You are on page 1of 89

guia madeira e porto santo

. ndice
02 bem-vindo madeira - localizao e clima - descubra uma ilha encantada - cidade do funchal natureza - jardins - floresta laurissilva - reservas naturais levadas sade e bem-estar gastronomia vinho madeira cultura - monumentos - museus animao - festival de passeios a p da madeira - madeira orienteering festival - carnaval - madeira island open golfe - festa da flor - festival do atlntico - volta madeira em automveis clssicos - funchal jazz festival - rally vinho madeira - festa do vinho - festival de colombo - festas do fim do ano 44 46 58 62 72 compras desporto golfe atraces a no perder porto santo - bem-estar no porto santo - como chegar ao porto santo - o que visitar - o que fazer - desportos informaes teis postos de turismo
guia madeira e porto santo .1

08

18 20 22 24 26

38

84 87

bem-vindo madeira

2. guia madeira e porto santo

Ao contrrio do que se possa pensar, no necessrio efectuar uma longa viagem para encontrar um destino ideal para frias. As razes para visitar a Madeira so mais do que muitas! A par do deslumbramento da paisagem, caracterizada por montanhas densas e verdejantes, este destino tambm encanta os seus visitantes pelo clima ameno ao longo de todo o ano, pelo carinho como so recebidos, bem como pela tranquilidade e segurana que se vive no arquiplago. Para conhecer verdadeiramente a Madeira, suba ao alto de uma montanha e deslumbre-se com cenrios fantsticos e de cortar a respirao, percorra os trilhos e as veredas, em plena Floresta Laurissilva, que se estendem por mais de 1400 kms de levadas e que proporcionam um encontro nico com a alma da ilha. Sinta a energia que flui do ambiente cosmopolita das pitorescas ruas do Funchal e aproveite para adquirir algumas lembranas como os famosos Bordado e Vinho Madeira ou algumas peas produzidas em pau de vime. Uma volta ilha, com paragens nas principais localidades, para observar a paisagem ou saborear uma iguaria tradi-

cional e, para os mais activos, praticar mergulho, surf, windsurf ou jet ski constituem outros agradveis programas. Aos romnticos, encontra-se reservado um maravilhoso passeio de veleiro ao longo da costa para presenciar o pr-do-sol. Mas para que esta seja a sua viagem de sonho, ter que alargar a sua estadia at paradisaca ilha do Porto Santo, situada a 40 km da Ilha da Madeira, distncia esta vencida em 15 minutos de avio ou em 2h30 de ferry-boat. Com uma impoluta praia de areia fina de 9 km de extenso, banhada por um mar lmpido e calmo, a ilha dourada constitui um destino de frias paradisaco. Afinal, a felicidade pode estar to perto!

guia madeira e porto santo .3

localizao e clima
As ilhas da Madeira e Porto Santo, e as inabitadas Ilhas Selvagens e Desertas, constituem o arquiplago da Madeira que em 1418 foi descoberto pelos portugueses. O arquiplago da Madeira encontra-se situado no Oceano Atlntico distando 500 km da costa africana e 1000 km do continente europeu, distncia que, traduzida em minutos, representa 90 minutos de voo a partir da cidade de Lisboa. A ilha da Madeira apresenta uma rea de 741 km2, 57 km de comprimento e 22 km de largura. A sua posio geogrfica privilegiada e a sua orografia montanhosa, conferem ilha da Madeira uma espantosa amenidade climtica com temperaturas mdias muito suaves que oscilam entre os 25 C no Vero e os 17 C no Inverno aliadas a uma humidade moderada. Por influncia da corrente quente do Golfo, a gua do mar igualmente muito temperada, apresentando mdias no Vero de 22 C e no Inverno de 18 C.

4. guia madeira e porto santo

descubra uma ilha encantada!


Apesar de apresentar uma superfcie pequena, a Madeira rica em cenrios majestosos e de rara beleza. Parta descoberta dos recantos e encantos deste jardim flutuante! A Madeira apresenta as suas localidades divididas pelo Funchal, a capital de todo o arquiplago, o Canio, a Costa Leste (Santa Cruz e Machico), a Costa Oeste (Cmara de Lobos; Ribeira Brava; Ponta do Sol e Calheta), a Costa Norte (Porto Moniz; So Vicente e Santana) e o Porto Santo. Saindo do Funchal em direco a oeste, encontrar a cidade de Cmara de Lobos, tpica vila piscatria e o Cabo Giro, o mais alto promontrio da Europa e o segundo mais alto do mundo (580 m). Encontrar ainda neste concelho a peculiar freguesia do Curral das Freiras. Situada num vale profundo, o Curral das Freiras apresenta uma das paisagens mais impressionantes da ilha que, com as suas vistas vertiginosas (mais de 500 metros de al-

tura, do miradouro - Eira do Serrado), causam admirao a qualquer visitante. Continuando para oeste, visite a agradvel vila da Ribeira Brava antes de subir at Encumeada num percurso recheado de miradouros que permitem observar os cumes das montanhas circundantes. Se preferir, siga em direco s costas solarengas da Ponta do Sol e da Calheta, onde no faltam zonas balneares que convidam a banhos e muitos mergulhos. Os desportistas encontraro nas praias das pitorescas vilas do Jardim e do Paul do Mar as melhores ondas da Europa para surfar. Se subir em direco ao Paul da Serra, o maior planalto da Madeira, faa uma pausa para apreciar a bela vista sobre as encostas norte e sul. Siga em direco ao Porto Moniz e retempere foras com um mergulho revigorante nas piscinas naturais da localidade, formadas naturalmente por restos de lava que escorreram de encontro ao Oceano.

guia madeira e porto santo .5

A viagem continua agora rumo a So Vicente, numa estrada salpicada de quedas de gua, de onde ressalta vista o contraste do verde majestoso com o azul cristalino das guas do mar. Em So Vicente poder visitar as Grutas e o Centro do Vulcanismo, o Ncleo Museolgico - Rota da Cal, ou simplesmente passear nas ruelas da simptica vila. Aqui o visitante poder optar por subir novamente at Encumeada, exaltando os sentidos com a luxuriante vegetao da floresta Laurissilva, ou continuar em frente at Santana, descobrindo pequenos miradouros ao longo do percurso. Em Santana obrigatria a visita s casas tpicas, ao Parque Temtico e zona das Queimadas, que constitui o local de partida para belssimos passeios a p como o Caldeiro Verde. A descida para o Faial surpreende uma vez mais pela beleza e imponncia das montanhas. Chegando ao Faial ter de optar por seguir para Machico ou continuar a visitar o interior da ilha, seguindo a estrada para as localidades do Ribeiro Frio, Poiso e Pico do Areeiro. Este pico

constitui o terceiro ponto mais alto da ilha (1818 m), nele se encontrando belas formaes rochosas que se projectam no cu como esttuas sem tempo. Se seguir para Machico, no perca uma ida ao Canial e Ponta de So Loureno, o ponto mais oriental desta ilha. J de volta ao Funchal, na Ponta do Garajau, freguesia do Canio, no perca a vista para as Ilhas Desertas e, na antiga estrada que segue at ao Funchal, no miradouro de So Gonalo, uma panormica fabulosa sobre baa. Deixe-se encantar pelas diferentes perspectivas naturais desta ilha de beleza invulgar!

cidade do funchal
A capital do arquiplago encontra-se situada na costa sul da ilha da Madeira, numa bela baa banhada pelas guas clidas do Oceano Atlntico, circundada por altas montanhas verdejantes e vales profundos. Cidade desde 21 de Agosto de 1508, o Funchal o mais importante centro comercial, turstico e cultural de todo o arquiplago da Madeira.

6. guia madeira e porto santo

Descubra esta cidade tradicional mas cosmopolita quanto baste, deambulando pelas suas caractersticas ruas, ladeadas por bonitas casas onde as flores constituem um adorno comum. Passeie pelas suas antigas praas cuidadosamente recuperadas com a tpica calada portuguesa e compostas por edifcios de arquitectura madeirense. Aprecie os museus e os monumentos citadinos ou as galerias de arte que permitem conhecer coleces de obras de artistas nacionais e internacionais. Passeie pela Marina do Funchal e aproveite para observar os veleiros e, mais frente, os navios de cruzeiro, provenientes das mais diversas paragens, que temporariamente habitam o porto do Funchal.

Poder tambm percorrer um dos jardins da cidade e observar uma multiplicidade de flores exticas e multicolores, primorosamente cuidadas. Para descobrir a costa madeirense numa outra perspectiva e experimentar a frescura do mar que nos cerca programe um passeio de veleiro, catamaran ou, relembrando a poca dos Descobrimentos, na rplica da Nau de Cristvo Colombo. O final do dia ideal para passear a p pelas vrias promenades beira-mar plantadas. Se apreciador de vistas panormicas no perca a oportunidade de efectuar dois percursos inesquecveis em telefrico. Os telefricos que ligam o Funchal ao Monte e o Jardim Botnico s Babosas (Monte) permitem chegar a estas duas atraces tursticas de forma rpida, em torno de cenrios espectaculares. Seja qual for a opo, aproveite as magnficas condies que esta cidade oferece para lhe dar a conhecer um maravilhoso mundo novo, onde a tranquilidade e a simpatia da populao fazem a diferena.
guia madeira e porto santo .7

natureza

8. guia madeira e porto santo

Deixe-se fascinar pelo contraste do azul profundo do mar com o verde-esmeralda das montanhas do arquiplago! assim a Madeira, uma ilha cuja beleza ressalta da me natureza. Um dos maiores atractivos tursticos da Madeira assenta na sua luxuriante e variada vegetao, que apresenta uma combinao de caractersticas tropicais com as mediterrneas, originando um mosaico vegetal rico em tonalidades de verdes. A Madeira tambm conhecida pelas harmoniosas formas e contrastantes cores das inmeras plantas exticas, oriundas de quase todos os continentes, que se encontram aqui to bem adaptadas como no seu ambiente natural. Devido s caractersticas climticas existentes, poder, ao longo de todo o ano, e em ambiente natural, admirar flores como as orqudeas, as estrelcias, os antrios, as magnlias, as azleas, as proteias entre muitas outras. Descubra a grande variedade de jardins e parques carinhosamente tratados que preenchem a paisagem de tons e aromas inimaginveis.

jardins
jardim botnico
Nas suas reas ajardinadas, superiores a 35.000m2, mais de 2000 plantas exticas, oriundas de todos os continentes aqui convivem e desabrocham to bem como no seu ambiente de origem. Atendendo crescente perda de biodiversidade e de habitats a nvel mundial, este jardim tem vindo a tornar-se num plo de cincia e cultura, com vista conservao das plantas ameaadas de extino. Quer seja amante da natureza, botnico ou turista, se deseja dar uma volta ao mundo pelo reino vegetal, conhecer um Museu de Histria Natural e um Herbrio, neste jardim tambm poder encontrar uma bela coleco de algumas aves exticas, o Jardim de Loiros, percorr-lo como fazer um safari pelo mundo colorido dos papagaios. Aberto todos os dias das 09h00 s 17h30 (excepto 25 de Dezembro). Caminho do Meio - Bom Sucesso, 9064-251 Funchal Tel.: (+351) 291 211 200 Fax: (+351) 291 211 206 E-mail: jardimbotanico.sra@gov-madeira.pt www.madeirabotanicalgarden.com
guia madeira e porto santo .9

jardim quinta das cruzes


Localizado no parque anexo ao Museu da Quinta das Cruzes, este jardim dispe de um variadssimo leque de plantas endmicas e exticas. Pode ser visitado, de Tera a Domingo das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 17h30. Encerrado Segunda e feriados. Calada do Pico, n 1, 9000-026 Funchal Tel.: (+351) 291 740 670, Fax: (+351) 291 741 384 www.museuquintadascruzes.com

Aberto de Segunda a Sexta-feira das 09h30 s 16h30. Fechado Sbado, Domingo e feriados. Palheiro Ferreiro Tel.: (+351) 291 793 044, Fax: (+351) 291 793 066 E-mail: gardens@palheiroestate.com www.palheiroestate.com

jardim tropical monte palace


na Quinta Monte Palace, propriedade da Fundao Joe Berardo, que se encontra o Jardim Tropical Monte Palace. A vegetao deste Jardim tem sido completada com plantas vindas de todo o mundo. Foram plantadas grande nmero de espcies vegetais, entre azleas, urzes, e rvores diferentes, para alm da grande variedade de fetos. O jardim apresenta tambm uma coleco de cicas (encephalartos) que so consideradas fsseis vivos. Das 72 espcies conhecidas, este jardim conta com cerca de 60 variedades. O jardim apresenta ainda um espao dedicado flora madeirense, no qual se encontram a maior parte das variedades da Laurissilva da Macaronsia, alm de outras espcies em vias de extino, como por exemplo o Pittosporum co-

jardim quinta magnlia


Belo exemplar de uma Quinta madeirense, neste jardim com vastos espaos verdes, podem-se observar variadas plantas exticas. Este jardim encontra-se aberto todos os dias das 08h00 s 21h00. Rua Dr. Pita - Funchal / Tel.: (+351) 291 764 598

jardins do palheiro
Para alm das vistas panormicas que oferecem, os jardins do Palheiro, compostos por amplos relvados e lagos, possuem algumas das mais raras e valiosas plantas exticas do Mundo.

10. guia madeira e porto santo

riaceum, popularmente conhecido como Mocano. Aberto todos os dias, das 09h00 s 18h00 (excepto 25 de Dezembro). Caminho do Monte, n 174 ou Caminho das Babosas Tel.: (+351) 291 742 650 / 291 782 339 Fax: (+351) 291 783 673 E-mail: info@montepalace.com www.montepalace.com

bidums, Paphipedilums (sapatinhos) e Lycastes a predominam, enquanto que no resto do ano, uma coleco de hbridos soberbos e espcies raras despertam a curiosidade dos visitantes. Pode ser visitado de Segunda-feira a Sbado, das 09h00 s 17h30. Encerrado ao Domingo e feriados. Rua Lombo da Boa Vista - Funchal Tel.: (+351) 291 220 468, Fax: (+351) 291 230 309 E-mail: patrickgarton@hotmail.com

jardins da quinta da boa vista


Uma das principais aspiraes da Quinta da Boa Vista tirar vantagem do clima inigualvel da Madeira para recriar habitats semelhantes aos habitats de origem das muitas espcies em perigo iminente de extino. Neste jardim h sectores dedicados a Bromeliads da Amrica do Sul, Martinetes da Austrlia e Ales de frica. O principal centro de atraco da quinta , talvez, a exposio de orqudeas, que tm vindo a ser coleccionadas e galardoadas ao longo de 20 anos. De Dezembro a Maio, as estufas de orqudeas constituem exposies florais verdadeiramente espectaculares: Cym-

jardim orqudea
Com mais de 50.000 plantas, este jardim, nico na Europa, apresenta-se como uma selva de orqudeas. Nele se pode observar um interessante trabalho de reproduo em laboratrio e as suas plantas florescem durante todo o ano. Pode ser visitado todos os dias (excepto 25 de Dezembro) das 09h00 s 18h00. Rua Pita da Silva, n 37 (abaixo do Jardim Botnico) Tel.: (+351) 291 238 444 E-mail: info@madeiraorchid.com, www.madeiraorchid.com
guia madeira e porto santo .11

Tel.: (+351) 291 780 460 www.regency-hotels.com ou www.cm-funchal.pt

jardins do imperador
Os jardins da emblemtica Quinta do Monte, que um dia serviu de residncia ao Imperador Carlos da ustria, onde a veio a falecer, e de outras figuras ilustres, como a conceituada artista plstica Lourdes de Castro, foram recuperados e hoje a mesma denominada por Quinta Jardins do Imperador. Na emblemtica torre Malakof, foi instalada uma cafetaria para dar apoio aos visitantes. Esta torre de inegvel beleza, no s pela sua configurao arquitectnica mas tambm pelo facto de permitir apreciar a romntica paisagem do Monte at do Funchal, apresenta perto dela um jardim com o mesmo nome, constitudo por uma pequena fonte e, ao seu redor, uma vasta rea composta por rosas das mais variadas cores. Aberto de Segunda a Sbado das 09h00 s 17h30. Caminho do Pico - Monte

jardim municipal
O Jardim Municipal, tambm conhecido por Jardim Dona Amlia, situa-se no lado norte da Avenida Arriaga e ocupa uma rea de 8.300 m2. Neste espao encontrava-se antigamente o Convento de So Francisco, do qual ainda resta a Pedra de Armas, em exposio num dos relvados. O jardim possui belos exemplares da flora da Madeira e de muitas outras partes do Mundo, cujas espcies de maior interesse esto identificadas. Com uma localizao privilegiada no centro da cidade, este jardim possui ainda um lago e um riacho com peixes e aves. So de destacar tambm algumas obras de arte e um auditrio onde se realizam diversas actividades culturais. Av. Arriaga - Funchal, www.cm-funchal.pt

jardim panormico
O Jardim Panormico est localizado em plena zona turstica do Funchal, situando-se entre o Passeio Pblico Mar-

12. guia madeira e porto santo

timo e a Estrada Monumental, no stio da Ajuda. A vegetao existente foi agrupada em quatro temticas distintas: Flora Indgena do Litoral, Flora Indgena de Mdia Altitude, Cactos e Suculentas e Zona Tropical. Oferece uma magnfica vista panormica sobre o Atlntico. Aberto todos os dias das 08h00 s 22h00. Estrada Monumental - Funchal www.cm-funchal.pt

roseiral da quinta do arco


Nos jardins da Quinta do Arco, localizada no Arco de So Jorge, na costa norte da ilha, poder conhecer uma das maiores coleces de roseiras de Portugal, da qual fazem parte algumas espcies de roseiras raras e outras em via de extino. A coleco constituda por mais de mil diferentes espcies desta flor. Poder observar roseiras antigas e contemporneas, trepadeiras e no trepadeiras. As mais importantes e raras encontram-se identificadas pelos nomes e respectivas classes. Aberto de Abril a Dezembro das 10h00 s 18h00. Roseiral da Quinta do Arco, Stio da Lagoa 9230-018 Arco de So Jorge Tel.: (+351) 291 570 250 Fax: (+351) 291 570 259 Email: info@quintadoarco.com www.quintadoarco.com

jardim de santa luzia


A zona da antiga fbrica do Hinton, fbrica de aguardente e acar de cana h muito tempo abandonada, foi transformada num espao verde no centro do Funchal. Manteve-se a enorme chamin que pertencia velha fbrica para realar a importncia que teve para a Indstria Sacarina da Madeira. Possui cerca de 17.000 m2 de reas verdes, que incluem cinco jardins temticos diferentes: Jardim do Anfiteatro, Jardim Tropical, Jardim da gua, Jardim dos Socalcos e Jardim da Laurissilva. Aberto ao pblico diariamente das 08h00 s 21h00. Rua 31 de Janeiro - Funchal

parque de santa catarina


O Parque de Santa Catarina, com uma rea de cerca de 36.000 m2,situa-se entre a Avenida do Infante e a Avenida S Carneiro. Com uma belssima vista do Funchal desde a sua
guia madeira e porto santo .13

baa at Ponta do Garajau, este parque possui um grande relvado, rodeado por diversos canteiros demonstrativos das inmeras espcies arbreas, arbustivas e herbceas provenientes de todos os cantos do Mundo. Os visitantes podem ainda observar alguns viveiros de aves. Destacam-se neste parque municipal a Capela de Santa Catarina e a lagoa onde foi construda uma ilha para repouso e nidificao das aves que a vivem. Este Jardim est aberto ao pblico todos os dias, das 07h30 s 21h00.

O parque encontra-se coberto por muitas espcies indgenas e exticas e com algumas rvores centenrias. Este local caracteriza-se por uma frescura repousante, para a qual contribui o ribeiro que a passa caindo em cascata na zona mais a sul. entrada, o Largo da Fonte, sombreado por grandes pltanos, possui um coreto e a Fonte da Virgem que contm um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Monte.

parque ecolgico do funchal


Este parque estende-se por uma rea de cerca de 1.000 hectares. A existncia de diferenas considerveis de altitude, conjugada com os vrios cursos de gua, leva a que o Parque possua uma flora indgena bastante variada que tem vindo a ser reforada com a plantao de rvores como o Til (Ocotea foetens), o Loureiro (Laurus azorica), o Vinhtico (Persea indica) e o Barbusano (Apollonias barbujana). Nas zonas mais altas do Parque prosperam formaes arbustivas, com predomnio da Urze Molar e da Uveira da Serra (Vaccinium padifolium). Entre os 1550 e os 1600 m, sobrevivem os dois ltimos

parque municipal do monte


O parque do Monte ou Parque Leite Monteiro o jardim municipal que se situa a uma maior altitude, 550 m, estendendo-se por uma rea de 26.000 m2.

14. guia madeira e porto santo

ncleos de Sorveiras. A Sorveira ou Tramazeira (Sorbus maderensis) um endemismo madeirense muito raro. No campo da avifauna podemos encontrar uma percentagem bastante representativa das espcies nidificantes no Arquiplago da Madeira. Um outro atractivo do local, pela sua singularidade no patrimnio cultural madeirense, o Poo da Neve, reservatrio que em tempos era utilizado para armazenar gelo. Aberto todos os dias incluindo feriados, das 09h00 s 17h00. Estrada Regional 103, n 259 Ribeira da Cales - Monte, 9050 Funchal Tel.: (+351) 291 784 700, Fax: (+351) 291 784 821 E-mail: pecof@cm-funchal.pt www.cm-funchal.pt

a p. A vereda que liga o Ribeiro Frio ao stio dos Balces, permite desfrutar das belssimas vistas panormicas que deixam os caminhantes extasiados pela majestosa paisagem do vale profundo da Ribeira do Faial e do anfiteatro rochoso do Macio Central que destaca o ponto mais alto da ilha, o Pico Ruivo.

parque florestal das queimadas


As Queimadas constituem um local isolado, a 5 km de Santana. Este um ptimo local para fazer piqueniques ou caminhar. Para l chegar ter que seguir para oeste de Santana at encontrar um desvio. Nesse desvio, h uma estrada que rapidamente se transforma num caminho acidentado que sobe a montanha. Passando entre molhos de tojo, hortnsias e flores selvagens, este caminho vai dar ao centro de uma maravilhosa floresta. Aqui perto encontrase a Casa das Queimadas, uma grande construo de telhado de colmo destinada aos guardas florestais.

parque florestal do ribeiro frio


Situado a 17 km do Funchal, o Parque Florestal caracteriza-se por belos jardins onde a flora e a floresta se envolvem de forma harmoniosa, podendo observar-se vrios endemismos vegetais, alguns muito raros. Este Parque tambm um excelente local para passear

guia madeira e porto santo .15

floresta laurissilva, patrimnio da humanidade


Visite a floresta indgena da Ilha da Madeira, aquela que Joo Gonalves Zarco e seus companheiros de viagem encontraram quando, em 1419, chegaram Madeira! O patrimnio natural da Madeira tem vindo a ser considerado, no espao europeu, pela sua espantosa riqueza, diversidade e estado de conservao, que se deve, em parte, ao respeito dos madeirenses pelo patrimnio natural da sua terra. A 2 de Dezembro de 1999, a UNESCO reconheceu esta realidade, tendo atribudo Floresta Laurissilva a condio de Patrimnio Natural Mundial, galardo nico em Portugal e pertena bio-cultural de toda a humanidade. No deixe de admirar e desfrutar desta floresta que remonta ao Perodo Tercirio da Terra e que sobreviveu s ltimas glaciaes apenas na rea geogrfica da Macaronsia, ou seja na Madeira, Aores, Canrias e Cabo Verde.

A Madeira a regio detentora da maior rea deste tipo de floresta, cerca de 22 mil hectares, possuindo tambm a maior variedade de fauna e flora com alguns espcimes raros, como o caso da Orqudea da Serra, Dactylorhiza foliosa, nica no Mundo. Deslumbre-se com as rvores de grande porte, pertencentes famlia das Laurceas (o til, Ocotea foetens, o loureiro, Laurus Azorica, o vinhtico, Persea indica, e o barbusano, Apollonias barbujana) e por outras como o folhado, Clethra arborea, ou o cedro da Madeira, Juniperus cedrus, e descubra, num extracto mais baixo, arbustos, fetos, musgos, lquenes, hepticas e outras plantas de pequeno porte, caractersticos da Laurissilva. A nvel animal, destaca-se na avifauna o endmico pombo trocaz, Columba trocaz ave emblemtica da Laurissilva e smbolo do Parque Natural da Madeira. Venha descobrir uma verdadeira relquia viva, autntico laboratrio para os amantes e estudiosos da botnica!

reservas naturais
Um conjunto de reas protegidas, terrestres e martimas, integram o patrimnio natural mais importante do Arqui-

16. guia madeira e porto santo

plago da Madeira, tornando-o num destino ecolgico. Visando a salvaguarda do patrimnio natural da Madeira, foi criado, em 1982, o Parque Natural da Madeira, classificado como Reserva Biogentica e na qual se pode encontrar uma flora e fauna nicas no Mundo. O Parque Natural da Madeira ocupa cerca de 2/3 do territrio e nele esto definidas reservas naturais integrais e parciais, paisagens protegidas e zonas para recreio. A Reserva Natural das Ilhas Desertas, representam o ltimo refgio atlntico para a Foca Monge, Monachus Monachus, tendo esta sido a razo principal para a sua criao em 1990. A Reserva Natural das Ilhas Selvagens, localizada no extremo Sul do territrio nacional portugus, foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas reservas naturais de Portugal. Atendendo s condies que estas Ilhas apresentam para a nidificao de aves marinhas, so consideradas como um santurio ornitolgico. A Reserva Natural Parcial do Garajau, criada em 1986, assume-se como a nica reserva exclusivamente marinha do Pas.

Entre a fauna que ali se pode observar, destacam-se peixes de grande porte, como o Mero, Epinephalus guaza, para alm de uma grande variedade de outras espcies costeiras. Esta reserva considerada como um dos principais destinos tursticos mundiais para mergulho amador, bem como um local de grande interesse cientfico, recreativo e turstico. A Reserva Natural da Rocha do Navio, em Santana, foi criada em 1997, por sugesto da populao local. Inclui uma faixa de mar, habitat potencial do foca monge (lobo marinho), e um ilhu onde se pode observar algumas plantas raras no espao insular, prprias das falsias naturais macaronsicas. No extremo este da Ilha da Madeira encontra-se a Reserva Natural da Ponta de S. Loureno, criada em 1982. Esta reserva possui uma fauna e uma flora peculiares devido presena de importantes grupos de endemismos locais virtualmente confinados rea, dispondo tambm de um posto de vigilncia que presta apoio Educao Ambiental.

guia madeira e porto santo .17

levadas

Prepare-se para descobrir um fantstico mundo natural num dos inesquecveis passeios pelas encostas. A emoo dos 0 aos 1862 metros garantida! Factores culturais e ambientais levaram a que, na Madeira, passear a p constitusse a actividade ao ar livre com maior tradio e procura. So muitos os visitantes que procuram este destino, quase exclusivamente, para percorrer os diferentes circuitos, explorando o prazer de estar em profundo contacto com a natureza. Ao caminhar nas veredas e levadas da Madeira, aceder ao interior da ilha da Madeira, podendo assim fruir do deslumbramento de uma paisagem virgem e desconhecida. As levadas so um engenhoso e admirvel sistema de irrigao. Estes canais constituem o documento vivo de um esforo titnico dos nossos antepassados para repartir, pelas encostas e vales, a gua abundante que brota de nascentes quase no cimo das serras.

18. guia madeira e porto santo

Encontrar na Madeira cerca de 1.400 km de levadas para explorar, descobrindo paisagens de cortar a respirao. A natureza agreste do relevo madeirense e a sua ambincia prpria de mdia montanha possibilitam a utilizao de trajectos de grande e rara beleza paisagstica, mas o arquiplago oferece alternativas muito interessantes, onde possvel escolher circuitos exclusivamente de montanha, de floresta, beira mar ou mistos. A maioria dos percursos acessvel a qualquer um, existindo, no entanto, vrios graus de dificuldade, pelo que se aconselha a consulta de agncias de viagens e de publicaes especficas sobre o tema, bem como a utilizao de equipamento adequado. Se estiver realmente interessado em caminhar na natureza, recomendamos que compre um programa organizado por uma Agncia de Viagens ou por uma Empresa de Animao Turstica, as quais organizam Passeios a P devidamente acompanhados por um guia de montanha. Em caso algum dever efectuar sozinho estes percursos e

dever levar sempre gua, um farnel, calado apropriado, uma lanterna e um agasalho. Atravs destes magnficos passeios, os caminhantes, sejam jovens ou veteranos, podero descobrir as fantsticas paisagens desta ilha, que perduraro para sempre nas suas memrias.

guia madeira e porto santo .19

sade e bem-estar

20. guia madeira e porto santo

Descubra na Madeira um ambiente de perfeita harmonia entre a Natureza e o Homem e onde o provrbio mente limpa, corpo so faz todo o sentido. Desde h muito procurada pelas qualidades teraputicas do seu clima para a cura de doenas do foro respiratrio e de difcil tratamento, a Madeira continua a oferecer aos seus visitantes condies excepcionais como destino de sade. Mergulhe numa ilha de guas calmas e lmpidas e tire partido dos extractos de algas e plantas, do fresco aroma das flores, do ar 100% puro, aliado ao clima temperado, e renove as suas energias. Descubra a fertilidade do terreno e a abundante fauna martima, em refeies to saudveis quanto saborosas e desfrute do contacto prximo com a Natureza, longe da rotina e da vida agitada das grandes cidades. Aproveite o vasto leque de opes que a grande maioria dos estabelecimentos hoteleiros oferecem como piscinas, saunas, ginsios, campos de tnis e massagens. Alguns

apresentam-se como verdadeiras estncias de sade que, aliando a componente mdica esttica, oferecem servios como talassoterapia, hidromassagem, banho turco, massagem, centros de esttica, entre outros. Para os mais exigentes, a ilha do Porto Santo dispe de um Centro de Talassoterapia que, com a excelncia do seu quadro tcnico e das suas infra-estruturas, presta servios de sade nas vertentes preventiva e curativa. Tambm a areia desta ilha apresenta uma qualidade fantstica em minerais, constituindo um excelente complemento no tratamento de doenas do foro reumtico. Possuidora de elementos to saudveis quanto naturais, a Madeira oferece-lhe as condies essenciais para desfrutar de umas frias relaxantes ou revigorantes em qualquer altura do ano.

guia madeira e porto santo .21

gastronomia

22. guia madeira e porto santo

Na Madeira encontrar uma gastronomia tpica regional base de produtos alimentares da mais alta qualidade. A cozinha internacional tambm se encontra amplamente desenvolvida. Tendo a Madeira um contacto prximo com o mar, encontrar na maioria dos restaurantes, ptimos pratos de marisco e de peixe fresco. Lapas, polvo, camaro, bife de atum e os filetes de espada so apenas alguns exemplos das iguarias regionais. Obrigatrio tambm saborear os pratos tpicos regionais como o bife de atum com milho frito, a deliciosa espetada de carne de vaca assada em espeto de pau de louro, acompanhada pelo bolo do caco. Outros produtos gastronmicos tradicionais so ainda o cus-cus de fabrico caseiro, o po caseiro amassado com batata-doce e a carne de vinha-dalhos (carne de porco marinada). Os amantes das frutas encontram na Madeira um verdadeiro paraso!

Os frutos tropicais como a manga, a banana, a pra abacate, a anona e o maracuj so abundantes e os seus exticos paladares finalizam as refeies, quer seja no seu estado natural ou sob a forma de pudins, mousses e gelados. Para os mais gulosos apresenta-se mesa uma rica doaria. Os doces mais tpicos so o Bolo-de-Mel e as broas de mel, confeccionados com ingredientes ricos, como especiarias e mel de cana-de-acar. As Queijadas e os rebuados de funcho so tambm muito apreciados. Quanto s bebidas, a possibilidade de escolha tambm variada. Os sumos de frutas exticas, como o maracuj, a papaia, a goiaba, a afamada poncha confeccionada com aguardente de cana, mel e limo e os clebres vinhos da Madeira, que podem servir de aperitivos ou ser saboreados com o caf, constituem outras opes originais. Aproveite para provar algumas destas especialidades gastronmicas durante a sua visita Madeira.
guia madeira e porto santo .23

vinho

madeira

24. guia madeira e porto santo

O solo e o clima nicos da Ilha da Madeira, tal como o processo de produo e o tipo de uva cultivada contriburam para a distino inigualvel do Vinho Madeira ao longo dos tempos. Escolhido para celebrar a Independncia dos EUA a 4 de Julho de 1776, elogiado por Shakespeare em algumas das suas peas, admirado por reis, prncipes, generais e exploradores, o Vinho Madeira, sem sombra de dvidas uma preciosidade. Apreciado em todo o mundo e com um passado histrico que testemunha mais de cinco sculos, este nctar dos Deuses um dos ex-lbris da Ilha da Madeira. Contemple o verdadeiro esprito construtivo dos madeirenses patente, ao longo dos sculos, nas vinhas cultivadas mo, em pequenos recintos de terra, conhecidos por poios, suportados por paredes de terra (terraos) nas encostas das montanhas, muitas vezes de difcil acesso. So mais de 30 as castas do vinho Madeira, no entanto, as mais nobres so a Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia.

Dos vinhos secos destaca-se a casta Sercial. Ideal como aperitivo, este vinho de cor clara leve e muito perfumado. O Verdelho encabea os vinhos meio secos. Delicado, bastante perfumado e de cor dourada o mais indicado para acompanhar refeies. Meio-doce, suave, nobre, aveludado e de cor dourada escura a casta Boal, sendo a mais recomendada para o assado e a sobremesa. Entre refeies ou sobremesa so poucos os que resistem casta Malvasia, que representa o vinho doce, encorpado, de perfume intenso e cor vermelha. Os apreciadores desta arte devero visitar a Madeira em Setembro para assistir e participar nas vindimas e na Festa do Vinho Madeira, que constitui uma homenagem a este produto ancestral e reconhecido alm fronteiras. Faa um brinde vida com o vinho Madeira e delicie-se.

guia madeira e porto santo .25

cultura

26. guia madeira e porto santo

Conhea uma vasta herana cultural que remonta poca dos Descobrimentos visvel em museus, igrejas, palcios, solares, nos hbitos e costumes, no folclore e diversas manifestaes artsticas dos madeirenses.

monumentos
Ao nvel do patrimnio histrico existem, principalmente na cidade do Funchal, vrios locais de interesse turstico, nomeadamente, igrejas, capelas e fortalezas, muitos deles classificados como Monumento Nacional ou Imvel de Interesse Pblico e cuja beleza arquitectnica no deixa ningum indiferente. De entre muitos monumentos, merecem uma referncia especial, e certamente uma visita, o Palcio de So Loureno, a Fortaleza do Pico, a S - Catedral, a Igreja do Colgio ou dos Jesutas, o Convento de Santa Clara, o Forte de So Tiago e o Mercado Municipal. Ao passear pela ilha, facilmente encontrar alguns monumentos com origem em fragmentos da histria do Arquiplago e vrias esttuas em homenagem a figuras

histricas como a de um dos descobridores da Madeira, Joo Gonalves Zarco. O patrimnio construdo constitui tambm uma importante vertente na oferta de alojamento da Regio, uma vez que parte dele adaptou-se procura para o alojamento familiar e requintado das Quintas madeirenses. As Quintas da Madeira, outrora residncias de prncipes e aristocratas, constituem uma alternativa de alojamento, tal como as unidades de Turismo de Habitao, algumas antigas casas senhoriais.

museus
Para quem aprecia um roteiro cultural rico e diversificado, a Madeira sem dvida um local a visitar! Autnticos pedaos da cultura e histria do arquiplago encontram-se espalhados pelos vrios espaos museolgicos.

museu de arte contempornea


Instalado no Forte de S. Tiago, este museu exibe uma coleco de arte contempornea portuguesa desde os anos 60 at aos nossos dias. Apresenta tambm exposiguia madeira e porto santo .27

es temporrias de vrios artistas e instituies. Aberto de Segunda a Sbado das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 17h30. Encerrado ao Domingo e feriados Rua do Porto de S. Tiago - Fortaleza de So Tiago Tel.: (+351) 291 213 340 Fax: (+351) 291 213 348 E-mail: mac.funchal@sapo.pt www.rpmuseus-pt.org ou www. museumac.com

Segunda e feriados. Rua do Bispo, 21, 9000-073 Funchal Tel.: (+351) 291 228 900 Fax: (+351) 291 231 341 E-mail: masf@netmadeira.com www.museuartesacrafunchal.org

museu-biblioteca mrio barbeito de vasconcelos


Este museu exibe uma coleco sobre Cristvo Colombo, mapas, gravuras e livros raros, moedas e vrios elementos alusivos histria da Madeira. Aberto de Segunda a Sexta das 10h00 s 13h00 e das 14h30 s 19h00. Sbado das 09h30 s 13h00. Encerrado ao Domingo e feriados. Avenida Arriaga, 48, 9000-064 Funchal Tel.: (+351) 291 233 357 Fax: (+351) 291 232 893 E-mail: contactos@diogosonline.com ou diogosshop@sapo.pt www.diogosonline.com

museu de arte sacra


Este museu apresenta importantes ncleos de pintura flamenga dos Scs. XVI a XVIII, escultura religiosa dos Scs. XVI a XVIII e ourivesaria sacra dos Scs. XVII e XVIII. Aberto de Tera a Sbado das 10h00 s 12h30 e das 14h30 s 18h00. Domingo das 10h00 s 13h00. Encerra

28. guia madeira e porto santo

museu henrique e francisco franco


Este museu possui uma valiosa coleco de gravuras, desenhos e esculturas da autoria dos irmos Henrique e Francisco Franco, artistas madeirenses cuja vasta e extraordinria obra marcaram significativamente o panorama artstico portugus nos finais do sc. XIX e princpio do sc. XX. Aberto das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 18h00 de Segunda a Sexta. Encerrado ao Sbado, Domingo e feriados. Rua Joo de Deus, 13, 9050-027 Funchal Tel.: (+351) 291 230 633 Fax (+351) 291 236 711 E-mail: museu.franco@cm-funchal.pt, www.cm-funchal.pt

Aberto todos os dias das 09h00 s 17h30. Encerrado no dia 25 de Dezembro. Caminho do Meio - Qta. do Bom Sucesso Tel.: (+351) 291 211 200 Fax (+351) 291 211 206

casa museu frederico de freitas


Nesta casa, de arquitectura civil romntica, viveu o jurista Frederico da Cunha e Freitas que ali abrigou diversos objectos artsticos. A casa museu, depois de recuperada pelo Governo Regional da Madeira, apresenta uma espantosa mostra de coleces variadas, tais como azulejos, canecas, bules e cermica, escultura religiosa, estampas antigas e mveis de estilo neoclssico e Arte Nova. Aberto de Tera a Sbado das 10h00 s 17h30. Encerrado ao Domingo, Segunda e feriados. Calada de Santa Clara, 7, 9000-036 Funchal Tel.: (+351) 291 202 570/291 202 576
guia madeira e porto santo .29

museu de histria natural


Inserido no Jardim Botnico da Madeira, este museu possui um valioso esplio com documentos comprovativos da riqueza do patrimnio natural do arquiplago e da sua dinmica neste domnio.

Fax: (+351) 291 202 580 E-mail: cmffreitas@sapo.pt www.museumac.com ou www.rpmuseus-pt.org

XVIII, prespios dos scs. XVIII e XIX, pinturas e gravuras dos scs. XVI a XIX. Aberto de Tera a Domingo das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 17h30. Encerrado Segunda e feriados. Calada do Pico, n1, 9000-206 Funchal Tel.: (+351) 291 740 670 Fax: (+351) 291 741 384 E-mail: museuquintadascruzes@museuquintadascruzes.com ou mqc@netmadeira.com www.museuquintadascruzes.com

museu da quinta das cruzes


Nesta quinta de arquitectura civil barroca, residiu o 2 capito donatrio do Funchal. Hoje, encontra-se ocupada por um museu de artes decorativas que apresenta um vasto esplio constitudo por mobilirio portugus e estrangeiro desde o sc. XVI ao sc. XIX, porcelanas da Companhia das ndias e Europeias, faianas portuguesas dos scs. XVII a XIX, marfins indo-portugueses europeus, escultura flamenga e portuguesa dos scs. XV a

museu municipal do funchal (histria natural)


Neste palcio urbano de arquitectura barroca, viveram no sc. XIX os Condes de Carvalhal, tendo se celebrizado as recepes ali ocorridas. Hoje em dia apresenta uma valiosa exposio da fauna, flora e geologia do Arquiplago. Desenvolve ainda uma importante actividade de investigao cientfica na rea da macaronsia. Aberto de Tera a Sexta das 10h00 s 18h00. Ao Sbado,

30. guia madeira e porto santo

Domingo e feriados aberto das 12h00 s 18h00. Encerra Segunda e alguns feriados (1 de Janeiro, Tera de Carnaval, Domingo de Pscoa, 25 de Abril, 1 de Maio, 21 de Agosto, 25 e 26 de Dezembro). Rua da Mouraria, 31, 9004-546 Funchal Tel.: (+351) 291 229 761 Fax: (+351) 291 225 180 E-mail: mmf@cm-funchal.pt www.cm-funchal.pt

14h00 s 17h00. Encerra ao Sbado, Domingo e feriados. Rua da Carreira, 43, 9000-042 Funchal Tel.: (+351) 291 225 050 Fax: (+351) 291 228 724 E-mail: photographia.vicentes.drac.srec@gov-madeira.pt www.museumac.com ou www.rpmuseus-pt.org

museu do vinho
Este palacete urbano neoclssico do sc. XIX, composto pelo Instituto do Vinho Madeira e respectivo museu, assume grande importncia na histria regional. O museu mantm em exposio um conjunto de elementos como gravuras, fotografias, apetrechos e maquinaria exemplificativos das diversas fases da cultura e produo do vinho da Madeira. Aberto de Segunda a Sexta das 09h00 s 18h00. Encerrado ao Sbado, Domingo e feriados. Rua 5 de Outubro, 78, 9000-079 Funchal Tel.: (+351) 291 204 600 Fax: (+351) 291 228 685
guia madeira e porto santo .31

photografia museu vicentes


Este edifcio composto pela antiga residncia e estdio fotogrfico de Vicente Gomes da Silva, pioneiro da fotografia em Portugal. O museu guarda cenrios, mquinas e negativos fotogrficos reunidos em mais de 100 anos de actividade, pelas quatro geraes de fotgrafos da famlia Vicente, para alm de outros arquivos fotogrficos de provenincia diversa. Aberto de Segunda a Sexta das 10h00 s 12h30 e das

nho da Madeira. Dele constam as mais antigas Adegas de Vinho da Madeira. No museu podem-se apreciar cartas de personalidades famosas, documentos das firmas inglesas que originaram a Madeira Wine Co., livros, utenslios, um lagar do sc. XVII e mquinas de pocas remotas. Existe tambm um Bar de provas e vendas. Abertos de Segunda a Sexta das 09h30 s 18h30 e Sbado das 10h00 s 13h00. Fechado ao Domingo e feriados. Visitas guiadas de Segunda a Sexta, em Ingls e Alemo s 10h30, 14h30, 15h30 e 16h30; em Portugus s 11h30 e 15h30; em Francs e Espanhol s 11h30. Ao Sbado em Ingls, Alemo e Portugus s 11h00. Visitas guiadas em Russo a pedido (com antecedncia). Horrios sujeitos a alteraes. Adegas de S. Francisco - Avenida Arriaga, 28 9000-064 Funchal Tel.: (+351) 291 740 100 Fax: (+351) 291 740 111 E-mail: dm@madeirawinecompany.com www. madeirawinecompany.com

E-mail: ivbam.sra@gov-madeira.pt ou inmdir@gov-madeira.pt www.sra.pt/ivm ou www.cm-funchal.pt

museu da madeira wine


O museu localiza-se num conjunto de edifcios de arquitectura civil barroca onde ocorreram as fases de fabricao, armazenagem, comercializao e exportao do Vi-

32. guia madeira e porto santo

ncleo museolgico da cidade do acar


Situada na antiga casa de Joo Esmeraldo (mercador flamengo), este ncleo dedica-se importncia do fabrico e exportao do acar nos sculos XV e XVI na Madeira. Aberto das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 18h00 de Segunda a Sexta. Fechado ao Sbado, Domingo e feriados. Praa Colombo, 5, 9000-630 Funchal Tel.: (+351) 291 236 910 Fax (+351) 291 241 871 E-mail: museu.acucar@cm-funchal.pt www.cm-funchal.pt

s 17h30. Encerrado ao Sbado, Domingo e feriados. Rua Visconde do Anadia, 44, 9050-020 Funchal Tel.: (+351) 291 223 141 Fax: (+351) 291 224 791 E-mail: ivbam.sra@gov-madeira.pt www.bordadomadeira.pt

museu da electricidade casa da luz


Este museu encontra-se situado no local outrora ocupado pela Central Trmica do Funchal, desactivada desde 1989. O seu esplio composto por modelos raros de mquinas e aparelhos com mais de meio sculo. Aberto de Tera a Sbado das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 18h00. Encerrado ao Domingo, Segunda e feriados. Rua da Casa da Luz, 2, 9050-029 Funchal Tel.: (+351) 291 211 480 Fax: (+351) 291 233 990 E-mail: mcl@eem.pt www.eem.pt
guia madeira e porto santo .33

ncleo museolgico do IBVAM (museu do bordado)


Este ncleo aborda os processos de execuo do Bordado Madeira e mantm em exposio valiosas peas de bordado, tapearias e embutidos em madeira. O bordado encontra-se exposto em diversos trajes e em conjunto com outros adereos como o mobilirio. Aberto de Segunda a Sexta, das 10h00 s 12h30 e das 14h00

universos de memrias - j. c. abreu


Representa um esplio doado por Joo Carlos Abreu (antigo Secretrio Regional do Turismo e Cultura da Madeira) Regio Autnoma da Madeira, adquirido nas suas inmeras viagens. Todas as peas aqui reunidas esto intimamente ligadas ao percurso de vida do doador. Para alm de todo o interesse museolgico, este esplio prima pela variedade de peas oriundas dos quatro cantos do mundo. Em anexo ao Museu existe uma Casa de Ch, cuja entrada livre. Aberto de Tera a Sbado das 10h00 s 17h00. Encerrado ao Domingo, Segunda e feriados. Calada do Pico, n2, 9000-026 Funchal Tel./Fax: (+351) 291 225 122 E-mail: cccumjcna@netmadeira.com www.cm-funchal.pt

As peas em escultura expostas datam das dcadas de 50 e 60 e incluem obras de artistas de Tengenenge, como Henry Munyaradzi e Bernard Matemera. A coleco de minerais, encontra-se organizada segundo o seu valor esttico, sendo as mesmas provenientes, na sua maioria, do Brasil, de Portugal, do Peru ou da Amrica do Norte. Aberto todos os dias das 10h00 s 16h30 horas. Encerrado no dia 25 de Dezembro. Caminho do Monte, n174 Tel.: (+351) 291 742 650/291 782 339 Fax: (+351) 291 783 673 E-mail: info@montepalace.com www.montepalace.com

museu do brinquedo
Este museu apresenta as coleces de brinquedos antigos de Jos Manuel Borges Pereira, enriquecidas com algumas contribuies de outras coleces privadas. O Museu conta tambm com um caf/restaurante. Aberto de Tera a Sbado, das 10h00 s 20h00, Domingos

museu monte palace


Este museu, localizado no Jardim Tropical Monte Palace, alberga, em regime permanente, duas coleces, uma de minerais e outra de escultura contempornea do Zimbabwe.

34. guia madeira e porto santo

das 11h00 s 18h00. Fechado Segunda e feriados. Rua da Levada dos Barreiros, 48, 9000-061 Funchal Tel.: (+351) 919 922 722

calheta centro das artes casa das mudas


Esta infra-estrutura cultural situada na Calheta, composta por dois ncleos. Uma casa senhorial, com incio de construo no sc. XVI, e que pertenceu a uma neta de Joo Gonalves Zarco, descobridor da Madeira e uma nova ala caracterizada por uma arquitectura moderna. Aberto de Tera a Domingo das 10h00 s 13h00 e das 14h00 s 18h00. Encerra Segunda. Vale de Amores, 9370-111Calheta Tel.: (+351) 291 822 808 Fax: (+351) 291 820 911 E-mail: centrodasartes@netmadeira.com

ribeira brava museu etnogrfico da madeira


Neste antigo solar barroco, encontra-se hoje instalado o museu Etnogrfico da Madeira. O museu apresenta coleces de objectos etnogrficos, testemunhos da cultura e sociedade madeirenses. Na sala de exposies temporrias so exibidos variados temas alusivos cultura tradicional madeirense. Aberto de Tera a Domingo das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 18h00. Encerrado Segunda e feriados. Rua de S. Francisco, 24, 9350-211 Ribeira Brava Tel.: (+351) 291 952 598 Fax: (+351) 291 957 313 E-mail: museuetnografico@clix.pt www.museumac.com

so vicente ncleo museolgico da rota da cal


Este um espao de relevncia em termos de patrimnio natural e de cultura. O ncleo engloba uma rea aproximada de 12.000 m2, onde se encontram duas pedreiras de pedra
guia madeira e porto santo .35

calcria, um forno de cal, que pela sua construo dever ser nico na Europa e um conjunto de fsseis com mais de cinco milhes de anos, e outros imveis de apoio produo, nomeadamente palheiro, poios e levadas. Apresenta, ainda, trs ncleos temticos em exposio: Os Valores Naturais; O Patrimnio Rural; A produo e a comercializao da cal. Aberto todos os dias das 10h00 s 18h00. Visitas guiadas aos Sbados por marcao prvia, das 10h00 s 17h00. Associao Rota da Cal - Stio dos Lameiros 9240-211 So Vicente Tel.: (+351) 291 842 018 Fax: (+351) 291 842 023 Telm.: (+351) 965 012 418 E-mail: rotadacal@solardabica.pt www.madeirarotadacal.com

vasta obra literria editada. Encontram-se aqui expostas uma variedade de peas antigas bem como objectos ligados ao escritor ao longo da sua vida profissional. Aberto de Segunda a Sbado das 15h00 s 18h00. Encerrado ao Domingo e feriados. Stio dos Teros Vila de Ponta Delgada Tel.: (+351) 291 862 332 E-mail: cmdrhbg@yahoo.com

arco de so jorge museu da vinha e do vinho do arco de so jorge


Localizado no Campo Experimental de Viticultura, numa propriedade vitcola, este museu constitui um espao de divulgao do vinho produzido na ilha da Madeira, com mostra de vrios utenslios ligados actividade. Toda a rea circundante de jardins visitvel. Aberto de Tera a Sbado das 14h00 s 18h00. Restantes dias mediante marcao.

ponta delgada casa-museu dr. horcio bento de gouveia


Nesta casa de arquitectura civil popular madeirense, datada dos scs. XVII e XVIII, nasceu Horcio Bento de Gouveia, professor, jornalista e escritor madeirense de uma

36. guia madeira e porto santo

Stio da Lagoa 9230-018 So Jorge Tel.: (+351) 291 578 106 Fax: (+351) 291 578 122 canial museu da baleia Este museu aberto ao pblico em 1989, possui um barco Baleeira, parte de um Cachalote em fibra, vitrinas com ossos e dentes de baleia, fotografias e gravuras alusivas s baleias. Aberto de Tera a Domingo das 10h00 s 12h00 e das 13h00 s 18h00. Encerrado Segunda e feriados. Largo Manuel Alves Vila do Canial 9200-032 Canial Tel.: (+351) 291 961 407 Fax: (+351) 291 961 859 E-mail: geral@museudabaleia.org www.museudabaleia.org

porto santo

casa museu cristvo colombo


A Casa de Colombo apresenta-se num conjunto de dois edifcios, o mais antigo deles remonta poca em que o navegador viveu na ilha. Em exposio, alm de retratos de Colombo, do sculo XVI ao sculo XX, encontram-se mapas com as diferentes rotas por ele percorridas. Aberto de Tera a Sbado das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 17h30. Domingo das 10h00 s 13h00. Encerra Segunda e feriados. Horrio de Vero (Julho a Setembro) de Tera a Sbado das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 19h00. Domingo das 10h00 s 13h00. Encerra segunda e feriados. Travessa da Sacristia, 2 e 4 9400-176 Porto Santo Tel.: (+351) 291 983 405 Fax: (+351) 291 983 840 E-mail: casacolombo@casacolombo.pt ou casacolombo.drac.srtt@gov-madeira.pt www.museucolombo-portosanto.com
guia madeira e porto santo .37

animao

A Madeira um destino rico em animao, somos felizes por natureza! Uma variedade de espectculos, festas e exposies esperam por si! Este Arquiplago, para alm da natureza invulgar e do seu clima de Primavera eterna tambm um destino rico em animao. Ao longo de todo o ano os eventos culturais, desportivos e de entretenimento invadem todos os pontos da Ilha. Estes eventos ganham o entusiasmo da populao local e complementam as frias dos visitantes, tornando-as inolvidveis. Os principais cartazes de animao, so as j tradicionais Festas de Carnaval, Festa da Flor, Festa do Vinho, Festas de Fim de Ano e o mais recente Festival do Atlntico.

festival de passeios a p da madeira

O Festival de Passeios a P da Madeira consiste num programa organizado de passeios a p em grupo, em levadas ou em veredas, acompanhados por guias especializados, durante 5 dias seguidos durante o ms de Janeiro. Esto seleccionados 20 percursos pedonais, todos classificados e recomendados pelo Governo Regional da Madeira. Os

38. guia madeira e porto santo

participantes tm sua escolha uma lista de 4 passeios por dia, de diversos nveis de dificuldade e durao. O festival possui tambm uma forte componente social, dando a oportunidade aos participantes de visitarem e conhecerem a Madeira, de descobrirem a floresta Laurissilva, reconhecida pela UNESCO como Patrimnio Natural Mundial e, ao mesmo tempo, de conviverem durante uma semana com visitantes de vrias nacionalidades, todos com um interesse comum - desfrutar de umas frias activas e saudveis, em contacto directo com a natureza.

carnaval

A cidade amanhece na 6 feira, que antecede o Entrudo, ao som de bandas filarmnicas, samba e marchas carnavalescas que levam a boa disposio a toda a baixa citadina prosseguindo noite com espectculos na Praa do Municpio durante cinco dias consecutivos. Na noite de Sbado a vez do grande Cortejo Alegrico sair rua e mostrar a enorme criatividade das diversas Trupes. Na 3 feira de Carnaval o dia em que o Funchal explode de boa disposio. Milhares de folies irreverentes, provenientes de todos os cantos da Regio, a meia tarde desfilam perante uma multido de naturais e estrangeiros que so contagiados por este ambiente de caricatura audaz que o Grande Cortejo Trapalho. Durante todos estes dias, as ruas do Funchal so decoradas com motivos luminosos e inundadas por msica ambiente alusiva poca carnavalesca.

madeira orienteering festival

A Secretaria Regional do Turismo e Transportes, atravs da Direco Regional do Turismo, organiza no ms de Janeiro, o Festival de Orientao da Madeira, um evento onde a competio se concilia com o lazer. um festival que proporciona um permanente contacto com a Natureza, e onde cada participante escolhe o seu ritmo em funo dos desafios que determina, entre percursos mais curtos ou longos, acessveis a todos os amantes do desporto na Natureza.

madeira island open golfe

Como uma Primavera eterna, a Madeira por excelncia, o destino de golfe para todo o ano. O Madeira Open o mais importante torneio de golfe que anualmente se realiza na
guia madeira e porto santo .39

Madeira e est integrado no Main Tour da PGA European Tour. Acontece no ms de Maro no Campo de Golfe do Santo da Serra. Se amante de golfe no deixe de assistir a esta prova do circuito europeu, aproveitando tambm para conhecer os restantes campos de golfe da Madeira e Porto Santo.

No dia seguinte acontece outro deslumbrante evento, o Grande Cortejo da Flor, que consiste no desfile de dezenas de carros alegricos e centenas de figurantes, exibindo conjugaes de uma multiplicidade de espcies florais tpicas da ilha, deixando no ar suaves e efmeros perfumes. Paralelamente a estes acontecimentos, realizam-se outras exaltaes que complementam e recheiam esta celebrao dos sentidos: concursos de decorao de montras, actuaes de grupos folclricos ou concertos de msica clssica e vrios espectculos de variedades. Venha voc tambm viver a Primavera!

festa da flor

Todos os anos aps a Pscoa, Celebrando a Primavera e o exuberante florescer tpico da poca, ainda mais intenso na Madeira devido ao seu clima subtropical, o Funchal palco de um sumptuoso espectculo, tanto a nvel visual como do olfacto, a Festa da Flor. Os festejos iniciam-se no Sbado, pela manh, com o Cortejo Infantil, quando milhares de crianas vestidas a preceito, acorrem Praa do Municpio no centro da cidade, para participarem na construo de um mural de flores baptizado simbolicamente de Muro da Esperana.

festival do atlntico

O Festival do Atlntico, a decorrer durante todo o ms de Junho, um evento de animao e cultura, integrando trs componentes distintas: o Festival de Msica da Madeira, o Concurso Internacional de Pirotecnia e diversos espectculos de animao de rua. A componente do Festival de Msica possibilita a fruio de alguns dos melhores espaos do rico patrimnio arquitectnico, proporcionando a turistas e residentes uma ocasio sin-

40. guia madeira e porto santo

gular de apreciar msica erudita de qualidade. A vertente pirotcnica do Festival proporciona momentos nicos onde o esplendor do fogo se conjuga harmoniosamente com a msica. Todos os sbados noite concorrentes dos quatro cantos do mundo presenteiam milhares de pessoas. Junho transforma assim, a capital madeirense num palco de atraco e de animao oferecendo aos presentes espectculos inesquecveis, no s pela qualidade artstica e musical, mas tambm pelo ambiente mgico envolvente que proporcionam.

Federao e simultaneamente s da Federao Internacional Automvel (FIA) devendo para o efeito os veculos estarem em perfeito estado de conservao e originalidade. Este evento decorre durante quatro dias percorrendo aproximadamente 400 km atravs das belas e por vezes sinuosas estradas madeirenses, competindo de forma agradvel de modo a poder usufruir das belssimas paisagens desta bela ilha. Realiza-se no final do ms de Junho. http://madeiraclassicrally.com

funchal jazz festival

volta madeira em automveis clssicos

A Volta Madeira em Automveis Clssicos uma prova limitada para Automveis Antigos e Clssicos, inscrita no FIA Historic Regularity Rallies e no calendrio da FIVA (Federao Internacional de Veculos Antigos), Categoria A, onde a participao fica limitada s normas desta

O Funchal Jazz Festival evento organizado pela Cmara Municipal do Funchal que tem vindo a ganhar prestgio a cada ano que passa, e junta artistas da Madeira a conceituados artistas e grupos nacionais e internacionais do Jazz. um festival que invade a cidade do Funchal indo ao encontro dos madeirenses e turistas, nas ruas e nos bares, com animao de rua e outras actividades programadas para os trs dias do Funchal Jazz Festival. Se amante deste tipo de msica, no perca estas trs noites de Vero, povoadas pelos sons inconfundveis do Jazz, a desfrutar no cenrio nico dos Jardins Quinta Magnlia no incio do ms de Julho. www.funchaljazzfestival.com
guia madeira e porto santo .41

rally vinho madeira

A maior manifestao automobilstica de toda a Regio reconhecida internacionalmente o Rally Vinho Madeira. Realizase no primeiro fim-de-semana do ms de Agosto contando sempre com a participao de nomes consagrados do automobilismo mundial. Durante dois dias os concorrentes percorrem vrios pontos da ilha e animam os milhares de pessoas que enchem as serras da Madeira procura do melhor lugar para observar a velocidade e percia dos automobilistas. www.ralivm.com

Na cidade do Funchal e na freguesia do Estreito de Cmara de Lobos, celebra-se a faina da vindima nas suas mais originais concepes, onde aspectos como as decoraes, msica, danas e outras formas de manifestao cultural tm lugar. Nas tradicionais adegas os visitantes tm a oportunidade de provar os vinhos. No exterior, todos os pormenores esto em evidncia representando uma alegoria ao bago da uva, destacando-se a vindima ao vivo e o cortejo etnogrfico dos vindimadores no Estreito de Cmara de Lobos. Esta festa assume os contornos de um tpico arraial madeirense com gastronomia regional, tradies vivas e muita animao.

festival de colombo

festa do vinho

Em Setembro, a cidade Vila Baleira dedica uma semana ao navegador Cristvo Colombo que por esta ilha passou e viveu alguns anos da sua vida. Este festival visa relembrar as passagens e vivncias deste navegador pelo Arquiplago da Madeira, nas suas viagens rumo ao continente americano, bem como toda a epopeia da poca dos Descobrimentos.

Realiza-se no incio de Setembro, altura em que por toda a ilha se iniciam as vindimas. Procura-se recriar e reconstituir velhos e ancestrais hbitos da populao madeirense que vm desde o incio do povoamento da Ilha.

42. guia madeira e porto santo

Muita msica, exposies, animao de rua, encenao de ambientes medievais, com particular destaque para a recriao do desembarque de Colombo e seus acompanhantes no cais da cidade e cortejo histrico marcam esta semana histrica.

contemplao do visitante um cenrio de invulgar beleza. Uma Ilha em festa, nos hotis, nos restaurantes, nos bares e nas ruas que para assinalar a passagem de ano, ilumina os cus do Funchal com fogo de artifcio sado de cerca de cinquenta postos, durante aproximadamente dez minutos. sem dvida um autntico amanhecer que sada a chegada de uma nova vida!

festas do fim do ano

Se h lugar em que se celebra a vida, esse lugar na Madeira. No final de cada ano comemora-se o fim de mais um ciclo de 365 dias vividos to intensamente quanto a memria permite. As tradies crists da poca do Natal, muito entranhadas nos hbitos do povo madeirense, conjugam-se com as manifestaes de regozijo pela chegada do novo ano num programa rico e extenso de manifestaes de carcter cultural, etnogrfico e artstico que abrange todo o ms de Dezembro e se prolonga at ao dia de Reis. As condies especficas do anfiteatro do Funchal transformam-no num grandioso prespio iluminado com milhares de luzes que percorrem as principais artrias da cidade a partir da segunda quinzena de Novembro, oferecendo-se

guia madeira e porto santo .43

compras

44. guia madeira e porto santo

Umas frias inesquecveis merecem recordaes de prestgio. Ao percorrer as ruas centrais da cidade do Funchal encontrar uma grande variedade de lojas, desde as que vendem artigos regionais, que constituem pequenas lembranas da viagem realizada, at s grandes marcas portuguesas e internacionais. Caso j se sinta suficientemente cansado, o melhor ser recuperar energia bebendo um sumo de frutas regionais, agradavelmente instalado numa das esplanadas do centro. Sugere-se a aquisio de peas em Bordado Madeira, artigos que perduram por vrias geraes, e que se encontram reconhecidos internacionalmente. O Bordado Madeira aplicado em artigos que vo desde os lenos de mo s tradicionais e belas toalhas de mesa, que constituem verdadeiras obras de artesanato. Outros produtos artesanais tipicamente regionais, so os cestos, bolsas, tabuleiros, ou at mesmo peas de mobilirio produzidas mo em pau de vime.

Os artigos em vime esto disponveis um pouco por toda a ilha, mas o corao da produo destes artigos situa-se na localidade da Camacha, onde se encontram obras neste material, nas mais variadas formas e dimenses. Pelo menos uma garrafa do delicioso Vinho da Madeira, acompanh-lo- at casa depois de t-lo provado numa das diversas adegas e lojas de Vinho Madeira espalhadas pela cidade. As flores da Madeira, tais como orqudeas, estrelcias, proteias, antrios, entre outras, so a recordao de eleio de muitos visitantes. Estas flores encontram-se venda em qualquer parte do Funchal, como no mercado municipal, nas floristas de rua ou em lojas especializadas. O mercado municipal, conhecido por Mercado dos Lavradores constitui um outro ponto de passagem obrigatrio. Este local, um verdadeiro centro de comrcio de produtos regionais que variam entre as frutas exticas, legumes e peixe, at s flores, artigos de vime, tapearia e as famosas botas de vilo.
guia madeira e porto santo .45

desportos

46. guia madeira e porto santo

Suba at s nuvens por entre montanhas e levadas e sinta a pureza do ar que se respira a grandes altitudes, descubra tesouros medida que explora as profundezas do Atlntico. Qualquer que seja a sua opo sentir a presena firme da natureza sua volta! Se um amante do turismo activo encontrar neste arquiplago condies naturais de eleio, merecendo especial destaque o Montanhismo. Quer seja atravs de trekking, da escalada, do canyoning, do jeep safari, da bicicleta de todo-o-terreno ou do hipismo, a conquista das imponentes montanhas ser, certamente, uma experincia inesquecvel. No perca a oportunidade de fazer um passeio a p, actividade que ocupa o primeiro lugar do pdio da oferta turstica madeirense. Outras actividades, como a asa delta e o parapente so modalidades muito atraentes, uma vez que o cenrio natural da ilha, apresenta ptimas condies para a sua prtica.

No que diz respeito s actividades desportivas ligadas ao mar as opes so quase inesgotveis. Mergulhar na companhia de Meros, Golfinhos ou Lobos Marinhos so algumas possibilidades. Zarpar por entre as ondas das localidades do Jardim do Mar, do Paul do Mar e de S. Vicente, praticando surf, windsurf, jetski ou esqui aqutico constituem outras experincias a no perder. Para os amantes da pesca desportiva, capturar um blue marlim, tambm uma realidade neste imenso lago encantado, o qual apresenta-se muito concorrido por ocasio do Big Game Fishing.
guia madeira e porto santo .47

empresas de animao turstica (licenciadas pela DRT)


2 TOURS Travessa Joo Carlos Gomes, n15 9050-055 Funchal Tel.: (+351) 919 153 563 A PASSO DE BURRO Centro de Recepo e interpretao do Parque Ecolgico do Funchal Estrada Regional 103, n259 9050 Funchal Tel.: (+351) 914 264 166 / 969 039 461 E-mail: apassodeburro@gmail.com www.apassodeburro.com ALBATROZ DO MAR Rua Dr. Antnio Jardim de Oliveira n2 9050-191 Santa Maria Maior - Funchal Tel.: (+351) 291 223 366 E-mail: albatrozdomar@sapo.pt ALLES Estrada Monumental Hotel Baia Azul, loja 5 F Passeios pedonais 9000-108 FUNCHAL Tel.: (+351) 965 012 367 / 911 000 039 Fax: (+351) 291 762 003 E-mail: alles@netmadeira.com www.alles-madeira.com ANIMADEIRA Rua Conde Carvalhal, n 82 r/c Dt Santa Maria Maior 9060-120 Funchal Tel.: (+351) 965 011 219 / 965 011 221 E-mail: maapita@netmadeira.com ffigaroa@netmadeira.com Organizao Actividades desportivas/radicais

Passeios de burro Actividades recreativas

Pesca desportiva Passeios de barco

BIKE & LIFT Rua Tenente Coronel Sarmento, N. 8 r/c Esq. 9000 Funchal Tel.: (+351) 966 255 172 E-mail: info@bike-lift.net BOTAS DAS SETE LGUAS Rua 31 de Janeiro, n 71 9001-902 Funchal

Passeios tursticos em bicicleta

Passeios pedonais Veculos todo-o-terreno

Passeios pedonais

48. guia madeira e porto santo

Tel.: (+351) 964 233 209 E-mail: botas7leguas@free.fr By NATURE Stio da Assomada Ribeira Funda - So Jorge 9230-160 Santana Tel.: (+351) 965 012 637 E-mail: info@bynature.eu www.bynature.eu CHRISTA DORNELD, Unipessoal, Lda Edifcio Galoresort Hotels Ponta da Oliveira, Apartado 12 9125-909 Canio Tel.: (+351) 967 497 605 / 291 930 930 Fax: (+351) 291 934 555 E-mail: christa@madeirawandern.com www.madeirawandern.com Passeios pedonais Passeios tursticos em bicicleta Veculos todo-o-terreno

Tel.: (+351) 291 774 692 Fax: (+351) 291 774 694 E-mail: coldflame-enduro@netmadeira.com www.endurotouren-madeira.com EL TOUR Caminho de S. Antnio, 32 B Ed. Panorama, Bl. A R/C, C 9000-187 Funchal Tel./Fax: (+351) 291 757 068 E-mail: eltour@netmadeira.com Passeios pedonais Passeios de bicicleta Veculos todo-o-terreno

Passeios pedonais ESCAPADA DOS CAVALEIROS Hipismo Escapada dos Cavaleiros - Act. Hpicas da Madeira, Lda Caminho Velho da Boca dos Namorados Jardim da Serra 9326-909 Estreito de Cmara de Lobos Tel.: (+351) 966 312 151 / 291 945 945 Fax.: (+351) 291 945 954 E-mail: horseridingescapada@netmadeira.com ESSENCIA Stio do Batalho n 036-Santa Desportos radicais Passeios pedonais
guia madeira e porto santo .49

COLDFLAME - ENDURO Veculos todo-o-terreno Edifcio Atlantic Gardens, suite 405 Praia Formosa 9000-247 Funchal

empresas de animao turstica (licenciadas pela DRT)


9270-036 Porto Moniz Tel.: (+351) 962 582 699 E-mail: josesilvestre75@hotmail.com FBRICA DE FESTAS Rua 5 de Outubro, n 2 9000-079 Funchal Tel.: (+351) 291 223 008 Fax: (+351) 291 224 233 E-mail: fabrica.festas@siram.pt www.siram.pt FIND YOUR WAY Rua das Dificuldades, 11 9050-015 Funchal Tel.: (+351) 291 228 518 / 962 551 666 Fax: (+351) 291 238 626 E-mail: rfreitas@netmadeira.com FUN CENTROS TEMTICOS DO FUNCHAL Madeira Story Centre Rua D. Carlos I, n 27/29 Trekking 9060-051 Funchal Tel.: (+351) 291 000 770 Fax: (+351) 291 000 789 E-mail: info@storycentre.com www.storycentre.com GALO DIVING Mantadiving Hotel Galomar 9125-036 Canio de Baixo Tel.: (+351) 291 930 939 Fax: (+351) 291 935 588 E-mail: stefan@mantadiving.com www.mantadiving.com HARMONY IN NATURE, UNIPESSOAL, LDA Rua Achada Edifcio Jardins da Achada, n 24 Bloco 4 R/C Dt 9000-208 Funchal Tel.: (+351) 967 056 600 HIPICENTER Stio da Ponta Mergulho

Actividades recreativas

Passeios pedonais Veculos todo-o-terreno

Canyoning Actividades recreativas

Recreao histrico-cultural

Hipismo

50. guia madeira e porto santo

9400-085 Porto Santo Tel. / Fax.: (+351) 291 983 258 E-mail: hipicenter@yahoo.com www.tripod.hipicenter.com HORIZONTE DO ATLNTICO Rua do Quebra Costas, 28, 2 Dto 9000-034 FUNCHAL Tel.: (+351) 963 390 796 Fax: (+351) 291 280 024 E-mail: venturadomar@iol.pt www.venturadomar.com IMPERATOURS Estrada da Azenha Urbanizao Vista Alegre Apt G, Bl 1 9125-115 Canio Tel./Fax: (+351) 291 935 801 E-mail: imperatours@netmadeira.com J. J. TOURS Rua Joo Ricardo Ferreira Csar, 6 9300-069 Cmara de Lobos Trekking Mergulho Canyoning Passeios de barco Observao de Aves Actividades recreativas Circuitos temticos

Tel.: (+351) 967 664 578 E-mail: joaosilva1968@hotmail.com KLUBE KLIPPE Rua Princesa D. Maria Amlia, n. 18/20 Loja M 9000 Funchal Tel.: (+351) 968 210 498 E-mail: klubeklippe@gmail.com LAZER NATURE Caminho do Amparo Ed. Vrzea Park, Bloco A5 EC 9000-267 Funchal Tel.: (+351) 913 506 939 E-mail: lazernature@hotmail.com LUME & GOUVEIA Travessa de Santa Rita, 17 9000-227 Funchal Tel.: (+351) 962 457 883 Tel.: (+351) 291 771 477 Paint-ball Passeios pedonais Passeios tusticos em bicicleta

Passeios pedonais Circuitos temticos

Passeios em automveis clssicos

Desportos Radicais Veculos todo-o-terreno

guia madeira e porto santo .51

empresas de animao turstica (licenciadas pela DRT)


MADEIRA AVENTURA Caminho do Pilar, Conjunto Hab. do Pilar I Bloco B, LT 5 R/C Esq. 9000-136 Funchal Tel.: (+351) 964 541 793 Fax: (+351) 291 764 217 E-mail: geral@madeiraventura.com www.madeiraventura.com Montanhismo Trekking Canyoning Tel.: (+351) 291 239 579/ 917 736 396/ 919 151 256 Fax: (+351) 291 239 579 E-mail: info@madeiradivepoint.com www.madeiradivepoint.com MADEIRA EXPLORERS Estrada Monumental Centro Comercial Monumental Lido Loja 5, 3 andar 9004-541 Funchal Tel.: (+351) 291 763 701 Fax: (+351) 291 761 464 E-mail: info@madeira-explorers.com www.madeira-explorers.com Passeios pedonais

MADEIRA BLUE SUN Passeios pedonais Rua 3 do Bairro dos Moinhos, Circuitos temticos Ed. Sta Catarina 2K, Bl. 40, 2K 9000 743 FUNCHAL Tel.: (+351) 291 941 065 Fax: (+351) 291 941 065 E-mail: andrenobrega@madeirabluesun.com www.madeirabluesun.com MADEIRA DIVE POINT Hotel Pestana Carlton Madeira Largo Antonio Nobre 9004-531 Funchal Mergulho

MADEIRA OCEANOS Mergulho Calada de So Loureno N3 Galerias de So Loureno, 1B 9000-061 Funchal Tel.: (+351) 916 409 780/ 918 479 922/ 965 776 114 Fax.: (+351) 291 522 015 E-mail: admin@madeiraoceanos.com www.madeiraoceanos.com

52. guia madeira e porto santo

MADEIRA WIND BIRDS Rua da Pena, 10 J 9050-099 Funchal Tel.: (+351) 917 777 441 Fax.: (+351) 6691 7777 441 E-mail: info@madeirabirds.com www.madeirawindbirds.com

Observao de aves Passeios pedonais Circuitos temticos Observao de fauna, flora e formaes geolgicas

NATOURS Rua Joo Ricardo Ferreira Csar Edifcio do Carmo, n 7 A 1H 9300-420 Cmara de Lobos Tel.: (+351) 291 234 117/ 963 445 379 E-mail: luis.natours@gmail.com E-mail: natours@life.com.pt NAUTISANTOS Marina do Funchal 9000-055 Funchal Tel.: (+351) 919 916 221/291 231 312 Fax: (+351) 291 229 981 E-mail: nautisantos@netmadeira.com E-mail: seaborn@netmadeira.com www.nautisantosfishing.com www.catamaran-seeborn.com

Desportos radicais Veculos todo-o-terreno

MOUNTAIN EXPEDITIONS Passeios pedonais Estrada Ponta da Oliveira, n 48 Casa D 9125-035 Canio Tel.: (+351) 968 555 852 E-mail: mountain.expeditions@hotmail.com MUNDO DA IMAGINAO Madeira Magic Rua Ponta da Cruz, 25 9000-103 FUNCHAL Tel.: (+351) 291 700 700 Fax.: (+351) 291 700 701 E-mail:sun@madeira-magic.com www.madeira-magic.com Actividades temticas

Passeios de barco Pesca de desportiva Mergulho

OLIESLAGERS Circuitos temticos Avenida das Madalenas, n119 Ed. Jardins da Madalena, Bloco A, 4 andar B 9000 Funchal Tel.: (+351) 962 982 111
guia madeira e porto santo .53

empresas de animao turstica (licenciadas pela DRT)


E-mail: lifeandfun.inn@gmail.com www.olieslagers.pt ONDA CLSSICA Sport Hotel Galosol Rua Dom Francisco Santana 9125-031 Santa Cruz Tel.: (+351) 291 930 932 Fax.: (+351) 291 934 566 E-mail: office@ondaclassica.com www.ondaclassica.com PALHEIRO GOLF Rua do Balancal, n 29 So Gonalo 9050-296 Funchal Tel.: (+351) 291 790 120 Fax: (+351) 291 792 456 E-mail: reservations@palheirogolf.com www.palheirogolf.com PASSEIOS VIRTUAIS Azinhaga da Nazar Edif. Vista Baa Passeios em automveis clssicos Bl B 3 Esq. Letra T 9000-164 Funchal Tel.: (+351) 919 438 503/ 911 059 303/917 222 589 E-mail: reservas@passeiosvirtuais.com www.passeiosvirtuais.com PORTO SANTO SUB Clube Naval do Porto Santo 9400-080 Porto Santo Telem.: (+351) 916 033 997 Fax: (+351) 291 983 259 E-mail: portosantosub@sapo.pt E-mail: geral@portosantosub.com www.portosantosub.com Mergulho

Golfe

Passeios pedonais Veculos todo-o-terreno

PRIDE OF MADEIRA Passeios pedonais Estrada do Garajau, 194 Circuitos temticos Edif. Quinta do Garajau, B1,B5 Fraco CM 3 Esq. 9125-067 Canio Tel. /Fax: (+351) 291 936 004 / 969 077 710 E-mail: info@prideofmadeira.com www.prideofmadeira.com

54. guia madeira e porto santo

www.prideofmadeira.sapo.pt QUINTA DO LORDE Quinta do Lorde Stio da Piedade Apartado 530 9201-908 Canial Tel.: (+351) 291 969 200 / 291 969 601 Fax: (+351) 291 960 202 E-mail: geral@quintadolorde.pt www.quintadolorde.pt ROTA DOS CETCEOS Marina Shopping Avenida Arriaga, 75 Loja 230 9000-533 Funchal Tel.: (+351) 291 280 600/ 918 828 242 Fax.: (+351) 291 280 601 E-mail: geral@rota-dos-cetaceos.pt www.rota-dos-cetaceos.pt SAFARI COMPANY Rua dos Aranhas, 20 2 Marina

9000-044 Funchal Tel.: (+351) 919 864 485 Fax: (+351) 291 241 314 E-mail: safaricompany@portugalmail.pt www.madeira-safaris.com SANTA MARIA Marina do Funchal 9000-055 Funchal Tel.: (+351) 291 225 695 Fax: (+351) 291 220 327 E-mail: nau.santa.maria@mail.telepac.pt www.santamariacolombo.com STRESSZERO Rua Carvalho Arajo, n. 9 9001-022 Funchal Tel.: (+351) 291 205 720 Fax: (+351) 291 205 705 E-mail: regency@madeiraregency.pt www.regency-hotels-resorts.com Passeios de barco

Observao de baleias e golfinhos

Passeios de barco

Veculos todo-o-terreno

guia madeira e porto santo .55

empresas de animao turstica (licenciadas pela DRT)


TERRAS DAVENTURA Passeios pedonais Caminho do Amparo, 25 Passeios tursticos 9000-248 Funchal em bicicleta Tel.: (+351) 291 708 990 / 962 721 702 Canyoning Fax: (+351) 291 708 999 Veculo todo-o-terreno E-mail: terrasdeaventura@mail.telepac.pt Caiaque www.terrasdeaventura.com TUBARO MADEIRA Mergulho, Lda Hotel Pestana Palms Rua do Gorgulho 9000-107 Funchal Tel.: (+351) 291 709 227 / 965 011 126 Fax.: (+351) 291 794 124 E-mail: tubaro.madeira@netmadeira.com www.scuba-madeira.com Mergulho VIDA Y MONTAA Estrada Monumental Rua Quinta Calaa, Apartamento do Mar, 2, sala 212 9000-108 Funchal Tel.: (+351) 939 523 931 VIP IN PARADISE Avenida Arriaga, n37, 3 Sala 307 9000-060 Funchal Tel.: (+351) 961 108 866 E-mail: vipinparadise@sapo.pt E-mail: franz@veredasdosol.com www.veredasdosol.com VIA ACTIVA Rua Dr. Alfredo Ferreira Jnior, 34 9135-053 Camacha Tel.: (+351) 966 866 299 E-mail: viactiva@gmail.com Passeios pedonais Organizao Actividades desportivas/radicais Passeios pedonais

Circuitos temticos

VEREDAS DO SOL Passeios pedonais Avenida Arriaga, 50, 2, Trekking Sala 1 9001-804 Funchal Tel.: (+351) 291 200 777/ 965 013 315/ 965 076 867 Fax.: (+351) 291 237 337

56. guia madeira e porto santo

infra-estruturas desportivas
parque desportivo gua de pena - machico
Localizada sob a pista do Aeroporto da Madeira e ocupando uma rea de 105.200 m2, esta infra-estrutura congrega um centro ldico eminentemente desportivo. Podemos encontrar diversos campos polivalentes onde possvel a prtica de actividades como hquei, futsal, andebol, basquetebol, voleibol, futebol, tnis e squash, entre outras. Aberto todos os dias das 10h00 s 22h00 ( aconselhado aos interessados fazer pr-reserva) Parque Desportivo gua Pena Sitio da Queimada 9200-202 gua Pena Machico Tel.: (+351) 291 966 222 E-mail: gabineteapoio@cm-machico.pt www.cm-machico.pt

centro desportivo ribeira brava


O novo Centro Desportivo da Madeira situa-se a norte do n de acesso via rpida, em pleno vale da Ribeira Brava. Este espao composto por mltiplas construes desportivas com cerca de 60 mil m2, destina-se prtica de futebol de 11, de futsal, tnis e paddel. Possui tambm um campo polivalente coberto, uma ciclovia e um circuito de manuteno fsica. Para alm destas vocaes, o Centro Desportivo da Madeira possui, tambm, uma componente ldica, com 2 parques infantis, zonas verdes, um snack-bar e um estacionamento subterrneo. Aberto todos os dias das 09h00 s 23h00 Centro Desportivo Ribeira Brava Stio da Faj da Ribeira, 9350 Ribeira Brava Tel.: (+351) 291 950 120 Fax: (+351) 291 950 129 E-mail: info@centrodesportivodamadeira.com www.centrodesportivodamadeira.com
guia madeira e porto santo .57

golfe

58. guia madeira e porto santo

A tradio do golfe na Madeira remonta ao ano de 1937, altura em que as famlias inglesas Miles, Leacock e Blandy constroem o primeiro campo de golfe com nove buracos. A Regio dispe, neste momento, de 72 buracos, divididos por trs campos de golfe, dois na Ilha da Madeira, um com 18 buracos e outro com 27, e um na Ilha do Porto Santo com 27 buracos, dos quais nove se encontram integrados no circuito pitch and putt. Os trs campos de golfe da Madeira apresentam excelentes condies de praticabilidade e ressaltam pela beleza dos cenrios circundantes. A Madeira apresenta todas as facilidades para receber jogadores de vrios handicaps, nelas se incluindo uma oferta hoteleira de qualidade superior. Estas condies permitiram a designao do arquiplago como um paraso para os amantes deste desporto. Faz parte do extenso calendrio de torneios de golfe da Madeira, o Madeira Island Open Golf, prova integrada na PGA Europeia, que constitui o mais importante torneio de golfe que se realiza, anualmente na regio, por altura da Primavera.

clube de golfe do santo da serra


considerado um dos mais espectaculares campos de Golfe da Europa, graas s vistas deslumbrantes desde as montanhas at ao mar. Desenhado por Robert Trent Jones e inaugurado em 1991, este campo est situado a curta distncia do Funchal, na localidade do Santo da Serra e a menos de 15 minutos do Aeroporto Internacional da Madeira. Com 27 buracos disponveis, par 72 e 6039 metros, o campo caracteriza-se por generosos fairways, greens e uma escolha de posies dos Tees, que favorece todas as habilidades possveis. Santo Antnio da Serra 9200-152 Machico Tel: (+351) 291 550 100 Fax: (+351) 291 550 105 E-mail: reservations@santodaserragolf.com www.santodaserragolf.com

guia madeira e porto santo .59

palheiro golf
A 500 metros acima da baa do Funchal, junto aos exticos jardins da Quinta do Palheiro, situa-se o Campo do Palheiro de Golfe. Este campo, inaugurado em 1993, foi desenhado por Cabel Robinson, que teve a preocupao de aproveitar ao mximo as colinas, cumes e vales profundos desta regio, por forma a proporcionar aos profissionais de golfe um tipo de jogo emocionante e competitivo. O Palheiro Golf apresenta 18 buracos, par 72 e 6015 metros, dispondo tambm de facilidades como pro-shop, putting green e driving range. Stio do Balancal So Gonalo 9050-296 Funchal Tel.: (+351) 291 792 116 Fax: (+351) 291 792 456 E-mail: palheiro@madeira-golf.com www.madeira-golf.com

60. guia madeira e porto santo

campo de golfe do porto santo


Projectado pelo ex-campeo mundial, Severiano Ballesteros, ser, num futuro prximo, o maior campo de todo o arquiplago, o qual permitir ter 500 pessoas a jogar golfe em simultneo. Inaugurado em 2004, este campo conta com 18 buracos de par 72 e um circuito rpido de nove buracos de par 3, denominado Pitch and Putt, possvel de percorrer numa hora. A ltima fase incluir um novo circuito com 18 buracos. Sitio das Marinhas Apartado 174 9400-162 Porto Santo Tel.: (+351) 291 983 778 Fax: (+351) 291 983 508 E-mail: sdps@netmadeira.com www.portosantogolfe.com Com infra-estruturas desta magnitude, a Madeira apresenta-se mais atractiva sob o ponto de vista desportivo. Enquanto aqui estiver, aproveite para treinar as suas tacadas em ambientes de luxo, cuja envolvncia natural constitui o maior trunfo!
guia madeira e porto santo .61

atraces
a no perder

62. guia madeira e porto santo

parque temtico da madeira


O Parque Temtico da Madeira, nico em Portugal, apresenta-se como um pequeno parque Expo, de carcter permanente. Com pavilhes dedicados histria, cincia e s tradies da ilha, o parque conjuga as opes dos visitantes com temas como a Natureza, a Cultura e o Divertimento. Uma rplica do comboio do Monte, os tradicionais carros de bois e as redes, a tpica Casa de Santana, o Moinho, um Labirinto e ainda um Lago constituem alguns dos elementos atractivos deste Parque dedicado histria e cultura madeirenses. Os espaos ajardinados, com flora endmica da Madeira e com percursos pedestres pelo meio so outras maisvalias desta atraco cultural e cientfica. Horrio de Funcionamento: 10h00 s 19h00 09 Junho 2008 a 14 Setembro 2008: Aberto todos os dias. 15 Setembro a 14 Dezembro 2008: Encerrado Segunda. 15 Dezembro 2008 a 11 Janeiro 2009: Aberto todos os dias. Encerra 25 de Dezembro.

Parque Temtico da Madeira Estrada Regional 101 Fonte da Pedra 9230-116 Santana Tel.: (+351) 291 570 410 | Fax: (+351) 291 570 419 E-mail: info@parquetematicodamadeira.pt www.parquetematicodamadeira.pt

centro de vulcanismo
O Centro de Vulcanismo alia a cultura e o conhecimento ao lazer e animao. O centro pretende dar a conhecer, de uma forma pedaggica e ldica, o nascimento da Terra, nomeadamente do arquiplago da Madeira, o qual resulta de exploses vulcnicas. O Centro de Vulcanismo constitui tambm um complemento da visita s grutas, explicando-as enquanto exemplo de formao geolgica da Madeira. Para tal, dispe de um pavilho destinado realizao de um espectculo audiovisual, onde recriada a evoluo geolgica das grutas, a encenao da erupo de um vulco e a simulao do nascimento da ilha.
guia madeira e porto santo .63

Aberto todos os dias da semana, com a primeira visita s 10h00 e ltima visita s 19h00. Encerra a 25 de Dezembro. Grutas de S. Vicente Stio P do Passo 9240-039 So Vicente Tel.: (+351) 291 842 404 Fax: (+351) 291 842 684 E-mail: grutasvicente@hotmail.com www.grutasecentrodovulcanismo.com

Abertos de Tera a Domingo e feriados das 10h00 s 19h00. Encerra Segunda-feira e 25 de Dezembro. Centro de Cincia Viva Rotunda do Ilhu Mole 9270-096 Porto Moniz Tel: (+351) 291 850 300 Fax: (+351) 291 850 305 E-mail: info@ccvportomoniz.com www.ccvportomoniz.com

centro de cincia viva


O Centro de Cincia Viva visto como uma espcie de centro cultural, vocacionado para adultos e para crianas, que visa acolher exposies nacionais e internacionais no domnio da cincia, tendo para isso celebrado um protocolo com o Pavilho do Conhecimento - Cincia Viva de Lisboa. Este centro, para alm da rea de exposies com jogos interactivos, apresenta ainda um auditrio, para cerca de 150 pessoas, que permite a realizao de congressos e simpsios. Actualmente o centro apresenta uma exposio do Science Museum de Londres subordinado ao tema Cincia e Desporto.

madeira story centre


um local onde se pode reviver toda a Histria Madeirense, desde a sua formao geolgica at actualidade. Em hora e meia de visita o visitante explora a Histria atravs de recriaes, com base em equipamentos inte-

64. guia madeira e porto santo

ractivos e multimdia. No Madeira Story Centre o visitante interage com a Histria. Abertos todos os dias das 10h00 s 18h00. Encerra 25 de Dezembro. Madeira Story Center Rua D. Carlos I, n. 32, 9060-051 Funchal Tel.: (+351) 291 000 770 Fax: (+351) 291 000 789 E-mail: info@storycentre.com www.storycentre.com

funciona como um espao de divertimento ao ar livre com uma componente pedaggica. O objectivo criar um espao dedicado primordialmente s crianas mas que os pais e avs tambm gostam de visitar. Esta rea ainda complementada com um health-club, um restaurante com uma rea especificamente concebida para crianas e para a realizao de festas de aniversrio e uma casa de ch com acesso pela promenade. No foram esquecidas as estruturas de apoio como postos de primeiros socorros e fraldrios, nem os acessos para os deficientes e para os mais idosos. Aberto de Tera a Domingo, das 10h00 s 18h00. Encerra Segundas e nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Madeira Magic Rua Ponta da Cruz, 25 9000-103 Funchal Tel.: (+351) 291 700 700 Fax: (+351) 291 700 707 E-mail: educacao@madeira-magic.com www.madeira-magic.com
guia madeira e porto santo .65

centro de cincia viva - madeira magic


Este novo parque temtico conta com um espao de Cincia Viva com infra-estruturas ldicas e pedaggicas, um mini planetrio, um auditrio para projeco de filmes a trs dimenses e ainda um espao destinado a exposies temporrias oferecendo sempre novidades aos visitantes. Alm destas infra-estruturas o Madeira Magic dispe de um jardim com 5 mil metros quadrados, o qual

telefricos

Os dois telefricos de explorao turstica, existentes no Funchal, permitem realizar um programa de meio-dia pelas encostas verdejantes do sul da ilha, e do a conhecer alguns dos seus cenrios mais belos e recnditos.

Aberto todos os dias das 10h00 s 17h45. Encerra 25 Dezembro. Telefricos da Madeira, S.A. Caminho das Babosas n 8 9050-284 Funchal Tel: (+351) 291 780 280 Fax: (+351) 291 780 281 E-mail: info@madeiracablecar.com www.madeiracablecar.com

telefrico funchal - monte

Este telefrico, localizado na Zona Velha da Cidade, liga o Funchal ao Monte em cerca de 11 minutos. Com um total de 41 cabines de 8 lugares cada, este meio de transporte proporciona espectaculares vistas sobre a baa e os vales do Funchal. A estao do Funchal situa-se no Campo Almirante Reis e a do Monte no Largo das Babosas. Partindo do Funchal poder chegar, em poucos minutos, localidade do Monte, observando a paisagem circundante. Depois de conhecer esta pequena bela Sintra madeirense, regresse capital num percurso inesquecvel, atravs de um carro de cesto movido pelos ps de dois carreiros.

telefrico do jardim botnico


O telefrico que liga o Jardim Botnico localidade das Babosas (Monte) em cerca de 9 minutos, apresenta-se como um circuito turstico muito atraente. A estao principal localiza-se no Jardim Botnico e a outra no Monte, junto ao Largo das Babosas. Esta infra-estrutura oferece aos visitantes um percurso panormico com vistas privilegiadas sobre a baa do Funchal e sobre o Vale da Ribeira de Joo Gomes, local

66. guia madeira e porto santo

nadas debruadas sobre magnficas vistas. A linha do telefrico do Jardim Botnico, com um percurso de 1.600 metros e uma altitude entre os 10 e os 100 metros do solo, apresenta 12 cabinas, com capacidade para 8 pessoas em cada uma delas, podendo transportar cerca de 400 pessoas por hora. de rara beleza natural constitudo por uma mancha florestal de Laurissilva. Este telefrico oferece tambm um excelente acesso s levadas dos Tornos, Bom Sucesso e ao Curral dos Romeiros, plos de atraco turstica muito procurados. Depois de visitar o fantstico mundo natural do Jardim Botnico, poder seguir at romntica localidade do Monte. No miradouro do Largo das Babosas, comodamente instalado na esplanada do bar, poder usufruir da magnfica vista sobre o vale. Na estao do Jardim Botnico tambm se encontra disponvel um bar e um restaurante, ambos com esplaAberto todos os dias das 09h30 s 17h45. (excepto 25 Dezembro). Telefrico do Jardim Botnico MTV-Transportes Alternativos da Madeira S.A Caminho das Voltas, 15 9060-329 Funchal Tel.: (+351) 291 210 290 Fax: (+351) 291 238 956 E-mail: info@telefericojardimbotanico.com www.telefericojardimbotanico.com

carros de cesto
O percurso destes tradicionais carros tem incio no Monte e finaliza no Funchal. Movidos pelos ps de dois carreiguia madeira e porto santo .67

referncia na linguagem urbanstica, arquitectnica e funcional da cidade do Funchal. Testemunho puro da arquitectura denominada do Estado Novo, num estilo que oscila entre a art deco dos anos 30 e o modernismo, o Mercado dos Lavradores apresenta dois painis de azulejos na entrada principal e vrios painis no interior, cuja produo foi da outrora famosa Fbrica de Sacavm, entretanto extinta. ros, os carros de cesto, proporcionam momentos de pura emoo. Este meio de deslocao ideal para complementar a subida ao Monte por telefrico. Carreiros do Monte Stio da Igreja, Monte Tel.: (+351) 291 783 919 Localizado muito prximo da zona histrica de Santa Maria, no Mercado, vive-se um ambiente de rebulio, prprio de qualquer mercado, no entanto, neste, ressalta a multiplicidade de cores e odores das lindas flores que a todos inebriam. Estrelcias, orqudeas, proteias, rosas, antrios, catleyas, camlias so expostas e vendidas pelas desenvoltas floristas, tambm trajadas de vivas cores com o fato tpico regional. No primeiro andar encontram-se expostas as frutas tropicais, as hortalias e as especiarias. O peixe e a carne apresentam-se no piso inferior do edifcio.

mercado dos lavradores


Vale a pena conhecer este mercado que um ponto de

68. guia madeira e porto santo

Aberto de Segunda a Quinta das 07h00 s 19h00. Sexta das 07h00 s 20h00. Sbados das 07h00 s 14h00. Encerrado Domingo e feriados.

diversas infra-estruturas de apoio como o Palm Bar, o Copacabana Bar, o Restaurante Bahia e o Restaurante Rio. Aos amantes da noite encontra-se reservado o Copacabana Bar, local ideal para danar ao ritmo das msicas da moda e onde tambm decorrem variados espectculos musicais com artistas nacionais e internacionais de renome. Aberto todos os dias das 15h00 s 03h00. Casino da Madeira Rua Imperatriz D. Amlia, 55 9004-513 Funchal Tel: (+351) 291 209 180 www.casinodamadeira.com

casino da madeira
O Casino da Madeira, localizado no Funchal, apresenta-se como um amplo centro de animao que associa o lazer ao entretenimento. Uma vez na Madeira, experimente a sua sorte num dos jogos disponveis. O Casino oferece uma vasta panplia de jogos de grande qualidade que vo desde as Roletas, o Poker, o Keno/Bingo aos jogos de Vdeo Rolos. As novidades nesta rea so tambm uma constante, sendo as mais recentes os jogos electrnicos Roulet King, Money Storms, Pegassus e Triple double deamon. Para os adeptos do jogo clssico, o Casino apresenta um espao prprio para o Black Jack e a Roleta. Mas para alm da sala de mquinas, o Casino da Madeira apresenta

aqurio da madeira
O Aqurio da Madeira, localizado na vila do Porto Moniz, junto ao porto de abrigo, apresenta-se como uma maisvalia do programa ldico cultural da localidade. O edifcio do Aqurio encontra-se instalado no antigo forguia madeira e porto santo .69

te de So Joo Batista, que foi edificado em 1730 como resposta aos ataques perpetrados por piratas povoao do Porto Moniz. Nessa altura, o Porto Moniz assumia-se como o principal porto de desembarque a norte da ilha. As runas do Forte foram adquiridas pela Cmara Municipal do Porto Moniz em 1998, que recuperou o forte com o seu trao original, tendo o seu interior sido adaptado sua nova funo de Aqurio. O Aqurio da Madeira constitudo por 11 tanques de exposio, nos quais se encontram representados os vrios habitats do mundo marinho madeirense. O tanque mais imponente contm cerca de 500 00 litros de gua salgada. Aberto todos os dias das 10h00 s 18h00. Aqurio da Madeira Forte de So Joo Batista 9270-096 Porto Moniz Tel.: (+351) 291 850 340 Fax: (+351) 291 850 349

70. guia madeira e porto santo

E-mail: geral@aquariodamadeira.com www.aquariodamadeira.com

passeios de helicoptero
Para ficar com a noo exacta da dimenso do Arquiplago, poder programar um passeio de helicptero e aproveitar o momento para desfrutar das magnficas paisagens da Madeira. A empresa Heliatlantis tem sua disposio um servio de txi areo feito por um helicptero a partir da baa do Funchal e com vrios itinerrios sua escolha, incluindo a volta ilha. Heliatlantis Estrada da Pontinha, Cais dos Contentores, Funchal Tel: (+351) 291 232 882 Fax: (+351) 291 232 804

aquaparque
Se procura animao e diverso para toda a famlia ter de reservar meio-dia para desfrutar do Aquaparque, situado no concelho de Santa Cruz. Esta infra-estrutura, com capacidade para mais de 1000 pessoas, inclui vrias piscinas ldicas, 3 water-slides, 4 pistas rpidas, um rio rpido, 1 black-hole, 1 rio hole, 1 rio lento, 1 piscina de lazer e uma aqualndia infantil. Aberto da 1 quinzena de Maro at 1 quinzena de Novembro, todos os dias das 10h00 s 19h00. (Sujeito a alteraes). Aquaparque Ribeira da Boaventura 9100-138 Santa Cruz Tel: (+ 351) 291 524 412 Fax: (+351) 291 524 602 E-mail: geral@aquaparque.com www.aquaparque.com

guia madeira e porto santo .71

porto santo

72. guia madeira e porto santo

Uma ilha dourada, banhada por guas azul turquesa e onde a tranquilidade rainha tudo o que precisa para usufruir de umas frias relaxantes. A segurana aliada simpatia de um povo hospitaleiro, os prazeres que a natureza oferece com a sua belssima praia de areia fina e o seu mar de guas tranquilas, fazem da ilha do Porto Santo um local privilegiado entre outros destinos semelhantes. Plantada no Oceano Atlntico, esta ilha apresenta um areal fino e dourado, com 9 km de extenso, que convida a muitos banhos de sol e de mar. Sade e bem-estar esto de mos dadas nesta magnfica praia, uma vez que, para alm da limpidez das suas guas, as suas areias possuem propriedades teraputicas raras. Caracterizam-se por grande macieza, finura e baixa abrasividade e so compostas principalmente por carbonato de clcio, sob a forma de calcite, as quais possuem propriedades trmicas muito particulares.

Para alm da praia, a cidade Vila Baleira, revela histrias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como o caso da Casa Museu onde residiu em tempos Cristvo Colombo. A beleza primitiva das paisagens encanta todos aqueles que se candidatam a passear a p pelas veredas ou a pedalar pelos trilhos da ilha.

guia madeira e porto santo .73

bem estar no porto santo


Envolta em cenrios naturais, que variam entre quilmetros de pacficas praias, picos verdejantes e um mar colorido de um azul profundo, esta pequena ilha o local ideal para fugir do stress do dia-a-dia. Desfrute dos benefcios teraputicos, comprovados cientificamente, das areias e do mar do Porto Santo que, por serem ricas em lodo, clcio e magnsio ajudam a suplantar a falta de sais minerais no corpo humano, provocada pelo stress e pelo cansao. Deixe-se mimar num dos muitos tratamentos naturais do nico centro de talassoterapia do arquiplago. A par dos tratamentos de beleza como limpezas de pele, peeling, entre outros, existem tratamentos para a preveno e alvio de doenas relacionadas com o reumatismo, a artrite, problemas sseos e musculares, e ainda inovadoras tcnicas de combate s chamadas doenas da vida moderna, stress, esgotamento, fadiga, sedentarismo, deficincias alimentares, tabagismo, problemas venolinfticos, afeces osteoarticulares, distrbios digestivos, recuperao ps-parto, etc.

Pela descrio, certamente ningum ficar indiferente segunda maior ilha do arquiplago, to diferente da vizinha ilha da Madeira, mas to atraente quanto ela. Venha conhecer o Paraso, ele encontra-se aqui to perto!

como chegar ao porto santo


via area
Existem vrias ligaes dirias entre a Madeira e o Porto Santo. A TAP assegura os voos entre Lisboa e o Porto Santo, duas vezes por semana durante todo o ano. Nos meses de Vero h vrias companhias a operar para o Porto Santo, a partir de Lisboa e do Porto. aeroporto do porto santo Localizao: a 1km da Cidade Vila Baleira Tel.: (+351) 291 980 120 Fax: (+351) 291 980 121 E-mail: madeira.airports@anam.pt www.anam.pt Cdigo ICAO: LPPS Cdigo IATA: PXO

74. guia madeira e porto santo

via martima
Ferry-boat Um moderno ferry-boat, denominado Lobo Marinho, propriedade da empresa Porto Santo Line, assegura diariamente a ligao de passageiros e viaturas, entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, numa viagem que tem uma durao aproximada de 2h30m. Este navio tem capacidade para 1.153 passageiros. porto santo line (Ferry-boat entre ilhas) Email: info@portosantoline.pt www.portosantoline.pt

no funchal Sede - vendas: Rua da Praia, 6 9000-503 Funchal Tel: (+351) 291 210 300 Fax: (+351) 291 226 434 Porto do Funchal Tel: (+351) 291 241 814 Fax: (+351) 291 310 351 no porto santo Rua Estvo de Alencastre Lj 6/7 9400-161 Porto Santo Tel.: (+351) 291 982 938 Fax: (+351) 291 982 543 marina do porto santo A marina do Porto Santo, concessionada empresa Assistncia Nutica 33 / 16, situa-se no interior do porto de abrigo do Porto Santo. Tem uma capacidade de acostagem em pontes flutuantes de 165 lugares para embarcaes dos 4 a 15 metros de comprido. Todos os postos de amarrao esto equipados com sistema de fornecimento de gua e electricidade.
guia madeira e porto santo .75

Balnerios, sanitrios, lavandaria, oficina, recepo e envio de faxs so alguns dos servios disponibilizados aos utilizadores. Assistncia Nutica 33 16 - (Marina do Porto Santo) 16 1840 W 33 0321 N Tel: (+351) 291 980 080 Fax: (+351) 291 983 742 Email: 3316@mail.telepac.pt

o que visitar
casa museu cristvo colombo
A Casa Museu Cristvo Colombo, o maior cone cultural do Porto Santo, assinala a presena do descobridor da Amrica na ilha. O Museu procurou recriar o ambiente primitivo onde o explorador viveu por algum tempo. A Casa de Colombo apresenta-se num conjunto de dois edifcios, o mais antigo deles remonta poca em que o navegador permaneceu na ilha. Em exposio, alm de retratos de Colombo, do sculo XVI ao sculo XX, encontram-se mapas com as diferentes rotas por ele percorridas. Aberto de Tera a Sbado das 10h00 s 12h30 e das

14h00 s 17h30. Domingo das 10h00 s 13h00. Encerra Segunda e feriados. Horrio de Vero: Meses de Julho, Agosto e Setembro de Tera a Sbado das 10h00 s 12h30 e das 14h00 s 19h00. Domingo das 10h00 s 13h00. Encerrado Segunda e feriados. Travessa da Sacristia, 2 e 4 9400-176 Porto Santo Tel.: (+351) 291 983 405 Fax: (+351) 291 983 840 E-mail: casacolombo@casacolombo.pt ou casacolombo.drac.srtt@gov-madeira.pt www.museucolombo-portosanto.com

capela de nossa senhora da graa


Esta ermida um dos mais antigos templos construdos no Porto Santo antes de 1533. Destruda no ano de 1812, foi reconstruda em 1951. Intimamente ligada histria da Ilha, aqui se refugiaram muitos dos habitantes para escapar perseguio dos piratas.

igreja matriz
Um dos principais monumentos porto-santenses a Igre-

76. guia madeira e porto santo

ja Matriz, tambm chamada Igreja de Nossa Senhora da Piedade, situada no Largo do Pelourinho em plena cidade do Porto Santo. Esta igreja foi, por vrias vezes, incendiada por piratas e corsrios que aportavam na Ilha. Hoje, conserva no seu interior belssimos altares e telas, da autoria de Martim Conrado e Max Romer, cuja beleza artstica desperta a ateno de todos os que visitam este templo.

Os moinhos de vento surgiram no Porto Santo para a moagem de cereais necessria ao fabrico do po. O primeiro moinho de vento, foi construdo em 1794, e foi a obra mais grandiosa que se efectuou no Porto Santo, durante o sculo XVIII. Anos mais tarde o Porto Santo apresentava j um aspecto muito pitoresco com inmeros moinhos de vento, em madeira e de tipo rotativo, alguns dos quais se mantm ainda em actividade.

portela
Este miradouro, que fica a 1,6 km da Cidade Vila Baleira, faz-se anunciar por uma avenida de palmeiras e por um moinho de vento. Deste local, avista-se em baixo, a Oeste, a praia do Porto Santo, e a Leste a forma cnica do Pico de Baixo e o Ilhu de Cima. No caminho para este miradouro, no deixe de reparar na Capela da Nossa Senhora da Graa, erguida em 1851.

moinhos de vento
A paisagem porto-santense caracterizada pelo aparecimento, aqui e ali, dos tradicionais moinhos de vento. Por apresentar um relevo relativamente baixo, a ilha est muito exposta a vento de todos os quadrantes.

pico castelo
No alto deste cume foi construda uma pequena fortaleza, no sculo XVI, para fazer frente s frequentes invases de
guia madeira e porto santo .77

piratas franceses e argelinos. Hoje, este miradouro, proporciona uma excepcional vista geral sobre o Porto Santo.

fonte da areia
Numa ilha que possui uma quantidade controlada de gua, a importncia de fontes naturais mantm-se. Noutros tempos, esta fonte continha a gua mais saborosa de toda a ilha, tendo sido utilizada inclusive, para fins medicinais, sendo por isso considerada uma fonte sagrada pelos seus habitantes. Hoje, a Fonte da Areia j no jorra a gua de antigamente, mas o vento fez questo em deixar o seu rasto nas rochas arenosas, proporcionando um incrvel espectculo de eroso aos seus visitantes. Chegar a esta fonte partindo da aldeia da Camacha, por uma estrada que segue para Oeste em direco ao mar.

pico do facho
Com uma altitude de 517 metros, o Pico do Facho constitui o pico mais alto da ilha. Em tempos remotos acendiam-se aqui fachos para avisar a populao de que se aproximavam barcos inimigos. Os amantes da diversidade e da descoberta, podem desbravar a Serra de Fora e o extenso vale da Serra de Dentro, que se situam na encosta oriental do Pico do Facho e observar paisagens nicas, pequenas baas encantadas e o mar levadio da Zona Norte.

pico de ana ferreira


Neste pico encontra-se o miradouro da Pedreira, do qual se avista o Ilhu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. Esta pedreira composta por colunas prismticas, de formas muito irregulares, popularmente conhecida como o Piano. Quem subir ao cume contemplar uma panormica geral sobre a cidade.

ponta da calheta
Provavelmente no existir melhor forma de desfrutar da praia do Porto Santo, a no ser atravs de um passeio desde a cidade at Ponta da Calheta, caminhando ao longo da praia. Deixe-se embalar pelo som mgico das ondas e contemple esta beleza indescritvel. Se puder, aguarde pelo cair da noite, e na hora crepuscu

78. guia madeira e porto santo

morenos
A oeste, entre o Pico da Ana Ferreira e aps o Zimbralinho, encontra-se uma zona repleta de verde repousante, ideal para piqueniques.

ilhu de baixo ou da cal


lar, no perca os encantados raios de sol que beijam o mar e a areia dourada. Este ilhu possui ricas minas de calcrio. As suas encostas, que se encontram perfuradas de cavernas, do entrada a inmeras galerias de explorao. Entre este ilhu e a Ponta da Calheta medeia o Boqueiro de Baixo, com 400 metros de largura, navegvel apenas por pequenas embarcaes e quando o mar no faz rebentao. Atendendo beleza do local, est prevista a construo de um telefrico que ligar a Ponta da Calheta ao inacessvel Ilhu da Cal.

zimbralinho
Deslocando-se para oeste, entre o Miradouro das Flores e o stio dos Morenos encontrar o Zimbralinho, local de grande beleza, pela quietude presente. Aps percorrer uma vereda, a vista alcana uma praia de calhau, onde se encontra um fontanrio. O visitante ter ento que iniciar a descida para ir ao encontro das fantsticas guas azuis turquesa que a repousam.

quinta das palmeiras


Localizada no stio dos Linhares, numa colina do centro oeste da ilha, este mini-zoo e mini-jardim botnico oferece aos seus visitantes um vasto nmero de espcies ornitolgicas e vegetais, numa rea de 5380 metros quadrados, cobertos
guia madeira e porto santo .79

Av. Manuel Gregrio Pestana Jnior 9400-171 Porto Santo

o que fazer
praia
de luxuriante vegetao. Aberto todos os dias das 10h00 s 13h00 e das 15h00 s 17h00 . Sitio dos Linhares, 9400-020 Porto Santo Tel.: (+351) 291 983 625 www.quintadaspalmeirasportosanto.com Na praia do Porto Santo, o prazer dos banhos de mar aliam-se s qualidades da areia e a segurana que nela se vive faz da ilha um destino excepcional para frias. Sade e bem-estar esto de mo dadas nesta magnfica praia, uma vez que, para alm da limpidez das guas, as suas areias possuem inquestionveis propriedades teraputicas. Descubra os benefcios desta praia serena e convidativa e deixe-se relaxar, recuperando a energia e motivao de que precisa.

centro de artesanato
Este centro, localizado no centro da cidade, prximo ao antigo cais, dedica-se divulgao e comercializao dos produtos artesanais do arquiplago. Nele poder observar o trabalho ao vivo de artesos. Centro de Artesanato Porto Santo

passeios a p
Passear a p por entre maravilhosas paisagens e usufruir da sua beleza agreste , sem dvida, uma boa forma de descobrir os encantos da natureza, de relaxar e de recuperar as energias gastas ao longo do ano.

80. guia madeira e porto santo

No Porto Santo encontrar a simplicidade e o silncio associados ao prazer de caminhar.

desportos
pesca desportiva
O Porto Santo, tal como a Madeira, ganhou reputao internacional como um destino de primeira classe para a pesca de alto mar. Dada a abundncia e a qualidade das espcies de tundeos, estas ilhas constituem o local ideal para pescar espadim azul com mais de 500Kg.

do mergulho, devido limpidez e temperatura das suas guas e beleza das profundezas marinhas. Entre nesse fantstico mundo submerso praticando snorkeling. O local mais procurado pelos mergulhadores encontra-se na zona a sul do Porto de Abrigo, onde se encontra fundeado, desde o ano 2000, o navio Madeirense que, durante dcadas, ligou as ilhas do Porto Santo e Madeira. Centenas de mergulhadores j visitaram esta preciosidade submersa e as opinies so unnimes, este constitui um excelente atractivo para os apreciadores da prtica de mergulho.

vela, passeios de barco, canoagem e remo


Usufrua das delcias de um mar calmo e quente e desfrute de um passeio volta da ilha, ao ritmo de ondas leves. A velejar ou a remar poder observar os contrastes das diferentes costas da ilha.

mergulho
H muito que o Porto Santo visitado pelos amantes

jet ski, esqui aqutico, windsurf e kitesurf


Tirando partido da baa de guas intensamente azuis, poder praticar estas modalidades.
guia madeira e porto santo .81

safari
Aventure-se na ilha do Porto Santo e conduza um veculo 4x4, usufruindo de panoramas nicos. As sensaes vividas pela ultrapassagem de obstculos naturais de difcil acesso, nunca mais sero esquecidas. Desafie o vento e tire partido de uma praia onde encontrar um espao com condies magnficas para desfrutar das emoes que o windsurf ou o kitesurf proporcionam.

asa-delta e parapente
As caractersticas da ilha, da qual sobressai o tom dourado da areia e o azul translcido do mar, tornam o voo desportivo atraente para experientes e inexperientes. Suba a um dos picos e atreva-se a descolar de parapente ou asa-delta. Existem bons locais para descolar e muitas alternativas para aterrar.

hipismo
A ilha do Porto Santo dispe de um Centro Hpico, que, para alm de disponibilizar os seus servios no picadeiro, permite tambm programar passeios a cavalo pelo Porto Santo, mediante percursos de maior ou menor dificuldade. Hipicenter Stio da Ponta 9400-085 Porto Santo Tel.: (+351) 291 983 258 Tlm.: (+351) 967 671 689

ciclismo, motociclismo
Sendo o Porto Santo uma ilha pouco montanhosa, o ciclismo uma forma muito popular de explor-la. Pedalando aprazivelmente e com calma descobrir os cantinhos mgicos desta ilha.

golfe
O Campo de Golfe do Porto Santo, projectado pelo ex-

82. guia madeira e porto santo

campeo mundial, Severiano Ballesteros, inaugurado em 2004, oferece 18 buracos, par 72, e 9 buracos, par 3, circuito este denominado por Pitch and Putt. O campo ocupa uma vasta rea que oferece aos jogadores vistas espectaculares sobre as costas Sul e Norte da ilha. Campo de Golfe do Porto Santo Sitio das Marinhas Apartado 174 9400-162 Porto Santo Tel.: (+351) 291 983 778 Fax: (+351) 291 983 508 E-mail: sdps@netmadeira.com www.portosantogolfe.com

composto por um estdio principal, o qual dispe de bancadas para 1000 pessoas, cinco campos secundrios e dois outros campos de padel. Aberto todos os dias das 10h00 s 13h00 e das 15h00 s 20h00. Porto Santo Tnis Campo de Baixo Porto Santo Tel.: (+351) 291 983 274 Fax: (+351) 291 983 584 Email: msilva.sdps@netmadeira.com ou mjose.sdps@netmadeira.com

tnis
Na ilha do Porto Santo encontrar o melhor complexo de campos de tnis da Regio e um dos melhores do pas. Localizado no stio do Campo de Baixo, numa zona contgua ao campo de golfe, este complexo est dotado de todos os equipamentos para a realizao de torneios de alta competio.

desportos de praia
Com uma extensa praia de areia fina, o Porto Santo serve de palco a alguns torneios de voleibol de praia, sendo o mais popular o Campeonato Mundial de Voleibol de Praia Sub-21, que se realiza no Complexo de Desportos de Praia, localizado junto na Praia do Penedo.

guia madeira e porto santo .83

informaes teis
Antes de planear a sua viagem saiba como chegar ao Arquiplago da Madeira, quais os documentos legais necessrios, as formalidades alfandegrias e as prevenes de sade.

ligaes terrestres
As deslocaes no interior das ilhas encontram-se bastante facilitadas, devido moderna estrutura rodoviria, implementada nos ltimos anos, estando acessveis praticamente todos os locais de interesse.

ligaes areas
Pode aceder s ilhas da Madeira e Porto Santo por via area. As ligaes dirias entre as cidades de Lisboa e Funchal tm a durao de 1h25m. J as ligaes dirias entre ilhas realizam-se em cerca de 15 minutos. Existem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional da Madeira e o Aeroporto do Porto Santo.

documentos legais
Se visitante oriundo da Unio Europeia, como membro do acordo de Shengen, pode entrar livremente. Se no integra este acordo, precisa de um documento de identificao que, de acordo com os regulamentos portugueses, ser o passaporte vlido e, em alguns casos, um visto.

ligaes martimas
Frequentemente visitados por navios de cruzeiro, os portos do Funchal e Porto Santo servem de ponto de chegada s ilhas e de ponto de partida a outros destinos. As ligaes dirias entre ilhas realizam-se em cerca de 2h30 por um ferryboat que permite tambm o transporte de viaturas.

formalidades alfandegrias
No h limites, relativamente sada de artigos. Se transportar uma quantidade que parea excessiva aos funcionrios alfandegrios, poder ser-lhe pedido que prove que os artigos transportados so para consumo pessoal.

84. guia madeira e porto santo

vacinao e prevenes de sade


No necessita qualquer vacinao antes da sua deslocao para o Arquiplago. O servio de urgncia nos hospitais pblicos a cidados da Unio Europeia gratuito e o servio privado de assistncia mdica encontra-se apto aos visitantes de outras nacionalidades. Existem sessenta e sete centros de sade espalhados pela ilha da Madeira e um no Porto Santo. No Funchal h dois hospitais pblicos.

telefones
Encontrar cabines de telefone pblicas espalhadas pelas principais ruas das maiores localidades. Algumas apenas aceitam cartes telefnicos que podem ser adquiridos em cafs, tabacarias e nos postos de correios. Para ligar para o estrangeiro ter de marcar 00 seguido do cdigo de acesso a cada pas.

hora
A Madeira tem o TMG com horrio de Vero. Os relgios avanam uma hora no ltimo Domingo de Maro e atrasam uma hora no ltimo domingo de Outubro, de acordo com as normas da Unio Europeia.

farmcias
Estes estabelecimentos funcionam de segunda a sextafeira entre as 09h00 e as 13h00 e das 15h00 s 19h00, aos sbados entre as 9h00 e as 13h00. Fora deste horrio, encontrar na porta de cada farmcia indicaes daquelas que se encontram de servio permanente.

gua e electricidade
A corrente elctrica no Arquiplago de 220V. Na ilha da Madeira a gua abundante e toda ela potvel e de excelente qualidade. Na ilha do Porto Santo a gua dessalinizada e tambm pode ser consumida sem receios.

tecnologias de informao
As Tecnologias de informao e comunicao encontramse amplamente difundidas e desenvolvidas na Regio. O cdigo de acesso internacional para a Madeira o +351.

guia madeira e porto santo .85

bancos e comrcio
Os bancos esto abertos das 08h30 s 15h00, de Segunda a Sexta-feira As casas de cmbio funcionam das 09h00 s 13h00 e das 14h00 s 19h00, todos os dias, excepto aos Sbados em que esto abertas das 09h00 s 19h00. Fora deste horrio os cmbios podem ser feitos nos hotis.

bombeiros
Em caso de incndio ligue para os Bombeiros Municipais do Funchal, (+351) 291 200 930, ou para os Bombeiros Voluntrios Madeirenses, (+351) 291 229 115.

polcia
Se precisar de auxlio policial, ligue para o 112. Os servios no Funchal, possuem uma repartio de Perdidos e Achados, que fica na Rua da Infncia, 28, Tel. (+351) 291 208 200.

segurana
As ilhas deste arquiplago constituem um dos locais mais seguros do mundo para passar frias. Desde que cumpra as precaues mnimas exigidas pelo bom senso em qualquer parte do mundo, no provvel que encontre aqui qualquer problema. A maioria dos hotis possui cofres de segurana ou locais onde depositar os seus valores.

86. guia madeira e porto santo

postos de turismo
A Direco Regional do Turismo possui 12 Postos de Turismo. Dois deles localizam-se no Funchal, oito em diferentes concelhos da ilha da Madeira, um na ilha do Porto Santo e outro em Lisboa. 9100 Santa Cruz Tel.: (+351) 291 524 933 Aberto todos os dias das 09h00 s 24h00.

posto de turismo do canio


9125 Canio de Baixo Tel.: (+351) 291 932 919

posto de turismo da avenida arriaga


Avenida Arriaga n16 9004-519 Funchal Tel.: (+351) 291 211 902 Aberto de Segunda a Sexta-feira das 09h00 s 20h00 e Sbado e Domingo das 09h00 s 18h00.

posto de turismo de machico


Forte Nossa Senhora do Amparo 9200 Machico Tel.: (+351) 291 962 289

posto de turismo monumental lido


Centro Comercial Monumental Lido Estrada Monumental, 284 9000-100 Funchal Tel.: (+351) 291 775 254 Aberto de Segunda a Sexta-feira das 09h00 s 20h00, Sbados das 09h00 s 14h00.

posto de turismo da ribeira brava


Forte de So Bento 9350 Ribeira Brava Tel.: (+351) 291 951 675

posto de turismo do lugar de baixo


Centro de Observao de Natureza Lagoa Lugar de Baixo 9360-119 Ponta do Sol Tel.: (+351) 291 972 850
guia madeira e porto santo .87

posto de turismo do aeroporto


Santa Catarina de Baixo

posto de turismo de cmara de lobos


Rua Padre Clemente Nunes Pereira Casa da Cultura de Cmara de Lobos 9300-116 Cmara de Lobos Tel.: (+351) 291 943 470

posto de turismo da madeira em lisboa


Palcio Foz Praa dos Restauradores 1250 Lisboa Tel.: (+351) 213 469 113

posto de turismo do porto moniz


Vila do Porto Moniz 9270 Porto Moniz Tel.: (+351) 291 852 555

posto de turismo de santana


Sitio do Serrado 9230 Santana Tel.: (+351) 291 572 992

posto de turismo do porto santo


Centro de Artesanato Av. Dr. Manuel Gregrio Pestana Jnior 9400-171 Porto Santo Tel.: (+351) 291 985 189

88. guia madeira e porto santo

You might also like