You are on page 1of 14

A ZEITE E AMBIENTE

AZEITE E AMBIENTE
Por Lucinda Pinto

Introduo
O sector olecola tem, para Portugal, a importncia econmica e social que todos reconhecem. Nos instrumentos de poltica de apoio ao desenvolvimento deste sector destacam-se duas medidas previstas no Programa AGRO Medida 1-Apoio

ao investimento nas exploraes agrcolas e Medida 2-Transformao e Comercializao de Produtos agrcolas. O texto que se segue tem por objectivo no s dar a conhecer o sector e o investimento realizado, como tambm evidenciar o esforo de modernizao ao nvel do impacto da produo de azeite sobre o ambiente.

UNIO EUROPEIA FUNDOS ESTRUTURAIS

Este dossier faz parte da revista Voz da Terra de Agosto de 2003 ao abrigo da Medida 10 do Programa Agro

2 5

A ZEITE E AMBIENTE Enquadramento e caracterizao da produo


A produo de azeite representa, a par com o vinho e as hortofrutcolas, um sector fundamental na estrutura da produo agrcola dos pases de sul da Europa e indissocivel da manuteno da actividade agrcola em grandes zonas vulnerveis, sem alternativas culturais, e nas quais o processo de desertificao humana mais se tem feito sentir. O olival ocupa mais de cinco milhes de hectares, nos 5 pases da Unio Europeia (UE), (Espanha, Itlia, Grcia, Portugal e Frana) e 2 milhes de exploraes. A Espanha o pas com maior rea (quase 2 milhes de hectares), sendo tambm o primeiro produtor, e a Frana o mais pequeno com 40 000 hectares.

Em Portugal, de acordo com o ltimo recenseamento agrcola, o olival ocupa 335 029 ha, aqui includo tambm o olival destinado produo de azeitona de mesa (10 546 ha) correspondendo a 150 029 exploraes. A produo anual de azeite na Unio Europeia ronda os 2 milhes de toneladas. A produo no estvel uma vez que as campanhas so afectadas pelas condies climatricas que influenciam a produo anual de azeitona, verificando-se anos de safra e contra-safra. No entanto, fruto dos investimentos realizados na ltima dcada sobretudo em Espanha, na melhoria das cultivares e no aumento da rea de olival, estas oscilaes tendem a esbater-se.

A ZEITE E AMBIENTE
obteno de uma produo com qualidade. Nunca como hoje a oferta de azeite embalado foi to grande. Os azeites DOP (Denominao de Origem Protegida) e os azeites obtidos por modo de produo biolgica comeam a implantar-se no mercado, ainda que em pequenas quantidades. O azeite virgem extra e o azeite virgem tm vindo a conquistar mercado at h pouco tempo completamente dominado pelo gnero Azeite (que uma mistura de azeite refinado com azeite virgem), e que sempre beneficiou de grandes campanhas publicitrias de algumas, muito poucas, marcas. Esta designao ainda confunde o consumidor que julga estar a adquirir o mesmo produto por um preo mais baixo.

Portugal produz em mdia 40 000 toneladas correspondendo a 2% da produo Comunitria. Em termos de consumo, so os pases produtores os principais consumidores do azeite, atingindo os 24 Kg na Grcia (maior consumo per capita do mundo) e 15 Kg per capita em Espanha. Em Portugal, tal como noutros pases, o consumo tem vindo a aumentar, cifrando-se globalmente em 60 000 toneladas, atingindo em 1999 os 7 Kg per capita.

Produo e qualidade
hoje notrio que no nosso pas se tem registado um grande esforo na

2 7

A ZEITE E AMBIENTE

Os investimentos no sector
De acordo com a balano apresentado pelo IFADAP, no perodo em que vigorou o II QCA (1994-99), foram investidos no olival cerca de 8 milhes de contos. Estes investimentos foram realizados, sobretudo, na plantao de novo olival, mas tambm na reconverso, cujos projectos incluram tambm a aquisio de equipamentos de rega e de colheita e limpeza de azeitona. Em termos de rea, foram beneficiados 12 600 hectares. No entanto, no podemos deixar de referir que entre 1996 e 1999 foram beneficiados cerca de 26 000 hectares, mas que em igual perodo foram arrancados mais de 33 000 hectares de olival (caduco na sua maioria) o que se traduz num saldo negativo de 7000 hectares.

No que respeita aos lagares de azeite, foram realizados investimentos muito significativos ao nvel da concentrao e aumento da capacidade de produo. No perodo de 1994-99 foram investidos mais de 9 milhes de contos na modernizao dos lagares existentes e na construo de novos. Em termos de distribuio nacional o Alentejo e Trs-os-Montes foram as regies mais beneficiadas. A recuperao da produo tem, no entanto, sido difcil, apesar dos investimentos realizados, dado tratar-se de um investimento de mdio-longo prazo envolvendo riscos que muitos dos nossos actuais agricultores no esto em condies de assumir, quer porque esto descapitalizados quer porque correspondem a uma faixa etria muito alta. Portugal foi autorizado a plantar, at 2006, mais 30 000 hectares de novo olival com direito ajuda produo.

A ZEITE E AMBIENTE
Em 2000 e 2001 foram plantados 3700 ha, dos quais 161 ha de olival super intensivo (com densidades de plantao muito superiores a 300 rvores por hectare), sobretudo no Ribatejo. Este tipo de olivais , segundo algumas opinies, a chave para a recuperao da produo de azeite, manifestando-se outros contra esta soluo pelo impacto negativo que a intensificao da produo tem sobre os solos e a qualidade do azeite produzido.

O impacto ambiental da produo olecola


Em Portugal a produo de azeite uma actividade caracterizada por um grande nmero de lagares de pequena dimenso dispersos pelo pas, concentrando-se os de grande dimenso nas zonas de maior produo de azeitona. Os lagares nunca tiveram um grande impacto negativo sobre o ambiente. Os efluentes dos lagares tradicionais de prensas (as guas ruas so o efluente mais importante e o que tem maior carga poluente elevada carga orgnica, elevada toxicidade bem como acentuada acidez) eram descarregados directamente em rios e ribeiras, quando os caudais destes ltimos so mais elevados, diluindo as guas ruas e reduzindo, desta forma, a contaminao do meio hdrico. Alm disso o perodo de laborao destes lagares limitado aos meses da colheita, entre Novembro e Fevereiro, chegando muitos lagares a laborar algumas semanas apenas, o que torna esta actividade muito diferente das restantes indstrias e Agroindstrias.

2 9

A ZEITE E AMBIENTE

Os diferentes tipos de lagares


A produo de azeite tem vindo a concentrar-se em lagares com maior capacidade produtiva. Em dez anos desapareceram quase 700 lagares de azeite, no tendo, apesar disso, diminudo a capacidade de produo. De acordo com um Estudo para a caracterizao do sector lagareiro e dos seus subprodutos elaborado pela ACACSA (Agncia de Controlo das Ajudas Comunitrias ao Sector do Azeite), na campanha de 1998/99 dos 902 lagares que laboraram, a grande maioria (84%) so do tipo clssico (lagares de prensas) sendo os restantes 16% de tipo contnuo de duas ou trs fases, tendo sido estes ltimos responsveis por quase 60% da produo total de azeite no nosso pas.

Ainda de acordo com o referido estudo e durante a campanha de 98/99 os lagares de trs fases foram responsveis por 68% da produo total de guas ruas. Os lagares contnuos de duas fases, que so aqueles em cujo processo no adicionada gua, contribuem com 3%, respeitante a guas de lavagem da azeitona e azeite. O processo contnuo de duas fases tem como consequncia a produo de um bagao com teores muito altos de humidade, sem valor comercial, ao contrrio do bagao obtido atravs dos sistemas clssico e do contnuo de trs fases, que comprado pelas indstrias de extraco de leo de bagao de azeitona, constituindo nestes casos uma mais valia para os lagares.

10

A ZEITE E AMBIENTE Os sistemas de tratamento das guas ruas


Correspondendo ao reconhecimento por parte dos intervenientes na produo de azeite da necessidade de tratar os efluentes dos lagares (ou fruto da imposio por parte das autoridades que estabeleceu o ano de 1999 como data limite aos lagares para procederem ao tratamento dos seus efluentes) est em implementao um conjunto de solues que permitiro resolver este problema.

Os mtodos mais vulgarmente utilizados:


Lagoas de evaporao As guas ruas so concentradas em lagoas revestidas por material impermevel, com uma grande superfcie e baixa profundidade de modo a aumentar a capacidade de evaporao natural por via da energia trmica do sol. Podem ser aplicados painis de evaporao para os quais feita a asperso contnua da gua rua para acelerar a evaporao. Antes da campanha de laborao seguinte os resduos slidos acumulados so retirados podendo ser aplicados, em determinadas condies, nos solos agrcolas com fertilizante.

2 11

A ZEITE E AMBIENTE

Tratamento em conjunto com outros efluentes processo biolgico Este processo permite a integrao de doses moderadas de gua rua em conjunto com outros efluentes residuais ou orgnicos. O processo baseia-se na digesto anaerbia dos resduos com produo de biogs e co-gerao de electricidade, podendo o resduo final ser aproveitado como fertilizante agrcola. Este processo, tecnologicamente complexo e com custos de implementao elevados, encontra-se em fase de testes na ETAR de Abrantes, tendo a ele aderido vrios lagares da regio.

Sistemas fsico-qumicos Este processo baseia-se na utilizao de floculantes e coagulantes, podendo resultar, atravs de um processo enzimtico, um produto que poder constituir um fertilizante lquido orgnico aplicvel na agricultura.

Utilizao das guas ruas na rega de solos agrcolas As guas ruas produzidas durante a campanha de laborao so concentradas num reservatrio ou em lagoa estanque, sendo depois aplicadas na rega de culturas, aps correco do pH.

12

A ZEITE E AMBIENTE
Em Portugal apenas permitida a sua utilizao na rega de culturas arbreas ou arbustivas, podendo ser aplicados no mximo 80 metros cbicos por hectare, sendo a aplicao realizada preferencialmente entre os meses de Maro a Novembro. Alm disso existem algumas limitaes ou proibies relativamente s reas de Reserva Ecolgica Nacional (REN) proximidade de linhas de gua, albufeiras e populaes. As Direces Regionais da Agricultura e do Ambiente esto incumbidas do acompanhamento da aplicao das guas ruas nos solos.

2 13

A ZEITE E AMBIENTE
Os sistemas mais utilizados... As lagoas de evaporao e a utilizao das guas ruas na rega de solos agrcolas so os sistemas mais utilizados actualmente. A primeira soluo para grandes volumes de efluentes, produzidos pelos lagares contnuos de trs fases, e o segundo para os pequenos e mdios lagares tradicionais. Admitindo que os bons sistemas so aqueles que resolvem um problema com a melhor relao custo/benefcio, consideramos que do ponto de vista ambiental devem ser promovidos e apoiados sistemas que envolvem processos de devoluo ao solo de tudo aquilo que dele provm.

14

A ZEITE E AMBIENTE
Um exemplo... A Cooperativa Agrcola dos Olivicultores de Vila Flr e Ansies tem, na sua componente olecola, um lagar de tipo contnuo de duas fases. Confrontados com o problema do escoamento do bagao produzido (tal como referido anteriormente tem um grau elevado de humidade pode exceder 70%) e associando o crescente interesse pela utilizao de matria orgnica para a correco e fertilizao dos olivais (sobretudo no modo de produo biolgico) desenvolveram um projecto de compostagem do bagao colocando ao dispor dos seus associados um composto para aplicao nos olivais.

2 15

A ZEITE E AMBIENTE
O Eng. Helder Teixeira d conta da experincia... Na campanha 2000/2001, o bagao foi fornecido ao agricultor sem qualquer tratamento, responsabilizando-se este pela compostagem nas suas nitreiras distribuindo-o sem correco e sem anlise de defeitos que podem ser prejudiciais aos solos e s culturas. Para esta campanha prev-se que o sistema j funcione como previsto, cujo processo se descreve sucintamente no diagrama da pgina seguinte. O bagao produzido pela linha de extraco de duas fases bombeado e lanado no descaroador que separa o caroo dos outros constituintes.

16

A ZEITE E AMBIENTE

DIAGRAMA DO PROCESSO

AZEITE VIRGEM

LINHA DE RECEPO DE AZEITONA LINHA DE EXTRACO DE AZEITE

GUAS E ESCORRNCIAS DA AZEITONA E DO AZEITE

CAROO

BAGAO

PALHAS, MATOS E SERRINS

POLPA

FOLHAS

ETAR

COMPOSTO

LAMAS DESMINERALIZADAS

FERTILIZANTE CORRECTIVO PARA OLIVAIS

LAGOA IMPERMEABILIZADA

GUAS

2 17

A ZEITE E AMBIENTE
O caroo utilizado para a produo de energia calorfera para aquecimento de guas, e o excesso vendido para a industria de panificao e para caldeiras de aquecimentos centrais de habitaes e edifcios pblicos. Este um produto que tem grande procura, devido ao elevado poder calrico, pouco poluente (tem pouca emisso de fumos e falhas) e fcil manuseamento. O bagao descaroado depositado num tanque onde se juntam as folhas de limpeza da azeitona, produtos celulsicos da industria da madeira locais e palhas de cereais. O chorume resultante do escorrimento fica depositado numa bala impermeabilizada, que recebe tambm as guas de lavagem da azeitona e do azeite. Com esta gua faremos a rega do composto durante o Vero afim de o manter hmido e acelerar o processo de compostagem. Durante o perodo de compostagem o composto vai ser movimentado para aumentar o arejamento. Findo o processo de compostagem, o composto ser corrigido quanto ao pH e fornecido aos agricultores a granel que, por sua vez, o iro incorporar nos solos agrcolas, com o fim de melhorar a estrutura e a fertilizao de solo.

Fontes de informao
IFADAP; INFORMAR: 2001, n. 14 Balano do investimento no sector do azeite olivais e lagares. Comisso Europeia, Fact-sheet: Junho de 2002 O sector do azeite na Unio Europeia. ACACSA: 1999 Estudo para a caracterizao do sector lagareiro e seus subprodutos. COI, dados estatsticos. INE; Recenseamento Geral da Agricultura: 1999.

18

You might also like