesus em Marcos 16:16 Quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado. Chega uma hora que no d mais para adiar; preciso tomar uma deciso. Deus exige isso.

28

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 10: BATISMO

NAS GUAS: OBEDINCIA E CONFISSO DE F

No ltimo estudo ns vimos a importncia das decises que tomamos; vimos que todo ser humano precisa DECIDIR se ir ou no fazer aliana com Deus. Isso precisa ficar bem definido para o prprio Deus e at para o inimigo, pois sua deciso ter implicaes diretas no mundo espiritual. No estudo de hoje ns falaremos sobre o Batismo nas guas. Voc logo perceber que o Batismo est diretamente relacionado deciso que tomamos por Cristo. Voc conhecer detalhes dessa ordenana, como por exemplo: quem e quando deve batizar-se, significado do batismo, tipos de batismo, batismo de crianas, etc. A primeira pergunta que precisamos fazer ... POR QUE DEVEMOS SER BATIZADOS? 1. Porque o batismo uma das duas ORDENANAS de Jesus Cristo. Ele disse que TODOS os que cressem na Palavra de Deus deveriam ser batizados. Leia Mateus 28:19. (A outra ordenana de Cristo a Ceia do Senhor). 2. Porque o batismo uma DECLARAO DE F. Quando uma pessoa se batiza, est DEFININDO SUA CONDIO ESPIRITUAL. uma demonstrao de que ela reconheceu a necessidade de salvao e TOMOU UMA POSIO no mundo espiritual. 3. Porque o batismo a CIRCUNCISO DO CORAO. No Velho Testamento (antes de Cristo) TODO judeu tinha de ser circuncidado. Era uma espcie de marca dos israelitas. A partir de Cristo a circunciso passou a ser feita no corao atravs do Batismo. Leia Colossenses 2:11,12. 4. Porque o batismo NOS IDENTIFICA COM CRISTO. Assim como Jesus Cristo foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, ns tambm somos sepultados e ressuscitamos com Cristo no ato do Batismo. Assim nos tornamos parecidos com Ele. Leia Romanos 6:3,4.

28

MAS ATENO: O que salva uma pessoa no o Batismo e sim a DECISO que ela tomou de seguir a Cristo. O Batismo apenas o SELO da deciso que tomamos. Leia novamente, com cuidado, o que est escrito em Mateus 28:19. Jesus disse: ...quem NO CRER, ser condenado. Uma prova disso a salvao do ladro que foi crucificado ao lado de Jesus. Ele no teve tempo de batizar-se, mas foi salvo porque CREU. Leia Lucas 23:39-43. Assim que uma pessoa se converte deve batizar-se o mais rpido possvel, pois o Batismo uma Ordenana de Cristo e o que a Palavra de Deus nos manda fazer. Mas se por uma razo qualquer essa pessoa morrer antes de ser batizada, NO PERDER A SALVAO pela falta do batismo. O batismo, em si, no salva ningum. Ele um SELO da deciso que tomamos; um posicionamento no mundo espiritual e uma demonstrao de obedincia. Mas sua ausncia involuntria no impede que a pessoa seja salva.

QUANDO SABEMOS QUE CHEGOU A HORA DE BATIZAR-SE? A Bblia nos mostra que o batismo deve acontecer imediatamente aps a converso (deciso de seguir a Cristo). Veja o exemplo de um Batismo narrado com detalhes na Bblia Sagrada (Filipe batiza um etope): Atos 8:30-38. Observou? No houve um curso de preparao para o Batismo e Filipe no perguntou NADA sobre a vida do etope. Se ele tinha uma vida santificada, se ele era promscuo, se era mentiroso, se tinha algum vcio, etc. Ele simplesmente disse: VOC CR? ENTO LCITO. Desceu at a gua e o batizou. As igrejas divergem a respeito disso, mas na IGREJA DA CONQUISTA ns cremos que o Batismo deve acontecer to logo a pessoa se converta, pois era assim nos tempos bblicos. At o instante do Batismo, o novo convertido deve vir para a Igreja DO JEITO QUE ESTIVER: viciado, beberro, mulherengo, amigado, mentiroso, ladro, etc. At a ela s precisa ACEITAR A CRISTO e reconhecer que necessita de perdo. A PARTIR DO BATISMO comea o trabalho da Igreja, cuidando, ensinando, apoiando e admoestando. um PROCESSO que pode durar anos, comeando a partir do Batismo.

28

E SE ALGUM J FOI BATIZADO QUANDO CRIANA? A Bblia jamais nos mandou batizar crianas; no existe um s caso de Batismo infantil nas Escrituras. Voc sabe por qu? Porque o Batismo nas guas deve acontecer como resultado de uma DECISO por Cristo. Primeiro a pessoa deve reconhecer sua condio de pecado e se arrepender; depois disso vir o Batismo. A pergunta : pode uma criancinha arrepender-se dos seus pecados? bvio que no. No existe qualquer fundamento no batismo de crianas, to praticado por diversas igrejas crists (catlica e evanglicas). Na IGREJA DA CONQUISTA ns no reconhecemos os batismos de crianas, pois seguimos os ensinamentos da Bblia. Os batismos que ocorreram quando as pessoas eram crianas, so para ns um ato de consagrao. Segundo a Palavra de Deus, o Batismo nas guas deve ser ministrado apenas quando a pessoa estiver em condies de discernir as coisas espirituais. UMA COISA CERTA... Quem cr nos ensinamentos da Bblia precisa fazer o que a Bblia diz. Todas as pessoas que conhecem e aceitam o Evangelho de Cristo, tero de tomar uma importante DECISO: obedecer ou no obedecer. Fazemos o que a Bblia diz ou ignoramos suas diretrizes e seguimos o nosso prprio caminho. Como vimos hoje, o Batismo nas guas uma DEFINIO da nossa condio espiritual. Ao optarmos pelo Batismo demonstramos nosso profundo reconhecimento do pecado e necessidade de perdo. No Batismo DECIDIMOS publicamente fazer parte da IGREJA DO SENHOR JESUS.

No prximo estudo ns conheceremos as principais formas de batismo utilizadas pelas igrejas crists.

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 11: FORMAS DE BATISMO

A Igreja adotou e continua adotando diversas formas de batismo, como asperso (aspergir gua sobre a cabea), afuso (entornar gua sobre a cabea) e abluo (banho). Esse desencontro ocorre porque a Bblia nos manda batizar, mas no define com detalhes a forma de batismo. Por tratar-se de um ato meramente SIMBLICO, mesmo sendo uma ORDENANA de Cristo, a IGREJA DA CONQUISTA entende que seria incoerente rejeitar alguma forma de batismo. Em caso de enfermidade, por exemplo, ns aceitamos realizar o batismo por asperso. Mas a nossa forma de batismo POR IMERSO. POR QUE UTILIZAMOS O BATISMO POR IMERSO? Primeiramente porque ele exprime melhor o verdadeiro significado do batismo: o SEPULTAMENTO da velha natureza do homem e a RESSURREIO da nova criatura em Cristo Jesus. A imerso do nosso corpo na gua nos remete ao sepultamento de Cristo; ao sairmos da gua lembramos a ressurreio do Senhor. A prpria palavra "baptismo" no grego significa: "imergir; mergulhar; colocar para dentro de", induzindo-nos a preferir o batismo por imerso. Quando Felipe batizou o etope, eles pararam em um lugar onde havia gua. A Bblia diz que ambos entraram na gua (At.8:38,39). O fato de AMBOS terem entrado na gua no chega a ser uma prova, mas um forte indcio do batismo por imerso. Alm disso, certamente aquele etope eunuco viajava abastecido com gua potvel. Se fosse o caso de praticarem a asperso havia gua suficiente naquela carruagem para isto, no necessitariam de um lugar especial! No foi por acaso que Joo Batista se utilizou do rio Jordo para batizar as pessoas. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e a razo para isto descrita pelo apstolo Joo em seu evangelho: "porque havia ali muitas guas" (Joo 3:23).

28

No h lugar especfico para o batismo, que pode ser feito em batistrio, rios, piscinas, e onde houver gua suficiente para a imerso. Mas ATENO: no h necessidade da gua ser corrente. Devemos nos lembrar de que o batismo um ato SIMBLICO; no lava literalmente os pecados de ningum.

Alm da gua, necessrio ter algum que ministre o batismo, uma vez que no existe auto-batismo na Bblia. Ento, quem pode batizar? Quem tem autoridade para isto? S o pastor? No! A ordenana de Jesus clara: "Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Esprito Santo" (Mateus 28:19). Muitas pessoas imaginam que somente oficiais da Igreja podem ministrar o batismo, mas no o que ensina a Bblia. Note que a ordem de Jesus FAZER DISCPULOS E DEPOIS BATIZ-LOS. A ordem j subentende que quem faz o discpulo tem autoridade para batiz-lo. Filipe, por exemplo, era apenas um dicono fazendo o trabalho de evangelista; no era pastor de igreja alguma, mas batizou! Paulo disse aos corntios que no havia batizado quase ningum entre eles; entendemos que mesmo se tratando de seus filhos na f, ele provavelmente tenha passado esta tarefa a outros cooperadores, que no eram pastores. Na IGREJA DA CONQUISTA os pastores conduzem o batismo por uma questo de ordem, mas no s os pastores podem batizar. A pessoa ideal para batizar algum exatamente aquela que DISCIPULOU essa pessoa, mesmo que assistida por um oficial da Igreja.

28

E ento? Voc entendeu a importncia do Batismo nas guas? A deciso de receber a Cristo foi a mais importante da sua vida! Agora chegou o momento de consolidar essa deciso, agendando imediatamente o seu batismo. Ns j falamos sobre isso no estudo anterior, mas a dvida mais recorrente sobre o Batismo nas guas quando a pessoa j foi batizada ao nascer. Ns vimos que o batismo deve acontecer logo aps o reconhecimento do pecado e da necessidade de salvao. Como pode uma criana arrepender-se? Que entendimento ela tem acerca das coisas espirituais e do batismo? O que voc entendia de pecado quando foi batizado? Alm disso, ns no encontramos UM S batismo de criana na Bblia Sagrada. Jesus abenoava as crianas, mas no as batizava. Sendo assim, encare seu antigo batismo como uma consagrao; no como batismo. Hoje voc tem conhecimento e discernimento suficientes para se batizar. RENOVAO DE BATISMO No existe qualquer impedimento renovao do Batismo, desde que haja realmente um bom motivo. Uma pessoa que se desviou da Igreja por algum tempo e retornou; algum que ao batizar-se no estava absolutamente consciente de suas implicaes, que no tem convico da autenticidade do seu batismo, etc.

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01 Estudo 12: SER

PARTE DE UM MINISTRIO

Alm de todas as implicaes ESPIRITUAIS, o fato de aceitarmos o Evangelho, fazermos uma aliana com Cristo e passar pelas guas do Batismo, nos faz ingressar na Igreja sob dois aspectos: 1. VOC INGRESSA NO CORPO DE CRISTO (A Igreja no sentido universal) A converso e o batismo so a porta de entrada na Igreja do Senhor Jesus. Isso est alm de religies e de bandeiras denominacionais. A IGREJA DE CRISTO o conjunto de TODAS as pessoas que aceitaram a Cristo e tornaram-se discpulas do Senhor. So as pessoas que nasceram de novo e fizeram uma verdadeira aliana com Deus, independente de religio, segmentos, doutrinas, etc. Acompanhe em sua Bblia: Atos 2:41 agregado Igreja de Cristo quem recebe a Palavra e batizado. Deuteronmio 14:2 A Igreja o povo de Deus, espalhado por toda a terra. Glatas 3:29 Quando fizemos aliana com Cristo, tornamo-nos descendentes de Abrao, pela f. Joo 1:12 Somente os que receberam a Cristo, so considerados filhos de Deus.

28

A IGREJA DE JESUS (todos os que fazem parte do Corpo de Cristo) ser ARREBATADA da Terra a qualquer instante. o que a Bblia diz. Veja: 1 Tessalonicenses 4:16,17 Sero arrebatados os mortos e vivos pertencem ao Senhor. Mateus 24:36-42 Ningum sabe o dia e nem a hora do arrebatamento, mas s os que fazem parte da IGREJA DE CRISTO sero raptados e subiro para o encontro com Jesus nos ares. Apocalipse 19:7 A Bblia diz que Jesus o Noivo e a Igreja a noiva de Cristo.

Observe que NO FAZER PARTE DA IGREJA DE CRISTO significa ser DEIXADO PARA TRS. No basta ser gente boa, no desejar mal a ningum, ser bom marido, boa esposa, bom filho, ter carter ou fazer caridade. preciso estar em aliana com Jesus e, consequentemente, fazer parte da IGREJA DO SENHOR.

2. VOC INGRESSA EM UM MINISTRIO A Bblia diz que a IGREJA DE CRISTO o Corpo de Cristo. Leia Colossenses 1:18; 2:19. Como em todo corpo, a Igreja dividida em membros e rgos, que so as igrejas locais (diversas denominaes). Cada uma dessas denominaes existe para cumprir uma misso especfica e alcanar grupos especficos de pessoas. Por isso, elas tm caractersticas diferentes e trabalham s vezes de forma to distinta. Mas, a princpio, todas so DO SENHOR e trabalham pelo Reino de Deus.

MAS ATENO: preciso ter cuidado porque a prpria Bblia nos adverte quanto aos falsos pregadores e mercenrios, que se aproveitam do sofrimento e da fragilidade das pessoas para tirarem proveito prprio. Leia Ezequiel 34:2,3; Joo 10:12.

To logo uma pessoa se converte, imediatamente sente a necessidade de compor um ministrio. Alm de ser recebida como MEMBRO do Corpo de Cristo (na IGREJA DO SENHOR JESUS) ela tambm ser recebida como MEMBRO em uma igreja local, ou seja, em um ministrio. ali que ela vai receber apoio espiritual, cobertura de orao, cuidado pastoral; ali tambm que ela ser preparada para Servir aos propsitos do Senhor. A Bblia nos adverte a NO ABANDONAR a igreja local. Leia Hebreus 10:25. Algumas pessoas acham que NO PRECISAM fazer parte de uma igreja local e decidem viver sem ela, mas isso biblicamente errado e extremamente perigoso. Cada membro do Corpo de Cristo deve estar subordinado a uma autoridade ministerial constituda por Deus, como sempre aconteceu na Igreja de Cristo desde os tempos bblicos. Para pertencer ao Corpo preciso ESTAR NO CORPO, cumprindo sua FUNO dentro do Corpo. Deus no deixa as pessoas por a, soltas, sem fazer parte de uma hierarquia ministerial. Cada um que se salva precisa ser preparado para cumprir sua misso DENTRO DE UM MINISTRIO, sob a liderana e orientao de um ministro levantado por Deus.

28

PARABNS! Voc acaba de encerrar o NVEL 01 da ESCOLA BEREANA. Agora, se voc deseja receber o CERTIFICADO DE CONCLUSO ao final do curso, faa o pequeno teste de verificao a seguir e envie para: ESCOLA BEREANA IGREJA DA CONQUISTA Av. Dom Helder Cmara, 10.057 Cascadura Rio de Janeiro RJ CEP: 21380-002 Voc pode tambm, se preferir, entreg-la diretamente na Secretaria da Sede Nacional da IGREJA DA CONQUISTA.

ATENO: Acesse o nosso Site na Internet para baixar e imprimir a apostila do NVEL 02 da ESCOLA BEREANA; gratuito. www.igrejadaconquista.com.br

Deus te abenoe!

CURSO BBLICO - DISCIPULADO INDIVIDUAL Baixado do Site: www.igrejadaconquista.com.br

ESCOLA BEREANA NVEL 01

TESTE DE VERIFICAO
Nome: __________________________________________________Tel: _________________________ Endereo Completo: __________________________________________________________________ Municpio: _________________ Cidade: _________________ Estado: _______ CEP: _______________ E-Mail: _________________________________ MSN: ______________________________________

28
MARQUE AS ALTERNATIVAS MAIS ADEQUADAS, DE ACORDO COM OS ESTUDOS DESTA APOSTILA:

1. So evidncias da veracidade da Bblia Sagrada:

(a) Seu tamanho (b) Sua popularidade (c) Sua gramatura (d) Sua harmonia

2. Deus pe diante de ns:

(a) (b) (c) (d)

A bno da prosperidade A bno da salvao A bno e a maldio A bno e a reprovao

3. Deus faz questo de abenoar:

(a) (b) (c) (d)

A todos os que se dizem cristos Aos que jejuam diariamente Aos seus preferidos Aos que jamais cometem erros graves

4. A humanidade est pagando um alto preo:

(a) (b) (c) (d)

Porque quebrou a aliana com Deus Porque permitiu que Jesus fosse crucificado Porque no sabe orar como convm Por falta de amor

28

5. A aliana que deu certo foi:

(a) (b) (c) (d)

A aliana Admica A aliana Abramica A Nova Aliana A Velha Aliana

6. So obstculos mais comuns para nos tornarmos preferidos de Deus: (a) A religiosidade (b) Falta de dinheiro (c) A cegueira espiritual (d) Faltar aos cultos da igreja

7. So desafios para o povo de Deus nos dias atuais:

(a) (b) (c) (d)

A falta de sinceridade A falta de tempo As tentaes As distores da verdade

8. So tolices religiosas:

(a) (b) (c) (d)

Os ensinamentos do Velho Testamento Tudo o que no est na Bblia O que ensinam as religies modernas Os exageros doutrinrios que no tm fundamento bblico

9. Nossa condio espiritual se define:

(a) (b) (c) (d)

Assim que nascemos No momento da nossa deciso por Cristo No ato do Batismo Quando somos cheios do Esprito Santo

28

10. Devemos ser Batizados nas guas:

(a) (b) (c) (d)

Porque precisamos ser purificados Por causa do calor Porque uma ordenana de Cristo Porque faz parte dos ritos da igreja

You might also like