You are on page 1of 6

6 dicas de como liberar espao no Windows 7 by GLORIOS

Depois do sucesso que foi o post HD Lotado? 5 maneiras pra deixar ele folgadinho, que ensinava a liberar espao no Windows XP (algumas pessoas conseguiram liberar 18GB!), chegou a hora de aprender como liberar gigas de espao no seu Windows 7! Antes de mais nada veja estes 5 motivos pra voc deixar seu HD folgadinho Quando temos pouco espao livre em disco o Sistema Operacional comea a ter uma queda acentuada no desempenho; Os arquivos se fragmentam com maior frequncia; Quando copiamos CDs com o nosso gravador, criada uma imagem temporria no HD, se durante a gravao no tiver espao em disco, voc no conseguir copiar CDS e perder CDs por falha na gravao com mais frequncia; A memria virtual ser prejudicada ( ela o indcio de que as coisas no vo bem). Alguns programas e o prprio Windows a todo tempo criam arquivos temporrios para o funcionamento. Sem espao em disco, alguns programas no funcionaro satisfatoriamente e o sistema ficar lento. Agora sim vamos ao que interessa. A primeira coisa a se fazer checar o espao livre que seu HD possui antes das dicas, para que depois possamos comparar o que mudou. Como vocs podem ver na imagem abaixo, minha partio possui 7.88GB de espao livre.

Mudando a alocao do arquivo de paginao


Para aqueles que possuem mais de uma partio no HD, a mudana de partio do arquivo de paginao (pagefile.sys) pode ser uma boa idia. Pois, alm de liberar espao em disco, melhora o desempenho do sistema. Originalmente o arquivo se encontra oculto na partio C:. Clicando na imagem abaixo voc vai poder ver que o meu arquivo pagefile.sys possui quase 2GB de tamanho.

Para mudar o local do pagefiles.sys, v no menu iniciar, executar. Em executar digite:sysdm.cpl Uma tela vai se abrir. V at a aba Avanado e em Desempenho clique na opoConfiguraes. Quando abrir a tela de configuraes, v at a aba Avanado e emMemria Virtual clique em Alterar. Uma tela como esta de abrir.

Selecione a unidade C:, marque a opo Sem arquivo de paginao e clique em Definir. Depois, escolha outra unidade sem ser a C, marque a opo Tamanho personalizado, defina um o tamanho inicial como 1000MB e o final como 1500MB e clique em definir. Por fim, clique em OK. Sua configurao dever ficar assim:

L se foram 2GB!

Excluindo arquivos inteis do sistema


Antes de mais nada precisamos habilitar a exibio de arquivos ocultos no Windows. Para isto, v at o Painel de Controle, clique em Aparncia e Personalizao e em Opes de Pasta, clique na opo Mostrar pastas e arquivos ocultos. Na caixa que se abriu, procure por esta opo, marque-a e clique em OK. Agora v at a unidade C: e procure pela pasta MSOCache. Esta pasta responsvel por guardar os arquivos usados na instalao do Office. Ela serve pra voc poder reinstalar ou reparar o Office sem a necessidade de um CD. Se voc acha que no vai precisar disso, mande-a pra lixera e economize pelo menos 500MB.

Desabilitando a hibernao do sistema


A hibernao um recurso presente no Windows que lhe permite desligar o computador e ao relig-lo ter tudo como estava antes: planilhas abertas, navegador na pgina em que voc deixou, player tocando na msica que voc parou Enfim, um recurso e tanto! Mas..Me responda: Quantas vezes na vida voc usou a hibernao do Windows ? Nenhuma n? Pois saiba que o Windows mantm a todo momento um arquivo chamado hiberfil.sys na raiz de C:. E saiba tambm que o tamanho deste arquivo do tamanho da quantidade de memria RAM que voc possui. Isso mesmo! Se voc possui 4GB de RAM, esse arquivo ter 4GB de tamanho! Quanto desperdcio hein Na imagem abaixo voc v o tamanho do danado

Para desabilitar faa o seguinte: V no menu iniciar, executar e na caixa que se abrir digite: powercfg.exe /hibernate off

Para reabilitar a funo troque o off pelo on. L se foram 1.5GB!

Desabilitando a Proteo do Sistema e a Restaurao do Sistema


Se voc ficou com a orelha em p ao ver eu desabilitar a Proteo do Sistema, fique calmo. Este servio trabalha em conjunto com a Restaurao do Sistema do Windows e faz basicamente a mesma coisa. Confesso que em 3 anos de profisso a restaurao do sistema no me serviu mais do que 5 vezes para resolver problemas.Portanto, se voc acha que a restaurao do sistema vai resolver algum problema pra voc, ela.No vai. Pode desabilit-la. Para desativar os dois servios pressione simultaneamente as teclas Windows e PauseBreak. Em seguida, do lado superior esquerdo da tela, procure por Configuraes Avanadas do Sistema. Na tela que se abrir, procure a aba Proteo do Sistema, depois selecione a unidade C:, depois clique no boto Configurar. Na tela que se abriu marque a opo Desativar a Proteo do Sistema (ou defina um valor a sua escolha) e clique em OK. L se foram mais alguns MB ou GB

Limpado o cache do Navegador


O cache dos navegadores responsvel por, digamos, acelerar a sua navegao. No sei se voc j notou, mas quando voc abre um site pela primeira vez ele abre lentamente. Quando voc acessa ele pela segunda vez, sua abertura j ser bem mais rpida. Quem faz com que essa segunda,terceira,quarta tentativas sejam mais rpidas o cache. Outra observao que conforme voc for naveagando na internet, o cache vai aumentando novamente e ser necessria uma nova limpeza periodicamente. Ao contrrio do que muitos pensam, a limpeza de disco do Windows no exclui os arquivos de navegao usados por todos os navegadores. Ela s faz esse servio para o Internet Explorer. Ento, se voc usa Firefox, Chrome, Opera ou Safari, voc deve limpar manualmente o cache do seu navegador. No Firefox voc deve ir no menu Ferramentas. Na caixa que se abrir, v at a abaAvanado e clique no boto Limpar cache agora. Pronto.

Apagando o contedo das pastas Temp


Nas pastas Temp so armazenados arquivos utilizados por programas e pelo Windows que aps a finalizao destes fica sem utilidade, ocupando um precioso espao. Voc deve apagar o contedo e no a pasta. Para encontrar a pasta siga o seguinte caminho: C:UsuriosNome_de_UsurioTemp Entre na pasta temp e apague todo o seu contedo. Dependendo do uso do seu computador voc poder liberar at 1GB nesta pastinha OBS: Faa isso pra todas as pastas de usurio indo em cada uma delas.

Utilizando a conhecida Limpeza de Disco do Windows


Como no poderia deixar de ser, a limpeza de disco do Windows tambm contribui para a liberao de espao, apagando arquivos temporrios ( se eles so temporrios porque eles ficam no disco ? ), compactando arquivos antigos, arquivos de cache do navegador e outras coisas. Essa limpeza no contem nenhuma contra-indicao. Para executar a limpeza, v at o menu iniciar, executar e digite cleanmgr. Ao abrir a tela marque todas as opes, e clique em OK.

Por fim, esvazie a lixeira e reinicie o computador para que algumas alteraes sejam feitas e o espao medido. No meu computador fiz os seguintes passo: Mudana na alocao do arquivo de paginao; Excluso da pasta MSOCache; Desativao da Proteo e Restaurao do sistema; Desativao da hibernao; Limpeza de cache do navegador; Limpeza de Disco do Windows

Conseguimos liberar 4.12GB!

Agora que voc j viu como se ganham mais alguns gigas de espao em disco. Espero ter ajudado By GGLORIOS.

You might also like