You are on page 1of 15

bioeletricidade.

com

Primeiro, o Brasil usou a cana-de-acar Para fazer um comBustvel verde e inteligente que surPreendeu o mundo inteiro.

agora, o Brasil est usando a cana-de-acar Para fazer uma eletricidade verde e inteligente que vai surPreender o mundo mais uma vez.

Desde a dcada de 1980, o Brasil usa a cana-de-acar para fazer a bioeletricidade. Em 2010, a produo de bioeletricidade para o sistema eltrico brasileiro foi equivalente energia necessria para atender 20 milhes de pessoas. Esta a eletricidade feita com o bagao e a palha da cana-de-acar: a bioeletricidade.

a Bioeletricidade verde.
O setor sucroenergtico e o governo do estado de So Paulo assinaram o Protocolo Agroambiental, que promove a antecipao dos prazos legais para o fim da queima da palha da cana at o ano de 2017. Essa antecipao e o uso de palha de cana-de-acar na gerao de bioeletricidade contribuiro para a reduo de 62 milhes de toneladas de CO2, somente no estado de So Paulo. Para atingir a mesma economia de CO2, por meio do plantio de rvores nativas, ao longo de 20 anos, ser preciso plantar 443 milhes de rvores nativas. Energia limpa e renovvel: Reduzido impacto ambiental; Contribuindo na reduo de gases de efeito estufa.

a Bioeletricidade inteligente.
O Brasil pode gerar mais de 13.000 megawatts mdios de energia da cana-de-acar - o equivalente a 3 usinas de Belo Monte. Tempo de construo reduzido Implantao em 24-30 meses. Complementar gerao hidreltrica A bioeletricidade gerada durante a safra da cana, entre abril e novembro, que coincide com o perodo de seca, quando o setor eltrico mais precisa de energia. Projetos de menor porte e espectro mais amplo de investidores Atenua os riscos de atrasos e problemas na construo. Fortalece a indstria nacional de equipamentos Diferente de outras energias alternativas, a bioeletricidade integralmente baseada em tecnologia nacional. Disponvel no centro de consumo do sistema eltrico Evita custos e riscos de transmisso da energia distante dos centros de consumo. Responsvel por empregos tecnolgicos e distribudos no interior do pas Promove a gerao e distribuio em polos tecnolgicos no interior do Brasil.

a bioeletricidade fornecida para o setor eltrico j representa mais de 2% da energia consumida anualmente no Brasil e 5% da energia do estado de so Paulo, o maior centro de consumo de energia eltrica do pas.

o que Bioeletricidade.
A bioeletricidade uma energia limpa e renovvel, feita a partir da biomassa: resduos da cana-de-acar (bagao e palha), restos de madeira, carvo vegetal, casca de arroz, capim-elefante e outras. No Brasil, 80% da bioeletricidade vem dos resduos da cana-de-acar. Cada tonelada de cana-deacar moda na fabricao de acar e etanol gera, em mdia, 250kg de bagao e 200kg de palha e pontas. Com alto teor de fibras, o bagao de cana, desde a revoluo industrial, tem sido empregado na produo de vapor e energia eltrica para a fabricao de acar e etanol, garantindo a autossuficincia energtica das usinas durante o perodo da safra. Mas alm de atender as necessidades de energia das usinas, desde a dcada de 1980 o bagao tem permitido a gerao de excedentes de energia eltrica que so fornecidos para o sistema eltrico brasileiro. Em 2010, a bioeletricidade da cana j ofereceu para os consumidores brasileiros o equivalente a mais de 20% da capacidade de gerao anual de uma usina como Belo Monte. Mas temos potencial para ir alm. Hoje, menos de 30% das usinas do setor esto conectadas rede eltrica como geradoras de energia. Temos um potencial de gerao de bioeletricidade equivalente a 3 usinas de Belo Monte. Sem desperdcio e evitando emisses de gases de efeito estufa.

com potencial para ser a segunda fonte de eletricidade do pas, altamente complementar energia hidreltrica, a bioeletricidade ajuda o Brasil a crescer forte e sustentvel. somente em 2010, ela colaborou para o pas economizar 4% da gua nos reservatrios do sudeste e centro-oeste no perodo seco do ano.

a Bioeletricidade vem da cana.


Presente no Brasil desde 1532, a cana liderou a economia nacional durante dois sculos, com a produo do acar e da cachaa. Nas ltimas dcadas, a indstria canavieira se reinventou, com novas tecnologias e novos mercados, cada vez mais relevante para o agronegcio e para o setor energtico do Brasil. Em sete anos, de 2003 a 2010, o Brasil converteu-se no maior laboratrio de desenvolvimento de motores bicombustveis do planeta, atingindo a marca dos 10 milhes de veculos flex nas ruas, representando 90% das vendas de carros novos e quase metade da frota total. Em 2009, pela primeira vez o consumo de etanol superou o de gasolina. Internacionalmente, entramos em uma nova fase na histria do etanol, que deixa de ser uma experincia unicamente brasileira e passa a ser adotado em mais de 30 pases, colaborando com o esforo global pela reduo dos gases de efeito estufa. Somando o poder energtico do etanol e da bioeletricidade, a cana-de-acar do Brasil converteu-se na planta cultivada mais extraordinria para a produo de combustveis e eletricidade de baixo carbono. Uma planta que gera alimento e energia para os brasileiros e para o Brasil. Estas conquistas so resultados do esforo de trabalhadores, pesquisadores, empresrios e governantes comprometidos com uma causa e um desafio. Com a cana-de-acar, transformamos o Brasil em um exemplo de inovao e sustentabilidade para o mundo ps-petrleo.

reconhecida internacionalmente, a indstria brasileira da cana-de-acar hoje um dos setores mais inovadores e sustentveis do agronegcio mundial.

uma indstria verde e inteligente, de Ponta a Ponta.


O etanol gera benefcios ambientais desde o momento em que a cana brota no campo, absorvendo a maior parte do gs carbnico gerado em sua produo e consumo.

Em 2010, a produo brasileira de etanol de cana-de-acar atingiu 27 bilhes de litros. Consumido nos motores Flex, esse volume j evitou a emisso de 130 milhes de toneladas de CO2, o equivalente absoro de uma floresta adulta de 915 milhes de rvores nativas.

no ciclo comPleto, a emisso de co2 Pelo etanol que a da gasolina.

BALAnO FInAL Emisses geradas: (1+3+5+6) 8.135kg de CO2 Emisses reabsorvidas + evitadas: (2+4) 7 .875kg de CO2 Emisses geradas evitadas: 260kg de CO2 Emisses com uso equivalente de gasolina: 2.280kg de CO2

89% menor
Os dados abaixo so relativos emisso de CO2 para cada mil litros de etanol produzido e consumido.

1) CULTIVO E COLHEITA: Tratores, colheitadeiras e insumos agrcolas emitem gs carbnico (CO2). A colheita manual precisa da queima da palha da cana, que tambm gera emisses. Emisso total: 2.961kg de CO2

2) CRESCIMEnTO: A cana uma esponja natural, que absorve grandes volumes de CO2 enquanto cresce. Absoro: 7.650kg de CO2

3) PROCESSAMEnTO: A fermentao e a queima do bagao para a gerao de energia emitem CO2. Emisso: 3.604kg de CO2

4) BIOELETRICIDADE: O uso do bagao para gerao de eletricidade e energia excedente evita as emisses na atmosfera. Emisso evitada: 225kg de CO2

5) TRAnSPORTE: O etanol transportado para os postos de combustvel em caminhes movidos a leo diesel. Emisso: 50kg de CO2

6) MOTOR DOS AUTOMVEIS: A queima do etanol gera 1.520kg de CO2

como Produzida a Bioeletricidade?


A produo da bioeletricidade comprova que, na indstria da cana-deacar, tudo se transforma. E nada se desperdia. Uma tonelada de bagao pode gerar mais de 300kWh para a rede eltrica. Uma tonelada de palha pode gerar 500kWh. O consumo mdio de uma residncia brasileira foi de 154kWh em 2010. Portanto, com apenas 1 hectare de cana, a bioeletricidade pode abastecer 8 residncias durante um ano inteiro.

DEPOIS DE COLHIDA, A CAnA TRAnSPORTADA PARA A USInA, PARA SER MODA DURAnTE O PROCESSO DE ExTRAO DO CALDO DA CAnA, qUE SER TRAnSFORMADO EM ACAR E ETAnOL.

gERADO TAMBM O BAgAO, qUE SER O COMBUSTVEL PARA A gERAO DA BIOELETRICIDADE. TAMBM TEMOS A PALHA, qUE PODE SER APROVEITADA COMO COMBUSTVEL.

A PALHA APRESEnTA UM PODER CALORFICO qUASE DUAS VEzES SUPERIOR AO DO BAgAO. O BAgAO E A PALHA SO EnVIADOS PARA ALIMEnTAR AS CALDEIRAS nAS USInAS.

A CALDEIRA gERA O VAPOR, qUE UTILIzADO PARA PRODUzIR 3 DIFEREnTES FORMAS DE EnERgIA. A EnERgIA TRMICA EMPREgADA PARA AqUECIMEnTO nO PROCESSO PRODUTIVO DO ACAR E DO ETAnOL, ALM DE SER TRAnSFORMADA EM EnERgIA MECnICA.

A EnERgIA MECnICA MOVIMEnTA AS MqUInAS E EqUIPAMEnTOS DE ExTRAO E PREPARAO DO CALDO, ALM DAS TURBInAS DE gERAO DE EnERgIA, TRAnSFORMAnDO-SE ASSIM EM EnERgIA ELTRICA.

A EnERgIA ELTRICA, OU A BIOELETRICIDADE DA CAnA, USADA PARA O COnSUMO PRPRIO DA USInA E O ExCEDEnTE VEnDIDO PARA O SISTEMA ELTRICO nACIOnAL.

como vendida a Bioeletricidade?


Embora o brasileiro no possa comprar bioeletricidade no posto da esquina, seus benefcios j podem ser percebidos e devem ser valorizados por todos. Com a bioeletricidade, nosso pas desenvolveu mais uma soluo energtica inovadora, que garante uma nova fonte de energia estratgica e sustentvel para o crescimento do Brasil. Desde 2005, incio do processo de leiles de energia promovidos pelo governo federal, a bioeletricidade j negociou dezenas de projetos, totalizando mais de 2% da energia eltrica consumida nacionalmente em 2010. Boa parte desta energia foi comprada por distribuidoras de energia eltrica e j fornecida para milhes de pessoas no Brasil. Em 2010, a bioeletricidade disponibilizada para a rede eltrica foi capaz de sustentar o consumo anual equivalente a quase 5 milhes de residncias. Um mercado cada vez mais crescente tambm a venda de bioeletricidade para os grandes consumidores, que podem escolher seu fornecedor de energia. No Brasil, esses consumidores, denominados livres j , representam 25% da demanda por energia eltrica.

a bioeletricidade est disponvel para grandes compradores, como indstrias e distribuidoras de energia eltrica, que repassam a energia da cana para o consumidor final.

COMPLEMENTARIDADE DA BIOELETRICIDADE SUCROENERGTICA


Economia de 4% dos reservatrios para cada 1.000MW mdios de bioeletricidade no perodo seco (abril-novembro) 120

100

80

a comPlementaridade da Bioeletricidade com a energia Hidreltrica.


Da mesma maneira como o etanol representa uma alternativa brasileira para o petrleo, a bioeletricidade representa a alternativa que melhor complementa nosso sistema hidreltrico. Como sabemos, o Brasil possui uma matriz eltrica limpa, fortemente sustentada pelo potencial de energia gerado pelos nossos rios. Entretanto, as grandes usinas hidreltricas que ainda podem ser construdas no Brasil ficam em regies cada vez mais remotas e ambientalmente sensveis. Alm disso, novas hidreltricas como Madeira e Belo Monte so usinas a fio dgua que armazenam , pouca gua, produzindo energia eltrica fortemente sazonal, concentrada nos meses chuvosos (janeiro e abril). Da a necessidade de fontes de energia renovvel, complementares matriz eltrica brasileira. A complementaridade entre a bioeletricidade e a hidroeletricidade perfeita, j que a cana produz biomassa exatamente nos meses de maior seca no Centro-Sul (abril a novembro). Deste modo, a bioeletricidade funciona como verdadeiro seguro contra nveis baixos de gua nos reservatrios. Com a vantagem de gerar energia limpa, ao contrrio das trmicas de combustveis fsseis (gs e carvo), e estar concentrada na regio de maior consumo eltrico, como no acontece com a energia elica.

60

40

20

0 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

BIOELETRICIDADE NOVAS HIDRELTRICAS QUE ESTO CHEGANDO ENERGIA AFLUENTE NOS RESERVATRIOS DAS ATUAIS USINAS HIDRELTRICAS

enquanto estivermos construindo a usina de Belo monte, at o final desta dcada, a bioeletricidade poder gerar o equivalente a 14% da matriz eltrica brasileira. ou 3 usinas de Belo monte.

uma viso scio-amBiental da Bioeletricidade.


Para abastecer 50% da frota brasileira com etanol e atender com bioeletricidade o equivalente a 5 milhes de residncias por ano, a cana utiliza apenas 1,5% da terra arvel do Brasil.

De acordo com a Unio Europeia (2007), cada megawatt/hora gerado por meio do gs natural representa 400kg de CO2 emitidos para a atmosfera. No caso da bioeletricidade, as emisses no so consideradas, pois a energia gerada a partir de uma fonte renovvel. No por acaso, a bioeletricidade abertamente defendida por algumas das mais respeitadas organizaes ambientais, como o World Wildlife Fund WWF e o Greenpeace. Em comparao com energia e combustveis de origem fssil, o etanol e a bioeletricidade so uma nova soluo, muito mais sustentvel. Ambientalmente, mesmo em comparao com outras culturas do campo, a cana se destaca. Aps a colheita, a palha fica no solo, oferecendo proteo natural contra a eroso e ervas daninhas, reduzindo tremendamente a necessidade de defensivos agrcolas. Outro subproduto do canavial, a vinhaa, utilizado como fertilizante natural, alm de tambm se poder gerar energia eltrica por meio do biogs. Ou seja, quase nada deixa de ser aproveitado, tornando a cultura da cana um ciclo fechado . Entretanto, o setor continua avanando. Proativamente, firmou um compromisso para eliminar a queima da cana no campo, uma antiga prtica usada para facilitar o corte manual. Com a definio do Zoneamento Agroecolgico

da Cana-de-acar, o setor transformou-se na nica cultura agrcola do pas a assumir crescimento com desmatamento zero em florestas ou qualquer tipo de vegetao nativa. A cana s crescer em reas j ocupadas pela agricultura e pela pecuria. Hoje, 61% da produo se localiza no estado de So Paulo, a 2.500km da Amaznia. A mecanizao da colheita da cana, que colaborou para o fim da queima da palha, tambm tem trazido benefcios para os trabalhadores, que agora participam de programas de requalificao, como o projeto Renovao, programa liderado pela UNICA, lanado em 2009, e uma das maiores iniciativas de requalificao de trabalhadores j implantada pelo setor sucroenergtico no mundo. Alm disso, em 2008 o governo federal, os trabalhadores e os empresrios do setor sucroenergtico assinaram o Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho na Indstria da Cana-de-Acar, que est proporcionado um vigoroso salto de qualidade nas condies e relaes de trabalho, particularmente nas atividades desenvolvidas no campo. O setor desenvolve ainda polticas na rea de alfabetizao, melhoria dos equipamentos de proteo individual e novas oportunidades de empregos.

Por um futuro verde e inteligente.


A produo combinada de calor e eletricidade a partir do bagao da cana uma fonte energtica ainda subexplorada no pas. WWF World Wildlife Fund O Brasil tem se mostrado aliado s recentes polticas de apoio a fontes de energia renovveis no mundo, focadas em reduzir as emisses de gases que causam o efeito estufa. Mas temos ainda oportunidades e desafios para continuar evoluindo, principalmente considerando o potencial da bioeletricidade da cana.

O POTEnCIAL DA BIOELETRICIDADE IMEnSO: DE 432 USInAS EM ATIVIDADE, POUCO MAIS DE 100 ExPORTAM EnERgIA PARA A REDE ELTRICA.

A maior iniciativa de comunicao institucional do setor sucroenergtico brasileiro.

Lanado em 2009 no Ethanol Summit um dos principais eventos mundiais dedicados aos biocombustveis o Projeto AgORA consolidou-se como a maior iniciativa de comunicao integrada j implantada no Brasil com o objetivo de integrar a cadeia produtiva da cana-de-acar em torno da divulgao da importncia da agroenergia renovvel. So 20 associaes e empresas do setor sucroenergtico unidas na gerao de conhecimento e na disponibilizao de esclarecimentos para a conscientizao da opinio pblica sobre as questes da indstria da cana-de-acar e a sustentabilidade.

O programa tem os seguintes objetivos gerais: 1 - Fomentar a demanda na cadeia produtiva; 2 - Estreitar o relacionamento do setor com a comunidade. Por meio de um conjunto de aes e iniciativas, o Projeto AgORA prope-se a: Estimular e reconhecer a gerao de conhecimentos relevantes ao programa. Promover aes educativas e de esclarecimento relacionadas aos 3 pilares da sustentabilidade (econmico, social e ambiental). Comunicar impactos e benefcios da cadeia produtiva da agroindstria canavieira para o Brasil atravs de dados concretos e mensurveis. Desfazer mitos sobre o setor sucroenergtico. Em menos de 2 anos de atividades, o Projeto AGORA foi reconhecido como um dos mais eficazes esforos de comunicao do agronegcio, ao receber os prmios: Melhor Campanha de Comunicao da Produo Agropecuria pela Associao , Brasileira de Marketing Rural e Agronegcio (ABMR&A); e Destaque em Comunicao e Marketing Sucroenergtico, pelo Prmio CanaInvest. Saiba mais, acesse: projetoagora.com.br

quem faz o Projeto AgORA acontecer:

Por um futuro verde e inteligente


BIBLIOgRAFIA DE REFERnCIA
ANEEL. Atlas de Energia Eltrica do Brasil. 2 Edio. Disponvel em: www.aneel.gov.br. CASTRO, Nivalde Jos; BRANDAO, Roberto; DANTAS, Guilherme de A. O potencial da bioeletricidade, a dinmica do setor sucroenergtico e o custo estimado dos investimentos. Texto de Discusso n 24. Rio de Janeiro: Gesel/IE/UFRJ, 2010.

CASTRO, Nivalde Jos; A.DANTAS Guilherme; SILVA LEITE, Andr Luiz; BRANDO, Roberto. Bioeletricidade e a indstria de lcool e acar: possibilidades e limites. GESEL/UFRJ - Synergia Editora, 2008. EPE Empresa de Pesquisa Energtica. Plano Decenal de Expanso - PDE, 2010. Plano Decenal de Expanso de Energia 2010-2019. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Anurio Estatstico da Agroenergia, Braslia; Mapa/ACS, 2009. 160 p. Ministrio de Minas e Energia. Balano Energtico Nacional. 2010. Ano Base 2009. Braslia, DF: Eletrobrs/MME, 2010. Secretaria de Energia do Estado de So Paulo, 2011. Matriz Energtica do Estado de So Paulo 2035 . So Paulo: Secretaria de Energia do Estado de So Paulo, 2011. SOUZA, Zilmar Jos. A bioeletricidade sucroenergtica: estgio atual e perspectivas. In: MARJOTTA-MAISTRO, Marta (org). Desafios e Perspectivas para o Setor Sucroenergtico do Brasil. So Carlos: Edufscar, 2011. UNICA. Etanol e bioeletricidade: a cana-de-acar no futuro da matriz energtica. Sousa, E. L & Macedo, I. C (coord.). So Paulo: Luc Projetos de Comunicao, 2010.

Esta uma publicao da UnICA - Unio da Indstria de Cana-de-Acar. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.179 - 9 andar - So Paulo - SP - Brasil Fone (11) 3093-4949 - www.unica.com.br Edio e Design: Prole Fone (21) 2196-8600 - www.prole.com.br Projeto e edio de arte: Fabio Catalo Jornalista Responsvel: Ibiapaba Netto (Mtb 30.633) Autorizada a reproduo parcial ou total deste material, desde que citadas as fontes.

bioeletricidade.com

You might also like