You are on page 1of 17

FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Histria social da infncia no Brasil. 5. ed., rev. e ampl So Paulo: Cortez, 2003.

334 p. Para uma sociologia histrica da infncia no Brasil Pg 19 No final do sculo XX a infncia tornou-se uma questo candente para o Estado e para as polticas no governamentais, para o planejamento econmico e sanitrio, para legisladores, psiclogos, educadores e antroplogos, para a criminologia e para a comunicao de massa. Desde a nossa prpria infncia, quando se acreditava na inocncia de diferentes graus da infncia [..], ela ganhou uma autonomia da famlia, substituindo-a parcial ou completamente pela faixa etria (a turma ou o bando), ao ser atrada da casa para a rua, por fora da luta pela sobrevivncia nas grandes cidades, do encontro com a marginalidade social e com a morte prematura por desnutrio ou pela violncia. [...] A ostensiva dramaticidade dos problemas da infncia nos dias que correm projetou nessa fase da vida um interesse e uma preocupao intensos. Pg 20 [...] No sculo XIX, a criana, por definio, era uma derivao das que eram criadas pelos que lhe deram origem. Eram o que se chamava crias da casa, de responsabilidade (nem sempre assumida inteira ou parcialmente) da famlia consangnea ou da vizinhana. O abandono de crianas e o infanticdio foram prticas encontradas entre ndios, brancos e negros em determinadas circunstncias, distantes da questo da concentrao devastadora nas cidades, da perversa distribuio de bens e servios entre camadas sociais e das fronteiras que entre elas estabeleceram. [...] O estudo da criana no sculo XIX dificultado pela escassez de estudos de demografia histrica. Maria Luiza Marclio (Costa, 1986) denomina o perodo que vai da segunda metade do sculo XVIII at o recenseamento de 1872 de protoesttico, pois inclui estatsticas vitais e recenseamentos de valor muito desigual e de difcil comparabilidade. Pg 21 [...] Alem de no serem ainda o foco de ateno especial, as crianas eram duplamente mudas, nas palavras de Ktia de Queirs Mattoso (Del Priori, 1992). No eram percebidas, nem ouvidas. Nem falavam, nem delas se falava. Por isso, preciso comear propondo: quem eram as crianas? A distino clara a que se fundamenta no desempenho econmico. Tomando-se a populao como um todo, uma caracterizao ntida a do perodo de 0 a 3 anos, em que, como ainda no andam, os pequenos so carregados pelas mes, pelos irmos ou pelas escravas.[...] Para o cdigo filipino, que continuou a vigorar at o fim do sculo XIX, a maioridade se verificava aos 12 anos para as meninas e aos 14 para os meninos, mas a Igreja Catlica, que normatizou toda a vida das famlias nesse perodo, 7 anos j a idade da razo.

Tendo em mente que a infncia no uma fase biolgica da vida, mas uma construo cultural e histrica, compreende-se que as abstraes numricas no podem dar conta de sua variabilidade. Dos 8 aos 12 anos, os meninos so considerados adultos-aprendizes e vestem-se (de acordo com a camada social) como tais. Por esta razo, preferiu-se aqui apreender o passado no momento em que foi reconhecido por testemunhos, em diferentes graus de percepo, de diversidade irredutvel, aceitando a noo de fragmento de Walter Benjamin, como o claro que ilumina o todo.

A roda dos expostos e a criana abandonada na Histria do Brasil. 1726 1950 Pg 53 A roda de expostos foi uma das instituies brasileiras de mais longa vida, sobrevivendo aos trs grandes regimes de nossa Histria. [...] Quase por sculo e meio a roda de expostos foi praticamente a nica instituio de assistncia criana abandonada em todo o Brasil. [...] O sistema de rodas de expostos foi inventado na Europa medieval. Seria ele um meio encontrado para garantir o anonimato do expositor e assim estimul-lo a levar o beb que no desejava para a roda, em lugar de abandon-lo pelos caminhos, bosques, lixo, portas de igreja ou de casa de famlia, como era o costume, na falta de outra opo. Assim procedendo, a maioria das criancinhas morriam de fome, de frio ou mesmo comidas por animais, antes de serem encontradas e recolhidas por almas caridosas. Pg 54 A roda de expostos, como assistncia caritativa, era, pois missionria. A primeira preocupao do sistema para com a criana nela deixada era de providenciar o batismo. [...] O fenmeno de abandonar os filhos to antigo como a histria da colonizao brasileira. S que antes da roda os meninos abandonados supostamente deveriam ser assistidos pelas cmaras municipais. Raramente as municipalidades assumiram a responsabilidade por seus pequenos abandonados.[...] Havia de fato descaso, omisso, pouca disposio para com esse servio que dava muito trabalho. Pg 55 [...] A mortalidade dos expostos, assistidos pelas rodas, pelas cmaras ou criados em famlias substitutas, sempre foi mais elevada de todos os segmentos sociais do Brasil, em todos os tempo. [...] Vendo o fenmeno do abandono de crianas na perspectiva histrica ampla, abrangente, podemos afirmar, sem incorrer em grandes erros, que a maioria das

crianas que os pais abandonaram no foram assistidas por instituies especializadas. Elas foram colhidas por famlias substitutas. No entanto, bem entrado neste sculo, ltimo deste milnio, os chamados at bem recentemente filhos de criao no tinham seus direitos garantidos por lei.

Pg 56 As rodas de expostos: origens As rodas de expostos tiveram origem na Idade Mdia e na Itlia. Elas surgiram particularmente com a apario das confrarias de caridade, no sculo XII que se constituram num esprito de sociedades de socorros mtuos, para a realizao das Obras de Misericrdia. Pg 57 O nome da roda provm do dispositivo onde se colocavam os bebs que se queriam abandonar. Sua forma cilndrica, dividida ao meio por uma divisria, era fixada no muro ou na janela da instituio. No tabuleiro inferior e em sua abertura externa, o expositor depositava a criancinha que enjeitava. A seguir, ele girava a roda e a criana j estava do outro lado do muro. Puxava-se uma cordinha com uma sineta, para avisar a vigilante ou rodeira que um beb acabava de ser abandonado e o expositor furtivamente retirava-se do local, sem ser identificado. Pg 68 Em meados do sculo XIX, seguindo os rumos da Europa liberal, que fundava cada vez mais sua f no progresso contnuo, na ordem e na cincia, comeou forte campanha para a abolio da roda dos expostos. Esta passou a ser considerada imoral e contra os interesses do Estado. Aqui no Brasil igualmente iniciou-se o movimento para sua extino. Ele partiu inicialmente dos mdicos higienistas, horrorizados com os altssimos nveis de mortalidade reinantes dentro das casas de expostos. Vidas teis estavam sendo perdidas para o Estado. Mas o movimento insere-se tambm na onda pela melhoria da raa humana, levantada com base nas teorias evolucionistas, pelos eugenistas. Os esforos para extinguir as rodas no pas tiveram a adeso dos juristas, que comeavam a pensar em novas leis para proteger a criana abandonada e para corrigir a questo social que comeava a perturbar a sociedade: a da adolescncia infratora. Por sua vez os homens de letras apontavam em romances sociais a imoralidade da roda. As crianas abandonadas Pg 70 As crianas que eram encontradas e que no recebiam a proteo devida pela Cmara ou pela roda dos expostos acabavam sendo acolhidas em famlias que as criavam por dever de caridade ou por compaixo.

A prtica de criar filhos alheios sempre, e em todos os tempos foi amplamente difundida e aceita no Brasil. So inclusive raras as famlias brasileiras que, mesmo antes de existir o estatuto da adoo, no possuam um filho de criao em seu seio. Propores de expostos nos nascimentos de crianas livres, em parquias brasileiras Pg 73 As variaes fortes do fenmeno de abandono de crianas no Brasil no foram apenas regionais, mas se mostraram tambm ao longo do tempo. Pelos estudos existentes, podemos avanar, de forma ainda preliminar, que, embora presente em toda nossa Histria e mesmo apresentando taxa elevadas em alguns pontos, a exposio de bebs nunca chegou aos nveis brutais conhecidos na Europa do sculo XIX poca da exposio em massa de bebs. O que caracterizou a natalidade geral brasileira foi, isto sim, as elevadas taxas de ilegitimidade, presentes em praticamente todas as reas e em todos os tempos. Considerandose apenas o segmento livre da populao, a ilegitimidade em So Paulo foi de 23,2% entre 1741 e 1755, conforme nosso estudo sobre a populao dessa cidade. Ela foi muito mais elevada em Salvador, Recife e Vila Rica de Ouro Preto. Em Salvador, Bahia, na virada do sculo XVIII, 81,3% das crianas livres mulatas e 86,3% das negras que nasciam eram ilegtimas, contra 33% das brancas. Pg 78 Neste incio de sculo, a maioria das pequenas rodas de expostos j havia desaparecido. [...] A filantropia surgia como modelo assistencial, fundamentada na cincia, para substituir o modelo da caridade. Nesses termos, filantropia atribua-se a tarefa de organizar a assistncia dentro das novas exigncias sociais, polticas econmicas e morais, que nascem com o incio do sculo XX no Brasil. Pg 79 [...] S a partir dos anos de 1960, houve funda mudana de modelo e de orientao na assistncia infncia abandonada. Comeava a fase do Estado do Bem-Estar, com a criana da FUNABEM (1964), seguida da instalao, em vrios estados, das FEBEMs. Com a Constituio Cidad de 1988, inseriram-se em nossa sociedade os Direitos Internacionais da Criana, proclamados pela ONU nos anos de 1950. Com o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) de 1990 e a LOAS (1993), o Estado assume enfim sua responsabilidade sobre a assistncia infncia e adolescncia desvalidas, e estas tornam-se sujeitos de Direito, pela primeira vez na Histria.

Comentrio: O conceito de famlia recente, assim como sua estruturao e responsabilidades. Percebemos atravs da leitura que somente a partir do sculo XIX houve uma preocupao por parte da famlia em responsabilizar-se pela socializao da criana, responsabilidade esta que foi logo compartilhada com a escola, que atualmente sofre enorme presso no sentido de ter uma responsabilidade maior na educao e socializao das crianas e adolescente. Os pais parecem fugir das responsabilidades que lhes so inerentes. A prtica do abandono a criana no faz parte apenas da histria presente no Brasil, o que tem mudado o modelo da prtica do abandono e a forma como o estado vem tratando o assunto, atravs de polticas especficas. Ainda que o assistencialismo por vezes predomine sobre as polticas sociais que visem a reintegrao de menores em situao de risco. A cidade de menores: uma utopia dos anos 30 Pg 83 A mulher medianeira [...] Depois da Primeira Guerra, vrios tratados internacionais estabeleceram nova regras de convivncia entre os pases membros da Sociedade das Naes, e um dos resultados desses tratados foi a aprovao de uma Declarao dos Direitos da Criana, na Conferncia de Genebra, em 1921. No Brasil, o que se decretou foi um Cdigo de Menores, em 1927, do qual constava a proibio do trabalho de crianas at 12 anos e sua impunidade at os 14 anos. Dos 14 aos 18 anos, as crianas poderiam ser internadas em estabelecimentos especiais e dos 18 anos em diante seriam punveis pelos crimes cometidos. As crianas da categoria dos 14 aos 18 anos, desde ento numa espcie de limbo legal, sero transformados em menores, e os estabelecimentos especiais destinados a elas, bem como os agentes sociais que delas deveriam se encarregar, passam a ser objeto da ateno de mdicos e juristas, de psiclogos e pedagogos. E, ainda que houvesse algumas divergncias a respeito do modo como deveria se distribuir o peso desse cuidado, ora com nfase no Estado, ora na sociedade, ora na Igreja, conforme a insero dos vrios agentes envolvidos no debate, em dois pontos cruciais parece ter havido concordncia entre eles: primeiro, a questo do menor abandonado era tambm uma questo de sua institucionalizao, e, em segundo lugar, os agentes preferenciais nesse cuidado institucional seriam mulheres. Arquitetura escolar republicana: a escola normal da praa e a construo de uma imagem de criana Pg 122 Coerentemente com sua viso de mundo, os republicanos paulistas configuram uma arquitetura escolar que, reunindo o grandioso e o funcional, promove a construo de uma imagem de criana. Diferentemente da representao

produzida pela psicologia da infncia da poca [...] Pg 123 ... a imagem da criana, segundo os cnones do discurso republicano, elaborado em estilo alto e idealizador, assume, sobretudo, natureza sociolgica e poltica. Tomados pela paixo de uma sociedade reconduzida ao seu comeo primordial, esses sujeitos histricos idealizam a instituio como condio prvia para o bom funcionamento das instituies republicanas, fundadoras de um corpo poltico duradouro e de um pacto social estvel. Nesse momento histrico, representando como Ano I, da nova era, o discurso republicano, pleno de messianismo poltico, promove uma sbita valorizao da criana, representando-a como herdeira da Repblica, alegorizada esta na figura da mulher amorosa e abnegada. Para esse ponto de vista. Para esse ponto de vista, cabe ao Estado exercer o papel de preceptor dos novos, subtraindo-os do mbito do privado, familiar e afetivos e conduzindo-os para o mbito do pblico, social e poltico. A LBA, o Projeto Casulo e a Doutrina de Segurana Nacional Pg 141 Os princpios que orientaram a concepo dos primeiros programas nacionais brasileiros de educao infantil de massa foram fortemente influenciados por propostas elaboradas por agncias intergovernamentais ligadas ONU, em especial o UNICEF. Pg 142 A guerra fria, o Estado brasileiro de segurana nacional e desenvolvimento de comunidade Localizo na guerra o fermento para a produo do suposto societrio e de suas decorrncias que embasou tanto a ideologia da Doutrina Brasileira de Segurana Nacional(DSN), quanto as propostas de Desenvolvimento de Comunidade(DC), bases tericas que orientaram a criao do Projeto Casulo, primeiro programa brasileiro de educao infantil de massa, implantado pela Legio Brasileira de Assistncia (LBA) em 1977, Pg 146 [...] Em 1956, a ONU definia o DC:processo atravs do qual os esforos do prprio povo se unem aos das autoridades governamentais, com o fim de melhorar as condies econmicas, sociais e culturais das comunidades, integrar estas comunidades na vida nacional e capacit-las a contribuir plenamente para o progresso do pas (ONU, 1956, apud Ammann, 1982, p. 25). Desta concepo de sociedade, a existncia de desigualdades sociais explicada atravs de processos de causao circular: os pobres estariam, por insuficincia, desintegrados do processo de desenvolvimento. Para pr fim a esta desintegrao seria necessrio atuar, de forma integrada (nas reas da sade, alimentao,

educao), principalmente junto s crianas, prevenindo-as do destino que a pobreza lhes reserva. Pg 147 Esta concepo de pobreza e de programas para a recuperao de crianas pobres parece ter sido, tambm, adotada pelo UNICEF at pelo menos 1979, Ano Internacional da Infncia, como se evidencia na transcrio abaixo de relatrio sobre a infncia nas Amricas.
Por detrs da maior parte dos problemas das crianas se tropea com as desigualdades e pobreza. Os problemas anteriormente assinalados respondem a causas mltiplas que seria perigoso simplificar excessivamente. Sem dvida, parece claro que a maior parte deles esto, direta ou indiretamente, ligados pobreza e, portanto, desigualdade na distribuio dos resultados do desenvolvimento. A idade da me seu nvel de instruo, etc. [...]. Porm, todas essas conseqncias empurram por sua vez, para a pobreza. Atravs das carncias infantis, a pobreza se reproduz a si mesma. (UNICEF, 1979, p. 620)

O DC, que entrara no Brasil no imediato ps-guerra atravs das misses rurais, foi tambm objeto de normalizao pelo governo militar. Em 1970, foi criada a Coordenao dos Programas de Desenvolvimento de Comunidade (CPDC) que assim o conceituava: instrumento de participao popular e um sistema de trabalho destinado a facilitar a conjuno dos recursos da populao e do governo, e obter a maior rentabilidade destes (CPDC, apud Ammann, 1982, p.117). Em outras palavras, o DC e a participao comunitria constituam, no perodo, estratgias propostas para integrao social e nacional de pessoas ou regies desintegradas do processo de desenvolvimento. As origens de modelo de pr-escola de massa O modelo de uma pr-escola brasileira de massa, desempenhando tambm funo de assistncia, foi introduzido no Brasil sob influncia de propostas divulgadas pelas organizaes intergovernamentais, em especial o UNICEF e a UNESCO. Pg 151 Uma particularidade notvel que este modelo de pr-escola se pretendia universal: passvel de ser implantado em todo o territrio nacional, quando elaborado por instncia administrativa federal; exportvel para diferentes pases pobres, quando proposto por organizaes intergovernamentais. Tratou-se, portanto, de um modelo centralmente elaborado que ignorou particularidades e contradies nacionais ou regionais, fossem elas econmicas, culturais, polticas ou propriamente educacionais e que, no obstante, necessitava para sua implantao da adeso local (governamental ou comunitria) sem que fosse acompanhado da contrapartida central de alocao suficiente de verbas.

Se as origens deste modelo datam da dcada de 60, sua implantao s ocorreu no final da dcada de 70, durante o quarto governo militar (presidente Geisel), momento em que foi estabelecido no pas um plano federal de assistncia social em consonncia com a DNS. O Projeto Casulo O programa de educao pr-escolar de massa o Projeto Casulo foi implantado em 1976 pela LBA, rgo federal de assistncia social. A LBA havia sido criada em 1942, associada ao esforo de guerra, como rgo de apoio aos pracinhas e suas famlias. Considerada como criadora e criatura do servio social no Brasil, a LBA desenvolveu, at a implantao do Projeto Casulo, uma srie de programas destinados maternidade e infncia, localizados, no extensivos, com base no voluntariado. Pg 152 [...] O discurso da LBA para atuao junto infncia pobre conteve, desde sua criao, um forte componente preventivo, adequando o estilo ao perodo em questo. [...] No momento de criao do Projeto Casulo, o discurso da preveno adquiriu nova conotao: a da segurana nacional, pois os pobres poderiam ameaar a integrao nacional.
A trade pobreza, misria, indigncia deserda, individual e conjunturamente, segmentos marginalizados da sociedade. Estar margem significa, em termos prticos, que o indivduo assim classificado est sujeito a todos os seus deveres impostos pela sociedade e, semelhante, excludo de suas benesses. Esta singular condio de desarranjo, quanto ao acesso a condies aceitveis de qualidade de vida, fisicamente se traduz em segregao de bolses de misria, constituindo ambiente ideal para a proliferao do sofrimento e de ressentimentos que so seus companheiros inevitveis.(Solva Pinto, 1984, p.11)

Comentrio: Ao que nos parece esses programas auxiliaram a minimizar as misrias sociais, mas o seu principal foco era garantir a reproduo do modelo capitalista.

A produo social da identidade do anormal Pg 163 Se a identidade social do anormal, como uma construo histrica, mantm alguma continuidade no transcurso da civilizao, de que, em todas as pocas,

o meio social identificou, por algum critrio, indivduos que possuam alguma(s) caracterstica(s) que no fazia(m) parte daquelas que se encontravam entre a maior parte dos membros desse mesmo meio - no pela simples presena de uma diferena, mas pelas conseqncias que tais diferenas acarretavam s possibilidades de participao desse sujeito na construo coletiva de sobrevivncia e reproduo de diferentes agrupamentos sociais, em diferentes momentos histricos. Parece, no entanto, ocorrer uma contradio em termos entre a viso da anormalidade construda historicamente e a existncia, em qualquer grupo social e em qualquer poca, de indivduos que possuem anormalidades evidentes, como a mutilao, a cegueira, a surdez, que acarretam dificuldades a esses indivduos, independentemente das formas pelas quais o meio social em que vivem se organiza. Pg 164 O conceito de anormalidade como construo social A doena tem sido encarada de diferentes maneiras. Em determinadas pocas e em determinadas sociedades ela foi vista como possesso: em outros momentos e espaos sociais foi encarada como desequilbrio da totalidade do homem; em outros, ainda, como reao do organismo em busca de cura; ou ainda, mais modernamente, como um desvio quantitativo do funcionamento regular do ser humano. Pg 167 [...] se a delinqncia, ou mesmo a doena mental, no podem ser apreendidas apenas na perspectiva das suas manifestaes internas e pessoais, mas somente atravs de ntima relao indivduo-meio social, outras anormalidades, como a surdez, a cegueira e a deformidade fsica parecem carregar uma marca no universal ante a espcie que, em ltima instncia, caracterizou-se, em toda a sua histria, como possuidora de aptides para ouvir, enxergar e se locomover. Na realidade, tanto umas quanto outras so determinadas no por distines universais abstratas, mas respondem a determinaes historicamente construdas. A relao normalidade-anormalidade na sociedade industrial moderna Pg 170 As primeiras instituies para crianas deficientes surgem na segunda metade do sculo XVIII, em Paris1, voltadas exclusivamente para crianas cegas e surdas, tendo em comum os hospcios o fato de se constiturem em internato, mas com duas caractersticas distintas.
1

As duas instituies pioneiras foram a escola do Abade de L Epe, criada em 1760, e a escola para cegos, fundada por Valentim Hay, em 1784, e transformadas respectivamente, no Instituto Nacional de Surdos-Mudos e no Instituto dos Jovens Cegos de paris, aps a Revoluo de 1789.

A segundo caracterstica refere-se ao fato de que nem todos os seus usurios necessitavam permanecer em regime de internato pois, para aqueles que tivessem possibilidade, a instituio poderia ser freqentada em regime aberto. Se essa dupla possibilidade retirava dessas instituies o carter inteiramente segregacionista dos hospcios, por outro reforava a distino entre deficientes de origens dos estratos sociais superiores. O surgimento de instituies voltadas ao atendimento de crianas deficientes, na verdade, preencheu trs funes fundamentais, que espelham os conflitos e contradies que permearam sua gnese e que permanecem at os nossos dias. Pg 174 As primeiras instituies de educao especial surgem no Brasil, no incio da segunda metade do sculo XIX, por iniciativa do governo imperial e, tal como suas congneres europias, destinam-se aos deficientes visuais e auditivos. As polticas e os espaos para a criana excepcional O pblico e o privado Pg 188 Estamos entendendo educao pblica como aquela que oficial, mantida e controlada pela Unio, estados ou municpios, e gratuita, isto , custeada pelos impostos. A privada ou particular administrada por pessoa fsica e/ou jurdica, como associaes religiosas, filantrpicas, comunitrias ou empresariais, podendo ser paga ou gratuita. Pg 189 Depois de 1970, prosseguindo pelas dcadas de 80 e 90, juntaram-se a essas agremiaes as de profissionais com formao universitria, como por exemplo os grupos de trabalho da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao (ANPEd) e do Congresso Estadual Paulista sobre Formao de Educadores, e a Associao Brasileira de Pesquisadores em EE, entre outros. Pg 191 Na dcada de 90, dentro da reconstruo de uma sociedade democrtica, a participao dessas organizaes na definio da poltica explicitamente solicitada pelos rgos governamentais (Carvalho, 1994, p. 5). Assim sendo, no s em funo da parcial simbiose entre o setor pblico e o privado, mas sobretudo considerando que ns, sociedade civil, estamos contribuindo e consentindo na realizao de ambos, necessrio procedermos a avaliaes consistentes em torno da sua atuao. Pg 195

Na dcada de 70 eram consideradas mentalmente deficientes, todas as pessoas fisicamente prejudicadas, os emocionalmente desajustados, bem como os superdotados, enfim todos os que requerem considerao especial no lar, na escola, na sociedade (Pires, 1974, rodap, p.8). Pg 199 Hobsbawn afirma que a revoluo cultural dos fins do sculo XX pode ser entendida como o triunfo do indivduo sobre a sociedade, do rompimento dos fios que ligavam os seres humanos, rompimento da textura social. Essas texturas consistiam no apenas nas relaes de fato entre as pessoas e suas maneiras de organizao, mas tambm nos modos gerais dessas relaes, nos padres esperados de comportamento das pessoas uma com as outras. Antes, embora no escritos, os papis sociais eram prescritos. Agora possvel a afirmao de Margaret Thatcher:No h sociedade, s indivduos (Hobsbawm, 1995b, p.330) Infncia de papel e tinta Pg 229 Enquanto objeto de estudo, a infncia sempre um outro em relao quele que a nomeia e a estuda. As palavras infante, infncia e demais cognatos, em sua origem latina e nas lnguas da derivadas, recobrem um campo semntico estreitamente ligado idia de ausncia de fala. Esta noo de infncia como qualidade ou estado de infante, isto , daquele que no fala, constri-se a partir dos prefixos e radicais lingsticos que compem a palavra: in = prefixo que indica negao; fante = particpio presente do verbo latino fari, que significa falar, dizer. Pg 230 Esta reificao da infncia, no entanto, cristalizada desde a origem das falas que dela se ocupam, no privilgio exclusivo dela, infncia. Junto com crianas, mulheres, negros, ndios e alguns outros segmentos da humanidade foram ou continuam sendo outros eles e outras elas no discurso que os define. At que esperneiam, acham a voz e, na fora do grito, mudam de posio no discurso que, ao falar deles e delas, acaba constituindo-os e constituindo-as. De objeto passam a sujeito, ou, melhor dizendo, passam a sujeito e objeto simultaneamente, que as posies se alternam no engendramento do discurso. Alguns registros mais antigos, quando comparados a outros contemporneos, ensinam que infantes e infncia foram diferentemente concebidos e, conseqentemente, tratados de maneira diferente em distintos momentos e lugares da histria humana. Pg 231 A constante necessidade de recorte e afinao, de busca de preciso cada vez maior do conceito infncia que justifica do esforo (de resto intil, a longo prazo...) de mestre Aurlio, de navegar rente psicologia em seu verbete relativo infncia:

Perodo de vida que vai do nascimento adolescncia, extremamente dinmico e rico, no qual o crescimento se faz, concomitantemente, em todos os domnios, e que, segundo os caracteres anatmicos, fisiolgicos e psquicos, se divide em trs estgios: primeira infncia de zero a trs anos; segunda infncia, de trs a sete anos; e terceira infncia, de sete anos at a puberdade. (p. 763)

Pg 233 J vai longe o tempo em que se podia acreditar numa imagem idlica de infncia. Evocada numa perspectiva otimista e saudosa, o incio da vida humana costumava traduzir-se em imagens ingnuas naturais e positivas. Esta representao ednica da infncia parece ter calado to fundo no imaginrio brasileiro (em funo, talvez, da freqncia com que compareceu a antologias e manuais escolares) que ser transformou em clich, conjunto empoeirado de metforas, que acorre boca de quem quer que se prepare para falar da infncia. Calou to fundo, que parece ter desbotado outras infncias, tambm representadas na tradio literria brasileira. Como, por exemplo, a que se registra na segunda epgrafe, ttulo de um pungente conto de Mrio de Andrade:Pi no sofre? sofre... A histria desencantada da infncia de papel e tinta pode ter como marco inaugural a carta que Peru Vaz de Caminha, escrivo da frota de Cabral, enviou ao rei portugus D. Manuel em 1500. Texto de fundao de nossa literatura, espcie de certido de nascimento e de batismo do Brasil, a infncia que se faz presente nas maltraadas, observada com mesmo estranhamento curioso com que os descobridores olharam e viram os cus e as rvores do Novo Mundo. Histria da infncia no pensamento social brasileiro. Ou, fugindo de Gilberto Freyre pelas mos de Mrio de Andrade Das dificuldades cartogrficas (abrindo aspas) Pg 252 A criana, numa sociedade em permanente projeo para o futuro, destinada a vira-ser, facilmente tornou-se componente descritivo de um complexo social no qual o estar-em-formao da criana misturava-se a um estar-em-construo com o qual a personalidade do pas tornava-se objeto de reflexo. Pg 253 Entre os temas infncia e identidade da nao brasileira possvel reconhecer um conjunto de analogias que surpreende pela reelaborao constante das perspectivas de futuro. O Brasil e as crianas do Brasil acontecero um dia; sero um no sei onde definido aps um depende de ns. A incompletude natural da

criana projetada como metfora da nao inconclusa o recurso argumentativo com o qual a histria social da infncia torna-se depositrio dos exemplos de um quotidiano no qual tudo fratura, fragmento e disperses. Habitualmente, a relao tormentosa entre a criana e a sociedade objeto de estatsticas alarmantes acerca das precariedades que assolam os universos infantis no mundo todo. Entretanto, uma questo ausente das estatsticas deve ser trazida ao debate e discutida com o mesmo grau de seriedade que as questes econmicas e polticas encarecem. Isso diz respeito ao fato de que as representaes da infncia muitas vezes voltam-se contra ela e, raramente, atuam a seu favor. As representaes da infncia tm se multiplicado paralelamente construo da autoridade argumentativa de uma srie de disciplinas, discursos e pareceres que, a partir de uma evocao qualquer da cincia, classificam a criana, destinando a ela a condio de ser (ou tornar-se no interior das reconstituies) um objeto de estudo. A imagem perdida na fatalidade do passado Pg 259 [...] Mas havia, de fato, uma cadeia de infortnios, diante da qual ser criana correspondia a no ter credenciais sociais prprias. At na morte da criana isso podia ser observado. Morta, uma criana, ela assumia o papel figurado de anjo. A mortalidade infantil era revestida com os argumentos da inevitabilidade. Mas isso l no tinha muita importncia, pois se tratava do caminho previsvel dos anjos: tornava-se festa. Pg 260 Mas as prprias crianas tornam-se, de certa forma, cmplices no processo de acelerao de seu envelhecimento. A condio de menino era peculiar. Menino era aquele que no era mais anjo e nem era homem. Era, antes de tudo, o depositrio da ira alheia. Atrapalhava aquelas que cuidavam dos anjos e atrapalhava aqueles que no queriam ser incomodados. No mais, estava numa idade que no carecia de cuidados. Pg 262 A criana que emerge nas pginas de um processo judicial inmeras vezes vem conduzida pelas mos da psicologia, da medicina legal, da sociologia. Muitas vezes entre a criana em questo e a descrio de sua personalidade e de sua conduta h uma distncia irredutvel. A aluso sua bondade natural, ou sua perversidade inevitvel em determinadas situaes parecem reedies da idia de masoquismo aventada por Freyre na relao entre homem e mulheres da sociedade escravocrata.

H, nesse mercado de representaes, um processo paralelo de construo das competncias epistemolgicas de cada uma das disciplinas. A criana muitas vezes est diluda em argumentos que empenham provas capazes de afirmar a autoridade intelectual daquele que a tem por objeto de estudo. importante reconhecer ento, a pertinncia da afirmao e da confirmao de um campo de estudo - o das representaes da infncia na construo das competncias narrativas. Trata-se de um terreno to conflituoso quanto fundamental para a histria social da criana. Pg 263 Observar o observador da infncia/nao nos domnios da esfera privada suscitou imagens fortes, utilizadas de forma recorrente na composio de um domnio narrativo no qual, tanto a criana/pas quanto o pas/criana, foram vistos por dentro e revelaram ad intra a violncia como componente das conciliaes mais danosas do quotidiano. Todavia, mesmo que muito brevemente, possvel recuperar como contraponto, outras imagens e representaes da infncia relacionadas s possibilidades de ocupao e definio da esfera pblica, tendo por base o trato especial das necessidades propriamente infantis. A infncia no Brasil pelos olhos de Monteiro Lobato E sempre foi assim... Pg 270 [...] E na polofonia da saga do Picapau Amarelo, a voz judiciosa de Dona Benta vai se destacar nos seres, verdadeiras assemblias familiares em que o exerccio democrtico se dava no calor dos debates em torno de pontos de vista diferentes e at opostos. A paz domstica no se dava ali, com certeza, custa da uniformidade das idias, o que levou o rei Carol, da Romnia, a tomar Dona Benta e Tia Nastcia como as mandatrias da mais democrtica e liberal das repblicas modernas. No havendo qualquer desconforto com o que era estranho ou diferente, contrariavam, na prtica dessa utopia, a marcha do vasto mundo, cuja civilizao, no dizer de Dona Benta, sendo filha do ferro e do fogo, anulava tudo o que no se sujeitasse uniformidades. Arruinando a exceo a favor da regra Pg 272 Para alm das relaes domsticas, caracterizadas pela espontaneidade e informalidade do processo de aculturao, no preciso apelar para a memria ancestral dos ritos de iniciao, nem para a lembrana da educao tradicional e letrada, a desasnar as crianas que lhes cassem nas mos. Tambm sob o manto difano da escola dita renovada, ainda se encontra velado o esprito autoritrio e negligente do dever ser, centrado na repulsa a quase tudo o que possa diferir das convenes assentadas pela intolerante cultura do adulto.

Educar para a mudana apenas mais um dos desgastados lemas consagrados pela sociedade que, no fundo, anseia pela mesmice. Pudssemos ns ouvir Pedrinho nesta matria e ele diria que no h comicho no crebro que possa resistir a tamanha falta de interesse pelo desconhecido. Pg 273 Em meio a esse tencionado relacionamento educativo j que a presso do adulto sobre a criana inevitvel no contexto das responsabilidades sociais - a funo emancipadora da escola, atuando no limite da tradio e no limiar da ruptura, apresenta-se atuando como um dos grandes desafios da educao contempornea. Mesmo porque, ao preferir a cincia contada por sua av, que vem clarinha como gua de pote, Pedrinho nos faz concordar com Georges Snyders, para quem emancipar no significa a desobrigao tica e cultural das geraes mais velhas; assim, o ensino contribuir com a democracia se, em lugar da iseno indulgente e amvel, houver verdades a conhecer, um luta a travar, a organizar, ou antes, uma luta a travar com base nessas mesmas verdades . Portanto, dada a sua delicadssima insero social que a obriga a reverenciar o saber j acumulado e a especular sobre uma possvel cultura por fazer, sobram razes para que a escola seja alvo de suspeitas. A propsito, Lobato, que sempre afirmava nada entender de matria pedaggica, parodiava Nietzsche para dizer que a educao para ele e a supe-se a educao formal se resumia em arruinar a exceo a favor da regra! Um narizinho escolar Ao contemplar a criana, portanto, o projeto lobatino na literatura infantil demarcava o mbito de sua interveno: as moralidades; e afirmava como objetivo maior a iniciao na vida, sendo que para a sua implementao deveria contar com a clientela cativa da escola. Pg 278 [...] ... preciso tambm sublinhar que a escola no est obrigada a concorrer com a TV pelo desafio da massificao; com certeza outra a inflexo do discurso pedaggico. Porm, h de se convir que a falta de entusiasmo pela leitura sugerida numa classe deve-se, em grande parte, conduta acadmica e burocrtica com a relao ao livro, enclausurando-o na sala de aula e inviabilizando a sua fruio esttica. Ou seja, um Lobato pedaggico, na TV, apesar de todas as restries morais e literrias a que o confinam e talvez por elas mesmas -, consegue seduzir, tendo em vista a dinmica prpria da imagem e suas implcitas inter-relaes textuais. Outra coisa o mesmo Lobato, s que agora em livro e recebendo um tratamento pedaggico formalista; isto , sendo cobrado como tarefa escolar, descolada do mundo ficcional do leitor e geralmente sem qualquer esforo intertextual que poderia ser, inclusive, com o prprio programa de TV. a reverso perversa e ingrata do desinteresse, contra quem se preocupou obsessivamente com o gosto de seus leitores.

Morar nos livros Pg 279 No mundo das crianas no seria diferente, representando o suporte material do prazer e o instrumento democrtico de acesso cultura e informao. Dona Benta, sempre cercada de livros, passa o tempo todo lendo, e os seus concorridos seres alternam a leitura coletiva e os comentrios da turminha do stio, atualizando e dando sentido aos textos; Emlia no deixa por menos e quer registrar as suas memrias num livro que o paciente e submisso Visconde de Sabugosa ajuda a escrever; dos livros saem as clebres personagens infantis que invadem o stio para visitar os seus moradores e com eles trocarem idias; e, quando Emlia transtornou o mundo com a Chave do tamanho, uma de suas maiores preocupaes foi com o futuro da cultura humana, quase toda ela depositada em livros que de nada mais serviriam, pois ficaria impossvel o seu manuseio por criaturinhas to pequenas:Mas a cincia vai levar a breca, porque a cincia est nos livros e os livros j no podem ser usados, observou Emlia, logo tranqilizada pela inveno recente do livro de ptalas de rosa, j em pleno uso na progressista Pail City, a cidadezinha construda sob um balde emborcado no jardim de uma casa. Era a resistncia do livro sob condies de vida as mais adversas, mas que no poderia dispensar o registro da experincia humana acumulada. A par desta adeso irrestrita ao livro, Lobato valorizava-lhe a legibilidade, de modo a favorecer a recepo prazerosa do texto. Tipo de papel, encadernao, ilustraes, alm da bvia preocupao com o estilo, nada passou despercebido a Lobato, que chegou a acompanhar de perto o trabalho de seus ilustradores para que no trassem o texto ou deformassem os personagens, como s vezes reclamavam as crianas. Quando a histria da educao a histria da disciplina e da higienizao das pessoas Pg 298 Discriminar as crianas normais das anormais ou degeneradas era tarefa que se instalava no mago da pedagogia cientfica que, segundo Thompson, deveria confrontar e distinguir os casos normais dos anormais, para cuidar de cada um segundo o seu valor exato. Para tanto, importava no confundir os casos de anomalia simples com os de grave e profunda degenerao. Pois os primeiros podem ser compatveis com a natureza e fim da escola, sendo-lhes facultado freqentar as escolas dos normais, onde seriam corrigidos e modificados por mtodos especiais. J os degenerados devem ser excludos absolutamente das escolas dos normais, seja qual for a forma de seu carter degenerativo. Pg 299 Prtica humanitria de distribuio cientfica das crianas por escolas, casas de correo, hospcios ou prises, a pedagogia cientfica, via-se, assim, constituda como recurso de seleo e composio da clientela escolar. A organizao de

classes homogneas, um dos objetivos das prticas de medio, era recurso de maximizao dos resultados do ensino simultneo e seriado, ponto estratgico do empenho das autoridades educacionais paulistas de constituio de um sistema de educao pblica no estado. Mas, contraditoriamente, o intuito humanitrio de seleo da clientela escolar indicia o horizonte ideolgico em que se inscreviam as intenes polticas republicanas de levar a educao a todos os cidados. Nesse horizonte, critrios raciais, nem sempre explicitados, traavam os limites das boas intenes republicanas, operando a distino entre populaes educveis, capazes portanto de cidadania, e populaes em que o peso da hereditariedade (leia-se, sobretudo, raa) era marca de um destino que a educao era incapaz de alterar. Era nesse contexto, marcado pela ambigidade de um projeto de universalizao da escola em uma sociedade excludente, que se tornavam relevantes as prticas de medio e observao que o Laboratrio viabilizava. Pg 300 Observar, medir, classificar, prevenir, corrigir. Em todas essas operaes, a remisso norma uma constante. A pedagogia cientfica, as prticas que a constituam e as que derivavam dela, caracterizavam-se, assim, por essa remisso constante a cnones de normalidade produzidos, pelo avesso, na leitura de sinais de anormalidade produzidos, pelo avesso, na leitura de sinais de anormalidade ou degenerescncia que a cincia contempornea colecionava em seu af de justificar as desigualdades sociais e de explicar o progresso e o atraso dos povos pela existncia de determinaes inscritas na natureza dos homens. Pg 301 A partir dos anos 20, opera-se uma mutuao sutil no discurso pedaggico. Uma aposta otimista na natureza infantil e na educabilidade da criana insinua-se como o enunciado principal a regular as articulaes discursivas.

You might also like