You are on page 1of 5

1

WILLIAM PAULO DE SOUSA PERILDO: 9 SEMESTRE DISCIPLINA: PROCESSO DO TRABALHO PROF: TATINE PINHEIRO

HISTRICO DO PROCESSO DO TRABALHO


Contedo apresentado disciplina de processo civil, da turma DIM9A, na modalidade de atividade de ensino e aprendizado, sob a orientao do Professor Tatiane Pinheiro.

Luzinia/2012.

HISTRICO DO PROCESSO DO TRABALHO

1 momento: Conciliao obrigatria; - S era determinado que as partes resolvessem seu litgio, o Estado no intervia na lide. 2 momento: Mediao; - nesse momento passa a existir a figura do mediador, para a resoluo das lides, mas ele no intervia nem decidia, apenas mediava. 3momento: Arbitragem. - nesse momento passa a existir a figura do arbitral para julgar o mrito da lide. Brasil: - Modelo utilizado sistema Italiano. - Haviam dois rgos incumbidos de dirimir os conflitos: a) jutas de conciliao e julgamento; era responsvel pelo julgamento dos dissdios individuais (empregado X empregador) b) comisses mistas de conciliao; era responsvel pelo julgamento dos dissdios coletivos (sindicato X empregador, sindicato X sindicato). - Composio das juntas: * Juiz presidente; era formado em direito e nomeado pelo Presidente da Repblica. * 2 vogais; eram juzes classistas, representantes das partes. * + 2 suplentes; juzes classistas suplentes, tambm representantes das partes. Tais juzes nomeados trabalhavam em regime de mandatos por tempo determinado que era de dois anos e em outra poca de trs anos. - Em 1936, o decreto n. 6.596, organizou a justia do trabalho. Nesta poca, havia trs instncias:

a) Junta de conciliao e julgamento; que hoje condiz com julgamentos de 1

instancia, era responsvel pelos julgamentos dos dissdios individuais.


b) Conselho regional do trabalho; que condiz com julgamentos de 2 instancia,

tinham a competncia de julgar os recursos e os dissdios coletivos como competncia originria.


c) Conselho nacional do trabalho; que conduz com julgamentos de 3 instancia

com competncia recursal se dividindo em duas cmaras, a do trabalho e a previdenciria. A partir de 1939 se torna um rgo autnomo e seus juzes passam a ser nomeados pelo presidente do conselho nacional do trabalho, no mais pelo Presidente da repblica. - A CLT trata do processo do trabalho: arts. 643 a 910. - Em 1946 - garantias aos juzes togados - ingresso por meio de concurso - A constituio de 1946 estabeleceu que os tribunais e juzes do trabalho passam a pertencer ao judicirio. - rgos: 1- TST. 2- TRT. 3- Juntas. - CF/88 Seguiu a mesma sistemtica; - EC 24/99 - Extinguiu a representao classista transformando as juntas em varas. E ficando apenas os juzes togado, ou juzes do trabalho, extinguindo os juzes classistas. - EC 45/04 Trouxe alteraes na competncia, que era relao de emprego para relao de trabalho. Conceito: Direito processual do trabalho.

o conjunto de princpios, regras e instituies destinadas a regular a atividade dos rgos jurisdicionais na soluo de dissdios individuais ou coletivos, entre trabalhadores e empregadores. (Srgio Pinto Martins). Fontes: nascente, manancial.
a) Formais: o meio pelo qual o direito se exterioriza. Ex. as legislaes, CLT,

CF etc.
b) Materiais: histricos c) Heternomas: uma fonte imposta por um agente externo a relao de

trabalho, Ex. CLT, CF etc.


d) Autnomos: elaboradas pelos prprios agentes da relao de trabalho Ex.

acordo coletivo de trabalho, conveno coletiva de trabalho, regulamento da empresa desde que seja bilateral. Princpios: Funes: normativas, que se trata de suprimir as lacunas; a interpretativa, que se trata do instrumento na interpretao de determinada norma e informativa que se trata de orientar os interpretes e inspirar o legislador.

Conceito: so proposies genricas e abstratas que orientam os intrpretes e inspiram o legislador, suprindo as omisses e lacunas. E, por fim, servem de instrumento na interpretao de determinada norma. a) Dispositivo ou inrcia: o processo s inicia com o requerimento da parte. - arts. 2 e 262, do CPC; - Excees: art. 856, CLT e art. 39, CLT. b) Inquisitivo, ou inquisitrio ou impulso oficial: - art. 262, CPC; - art. 765, CLT; - art. 816, CLT; - art. 4, lei 5584/70; - art. 852-D, CLT; - art. 878, CLT

- o juiz pode determinar a incluso de determinado litigante no polo passive?

You might also like