You are on page 1of 6

CAP. 13: A GENTE DO CAF E O FIM DA ESCRAVIDO A partir de 1871 o Brasil passou a produzir metade do caf do mundo.

A riqueza gerada por essa atividade mudou a economia e a poltica brasileira. Estradas de ferro, portos, novas cidades e latifndios foram criados. Alm do caf as fazendas produziam tudo o que era necessrio para a sobrevivncia de seus habitantes. As fazendas abrigavam os bares do caf, escravos e vrios parentes e pessoas que moravam de favor em troca de servios. No sculo XIX a grande maioria dos brasileiros vivia na rea rural, mas havia cidades muito importantes como o Rio de Janeiro, que era a capital cultural e poltica do pas e servia de modelo para as demais. As cidades se desenvolveram e modernizaram, mas o grande nmero de escravos representava um atraso. Havia regras rgidas para o comportamento dos escravos. Em 1807 a Inglaterra acabou com a escravido nas suas colnias e adotou o trabalho assalariado por causa de sua industrializao. Os ingleses passaram a exigir o mesmo dos demais pases e, em 1845, aprovou uma lei que proibia o trfico de escravos no Oceano Atlntico Sul. Os Estados Unidos, em 1865, e o Brasil, em 1888, foram os ltimos pases das Amricas a acabar com a escravido. No Brasil no foi uma conquista fcil. Os fazendeiros achavam que teriam prejuzos, j os intelectuais das cidades defendiam a abolio. Diante da crescente campanha abolicionista e da resistncia dos escravos, vrias leis foram criadas: Lei Eusbio de Queirs (1850) proibiu o trfico de escravos no Brasil. Lei do Ventre Livre (1871) Libertou os filhos de escravas nascidas a partir dessa data. Lei dos Sexagenrios (1885) Libertou todos os escravos maiores de 60 anos. Lei urea (1888) Libertou todos os escravos.

Com o fim da escravido os fazendeiros passaram a precisar de novos trabalhadores. Tem incio, ento, a imigrao. EXERCCIOS 1) Como o caf mudou a economia do Brasil? 2) Quem eram os bares do caf? 3) Por que os escravos eram sinnimo de atraso? 4) Por que a Inglaterra passou a lutar contra a escravido? 5) Quais as leis que lutaram contra a escravido no Brasil? CAP. 14: A GENTE QUE VEIO DA SIA E DA EUROPA Antes mesmo da proibio do trabalho escravo os imigrantes j eram considerados para suprir as necessidades de mo-de-obra dos grandes fazendeiros. O governo fez vrios acordos que possibilitaram a vinda de muitos imigrantes, principalmente para a regio Sul do pas. Alm de trabalharem nas fazendas os imigrantes tambm ocuparam as cidades onde trabalhavam nas primeiras indstrias brasileiras. Os principais povos imigrantes no Brasil foram: italianos, alemes, srio-libaneses, espanhis e japoneses. As condies de trabalho e moradia desses imigrantes eram muito ruins. Os fazendeiros, acostumados com os escravos, faziam contratos desfavorveis para os imigrantes. Um sistema de trabalho acertado com os imigrantes era a empreitada, onde os preos eram acertados antes da colheita e os colonos eram autorizados a plantar uma roa de subsistncia. No incio do sculo XX a produo de caf passou por uma crise motivada pelo esgotamento de terras, colheitas fracas, falta de escravos, abolio da escravatura etc.

Com o fim da escravido os negros continuaram a passar dificuldades, morando em pores, com os piores empregos, sofrendo discriminao etc. As vrias mudanas ocorridas ao longo do sculo XIX fizeram o imperador D. Pedro II perder o apoio, o que causou o fim da monarquia e a Proclamao da Repblica em 15/11/1889. EXERCCIOS 6) Qual o motivo, no Brasil, incentivou a vinda de imigrantes? 7) Por que os imigrantes eram chamados de colonos? 8) Alm das fazendas onde mais eles trabalhavam? 9) Como eram as condies de trabalho dos imigrantes? 10) Explique o sistema de trabalho chamado empreitada. 11) Cite 3 motivos para a crise do caf. 12) Por que ocorreu o fim da monarquia e a Proclamao da Repblica? CAP. 15: A GENTE DO INCIO DA REPBLICA Da Proclamao da Repblica, em 1889, at 1930, o pas viveu um perodo conhecido como Repblica Velha. Nesse perodo o cargo de presidente era ocupado por polticos de So Paulo e Minas Gerais, que se alternavam no poder. O nome dessa alternncia, desse rodzio Poltica do Caf-com-Leite. Esse nome vem do fato de So Paulo ser o maior produtor de caf do Brasil e Minas Gerais o maior produtor de leite. A partir de 1911 as cidades cresceram rapidamente e na dcada de 1920 os imigrantes j enfrentavam pssimas condies de trabalho nas fbricas, com jornadas de at 15 horas de trabalho por dia. As mulheres e crianas precisavam trabalhar para auxiliar a renda familiar.

No incio do sculo XX no se dava importncia cidadania. Nem todos tinham direito ao voto e o que tinham eram obrigados a votar no candidato apoiado pelos grandes fazendeiros. Esse voto forado pelos fazendeiros era conhecido como voto de cabresto. Com o crescimento das indstrias os operrios passaram a ter maior fora poltica e com o acesso de profissionais liberais (mdicos, advogados, engenheiros etc) a cargos polticos aumentou a luta por direitos. Os fazendeiros, que tinham o poder, eram contra essas lutas. Com o crescimento das cidades o fluxo de pessoas do campo para as cidades ficou alto durante dcadas. Como as pessoas no tinham formao profissional, ocupavam em pregos em reas que no tinham exigncia de formao tcnica, o que gerava muito desemprego e, a falta de oportunidades gerava violncia. Entre 1939 e 1945 ocorreu a Segunda Guerra Mundial. Com isso o Brasil, que era exportador de produtos agrcolas, se viu em uma crise por no conseguir exportar ou importar produtos industrializados. Assim, foi necessrio instalar no pas indstrias para suprir as necessidades internas. Isso contribuiu ainda mais para o crescimento das cidades e aumentar a diferena entre ricos e pobres, principalmente em grandes cidades como Rio de Janeiro e So Paulo. EXERCCIOS 13) O que foi a Repblica Velha? 14) O que era a poltica do caf-com-leite? 15) Como eram as condies de trabalho dos imigrantes nas fbricas? 16) Por que as pessoas no Brasil migraram do campo para as cidades? 17) Qual a relao entre a Segunda Guerra Mundial e o crescimento das cidades e indstrias no Brasil?

18) Qual era a principal contradio no crescimento das cidades brasileiras? GABARITO 1) Por que estradas de ferro foram construdas, os portos de Santos e do Rio de Janeiro foram equipados, novas cidades surgiram, latifndios foram criados etc. 2) Os donos das fazendas de caf. 3) Porque representavam uma sociedade antiga, em nada parecida com a industrializao vivida pelo Brasil. 4) Porque era o pas mais industrializado do mundo e precisava vender seus produtos. Para ela no era interessante que houvesse escravos, pois eles no recebiam salrio, logo no consumiam os produtos ingleses. 5) Lei Eusbio de Queirs (1850) proibiu o trfico de escravos no Brasil. Lei do Ventre Livre (1871) Libertou os filhos de escravas nascidas a partir dessa data. Lei dos Sexagenrios (1885) Libertou todos os escravos maiores de 60 anos. Lei urea (1888) Libertou todos os escravos. 6) A proibio do trfico de escravos, a luta pela abolio e acordos feitos entre os governos do Brasil e de pases europeus. 7) Porque os imigrantes passaram a ocupar casas simples nas fazendas que formavam uma espcie de rua que os imigrantes chamavam de colnia, da quem morava na colnia eram um colono. 8) Em diversas tarefas nas cidades, mas principalmente em fbricas. 9) Eram muito ruins, adoeciam com frequncia. Tudo lhes era cobrado, os salrios eram baixos, as jornadas de trabalho longas e os contratos desfavorveis.

10) Na empreitada os preos eram acertados previamente, os imigrantes tinham permisso para plantar uma roa de subsistncia. 11) Mau plantio, esgotamento de terras, colheitas fracas, falta de escravos e a abolio da escravido. 12) Com a abolio o imperador D. Pedro II perdeu o apoio dos grandes fazendeiros e vrios militares e polticos passaram a defender a proclamao de uma repblica. 13) Perodo entre 1889 e 1930 em que os governantes dos estados de So Paulo e Minas Gerais se alternavam na presidncia. 14) O revezamento na presidncia da repblica entre Rio de Janeiro e So Paulo. 15) Eram muito ruins, os salrios eram baixos, a jornada longa e contratos desfavorveis. No possu nenhum tipo de direito trabalhista. 16) Com suas indstrias e possibilidades de emprego, as cidades atraam cada vez mais pessoas do campo que buscavam novas oportunidades e melhores condies de vida. 17) Com a Segunda Guerra tornou-se impossvel importar certos produtos. Foi necessrio, ento, instalar no pas indstrias para suprir os produtos que antes vinham de fora. 18) Ao mesmo tempo que a modernizao era evidente e proporcionava conforto e progresso aos mais ricos, a populao mais pobre passou a se concentrar em regies sem saneamento bsico, eletricidade, asfalto, vivendo em barracos, que deram origem s favelas.

You might also like