You are on page 1of 8

Poder Constituinte

PODER CONSTITUINTE Conceito O Poder Constituinte a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. A doutrina aponta a contemporaneidade da idia de Poder Constituinte com a do surgimento de Constituies escritas, visando limitao do poder estatal e a preservao dos direitos e garantias individuais. Poder Constituinte. a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. poder de criar, de estabelecer uma nova constituio. Trata-se de expresso da vontade poltica suprema de um povo direcionada a elaborao ou alterao do texto constitucional. Poder Constituinte , portanto, o poder de criar a constituio ou reform-la. Poder de elaborar e modificar normas; exercido pelo Legislador Constituinte; Manifesta-se em 2 momentos: 1. Formao do Estado (nova CF) 2. E na Ruptura Ordem Jurdica (troca CF);

TITULARIDADE DO PODER CONSTITUINTE


O titular do Poder Constituinte:

Segundo o abade EMMANUEL SIEYS, Um dos precursores dessa doutrina a nao, pois a titularidade do Poder liga-se idia de soberania do Estado, uma vez que mediante o exerccio do poder constituinte originrio se
Professor Elto Abreu da Silva

Poder Constituinte

estabelecer sua organizao fundamental pela Constituio, que sempre superior aos poderes constitudos, de maneira que toda manifestao dos poderes constitudos somente alcana plena validade se se sujeitar Carta Magna. Titularidade: Pertence ao povo. Adotado somente em estados com Constituio Federal Escrita e Rgida; Formas de Exerccio: Democrtica: Povo escolhe representantes para elaborar CF. Autocrtica: Ocorre pela outorga; por ato unilateral sem participao do povo. Espcies: Tradicionalmente classificado em Originrio e Derivado:

ESPCIES DE PODER CONSTITUINTE Inaugura uma nova ordem jurdica, revogando a anterior, Inicial se houver. No h limites, podendo ser estabelecido o que bem se Originrio Ilimitado entender. No se submete a nenhuma forma preestabelecida para sua Incondicionado elaborao, no tem qualquer vinculo com a constituio ou normas preexistentes. Derivando de uma ordem jurdica j instituda, pois o Secundrio poder constituinte originrio que fixa como ser o derivado. H limitaes no texto constitucional, por exemplo, as Derivado Limitado clausulas ptreas. O processo de alterao deve obedecer as condies Condicionado fixadas pelo originrio. E caso estas sejam descumpridas a norma produzida ser considerada inconstitucional

Professor Elto Abreu da Silva

Poder Constituinte

1. PODER CONSTITUINTE / ORIGINRIO / 1 GRAU


Aquele que estabelece que a constituio, em virtude de formao de um novo Estado (histrico ou

fundacional) ou porque houve alguma ruptura na ordem jurdica, e a reestrutura de um Estado ( como decorrncia de uma revoluo ou reforma)
Em ambas as hipteses instaura-se uma nova ordem jurdica. Estabelece a Constituio de um novo Estado. Fonte de autoridade dos poderes constitudos. livre para definir:

Forma de Estado. O Sistema e o regime de governo Quais sero os seus poderes. Se, sero ou no estabelecidos direitos e garantias individuais e direitos scias. Se o estado ser laico.

2. PODER CONSTITUINTE DERIVADO Aquele constitudo pelo poder constituinte originrio para modificar a constituio, adequandose as transformaes da realidade. o prprio poder constituinte originrio que estabelece como a constituio poder ser alterada. Poder Constituinte Derivado, ou utilizando um maior rigor cientfico, Competncia Reformadora, est inserido na prpria Constituio, pois decorre de uma regra jurdica constitucional, portanto, sujeito a limitaes expressas e implcitas e passveis de controle da constitucionalidade. Alterao das Constituio Flexvel Alterada por qualquer norma ordinria. Alterao das Constituio Rgida Alterada por regras especiais.

Professor Elto Abreu da Silva

Poder Constituinte

ESPCIES DE PODER CONSTITUINTE DERIVADO

1. PODER CONSTITUINTE REFORMADOR Alterao do texto constitucional respeitando-se a regulamentao prescrita pelo Poder Constituinte Originrio. o poder de modificar a constituio segundo o processo nela previsto. exercido pelo Congresso Nacional 2. PODER CONSTITUINTE DECORRENTE. a competncia atribuda aos estados para elabora suas constituies, respeitados os princpios da Constituio Federal. Pelo qual os Estados-Membros exercitam a possibilidade de auto-organizar-se por meio de constituies prprias - caracterstica do Estado Federal. considerado um Poder Derivado:
Porque no foi concedida ampla liberdade aos Estados. Que ficaro condicionados a observncia dos princpios da

constituio.
Distrito Federal & Municpio: No tem constituio, so regidos por um documento denominado Lei Orgnica.

ESPCIES PODER CONSTITUINTE DERIVADO


Alterao do texto constitucional respeitando-se a regulamentao prescrita

Reformador Decorrente Revisor

pelo Poder Constituinte Originrio.


Competncia atribua aos Estados para elaborarem suas Constituies Art. 3 da ADCT

LIMITAES AO PODER REFORMADOR

1. LIMITAES MATERIAIS: O 4 do art. 60, da CF, probe qualquer tipo de modificao do texto constitucional tendente a abolir:
Professor Elto Abreu da Silva

Poder Constituinte

A forma federativa de Estado. O voto direto, secreto, universal e peridico. A separao dos Poderes e Os direitos e garantias individuais. So matrias que constituem o chamado ncleo intangvel ou clusulas ptreas, onde a rigidez constitucional atinge seu grau mximo;

2. LIMITAES CIRCUNSTANCIAIS: A CF/88 no permite a edio de emendas Constituio Durante a vigncia: De Estado De Stio. De Estado de Defesa. De Interveno Federal. (art. 60, 1)

3. LIMITAES PROCEDIMENTAIS OU FORMAIS: O art. 60, incisos I a III da CF estabelece um rol restrito de legitimados para propor emendas Constituio, a saber: 1 - 1/3, no mnimo: Dos membros da Cmara dos deputados ou do Senado Federal, O Presidente da Repblica Ou mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, 2. Manifestando-se, cada uma delas: Pela maioria relativa de seus membros. 3. Alm de estabelecer rito mais dificultoso para aprovao de ECs, Cuja proposta dever Ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, Em dois turnos,
Professor Elto Abreu da Silva

Poder Constituinte

Considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Quorum diferenciado 3/5 E dupla votao em cada Casa.

4. LIMITAES IMPLCITAS: A doutrina aponta, ainda, a existncia de limitaes implcitas ao Poder Constituinte derivado-reformador. Qual seja a impossibilidade: De reformar a norma constitucional que prev as limitaes expressas (CF, art. 60), Bem como a impossibilidade de alterar o titular do Poder Constituinte derivado-reformador.

MUTAO CONSTITUCIONAL

Mutao Constitucional o fenmeno de alterao da constituio sem a necessidade de recorrer a emenda de seu texto, derivando tal fenmeno de um redimensionamento da prpria realidade normativa da constituio, do seu significado, o que ocorre por meio da interpretao: um processo informal de alterao da lei maior: Que se faz de modo difuso. Adaptando o significado da constituio sem que se realize qualquer alterao de seu texto, o qual se realiza por intermdio da interpretao.

NOVA COSNTITUIO E A ORDEM JURDICA ANTERIOR

1. DESCONSTITUCIONALIZAO Quando da promulgao de uma nova constituio. Esta pode determinar:


Professor Elto Abreu da Silva

Poder Constituinte

Que as normas da prpria constituio anterior, que forem compatveis, continuem a fazer parte da ordem jurdica, mas com status de lei infraconstitucional. A antiga constituio ao invs de ser revogada. Continua vigente, Porm passa a ser considerada uma lei ordinria, desde que no seja conflitante com a nova constituio, podendo ser revogada por leis

infraconstitucionais. Esse fenmeno nunca aconteceu no Brasil 2. RECEPO Quando elaborada uma noo de constituio: As normas infraconstitucionais anteriormente editadas, Se as normas forem compatveis. Continuam em vigor. Se as normas forem incompatveis. So consideradas no recepcionadas. Importa ressaltar que as normas anteriores incompatveis: No poderam ser impugnadas por ao direta de inconstitucionalidade, por que, quando foram produzidas eram harmnicas com a constituio ento vigente. Atualmente tais normas podem ser impugnadas tanto no controle difuso como no concentrado. No controle concentrado realizado atravs das arguies de

descumprimento de preceito fundamental.

1. REPRISTINAO.

Por esse fenmeno quando instituda uma nova constituio as normas revogadas pela antiga constituio voltariam a viger. Isso no admitido em nosso ordenamento jurdico.

Professor Elto Abreu da Silva

Poder Constituinte

4. Retroatividade da Norma Constitucional. A nova constituio instaura uma nova ordem Importando indagar? Qual ser o reflexo de suas normas com relao aos fatos j constitudos, ou seja, sobre a possibilidade, ou no de terem seus dispositivos, fora retroativa que alcance situaes passadas: Quando se admite que a nova constituio alcance todo e qualquer fato, mesmo que j consumado, por exemplo, uma deciso j transitada em Retroatividade Mxima julgado. A norma ataca fatos consumados. A lei nova no respeita a coisa julgada ou os fatos jurdicos j consumados. Exemplo: Art. 96, pargrafo nico, da Carta de 1937, que consentia ao Parlamento rever a deciso do STF que declarara a inconstitucionalidade de uma lei. A lei nova alcana apenas os efeitos pendentes de atos jurdicos verificados antes dela. Retroatividade Mdia A lei nova atinge as prestaes vencidas mas ainda no adimplidas. Exemplo: lei que diminusse a taxa de juros e se aplicasse aos j vencidos, mas no pagos. Admite a aplicao imediata da norma constitucional, a qual ira atingir Retroatividade Mnima os efeitos dos fatos ocorridos anteriormente e que ainda no tenham se verificado, ou seja, ainda iro ocorrer. A lei nova atinge apenas os efeitos dos fatos anteriores, verificados aps a data em que ela entra em vigor. Isto , prestaes futuras de negcios anteriores ao advento da nova lei.

Observao: Em regra o STF tem considerado que a Constituio de1988, tem retroatividade mnima.

Professor Elto Abreu da Silva

You might also like