You are on page 1of 97

Aos nossos alunos e colaboradores

Aos nossos alunos e colaboradores Se constatarem que utilizamos na ntegra ou em parte e sem a devida citao da fonte obras protegidas por direito autoral, solicitamos entrarem em contato para que, procedente a reclamao, providenciemos a imediata retirada do material indevidamente disponibilizado. Enfatizamos, contudo, o carter excepcional, inadvertido e de boa-f dos procedimentos, pois nosso objetivo principal difundir o conhecimento e a cidadania, por meio de oferta gratuita, plural e democrtica. Equipe de Educao a Distncia do ILB

Guia do Estudante

Guia do Estudante As orientaes abaixo ajudaro voc, estudante a distncia, a utilizar melhor os recursos didticos do nosso curso. Estas instrues visam a auxili-lo durante todo o seu percurso, levando-o a um maior aproveitamento e sucesso em seus estudos. O material didtico, elaborado conforme os preceitos da Educao a Distncia, est dividido em Mdulos, cujos contedos so colocados de maneira clara e compreensvel. Familiarize-se com os recursos disponveis em nosso ambiente virtual de aprendizagem, o Trilhas:

Pgina 01

Ao acessar o curso, explore as funcionalidades localizadas no menu lateral: COMUNICAO

Pgina 02

APOIO

Pgina 03

AVALIAO FINAL

Pgina 04

Pgina 05

RECOMENDAES

APRESENTAO DO CURSO

APRESENTAO

O curso Introduo ao Direito Constitucional busca familiarizar o estudante com conceitos elementares da disciplina e muni-lo de senso crtico para compreender as diferentes questes suscitadas nos tribunais superiores e na grande mdia. Nessa perspectiva, o Mdulo I fornece definies bsicas de constituio, sua origem e sua evoluo no tempo. Num segundo momento, o direito constitucional se permeabiliza da histria para traar o desenvolvimento do constitucionalismo e trazer a nova concepo originada na segunda metade do sculo passado, a doutrina do neoconstitucionalismo. Em seguida, convida-se o estudante a refletir sobre o fenmeno do transconstitucionalismo e a necessidade de se equilibrar duas ordens constitucionais hierarquicamente iguais que se conflitam na soluo de um fato humano. Parece complicado? No se preocupe: trataremos o tema de modo a que o aluno possa ir assimilando sem pressa os contedos.

Finalmente, examinam-se as experincias constitucionais por que passou o Estado brasileiro, remetendo o aluno aos fatos histricos que antecederam determinado paradigma jurdico e como tal paradigma foi superado. Aqui encerra-se o Mdulo I. No Mdulo II apresentamos a estrutura da CF/88 (Constituio vigente), e elementos bsicos de Teoria da Constituio, como o Poder Constituinte e o Controle de Constitucionalidade. Por fim, No Mdulo III, faz-se um estudo dos direitos e das garantias fundamentais do indivduo, abordando os direitos individuais e coletivos positivados na constituio e a forma com que a jurisprudncia vem lidando com o assunto. Esperamos que o estudo o auxilie na compreenso do Direito Constitucional como um todo, e tambm de nossa Carta Magna, de modo a torn-lo, estudante, um cidado ainda mais consciente e zeloso da cidadania.

MDULO I CONSTITUCIONALISMO E AS CONSTITUIES BRASILEIRAS

Objetivos do Mdulo I

Unidade 1 Conhecendo o Direito Constitucional: definio, origem e evoluo

Objetivos da Unidade 1

Pgina 2: Direito Constitucional: definio, origem e evoluo

Unidade 1 Conhecendo o Direito Constitucional: definio, origem e evoluo

Vamos comear nosso curso a partir da prpria definio do tema. Tradicionalmente, costuma-se dizer que o Direito Constitucional o ramo do direito pblico que tem por objeto de estudo as normas da Constituio de um Estado. Dessa maneira, a parte do direito que analisa, sistematiza e interpreta as normas fundamentais de certo pas. E a Constituio o documento que congrega tais normas, estabelecendo os princpios e as regras que organizam o funcionamento do Estado e delimitam as garantias e os direitos do cidado. Em resumo, o Direito Constitucional a disciplina que se dedica ao direito fundamental de uma sociedade. Essa definio ainda satisfatria nos dias atuais? Isto : podemos dizer que o Direito se divide em dois grandes ramos, pblico e privado, e que o Direito Constitucional pertence quele ramo, isoladamente? Esta clssica diviso do direito, ora atribuda aos romanos, ora associada ao jurista francs Jean Domat, enxergava uma distino entre leis civis e leis pblicas. Estas cuidavam dos assuntos estatais, enquanto aquelas tratavam de matrias da vida privada, como as regras contratuais, a capacidade civil e o direito de famlia. O Direito Civil era a Constituio Privada, e regulava a vida do indivduo sob o ponto de vista de seu patrimnio.

Pgina 3: Mudanas sociais que refletiram no pensamento jurdico

No entanto, recentemente, passamos por mudanas sociais que refletiram diretamente no pensamento jurdico. A crise do chamado liberalismo de mercado, nitidamente excludente, fez com que o Estado marcasse maior presena nas questes individuais. O Direito Civil, por sua vez, no poderia se importar apenas com o lado patrimonial do indivduo. Era preciso que ele se mostrasse hbil para realizar os valores da pessoa humana como titular de interesses existenciais. As Constituies pblicas, outrora dedicadas somente a assuntos estatais, passaram a influenciar a vida cotidiana das pessoas, conformando valores e princpios, como o da dignidade da pessoa humana, que contagiaram o Direito Civil. Vivenciamos a publicizao do Direito Civil. Dessa forma, ao mesmo tempo em que houve constitucionalizao de direitos, houve tambm superao da dicotomia pblico-privado, que reinava no sculo XIX. Ento, como podemos compreender o Direito Constitucional atualmente?

Pgina 4: Direito Constitucional: antes e depois

Levando-se em conta esse novo quadro jurdico e social, que ser detalhado mais adiante, o Direito Constitucional ocupa, hoje, o centro do ordenamento jurdico, e o influencia por completo, tanto na esfera privada quanto na pblica. Ele filtro de todo o sistema jurdico e tem, no princpio da dignidade da pessoa humana, o seu principal valor.

Alocao do Direito Constitucional

a) VISO TRADICIONAL

b) VISO CONTEMPORNEA

Essa mudana fez nascer a possibilidade de aplicao dos direitos fundamentais constitucionais tambm nas relaes privadas, paralelamente a j consolidada aplicao na relao vertical Estado-particular.

Pgina 5: Exemplo

Para exemplificar: na relao Estado-particular, o direito fundamental da igualdade ou isonomia nos diz que as regras do concurso pblico tm que ser iguais para todos. Mas este princpio deve ser seguido na relao particular-particular? Por exemplo, uma empresa deve seguir o princpio da igualdade na hora da contratao ou da demisso de um empregado? O STF vem se posicionando no sentido de haver, sim, a possibilidade de se aplicar os direitos fundamentais nas relaes privadas, sobretudo quando se tratar de matria com relevncia pblica. Esta nova viso ficou conhecida como eficcia horizontal dos direitos fundamentais, pois envolve duas pessoas que esto, em tese, na mesma hierarquia. Observe o seguinte exemplo, que ilustra esta nova tendncia e mostra a eficcia vertical e horizontal dos Direitos Fundamentais:

a) EFICCIA VERTICAL

b) EFICCIA HORIZONTAL

O STF decidiu ser inconstitucional a discriminao que se baseia em atributo, qualidade, nota intrnseca ou extrnseca do indivduo, como o sexo, a raa, a nacionalidade, o credo religioso (...). O caso concreto o da empresa AIR FRANCE, que no aplicava o Estatuto do Pessoal da Empresa, mais vantajoso, a brasileiro empregado da companhia, pelo fato de ele no ser francs. O tribunal resolveu a questo dizendo que o princpio da igualdade, estampado no art. 5 da CF/88, aplicvel nas relaes entre particulares e assentou que o brasileiro faria jus s mesmas condies dos empregados franceses. (RE 161.243-6)

Pgina 6: Movimentos constitucionais

Feita essa breve reflexo, cabe indagar: qual a origem do Direito Constitucional? Por que ele apareceu e onde? Essas questes nos levam a pensar, sem dvida, num fenmeno chamado constitucionalismo. E, aqui, preciso ressaltar que ele no possui um sentido nico nem universal. Como aponta Gomes Canotilho, melhor dizer que existiram e existem movimentos constitucionais ao longo da histria. O que se passou na Inglaterra no se reproduziu nos Estados Unidos da Amrica, nem tampouco na Frana. Da mesma maneira, o Brasil teve sua prpria verso de constitucionalismo. Todavia, podemos apontar algumas caractersticas comuns que, reunidas, nos do o ncleo da ideia de constitucionalismo. Assim, a busca pela limitao do poder do governante e pela garantia de direitos fundamentais do indivduo integra o conceito dos movimentos constitucionais.

Pgina 7: O Constitucionalismo

Em outras palavras: o constitucionalismo , no plano poltico e social, a luta da sociedade para regrar a atuao do governante, impondo-lhe limites e deveres, e fixar os direitos bsicos do homem em face do Estado. Paralelamente, no plano jurdico, traduz-se na necessidade de condensar essas regras numa Constituio escrita. No entanto, esta ideia foi mais desenvolvida a partir do sculo XVIII, com as Revolues Liberais da Inglaterra e da Frana.

Para exemplificar: no mundo antigo o constitucionalismo se mostrava na possibilidade de os profetas, entre os hebreus, fiscalizarem os atos governamentais que ultrapassassem os ditames bblicos. Tambm nas cidades-Estados gregas v-se um relevante exemplo com a democracia direta, exercida pelos cidados, que determinavam o rumo da poltica de sua cidade. Na Idade Mdia, a Carta Magna de 1215, tambm denominada Carta do Rei Joo sem Terra, foi o grande marco do constitucionalismo medieval ingls. Outros documentos tambm tiveram sua importncia, como o Petition of Rights, de 1628; o Habeas Corpus Act, de 1679; o Bill of Rights, de 1689; e o Act of Sttlement, de 1701.

Pgina 8: Importncia

Esses pactos tinham como fundamento o acordo de vontades entre o monarca e os sditos, no qual se estabeleciam convenes em relao ao modo de governo e s garantias dos direitos individuais. Nos Estados Unidos, ficaram conhecidos os contratos de colonizao, de que so exemplos as Fundamental Orders of Connecticut; na Frana, as leis fundamentais do reino impuseram limitaes ao prprio rei. No entanto, foi no constitucionalismo moderno que as constituies ganharam importncia central. A constituio passou a ser o local onde se consagrava o triunfo do constitucionalismo. Era a arma ideolgica contra o Antigo Regime absolutista. Ao mesmo tempo, nela deveriam estar consignados a limitao estatal e os direitos fundamentais, sob pena de no existir. isso que disps a Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1789: toda sociedade na qual no est assegurada a garantia dos direitos nem determinada a separao dos poderes, no tem Constituio. As principais Cartas Constitucionais foram a dos EUA, de 1789, fruto do movimento de independncia do pas, e a da Frana, de 1791, que sintetizou os ideais da revoluo francesa.

Pgina 9: Direitos sociais

Esses documentos so marcos histricos da transio da sociedade para a idade contempornea e foram inspirados pelos valores do liberalismo clssico. Neles, previa-se que todos eram livres e iguais perante a lei, abandonando-se os privilgios do absolutismo, e que o Estado no intervinha nas leis do mercado, que se regia livremente. Alm disso, o direito de propriedade era garantido, e o governante sofria limitao constitucional. Nesta poca ficaram consagrados os direitos de primeira gerao, como o direito vida, liberdade, manifestao de pensamento e ao voto. Esse modelo foi colocado em xeque no fim do sculo XIX e comeo do sculo XX, pois a autorregulao do mercado no permitiu o enriquecimento de todos. Na verdade, gerou concentrao de renda e grande excluso social. Direitos bsicos, como sade, trabalho e educao, no faziam parte da vida da maioria das pessoas. Nessa etapa, o constitucionalismo marchou para o Estado Social de Direito, em que o Estado passou a garantir condies mnimas de existncia ao indivduo. Surgiram os direitos de segunda gerao, marcadamente garantidores de direitos sociais (trabalho, sade, educao etc.), econmicos (o Estado passou a intervir no mercado, sobretudo depois da crise da Bolsa de Valores, em 1929) e culturais.

Pgina 10: Influncias

Fala-se, aqui, que a Constituio comeou a ser dirigente, j que passou a obrigar o governo a elaborar e executar polticas que alcanassem os objetivos programados em seu texto. As principais constituies sociais foram a Mexicana, de 1917, e a Alem, de 1919, tambm conhecida como Constituio de Weimar. Elas influenciaram, inclusive, a nossa Constituio de 1934, que era claramente uma constituio social.

Mas elas foram realmente efetivas? Principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, esse modelo de Constituio se mostrou ineficaz, pois no passou de um convite atuao dos governantes. Por estar sujeito s vontades do administrador, diz-se que o texto no possua fora normativa para realizar suas promessas. Em alguns casos, como no estado nazista de Hitler e na Itlia fascista de Mussolini, a Lei Maior serviu para proteger e justificar um estado de barbrie. O Judicirio tinha pouca importncia na realizao dos direitos fundamentais.

Pgina 11: Marcos

Nesse passo, o Direito Constitucional entra em mais uma importante fase de sua evoluo. Conforme muito bem tratado pelo jurista Lus Roberto Barroso, deu-se incio ao "novo direito constitucional" ou "neoconstitucionalismo".

Ateno

O pensador aponta trs marcos determinantes para isso:

a) marco histrico: o constitucionalismo do ps-guerra, que "redefiniu o lugar da Constituio e a influncia do direito constitucional nas instituies contemporneas". As principais referncias so: a Lei Fundamental de Bonn, de 1949 (Alemanha), e a Constituio da Itlia, de 1947. No Brasil, cita-se a Constituio de 1988. b) marco filosfico: o ps-positivismo. Explicando melhor o que se entende por ps-positivimo, podemos dizer que a juno das ideias no jusnaturalismo do sculo XVIII com as do positivismo do sculo XIX, criando uma nova forma de entender o direito. A corrente jusnaturalista fundou-se na crena de que existem princpios de justia universalmente vlidos para todos os seres humanos. Ela impulsionou as revolues liberais do sculo XVIII, mas, por ter sido considerada "abstrata" ou metafsica, foi substituda pelas ideias do positivismo. Este igualou o Direito lei, retirando toda carga valorativa e filosfica da norma. Era a Cincia pura do Direito. Com a crise deste sistema em meados do sculo XX, era preciso repensar a filosofia jurdica. Como esclarece Barroso: "o ps-positivismo busca ir alm da legalidade estrita, mas no despreza o direito posto; procura empreender uma leitura moral do Direito, mas sem recorrer a categorias metafsicas." c) marco terico: primeiramente, a constituio passou a ser dotada de fora normativa. Isso quer dizer que o texto constitucional deixa de ser um convite atuao do governante, uma mera carta poltica, e reconhece o papel do Judicirio na concretizao de direitos. Em segundo lugar, consequentemente, h uma expanso da jurisdio constitucional, criando-se Tribunais Constitucionais com o objetivo de efetivar o texto constitucional, na perspectiva da Supremacia da Constituio. Por fim, em terceiro lugar, houve uma mudana em relao forma de se interpretar a norma constitucional. A nova interpretao constitucional passou a ter que lidar com a existncia de princpios e conceitos abertos, a serem concretizados pelo intrprete, a exemplo do princpio da dignidade da pessoa humana. Alm disso, a tcnica da ponderao de interesses e a argumentao jurdica se tornam fundamentais para a soluo de colises entre direitos.

Pgina 12: Evoluo do Constitucionalismo

ESQUEMA GERAL DA EVOLUO DO CONSTITUCIONALISMO

Histrico do Constitucionalismo

Exemplos

Constitucionalismo Antigo Institucionalismo Medieval

Hebreus e gregos Carta Magna de 1215, Petition of Rights, Bill of Rights, Habeas Corpus Act, Fundamental Orders of Connecticut.

Constitucionalismo Moderno

Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1789, Constituio Americana de 1789, Constituio Francesa de 1791. Constituio Mexicana de 1917 e Constituio de Weimar de 1919.

Constitucionalismo Social (sc. XX)

Novo Direito Constitucional Neoconstitucionalismo

Constituies do ps-guerra. Destaques: Lei Fundamental de Bonn de 1949 (Alemanha) e a Constituio da Itlia de 1947. No Brasil, Constituio de 1988. Caso da Princesa de Mnaco, que teve fotos ntimas publicadas na internet. O que deve prevalecer: o direito fundamental da liberdade de imprensa ou o da intimidade?

Direito Constitucional Alm das Fronteiras Transconstitucionalismo

Portanto, vemos que o Direito Constitucional vem se transformando no decorrer dos tempos. E, nos dias atuais, coloca-se um novo problema a ser enfrentado por essa cincia jurdica: como resolver uma determinada questo que envolve mais de uma esfera constitucional? Ou melhor: o que fazer quando dois rgos no hierrquicos enfrentam um problema com fundamento constitucional e que ultrapassa os interesses de um pas? Para ilustrar, trazemos a lio do professor Marcelo Neves, que desenvolveu a ideia do transconstitucionalismo. Conforme palavras dele: o transconstitucionalismo o entrelaamento de ordens jurdicas diversas, tanto estatais como transnacionais, internacionais e supranacionais, em torno dos mesmos problemas de natureza constitucional.

Pgina 13: Exemplos e concluso da unidade 1

Dentre os vrios exemplos ofertados na tese de Marcelo Neves, podemos citar o da princesa Caroline de Mnaco, que teve fotos ntimas publicadas por paparazzi na imprensa alem. Ela entrou com processo judicial, e a Corte Constitucional Alem decidiu que, em casos como o dela, em que a pessoa socialmente proeminente, no h que se falar em direito privacidade. Ela se socorreu para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que, em deciso contrria, defendeu haver direito privacidade, mesmo em se tratando de pessoas pblicas, como Caroline de Mnaco, no se aplicando, aqui, a liberdade de imprensa. Qual deciso deve prevalecer? Marcelo Neves defende que no se deve impor uma ou outra deciso, mesmo porque esses rgos no possuem grau de hierarquia entre eles. Deve-se buscar a orientao socialmente mais adequada. preciso que haja um dilogo entre as Cortes Constitucionais para se definir o caminho a ser tomado. Para encerrar esta unidade, veja mais alguns exemplos e conhea mais um pouco deste tema assistindo seguinte entrevista dada pelo professor, que aborda, tambm, os assuntos da ponderao de princpios e do controle do Judicirio:

Vdeo

VIDEO 1/3

VIDEO 2/3

VIDEO 3/3

Unidade 2 As experincias constitucionais brasileiras A Constituio Imperial de 1824 e a Constituio Republicana de 1891

Objetivos da Unidade 2

Pgina 2: Introduo

Unidade 2 As experincias constitucionais brasileiras A Constituio Imperial de 1824 e a Constituio Republicana de 1891

Nas prximas duas unidades, falaremos das experincias constitucionais brasileiras. Abordaremos, brevemente, o contexto histrico de criao de cada Constituio e suas principais caractersticas. Tambm forneceremos os dados necessrios para que o aluno possa compreender o que se passou com cada diploma constitucional ptrio. Alertamos que este assunto extenso e profundo. Por isso, este curso no esgotar o tema. Na verdade, temos o interesse de despertar a curiosidade do estudante para que ele possa, posteriormente, buscar mais informaes e realizar novas pesquisas. Introduzido o assunto, sigamos.

Pgina 3: Constituies brasileiras

Ateno: O Brasil teve sete constituies, a saber:

Constituio Imperial de 1824 (a primeira do Brasil)

Constituio de 1891 (inaugurou a Repblica)

Constituio de 1934 (ps fim Repblica Velha)

Constituio de 1937 (incio do Estado Novo, de Getlio Vargas)

Constituio de 1946 (redemocratizou o pas)

Constituio de 1967 (emendada pela EC n. 1/69, vigorou na Ditadura Militar)

Constituio de 1988 (Constituio Cidad, trouxe de volta o Estado Democrtico)

Apesar de alguns juristas considerarem a EC n. 1/69 como mais uma carta constitucional brasileira, analisaremos seu texto em conjunto com a Constituio de 1967. Reconhecemos o carter revolucionrio do diploma e trataremos deste tpico na Unidade 4.

Sendo assim, passemos ao estudo das nossas duas primeiras Constituies.

Pgina 4: Constituio de 1824

Constituio de 1824

A Constituio de 1824 foi a que por mais tempo vigorou em nosso pas: 65 anos. Ela fruto de acontecimentos que se iniciam com a vinda da Famlia Real Portuguesa, no ano de 1808. Devido ocupao das terras portuguesas pelas tropas napolenicas, a monarquia teve que se retirar de Portugal, estabelecendo-se no Brasil, ainda colnia. Pertencendo, agora, ao Reino Unido de Portugal e Algarves, cujo Rei era D. Joo VI, o Brasil era a sede da metrpole portuguesa, tendo como capital a cidade do Rio de Janeiro. Alguns historiadores denominam esse fato como inverso metropolitana, pois Portugal era governado a partir da antiga colnia. Muitas coisas mudaram com a chegada da corte portuguesa. Fundou-se o Banco do Brasil, criaram-se a Biblioteca Real, o Jardim Botnico, a Academia Real Militar e duas escolas de Medicina, uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro, dentre outras instituies. Alm disso, foi assinado o Decreto de Abertura dos Portos s Naes Amigas, em cumprimento ao apoio dado pelos ingleses aos portugueses na viagem at o Brasil. Ele marcou o fim do pacto colonial e trouxe vrios privilgios aos britnicos, que poderiam negociar diretamente com o Brasil, sem ter que passar pelas alfndegas de Portugal.

Pgina 5: Constituio da Mandioca

Com a derrota de Napoleo e o crescente poderio britnico sobre os portugueses, deu-se incio, em 1820, Revoluo do Porto. Este movimento reivindicava a volta da Famlia Real para restabelecer a colonizao das terras brasileiras e expulsar os ingleses do controle militar. Assim, D. Joo VI retorna a Portugal, mas deixa no Brasil seu filho, D. Pedro de Alcntara, na condio de Prncipe Regente. Sob presso dos liberais, D. Pedro, desrespeitando as ordens da corte portuguesa, fica no Pas (Dia do Fico, 9 de janeiro de 1822) e declara a independncia em 7 de setembro de 1822, tornando-se D. Pedro I, imperador do Brasil. Convocada uma Assembleia Nacional Constituinte, deu-se incio aos trabalhos para elaborar a primeira Constituio da nao independente. Havia dois partidos que integravam a Constituinte: o partido Luso e o partido Brasileiro. D. Pedro, obviamente, apoiava o partido Luso, pois no queria perder o poder. O partido brasileiro era liderado pelos irmos Andrada (Jos Bonifcio de Andrada e Silva, Antnio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva e Martim Francisco Ribeiro de Andrada), que elaboraram o primeiro anteprojeto de constituio, conhecido como Constituio da Mandioca.

Pgina 6: Assembleia Nacional Constituinte

Uma vez que a maioria dos proprietrios de terra era brasileira, os portugueses seriam excludos do poder, tanto como eleitores como representantes. Vendo esta jogada jurdica dos liberais, o imperador dissolveu a Assembleia (esse episdio ficou conhecido como Noite da Agonia, que aconteceu do dia 11 para o dia 12 de novembro de 1823) e nomeou somente portugueses para redigir a Constituio, que seria imposta ou outorgada em 25 de maro de 1824.

Link

Clique para saber o que foi a noite da agonia!

Com a outorga da Constituio, passamos a ser uma monarquia hereditria, cujo Imperador e Defensor Perptuo do Brasil era D. Pedro I.

Pgina 7: Provncias

As capitanias hereditrias foram transformadas em provncias, as quais eram administradas por presidentes nomeados pelo Imperador. Elas integravam os Estados Unidos do Brasil, cuja capital era a cidade do Rio de Janeiro. Foram os embries das atuais unidades da Federao. Veja no menu esquerda, em Mapas, as capitanias hereditrias poca da colonizao. Nosso Estado detinha a forma unitria, ou seja, o poder era centralizado em um nico rgo, a Coroa, no havendo autonomia poltica das provncias. Essa condio s foi modificada com a Constituio de 1891, quando se adotou o federalismo. Houve uma tentativa de derrubar esse unitarismo, durante a Regncia Trina Permanente (1831-1835), perodo em que D. Pedro I abdica do trono, deixando D. Pedro II, ainda menor, no poder. A Lei n. 16 de 1834, modificando normas da Constituio, criou as Assembleias Legislativas Provinciais, dando a elas certa autonomia. No entanto, essa tentativa no foi bem sucedida, tendo sido totalmente extirpada com a Lei n. 105 de 1840, que interpretou as modificaes trazidas pela Lei 16/1834. Alis, a referida lei ficou conhecida como Lei de Interpretao.

Pgina 8: Revoltas sociais

Mesmo assim, as revoltas sociais eclodiam em vrias partes do territrio nacional, tendo como ponto comum o descontentamento com o poder central. So exemplos: a Cabanagem, no Par (1835); a Farroupilha, no Rio Grande do Sul (1835); a Sabinada, na Bahia (1837); a Balaiada, no Maranho (1838); e a Revoluo Praieira, em Pernambuco (1848). Outra caracterstica importante de nossa primeira Carta Maior foi o fato de termos uma religio oficial: a Catlica Apostlica Romana. Em virtude disso, todas as outras formas religiosas no podiam ter manifestao externa. Aceitava-se, apenas, seu

culto domstico. Na nossa primeira experincia constitucional, no adotamos a forma popular e revolucionria de repartio dos poderes. A denominada tripartio dos Poderes de Montesquieu, em que havia os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, com atribuies complementares, autnomas e independentes, no foi implementada na Carta de 1824.

Pgina 9: O quarto poder

Na realidade, pelas ideias de Benjamin Constant, a organizao dos Poderes do Imprio abrangia um quarto poder, o Poder Moderador, ao lado daqueles trs. Ele era a chave de todo o complexo poltico e assegurava ao Imperador o controle dos demais poderes. Estava regulado nos arts. 98, 99, 100 e 101. Veja o que diz, com a grafia da poca, o art. 98:

O Imperador exercia o Poder Moderador e era o chefe do Poder Executivo. Paralelamente, nomeava os integrantes do Poder Legislativo e indicava os do Poder Judicirio. Como se v, o controle era demasiadamente centralizado. Ao lado desse centralismo poltico, o Imperador era considerado uma pessoa sagrada e inviolvel. Vigia a teoria da irresponsabilidade total do Estado: o rei no erra (the king can do no wrong). O art. 99 assim o dizia: A Pessoa do Imperador inviolvel, e Sagrada: Ele no est sujeito a responsabilidade alguma. Essa ideia marcou o absolutismo europeu at o sculo XVIII e ainda perdurou no Brasil at a proclamao da Repblica, em 1889.

Pgina 10: Direitos Fundamentais

No que se refere aos direitos fundamentais, a Constituio de 1824, por influncia da Constituio Francesa de 1789, defendia a liberdade, a segurana e a propriedade. Por essa linha de pensamento, assegurou importantes direitos civis e polticos de primeira dimenso (direitos individuais). A grande contradio, todavia, foi a permanncia da escravido, que atendia aos interesses de grandes latifundirios monocultores de cana de acar. Podemos citar, tambm, o fato de o voto ser restrito aos homens e ser censitrio (conforme a renda). Por fim, a garantia do habeas corpus no foi constitucionalizada em 1824. Houve sua previso infraconstitucional no Cdigo Criminal de 1830 e no Cdigo de Processo Criminal de Primeira Instncia de 1832. Essa importante garantia s viria a ter

status constitucional em 1891, como veremos na sequncia.

Pgina 11: Constituio de 1891

Constituio de 1891

O surgimento de nossa segunda constituio est ligado ao enfraquecimento da monarquia, que pode ser observado desde 1831, quando houve a tentativa de descentralizar o poder. Como dissemos anteriormente, a Lei n. 16 de 1834 concedeu alguma autonomia s provncias, ao possibilitar que elas legislassem. Porm, tal lei foi interpretada e praticamente revogada em 1840. O poder continuou centralizado, e essa capacidade de legislar foi retirada das provncias. No entanto, a partir de 1860, o centralismo poltico comeava a ser um problema para algumas classes. Por exemplo, mesmo sendo vitoriosos na Guerra do Paraguai, em 1870, os militares ficaram extremamente descontentes com o fato de terem seu oramento e seu efetivo reduzidos pelo imperador D. Pedro II. Outro fato que demonstra o descontentamento com a monarquia a publicao do Manifesto do Centro Liberal, em 1869, e do Manifesto Republicano, em 1870. Nesses documentos, reivindicava-se maior legitimidade da representao do Pas, exigindo o fim da vitaliciedade do mandato no Senado e no Conselho de Estado. Paralelamente, tambm a Igreja se mostrava insatisfeita com o regime, especialmente em razo de ser submissa ao Estado Imperial. Um fato que mostra essa contrariedade a priso dos bispos de Olinda e Belm, em 1874, ao no ter sido aprovada uma bula papal que censurava a maonaria. Alm disso, o Imperador perdeu o apoio dos produtores rurais, ocasionando a libertao dos escravos em 1888.

Pgina 12: Repblica

Dentro desse contexto, a Repblica proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, por meio do Decreto n. 1. Este decreto foi redigido pelo conhecido jurista Rui Barbosa e previu um Governo Provisrio com o objetivo de consolidar o regime e elaborar a nova Constituio, a qual seria promulgada em 24 de fevereiro de 1891. a primeira constituio promulgada da nossa histria, marcando o fim do absolutismo monrquico. Embora o Decreto n. 1 de 1889 j tivesse reunido as provncias sob a condio de Estados Unidos do Brasil, a forma federativa foi constitucionalizada em 1891. A capital era o Distrito Federal, com sede na cidade do Rio de Janeiro. aqui que surge a ideia de se levar a capital do pas para o planalto central. O art. 3 assim o disps: Art. 3 - Fica pertencendo Unio, no planalto central da Repblica, uma zona de 14.400 quilmetros quadrados, que ser oportunamente demarcada para nela estabeIecer-se a futura Capital federal. A partir da CF/1891, deixamos de ser um Estado unitrio centralizado. Os estados federados passaram a ter autonomia para legislar e administrar seus territrios. Alguns at adotaram o bicameralismo, como foi o caso de So Paulo e de Pernambuco, que possuam a Cmara dos Deputados Estaduais e o Senado Estadual. Como se disse, a repblica era a nova forma de governo, e a monarquia foi afastada do poder e banida do territrio brasileiro. Com ela se foi tambm o Poder Moderador e a concepo de Benjamim Constant. Na nossa segunda Constituio, as ideias de Montesquieu prevaleceram, e a tripartio dos Poderes foi adotada.

Pgina 13: Os trs Poderes

O Poder Executivo era exercido por um Presidente, eleito diretamente pelo povo. Todavia, somente os homens acima de 21 anos votavam. O Poder Legislativo era comandado pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, tendo os parlamentares mandato de 3 e 9 anos, respectivamente. Fixou-se, assim, o bicameralismo federativo, com uma casa iniciadora e outra revisora. O Poder Judicirio, por sua vez, passou a ter um rgo mximo independente, o Supremo Tribunal Federal (STF). Outro detalhe importante que, com a Constituio de 1891, no havia mais religio oficial no Brasil. O Pas, agora, era um laico, leigo ou no confessional. Em virtude disso, algumas prticas mudaram: era proibido o ensino religioso nas escolas pblicas; os cemitrios eram administrados pela autoridade municipal e no mais pela Igreja; no existia mais o padroado (direito de o imperador intervir nas nomeaes de bispos e de alguns cargos eclesisticos), bem como o recurso Coroa para atacar as decises dos Tribunais Eclesisticos. Houve, portanto, a separao total entre Igreja e Estado.

Pgina 14: Direitos Fundamentais

Sobre os direitos fundamentais, podemos dizer que eles foram aprimorados, extinguindo-se algumas penas cruis, como a de gals (trabalhos forados), a de banimento e a de morte. Esta persistiu apenas na legislao militar em tempo de guerra. A garantia do habeas corpus foi constitucionalizada pela primeira vez, no art. 72, 22: Dar-se- o habeas corpus sempre que o indivduo sofrer ou se achar em iminente perigo de sofrer violncia ou coao por ilegalidade ou abuso de poder. Pela abrangncia do dispositivo, criou-se em nosso pas a denominada Teoria brasileira do habeas corpus, pois este remdio constitucional no protegia apenas a liberdade de locomoo, mas qualquer direito fundamental. Em vista disso, em 1926, por meio da Emenda Constitucional n. 1, o habeas corpus foi restringido apenas liberdade de locomoo. Veja como ficou, poca, a nova redao do dispositivo: Dar-se- o habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar em iminente perigo de sofrer violncia por meio de priso ou constrangimento ilegal em sua liberdade de locomoo.

Pgina 15: Concluso da unidade 2

A Constituio de 1891 vigorou at 1930, sofrendo apenas uma reforma em 1926. Na prxima unidade do nosso curso estudaremos os fatos que determinaram o fim da Repblica Velha, a revogao desse ordenamento jurdico e a promulgao de um novo texto constitucional, o de 1934. Para encerrar esta unidade, assista ao vdeo do professor Boris Fausto, que faz alguns comentrios sobre esse momento histrico no Brasil:

Vdeo

Unidade 3 As experincias constitucionais brasileiras A Constituio de 1934, a Carta de 1937 e a Constituio Democrtica de 1946

Objetivos da Unidade 3

Pgina 2: Constituio de 1934

Unidade 3 As experincias constitucionais brasileiras A Constituio de 1934, a Carta de 1937 e a Constituio Democrtica de 1946 Chegou a vez de sabermos um pouco sobre as Constituies de 1934, de 1937 e de 1946. A de 34 marca o fim da Primeira Repblica ou Repblica Velha e o incio de um novo perodo, que interrompido pelo golpe de Getlio Vargas, em 1937. O novo regime instaurado por Getlio, o Estado Novo, de cunho autoritrio, se estendeu at 1946, quando houve a redemocratizao do pas. Vamos ao estudo.

Constituio de 1934 As principais causas para a extino da Repblica Velha, que perdurou de 1889 a 1930, podem ser associadas a dois fatores: 1) domnio das oligarquias mineiras e paulistas (o termo oligarquia significa governo de poucos); e 2) ruptura eleitoral do ento presidente Washington Lus, que no respeitou o acordo da poltica do caf com leite.

Pgina 3: Eleies

Como se sabe, por esse acordo os paulistas e os mineiros se alternavam na presidncia da Repblica. Porm, nas eleies de 1929, ao invs de indicar o candidato mineiro, Antnio Carlos Ribeiro de Andrada, Washington Lus apoiou o governador paulista, Jlio Prestes. Em contrapartida, Antnio Carlos posicionou-se em favor do gacho Getlio Vargas para as eleies de 1930. Apesar de eleito, Jlio Prestes no tomou posse. A Revoluo de 1930, liderada pelos militares gachos e deflagrada depois do assassinato de Joo Pessoa, fez com que Getlio Vargas assumisse o poder, por meio de um governo provisrio. Nesse perodo, a Constituio de 1891 foi revogada, e o Congresso Nacional dissolvido. Getlio Vargas governava por decretos. Paralelamente, foram nomeados interventores em todos os estados da federao, exceto em Minas Gerais, estado do governador Antnio Carlos, que apoiara Getlio.

Mesmo com avanos em algumas reas na poca do Governo Provisrio, a exemplo do Cdigo Eleitoral, que trouxe o sufrgio universal, direto e secreto, englobando o voto feminino, e vrias garantias trabalhistas (descanso semanal remunerado, frias remuneradas, licena-maternidade e jornada de trabalho mxima de 8 horas dirias), vivamos, na prtica, sob o domnio de uma s pessoa, e no possuamos, ainda, uma Constituio.

Pgina 4: Assembleia Constituinte

Em virtude disso, um movimento revolucionrio reivindicava a convocao de Assembleia Nacional Constituinte com o intuito de elaborar a nova constituio. Ficou conhecido como Revoluo Constitucionalista de So Paulo. Os conflitos iniciaram-se em 9 de julho de 1932, estendendo-se at outubro desse mesmo ano. Mesmo tendo massacrado os paulistas, Getlio Vargas se viu obrigado a convocar a Assembleia Constituinte, pois seno perderia sua legitimidade. Fala-se que, embora vitorioso na guerra, Getlio fracassou politicamente. Dessa forma, a Constituio de 1934 promulgada aps intensos movimentos revolucionrios e num contexto mundial de profunda crise do capitalismo. A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque evidencia a depresso do modelo liberal. Ao lado disso, a recente industrializao, surgida com a Primeira Guerra Mundial, deixa uma grande classe de operrios sem emprego. Diante desse quadro, a nossa terceira Constituio teve grande nfase social, sofrendo influncias da Constituio Alem de 1919 (Constituio de Weimar), que tambm possua a mesma preocupao. A Carta de 1934 marca uma importante transio do nosso constitucionalismo, que passa a garantir os direitos sociais ou direitos de segunda gerao, como por exemplo os direitos trabalhistas, o direito sade e educao e o direito de greve. Alm, claro, dos j consagrados direitos de primeira gerao (direitos civis e polticos: liberdade, igualdade perante a lei, direito vida e propriedade).

Pgina 5: Estado Social de Direito

Passamos, assim, do Estado Liberal ou Estado de Direito para o Estado Social de Direito, em que o Estado assume sua responsabilidade perante a sociedade e deve garantir o mnimo para que as pessoas possam viver uma vida digna. Outras caractersticas podem ser citadas sobre o texto constitucional de 1934: a) o sufrgio universal, direto e secreto, abrangendo o voto feminino; b) a forma republicana foi mantida; c) a capital da Repblica manteve-se no Distrito Federal, com sede no Rio de Janeiro (havia a previso de transferncia da capital para um ponto central do pas).

Continuamos a ser um pas laico, sem religio oficial, mas esta caracterstica foi amenizada, visto que a Constituio de 1891

havia sido muito severa sobre o tema. Dessa maneira, o casamento religioso voltou a produzir efeitos civis, e o ensino religioso em escolas pblicas se tornou facultativo.

Pgina 6: Justia Eleitoral

Criou-se a Justia Eleitoral, a Justia do Trabalho e as Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs), e previu-se, pela primeira vez, o Mandado de Segurana e a Ao Popular, importantes mecanismos para garantir direitos fundamentais. Havia a tripartio de Poderes. No entanto, instalou-se no Poder Legislativo Federal o que muitos chamam de bicameralismo desigual ou unicameralismo imperfeito, pois ele era exercido pela Cmara dos Deputados com a colaborao do Senado Federal. Assim, o Senado Federal no detinha o mesmo status da Cmara, sendo um mero colaborador. Apesar de alguns defeitos, o texto de 1934 representou importante avano nas reas da educao e da economia, bem como no campo social. Assista ao vdeo abaixo, que ilustra esse tema.

Vdeo

Pgina 7: Constituio de 1937

Constituio de 1937

Com a eleio de Getlio Vargas para governar durante o perodo de 1934 a 1938, comeou a haver uma forte disputa entre dois movimentos nacionais. De um lado, o da direita fascista, que defendia um estado autoritrio, inspirado nas ideias de Mussolini, representado pela Ao Integralista Brasileira (AIB); e, de outro, a Aliana Nacional Libertadora (ANL), movimento de esquerda que apoiava ideias socialistas e comunistas e pretendia combater o fascismo nacional. Em 11 de julho de 1935, quatro meses aps a criao da ANL, o Governo a fechou, sob a alegao de que essa aliana era ilegal em vista da Lei de Segurana Nacional. Paralelamente, para evitar o avano comunista, Getlio Vargas decretou o estado de stio, inviabilizando uma insurreio poltico-militar que objetivava derrub-lo e instalar o comunismo, a denominada Intentona Comunista. Porm, o estopim desse quadro histrico foi a descoberta do famoso Plano Cohen, que novamente pretendia derrubar Getlio. Foi descoberto pelo Estado-maior do Exrcito e veiculado em rdio nacional. Como pretexto para salvar o Brasil do comunismo, Getlio Vargas decreta o golpe de estado e fecha o Congresso Nacional.

Para refletir

PLANO COHEN A matria a seguir conta que, na verdade, o Plano Cohen foi uma fraude para tentar manter Getlio Vargas no poder. Vale a pena l-lo. PLANO COHEN

Pgina 8: Carta de 1937

Na sequncia, Getlio outorga (impe) a Carta de 1937, iniciando o que chamou de Estado Novo. Essa constituio foi elaborada por Francisco Campos e teve o apelido de Polaca, em virtude da influncia da constituio polonesa fascista e

autoritria de 1935. Apesar de ter estabelecido em seu art. 187 que seria submetida a plebiscito nacional, isso nunca aconteceu. Sua caracterstica principal foi o autoritarismo, tendo sido fechado o Parlamento, e o Judicirio passou a ser controlado pelo Executivo. Para se ter uma ideia, o art. 170 da Carta de 1937 disps que durante o estado de emergncia ou o estado de guerra, dos atos praticados em virtude deles no podero conhecer os Juzes e Tribunais. Isso equivalia a dizer que por mais atrozes que fossem as condutas de militares, o cidado no poderia levar isso ao conhecimento de nenhum juiz. Vivamos numa tripartio apenas formal dos Poderes, pois na prtica apenas o Poder Executivo comandava o Pas. Igualmente, a federao tambm sofreu limitaes. O Governo nomeou interventores nos estados federados, diminuindo sua capacidade de se autogovernar. A forma federativa era apenas nominal, no existia de fato.

Pgina 9: Modificaes da Constituio de 1934

Houve retrocesso em algumas criaes da Constituio de 1934, como o caso da Justia Eleitoral, que foi extinta. Da mesma forma, os partidos polticos foram dissolvidos pelo Decreto-lei n. 37 de 1937. A eleio para Presidente da Repblica passou a ser indireta. No entanto, a rea mais afetada foi a dos direitos fundamentais. Veja algumas dessas modificaes: a) retiraram-se do texto constitucional o Mandado de segurana e a Ao popular; b) o princpio da irretroatividade das leis no mereceu muita ateno; c) estabeleceu-se a censura prvia, restringindo-se o direito liberdade de manifestao do pensamento, e todos os jornais ficaram obrigados e inserir comunicaes do Governo, quando assim fosse necessrio; d) previu-se a pena de morte para crimes polticos e quando se tratasse de homicdio cometido por motivo ftil; e) a greve era proibida.

Vdeo

Ao arrepio da Constituio, a tortura era utilizada como forma de represso, a exemplo do que aconteceu com Olga Benrio, mulher do comunista Lus Carlos Prestes. O filme Olga ilustre bem esse fato. Ela foi entregue e, posteriormente, assassinada em um campo de concentrao nazista, na Alemanha. Est disponvel o trailer:

Pgina 10: Retrocessos e Avanos

Como se v, esse momento foi muito duro para a histria brasileira, sobretudo sob o ponto de vista dos direitos individuais. Mas em razo da forma populista de governo, podemos dizer que houve avanos nos campos trabalhista e industrial. desse tempo a criao de importantes empresas estatais: a Companhia Vale do Rio Doce (1942), a Companhia Hidroeltrica do So Francisco (1945) e a Companhia Siderrgica Nacional, que comeou a operar em 1946. O Brasil s viria a ser redemocratizado em 1946, aps uma contradio na politica adotada por Vargas, como veremos a seguir.

Pgina 11: Constituio de 1946

Constituio de 1946 . O Estado Novo se prolongou de 1937 a 1946, sendo que Vargas governou, efetivamente, desde o Governo Provisrio, instalado em 1930. No total, foram mais de quinze anos de Era Vargas. Como se viu, a poltica interna se baseava em ideias da direita fascista e se norteava pelo autoritarismo, configurando-se como uma verdadeira ditadura. Porm, com o incio da 2 Guerra Mundial, o Brasil declarou guerra aos pases do Eixo (a Alemanha nazista, a Itlia fascista e o Japo), combatendo, assim, do lado dos Aliados (EUA, URSS, China, Frana e Inglaterra). Numa clara contradio entre a poltica interna (ditadura Vargas nazifascista) e a poltica externa (apoio aos pases que queriam destruir as ditaduras nazifascistas), foi publicado o Manifesto dos Mineiros, que evidenciava esse quadro

controverso. Tendo perdido apoio e entrado em crise poltica, Getlio Vargas se viu obrigado a convocar eleies para a Presidncia do Brasil. Por meio da Lei Constitucional n. 9, de 1945, ele o faz e comea a corrida das eleies.

Pgina 12: Nova Carta

Embora tenha surgido o movimento queremismo, que, em sntese, significava queremos Getlio, ele no foi eleito. Alguns fatos, como a substituio do chefe de polcia do Distrito Federal pelo seu irmo, fez com que Getlio Vargas fosse expulso do poder pelas Foras Armadas, mais especificamente pelos Generais Gis Monteiro e Gaspar Dutra. Pensava-se que ele poderia dar um novo golpe e se perpetuar no poder. O Executivo passou a ser exercido pelo Presidente do STF, Jos Linhares, at que o General Gaspar Dutra foi eleito para chefiar o pas, a partir de 1946. Antes disso, a Lei Constitucional n. 13, de 1945, atribuiu poderes constituintes ao Parlamento, para que este elaborasse outra constituio. A nova Carta foi promulgada em 18 de setembro de 1946 e teve o importante papel de redemocratizar o Brasil. Dentre as principais mudanas, destaque-se que os direitos fundamentais voltaram a ter a proteo adequada, sendo que o Mandado de Segurana e a Ao Popular foram recolocados no diploma constitucional. Vedou-se a pena de morte, salvo em tempo de guerra e de acordo com a legislao militar. Reconheceu-se o direito de greve.

Pgina 13: Nova Capital e concluso da unidade 3

Consolidou-se a tripartio real dos Poderes e implementou-se, novamente, o bicameralismo paritrio no Poder Legislativo Federal. O Poder Judicirio no foi excludo de apreciar qualquer demanda que lesasse direitos individuais, e o Poder Executivo voltou a ser eleito diretamente, para mandato de 5 anos. Os partidos polticos tambm voltaram a ter guarida constitucional. Assim, a Constituio de 1946 deu ao Brasil as bases necessrias para construir um pas democrtico. Todavia, devido ao conhecido Golpe de 64, mergulhamos num dos perodos mais conturbados de nossa histria. Como veremos na prxima unidade, a Constituio de 1967, emendada pela EC n. 1/69, assemelhou-se em muitos pontos Carta de Vargas, representando um retrocesso poltico e social para os brasileiros.

Unidade 4 As experincias constitucionais brasileiras A Constituio do perodo militar e a redemocratizao do pas com a Constituio de 1988

Objetivos da Unidade 4

Pgina 2: Constituio de 1967

Unidade 4 As experincias constitucionais brasileiras A Constituio do perodo militar e a redemocratizao do pas com a Constituio de 1988

Estudaremos, agora, as duas ltimas constituies do Brasil. A de 1967, que sofreu uma importante emenda em 1969 e vigorou durante a ditadura militar. E a de 1988, hoje vigente, que simbolizou a volta do Brasil para o Estado Democrtico e, mais do que isso, a evoluo de nosso constitucionalismo para a construo de espao aberto ao debate. Sendo assim, comecemos pelos fatos que antecederam a criao da CF/1967.

Constituio de 1967 e a Emenda Constitucional n. 1, de 1969

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo ficou dividido em dois grandes blocos: a parte capitalista, liderada pelos EUA, e a parte socialista, chefiada pela ex-URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas). Essas potncias ajudavam na reconstruo dos pases destrudos pela guerra e, paralelamente, exerciam sua influncia para a garantia de poder e comando sobre tais territrios. Nessa poca, o Brasil se vinculou ao mundo capitalista, tendo, inclusive, recebido algumas multinacionais para explorar o mercado nacional. Alis, especialmente a partir da dcada de 50, que desnacionalizou segmentos importantes da economia nacional, como a rea do petrleo, tal poltica econmica ficou conhecida como entreguismo.

Pgina 3: Volta do presidencialismo

Nesse passo, havia no Pas um esprito de caa aos comunistas, devido ideologia adotada por nosso governo. Todavia, na presidncia de Jnio Quadros comea a haver um desemparelhamento com o bloco norte-americano. O governo brasileiro comea a travar relaes com a China e com a ex-URSS, expoentes do mundo comunista. Perdendo apoio tanto da direita quanto do centro, Jnio Quadros renuncia. Em seu lugar, assumiria o vice-presidente Joo Goulart, que no momento da renncia estava na China. As Foras Armadas queriam impedir que Jango, como ficou apelidado, assumisse a presidncia, e tentou impedir seu retorno ao Brasil. Para contornar a situao, o Congresso Nacional aprovou um regime parlamentarista, em que Joo Goulart ficaria como chefe de Estado e Tancredo Neves seria o chefe de Governo. Esse sistema, no entanto, foi rejeitado pela populao, que, em plebiscito, escolheu a volta do presidencialismo (6 de janeiro de 1963). Dessa forma, Joo Goulart voltou a ocupar a chefia do Poder Executivo, sob o sistema presidencialista, e, por ter um vis populista, coordenou as Reformas de base. Nessas reformas, o presidente Jango permitiu que os analfabetos votassem, iniciou a reforma agrria, limitou a remessa de capital ao exterior e deu grande incentivo educao.

Pgina 4: Atos Institucionais

Apesar de ter ampla aprovao do operariado, a classe mdia, assim como a Igreja, no via com bons olhos essa poltica populista. Nesse contexto, em 31 de maro de 1964, acusado de estar a servio do comunismo internacional, Joo Goulart derrubado do poder pelos militares. Em seguida, constitudo o Supremo Comando da Revoluo pelos militares vitoriosos General Costa e Silva, Brigadeiro Francisco Correa de Melo e Almirante Augusto Rademaker. Esse Supremo Comando, no exerccio do Poder Executivo, baixou os famosos Atos Institucionais (AI), que governariam o pas at imposio da Carta de 1967.

Vejamos a sntese de cada um deles. .

O AI-1 permitiu ao Comando decretar o estado de stio, quando assim se fizesse necessrio, alm de conferir o poder de

aposentar qualquer civil ou militar. Ainda, por meio desse Ato, os militares poderiam suspender direitos polticos e cassar mandatos legislativos federais, estaduais ou municipais. O AI-2 estabeleceu eleies indiretas para Presidente da Repblica. O AI-3 fez o mesmo que o 2, porm na esfera estadual. O AI-4, a seu turno, convocou o Congresso Nacional, que estava fechado, para elaborar a nova Carta Constitucional, que regeria o pas a partir de ento. Embora conste que o texto foi promulgado, bom frisar para o estudante que ele foi imposto unilateralmente pelo regime militar. Houve apenas as formalidades de votao, aprovao e promulgao. Na verdade, o Parlamento estava ali para atender aos interesses do Comando da Revoluo.

Pgina 5: Texto de 1967

Em sntese, de 1964, quando houve o golpe de Estado, at 1967, quando a Constituio foi outorgada, o Brasil foi regido por Atos Institucionais. A Constituio de 1946 existia apenas formalmente. Ela foi revogada, em definitivo, no dia 15 de maro de 1967, data em que passou a viger o novo texto constitucional. Dentre as caractersticas mais marcantes do texto de 1967, podemos destacar o centralismo poltico, que significou o fim do federalismo. Experimentamos, praticamente, um estado unitrio, em que os estados federados no possuam muita autonomia. A Tripartio dos Poderes tambm no existiu na prtica, pois o Executivo foi extremamente fortalecido, esvaziando a competncia dos demais Poderes. O Presidente governava mediante a edio de Decretos-Lei, fazendo o parlamento um mero coadjuvante. Some-se a isso o fato de que as eleies presidenciais eram indiretas e se davam pelo Colgio Eleitoral.

Pgina 6: AI-5

Mas foi com o AI-5 que a Ditadura deixou seu maior legado, ao restringir, violentamente, os direitos fundamentais do indivduo. Por ele, o Presidente poderia decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Cmaras dos Vereadores, sendo que, nesse perodo, ele assumiria as funes desses rgos. O AI-5 tambm permitia ao Presidente intervir nos Estados e nos Municpios, sem as limitaes previstas na Constituio. O chefe do Executivo tambm poderia decretar o confisco de bens de todos aqueles que tivessem enriquecido de maneira ilegal, no exerccio de cargo ou funo pblica, bem como suspender os direitos polticos de quaisquer cidados, pelo prazo de 10 anos. Conforme o art. 10 do Ato, a garantia de habeas corpus foi suspensa nos casos de crimes polticos, contra a segurana nacional, a ordem econmica e social e a economia popular. E, de forma mais autoritria, excluiu da apreciao judicial os atos praticados em acordo com seus comandos.

Pgina 7: Golpe dentro do golpe

Percebe-se, portanto, que o estado autoritrio instalado ofendia os direitos individuais e gerava descontentamento por parte da sociedade civil. Outros setores tambm se mostravam insatisfeitos com o Governo Militar, como foi o caso do Deputado carioca Moreira Alves, que, em 1968, sustentou no haver nada a se comemorar no Dia da Independncia, pois vivamos sob o domnio (e dependncia) dos militares. Nesse meio tempo, no fim de agosto de 1969, o presidente Costa e Silva adoece e sua substituio se faz necessria. No entanto, seu vice, Pedro Aleixo, que fora contra o AI-5, descartado pelos militares. Num golpe dentro do golpe, os militares assumem o poder. Eles editam o AI-12, que permite a uma Junta de Militares governar o pas enquanto Costa e Silva estivesse afastado por motivos de sade. Em seguida, editam a EC n 1/69, acrescentando alguns pontos importantes na CF/67. Vejamos alguns detalhes dessa Emenda.

Pgina 8: Emenda Constitucional n. 1, de 17 de outubro de 1969

A Emenda Constitucional n. 1, de 17 de outubro de 1969. Como dissemos no incio da Unidade 2, discute-se se esta Emenda no configuraria uma nova Constituio, j que ela fruto de um poder revolucionrio, que afasta da presidncia quem deveria assumi-la (vice-presidente Pedro Aleixo), e outorga um novo diploma constitucional. Certamente, essa viso pode ser defendida, pois a EC 1/69 constitucionalizou o uso dos Atos Institucionais, que j regulavam o pas, alm de ter mantido em vigor os Atos j baixados. Aumentou, tambm, o mandato do Presidente para 5 anos. No entanto, ela no revogou expressamente a CF/67, mantendo, inclusive, vrios pontos de seu texto. O estudante precisa ficar atento a essa discusso, sempre lembrando que colocamos o nome Emenda Constitucional para respeitar o que se sucedeu na histria constitucional brasileira. E como conseguimos superar o estado autoritrio? Como passamos sociedade que atualmente vivemos, sob os princpios de um Estado Democrtico? isso que veremos no tpico adiante.

Pgina 9: Constituies de 1988

Constituio de 1988 . Durante o regime militar, mais especificamente no governo do General Emlio Mdici, experimentamos o milagre econmico (perodo de 1968 a 1973). Houve um crescimento econmico muito grande, mas custa do endividamento nacional. Apesar de ter privilegiado sobretudo a classe mdia, as classes mais pobres no aproveitaram esse milagre. No governo de Ernesto Geisel

(1974-1979), as consequncias da poltica econmica adotada na administrao anterior foram aparecendo e passamos por um perodo de inflao acelerada e crise econmica acentuada. Acrescente-se a isso a crise internacional do petrleo, que tambm atingiu o Brasil. Mesmo assim, Geisel no modificou seus projetos de desenvolvimento (era preciso mostrar ao povo que o Governo Militar ia bem), deixando o pas com uma dvida externa altssima. Diante disso, os militares foram perdendo apoio e temiam que alguns movimentos de oposio se insurgissem contra eles. dessa poca a edio da famosa Lei Falco, que reduziu a propaganda poltica, com o intuito de minar as possibilidades da oposio. Houve, tambm, o conhecido Pacote de Abril de 1977, elaborado por Geisel, que, dentre outras coisas, aumentou o mandato do presidente para 6 anos. Ele pretendia fazer um caminho para democracia, mas seria lento e gradual.

Pgina 10: Movimentos sociais

Mesmo tentando se manter no poder, os militares no tinham apoio popular. Vivamos sob a censura, a tortura e sequestros de artistas e intelectuais. Nasceram alguns movimentos que criticavam essa estrutura, como o caso da Tropiclia.

H um site que traz informaes interessantes sobre esse movimento. H fotos, vdeos, biografias etc. Vale a pena visit-lo: http://tropicalia.com.br.
Em 1978, tentando contornar algumas controvrsias, edita-se o Pacote de Junho, que, em resumo, revoga o famigerado AI-5, suspende as decises que cassaram os direitos polticos de alguns cidados e prev a impossibilidade de o Presidente da Repblica suspender os trabalhos do Congresso Nacional. Era o incio da redemocratizao do pas. Outros fatos denotam o avano do Brasil para o caminho democrtico. O primeiro deles a Reforma Partidria de 1979 (Lei n. 6.767/1979), que reinstitui o pluripartidarimo. Antes, havia apenas os partidos ARENA (Aliana Renovadora Nacional, de situao) e MDB (Movimento Democrtico Brasileiro, de oposio). Depois da Reforma, a Arena passou a se chamar PDS e o MDB se desmembrou em cinco novos partidos: PMDB, PP, PT, PDT e PTB.

Pgina 11: Diretas j

Tambm como passo rumo democratizao, podemos citar o estabelecimento de eleies diretas para governador dos Estados e o movimento Diretas J, que pretendia tornar diretas as eleies para Presidente da Repblica. A Proposta de Emenda Constitucional n. 5/83 PEC Dante de Oliveira, como ficou chamada encabeou essa tentativa. Todavia, mesmo tendo imenso apoio popular, ela foi rejeitada.

Vdeo

Nas eleies indiretas de 1985, Tancredo Neves eleito o primeiro civil depois de um longo perodo de governo s de militares. Suas promessas eram de estabelecer a Nova Repblica, baseada num governo democrtico. Porm, ele adoeceu e faleceu, no chegando a tomar posse como presidente. Em seu lugar, assumiu o vice-presidente, Jos Sarney, que tambm era civil. Ele cumpriu a promessa de Tancredo e instituiu uma Comisso de Notveis ( Comisso Afonso Arinos), para elaborar um anteprojeto de Constituio. Alis, a Emenda Constitucional n. 26 de 1985 determinou que fosse convocada uma Assembleia Nacional Constituinte com o fim de elaborar a nova Constituio do pas. O curioso dessa emenda que ela no pretendia modificar, e sim eliminar, a Constituio a que se refere (a CF/67, emendada pela EC n. 1/69). Por essa razo, no razovel pensarmos que ela configura Emenda Constitucional. Enquadra-se, com maior propriedade, como ato poltico revolucionrio, aos moldes do que acontecera com a EC n. 1/69, s que com vis democrtico.

Pgina 12: Nova Constituio

O Presidente, no entanto, rejeitou o texto apresentado pela Comisso, sobretudo em razo de ela ter optado pelo regime parlamentarista de governo. Cumprindo o mandamento da EC n. 26, instala-se a Assembleia Constituinte em 1 de fevereiro de 1987, composta por 559 Congressistas, sendo que o grupo majoritrio era do Centro Democrtico, tambm conhecido como Centro, apoiado pelo Executivo e defensor de ideias mais conservadoras. Aps intensas discusses, vrios lobbies e brigas polticas, a recm-elaborada constituio foi

promulgada, em 5 de outubro de 1988, pelo presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimares. Ele a denominou de Constituio Cidad, pois o povo pode contribuir para sua elaborao, por meio de propostas populares. Alm disso, ela inaugurou um novo pas, erguido sob o Estado Democrtico de Direito e que devia respeito sua Lei Maior. A nova Constituio fixou eleies diretas para Presidente da Repblica, cujo mandato ficou estabelecido em 4 anos (por fora da Emenda Constitucional de Reviso n. 5, de 1994, que alterou a previso constitucional original, com mandato de 5 anos para Presidente). Esta regra tambm ficou sendo obrigatria para Estados-membros, Municpios e Distrito Federal. O primeiro presidente eleito segundo a CF/88 foi Fernando Collor de Melo, que, pressionado por denncias de corrupo e j aberto contra ele um processo de impeachment, renuncia ao cargo em 29 de dezembro de 1992 envolvido em escndalos de corrupo.

Pgina 13: Redemocratizao

Com a CF/88, a forma republicana e o sistema presidencialista de governo foram consolidados. Isso ocorreu especialmente aps o plebiscito (consulta popular) de 21 de abril de 1993, que confirmou a escolha da populao por esses mecanismos de administrao pblica. Por sua vez, o federalismo foi reestabelecido e os entes da federao voltaram a ter autonomia poltica, administrativa e financeira. Foi criado o estado de Tocantins e transformados em estados federados os antigos Territrios Federais de Roraima e Amap. Ao lado disso, a ilha de Fernando de Noronha deixou de pertencer Unio (era territrio federal, foi extinto) e passou para o domnio do estado de Pernambuco. No entanto, devemos ressaltar que ainda h muitos resqucios do centralismo poltico, em que a Unio detm uma ampla gama de competncias administrativas e legislativas, como se pode ver pela leitura dos arts. 20 a 23 do atual texto constitucional.

Link

Abra aqui a Constituio Federal e confira a ntegra dos arts. 20 a 23.

Continuamos a ser um pas laico, sem religio oficial, e ter a capital do pas em Braslia. A redemocratizao trouxe de volta a tripartio real dos Poderes, que, conforme o art. 2, so independentes e harmnicos entre si. No mbito do Poder Judicirio, criou-se o Superior Tribunal de Justia (STJ), competente para uniformizar o entendimento dos magistrados no tocante s aes que se fundamentem em lei federal. Dessa forma, O STF passou a cuidar das matrias estritamente constitucionais.

Pgina 14: Direitos fundamentais do indivduo

O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, formado pelo Senado Federal e pela Cmara dos Deputados, representantes dos Estados-membros e do povo, respectivamente. Estabeleceu-se, enfim, o bicameralismo paritrio ou igualitrio, em que uma casa legislativa no se sobrepe outra. Enfim, no podemos deixar de anotar que foi com a Constituio Cidad que os direitos fundamentais do indivduo foram consolidados em nosso ordenamento. Alguns at de forma indita, como, por exemplo, o fato de o racismo e a tortura terem se tornado crimes inafianveis e a possibilidade de impetrar habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico ou para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo (art. 5, inciso LXXII). O tema dos direitos fundamentais ser analisado com mais detalhes no Mdulo 3. Por ora, devemos ter em mente que a CF/88 representou uma quebra de paradigma com o sistema anterior (CF/67), pois alou os direitos fundamentais como centro do ordenamento jurdico, tendo a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos do Estado brasileiro.

Pgina 15: Concluso do Mdulo I

Ao lado da dignidade da pessoa humana, adotamos como fundamentos, ainda, a soberania (internamente, traduz-se na ideia de que ningum superior ao Estado, e, externamente, significa que todos os pases so iguais entre si), a cidadania (na qual o sujeito possui o direito e o dever de intervir na ordem poltica em que se insere, tanto elegendo seus representantes como contribuindo para melhorar a sociedade), os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo poltico (rompendo com a ordem anterior, que se baseava no bipartidarismo e no repdio diversidade poltica).

Assim, vimos que nossa histria constitucional passou por avanos e retrocessos. Conseguimos superar estados autoritrios e progredir na proteo do indivduo e da coletividade. preciso levar em considerao que nossa Carta Maior sempre sofrer mudanas, pois a realidade social fluida e est, constantemente, em transformao. Carta atual j se incluram dezenas de Emendas Constitucionais. Mesmo assim, necessrio proteger seus fundamentos, pois so eles que norteiam o esprito democrtico e sustentam a construo de uma sociedade melhor.

MDULO II ELEMENTOS DE TEORIA DA CONSTITUIO

Objetivos do Mdulo II
Este mdulo pretende munir o aluno de algumas noes sobre Teoria da Constituio. Sendo assim, ele dever ser capaz de, ao seu trmino, discernir sobre a estrutura da Constituio de 1988 e institutos fundamentais como o Poder Constituinte, e suas implicaes, e o Controle de Constitucionalidade das leis.

Unidade 1 Estrutura da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 CRFB/88. O prembulo e as normas constitucionais

Objetivos da Unidade 1
Nesta unidade, ser oferecido ao estudante a estrutura da Constituio de 1988 e os princpios bsicos que nortearam sua formatao. Paralelamente, o estudante ter contato com outras partes do texto igualmente importante: o prembulo e o Ato das Disposies Constitucionais Transitrias.

Pgina 2: Prembulo, corpo e normas transitrias

Unidade 1 Estrutura da Constituio de 1988. O prembulo e as normas constitucionais . Aps termos estudado toda a travessia histrica de nossas constituies, analisaremos a estrutura da atual, a Constituio de 1988. Seu texto dividido em trs partes: prembulo, corpo e normas transitrias. Veja o quadro abaixo:

Prembulo

INTRODUO

Ttulo I Dos Princpios Fundamentais (arts. 1 a 4) CORPO OU PARTE CENTRAL Ttulo II Dos Direitos e Garantias Fundamentais (arts. 5 a 17)

Ttulo III Da Organizao do Estado (arts. 18 a 43)

Ttulo IV Da Organizao dos Poderes (arts. 44 a 135)

Ttulo V Da Defesa do Estado e das Instituies Democrticas (arts. 136 a

Ttulo VI Da Tributao e do Oramento (arts. 145 a 169)

Ttulo VII Da Ordem Econmica e Financeira (arts. 170 a 192)

Ttulo VIII Da Ordem Social (arts. 193 a 232)

Ttulo IX Das Disposies Constitucionais Gerais (arts. 233 a 250)

Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT (arts. 1 a 97)

NORMAS TRANSITRIAS

Nota-se, inicialmente, uma profunda mudana em relao estrutura da constituio anterior, a de 1967, emendada pela EC n. 1/69. Esta carta constitucional, que vigorou durante o perodo militar, tinha a caracterstica de ser autoritria. Sua estrutura era baseada na organizao do Estado e de suas instituies, havendo uma centralizao de poder nas mos dos militares.

Pgina 3: Direitos Fundamentais do Cidado

Por sua vez, os Direitos Fundamentais do Cidado localizavam-se aps toda a organizao administrativa do Estado. Somente com a CF/88, os direitos fundamentais foram antepostos Organizao do Estado, significando que so mais importantes que esta. Observe como era a CF/1967:

Prembulo

INTRODUO

Ttulo I Da Organizao Nacional (arts. 1 a 144) CORPO OU PARTE CENTRAL Ttulo II Da Declarao de Direitos (arts. 145 a 159)

Ttulo III Da Ordem Econmica e Social (arts. 160 a 174)

Ttulo IV Da Famlia, da Educao e da Cultura (arts. 175 a 180)

Ttulo V Das disposies Gerais e Transitrias (arts. 181 a 217)

NORMAS TRANSITRIAS

E por que o legislador de 1988 fez essa opo? Primeiramente porque, ao instituir um Estado Democrtico de Direito, centrado na dignidade da pessoa humana, como afirma o art. 1, inciso III, os direitos fundamentais tinham que vir em primeiro plano. Em segundo lugar, podemos afirmar que o constituinte brasileiro de 1988 adotou o pensamento jusnaturalista de Jean Jacques Rousseau. Para este pensador, o homem, desde quando vivia isoladamente, possua direitos inseparveis de sua condio humana. Por um instinto de se juntar a outros homens, estabeleceu com eles um contrato hipottico, originando o Estado. Assim, uma vez que os direitos do indivduo j existiam antes do Estado, funo deste proteger tais direitos e no o contrrio. Por essa razo, a CF/88 posicionou os direitos fundamentais antes dos elementos que o organizam.

Pgina 4: Prembulo

Mas h um item singular e comum entre as duas constituies (de 1967 e de 1988). Ambas apresentam um texto introdutrio, chamado de prembulo. Qual a sua funo, j que ele no integra o corpo normativo da Lei Fundamental? Muito se discute se esse texto introdutrio teria eficcia jurdica ou seria apenas um texto para inspirar a norma que se inaugura. Vejamos o que diz o prembulo da CF/88:

PREMBULO Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Embora no seja norma jurdica capaz de disciplinar direitos e deveres, o prembulo possui a importante tarefa de demonstrar

a posio ideolgica de um Estado, situando-se na rea da poltica. Na Constituio de 1967, por exemplo, o prembulo era bem curto e se limitava a dizer: O Congresso Nacional, invocando a proteo de Deus, decreta e promulga a seguinte CONSTITUIO DO BRASIL.

Pgina 5: Constituio promulgada

A Constituio Cidad de 1988, ao romper com o paradigma militar, quis deixar claro, logo de incio, todos os motivos que nortearam a configurao desse novo Estado. Tambm a Constituio Francesa de 1791, elaborada durante a Revoluo Francesa, que pretendia abolir os privilgios do clero e da nobreza, caractersticos do Regime Absolutista (Antigo Regime), tinha um prembulo extenso, contendo a Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado.

O prembulo um elemento natural de Constituies feitas em momento de ruptura histrica ou de grande transformao poltico-social. Jorge Miranda

O prembulo, portanto, a antessala das normas constitucionais propriamente ditas. H, ainda, mais um detalhe contido ao final de seu texto que deve ser observado: a palavra promulgamos. Dizer que uma constituio foi promulgada significa, em regra, que houve participao popular em sua elaborao, que ela no fruto da vontade de um governante ou de um grupo detentor do poder. Ela no foi imposta sociedade, mas aprovada por ela, por meio de representantes eleitos para comporem uma Assembleia Nacional Constituinte.

Pgina 6: Outorgada x Promulgada

Na nossa histria, trs constituies foram impostas ou outorgadas: a imperial de 1824, a getulista de 1937 e a militar de 1967, apesar de nesta ltima conter a palavra promulgamos. As demais foram de fato promulgadas (1891, 1934, 1946 e 1988). Veja que, nestas, a imagem democrtica da Constituio traduzida pela intensa participao popular, enquanto naquelas a figura do constituinte se resume a uma pessoa ou a um pequeno grupo de pessoas.

Vdeo

Aps o prembulo, esto as normas constitucionais. Como se v, elas compem um corpo normativo que no homogneo. Umas tratam dos princpios fundamentais, outras dos direitos e deveres dos cidados. H as que regulam a ordem econmica e financeira e as que disciplinam a defesa do Estado e das Instituies Democrticas. Por essa razo, diz-se que h normas materialmente constitucionais, quando abordam temas ligados estruturao do Estado e aos direitos fundamentais, e normas formalmente constitucionais, que, apesar de estarem inseridas no texto da Constituio, no tratam de temas essencialmente constitucionais. A Constituio de 1988 formal, pois elege como norma constitucional tudo aquilo que compe seu texto e submetido a uma determinada forma de elaborao, no importando seu contedo. No entanto, no podemos deixar de alertar o estudante para o fato de que essa diviso entre norma constitucional material e norma constitucional formal discutvel, pois o contedo das constituies vem, naturalmente, sendo ampliado, tornando intil essa fragmentao. As constituies tm adotado como fundamental no somente a estrutura do Estado e os direitos fundamentais, mas tambm, por exemplo, os fins e objetivos a que ele persegue.

Pgina 7: Concluso da unidade 1

Nesse sentido, vivenciamos um momento de expanso constitucional, isto , cada vez mais h assuntos sendo inseridos no texto constitucional como elemento essencial. A CF/88 , genuinamente, uma Carta extensa, por no se limitar a regular a estrutura do Estado e os direitos fundamentais, ao contrrio de constituies sintticas ou resumidas, como a dos EUA, que se restringem queles assuntos. Para finalizar esta unidade, cabe uma palavra sobre o ADCT. Embora seja denominado de Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, ele tem o mesmo valor de norma constitucional e se destina a regular as situaes que ficam transitando entre a ordem jurdica passada e a atual. Isso denota o cuidado do constituinte com os fatos j consolidados, sendo mais um fator de legitimao da Constituio perante a sociedade.

Unidade 2 Poder Constituinte: a elaborao da Constituio, sua transformao e a relao com a ordem jurdica anterior

Objetivos da Unidade 2
A Unidade 2 do segundo Mdulo pretende ensinar ao aluno a ideia bsica de Poder Constituinte. Dessa forma, traz o conceito, a fundamentao e os exemplos de Poder Constituinte Originrio e seus derivados (Reformador, Decorrente e Revisor). Ao final, estuda os fenmenos que podem ocorrer entre a ordem jurdica atual e a ordem jurdica anterior.

Pgina 2: Questes

Unidade 2 Poder Constituinte: a elaborao da Constituio, sua transformao e a relao com a ordem jurdica anterior

Na unidade passada, vimos como a Constituio estruturada. Agora, precisamos saber quem o responsvel pela sua elaborao. Tentaremos responder algumas perguntas, que inevitavelmente aparecero. Por exemplo:

Como o texto constitucional se mantm atualizado e a quem atribudo o dever de atualizao? possvel modificar o sentido de uma norma constitucional, sem mudar seu texto? Os estados federados possuem Constituio? Quem a elabora? Como ficam as situaes que eram regidas pelo ordenamento jurdico anterior?

Esses e outros questionamentos sero abordados no decorrer desta unidade, que se inicia esclarecendo o que o Poder Constituinte.

Pgina 3: Poder Constituinte

O Poder Constituinte a fora de se constituir algo. Quando nos referimos a ele na rea do Direito, estamos falando do poder de se formular ou atualizar uma Constituio, que o documento que cria e organiza o Estado. Este, por sua vez, uma pessoa poltica abstrata formada pelo povo de um determinado territrio, que decide se unir de forma organizada para atingir um determinado fim ou bem comum. Assim, conclumos, primeiramente, que quem tem o poder de constituir um Estado o povo. E ele quem tem a titularidade do poder de elaborar a Constituio que reger o Estado por ele formado. Mas nem todos os cidados exercem essa titularidade. Quem elabora, realmente, a Constituio uma Assembleia Nacional Constituinte, eleita pelo povo com o fim nico de escrever o texto. So os primeiros representantes do povo. Nos regimes autoritrios, no entanto, o prprio governante ou os detentores do poder escrevem a Carta Constitucional e a outorgam sociedade, no havendo um colegiado eleito para tanto. Quando nos referimos ao Poder Constituinte que elabora a Constituio estamos falando do Poder Constituinte Originrio, pois ele d origem a um novo estado, criando uma nova ordem jurdica.

Pgina 4: Poder Constituinte Originrio

Seja nos momentos em que o texto constitucional vigente no mais condiz com as realidades sociais, seja nas horas em que a sociedade clama por mudanas mais profundas, o Poder Constituinte Originrio rompe com a ordem anterior e inaugura uma nova.

O Poder Constituinte Originrio possui algumas peculiaridades:

a) inicial e autnomo, na medida em que a nova constituio ser estruturada livremente, de acordo com os anseios de quem exerce este poder; b) ilimitado juridicamente, pois no precisa respeitar os limites traados pelo direito anterior; c) um poder de fato e um poder poltico, ao se identificar como verdadeira fora social, na qual a ordem jurdica passa a existir a partir de sua manifestao.

Apesar de o Poder Constituinte Originrio ser autnomo, a corrente jusnaturalista defende que h alguns direitos naturais que so indissociveis do homem e, mesmo o onipotente Poder Constituinte Originrio, no poderia suprimi-los. Na verdade, preciso que os representantes escolhidos pelo povo para elaborar a nova Carta Constitucional se faam identificar com os desejos dos representados, pois somente assim se materializa o legtimo exerccio do Poder Constituinte Originrio.

Quem tenta romper a ordem constitucional para instaurar outra e no obtm a adeso dos cidados, no exerce poder constituinte originrio, mas age como rebelde criminoso. Gilmar Ferreira Mendes

Pgina 5: Poderes Constituintes derivados

Elaborada a Constituio, o Poder Constituinte Originrio sai de cena e entram os outros poderes institudos por ele, que estaro presentes durante o perodo em que vigorar o novo texto. Existem trs poderes constituintes que so derivados do originrio:

. poder constituinte derivado reformador; . poder constituinte derivado decorrente; e . poder constituinte derivado revisor.

A seguir, passaremos ao estudo de cada um deles, que possuem, em comum, a caracterstica de estarem limitados e condicionados aos parmetros colocados pelo Poder Constituinte Originrio.

Pgina 6: Poder Reformador

O Poder Constituinte Derivado de Reforma ou Reformador aquele responsvel por modificar a Constituio, por meio de um procedimento especfico, determinado pelo originrio, sem que seja necessrio abandonar o texto vigente e convocar uma nova Assembleia Nacional Constituinte. O cotidiano da sociedade faz com que ela reveja alguns pontos da Constituio e deseje alter-los, aperfeioando a regulamentao de determinada matria. O Poder reformador ocorre por meio das Emendas Constitucionais, reguladas no art. 60 da CF/88. A Constituio coloca alguns limites para seu exerccio. H limitaes expressas, como a necessidade de qurum qualificado de 3/5 e votao em dois turnos, em cada Casa do Congresso, assim como iniciativa de, pelo menos, um tero dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. Outra limitao expressa refere-se s matrias que no podem ser objeto de modificao, as chamadas clusulas ptreas, que esto no 4 do art. 60.

Pgina 7: Artigo 60

Para contextualizarmos, leia o art. 60 em sua ntegra:

Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta:

I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal;

II - do Presidente da Repblica;

III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

1 A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio.

2 A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

3 A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem.

4 No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;

II - o voto direto, secreto, universal e peridico;

III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

Pgina 8: Modificar normas constitucionais

H, tambm, limitaes implcitas, como a impossibilidade de se violar as limitaes expressas ou alterar o titular do poder constituinte.

Como se v, o Poder Constituinte Originrio enumerou algumas condies para que a Constituio fosse modificada, demonstrando, na ocasio em que foi desenvolvida, a preocupao com a manuteno dos valores democrticos. Uma questo que se apresenta neste momento a seguinte: o procedimento para se alterar as normas da constituio o mesmo para se alterar as normas de uma lei infraconstitucional? A resposta simples, mas esclarece um ponto interessante para ns. O constituinte estabeleceu um procedimento mais complexo e difcil para alterar as normas constitucionais porque pretendeu que a Constituio fosse mais estvel que as outras normas, no podendo ser modificada facilmente. Some-se a isso o fato de a Constituio estar no pice do ordenamento jurdico, servindo de fundamento para as demais leis.

Pgina 9: Reflexo

Por esta razo, dizemos que nossa Constituio, quanto ao critrio da estabilidade, classificada como rgida, pois estabelece um maior grau de dificuldade para mudar as normas constitucionais. No lado oposto, esto as constituies flexveis, em que no h um processo legislativo mais rgido para alterar o texto constitucional. Nesse caso, o mesmo trabalho para se alterar a constituio ou as normas infraconstitucionais. Dessa maneira, no h hierarquia entre normas constitucionais e normas legais (infraconstitucionais). Um exemplo tpico de Constituio flexvel a da Inglaterra. Para finalizar o estudo do Poder Reformador, cabe refletir sobre uma instigante questo: possvel reduzir a maioridade penal de 18 anos para 16 anos, j que, aparentemente, trata-se de um direito fundamental individual (clusula ptrea)? A matria controversa e suscita intensos debates. H quem defenda o carter absoluto da norma e, por isso, no se poder restringi-la. Outros dizem que o termo abolir, usado no 4 do art. 60, refere-se situao que extingue por completo um direito, o que no o caso. Ademais, para os que defendem a possibilidade de reduo da maioridade penal, uma pessoa j plenamente capaz de entender seus atos aos dezesseis anos, tanto assim que est autorizada a votar, nos termos do art. 14, 1, alnea c, da CF/88.

Pgina 10: Poder Decorrente

J o Poder Constituinte Derivado Decorrente aquele conferido aos Estados-membros para que estruturem suas respectivas Constituies Estaduais. Uma vez que vivemos sob a forma federalista de Estado, os entes federados detm capacidade para se auto-organizarem tanto no mbito administrativo quanto nas reas judiciria e legislativa, sendo que o exerccio desse poder foi concedido s Assembleias Legislativas Estaduais. Isso traduz o esprito do art. 1 da CF/88, que estabelece ser o Brasil uma Repblica Federativa, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. Do mesmo modo que o poder de reforma, o Poder Decorrente est submetido aos princpios adotados pela Constituio Federal. O art. 25 confirma essa ideia, ao dizer que Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios desta Constituio. Tais princpios esto espalhados por todo o texto constitucional, mas podemos citar, dentre outros, os seguintes: . as Constituies estaduais devem observar a forma federativa e o princpio republicano do Estado; . no podem suprimir direitos fundamentais enumerados na Constituio Federal; . no esto autorizadas a invadir competncia assegurada Unio, sob pena de inconstitucionalidade; . devem respeitar as regras do processo legislativo federal, adaptando as normas para as peculiaridades estaduais; . tm que seguir os princpios oramentrios estabelecidos na CF/88.

Pgina 11: Estados e municpios

Cabe indagar: somente os Estados podem elaborar suas Constituies? Isto : o Poder Derivado Decorrente foi conferido apenas aos Estados-membros, ou e o DF ou os Municpios tambm o possuem? Esta matria tambm polmica e h quem defenda que o DF foi dotado de tal poder, apesar de sua vinculao parcial Unio, pois a formulao de sua Lei Orgnica (Constituio Distrital) est fundamentada diretamente na CF/88, mais especificamente no art. 32, que autoriza o ente a elabor-la. O Ministro Carlos Ayres Britto, do STF, afirmou, alis, que o Distrito Federal est bem mais prximo da estruturao dos Estados-membros do que da arquitetura constitucional dos Municpios, mesmo o DF legislando tanto em matrias estaduais quanto em matrias municipais. No entanto, em relao aos Municpios, no h que se falar em Poder Derivado Decorrente porque seu fundamento no decorre direta e exclusivamente da Constituio Federal. Na verdade, o art. 29 nos diz que as Leis Orgnicas Municipais atendero os princpios da CF/88 e das Constituies estaduais que lhe disserem respeito, construindo, dessa forma, um poder decorrente de terceiro grau, o que no configura aquele tipo de Poder.

Pgina 12: Poder Revisor

Em terceiro lugar, h o Poder Constituinte Derivado Revisor. Este poder, tambm institudo pelo Poder Originrio, teve o objetivo de revisar a Constituio aps cinco anos de sua promulgao, mediante um procedimento mais simplificado do que aquele estabelecido para se propor Emendas Constitucionais. Assemelha-se ao Poder Reformador em quase tudo, exceto no que se refere ao fato de no mais poder ser exercido, devido eficcia esgotada da norma que o instituiu.

Alm desses trs poderes mencionados, no podemos deixar de citar um outro poder, implcito na sociedade e que pode ser denominado como poder constituinte difuso. Ele se manifesta por meio das mutaes constitucionais, sendo um poder espontneo e fruto das mudanas sociais. Por meio dele, algumas expresses da Constituio, embora permaneam com o mesmo texto, ganham um novo ou mais amplo significado. Um bom exemplo seria o termo casa, constante do art. 5, XI, que, no decorrer dos anos, passou a abranger, tambm, outros locais por exemplo: o estabelecimento comercial, o escritrio de contabilidade, o quarto de hotel ocupado, o escritrio de advocacia e o consultrio mdico.

Pgina 13: Relao: Constituio vigente e Ordem Jurdica anterior

Para encerrarmos esta unidade, preciso analisar a relao que existe entre a Constituio vigente e a Ordem Jurdica anterior. Basicamente, dois fenmenos podem ocorrer: 1) uma determinada norma, publicada antes da Constituio atual, pode ser com ela compatvel e, desta forma, ser recepcionada pela nova ordem jurdica; ou 2) uma outra norma, tambm anterior a Constituio vigente, pode no ser compatvel com os valores da nova ordem jurdica e, por esta razo, dever ser revogada neste caso, no se fala que a lei inconstitucional, pois somente pode-se falar em inconstitucionalidade em relao a atos normativos publicados aps uma determinada Constituio.

Assim, podemos ter a recepo de normas compatveis com a nova ordem constitucional e a revogao das normas que com ela no forem compatveis. A deciso sobre esse assunto cabe aos juzes no julgamento de casos concretos. No entanto, possvel haver uma deciso que valer de maneira uniforme para todos, quando a matria for submetida ao Supremo Tribunal Federal. Nesse contexto foi que se revogou a Lei de Imprensa. Uma vez que a lei data de 1967, ela deveria ser analisada mediante ao prpria que possibilitasse o exame de sua recepo ou revogao diante da CF/88. O Supremo Tribunal Federal, por 7 votos a favor, decidiu derrubar a lei diante de sua incompatibilidade com a democracia.

Link

Veja, em artigo do Estado, como foi a derrubada da Lei de Imprensa.

Pgina 14: Deciso dos Ministros

Dentre as razes que nortearam a deciso dos Ministros, podemos citar: penas mais severas na Lei do que as existentes no Cdigo Penal, denotando seu carter autoritrio (enquanto a Lei de Imprensa previa para o crime de calnia uma pena mxima de trs anos de deteno, o Cdigo Penal prev dois anos; para a injria, a lei previa um ano e o Cdigo, seis meses; e para a difamao, a lei estabelecia 18 meses e o Cdigo, um ano); e restries liberdade de imprensa (a Lei permitia a apreenso de jornais e revistas que ofendessem a moral e os bons costumes e a punio para quem vendesse ou produzisse esses materiais).

No pode haver lei dispondo sobre o tamanho e a durao do exerccio da liberdade de expresso. "A atual Lei de Imprensa foi concebida e promulgada num prolongado perodo autoritrio da nossa histria de Estado soberano, conhecido como 'anos de chumbo' ou 'regime de exceo'."

Ministro Carlos Ayres Britto

E como ficam os direitos adquiridos durante a vigncia de uma Constituio que, subitamente, foi substituda por outra? Direitos adquiridos, em resumo, so aqueles que j foram integrados ao patrimnio material ou imaterial de uma pessoa, por esta ter cumprido os requisitos necessrios para tanto, seja legais ou contratuais, podendo exigir a obrigao relacionada dentro de um tempo hbil. Ultimamente, o Judicirio tem entendido que as novas regras possuem retroatividade mnima, isto , no afetam por completo as obrigaes de um negcio jurdico j consolidado no passado. Influenciam to somente as parcelas que esto por vir, como foi o caso das penses que eram vinculadas ao salrio mnimo. A CF/88 desvinculou, no art. 7, IV, o salrio mnimo para qualquer fim. Sua aplicao foi imediata, mas no modificou as prestaes j vencidas.

Pgina 15: Concluso da unidade 2

Lembramos, no entanto, que o Poder Constituinte Originrio autnomo e ilimitado juridicamente, podendo superar direitos eventualmente adquiridos, mesmo que isso signifique deslegitimao perante a sociedade. As regras para se aposentar formam um exemplo emblemtico, pois, de tempos em tempos, so modificadas no sentido de atrasar a aposentadoria de um cidado que acaba de ingressar no mercado de trabalho, mas procuram resguardar o direito daqueles que j esto h algum tempo na vida laboral, estabelecendo, para eles, regras especiais. O mesmo no ocorre com as Emendas Constitucionais (fruto do Poder Constituinte Derivado Reformador) e as leis e atos infraconstitucionais, que devem respeitar a regra da irretroatividade da lei (lei aqui deve ser entendida em sentido amplo, significando toda espcie normativa), segundo a qual a lei s se aplica para os fatos posteriores ao incio de sua vigncia. Caso tais leis usurpem direitos adquiridos, devem ser consideradas inconstitucionais.

Unidade 3 Breves Noes sobre controle de constitucionalidade das leis

Objetivos da Unidade 3
A ltima unidade deste Mdulo traz, resumidamente, noes bsicas sobre Controle de Constitucionalidade. Apesar da profundidade tcnica que o tema demanda, o aluno poder apreender como feito o controle e suas implicaes.

Pgina 2: Introduo

Unidade 3 Breves Noes sobre Controle de Constitucionalidade das leis . Nesta unidade, procuraremos passar ao aluno as noes bsicas sobre o tema do controle de constitucionalidade. No entraremos em detalhes tcnicos e em discusses jurdicas profundas. Todavia, alguns debates importantes no sero deixados de lado. Pois bem, o controle de constitucionalidade o meio pelo qual as leis e os atos normativos em geral so fiscalizados em relao sua compatibilidade com a Constituio Federal. Vale dizer: a um determinado rgo compete dizer se determinada lei est em consonncia com a Lei Maior de um pas (que no caso do Brasil e de vrios pases do mundo, a Constituio). Desse conceito simples possvel extrair algumas ideias importantes que justificam a existncia e a necessidade de se proceder a tal controle. Primeiramente, preciso lembrar que a estrutura do nosso ordenamento jurdico foi construda segundo um verdadeiro escalonamento normativo, sendo que as normas superiores servem de fundamento de validade para as normas inferiores. Nessa verdadeira pirmide normativa, a Constituio Federal ocupa o vrtice e dela emana os princpios e as regras que devem ser seguidas para a elaborao das demais leis.

Pgina 3: Hans Kelsen

Mas qual o fundamento de validade da Lei Maior, j que ela norma matriz de todas as outras? Na viso do jurista Hans Kelsen, que edificou toda essa ideia de Constituio em sentido estritamente jurdico e baseada num escalonamento normativo, a Constituio tira sua validade de uma norma hipottica, situada no no plano do direito posto, mas no mbito do direito suposto, abstrato, hipottico. Por isso, defende que a norma fundamental hipottica, que oferece os parmetros para norma fundamental concreta, situa-se no plano lgico-jurdico, ao passo que a Constituio propriamente dita, situa-se no plano jurdico-positivo (do direito posto). Do fato de a Constituio ocupar o ponto mais alto de um ordenamento, decorre o princpio da Supremacia da Constituio, segundo o qual os atos inferiores devem ser com ela

compatveis. Podemos afirmar, assim, que para existir o controle de constitucionalidade pressupe-se um ordenamento jurdico escalonado, em que um ato normativo superior serve de validade para o inferior, sendo que a Constituio a norma hierarquicamente superior s demais.

Aliados a esses pressupostos, alguns requisitos tambm se fazem presentes para justificar o controle. Nessa linha, preciso que a Constituio seja rgida, vale dizer, possua um processo de alterao mais rduo do que o processo de alterao das normas no constitucionais, e haja um rgo responsvel (competente) para realizar o controle de constitucionalidade.

Pgina 4: Sistema de controle de constitucionalidade

Como vimos, a nossa Constituio rgida e estabeleceu, no art. 102, inciso I, a competncia para o Supremo Tribunal Federal julgar as aes que pretendam exercer o controle de constitucionalidade. Dentre algumas, h a Ao Direta de Inconstitucionalidade (Adin), e a Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Dessa forma, o Brasil possui hoje um sistema de controle de constitucionalidade moderno e abrangente. Mas sempre foi assim? No. Durante todo o perodo do Brasil imperial, que se estendeu de 1822 a 1889, no havia qualquer meio de controle de constitucionalidade das leis pelo Judicirio. Nessa poca, consagrou-se o dogma da soberania do Parlamento, conforme o qual somente o rgo Legislativo era capaz de compreender o real significado da norma. Some-se a isso o fato de haver o Poder Moderador, conferido ao Monarca, que desempenhava o papel de coordenao e equilbrio entre os demais Poderes. Apenas com a Constituio de 1891, j na era republicana, o controle foi institudo no pas. Mas ele ainda estava restrito ao controle difuso, isto , aquele realizado por qualquer juiz ou tribunal, segundo as regras locais de organizao judiciria.

Pgina 5: Ao Direta de Inconstitucionalidade Interventiva

Com a Constituio de 1934, houve uma ampliao do instituto, criando-se a Ao Direta de Inconstitucionalidade Interventiva (que tem como objetivo iniciar o processo de interveno federal em algum ente da federao, em casos excepcionais).

Alm da Adin Interventiva, ficou assentado que a declarao de inconstitucionalidade de uma lei s poderia se dar mediante a aprovao, por maioria absoluta, dos membros de um Tribunal. Criou-se a chamada clusula de reserva de plenrio. E a terceira nova regra foi a atribuio conferida ao Senado Federal para suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei ou ato declarado inconstitucional por deciso definitiva. Vamos o crescente desenvolvimento do instituto quando, em 1937, tendo tomado o poder, Getlio Vargas outorgou a nova Carta Constitucional (Constituio de 1937) e previu a possibilidade de o presidente influenciar as decises do Poder Judicirio. A norma permitiu ao presidente submeter ao Parlamento, de forma discricionria, as decises do Poder Judicirio que tivessem declarado inconstitucional determinada lei. O Parlamento poderia manter a deciso do Judicirio caso 2/3 dos seus membros apoiassem a ideia. Isso denota a forma centralizada e autoritria como a poltica era gerida na Era Vargas.

Pgina 6: Controle da constitucionalidade

Com a redemocratizao, em 1946, a nova Constituio, por meio da Emenda Constitucional n 16, de 1965, reinstaurou a tradio do controle de constitucionalidade, retirando a possibilidade de o Executivo se envolver a seu bel-prazer no processo, e criou a Adin genrica, tendo como objeto as leis e atos normativos, federais ou estaduais, que ofendessem a Constituio Federal. O STF foi o rgo incumbido da competncia para julgamento. Estabeleceu-se, tambm, a possibilidade de controle estadual. No entanto, em termos de legitimidade para ingressar com a ao, a Constituio de 1946 ainda foi bem tmida, pois a restringiu ao Procurador Geral da Repblica (PGR). Passados alguns anos, todavia, novamente o controle de constitucionalidade sofreu outro retrocesso. Com a ditadura militar, a Constituio de 1967 extraiu o instrumento do arcabouo jurdico, restando apenas a possibilidade de controle de norma municipal em face da Constituio Estadual, para fins exclusivos de interveno no Municpio.

Pgina 7: Inovaes

Foi na histria recente, com a promulgao da Constituio de 1988, que presenciamos o avano e, quem sabe, a consolidao do sistema de controle de constitucionalidade no nosso ordenamento jurdico. A segunda redemocratizao do pas trouxe de volta o instituto e ainda o fez de forma mais ampla que das outras vezes.

Dentre outras inovaes: . . . ampliou os legitimados para iniciar o processo de controle de constitucionalidade (antes somente o PGR podia intentar a ao); . previu a possibilidade de controle nos casos de omisso legislativa, ou seja, se no h uma lei que deveria existir, possvel questionar isso em relao fiscalizao legislativa; . criou a Ao Declaratria de Constitucionalidade (ADC), que, similar Adin, pretende reconhecer e certificar a constitucionalidade de uma lei, em se tratando de lei com validade questionada; e

. permitiu a criao da ADPF, que, posteriormente, foi regulamentada pela Lei 9.882/99.

Sabemos, ento, o que o controle de constitucionalidade e qual foi sua trajetria nas nossas constituies. Porm, o que acontece com uma lei que declarada inconstitucional? Quais so os efeitos de uma deciso do STF quando reconhece que uma lei no compatvel com a CF/88?

Pgina 8: Lei inconstitucional

Num primeiro momento, percebemos que a lei declarada inconstitucional expurgada do ordenamento jurdico, ou seja, excluda totalmente do complexo normativo, desde o incio de sua vigncia. Isso porque, adotando a teoria da nulidade, o Brasil entende que a lei inconstitucional possui um vcio desde seu nascimento, no produzindo qualquer efeito. Ela existiu, mas era invlida e ineficaz. Sucede que, apesar da bela construo doutrinria, uma lei inconstitucional, at o momento de sua declarao como tal, produz uma srie de efeitos que no podem ser negligenciados. Assim, diante desta constatao, o direito nacional percebeu que, em alguns casos, a deciso no deveria declarar a nulidade, mas apenas anular aquela lei que vinha produzindo efeitos. Houve uma aproximao da denominada teoria da anulabilidade, caracterstica do sistema austraco. Nasceu, portanto, a possibilidade de se modular temporalmente os efeitos da declarao de inconstitucionalidade, materializada no art. 27 da Lei 9.869/99, em nome da segurana jurdica ou de excepcional interesse social. Assim, mesmo declarando que uma norma inconstitucional, o STF pode decidir que ela s ser invlida a partir de determinada data.

Pgina 9: Aspectos

E quais so as espcies de inconstitucionalidade que podem ser arguidas em em termos de controle de constitucionalidade? Tanto por ao como por omisso, uma lei ou um ato normativo pode ofender a Constituio Federal. No primeiro caso, por ao, o vcio pode ser formal ou material. No segundo caso, a omisso inconstitucional se d pelo silncio legislativo, ou seja, o Poder Legislativo no edita a lei necessria para que um direito seja efetivado.

Analisando um pouco mais profundamente a inconstitucionalidade por vcio formal, conclumos que ela pode se dar em relao a trs aspectos: . . 1) incompetncia do rgo para legislar sobre um determinado fato, como por exemplo, o uso de cinto de segurana. O STF entende que lei municipal que trata do assunto inconstitucional, pois cabe Unio legislar sobre a matria, nos termos do art.

22, XI: Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: (...) XI trnsito e transporte. Essa modalidade chamada de vcio formal orgnico, devido incompetncia relacionada ao rgo. 2) inobservncia do devido processo legislativo. Exemplificando, quando uma lei no respeita o qurum necessrio para sua aprovao (lei complementar aprovada por maioria simples, enquanto deveria ter sido aprovada por maioria absoluta), ou, ento, quando algum no detm a legitimidade para iniciar o processo legislativo, mas, mesmo assim, o faz. Este vcio chamado de vcio subjetivo, e, aquele, de vcio objetivo. 3) inobservncia dos pressupostos necessrios para a elaborao do ato normativo. Esta inconstitucionalidade acontece quando um ato no observa os requisitos enumerados na Constituio. Um bom exemplo para ilustrar esse assunto a lei baiana n 7.619/2000, que criou o municpio de Lus Eduardo Magalhes sem a observncia dos critrios fixados no art. 18, 4 da CF/88. ( 4 A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.)

Pgina 10: Decoro parlamentar

No que se refere ao vcio material, a inconstitucionalidade analisada sob o ponto de vista de afronta aos preceitos e princpios da Carta Constitucional. Por exemplo, uma lei que fixe os subsdios do Governador acima do teto remuneratrio estabelecido no art. 37, XI, inconstitucional, por vcio material. E a questo do decoro parlamentar? Esse problema de grande importncia para o estudo de controle de constitucionalidade, tendo-se em vista acusaes de recebimento de propinas por parlamentares para votarem alinhados aos interesses do governo. Assim, o processo legislativo se maculava pelo fato de o parlamentar ter recebido vantagens indevidas. De acordo, com o art. 55, 1 da CF, existe, a, um vcio de decoro parlamentar, que poderia ensejar a declarao de inconstitucionalidade das leis aprovadas sob o manto dessa negociata. (Art. 55, 1 incompatvel com o decoro parlamentar, alm dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepo de vantagens indevidas). Ainda no existe nenhuma ao que invoque esse fundamento para invalidar um determinado ato normativo. No entanto, recomenda-se ao estudante ficar atento para as notcias, pois a qualquer instante isso pode acontecer.

Pgina 11: Espcies de inconstitucionalidade

Em resumo, veja o quadro abaixo, que esquematiza as espcies de inconstitucionalidade:

ESPCIES DE INCONSTITUCIONALIDADE

POR AO

VCIO FORMAL (orgnico, formal propriamente dito [objetivo e subjetivo, e

inobservncia dos pressupostos objetivos])

POR OMISSO (ausncia de lei)

VCIO MATERIAL

Inconstitucionalidade por vcio de decoro parlamentar

Pois bem, sabendo quais so as espcies de inconstitucionalidade, quando ocorre o controle de constitucionalidade? Essa questo nos traz a seguinte resposta: o controle pode ocorrer tanto previamente, antes do incio da vigncia da lei, ou posteriormente, quando a lei j est em vigor. Analisemos, primeiro, o controle prvio. O controle prvio pode ser feito no mbito do Parlamento, durante o processo legislativo, pela Comisso de Constituio e Justia (CCJ). Tanto a CCJ do Senado quanto a da Cmara dos Deputados detm a competncia para examinar se um determinado Projeto de Lei est em conformidade com a Constituio Federal.

Pgina 12: Controle

No Poder Executivo, vemos que o controle prvio realizado pelo veto presidencial, que tem o poder de evitar que uma norma, ou parte dela, entre para o mundo jurdico com vcios de constitucionalidade. De forma interessante, tambm o Poder Judicirio participa do controle prvio de constitucionalidade das leis. Uma vez que o parlamentar tem o direito lquido e certo de participar de um devido processo legislativo, ele poder acionar o Judicirio toda vez que ele se encontrar em situao de desrespeito a esse direito. Dessa maneira, por meio de um Mandado de Segurana, nos termos do art. 5, LXIX, o membro do Legislativo levar a questo para o Judicirio decidir (conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico). De outro lado, o controle pode ser posterior, tambm chamado repressivo, e atinge a lei j publicada, e no o projeto de lei. No Brasil, a regra que o Judicirio, por meio de aes prprias, realize a fiscalizao dos atos normativos. Isso pode se dar tanto de forma concentrada, quando a questo levada para um rgo especificamente dotado de competncia para tanto, ou ento de forma difusa, que a realizada por qualquer juiz ou tribunal. Neste caso, a deciso valer apenas para aquele processo. Tem crescido, no entanto, a ideia da transcendncia dos motivos determinantes da deciso, pela qual as razes expostas em um caso podem ser aplicadas em outro, desde que se comprove tratar-se do mesmo assunto. O Brasil adotou o sistema misto, que abrange tanto o concentrado quanto o difuso.

Pgina 13: Exceo

Mas h exceo regra do controle exclusivamente judicial. Por exemplo, o art. 49, V, da CF/88, prev que cabe ao

Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Sendo assim, se o Chefe do Executivo, ao regulamentar uma determinada lei, extrapolar os limites nela fixados, o Poder Legislativo poder sustar a parte que no condiz com os parmetros estabelecidos. Isso configura um verdadeiro controle de constitucionalidade. Por fim, para finalizarmos esta unidade, cabe indicar quais aes a Constituio indicou para realizar a fiscalizao das leis. Atente para o fato de que tais mecanismos ocorrem somente no controle concentrado, pois, no difuso, o juiz analisa a constitucionalidade da lei para julgar um caso concreto, ou seja, o controle feito de forma incidental. (Por exemplo, algum pede um direito baseado numa lei, mas o juiz acredita que ela seja inconstitucional. Dessa maneira, ele nega o pedido do autor. A lei no declarada inconstitucional para todos, mas apenas para aquele caso concreto, porque somente o controle concentrado tem a fora de anular um ato normativo.)

Vdeo

VDEO 1/6

VDEO 2/6

VDEO 3/6

VDEO 4/6

VDEO 5/6

VDEO 6/6

Pgina 14: Meios de se proceder ao controle de constitucionalidade

Portanto, so cinco os meios de se proceder ao controle de constitucionalidade.

Abaixo os listamos, sendo que entre parnteses, est a lei que regula cada um deles.

Adin Ao Declaratria de Inconstitucionalidade (Lei 9.868/1999) Tem por fundamento discutir, abstratamente, a validade de uma lei em face da Constituio.

Adin por Omisso Ao Declaratria de Inconstitucionalidade por Omisso (Lei 9.868/1999) Seu objetivo suprir lacuna legislativa que, por fora de comando constitucional, deveria ter sido preenchida.

ADC Ao Declaratria de Constitucionalidade (Lei 9.868/1999) Semelhante Adin, o objeto da ADC decidir sobre controvrsia judicial em torno da lei ou do ato normativo.

ADPF Ao por Descumprimento de Preceito Fundamental (Lei 9.882/1999)

Esta ao tem por objeto evitar ou reparar leso a preceito fundamental, sendo que o fundamento para sua propositura a existncia de controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, includos os anteriores Constituio (nos termos do art. 1 da Lei 9.882/99).

Ao Declaratria Interventiva (art. 36 da CF/88) A Adin Interventiva tem o condo de iniciar o processo de interveno em algum ente da federao que desrespeite os chamados princpios constitucionais sensveis, dispostos nos arts. 34 e 35 da Constituio.

MDULO III DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Objetivos do Mdulo III


O terceiro e ltimo mdulo apresenta ao estudante os aspectos gerais da Teoria dos Direitos e Garantias Fundamentais e, na sequncia, enumera alguns exemplos para ilustrar o aprendizado. Dessa forma, ao estudar este mdulo, o aluno estar apto a identificar os direitos e garantias do nosso ordenamento e a forma com que se pode exercit-los e proteg-los.

Unidade 1 Aspectos gerais dos Direitos e Garantias Fundamentais

Objetivos da Unidade 1
Nesta unidade, ser apresentada a Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais. Noes como localizao, dimenses, diferenciao dos direitos e garantias e suas caractersticas so estudados neste primeiro momento, fornecendo ao aluno os conceitos bsicos sobre o assunto.

Pgina 2: Direitos Fundamentais

Unidade 1 Aspectos gerais dos Direitos e Garantias Fundamentais

Neste Mdulo, estudaremos os Direitos e as Garantias Fundamentais. Primeiramente, apresentaremos um esboo geral do que vem a ser o assunto, abordando a localizao dele na Constituio de 1988, as suas dimenses, a diferena entre direito e garantia fundamental, bem como suas caractersticas e sua abrangncia. Nas unidades seguintes, analisaremos alguns direitos e garantias fundamentais de forma mais detalhada, oferecendo ao aluno alguns exemplos para compreender melhor este tpico. Nesse passo, comecemos nosso estudo indagando: onde se encontram disciplinados os direitos e garantias fundamentais na Constituio de 1988? Se formos procurar, veremos que, no Ttulo II, h a previso: Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Seguindo esse Ttulo, encontraremos as subreas em que o constituinte dividiu os direitos fundamentais, quais sejam:

I - direitos e devereis individuais e coletivos; II - direitos sociais; III - direitos de nacionalidade; IV - direitos polticos; V - partidos polticos.

Apesar da importncia de todos os tpicos citados acima, concentraremos nossa ateno nos direitos e garantias individuais, pois, como j vimos, pertencem originalmente ao Direito Constitucional. Obviamente, no se excluem do mbito desta disciplina os demais direitos, que tambm possuem matriz constitucional, mas que os direitos de nacionalidade, por exemplo, so tratados com mais profundidade na cadeira do Direito Internacional Pblico, ao passo que os direitos polticos, assim com os partidos polticos, no mbito do Direito Eleitoral.

Pgina 3: Direitos e garantias individuais

Dessa forma, os direitos e as garantias individuais so aqueles declarados no art. 5 da nossa atual Constituio, que composto por 78 incisos e quatro pargrafos. Sua importncia tamanha que no possvel haver Emenda Constitucional que vise abolir algum direito ou garantia individual. Eles compem o grupo das clusulas ptreas, nos termos do art. 60, 4. Alm dos direitos e garantias individuais, o dispositivo traz como clusulas ptreas, ou seja, matrias no sujeitas Emenda Constitucional, a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico e a separao dos Poderes. Todavia, possvel haver emenda constitucional sobre eles, desde que a modificao seja para ampliar um determinado direito, por exemplo, tornar imprescritvel o crime de estupro (hoje, ele inafianvel).

Link

No transcrevemos o dispositivo completo aqui para no ficar entediada a leitura. Porm, ela extremamente importante e remetemos o aluno para o link em que h o texto compilado e atualizado da CF/88.

Mas cabe questionar uma coisa: somente os direitos enumerados no art. 5 so considerados clusula ptrea? Ou seja, h no texto constitucional mais algum direito individual que merece essa proteo? O STF, julgando a Ao Direta de Inconstitucionalidade 939-7/DF, decidiu que clusula ptrea a garantia constitucional que veda a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro em que institudo pelo Estado, conforme previsto no art. 150, III, b. Dessa maneira, a cpula do Judicirio demonstrou que pode haver direitos e garantias individuais espalhados pela Constituio que merecem a guarida do art. 60, 4. Alis, essa orientao converge para o que dispe o 2 do art. 5. Veja: os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Pgina 4: 1 dimenso dos direitos fundamentais

Outro ponto importante para analisarmos o fato de os direitos fundamentais no terem aparecido todos de uma vez no ordenamento jurdico ptrio. Em verdade, isso se aplica a toda a comunidade internacional, pois cada direito apareceu devido a uma necessidade especfica da sociedade. Fala-se, portanto, em dimenses dos direitos fundamentais. Apesar de os variados tipos de direitos fundamentais terem aparecido em pocas diferentes, eles coexistem no tempo. Assim, os direitos fundamentais de 1 dimenso so aqueles que representam o transcurso do Estado Absolutista para o Estado de Direito ou Estado da Legalidade, em que todos so iguais perante a lei e assegura-se a liberdade para todos os indivduos.

Link

Alguns autores criticam essa classificao dos direitos fundamentais em dimenses (ou geraes). Para mais detalhes, acesse o link.

Presentes nas primeiras constituies escritas do sculo XVIII e frutos, sobretudo, das Revolues Liberais Burguesas da Inglaterra e da Frana e da Revoluo Americana de 1776 (os direitos fundamentais de primeira dimenso tambm tm referncia desde a Carta Magna de 1215), os direitos de primeira dimenso so exemplificados pelas liberdades pblicas perante o Estado e pelos direitos civis e polticos (direito de votar e ser votado, sem privilgios). Sua peculiaridade, assim, a subjetividade, pois se destina ao indivduo e so oponveis ao Estado.

Pgina 5: 2 dimenso dos direitos fundamentais

A 2 dimenso dos direitos fundamentais diz respeito aos direitos sociais, culturais e econmicos, intimamente ligados ideia de coletividade. Tem sua raiz nos movimentos sociais originados aps a Revoluo Industrial do sculo XIX, em especial o cartista, na Inglaterra, e a Comuna de Paris, na Frana. No incio do sculo XX, com o fim da Primeira Guerra Mundial, vrias constituies ao redor do mundo passaram a contemplar os direitos sociais e deram incio ao Estado Social de Direito, a exemplo da Constituio do Mxico de 1917 e da Constituio de Weimar (Alemanha) de 1919. Esse novo paradigma caracterizado no somente pela nova postura do Estado em relao sociedade, mas, tambm, pela sua interveno na economia. Superou-se, dessa maneira, o Estado de Direito. No bastava dizer que todos eram iguais perante a lei. Esta igualdade formal devia dar lugar a uma igualdade material, que tratasse os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual. Surge, portanto, o conceito de aes afirmativas, que obriga o Estado a intervir em determinada situao desequilibrada, a fim de torn-la mais razovel. Um bom exemplo, no Brasil, a adoo do sistema de cotas para entrar em Universidades Pblicas, dando oportunidades a quem se encontrava marginalizado da sociedade. Muitas crticas so feitas a este sistema de cotas, mas no se pode ignorar que ele tenta, no mnimo, contornar uma situao de injustia social.

Pgina 6: 3 dimenso dos direitos fundamentais

Com o avano da tecnologia e da cincia, bem como em razo de profundas mudanas ocorridas na sociedade moderna, no decorrer do sculo XX, passamos a observar o nascimento de uma 3 dimenso de direitos fundamentais. Alm das preocupaes com os direitos da coletividade, tivemos que refletir sobre o futuro de nossa planeta e as aes necessrias para preserv-lo. Nessa perspectiva, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado foi colocado em pauta, e as Constituies tiveram que abra-lo. Os direitos do consumidor tambm se inserem nesse contexto, principalmente em virtude da formao de uma sociedade de massa que clama por melhoria na prestao de servios e na oferta de produtos. Outro exemplo seria o direito de propriedade, que ganha uma nova interpretao, sendo irrigado pela ideia de funcionalismo, ou seja, a propriedade deve cumprir sua funo social, seno correr o risco de ser desapropriada. V-se que a terceira dimenso de direitos aponta para a convivncia mais solidria da sociedade, que precisa enxergar objetivos comuns da espcie.

Pgina 7: 4 e 5 dimenses dos direitos fundamentais

Alguns autores defendem, ainda, a existncia de mais duas dimenses. A 4 dimenso decorreria da globalizao dos direitos fundamentais, ao passo que a 5 dimenso englobaria o direito paz.

Veja o que nos ensina Paulo Bonavides, que sustenta haver 5 dimenses de direitos fundamentais:

Vdeo

ESQUEMA CCLICO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Se existe uma diferena entre os direitos fundamentais em si, haja vista que uns tratam da liberdade do indivduo, outros de seus direitos sociais e, ainda, tantos outros sobre princpios de solidariedade, indaga-se qual a diferena entre direito e garantia fundamental. Isto : eles so a mesma coisa?

Pgina 8: Direitos e garantias

Tomando emprestada a lio de Rui Barbosa, famoso intelectual brasileiro, podemos dizer que os direitos so atributos ou bens inseridos na constituio, ao passo que as garantias so mecanismos que asseguram tais direitos. Parafraseando Rui Barbosa, os direitos so disposies declaratrias, e as garantias so disposies assecuratrias. Para exemplificar, podemos citar alguns direitos e a respectiva garantia, que por vezes pode ser aplicada a mais de um direito:

DIREITO

GARANTIA

livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. (art. 5, XV)

Conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. (art. 5, LXVIII)

Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. (art. 5, LVII)

Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. (garantia do devido processo legal, art. 5, LIV)

Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. (art. 5, XXXIII)

Conceder-se- habeas-data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. (...) (art. 5, LXXII, a)

Pgina 9: Caractersticas

Feita essa diferenciao, cabe discriminar quais so as principais caractersticas dos direitos e das garantias fundamentais. Com efeito, eles esto arraigados na histria do ser humano, nascendo e se transformando com o tempo. Dessa maneira, a primeira marca dos direitos fundamentais a sua historicidade. Uma vez que se destinam a todos os seres humanos, indistintamente, falamos que os direitos fundamentais so tambm dotados de universalidade. Isso no quer dizer que eles sejam absolutos. J foi dito na Unidade 1 do Mdulo 1 que o neoconstitucionalismo ficou marcado pela mudana na tcnica da interpretao constitucional, apoiando-se na ponderao de princpios e normas, para resolver uma possvel coliso de direitos fundamentais. Por essa razo, diz-se que os direitos fundamentais so relativos e devem ser analisados caso a caso, para julgar-se qual deve prevalecer. Ainda, dizemos que eles so irrenunciveis (mesmo que no se exera um direito fundamental), inalienveis (no possuem valor econmico, mas apenas existencial ou imaterial) e imprescritveis (podem ser exercidos a qualquer tempo), alm de terem aplicao imediata (conforme art. 5, 1).

Pgina 10: Concluso da unidade 1

Mas quem faz jus aos direitos e s garantias fundamentais enumerados na Constituio de 1988? O caput (cabea) do art. 5 nos fala que: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:. Pela expresso literal da norma, parece que somente os brasileiros, tanto natos quanto naturalizados, e os estrangeiros que residem no pas, podem invocar a proteo de um direito fundamental. Assim, um turista a passeio pelo Brasil no poderia impetrar um habeas corpus, caso ele fosse preso injustamente. Todavia, o STF vem entendendo que a abrangncia do art. 5 mais ampla do que prev seu texto. Alm dos estrangeiros que no residem no pas (por exemplo, estrangeiros no residentes podem impetrar habeas corpus: HC 63142/RJ), nossa Corte Suprema indica que tambm as pessoas jurdicas e aptridas (aqueles que no possuem nacionalidade de qualquer pas) podem fazer uso de alguns instrumentos fundamentais. preciso sublinhar que h instrumentos passveis de utilizao apenas por cidados brasileiros, como o caso da Ao Popular (art. 5, LXXIII: qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia).

Finalizando esta introduo aos direitos e garantias fundamentais, cumpre lembrar que, na sociedade atual, no apenas os direitos devem ser colocados em evidncia. Tambm os deveres fundamentais cumprem um papel essencial na efetivao de um Estado Democrtico, pois muitas vezes o direito de um indivduo est condicionado ao cumprimento do dever de outro. Alguns exemplos: o Estado precisa atuar de maneira diligente para que as pessoas possam usufruir o direito fundamental sade; o indivduo do sexo masculino tem o dever de se apresentar ao servio militar obrigatrio (art. 143); os proprietrios devem exercer o direito de propriedade de maneira que ela cumpra sua funo social.

Unidade 2 Exemplos de direitos e garantias individuais no cotidiano Parte 1

Objetivos da Unidade 2 Nesta unidade (e na seguinte) sero enumerados os principais exemplos de direitos e garantias fundamentais. Isso far com que o aluno consiga vislumbrar como a teoria aprendida na Unidade 1 acontece na prtica.

Pgina 2: Direitos bsicos

Unidade 2 Exemplos de Direitos e Garantias Individuais na Constituio de 1988 Parte 1

Nesta parte, daremos alguns exemplos de direitos e garantias individuais que esto presentes em nosso diploma constitucional. Para efeitos didticos, a norma que diz respeito a um determinado direito ou garantia ser transcrita e sero feitos alguns comentrios, oferecendo exemplos do nosso cotidiano. Dessa maneira, observe o que dispe o art. 5 da Constituio Federal:

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

Ateno

Neste dispositivo, destacamos os direitos bsicos colocados pelo constituinte:

1) igualdade perante a lei; 2) direito vida; 3) direito liberdade; 4) direito segurana; e 5) direito propriedade.

Quando lemos o art. 5 por inteiro, percebemos que muitos das garantias e dos direitos colocados nos incisos so desdobramentos dos direitos acima destacados. Eles funcionam, assim, como clusulas gerais ou conceitos abertos, a serem preenchidos pelo intrprete no caso concreto, ou pelo legislador infraconstitucional, no momento de elaborar uma lei. Nessa perspectiva, vamos ver o que significa o direito vida, que se eleva em importncia perante os demais simplesmente porque, sem vida, no h que se falar em direito individual a ser protegido.

Pgina 3: Direito vida

Direito vida O direito vida um direito de primeira dimenso e pode ser entendido sob dois aspectos: o direito de permanecer com vida, isto , no ser morto, e o direito de ter uma vida digna. No primeiro caso, observamos que nosso ordenamento jurdico vedou a instituio da pena de morte, nos termos do art. 5, XLVII, veja:

Art. 5, XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

(...)

Como se sabe, esta garantia clusula ptrea e nem por Emenda Constitucional possvel condenar algum pena de morte, salvo se estivermos em guerra. Saliente-se que, mesmo havendo a ruptura da ordem constitucional, por meio de um Poder Constituinte Originrio que revogue a nossa atual constituio, a pena de morte no poder ser inserida no futuro ordenamento. Isso porque o pensamento jurdico moderno entende que haveria um retrocesso social muito grande, impedindo tal conduta.

Mas se no h pena de morte, como lidar com a situao do aborto de fetos que no possuem crebro? Este tema foi tratado

na ADPF n 54. Esta ao tem por objeto discutir se o aborto de fetos anencfalos compatvel com nossa ordem constitucional, j que esta assegura o direito vida, em sua maior abrangncia, e o Cdigo Penal no aborda a matria. O STF, por 8 a 2, decidiu que no crime o aborto de fetos sem crebro, pois, segundo eles, a vida comea com a existncia de crebro e, por isso, no justificaria manter uma gravidez de risco para dar luz um beb que ter alguns minutos de sobrevida. Alm disso, essta orientao condiz com a legislao nacional sobre transplantes de rgos, que prev a possibilidade do transplante, desde que haja morte enceflica (art. 3, da Lei 9.434/1997).

Link

Leia a notcia veiculada no G1, sobre esta deciso do STF: Acesse o link

Pgina 4: Questes sobre o direito vida

Um beb anencfalo geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de que alguns indivduos com anencefalia possam viver por minutos, a falta de um crebro descarta completamente qualquer possibilidade de haver conscincia. [...] Impedir a interrupo da gravidez sob ameaa penal equivale tortura. Luiz Fux, ministro do STF

Se o aborto do anencfalo possvel claro, com a conivncia da gestante , como fica a situao dos pacientes em estgio terminal ou vegetativo? Nesses casos, seria autorizada a eutansia (do grego eu: boa + tanatos: morte)? Apesar de ainda no haver nenhuma deciso no sentido de autorizar o desligamento dos aparelhos de pacientes nessa situao, cresce a corrente que defende o uso da eutansia como meio para interromper o sofrimento tanto da famlia quanto da pessoa em estado vegetativo. Vamos aguardar novas decises sobre o tema. Ainda no que se refere ao direito vida como forma de permanecer vivo, o STF julgou importante caso, no ano de 2008, sobre a pesquisa com clulas-tronco a partir de embries congelados. Ponderando entre a proteo vida e a liberao da pesquisa cientfica, o Tribunal decidiu que a pesquisa com clulas-tronco obtidas em embries congelados, da forma como dispe o art. 5 da Lei 11.105/2005, no ofende o direito vida. Na verdade, ele o protege ainda mais, ao permitir que novos estudos sejam realizados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de doenas como o Mal de Parkinson.

Link

Veja como votaram os Ministros do STF: Acesse o link

Pgina 5: Lei de Biossegurana

Observe o dispositivo da Lei de Biossegurana. Ele restringe a pesquisa somente aos embries considerados inviveis, alm de estabelecer outra srie de condicionantes. Isso fulmina o argumento contrrio, que sustentava estarem indivduos em potencial sendo descartados em prol de pesquisas ainda incertas:

Art. 5 permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condies: I sejam embries inviveis; ou II sejam embries congelados h 3 (trs) anos ou mais, na data da publicao desta Lei, ou que, j congelados na data da publicao desta Lei, depois de completarem 3 (trs) anos, contados a partir da data de congelamento. 1 Em qualquer caso, necessrio o consentimento dos genitores. 2 Instituies de pesquisa e servios de sade que realizem pesquisa ou terapia com clulas-tronco embrionrias humanas devero submeter seus projetos apreciao e aprovao dos respectivos comits de tica em pesquisa. 3 vedada a comercializao do material biolgico a que se refere este artigo e sua prtica implica o crime tipificado no art. 15 da Lei n 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.

Em relao ao segundo desdobramento do direito vida, a dignidade da pessoa humana, fundamento da Repblica Federativa do Brasil (art. 1, III) e princpio-matriz dos direitos fundamentais, assegura que todo indivduo deve existir de forma digna.

Pgina 6: Dignidade da pessoa humana

Para isso, a Constituio vedou, por exemplo, que houvesse penas de carter perptuo, de trabalhos forados, de banimento e penas cruis (art. 5, XLVII). Paralelamente, no art. 3, estabeleceu, como objetivos da Repblica, construir uma sociedade livre, justa e solidria; erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. No mesmo sentido, proibiu a tortura e o tratamento desumano ou degradante (art. 5, III), rompendo profundamente com a ordem histrica anterior, que utilizou, secretamente, a tortura para obter informaes ou confisses. Recentemente, o Supremo decidiu no ser objeto de reviso constitucional a Lei da Anistia (Lei 6.683/1979), que perdoou os policiais e os militares acusados de praticar crimes de tortura durante o regime militar. A Corte defendeu que a norma foi uma deciso poltica assumida num determinado momento histrico e deve ser interpretada segundo os ditames de tal momento.

Pgina 7: Direito de ter uma vida digna

Outro ponto interessante sobre o tema do direito de ter uma vida digna diz respeito ao uso de algemas pelos policiais. Ele ofenderia a dignidade da pessoa humana? Novamente, nosso Supremo Tribunal Federal entendeu que o uso de algemas, desde que se justifique diante de uma situao excepcional, no arbitrrio e no ofende a honra do algemado.

Nesse sentido, a cpula de nosso Judicirio editou, em 2008, a Smula Vinculante n 11, que deve ser cumprida pela Administrao Pblica. Leia seu inteiro teor:

SV n 11: S lcito o uso de algemas em caso de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo da responsabilidade civil do Estado.

Feitas essas consideraes com relao vida, passemos ao direito liberdade, tambm de primeira dimenso e que compe nosso segundo bloco de direitos fundamentais.

Pgina 8: Direito liberdade

Direito liberdade . A expresso direito liberdade, contida no comando do art. 5, genrica e abrange a liberdade em suas variadas formas. Assim, teremos, por exemplo, a liberdade de manifestao do pensamento, a liberdade de conscincia e de crena religiosa, a livre expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura, e a liberdade de exerccio de profisso, desde que atendidas as qualificaes necessrias estabelecidas em lei. Examinemos algumas dessas liberdades.

Liberdade de manifestao de pensamento (art. 5, IV e V)

Os mencionados incisos dizem o seguinte sobre esse direito:

Art. 5. (...) IV livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem.

A norma assegura o direito liberdade de o indivduo manifestar seu pensamento, vedando que ele o faa de forma annima. No entanto, em seguida, ressalva que, se houver algum dano, este dever ser reparado, alm de oferecida a oportunidade de resposta. Um caso clebre de direito de resposta foi o do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que obrigou a TV Globo, por meio do jornalista Cid Moreira, a se retratar em relao s matrias veiculadas sobre ele. Assista ao vdeo da reportagem:

Vdeo

Pgina 9: Liberdade de crena religiosa

Liberdade de crena religiosa (art. 5, VI e VIII) . O direito liberdade de conscincia e crena religiosa est assim disciplinado:

Art. 5 (...) VI inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; VIII ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei.

Conforme vimos no estudo da histria de nossas constituies, o Brasil um pas laico, leigo ou no confessional. Ou seja, no adotamos, oficialmente, nenhuma crena religiosa. Ao lado disso, conferimos o direito de liberdade religiosa, desde que este no sirva para o indivduo se isentar de alguma obrigao legalmente imposta, como, por exemplo, o servio militar.

Porm, uma crena religiosa pode impedir que certa pessoa seja salva por outra, em caso de risco de morte? Exemplificando: se um indivduo Testemunha de Jeov e necessita de transfuso de sangue, mas ele no concorda por fundamento religioso, o mdico deve realizar o procedimento de qualquer maneira ou respeitar a crena do paciente e deix-lo morrer? O confronto entre o direito vida e o direito crena religiosa decidido em favor daquele, pois a vida se mostra como o bem mais importante do ser humano e no se pode punir o mdico que cumpriu com seus deveres ticos profissionais. Mesmo assim, caso o paciente demonstre de forma inequvoca que prefere falecer a receber a transfuso, isso deve ser feito por escrito, mediante termo de Livre Consentimento Informado, conforme determinao do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Pgina 10: Estado laico

E se a crena religiosa for usada como fundamento para cura de doenas? O tema ainda novo e no chegou a ser decidido pelos Tribunais Superiores. No entanto, o Cdigo Penal criminaliza a conduta do curandeirismo. Observe:

Art. 284 - Exercer o curandeirismo: I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substncia; II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; III - fazendo diagnsticos: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

Pargrafo nico - Se o crime praticado mediante remunerao, o agente fica tambm sujeito multa.

Todavia, se a cura prometida advm de crena religiosa, no se pode punir o indivduo, pois, dessa maneira, estaria cerceando seu direito liberdade religiosa. Isso, porm, deve ser decidido no caso concreto.

Sntese

Mais alguns exemplos podem ser dados sobre a condio de estado laico do Brasil: . a matrcula no ensino religioso facultativa nas escolas pblicas, conforme o art. 210, 1, da CF;
. o casamento religioso tem efeitos civis (art. 226, 2); e . num assunto polemizado na mdia, os crucifixos nas reparties pblicas foram considerados smbolos culturais e no religiosos.

Sobre esse ltimo ponto, no entanto, h muita divergncia, sendo que algumas pessoas determinaram a retirada desses smbolos da repartio pblica, como foi o caso do Presidente do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro.

Curiosidade Clique aqui e veja a reportagem sobre este fato curioso.

Pgina 11: Liberdade de exerccio de qualquer ofcio, trabalho ou profisso

Liberdade de exerccio de qualquer ofcio, trabalho ou profisso, nos limites da lei (art. 5, XIII)

Um dos fundamentos do nosso Estado o dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (art. 1, IV), sendo que no art. 5 o constituinte assegura que livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Dessa forma, caso no haja nenhuma determinao legal para se exercer uma atividade, qualquer um est habilitado a realiz-la. Ao contrrio, se a lei assim o exigir, somente as pessoas que cumprirem os requisitos legais estaro aptas para o trabalho. o que acontece, por exemplo, com os advogados. No basta ser bacharel em Direito, preciso ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercer a advocacia.

O mesmo no se repete, no entanto, com os jornalistas. O STF, em 2009, derrubou a exigncia de diploma para que o indivduo pudesse atuar na rea. Em resposta a essa deciso, foi proposta uma Emenda Constituio (PEC 33/2009) para estabelecer que o exerccio da profisso de jornalista seja privativo do portador de diploma de curso superior de comunicao social, com habilitao em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministrio da Educao. Caso seja aprovada, quem quiser atuar na rea de jornalismo ter que possuir diploma de curso superior especfico.

Pgina 12: Liberdade de locomoo e liberdade de expresso

Liberdade de locomoo e liberdade de expresso de atividade intelectual ou artstica (art. 5, IX e XV)

Com a instaurao do Estado Democrtico de Direito, aps a Constituio Federal de 1988, a liberdade de expresso intelectual voltou a ganhar prestgio, no sofrendo mais censura por parte do Governo. De outro lado, a liberdade de locomoo ganhou importante instrumento de garantia que havia sido expurgado do ordenamento anterior, o habeas corpus. Leia os dispositivos que tratam da matria:

Art. 5 (...) IX livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; LXVIII conceder-se- habeas-corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder;

Finalizando esta unidade, vamos abordar o princpio da legalidade, que uma garantia do cidado em face do Estado, desde os tempos da transio do Estado Absolutista para o Estado de Direito.

Pgina 13: Princpio da Legalidade e concluso da unidade 2

Princpio da Legalidade (art. 5, II) O princpio da legalidade tem um significado para o particular e outro para o Estado. Sob o ponto de vista do indivduo, significa que ele pode fazer tudo o que a lei no probe, ou seja, tudo permitido, desde que no haja uma proibio legal. J para o Estado, a legalidade tem outro sentido. Neste caso, vige a legalidade estrita, isto , o Estado s poder fazer aquilo que a lei permitir. No h espao para permisso, se no houver uma lei que a confira. Existem apenas algumas excees, como o caso da decretao de estado de stio e do estado de defesa, em que o princpio da legalidade estatal sofre uma diminuio.

Por exemplo, o Estado no poder punir algum por um ato criminoso se no existir uma lei anterior que defina aquele ato como crime (art. 5, XXXIX: no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal). Esse dispositivo contm o princpio da anterioridade da lei penal. Da mesma forma, o Poder Pblico no poder condenar uma pessoa por uma lei posterior ao fato criminoso. Todavia, se a lei posterior for mais benfica, ela poder ser usada pelo ru para diminuir sua pena ou mesmo absolv-lo (art. 5: a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru). Est estampado, aqui, o princpio da irretroatividade da lei penal, com a ressalva de que possvel a retroatividade da lei penal que melhore a situao do indivduo. Um bom exemplo sobre isso veio em 2006, com a nova Lei de Drogas (11.343/2006), que no mais previu a pena de priso para o usurio de drogas. Essa situao melhorou bastante a condio de rus presos, possibilitando a reviso da condenao.

Unidade 3 Exemplos de direitos e garantias individuais no cotidiano Parte 2

Objetivos da Unidade 3 Nesta unidade sero enumerados os principais exemplos de direitos e garantias fundamentais. Isso far com que o aluno consiga vislumbrar como a teoria aprendida na Unidade 1 acontece na prtica.

Pgina 2: Direito igualdade

Unidade 3 Exemplos de Direitos e Garantias Individuais na Constituio de 1988 Parte 2

Analisaremos, agora, outro bloco de direitos e garantias individuais. Comecemos pelo direito igualdade.

Direito igualdade O direito igualdade (ou princpio da igualdade) surge, na sociedade moderna, com a queda do Antigo Regime. Esse princpio acaba com os privilgios da nobreza e do clero e coloca todos em p de igualdade diante da lei. um direito, portanto, de primeira dimenso. Mas sabemos que a igualdade inaugurada pelo Estado de Direito do sculo XVIII uma igualdade formal, porque no leva em considerao inmeros aspectos sociais que influem no usufruto dessa paridade. Conforme estudamos em unidades passadas, os movimentos sociais do final do sculo XIX e do incio do sculo XX do incio a um novo tipo de Estado, mais compromissado com as causas sociais. o Estado Social de Direito, que traz a ideia de igualdade material. O que a igualdade material? Em resumo, tratar de forma igual todos aqueles que esto no mesmo padro econmico, social, cultural etc. E, por outro lado, tratar desigualmente aqueles que esto em situaes diferentes. Pegando emprestada lio de Rui Barbosa, a igualdade material : tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.

Pgina 3: Igualdade material

Onde podemos observar a execuo da igualdade material nos dias atuais? Exemplos podem ser encontrados em nosso dia a dia. Alguns pretendem corrigir uma distoro histrica, ofertando oportunidades para quem nunca as teria, como o caso das cotas nas universidades pblicas para negros. Em outras situaes, o Estado, por meio de aes afirmativas, pretende atingir o imaginrio da sociedade, fazendo com que haja mudana de pensamento e superao de preconceitos. Nesse sentido, a nomeao de Joaquim Barbosa e Ellen Gracie para Ministros do STF enche-se de sentido, pois aquele foi o primeiro negro a integrar a cpula do Judicirio, e esta, a primeira mulher.

Alm desses casos, a prpria Constituio se encarregou de promover o reequilbrio, ora punindo uma situao discriminatria, ora assegurando direito mais amplo para determinada parte. o que acontece, por exemplo, com o racismo, que considerado crime inafianvel e imprescritvel (art. 5, XLII a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei). Ou, ento, com a licena-maternidade, que de 120 dias, contra 5 dias da licena-paternidade, mesmo homens e mulheres sendo iguais em direitos e obrigaes. Isso se justifica, claramente, pelo fato de a mulher, por fora da concepo, estar numa situao totalmente diferente da do homem. A Constituio rica em exemplos que traduzem a igualdade material. Convidamos o aluno a buscar mais alguns em seu texto.

Livro indicado

A ttulo de exemplos: art. 3, I, III E V; art. 4, VIII; art. 5, XXXVII, XLI, XLII; art. 7, XX, XXX, XXXI, XXXII, XXXIV, dentre outros. Ver mais em LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, p.875-6.

Pgina 4: Direito segurana

Direito segurana . O direito segurana pode ser lido em vrios incisos do art. 5. Um dos principais deles a inviolabilidade da casa do indivduo. Veja o que diz a norma:

Art. 5 () XI a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

A regra, portanto, que ningum pode entrar na casa de uma pessoa. No entanto, nos casos de flagrante delito, de desastre ou para prestar socorro, a entrada autorizada. Nos demais casos, somente mediante ordem judicial e durante o dia. Primeira pergunta: o que se entende por durante o dia? Para o STF, o dia o perodo que vai da aurora (nascer do sol) at o crepsculo (pr do sol), podendo coincidir com o lapso temporal de 6 da manh s 18 horas. E casa? somente a residncia da pessoa ou abrange mais algum lugar? Nosso Judicirio vem entendendo que o termo casa mais amplo do que a ideia de residncia. Dentre outros lugares, alcana quartos de hotel, escritrio do advogado e consultrio de profissionais liberais.

Pgina 5: Direito intimidade

Outros incisos tratam, ainda que de forma indireta, do direito segurana. O direito intimidade est no inciso X. Veja:

Art. 5. () X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem

das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

So famosos os casos em que celebridades tm sua intimidade e sua vida privada devastadas. Eles so pessoas pblicas, mas, de qualquer forma, tambm possuem proteo vida ntima. Como exemplo, na histria recente, a atriz Carolina Dieckmann teve fotos ntimas publicadas depois de invadirem seu computador. Entrou com ao judicial, e os suspeitos esto sendo processados. Lembremos que uma das caractersticas dos direitos fundamentais a universalidade, pois se destinam a todos os indivduos. Alm do direito intimidade, o sigilo de correspondncias e comunicaes telefnicas tambm direito fundamental e se apresenta como mais uma face do direito segurana. Leia o dispositivo:

Art. 5. () XII inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal;

Pgina 6: Direito propriedade

Direito propriedade (art. 5, XXII a XXVI) . O direito propriedade ganha importncia com o surgimento da burguesia e se estabelece, de uma vez por todas, com o surgimento do capitalismo, sobretudo no sculo XIX. Num primeiro momento, tal direito era visto de forma absoluta, possibilitando ao proprietrio usar sua propriedade como bem lhe conviesse. Com as mudanas da sociedade, o uso arbitrrio desse direito cedeu espao a outro, mais solidrio e objetivo. Nesse passo, foi incorporada aos ordenamentos jurdicos internacionais e, especialmente, no ordenamento nacional, a chamada funo social da propriedade. Isto : o direito de propriedade s legitimamente exercido se atender a sua funo social. E ele atende a sua funo social, por exemplo, quando produtivo, no caso de imveis rurais, ou usado para moradia, no caso de imveis urbanos. Assim, o direito de propriedade no absoluto. Ele encontra algumas limitaes em nosso sistema jurdico, dentre as quais o atendimento a sua funo social. Existem outras limitaes estampadas na Constituio, como a desapropriao e o uso para abrigar famlias, em se tratando de iminente perigo pblico. Atente-se para os incisos que cuidam da matria:

Art. 5. () XXII garantido o direito de propriedade; XXIII a propriedade atender a sua funo social; XXIV a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio; XXV no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; XXVI a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.

Pgina 7: Direito ao silncio

Direito ao silncio (art. 5, LXIII)

A Constituio assegura o direito ao silncio para o preso (em sentido amplo, pois investigados tambm fazem jus a ele). Esse direito decorre da mxima nemo tenetur se detegere, que, literalmente, significa: ningum obrigado a se descobrir. Por ele, veda-se a autoincriminao, e a CF/88 o estabeleceu da seguinte maneira:

Art. 5. (...) LXIII o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado;.

Temos presenciado, quase que diariamente, o uso desse direito em Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs). Por ter o direito ao silncio, o investigado nada fala, contribuindo pouco para as investigaes. Por mais que o direito fundamental ao silncio deva ser preservado, necessrio ponderar se ele vem cumprindo sua funo perante a sociedade.

Curiosidade Clique aqui e veja a reportagem sobre Carlinhos Cachoeira e o uso exacerbado de seu direito ao silncio.

Na mesma linha de garantia, a Constituio adota o princpio da presuno de inocncia ou da no culpabilidade. Segundo este direito, ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria (art. 5, LVII), isto , at que no haja mais recurso da ltima deciso.

Tambm aqui, alertamos o estudante para o fato de que nosso ordenamento penal conhecido pela multiplicidade de recursos, e, para as pessoas que possuem bom advogado, um processo criminal pode no acabar nunca. Dessa maneira, preciso efetivar outra garantia fundamental, a da razovel durao dos processos, conforme inciso LXXVIII do art. 5, para evitar a impunidade.

Vdeo VDEO 1/2

VDEO 2/2

Pgina 8: Remdios constitucionais

Remdios Constitucionais . Encerrando nosso curso, no poderamos deixar de dar uma palavra sobre os denominados remdios constitucionais. Na realidade, eles so espcies de garantias individuais, cujo objetivo assegurar a efetivao de um direito, como j foi abordado neste curso. Apresentamos, a seguir, um quadro esquemtico para que o aluno consiga visualizar os remdios constitucionais positivados no art. 5:

Remdio Constitucional

Fundamento Constitucional

Exemplo de aplicao

Habeas corpus

art. 5, LXVIII conceder-se- "habeascorpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder

Priso por fato que no considerado crime, por exemplo, ingerir bebida alcolica em pblico.

Mandado de segurana individual (o coletivo segue a mesma linha, cujos legitimados so os do inciso LXX)

art. 5, XIX conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico

Todo candidato aprovado em concurso pblico, dentro do nmero de vagas, tem direito lquido e certo nomeao, possibilitando o uso de Mandado de Segurana no caso de o Poder Pblico recusar-se a nomear.

Mandado de injuno

art. 5, LXXI conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania

Direito de greve dos servidores pblicos: ainda no h lei regulamentando a matria. O STF decidiu, no Mandado de Injuno 20/DF, que se aplicam as regras do

setor privado.

art. 5, LXXII conceder-se- "habeasdata": a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo

Habeas data

Quando um indivduo precisa saber o que consta, em relao sua pessoa, no banco de dados de registros pblicos. O simples desejo de obter informaes suficiente para a impetrao do habeas data.

Ao popular

art. 5, LXXIII qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia

Se o prefeito de uma cidade contrata empresa sem o devido processo licitatrio, ou ento emprega parentes em seu gabinete, possvel o cidado ingressar com ao popular para discutir a questo.

Concluso

Avaliao Final

Parabns! Voc chegou ao final do curso. Antes de abrir a avaliao final, reflita se voc est preparado(a) para respond-la. Caso haja insegurana, sugerimos refazer as autoavaliaes para se certificar da apropriao do conhecimento. Esperamos que, aps responder as questes da avaliao final voc consiga pontuao suficiente para obter a certificao.
Para fazer a avaliao final final". Boa sorte! - Clique em "Avaliao" - "Objetivas" ( lado esquerdo da pgina ) e "Avaliao

Crditos

Crditos
Conteudista Emilio Moura Leite da Silveira Coordenao Polliana Alves Ncleo pedaggico Carlos Eugnio Escosteguy Danuta Horta Ivone Gomes Jenifer de Freitas Joo Luiz Figueiredo Jos Vicente dos Santos Marcelo Larroyed Mrcia Perusso Priscilla Damasceno Polliana Alves Rosngela Rabello Simone Dourado Valria Maia e Souza William Robespierre Athanazio Ncleo web Alessandra Brando Bruno Carvalho Carlos Inocente Francisco Wenke Renerson Ian Snia Mendes Ncleo administrativo Fernanda Plentz Luciano Marques Paula Meschesi

You might also like