You are on page 1of 54

1.

Apresentao
A pesquisa a seguir, da disciplina de Organizao de normas de qualidade (ONQ), foi realizada com o intuito de compor a nota do ano letivo em curso. Em seu contedo aborda a questo dos desastres naturais, assunto de interesse mundial, suas principais causas e consequncias. Os mtodos de pesquisa seguem de acordo ao que foi aprendido em sala, procurando expor de maneira clara e coesa o tema proposto.

2. Introduo
Quando um carro bem conservado, pode ser um meio de transporte seguro. Mas quando mal usado e negligenciado, pode ser perigoso. De certo modo, pode-se dizer o mesmo sobre o planeta Terra.

Na opinio de muitos cientistas, mudanas na atmosfera e nos oceanos induzidas pelos humanos tornaram nosso planeta um lugar perigoso por contribuir para que os desastres naturais sejam piores e mais freqentes. E o futuro parece incerto. Estamos no meio de um grande e descontrolado experimento no nico planeta que temos para viver, disse um editorial sobre mudana climtica, da revista Science. Para entender melhor como a atividade humana pode estar afetando a freqncia e a gravidade dos desastres naturais, precisamos saber um pouco sobre o que est por trs dos fenmenos naturais. Por exemplo, o que faz com que fortes tempestades, como furaces, se formem? Um desastre natural uma catstrofe que ocorre quando um evento fsico perigoso (tal como uma erupo vulcnica, um sismo, um desabamento, um furaco, inundao, incndio, ou algum dos outros fenmenos naturais listados abaixo) provoca direta ou indiretamente danos extensos propriedade, faz um grande nmero de vtimas, ou ambas. Em reas onde no h nenhum interesse humano, os fenmenos naturais no resultam em desastres naturais. Um desastre um rompimento social que pode ocorrer ao nvel do indivduo, da comunidade, ou do estado. A extenso dos danos propriedade ou do nmero de vtimas que resulta de um desastre natural depende da capacidade da populao a resistir ao desastre. Esta compreenso cristalizada na frmula: os "desastres ocorrem quando os perigos se encontram com a vulnerabilidade. Em 2000, as Naes Unidas lanaram a Estratgia Internacional para a Reduo de Desastres (ISDR) para dirigir-se s causas subjacentes da vulnerabilidade e para construir comunidades resistentes a desastres promovendo o aumento na conscincia das pessoas para a importncia da reduo de desastres como um componente integral de um desenvolvimento 2

sustentvel, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econmicas e ambientais devido aos perigos de todos os s tipos.

3.

Estratificao
estratos, camadas de

Estratificar agrupar ou dividir dados em

problemas com origens diferentes. A estratificao uma anlise de processo, pois um mtodo para ir busca da origem do problema. Para exemplificar vamos tornar o problema reclamaes dos clientes e estratificar. feita uma reunio entre as pessoas que entendem do problema no qual perguntado: porque nossos clientes reclamam dos nossos produtos? 3

As organizar a importantes.

ferramentas mencionadas acima coleta de opinies. Em seguida pela feita

devem ser utilizadas para Supomos que uma tenham mais eleio das dos

sido coletadas 42 opinies. qual poucos fatores so

Obedecendo ao princpio responsveis

de Pareto, segundo o maior parte resultados.

Recomenda-se um mnimo de 2 e um mximo de 7 fatores vitais. O resto dos fatores tratado como outros. O quadro abaixo mostra o resultado simulado Exemplo de estratificao:

4. MASP
A soluo de problema possvel atravs das anlises das relaes entre caractersticas e causas de um problema, executando aes corretivas apropriadas. Entretanto, esse processo de estratgica de solues de problema pode ser abordado sob diversos ngulos. Consequentemente, quando se usa uma metodologia mal aplicada, no se chega em aes de melhoria. Os procedimentos padronizados so teis no desenvolvimento deste entendimento. Para solucionar problemas em qualquer rea, existem procedimentos e regras. Se estes no
4

forem usados adequadamente, no se pode vencer os obstculos e obter o sucesso. O mesmo verdade na soluo para obter resultados positivos. necessrio conhecer as verdadeiras causas para implementar melhorias e alcanar as metas. Uma metodologia para a soluo de problemas deve ser estruturada de maneira a ajudar o administrador a solucionar os problemas, colocando este assunto dentro de um processo adequado de anlise, e fornecendo aos gerentes meios para:

- Analisar e priorizar os problemas. - Identificar algumas situaes que exigem ateno e que s vezes no esto claras. - Estabelecer o controle rapidamente em determinada situaes. - Planejar um trabalho que ser feito.

A metodologia deve ser um processo dinmico na busca de solues para uma determinada situao. No um processo rgido e sim um processo flexvel em cada caso com que de se defrontar. Ela procura encontrar respostas tais, como:

- Priorizao do problema. - Diviso do problema em partes que possam ser analisveis. -Verificaes das situaes que necessitam de ateno.

O objetivo da metodologia aumentar a probabilidade de resolver satisfatoriamente uma situao onde um problema tenha surgido. A soluo de problema um processo que segue uma seqncia lgica, comeando pela identificao do problema, continuando pela anlise e terminando com a tomada de deciso. Cada etapa descreve os objetivos, as atividades a serem desenvolvidas, as pessoas envolvidas e as ferramentas mais usadas, no sentido que o administrador compreenda e saiba como apliclos em seu trabalho. Ele precisa estar informado de todas as situaes, e processar todos esses dados a respeito do problema que possa vir a encontrar. A anlise do problema um processo lgico de estreitar um corpo de informao durante a busca por uma soluo. A cada estgio, a informao vai surgindo, medida que o processo se movimenta para o que est errado, passando para o problema a ser tratado e a seguir para as possveis causas que fizeram o problema surgir, e finalmente para a causa mais provvel com uma ao corretiva especfica em relao ao problema, conforme mostra a figura.

O MASP apresenta 8 passos para a soluo de problemas:

Passo 1 Levantamento dos problemas e escolha do principal

Passo 2 - Observao do problema e reao rpida

Passo 3 - Busca da causa principal do problema

5. Ciclo

Passo 4 Planejamento da ao de bloqueio

Passo 5 - Ao

Passo 6 - Observao (ao adotada)

Passo 7 - Padronizao

PDCA

Passo 8 Concluso

O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contnua. O PDCA foi introduzido no Japo aps a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, que efetivamente o aplicou. Inicialmente deu-se o uso para estatstica e mtodos de amostragem. O ciclo de Deming tem por princpio tornar mais claros e geis os processos envolvidos na execuo da gesto, como por exemplo, na gesto da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos. O PDCA aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gesto e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negcios, independentemente da rea de atuao da empresa. O ciclo comea pelo planejamento, em seguida a ao ou conjunto de aes planejadas so executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e tomase uma ao para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execuo. Os passos so os seguintes:

Plan (planejamento) : estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenmeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ao. Do (execuo) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ao. Check (verificao) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificaes e estado desejado, consolidando as informaes, eventualmente confeccionando relatrios. Atualizar ou implantar a gesto vista. Action (ao) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatrios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ao, de forma a melhorar a qualidade, eficincia e eficcia, aprimorando a execuo e corrigindo eventuais falhas.

O PDCA utilizado para atingir metas padro, ou para manter os resultados num certo nvel desejado, pode ento ser chamado de SDCA (S de standard).

6. Brainstorming
Brainstorming possui inmeras definies, mas o mais comum defin-lo como o caminho para gerar idias relacionadas a um tpico especfico. Normalmente, Brainstorming envolve um grupo de pessoas gerando um apanhado de idias em um curto perodo de tempo. A chave para o Brainstorming adiar o processo de avaliar idias at uma ltima instncia. Os participantes mantm uma gravao de suas idias do modo como elas vieram cabea, sem pens-las posteriormente. Pensamentos heterodxicos e incomuns so bem-vindos, e no so permitidas crticas ou justificativas, para encorajar a participao. Apesar de uma pessoa poder utilizar o Brainstorm individualmente, a tcnica funciona melhor em um grupo. As idias expostas por um participante despertam mais idias dos outros, comumente baseadas em associaes, e os participantes podem gerar e compartilhar experincia e conhecimento entre si. Uma sesso de Brainstorming em grupo melhor conduzida em uma sala de tamanho mdio, com seus integrantes sentados de forma que possam todos visualizar-se entre si. As idias podem ser gravadas em em um quadro-negro, uma folha de papel ou um computador conectado a um projetor de parede. recomendvel que nenhuma distrao (como celulares, por exemplo) esteja presente. A sesso termina quando o suprimento de pensamentos ou idias tenha se exaurido, ou quando o tempo estipulado para a sesso tenha acabado. Todas as idias gravadas so ento analisadas e agrupadas de acordo com sua aplicabilidade e prioridade. Brainstorming foi originado em 1953 em um livro denominado
9

Imaginao Aplicada (Applied Imagination), de Alex F. Osborn. O mtodo baseado na assuno de que um dos principais obstculos para a gerao de novas idias o medo de criticar - as pessoas freqentemente no sugerem idias por causa de uma possvel atitude ctica ou at hostil de seus chefes e colegas. A tcnica clssica de Brainstorming, sugerida por Osborn, tem dois pilares: idias no produzem nenhuma deciso imediata e quantidade produz qualidade.

7. Fluxograma
10

Fluxograma um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representao esquemtica de um processo, muitas vezes feito atravs de grficos que ilustram de forma descomplicada a transio de informaes entre os elementos que o compem. Podemos entend-lo, na prtica, como a documentao dos passos necessrios para a execuo de um processo qualquer. uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fbricas e industrias para a organizao de produtos e processos. O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentao de sistemas computacionais. O Fluxograma, como a disposio das organizaes de um projeto arquitetnico ir interagir. Existem vrias formas dentro do fluxograma imperial, bem como, dentro do fluxograma exterial do espao amostral disfarado. So eles: a) De cores: Com verde e amarelo predominando; b) De nmeros: Com 0 e 1 predominando; c) De swarps: Com clips e fareways predominando. Resumindo, O termo Fluxograma designa uma representao grfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geomtricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geomtricas. Atravs desta representao grfica possvel compreender de forma rpida e fcil a transio de informaes ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. O fluxograma pode ser definido tambm como o grfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), atravs dos vrios departamentos da organizao, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existncia de fluxogramas para cada um dos processos fundamental para a simplificao e racionalizao do trabalho, permitindo a compreenso e posterior optimizao dos processos desenvolvidos em cada departamento ou rea da organizao. Exemplo de Fluxograma:

11

8. Plano 5W2H
surpreendente como ideias simples e efetivas podem surgir da pessoa que no se espera. Quando uma reunio bem feita, com um objetivo definido, pauta previamente publicada e hora para comear e acabar ela passa a ser interessante e principalmente a atingir o seu alvo. Porm, comum permitir que as reunies terminem sem um plano de ao. Nos brainstorms no recomendado ficar se prendendo aos comos e quandos para deixar as ideias flurem, mas nada impede que se faa um plano de ao logo aps o trmino da reunio.

12

Apresentando o plano de ao 5W2H 5W2H basicamente um formulrio para execuo e controle de tarefas onde so atribudas as responsabilidades e determinado como o trabalho dever ser realizado, assim como o departamento, motivo e prazo para concluso com os custos envolvidos. Recebeu esse nome devido a primeira letra das palavras em ingls: 1 What (o que ser feito), 2 Who (quem far), 3 When (quando ser feito), 4 Where (onde ser feito), 5 Why (por que ser feito) 1 How (como ser feito) 2 How Much (quanto custar) Existe tambm uma variao do plano de ao que nada mais do que o 5W2H, mas sem o How Much (quanto custar) formando a sigla (adivinhe) 5W1H.

Como e porque fazer um plano de ao O plano de ao acima de tudo um conceito. Conheo um quitandeiro que entende esse conceito e o faz intuitivamente de cabea. Ele cria vrios planos de ao durante o dia e com isso toma decises rpidas e eficazes. Apesar de ser simples, um empreendedor de sucesso. H ocasies em que um plano de ao muito simples vivel, porm em outros casos necessria a criao de um documento para fins de arquivamento, reflexo e principalmente comunicao eficiente e visual com outras pessoas envolvidas. No o caso do quitandeiro.

13

Este documento tambm servir para voc coordenar, manter e controlar as aes que devero ser tomadas dentro de um prazo, em direo ao objetivo estipulado para o plano de ao. O

plano de ao comea com o planejamento estratgico para a soluo de determinado problema ou meta que se deseja alcanar. O planejamento estratgico inicia-se com o levantamento de dados que voc pode fazer sozinho com ajuda de fluxogramas ou em reunies.Com as ideias, dados e o objetivo em mos basta desenvolver uma planilha com os 5W e 2H para preenchimento e impresso.

14

9. Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto constitui uma das ferramentas utilizadas no controlo de qualidade e foi inicialmente definido pelo guru da qualidade Joseph Juran em 1950. Na sua base est o Princpio de Pareto que refere que um pequeno nmero de causas (geralmente 20%) responsvel pela maioria dos problemas (80%). A grande aplicabilidade deste princpio resoluo dos problemas da qualidade reside precisamente no facto de ajudar a identificar o reduzido nmero de causas que esto muitas vezes por detrs de uma grande parte dos problemas que ocorrem. na deteco dos 20% de causas que do origem a 80% dos efeitos que o Diagrama de Pareto se revela uma ferramenta muito eficiente. De fato, o Diagrama de Pareto diz que, em muitos casos, a maior parte das perdas que se fazem sentir so devidas a um pequeno nmero de defeitos considerados vitais (vital few). Os restantes defeitos, que do origem a poucas perdas, so consideradas triviais (trivial many) e no constituem qualquer perigo srio. Uma vez identificados os vital few, dever-se- proceder sua anlise, estudo e implementao de processos que conduzam sua reduo ou eliminao.

Apresentao grfica do Diagrama de Pareto Na construo do Diagrama de Pareto utilizado um grfico de barras e linhas, em que nas barras so apresentadas as frequncias das ocorrncias por ordem decrescente e na linha as frequncias acumuladas. Atravs deste diagrama possvel observar o contributo das principais causas para determinado acontecimento.
15

10. Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa tambm conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe permite

O uso dos 6M pode ajudar a identificar as causas de um problema e servir como uma estrutura inicial para facilitar o raciocnio na anlise desse.

estruturar hierarquicamente as causas

de determinado

problema ou oportunidade de melhoria. Pode ser utilizado tambm com outros propsitos, alm do apresentado, por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta (uni ou multivariada) de forma grfica e sinttica. As causas de um problema podem ser agrupadas, a partir do conceito dos 6M, como decorrentes de falhas em: materiais, mtodos, mo-de-obra, mquinas, meio ambiente, medidas.

Figura 1. Diagrama de Ishikawa (Grfico de Causa e Efeito)

Figura 2. Diagrama de Ishikawa usando os 6M

16

A restrio devida estrutura hierrquica (no relacional) muitas vezes irrelevante, principalmente nas primeiras abordagens. O Diagrama de Ishikawa pode evoluir para um Diagrama de Relaes (uma das sete ferramentas do Planejamento da Qualidade ou Sete Novas Ferramentas da Qualidade) que j apresenta uma estrutura mais complexa, no hierrquica.

17

11. Braisntorming de Desastres Naturais


8. Desmatamento 9. Eroso 10. Queimadas 11. Monocultura 12. Movimentao das Placas Tectnicas 13. Pastagem 14. Poluio do Mar 15. Poluio dos Rios 16. Vazamento de Petrleo 17. Chuva cida 18. Desperdcio de gua 19. Lanamento de dejetos nos rios 20. Chuva de Granizo 21. Descoloramento dos Corais 22. Caa Predatria 23. Extino de Espcies 24. Usinas Nucleares 25. Falta de Conscincia Ecolgica 26. Lixes em Lugares Imprprios 27. Fumaa Liberada por Automveis 28. Pouca Reciclagem 29. Gasto Excessivo 30. Aumento do Nmero de Transportes Particulares 31. Baterias Jogadas em Locais Inadequados 32. Utilizao de Aerossis Contendo Cfc 33. Descarte de Material Hospitalar 34. Construes em Encostas 35. Aumento de Telefones Mveis 36. Uso de Agrotxicos 37. M manuteno do Solo 38. Extrativismo Mineral 39. Extrativismo Vegetal
18

40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

Explorao do Solo Poluio do Ar Mudanas Climticas Vazamento de Produtos Radiativos Liberao de CO2 Fumaa Liberada por Fbricas Efeito Estufa Buraco na Camada de Oznio Inverso Trmica Aquecimento do Magma Alterao do Relevo

12. Estratificao de Desastres Naturais


19

1 # guas Poluio do Mar Poluio dos Rios Vazamento de Petrleo Chuva cida Desperdcio de gua Lanamento de dejetos nos rios Chuva de Granizo

2 # Solo

Desmatamento Eroso Queimadas Monocultura Movimentao das Placas Tectnicas Pastagem Uso de Agrotxicos M manuteno do Solo Extrativismo Mineral Extrativismo Vegetal Explorao do Solo Aquecimento do Magma Alterao do Relevo 3 # Ar

Poluio do Ar Mudanas Climticas Vazamento de Produtos Radiativos Liberao de CO2 Fumaa Liberada por Fbricas Efeito Estufa Buraco na Camada de Oznio Inverso Trmica
20

4 # Animais

Descoloramento dos Corais Caa Predatria Extino de Espcies 5 # Urbanizao

Usinas Nucleares Falta de Conscincia Ecolgica Lixes em Lugares Imprprios Fumaa Liberada por Automveis Pouca Reciclagem Gasto Excessivo Aumento do Nmero de Transportes Particulares Baterias Jogadas em Locais Inadequados Utilizao de Aerossis Contendo Cfc Descarte de Material Hospitalar Construes em Encostas Aumento de Telefones Mveis

1 # guas

21

Poluio dos mares e rios


Segundo convenes internacionais, a poluio dos oceanos a introduo, pelo homem, de substncias que provoquem, direta ou indiretamente, danos vida marinha, ameacem a sade humana ou comprometam a atividade pesqueira. Os principais poluentes do meio marinho so o esgoto domstico, petrleo e seus derivados, metais pesados, substncias organocloradas e o lixo.

O termo poluio utilizado para designar a introduo de qualquer substncia que normalmente no existe no ecossistema e qual os organismos no esto adaptados. Essas substncias, chamadas de poluentes, provocam a degradao fsica e qumica do ambiente. O ser humano o grande responsvel pela poluio da gua doce. Esgoto, lixo, resduos industriais e agrotxicos so jogados, muitas vezes, em rios, riachos e lagos. Matas ciliares so vegetaes que acompanham o curso dos rios. A existncia da mata est diretamente relacionada existncia de diversas espcies de peixes em nossos rios. Muitos animais aquticos dependem dos frutos, das flores e folhas das matas ciliares e at dos insetos que surgem com esse tipo de vegetao. As matas ciliares tambm so responsveis pela proteo dos terrenos das margens dos mananciais, que, sem a vegetao, so levados pela chuva, causando eroso. Com a obstruo do rio, aumenta a velocidade das guas e diminui a profundidade, podendo haver enchentes, na poca de chuva, e seca, no perodo de estiagem. Quando isto acontece, dizemos que o rio est assoreado. A presena da vegetao nas margens dos rios impede que isto acontea.

Vazamento de petrleo
22

Os mais importantes mtodos de transporte de petrleo ocorrem por reservatrios ocenicos e por oleodutos sobre a terra. Um derramamento em terra pode ocorrer de muitas formas, mas os maiores eventos envolvem geralmente ruptura de um oleoduto ou exploso de poos. As causas de ruptura de oleodutos so diversas, elas incluem equipamento de bombeamento danificado, terremotos, sabotagens, derramamento de petrleo deliberado como ocorrido na Guerra do Golfo, entre outras. A quantidade de petrleo total de leo derramado de oleodutos no ainda quantificada em muitas partes do mundo. Por causa do grande disseminado uso de sensores e mecanismos de interrupo de sees de oleodutos, eventos individuais so muito menores que os que ocorrem individualmente, derramados pelos super tanques ocenicos ou por exploses de plataformas fora da costa. Porque a disperso do leo derramado na terra mais restrita na terra do que na gua, derramamentos terrestres usualmente afetam reas localizadas ( ao menos que o leo derramado alcance um curso de gua). Aps o derramamento do petrleo este se divide dentro do ambiente em diferentes caminhos. Os impactos ambientais de um derramamento de leo so enormes, a mancha de leo se propaga pelo mar, matando milhares de peixes, aves e corais, alm de contaminar a gua.

Chuvas cidas
So guas com pH inferior a 5,6 (a 25C), e nas quais se podem encontrar dissolvidos poluentes como os xidos de azoto (NOx) e o dixido de enxofre (SO2) que, ao reagirem com a gua, originam dois cidos: o cido ntrico e o cido sulfrico, respectivamente. No so apenas chuva (no estado lquido), podendo apresentar-se sob a forma de geada, neve ou smog (neblina). As chuvas cidas no representam a nica forma de acidificao do planeta: na verdade, 50% da acidificao do planeta causada por matria particulada que se deposita nas rvores, nos carros, nos monumentos e que, posteriormente, se pode dissolver em gua e originar substncias cidas.

23

Desperdcio de gua
O desperdcio de gua acontece quase de forma despercebida, e justamente por termos gua em abundancia no percebemos o risco de se desperdiar, contudo a mudana de pequenos hbitos pode representar grande economia de gua, como no banho, na escovao de dentes, ao lavar o carro, as caladas, o ptio das casas, as janelas, vazamentos, etc.

Lanamento de dejetos nos rios


Uma forma comum de poluio das guas causada pelo lanamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Sendo constitudos de matria orgnica, esses resduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponveis no ambiente, fenmeno denominado eutroficao (do grego eu, bem, bom, e trofos, nutrio). A eutroficao permite grande proliferao de bactrias aerbicas, que consomem rapidamente todo o oxignio existente na gua. Como conseqncia, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusive as prprias bactrias. Devido eutroficao por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo tiveram sua flora e fauna destrudas, tornando-se esgotos a cu aberto. O lanamento de esgotos nos rios acarreta, ainda, a propagao de doenas causadas por vermes, bactrias e vrus.Em alguns casos, a eutroficao pode levar grande proliferao de dinoflagelados (protistas fotossintetizantes), causando o fenmeno conhecido como mat vermelha, devido colorao que os dinoflagelados conferem gua. As mars vermelhas causam a morte de milhares de peixes, principalmente porque os dinoflagelados competem com eles pelo oxignio, alm de liberarem substncias txicas na gua.

Chuva de Granizo
Granizo a forma de precipitao que consiste na queda de pedaos irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Sua formao requer ambientes de forte movimento para cima da atmosfera da tempestade (semelhante aos furaces) e baixa altura do nvel de congelamento. O granizo geralmente cai em maior velocidade medida que crescem em tamanho, embora fatores complicadores, como a fuso, o atrito com o ar, o vento e interao com a chuva e outras pedras de possam retardar sua descida pela
24

atmosfera da Terra. Avisos de tempo severo so emitidos quando atingem um tamanho prejudicial, pois podem causar danos graves em construes, automveis e na agricultura.

2 # Solo
25

Desmatamento
Em muitas partes do mundo, o crescimento populacional causa mais expanso urbana, mais favelas e mais degradao ambiental. Esses fatores podem aumentar a gravidade dos desastres naturais. Veja alguns exemplos: O Haiti muito populoso e tem uma histria de desmatamento. Certa reportagem recente sugeriu que, apesar dos problemas econmicos, polticos e sociais serem graves, nada ameaa mais a existncia do pas do que o desmatamento. Essa ameaa tornou-se evidente de maneira trgica em 2004, quando chuvas torrenciais causaram deslizamentos de terra que ceifaram milhares de vidas. A verso asitica da revista Time aponta para aquecimento global, represas, desmatamento e queimadas como agravantes dos desastres naturais que assolaram o sul da sia. Em outro extremo, o desmatamento pode piorar a seca, fazendo com que o solo perca a umidade mais rapidamente. Em anos recentes, por causa da seca, florestas na Indonsia e no Brasil, que normalmente so muito midas para queimar, sofreram os incndios mais destrutivos j registrados. No entanto, as condies meteorolgicas extremas de modo algum so a nica causa de desastres naturais. Muitas regies esto sujeitas a desastres gerados bem no interior da Terra.

Eroso
A eroso um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfcie. A eroso pode ocorrer por ao de fenmenos da natureza ou do ser humano. No que se refere s aes da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da eroso. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltraes e mudanas na consistncia do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra. O vento e a mudana de temperatura tambm so causadores importantes da eroso. Quando um vulco entra em erupo quase sempre ocorre um processo de eroso, pois a quantidade de terra e rochas deslocadas grande. A mudana na composio qumica do solo tambm pode provocar a eroso.
26

O ser humano pode ser um importante agente provocador das eroses. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistncia, pois a gua, que antes era absorvida pelas razes das rvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltrao pode causar a instabilidade do solo e a eroso. Atividades de minerao, de forma desordenada, tambm podem provocar eroso. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minrio, os solos prximos podem perder sua estrutura de sustentao. A eroso tem provocado vrios problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regies habitadas, principalmente em regies carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. Os prejuzos econmicos tambm so significativos, pois comum as eroses provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte.

Queimadas
A prtica de realizar queimada promove uma srie de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os pases subdesenvolvidos so os que mais utilizam esse tipo de recurso. As queimadas so mais freqentes em reas rurais que praticam tcnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma rea na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetao para limpar o local e preparar o solo, esse recurso no requer investimentos financeiros. Outra questo que deriva das queimadas aquecimento global, pois a prtica a segunda causa do processo, ficando atrs somente da emisso de gases provenientes de veculos automotores movidos a combustveis fsseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dixido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrcola e pecuria provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilbrio ambiental, s vezes em nveis sem
27

precedentes.

Monocultura
A agricultura nos moldes atuais tem causado srios problemas ao meio ambiente: araes contnuas e profundas, a eroso, muitas vezes causada pela monocultura, a poluio devido s queimadas, ao uso de agrotxicos, que pode causar a contaminao de alimentos, e a no utilizao racional dos recursos naturais. Segundo algumas fontes, toda e qualquer prtica da monocultura, ainda mais pela grande utilizao de agrotxicos, os chamados venenos agrcolas, tem causado, de uma forma ou outra, grandes desequilbrios ambientais. No s pela infestao de besouros nas plantaes de eucalipto, de pinus, e de accia negra. Mas sinal desse desequilbrio tambm a mortandade de abelhas, que isso uma coisa que tem causado grande preocupao.

Movimentao das placas tectnicas


A camada externa da crosta terrestre feita de placas de vrios tamanhos que se movimentam umas em relao s outras. De fato, h tanto movimento na crosta terrestre que vrios milhes de terremotos podem ocorrer anualmente. claro que muitos deles passam despercebidos. Diz-se que cerca de 90% de todos os terremotos ocorrem ao longo de falhas, nas extremidades das placas. Apesar de serem raros, abalos ssmicos muito destrutivos tambm ocorrem no interior das placas. De acordo com estimativas, o terremoto que causou mais mortes em toda a histria foi o que atingiu trs provncias da China em 1556. Talvez tenha ceifado at 830 mil vidas. Os terremotos tambm podem ter efeitos secundrios mortais. Por exemplo, em 1. de novembro de 1755, um deles arrasou a cidade de Lisboa, Portugal, que tinha uma populao de 275 mil pessoas. Mas a tragdia no terminou a. O terremoto causou incndios e tambm tsunamis, segundo estimativas, de at 15 metros de altura, que invadiram a terra, vindos do oceano Atlntico. Tudo isso resultou em mais de 60 mil mortes.
28

Novamente, porm, o elemento humano responsvel at certo ponto pela gravidade de tais desastres. Um fator a densidade populacional em reas de alto risco. Quase metade das grandes cidades do mundo ficam em reas de risco ssmico, diz o autor Andrew Robinson. Outro fator so as construes os materiais usados e a qualidade estrutural. A verdade da frase: No so os terremotos que matam as pessoas, mas sim os prdios, confirmada muitas vezes. Mas se as pessoas so muito pobres para construir estruturas resistentes a terremotos, que outra escolha elas tm?

Pastagem
As pastagens so a principal fonte de alimentos dos bovinos de corte. A sua correta formao, sua recuperao/renovao e seu manejo constituem fatores vitais para a competitividade do sistema de produo. Assim, a formao incorreta e o manejo imprprio desse subsistema tm como conseqncia a no conservao ambiental e baixa possibilidade de produo de matria-prima de qualidade.

Uso de agrotxicos
O mau uso do agrotxico, alm de desperdcio, pode contaminar pessoas e o ambiente. Assim, o equipamento usado para aplicao de agrotxicos to importante quanto o prprio agrotxico. Muitos problemas resultantes da aplicao de agrotxicos, tais como deriva, cobertura irregular e falha do pesticida em alcanar o alvo, so devidos ao equipamento usado. Para ser usado na agricultura, todo agrotxico deve ser registrado para a cultura e para a praga alvo. Sua utilizao indevida pode causar muitos malefcios para o homem, animais silvestres, peixes e outros organismos desejveis que habitam ou visitam os campos para se alimentar.

M manuteno do Solo
29

Um solo mal drenado causa os seguintes danos: Mal desenvolvimento das razes por falta de oxignio no solo, m absoro de nutrientes, favorecimento ao aparecimento de doenas e dificuldade no corte do campo.

Extrativismo Mineral
A riqueza do solo mineiro sempre atraiu gente de todas as partes. No incio, pedras brasileiras, preciosas e semipreciosas, trouxeram os bandeirantes, que desbravaram o interior do Estado procura de esmeraldas. Hoje, o Estado o nico produtor brasileiro de diamantes (conforme dados da Secretaria de Estado de Indstria e Comrcio), alm de revelar-se como espao estratgico para o desenvolvimento da minerao no Pas. Minas responsvel por um tero da produo brasileira de substncias minerais teis, com destaque para o minrio de ferro, responsvel por 80% da produo nacional; seguido pelo calcrio, ouro, mangans, diamante, pedras preciosas, feldspato, granito, quartzo, nibio, fosfato, zinco e outras substncias. As maiores companhias brasileiras de minerao atuam em Minas.

Extrativismo Vegetal
O extrativismo vegetal ou agro extrativismo combina tcnicas de cultivo, criao e beneficiamento que buscam reproduzir a estrutura e respeitar os padres do ambiente natural das espcies. As atividades so orientadas para o uso do conhecimento e as prticas tradicionais. No extrativismo vegetal considerado orgnico o produto extrado ou coletado em ecossistemas nativos ou modificados, onde a manuteno da sustentabilidade do processo produtivo no dependa do uso sistemtico de insumos externos, especialmente os qumicos.

Explorao do Solo
A explorao do solo foi tradicionalmente feita de forma biolgica; hoje em dia, a agricultura moderna recorre utilizao de qumicos e manipulao gentica provocando impactos no ambiente e na sade humana que ainda so em muitos casos desconhecidos.

30

Aquecimento do magma
O magma o ancestral de todas as rochas gneas, sejam elas intrusivas ou extrusivas. O magma permanece sob alta presso e, algumas vezes, emerge atravs das fendas vulcnicas, na forma de lava fluente e fluxos piroclsticos. Os produtos de uma erupo vulcnica geralmente contm gases dissolvidos que podem nunca ter alcanado a superfcie do planeta. O magma se acumula em vrias cmaras de magma, situadas no interior da crosta terrestre, cuja localizao resulta em leves alteraes na sua composio.O magma tambm pode fazer fora debaixo de uma placa da litosfera, embora isso seja menos comum que a produo de magma ao redor das margens das placas. Essa atividade vulcnica intraplaca causada por um material atpico do manto quente que formado na parte inferior do manto e levado para a sua parte superior. O material, que adquire a forma de uma pluma de 500 a 1.000 km de largura, emerge para criar um ponto quente debaixo de um determinado lugar da Terra. Devido ao aquecimento incomum desse material, ele se funde formando magma logo abaixo da crosta terrestre. O ponto quente estacionrio, mas medida que as placas continentais deslizam, o magma cria uma cadeia de vulces que desaparece assim que as placas passam do ponto quente. Os vulces do Hava foram criados por um desses pontos quentes que aparentam ter pelo menos 70 milhes de anos.

Alterao no Relevo
Os movimentos convergentes e divergentes das placas provocam alteraes no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida). A parte que penetra tem o nome de zona de subduco. Consumismo o ato de consumir produtos e/ou servios, indiscriminadamente, sem noo de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa sade ou para o ambiente. O excesso deste processo leva a uma intensificao da produo e consequente aumento da extrao de matrias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes norenovveis.

3 # Ar
Poluio do ar
31

A poluio do ar contribui tambm de forma nefasta para a destruio do planeta vivo que a terra. Os seus efeitos fazem-se sentir consoante o grau de poluio evidenciado e do tipo de poluente presente no local. As principais fontes de poluio atmosfrica so as indstrias (metalurgia, refinarias...), as centrais elctricas e o grande nmero de automveis dos grandes centros urbanos. Sendo estes ltimos os responsveis pela maior parte dos poluentes existentes na atmosfera. Os poluentes do ar mais frequentes so o monxido de carbono, o dixido de enxofre, o dixido de carbono, as partculas suspensas e o rudo dos grandes centros urbanos. Todos eles resultam do ritmo acelerado da crescente industrializao sem preocupaes ambientais. O aumento excessivo destes gases afeta o equilbrio ecolgico na atmosfera, contribuindo para um crescente aumento da temperatura do planeta e, por conseguinte para o efeito de estufa, o qual tem consequncias nefastas para todos os seres vivos que nele habitam.

Mudanas Climticas
O termo mudana do clima, mudana climtica ou alterao climtica refere-se variao do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variaes dizem respeito a mudanas de temperatura, precipitao, nebulosidade e outros fenmenos climticos em relao s mdias histricas. Portanto, entende-se que a mudana climtica pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da ao humana e por isso deve-se ter em mente que tipo de mudana climtica se est referindo.

Vazamento de Produtos Radioativos


A poluio nuclear causada pela destinao incorreta ou vazamento de resduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear, como, por exemplo, as usinas nucleares ou aparelhos de raios-x, e se caracteriza pelo alto grau de
32

periculosidade devido a capacidade de causar alteraes nas estruturas das clulas provocando, assim, alteraes no organismo como um todo. Substncias radioativas naturais: so as substncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econmico, como petrleo e carvo, que so trazidas para a superfcie e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineradoras. Substncias radioativas artificiais: substncias que no so radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partculas so provocadas. A fonte de poluio radioativa predominante a natural, pois a poluio natural da Terra muito grande, decorrente do decaimento radioativo do urnio, do trio e outros radionucldeos naturais. Finalmente, devemos lembrar que a poluio radioativa provm principalmente de: indstrias, medicina, testes nucleares, carvo, radnio, fosfato, petrleo, mineraes, energia nuclear, acidentes radiolgicos e acidentes nucleares.

Liberao de CO2
A liberao de CO2 est associada questo do aquecimento global, um processo que est sendo potencializado devido a alta liberao do gs. A poluio atmosfrica a mais preocupante de todas as poluies porque, uma vez que uma substncia dispersa na atmosfera, no mais possvel cont-la.

Fumaa Liberada por Fbricas

33

A poluio do ar a principal responsvel pelo efeito estufa e est por detrs de inmeros problemas ambientais. As impurezas, ou seja, as substncias que no fazem parte da constituio da atmosfera podem Essas prejudicar substncias, os seres vivos. poluentes, chamadas

normalmente so produzidas pelas grandes fbricas, pelos carros e pelas queimadas. Chamins, fumaa de fbricas e pontes bloqueavam a maior parte da luz nas cidades. Uma camada de fumaa suja frequentemente cobertos pelas ruas como um cobertor. Isto veio das fbricas que usavam o vapor para o poder de suas mquinas. O vapor foi feito pela queima de carvo para aquecer gua. A queima do carvo produz uma grande quantidade de fumaa negra suja.

Efeito estufa
O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas ltimas dcadas. Pesquisas recentes indicaram que o sculo XX foi o mais quente dos ltimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro prximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poder ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nvel dos mares. Como consequncia, muitas cidades litorneas podero desaparecer do mapa. O efeito estufa gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois so elas que regulam a temperatura, os ventos e o nvel de chuvas em diversas regies. Como as florestas esto diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporo. Um outro fator que est gerando o efeito estufa o lanamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustveis fsseis. A queima do leo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito
34

estufa. O dixido de carbono (gs carbnico) e o monxido de carbono ficam concentrados em determinadas regies da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipao do calor. Outros gases que contribuem para este processo so: gs metano, xido nitroso e xidos de nitrognio. Esta camada de poluentes, to visvel nas grandes cidades, funciona como um isolante trmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

Buraco na camada de oznio


A camada de oznio uma capa desse gs que envolve a Terra e a protege de vrios tipos de radiao, sendo que a principal delas, a radiao ultravioleta, a principal causadora de cncer de pele. No ltimo sculo, devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono (CFC), um gs que ao atingir a camada de oznio destri as molculas que a formam (O3), causando assim a destruio dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidncia de raios ultravioletas nocivos Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances de contrao de cncer.

Inverso trmica
Fenmeno meteorolgico que ocorre principalmente em metrpoles e principal centros urbanos. As radiaes solares aquecem o solo e o calor que fica retido no mesmo irradia-se, correntes de aquecendo conveco as do camadas ar. Os mais poluentes, baixas j que da, mais atmosfera. quentes Essas camadas, j que esto quentes, ficam menos densas e tendem a subir, formando que o ar (portanto, menos densos), sobem e iro dispersar-se nas camadas mais altas da atmosfera. Esse o fenmeno normal. Mas quando duas massas de ar diferentes, o ar quente passa sobre o ar frio, ficando assim acima dele. Por ser mais denso, o ar frio que ficou embaixo no sobe e o ar quente que ficou em cima do frio no desce, por ser menos denso. Na interseo do ar quente e

35

frio, forma-se uma capa que no deixa que os gases poluentes e txicos passem para as camadas mais altas da atmosfera. A isso d-se o nome de Inverso Trmica. Assim, esses gases dispersam-se na atmosfera, criando uma nvoa sobre a cidade ou municpio. Essa nvoa composta de gases txicos e poluentes, que so prejudiciais sade. Ocorre geralmente nos dias frios do inverno, onde a formao de frentes frias maior. Quando h deslocamento horizontal dos ventos, a camada de ar frio carregada e o ar quente desce, assim acabando com a inverso trmica.Os problemas de sade causados pela inverso trmica so, entre outros: pneumonia, bronquite, enfisemas, agravamento das doenas cardacas, mal-estares,irritao nos olhos.

4 # Animais
36

Descoloramento dos corais


O aumento da temperatura dos oceanos, devido ao aquecimento global, est afetando diretamente os corais. J foram registrados neste ano 430 reas de corais seriamente descoloridas. A descolorao ocorre devido a condies de estresse, quando os corais expelem as micro algas, que vivem em seus tecidos e das quais retiram alimento e energia. Dependendo do grau de intensidade do fenmeno, o comprometimento pode variar de um simples evento anual morte de boa parte do recife, que ento leva muitos anos para se refazer. A morte dos corais ameaa seriamente que as espcies deste de habitat peixes, para moluscos, crustceos, tartarugas e baleias, dependem sobreviver. Sua perda tambm aumenta a vulnerabilidade das zonas costeiras a ressacas, tsunamis, maremotos e furaces. Alm dos eventos de descolorao, os corais sofrem intensos processos de degradao por coleta (dos prprios corais), superexplorao da pesca, poluio por esgotos, derramamentos de leo e excesso de sedimentos.

Caa Predatria
A Caa predatria feita pelo homem, geralmente visa algum lucro, voltada para a produo de peles, couro, ou para retirada de penas para a fabricao de adornos, espanadores e adereos para fantasias de carnaval, ou para exterminar animais que comem brotos e sementes e esse um dos motivos dos animais entrarem em vias de extino. Entretanto, no Brasil, esta prtica tem de ser precedida de projeto e licenciada pelos rgos de controle ambiental sob pena de configurar crime ambiental, j que a capivara uma espcie protegida por lei.
37

Extino de Espcies
Desaparecimento completo de uma espcie animal ou vegetal por falta de adaptao s mudanas ambientais. Essas alteraes podem ser causadas por processos naturais ou interferncia humana. O extermnio de espcies acontece naturalmente desde o surgimento da vida na Terra. Entre suas principais causas esto os processos de desertificao, as glaciaes e alteraes na atmosfera provocadas por atividades vulcnicas ou meteoros. Tambm acontece pelo aumento da degradao ambiental - como a poluio das guas, dos solos e do ar -, pelo desmatamento e pela contaminao do meio ambiente por radioatividade e agrotxicos.

5 # Urbanizao
Usinas Nucleares
38

A produo de energia nuclear uma forma de se obter energia eltrica em larga escala. Essa energia pode ser obtida atravs da fisso nuclear do urnio, do plutnio ou do trio, ou ainda, da fuso nuclear do hidrognio. As usinas nucleares so usinas trmicas que aproveitam a energia do urnio e do plutnio. Embora sejam muito seguras, apresentam o risco de acidentes que causem vazamento de radiao para o meio ambiente, os quais apresentam consequncias gravssimas. O principal impacto ambiental das usinas nucleares a gerao de lixo atmico, que extremamente perigoso e para o qual no h meio de descontaminao.

Falta de conscincia ecolgica


No necessrio irmos muito longe para avistar a falta de educao ambiental da populao. Basta irmos ao centro de grandes capitais para tomarmos conhecimento da gravidade do problema. Simplesmente caminhando pelas ruas nota-se a sujeira a qual a cidade submetida, devido a grande quantidade de lixo jogado nas caladas, rios, esgotos, crregos, etc. Existem vrios projetos em prol do meio ambiente, vrias mobilizaes populares para que a populao se conscientize de seus hbitos errados e parem de destruir o meio ambiente, porm esses no se importam com os riscos que causam quando jogam detritos na rua, no tem noo que esto destruindo aos poucos o seu prprio lar dessa forma, uma maneira de devastar um pouco mais a terra. A destruio do nosso meio ambiente no se d apenas por queimadas, utilizao de gases destruidores da camada de oznio ou por jogar esgotos em rios. Contribui muito para a degradao do planeta, a emisso de CO dos escapamentos de carros, jogar lixo na rua, os quais futuramente entupiro bueiros e causaro enchentes, despejar detritos em locais em cu aberto. Porm sujar no o nico problema, limpar tambm! Sim, limpar! Por exemplo, o gasto de gua toda vez que se lava quintal todos os dias, o desperdcio de lavar carro com a mangueira aberta, lavar caladas ao invs de varr-las. Isso tudo ajuda para que o meio ambiente se desgaste cada vez mais. No fato raro passarmos na rua e vermos pessoas lavando carros, conversando e desperdiando gua.
39

necessrio que tomemos conscincia de que evitar mal tratar o nosso meio ambiente preservar nosso futuro, e a partir disso sabemos que nosso dever no somente realizar nossa parte poupando o meio ambiente, porm devemos sempre que conscientizar quem est nossa volta.

Lixes em lugares imprprios


O lixo acumulado a cu aberto, gera uma ameaa constante de epidemias e proliferao moscas, escorpies, de baratas alm insetos e da liberao do que por mau lixo como:

de gases, a decomposio gera o chorume, lquido contamina o solo e a gua composto orgnico e do cheiro que exala pela a redondeza. Pela

degradao que o lixo causa nas reas de disposio do lixo, quando desativadas, encontram-se, invariavelmente, degradadas e necessitam da elaborao de um projeto de recuperao do local.

Fumaa liberada por automveis


A poluio automvel , em grande parte, local, afeta diretamente as populaes existentes no local em que gerada. No entanto, uma vez que muita dessa poluio atmosfrica, tem a capacidade de ultrapassar fronteiras, afetando no s os locais de origem, mas tambm zonas a milhares de quilmetros de distncia. Essa poluio d origem aos chamados efeitos globais, que se tornam cada vez mais preocupantes, por afetaram grandes reas ou mesmo todo o globo. Os efeitos globais, direta ou indiretamente influenciados pelos automveis, so o efeito de estufa, as chuvas cidas e a depleo da camada de

40

oznio. O smog, ou nevoeiro fotoqumico, apesar de no ser um efeito global, uma consequncia indireta da poluio automvel que afeta grandes zonas urbanas.

Pouca Reciclagem
Reciclar economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulrio internacional no final da dcada de 80, quando foi constatado que as fontes de petrleo e outras matrias-primas no renovveis esto se esgotando. Mesmo assim, o assunto parece no interessar grande parte da populao, o que lamentvel. Para compreendermos a reciclagem importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxerg-lo como uma coisa suja e intil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vo para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados. Tendo em vista o tempo de decomposio natural de alguns materiais como o plstico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumnio ( de 200 a 500 anos), faz-se necessrio o desenvolvimento de uma conscincia ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condies ambientais favorveis vida das futuras geraes. Atualmente a produo anual de lixo em todo o planeta de aproximadamente 400 milhes de toneladas. O que fazer e onde colocar tanto lixo um dos maiores desafios deste final de sculo.

Consumismo Exagerado (Gasto excessivo)


Consumismo o ato de consumir produtos e/ou servios, indiscriminadamente, sem noo de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa sade ou para o ambiente. O excesso deste processo leva a uma intensificao da produo e consequente aumento da extrao de matrias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes norenovveis.

Aumento de transportes particulares

41

O aumento de nmero de veculos influi no meio ambiente por liberar partculas na atmosfera, consumir combustvel e gerar resduos devido a sua manuteno. interessante a realizao de manutenes programadas em seus veculos, atravs deste trabalho os veculos causam menor poluio do ar. Alm disso, possvel realizar o reaproveitamento e reciclagem de resduos provenientes de veculos, sendo a recapagem de pneus um exemplo.

Baterias Jogadas em Locais Inadequados


As pilhas e baterias, quando descartadas em lixes ou aterros sanitrios, liberam componentes txicos que contaminam o solo, os cursos d'gua e os lenis freticos, afetando a flora e a fauna das regies circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar. Devido a seus componentes txicos, as pilhas podem tambm afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgnico. Alm disso, sua queima em incineradores tambm no consiste em uma boa prtica, pois seus resduos txicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera. Os componentes txicos encontrados nas pilhas so: cdmio, chumbo e mercrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fgado, os rins e os pulmes, pois eles so bioacumulativos. O cdmio cancergeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercrio pode tambm ocasionar mutaes genticas.

Utilizao de aerossis contendo CFC


Apesar das indstrias brasileiras no produzirem mais geladeiras, ar-condicionado e at mesmo aerosol com CFC (clorofluorcarbono) gs usado em refrigerao e que destri a camada de oznio, ele ainda exige ateno, porque ainda est presente nas mquinas produzidas antes de 1999, como geladeiras. Para evitar a liberao dos gases dessas mquinas, o Ministrio do Meio Ambiente est capacitando tcnicos em refrigerao para lidar com as mquinas velhas. Em parceria com o Senai, a iniciativa est em teste em So Paulo. No projeto, os tcnicos aprendem a

42

no liberar o gs na atmosfera e lev-lo para uma central de regenerao, local onde reciclado e pode ser usado novamente.

Descarte de Material Hospitalar


Os Resduos Slidos Hospitalares ou como mais comumente denominado "lixo hospitalar ou resduo sptico. Segundo as normas sanitrias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinao. A maioria dos hospitais tomam pouco ou quase nenhuma providncia com relao s toneladas de resduos gerados diariamente nas mais diversas atividades desenvolvidas dentro de um hospital. Muitos limitam-se ou a encaminhar a totalidade de seu lixo para sistemas de coleta especial dos Departamentos de Limpeza Municipais, quando estes existem, ou lanam diretamente em lixes ou simplesmente queimam os resduos.

Construes em encostas
O deslizamento, ou desmoronamento, um processo que pode ocorrer em qualquer lugar do mundo. No Brasil, as pessoas que vivem nos centros urbanos e que mais sofrem so as de baixo poder aquisitivo, pois as reas de risco em que habitam so uma das nicas alternativas para essa classe residir, visto que so lugares de pequeno valor comercial. Os motivos desencadeiam processo relevo, geolgica humanas intensificam esse esto estrutura do aes que os que

ligados forma de

terreno, alm das

deslizamentos: retirada da cobertura vegetal de reas de relevo acidentado, habitao em locais imprprios, oferecendo condies propcias para o desenvolvimento desse fenmeno. Os desmoronamentos provocam frequentemente vtimas fatais em acidentes que poderiam ser evitados. Diversas famlias podem ficar desabrigadas e perder seus bens
43

materiais. Como a ocupao das encostas precedida por desmatamento, o solo fica exposto eroso. Nos perodos em que o ndice de chuvas aumenta, o solo torna-se mais pesado, tendendo ao desmoronamento em reas de declive acentuado.

Aumento de telefones celulares


Diante da evoluo das empresas de telefonia, e sendo o Brasil um dos maiores consumidores de celulares do mundo, a concorrncia levou as instalaes de diversas antenas de celulares por todos os municpios brasileiros. As antenas e as baterias dos celulares emitem uma certa quantidade de radiaes eletromagnticas. Vrios estudos mostram uma possvel relao entre essas radiaes e alguns tipos de cnceres em crianas e adultos, fora outros problemas como depresso, distrbios cardiovasculares, disfuno na reproduo, alteraes imunolgicas e distrbios no crescimento. Alm, de prejudicarem a sade, essas radiaes so prejudiciais ao meio ambiente, pois o seu nvel radiativo contribui para o aumento da temperatura do planeta, interfere nas ilhas de calor, etc.

44

13. Plano de ao 5W2H

14. Diagrama de Ishikawa de Desastres Naturais


45

15. Pareto de Desastres Naturais

46

47

48

16. Fluxograma de Desastres Naturais

49

17. Concluso

No seu relatrio anual World Disasters Report 2004, a Federao Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho declara que, durante a dcada passada, os desastres geofsicos e os relacionados s condies meteorolgicas aumentaram em mais de 60%. Isso reflete tendncias a longo prazo, diz o relatrio, que foi publicado um pouco antes dos catastrficos tsunamis de 26 de dezembro, no oceano ndico. Com certeza, se as populaes em reas de alto risco continuarem a aumentar e as florestas continuarem a diminuir, h pouco motivo para otimismo. Alm disso, muitos pases industrializados continuam a lanar cada vez mais gases de efeito estufa na atmosfera. De acordo com um editorial na revista Science, adiar a reduo dessas emisses como recusar tomar remdio para uma infeco em fase de desenvolvimento: isso com certeza vai sair mais caro no futuro. Referindo-se a esses custos, um relatrio canadense sobre diminuio de desastres disse: A mudana climtica pode ser considerada a questo ambiental mais profunda e abrangente com a qual a
50

comunidade internacional j lidou.. Seca, inundaes, ciclones e incndios: os desastres climticos esto mais frequentes e intensos com o aquecimento global provocado por atividades humanas. A tendncia que esta situao se agrave, alerta um relatrio da Organizao das Naes Unidas. O impacto do aquecimento climtico sobre os eventos depende de sua natureza e de sua distribuio, muito desigual, entre as diferentes regies do mundo. Alm disso, o nvel de certeza das previses formuladas por especialistas varia com a quantidade e a qualidade dos dados disponveis. Mas centenas de cientistas redigiram o relatrio para o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas) e so contundentes: os eventos climticos extremos sero, no geral, mais graves e mais frequentes nas prximas dcadas, um risco a mais para a maior parte dos habitantes de nosso planeta. Neste ano, os Estados Unidos registraram um nmero recorde de desastres, desde o transbordamento do Mississippi e do Missouri at o furaco Irene, passando pela seca terrvel que afeta atualmente o Texas. Na China, regies inteiras sofrem com secas intensas, enquanto chuvas devastam a Amrica Central e a Tailndia. A maior parte destes eventos so consequncia do aquecimento climtico produzido por ao humana: aumento das temperaturas, do teor de gua na atmosfera e da temperatura dos oceanos. Todos eles, fatores propcios para agravar e provocar eventos climticos extremos.

De acordo com o relatrio, apoiado em centenas de estudos publicados nos ltimos anos, quase certo, de 99% a 100%, que a frequncia e a magnitude dos recordes de calor dirios vai aumentar em escala planetria neste sculo 21.E tambm muito provvel (90% a 100%) que a durao, a frequncia e a intensidade das ondas de calor continuaro a aumentar em quase todas as regies. Os picos de temperatura vo provavelmente (66% a 100% de certeza) aumentar em relao ao fim do sculo 20, at 3C em 2050 e 5C at 2100. Muitas reas, particularmente os trpicos e as latitudes elevadas, vo enfrentar chuvas e neves mais intensas. Paralelamente as secas vo se agravar em outros pontos do globo, em especial no Mediterrneo, na Europa Central, na Amrica do Norte, no nordeste
51

do Brasil e na frica austral. O aumento do nvel dos mares e da temperatura das guas vai provocar ciclones mais destrutivos, enquanto o derretimento das geleiras e do permafrost, combinada com mais precipitaes, poder provocar mais deslizamentos, diz o IPCC.

Principais pases Maiores riscos: 1 Vanuatu: 32,00 de nvel de risco 2 Tonga: 29,08 3 Filipinas: 24,32 4 Ilhas Salomo: 23,51 5 Guatemala: 20,88 6 Bangladesh: 17,45 7 Timor-Leste: 17,45 8 Costa Rica: 16,74 9 Camboja: 16,58 10 El Salvador: 16,49 121. Brasil: 4,26 Menores riscos: 1 Qatar: 0,02 2 Malta: 0,72 3 Arbia Saudita: 1,26 4 Islndia: 1,56 5 Bahrain: 1,66 6 Kiribati: 1,88
52

7 Sucia: 2,00 8 Finlndia: 2,06 9 Estnia: 2,25 10 Noruega: 2,28

Fonte: Instituto de Meio Ambiente e Segurana Humana da Universidade das Naes Unidas

53

18. Bibliografia
http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfloresta%C3%A7%C3%A3o http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/chuva/ChuvaAcida.htm http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm http://www.greenpeace.org/brasil/pt/ http://www.agr.feis.unesp.br/jregional25022005.php www. ibama.gov.br/ http://mundoorgnico.blogspot.com/2009/08/agrotoxicos-agressao-saudehumana-e-ao.html http://www.natureba.com.br/desperdicio-agua.htm

You might also like