You are on page 1of 4

EDUCANDRIO NOSSA SENHORA DO SANTSSIMO SACRAMENTO ENSINO MDIO NOME ________________________________________________ N ____ TURMA _____ SRIE: 2 - PROFESSOR(A): Gilberto

Reis DATA ___/___/___ UNIDADE II

MINITESTE DE FSICA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Leia a seu teste com ateno, ele composto de 12 (doze) questes e possui um valor mximo de 3,0 (trs) pontos distribudos uniformemente. Questes que necessitarem de clculos devem estar acompanhadas dos mesmos, claros e coerentes, sob pena de no serem consideradas. Durante a realizao da avaliao: - S sero permitidos: O uso de caneta (de tinta azul ou preta), lpis e borracha. Lpis coloridos apenas se for solicitado antecipadamente pelo professor. - No sero permitidos: Portar e/ou usar calculadoras, agendas eletrnicas, fones de ouvidos, porta-lpis, aparelhos celulares e demais aparelhos eletrnicos; Copiar gabarito na mo ou em qualquer outro objeto; Comunicao entre os colegas; Rasuras e borres; Utilizar qualquer tipo de consulta durante a avaliao. O aluno que infringir as determinaes acima ter na sua avaliao o conceito mnimo, ou seja, 0 (zero). --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"O tempo relativo e no pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte." (Albert Einstein)
1. (UFCE) Quando dois ou mais raios de luz vindos de fontes diferentes se cruzam, seguem suas trajetrias de forma independente, como se os outros no existissem. Este texto caracteriza: a) O princpio da reversibilidade dos raios de luminosos; b) O princpio da propagao retilnea da luz; c) A refrao da luz; d) O princpio da independncia dos raios luminosos; e) A polarizao da luz.

2. (FUVEST-SP) Admita que o Sol subitamente morresse, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Passadas 24h, um eventual sobrevivente, olhando para o cu sem nuvens, veria: a) b) c) d) e) a Lua e as estrelas somente a Lua somente estrelas uma completa escurido somente os planetas do sistema solar

3. (UFTM-MG-010) Para medir distncias utilizando-se das propriedades geomtricas da luz, um estudante providencia uma caixa cbica, de aresta 16 cm. Aps pintar o interior com tinta preta, faz um orifcio no centro de uma das faces e substitui a face oposta ao orifcio por uma folha de papel vegetal. Feito isso, aponta o orifcio para uma porta iluminada, obtendo dela uma imagem ntida, invertida e reduzida, projetada sobre a folha de papel vegetal. Sabendose que a altura da imagem observada da porta 14 cm e que a altura da porta 2,15 m, conclui-se que a distncia aproximada, em metros, entre o orifcio da caixa e a porta aproximadamente:

hi/ho=di/do
a) b) c) d) e) 0,9. 1,8. 2,5. 3,5. 4,8.

14/215=16/do do=2,5 m

4. (FAAP) Com trs bailarinas colocadas entre dois espelhos planos fixos, um diretor de cinema consegue uma cena onde so vistas no mximo 24 bailarinas. O ngulo entre os espelhos vale: a) b) c) d) 10 25 30 45 60

e)

A associao de espelhos dever reproduzir 7 imagens de cada bailarina. Assim, N=(360/)-1 7+1=360/ =45

5. (UFGO) Um feixe luminoso, partindo de fonte uniforme, incide sobre um disco de 10cm de dimetro. Sabendo-se que a distncia da fonte ao disco 1/3 (um tero) da distncia deste ao anteparo e que os planos da fonte, do disco e do anteparo so paralelos, pode-se afirmar que o raio da sombra projetada sobre o anteparo de: a) 20cm x b) 25 cm x/4x=5/R c) 30cm R=20 cm d) 40cm 3x e) 15cm

6. (UFABC-SP) A escultura mostrada na figura encontra-se exibida no ptio do Museu Metropolitano de Arte de Tquio. Trata-se de uma esfera metlica com um grande poder reflexivo, e nela v-se a imagem de uma construo. (Ivan Jernimo)

Com relao a essa imagem, pode-se afirmar que a) b) c) d) real e se forma na superfcie da esfera. real e se forma atrs da superfcie espelhada da esfera. virtual e se forma na superfcie da esfera. virtual e se forma atrs da superfcie espelhada da esfera.

e) virtual e se forma na frente da superfcie espelhada da esfera. 7. (PUC-SP) O espelho esfrico convexo de um retrovisor de automvel tem raio de curvatura de 80cm. Esse espelho conjuga, para certo objeto sobre o seu eixo principal, imagem 20 vezes menor. Nessas 1/f=1/di+1/do -1/40=1/di 1/20di condies, a distncia do objeto ao espelho, em metros, de a) b) c) d) e) 1,9 3,8 7,6 9,5 12

f= - 40 ho=20hi hi/ho=-di/do hi/20hi=di/do do=-20di

di=-38 cm do=20 x 38 do=7,6 m

8. (ITA-SP) Um objeto linear de altura h est assentado perpendicularmente no eixo principal de um espelho ho=5hi esfrico, a 15 cm de seu vrtice. A imagem produzida direita e tem altura de h/5. Este espelho : a) b) c) d) e) cncavo, de raio 15 cm. cncavo, de raio 7,5 cm. convexo, de raio 7,5 cm. convexo, de raio 15 cm. convexo, de raio 10 cm.

hi/5hi=-di/15 di= - 3 cm 1/f=-1/3+1/15 f= - 3,75 (espelho convexo) R=3,75 x 2 = 7,5 cm

9. (UFC) O ndice de refrao de um material a razo entre: a) b) c) d) e) a densidade do ar e a densidade do material. a intensidade da luz no ar e a intensidade da luz no material. a freqncia da luz no vcuo e a freqncia da luz no material. a velocidade da luz no vcuo e a velocidade da luz no material. o comprimento de onda da luz no vcuo e o comprimento de onda da luz no material.

10. (UNESP-SP) Um raio de luz monocromtica incide sobre a superfcie plana de um bloco de vidro de tal
modo que o raio refletido R forma um ngulo de 90o com o raio refratado r. O ngulo entre o raio incidente I e a superfcie de separao dos dois meios mede 32o, como mostra a figura.

Os ngulos de incidncia e de refrao medem respectivamente: 62o e 32o 58o e 32o 90o e 38o 32o e 90o 58o e 45o 11. Com relao aos "eclipses" est correta a afirmativa: So fenmenos celestes de desaparecimento total ou parcial de uma estrela, temporariamente, por interposio do Sol. (F) II. Quando a Lua est alinhada entre o Sol e a Terra, d-se eclipse do Sol, pois a sombra da Lua se projeta na Terra, ocorrendo a ocultao parcial, ou total, do Sol. (V) III. O eclipse da Lua ocorre quando a Terra se interpe entre o Sol e a Lua. Com esse alinhamento, a sombra da Terra se projeta na Lua, tornando-a invisvel. (V) Assinale o item cuja resposta esteja correta: a) Apenas a afirmativa I. b) Apenas a afirmativa II. c) Somente as afirmativas I e II. d) Somente as afirmativas II e III.

a) b) c) d) e)

I.

e) Todas as afirmativas. 12. (UEFS) Uma bandeira do Brasil colocada em um ambiente completamente escuro e iluminada com luz monocromtica verde. Nessa situao, ela ser vista, por uma pessoa de viso normal, nas cores: a) verde e amarela b) verde e branca c) verde e preta d) verde, preta e branca e) verde, amarela e branca.

RASCUNHO

You might also like