You are on page 1of 14

PROJETODELIBRAS

TECNOLOGI AEEDUCAOADI STNCI A:ABORDAGENSE CONTRI BUI ESDOSAMBI ENTESDI GI TAI SEI NTERATI VOSDE AP RENDI ZAGEM
A LMEI DA,MariaElizabethBianconcinideP UCSP GT:EducaoeComunicao/n.16 AgnciaFinanciadora:Nocontoucomfinanciamento

Resumo: Nas ltimas dcadas, a preocupao com a disseminao e a democratizao do acesso educaoparaatenderagrandemassadeeducandos,evidenciouaimportnciadaeducaoa distncia,realizadaaprincpiopormeiodecorrespondncia,posteriormenteatravs dousode meios de comunicao como o rdio e a televiso associados a materiais impressos enviados pelocorreio.Oadventodastecnologiasdeinformaoecomunicaotrouxenovasperspectivas para a educao a distncia, levando universidades, escolas, centros de ensino, organizaes empresariais e grupos de profissionais de educao, design e hipermdia a se dedicarem ao desenvolvimento de cursos a distncia com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet, os quais assumem distintas abordagens. Este artigo discute as abordagens usuais da educao a distncia, destacando o uso crescente das TIC para o desenvolvimentodeumprocessoeducacionalinterativoque incitaaevoluodecompetncias deleituraeescritaparaenfrentarsituaesdocotidianoeconseqentementeainclusodigital.

P alavraschave: educaoadistncia,tecnologiadeinformaoecomunicao,interao I ntroduo DesdeosculoXIX,aeducaoadistnciaEaDcomousodocorreioparatransmitir informaeseinstruesaosalunosereceberdestesasrespostassliespropostas,funciona comoalternativaempregadaprincipalmentenaeducaonoformal.Posteriormente,foiusada para tornar a educao convencional acessvel s pessoas residentes em reas isoladas ou quelesquenotinhamcondiesdecursaroensinoregularnoperodoapropriado,associando ousodordiocomomeiodeemissorpidadeinformaesaoenviodemateriaisviacorreios, oqueimputouEaDareputaodeeducaodebaixocustoedesegundaclasse.

PROJETODELIBRAS

Nasltimasdcadas,aeducaoadistnciatomouumnovoimpulsocomaintegrao detecnologiastradicionaisdecomunicaocomoordioeatelevisoassociadosaosmateriais impressosenviadospelocorreio,oquefavoreceuadisseminaoeademocratizaodoacesso educaoemdiferentesnveis,permitindoatenderagrandemassadealunos. A disseminao do uso das tecnologias de informao e comunicao em diferentes ramos da atividade humana, bem como sua integrao s facilidades da telecomunicaes, evidenciou possibilidades de ampliar o acesso formao continuada e o desenvolvimento colaborativodepesquisas cientficas. Mais importante doque a ampliao de possibilidades, a incorporao EaD de diferentes recursos tecnolgicos, e, especialmente das tecnologias de informao e comunicao TIC, a partir das potencialidades e caractersticas que lhe so inerentes, apresentase como estratgia para democratizar e elevar o padro de qualidadeda formaodeprofissionaiseamelhoriadequalidadedaeducaobrasileira. Paratanto,hqueseinvestigarsobreaspossibilidadesdeprocessosEaDbaseadosem prticas sociais significativas e no estudo de problemticas do cotidiano, processos estes centradosnodilogoentrealunoseprofessoreserespectivosmecanismosderepresentaoda expressodopensamento,acessosinformaeseproduodeconhecimento. importantecompreenderqueosdesafiosdaEaDsocongruentescomosdesafiosdo sistema educacional em sua totalidade, cuja anlise implica em analisar que educao se pretende realizar, para quem se dirige, com quem ser desenvolvida, com o uso de quais tecnologiasequais asabordagensmaisadequadasparaaceleraroprocessodeinclusosocial dapopulaobrasileira. Comointuitodedesenvolverinvestigaesparaidentificarascontribuiesdousodas TIC na formao inicial ou continuada, favorecendo o desenvolvimento de competncias
1 relacionadas com o uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem para a incluso

digital e social, um grupo de docentes e psgraduandos do Programa de PsGraduao em Educao:Currculo,daPUC/SP,adotoucomofocodeestudosas concepes tericasenovas metodologiasparaeducaoadistncia,alfabetizaoeinclusodigital. Opresenteartigoconstituiumaelaboraotericaarespeitodosestudosdesenvolvidos nesse grupo, explicitando as abordagens usuais da educao a distncia, as contribuies do potencial de interatividade das TIC (Silva, 2000) para concretizar a interao entre pessoas (alunoaluno e professoraluno), objetos de aprendizagem e recursos hipermedticos nos ambientes virtuais e interativos de aprendizagem, a produo de conhecimento individual e grupal,aevoluodecompetnciasdeleituraeescritaparaenfrentarsituaesdocotidianoea inclusodigital.

Opteipeladenominaoambientesdigitaisaoinvsdousualambientesvirtuaisumavezqueotermo virtual indicaalgoempotncia,queaindanosetornouato(JapiassueMarcondes,1993),umviraser.Digitalse referetecnologiadaqualoscomputadoressoconstitudos.

PROJETODELIBRAS

Abordagensdaeducaoadistncia
Aintegraodemeiosdecomunicaodemassatradicionaisrdioeteleviso,coma melhorianarapidezdedistribuiodemateriaisimpressospelocorreio,provocouaexpansoda educaoadistnciaapartirdecentrosdeensinoeproduo,osquaisemitemasinformaes demaneirauniformeparatodososalunos,querecebemasproduesdosemissores,estudam osconceitosrecebidos,realizamosexercciospropostoseosremetemaosrgosresponsveis pelocursoparaavaliaoeemissodenovosmdulosdecontedo. Emboraaeducaoadistnciarealizadaatravsdemeiosconvencionaisdetransmisso dificulte o estabelecimento de interrelaes entre emissor e receptor, processo e produto e apresente altos ndices de desistncia, ela encontrase disseminada em todas as partes do mundo, devido necessidade de atender a crescente parcela da populao que busca sua formao (inicial ou continuada) a fim de adquirir condies de competir no mercado de trabalho. Nessaabordagemdeeducaoadistncia,contasecomapresenadoprofessorpara elaborar os materiais instrucionais e planejar as estratgias de ensino e com um tutor encarregado de responder as dvidas dos alunos. Quando o professor no se envolve nas interaescomosalunos,oquemuitofreqente,cabeaotutorfazlo.Porm,casoessetutor nocompreendaaconcepodocursoounotenhasidodevidamentepreparadoparaorientar oaluno,correseoriscodeumatendimentoinadequadoquepodelevaroalunoaabandonara nicapossibilidadedeinteraocomotutor,passandoatrabalharsozinhosemtercomquem dialogararespeitodesuasdificuldadesouelaboraes. O advento das tecnologias de informao e comunicao TIC trouxe novas perspectivasparaaeducaoadistnciadevidosfacilidadesdedesigneproduosofisticados, rpida emisso e distribuio de contedos, interao com informaes, recursos e pessoas, bem como flexibilidade do tempo e quebra de barreiras espaciais. Universidades, escolas, centros de ensino, organizaes empresariais, grupos de profissionais de design e hipermdia lanamse ao desenvolvimento de portais educacionais ou cursos a distncia com suporte em ambientes digitais de aprendizagem que funcionam via internet para realizar tanto as tradicionais formas mecanicistas de transmitir contedos digitalizados como processos de comunicaomultidirecionaleproduocolaborativadeconhecimento. Conforme Prado eValente (2002: 29)asabordagens de EaDpormeio das TICpodem ser detrs tipos:broadcast, virtualizao dasaladeaula presencial ouestar juntovirtual. Na abordagem denominada broadcast, a tecnologia computacional empregada para entregar a informaoaoaluno(ib)damesmaformaqueocorrecomousodastecnologiastradicionaisde comunicao como o rdio e a televiso. Quando os recursos das redes telemticas so

PROJETODELIBRAS

utilizados da mesma forma que a sala de aula presencial, acontece a virtualizao da sala de aula, que procura transferir para o meio virtual o paradigma do espaotempo da aula e da comunicao bidirecional entre professor e alunos. O estar junto virtual, tambm denominado aprendizagem assistida por computador AAC, explora a potencialidade interativa das TIC propiciada pela comunicaomultidimensional, que aproxima osemissores dos receptores dos cursos,permitindocriarcondiesdeaprendizagemecolaborao. No entanto, utilizar as TIC como suporte EaD apenas colocando o aluno diante de informaes, problemas e objetos de conhecimento pode no ser suficiente para envolvlo e despertarlhe tal motivao pela aprendizagem que ele crie procedimentos pessoais que lhe permitam organizar oprpriotempo paraestudoseparticipaodas atividades, independente do horrio ou local emque esteja.ConformeAlmeida (2000:79) preciso criar um ambiente que favorea a aprendizagem significativa ao aluno, desperte a disposio para aprender (AusubelapudPozo,1998),disponibilizeasinformaespertinentesdemaneiraorganizadaeno momentoapropriado,promovaainteriorizaodeconceitosconstrudos.

Ambientesdigitaisdeaprendizagem
Ambientes digitais de aprendizagem so sistemas computacionais disponveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informao e comunicao.Permitemintegrarmltiplasmdiaserecursos,apresentarinformaesdemaneira organizada, desenvolver interaes entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produes tendo em vista atingir determinados objetivos. As atividades se desenvolvem no tempo, ritmo de trabalho e espao em que cada participante se localiza, de acordo com uma intencionalidade explcita e um planejamento prvio denominado design
2 educacional o qual constitui a espinha dorsal das atividades a realizar, sendo revisto e ,

reelaboradocontinuamentenoandamentodaatividade. Os recursos dos ambientes digitais de aprendizagem so basicamente os mesmos existentes na internet (correio, frum, batepapo, conferncia, banco de recursos etc.). Esses ambientes tm a vantagem de propiciar a gesto da informao segundo critrios pr estabelecidos de organizao definidos de acordo com as caractersticas de cada software e possuembancosdeinformaesrepresentadasemdiferentesmdiaseinterligadaspormeiode conexes(linksinternosouexternosaosistema). Ogerenciamentodesses ambientesdizrespeitodiferentes aspectos,destacandosea gestodasestratgiasdecomunicaoemobilizaodosparticipantes,agestodaparticipao
2

Opteipelousodotermodesigneducacionaladotadopordiversosautores(Campos&Rocha,1998Paas, 2001)porconsiderlomaisadequadoeamploporqueabarcadistintasconcepesdeensinoeaprendizagem.

PROJETODELIBRAS

dosalunospormeiodoregistrodasprodues,interaesecaminhospercorridos,agestodo apoioeorientaodosformadoresaosalunoseagestodaavaliao. Os ambientes digitais de aprendizagem podem ser empregados como suporte para sistemas de educao a distncia realizados exclusivamente on line, para apoio s atividades presenciais de sala de aula, permitindo expandir as interaes da aula para alm do espao tempo do encontro faceaface ou para suporte atividades de formao semipresencial nas quaisoambientedigitalpoderserutilizadotantonasaespresenciaiscomonasatividadesa distncia. A fim de melhor compreender as diversas metodologias como se desenvolvem a educao a distncia com suporte em ambientes digitais de aprendizagem, importante especificarosignificadodealgunstermosfreqentementeempregadoscomoequivalentes,mas que possuem especificidades relacionadas com as formas como esses ambientes so incorporadosaoprocessoeducacional,querserealizemnasmodalidadestradicionaisdoensino formal,quersejamatividadeslivresourelacionadasaprogramasdeformaocontinuada. Educaoon line,educao adistnciaeelearningso termos usuaisda rea,porm no so congruentes entre si. Educao a distncia assim denominada devido noo de distncia fsica entre o aluno e o professor, podendo realizarse pelo uso de diferentes meios (correspondnciapostaloueletrnica,rdio,televiso,telefone,fax,computador,Internetetc.) etcnicasquepossibilitemacomunicao. Educaoonlineumamodalidadedeeducaoadistnciarealizadaviainternet,cuja comunicao ocorre de forma sncrona ou assncrona. Tanto pode utilizar a internet para distribuir rapidamente as informaes como pode fazer uso da interatividade propiciada pela internetparaconcretizarainteraoentreaspessoas,cujacomunicaopodesedardeacordo comdistintasmodalidadescomunicativas,asaber: comunicao umaum, ou dito de outra forma, comunicao entre uma e outra pessoa, como o caso da comunicao via email que at pode ter uma mensagem enviada para muitas pessoas desde que existauma listaespecficapara tal fim, mas suaconcepo a mesma da correspondncia tradicional, portanto existe uma pessoa que remete a informaoeoutraquearecebe. comunicaodeumparamuitos,ouseja,deumapessoaparamuitaspessoas,comoocorre no uso de fruns de discusso, nosquais existe um mediador e todos que tm acesso ao frum,enxergamasintervenesefazemsuascolocaes comunicao de muitas pessoas para muitas pessoas, ou comunicao estelar, que pode ocorrernaconstruocolaborativadeumsiteounacriaodeumgrupovirtual,comoo

Outros autores utilizem a denominao design instrucional, o qual traz subjacente a concepo de treinamento.

PROJETODELIBRAS

casodascomunidadescolaborativasemquetodosparticipamdacriaoedesenvolvimento daprpriacomunidade. OeLearningumamodalidadedeeducaoadistnciacomsuportenainternetquese desenvolveu a partir das necessidades de empresas relacionadas com o treinamento de seus funcionrios, cujas prticas esto centradas na seleo, organizao e disponibilizao de recursos didticos hipermediticos. Porm, devido ao descaso para com o aproveitamento do potencialdeinteratividadedasTICnacriaodecondiesqueconcretizemainteraoentreas pessoas,atrocadeexperinciaseinformaes,aresoluodeproblemas,aanlisecolaborativa de cenrios e os estudos de casos especficos, profissionais envolvidos com o elearning vm denunciandoafaltadeinteraoentreaspessoascomofatordedesmotivao,dealtosndices dedesistnciaebaixaprodutividade. Assim, eLearning originado no treinamento corporativo segundo a perspectiva de treinamento, comea a incorporar prticas voltadas ao desenvolvimento de competncias por
3 meiodainteraoecolaboraoentreosaprendizes .Consideradonomomentoasoluopara

superar as dificuldades de tempo, deslocamento e espao fsico que comporte muitas pessoas reunidas, o eLearning est sendo apontado como a tendncia atual de treinamento, aprendizagemeformaocontinuadanosetorempresarial Em qualquer tipo ou modalidade de atividade a distncia, podese lanar mo de diferentes meios e recursos, tais como hipertextos veiculados em CDRom, distribuio de
4 materialimpressoviacorreios,vdeos,teleconfernciasetc.Otermoblendedlearning temsido

empregado para indicar a capacidade de um mesmo sistema integrar diferentes tecnologias e metodologias de aprendizagem com o intuito de atender s necessidades e possibilidades das organizaes escondiesdosalunos,visandopotencializaraaprendizagemeoalcancedos objetivos. Tambm denominado eLearning hbrido, diz respeito atividades que podem englobar autoformao assncrona, interaes sncronas em ambientes virtuais, encontros ou aulaseconfernciaspresenciais,outrasdinmicasusuaisdeaprendizagemediversosmeiosde suporteformao,tantodigitaiscomooutrosmaisconvencionais. A distncia geogrfica e o uso de mltiplas mdias so caractersticas inerentes educao a distncia, mas no so suficientes para definirem a concepo educacional. A par disso, a tica presente na regulamentao do artigo 80 da LDB, do Decreto no 2.494 de 10/02/98,indicacomocaractersticadaeducaoadistnciaaautoaprendizagemmediadapor recursos didticos, sem salientar o papel do aluno e do professor, bem como as respetivas interaes e intencionalidade implcita em todo atopedaggico voltadaaodesenvolvimentode competncias,habilidadeseatitudes.

3 4

Aesserespeito,consultarLucena(2003). Otermo blendedemInglssignificamistura,ouseja,umacombinaocomoobjetivodeatingirmelhores resultados.

PROJETODELIBRAS

A noo de proximidade relativa abordagem educacional adotada, a qual subjaz a todoatoeducativo,presencialouadistncia.Almdisso,aeducaopresencialtambmpode fazer uso de recursos hipermediaticos. A amplitude da distncia dada pela concepo epistemolgica e respectiva abordagem pedaggica, a qual separa ou aproxima professor e alunos. Existe um conjunto de aspectos indicadores da coerncia com a concepo epistemolgica que interferem na distncia e direo comunicacional criada entre professor e alunos,osquaissefazempresentetantonaeducaopresencialcomonaeducaoadistncia. Adistncia,quepodeafastarouaproximaraspessoassereferemediaopedaggica,sendo designadaporMoorecomodistnciatransacional,cujaamplitudepodesermedidapelonvel do dilogo educativo que pode variar de baixo a freqente e pelo grau da estrutura varivel entrergidaeflexvel(Bouchard,2000:76). Cada recurso meditico empregado na educao a distncia contm caractersticas estruturais especficas e nveis de dilogos possveis de acordo com a prpria mdia, os quais interferemnonveldadistnciatransacional.Damesmaforma,emumambientedesaladeaula onveldedilogoeparticipaodosalunospropiciadopelaabordagempedaggicaassumida pelo professor e respectivas estratgias e mediaes pedaggicas. Bouchard (ib.: 78) prefere tratardalatitudeinerenteadeterminadamdiaemfunodasestruturasedodilogoqueela autorizaounoautoriza,aoinvsdograuabsolutodedistnciaintrnsecadamdia. Portanto, EaD no apenas uma soluo paleativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituies educacionais nem trata da simples transposio de
5 contedosemtodosdeensinopresencialparaoutrosmeiostelemticos .OsprogramasdeEaD

podemteronveldedilogopriorizadoounosegundoaconcepoepistemolgicaerespectiva abordagempedaggica. Entretanto,mesmo como usode recursos da TIC,observase com maior freqnciaa ocorrnciadeprogramasdeEaDcentradosnadisponibilidadedemateriaisdidticostextuaisou hipertextuais, cabendo ao aprendiznavegar pelosmateriais, realizarasatividades propostas e dar as respostas, muitas vezes isolado, sem contato com o formador ou com os demais participantes do programa. Nesse caso, o exerccio da autonomia pelo aprendiz incitalhe a tomada de deciso sobre os caminhos a seguir na seqncia dos contedos apresentados e a disciplinanoshorriosdeestudos.OsrecursosdaTICpodemserempregadosparacontrolaros caminhospercorridospeloaprendiz,automatizarofornecimentoderespostasssuasatividades eofeedbackemrelaoaoseudesempenho. Para Almeida (2001), participar de um ambiente digital se aproxima do estar junto

virtual (Prado e Valente, 2002), uma vez que atuar nesse ambiente significa expressar
pensamentos, tomar decises, dialogar, trocar informaes e experincias e produzir conhecimento.Asinteraespormeiodosrecursosdisponveisnoambientepropiciamastrocas
5

Telemticossignifica...tele,vemdogregolonge,distante....

PROJETODELIBRAS

individuais e a constituio de grupos colaborativos que interagem, discutem problemticas e temas de interesses comuns, pesquisam e criam produtos ao mesmo tempo que se desenvolvem. Desde modo, formamse as redes de aprendizagem colaborativa que empregam as

ComputerMediatedCommunications(CMC)paraaprenderemconjuntopormeiodainterao,
comunicaomultidimensionaleproduocolaborativa(Baranauskas,Rocha,MartinseDAbreu, 1999),oqueconstituiosambientesdigitaisinterativosdeaprendizagem,nosquaiscadapessoa busca as informaes que lhe so mais pertinentes, internalizaas, apropriase delas e as transformaemumanovarepresentao,aomesmotempoquetransformaseevoltaaagirno grupotransformadoetransformandoogrupo.Nessaabordagem,ensinarorganizarsituaes de aprendizagem, planejar e propor atividades, disponibilizar materiais de apoio, ter um professor que atua como mediador e orientador do aluno, procurando identificar suas representaesdepensamento,fornecerinformaesrelevantes,incentivarabuscadedistintas fontesdeinformaesearealizaodeexperimentaes,provocarareflexosobreprocessose produtos, favorecer a formalizao de conceitos, propiciar a interaprendizagem e a aprendizagemsignificativadoaluno. Aprender planejar desenvolver aes receber, selecionar e enviar informaes estabelecerconexesrefletirsobreoprocessoemdesenvolvimentoemconjuntocomospares desenvolverainteraprendizagem,acompetnciaderesolverproblemasemgrupoeaautonomia em relao busca,ao fazer e compreender. As informaes so selecionadas, organizadas e contextualizadassegundoasexpectativasdogrupo,permitindoestabelecermltiplasemtuas relaeserecurses,atribuindolhesumnovosentidoqueultrapassaacompreensoindividual. Comousodeambientesvirtuaisdeaprendizagemredefineseopapeldoprofessorque finalmentepode compreendera importncia de serparceirodeseusalunos eescritordesuas idias e propostas, aquele que navega junto com os alunos, apontando as possibilidades dos novos caminhos sem a preocupao de ter experimentado passar por eles algum dia. O professorprovocaoalunoadescobrirnovossignificadosparasimesmo,aoincentivarotrabalho com problemticas que fazem sentido naquele contexto e que possam despertar o prazer da descoberta, da escrita, da leitura do pensamento do outro e do desenvolvimento de projetos colaborativos.Desenvolveseaconscinciadequeselidoparacompartilharidias,saberese sentimentosenoapenasparasercorrigido. Paradesenvolveraeducaoadistnciacomsuporteambientesdigitaiseinterativosde aprendizagem tornase necessrio a preparao de profissionais para desenvolver os recursos tecnolgicos (software) condizentes com as necessidades educacionais, o que implica em estruturar equipes interdisciplinares constitudas por educadores, profissionais de design, programaoe desenvolvimento de ambientes computacionais para EaD, com competncia na criao,gerenciamentoeusodessesambientes.

PROJETODELIBRAS

Assim, a educao a distncia em ambientes digitais e interativos de aprendizagem permite romper com as distncias espaotemporais e viabiliza a recursividade, mltiplas interferncias, conexes e trajetrias, no se restringindo disseminao de informaes e tarefasinteiramentedefinidasapriori.AEaDassimconcebidatornaseumsistemaaberto,com mecanismosdeparticipaoedescentralizaoflexveis,comregrasdecontrolediscutidaspela comunidadeedecisestomadasporgruposinterdisciplinares(Moraes,1997:68). Ressaltasequeumambientedigitaldeinteraoeaprendizagemconstituiumaecologia

da informao (Nardi, 1999), criada na atividadede todos osparticipantes desse contexto, os


quaismedidaqueinteragem,transformamaformaderepresentaroprpriopensamentoese transformammutuamentenadinmicadasinterrelaesqueseestabelecem,aomesmotempo que alteram o prprio ambiente. Na ecologia da informao o foco no a tecnologia, mas a atividadeemrealizao,caracterizadapeladiversidade,evoluocontnuaelocalidade. Osentidodelocalidadedizrespeitoaoespaodigital,ouaociberespao,cujascondies so continuamente contextualizadas nas aes em desenvolvimento neste espao e descontextualizadas na apropriao destasaes para outras situaes e ecologiasem que os participantes se encontram envolvidos. A par disso, a anlise de experincias realizadas em contextos concretos especficos, permite descontextualizlas de sua situao original, tornandoasobjetodereflexonogrupovirtualquearecontextualizaemoutros patamaresde compreenso,oqueinduzanovascontextualizaes.

Avaliaoemeducaoadistnciacomsuporteemambientesdigitais deinteraoeaprendizagem
Conforme Almeida (2002), importante destacar o potencial da EaD com suporte em ambientes digitais e interativos de aprendizagem para a representao do pensamento do aprendizeacomunicaodesuas idias,assimcomoparaaproduoindividualecoletivade conhecimentos. Devido caracterstica das TIC relacionada com o fazer, rever e refazer contnuo,oerropodesertratadocomoobjetodeanliseereformulao.Ditodeoutraforma,o aprendiztemaoportunidadedeavaliarcontinuamenteoprpriotrabalhocomacolaboraodo grupo e efetuar instantaneamente as reformulaes que considere adequadas para produzir novossaberes,assimcomopodeanalisarasproduesdoscolegas,emitirfeedbackeespelhar se nessas produes. Nesse sentido, Almeida e Prado (2003) analisam uma experincia de resoluodeproblemasemgruposcolaborativosqueinteragemexclusivamentepormeiodeum ambientedigitaldeinteraoeaprendizagemeevidenciamopotencialdessesambientesparaa avaliaoprocessualeautoavaliao. Ressaltase o desafio da avaliao tendo em vista que os alunos encontramse em diferentesespaos.Mais umavez,ousodas TICemEaDtraz uma contribuioessencialpelo

PROJETODELIBRAS

registro contnuo das interaes, produes e caminhos percorridos pelo aluno, permitindo recuperar instantaneamente a memria de qualquer etapa do processo, realizar tantas atualizaesquantasforemnecessriasedesenvolveraavaliaoprocessualnoquedizrespeito aacompanharaevoluodoalunoesuasprodues.Apardisso,mesmoapsaconclusodas interaes,possvelrecuperarasinformaes,revertodooprocessoerefazerasanlisesmais pertinentesemtermosdeavaliao. Nesse sentido, o Projeto Nave (Almeida, 2001), desenvolvido por pesquisadores do ProgramadePsGraduaoemEducao:Currculo,daPUC/SP,evidenciouapossibilidadede transformaraavaliaoemumprocessoquepermitacompreenderodesenvolvimentodoaluno e simultaneamente analisar a atividade em realizao de modo a identificar avanos e dificuldadesafimderedirecionaraes.Diantedadisponibilidadedeacessoaos registrosdas interaeseprodues,oprprioalunoteveaoportunidadederealizaraautoregulaodasua aprendizagem. Conforme Almeida & Almeida (2003), a concepo de conhecimento, ensino e aprendizagem implcita no design educacional de um curso a distncia fornece o balisamento paraaavaliao.Estapoderdirecionarseaocontroledodesempenhodoalunodeformamais eficientedoqueematividadespresenciais,umavezqueosambientesdigitaisdeaprendizagem fornecem estatsticas sofisticadas sobre os caminhos percorridos pelo aluno e respectivas produes. Por outro lado, o registro da participao do aluno e respectivas produes permite tambm acompanhlo, identificar suas dificuldades, orientlo, propor questes que desestabilizem suas certezas inadequadas, encaminhar situaes que possam ajudlo a desenvolverse e orientar suas produes e desenvolver processos avaliativos participativos. Assim,oalunoquetemaoportunidadedecompreenderoquejsabe,oqueprecisaaprendere comovemsedesenvolvendoaolongodocurso.Atribuirumconceitoquereflita aevoluodo aluno ao longo do curso apenas a conseqncia de sua participao e desenvolvimento, devidamenteregistradosediscutidoscomosformadores.

I ntegraodediferentestecnologiasemEducaoadistncia
Atualmente os programas de televiso em canal aberto criam roteiros tal que os telespectadorestmasensaodeseremparticipantesativosnodesenrolardasaes.Decorre daasinmeraschamadasparavotaoviatelefoneouemail,demodoqueostelespectadores decidam o finalda histria ou o vencedordedeterminada situao. Essa interao no leva tomadadedecisoemrelaoprpriaaprendizagemecaracterizaumaparticipaoilusria. Por outro lado, o que se busca em educao uma interao que permita ao aprendiz representarasprpriasidiaseparticipardeumprocessoconstrutivo.

PROJETODELIBRAS

As redes detelevisoeducativacomoaTVEscoladaFundaoRoquetePintodoMEC, TV Educativada FundaoPadre Anchieta deSo Paulo,Canal Futura dasOrganizaes Globo de Televiso, desenvolvem programas com finalidades educativas e no apenas de entretenimento,veiculandoatividadesmaisinovadorasemtermosdeaprendizagemeinterao, segundoascaractersticasdomeio. O programa Um Salto para o Futuro da TV Escola, vem mudando sua estrutura e aumentandoaparticipaoadistnciadaspessoasqueoassistemapartirdediferentespartes doBrasil.Anteriormente,eradestinadomaiortempodoProgramaparaaapresentaodefilmes e anlise de especialistas, ficando um pequeno bloco para a insero de perguntas dos participantesremotos,asquaiseramrespondidasaovivopelosespecialistas.Hoje,inverteuse a situao. Os filmes tm pequena durao, as consideraes dos especialistas so feitas no sentidodeproblematizarasituaoapresentadapelofilmeeosparticipantestmmaiortempo parafazerperguntasereceberrespostas.Asperguntasquenosorespondidasaovivo,podem ser respondidas posteriormente pelos especialistas via telefone, email ou fax, caracterizando umaintegraoentrediferentestecnologiasemdiascomafinalidadedepromoverainterao. O Programa Nacional de Informtica na Educao, ProInfo, do Ministrio da Educao, dedica quase metade de seus recursos formao deprofessores para a inserodas TIC na prtica pedaggica dentro de uma tica de interao e construo de conhecimento. Para dar suporteaessetrabalho,umalistadeemailsparaainteraoetrocadeexperinciasentreos professoresmultiplicadores funciona h aproximadamente trs anos e subsidia a formao continuada. Atualmente, os professores que atuam em locais onde existe suporte tecnolgico adequado,participamdeprojetosdeformaoadistnciaatravsdasTIC. No momento, os programas ProInfo e TVEscola, ambos da Secretaria de Educao a Distncia do MEC, aproximamse e realizam projetos que integram diferentes tecnologias na formaodeeducadores,naprticapedaggicaenagestoescolar,apontandoumatendncia promissoradeconvergnciaentreas mdias,quedeverinfluirfortementenadisseminaoda EaDnosprximosanos. Nesse sentido, o Frum Nacional de PrReitores de Graduao das Universidades Brasileiras ForGrad (2002: 14), salienta que a educao a distncia pode contribuir para a buscadenovosparadigmaseducacionaisnosentidodedeslocarsedaconcepodeeducao como sistema fechado, voltado para a transmisso e transferncia, para um sistema aberto, implicandoprocessostransformadoresquedecorremdaexperinciadecadaumdossujeitosda aoeducativa.

PROJETODELIBRAS

Educao a distncia em ambientes digitais de interao e aprendizagem,leituraeescrita


A educao a distncia com suporte em ambientes digitais numa perspectiva de interao e construo colaborativa de conhecimento favorece o desenvolvimento de competncias e habilidades relacionados com a escrita para expressar o prprio pensamento, leitura e interpretao de textos, hipertextos e leitura de idias registradas pelo outro participante.DecorredaograndeimpactoqueousodessesambientesnaEaDpoderprovocar no s no sistema educacional, mas tambm no desenvolvimento humano e na cultura brasileira,detradioessencialmenteoral,tradioestaimpostapelacolonizaoeescravatura aliadasmoralefcrist,oque impediuoacessodapopulaobrasileiraeducao,bem comoaomundodaleituraedaescritaeconseqenteformaodeleitoreseescritores(Cury, 2001). Participar de um curso a distncia em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagemsignificamergulharemummundovirtualcujacomunicaosedessencialmente pelaleituraeinterpretaodemateriaisdidticostextuaisehipertextuais,pelaleituradaescrita do pensamento do outro, pela expresso do prprio pensamento atravs da escrita. Significa convivercomadiversidadeeasingularidade,trocaridias eexperincias,realizarsimulaes, testar hipteses, resolver problemas e criar novas situaes, engajandose na construo coletiva de uma ecologia da informao, na qual valores, motivaes, hbitos e prticas so compartilhados. Cadaparticipantedoambientetemaoportunidadedepercorrerdistintoscaminhos,ns econexesexistentesentreinformaes,textos,hipertextoseimagensligarcontextos,mdias e recursos tornarse receptor e emissor de informaes, leitor, escritor e comunicador criar novos ns e conexes, os quais representam espaos de referncia e interao que pode ser visitado,explorado,trabalhado,nocaracterizandolocaldevisitaobrigatria. Devido a diversidade da realidade brasileira e a dificuldade ou at impossibilidade de acessosTICporparcelaconsiderveldapopulao,aeducaoadistncianoBrasilcontinuar convivendo com as diferentes abordagens. Enquanto se procuram mecanismos para democratizar a educao em todos os nveis, o grande contingente de pessoas alijados do acesso s TIC continuar participando de cursos a distncia por meio de tecnologias convencionais.Porm,essescursospodemtornarsemaisinterativoseassumirumaabordagem maisprximadoestarjuntovirtualapartirdoenvolvimentodosformadoresemumprograma de sua prpria formao continuada por meio das TIC que os leve a refletir sobre as contribuiesdessastecnologiasprticapedaggica. O uso das TIC na EaD poder levar tomada de conscincia sobre a importncia da participao de professores e tutores em todas as etapas da formao, a qual implica em

PROJETODELIBRAS

compreender o processo do ponto de vista educacional, tecnolgico e comunicacional. Da a possibilidade de transferir tal percepo para a EaD convencional e buscar alternativas que favoream a interaoentre os participantes e a representaodopensamentodo aprendiz, o quecomeaaseevidenciarnosmeiosdecomunicaoconvencionais. Tendoemvistaanecessidadedeflunciatecnolgicaparaqueapessoapossaparticipar de atividades adistncia com suporte no meiodigital, ficaexplcito a intrnsecaconexoentre EaD, alfabetizao e incluso digital, mas isso no significa ser esta ltima prrequisito para EaD e sim que h necessidade de trabalhar o desenvolvimento de competncias relacionadas com aalfabetizao e incluso digital quando as pessoas se propem a participarde cursos a distncia. A par disso, observase que a participao em cursos a distncia por meio de ambientesvirtuaisdeaprendizagemincitaodesenvolvimentodaexpressodopensamentopela representaoescritaquandooportunizadoaoaprendizparticipardediscusses,expressarse livrementeedesenvolverproduesindividuaisegrupais(Almeida,2002).

Refernciasbibliogrficas
Almeida, M. E. B. Incorporao da tecnologia de informao na escola: vencendo desafios, articulando saberes, tecendo a rede. In Moraes, M. C. (org.). Educao a distncia:

fundamentoseprticas.Campinas,SP:NIED/Unicamp,2002.
________.Tecnologiadeinformaoecomunicaonaescola:novoshorizontesnaproduo

escrita.PUC/SP.2002.mimeo.
_________ . Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Almeida, F. J. (coord). Projeto Nave. Educao a distncia.Formao deprofessoresem

ambientesvirtuaisecolaborativosdeaprendizagem.SoPaulo:s.n.,2001.
_________.Ocomputadornaescola:contextualizandoaformaodeprofessores.SoPaulo: Tese de doutorado. Programa de PsGraduao em Educao: Currculo, Pontifcia UniversidadeCatlicadeSoPaulo,2000. Almeida, F. J.E Almeida,M.E.B.Avaliaoem meio digital: novosespaos eoutros tempos. SoPaulo:PUC/SPCED,2003(noprelo). Almeida,F.J.Aprendizagemcolaborativa:oprofessoreoalunoresignificados.InAlmeida,F.J. (coord). Projeto Nave. Educao a distncia. Formao de professores em ambientes

virtuaisecolaborativosdeaprendizagem.SoPaulo:s.n.,2001.
Baranauskas,C.Rocha,H.V.Martins,M.C.eDAbreu,J.V.UmataxonomiaparaAmbientes deAprendizadoBaseados noComputador.In:Valente,J.A.Ocomputadornasociedade

doconhecimento.Campinas,SP:UNICAMP/NIED,1999.
Bouchard, P. Autonomia e distncia transacional na formao a distncia. In Alava, S. (org.).

Ciberespaoeformaesabertas.PortoAlegre:Artmed,2000.

PROJETODELIBRAS

Campos, F. & Rocha,A. R. Design instrucional econstrutivismo:embusca demodelos para o desenvolvimento de software.

IV

Congresso

RIBIE,

Braslia,

DF,

1998.

http://www.niee.ufrgs.br/ribie98/TRABALHOS/250M.PDF Cury,C.R.J.DesafiosdaeducaoescolarbsicanoBrasil.PUCMG.Mimeo,2001. ForGRAD.FrumNacionaldePrReitoresdeGraduaodasUniversidadesBrasileiras.Educao

aDistncia(EAD)nagraduao:aspolticaseasprticas.Curitiba,2002.
a Japiassu,H.&Marcondes,D.DicionrioBsicodeFilosofia.2 ed.,RiodeJaneiro:JorgeZahrar

EditorLtda.,1993. Lucena,B.Odesignnoelearning.S/d.Consultadoemfev,2003. http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=664 Moraes,M.C.OParadigmaEducacionalEmergente.Campinas,Papirus,1997.


Nardi,B.A.eODay,V.L.InformationEcologies.2 ed.Cambridge.MITPress,1999.

Paas, L.

Design educacional. UFSC, LIED, 2001. Consultado em set, 2002.

http://www.eps.ufsc.br/disc/tecmc/designedu.html Prado,M.E.B.BeValente,J.A.AEducaoaDistnciapossibilitandoaformaodoprofessor com base no ciclo da prtica pedaggica. In: Moraes, M. C. Educao a distncia:

fundamentoseprticas.OEA/MEC,Unicamp,NIED,2002.
Silva,M.Saladeaulainterativa.RiodeJaneiro:Quartet,2000.

You might also like