You are on page 1of 5

QUESTES COMENTADAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL DO CESPE/UnB PROF.

RODRIGO MENEZES

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1 a 4)


CESPE - ANALISTA JUDICIRIO - TJ-RJ - 2008 01. I. II. III. IV. V.

Acerca dos princpios fundamentais da CF, julgue os itens a seguir.

A Repblica uma forma de Estado. A federao uma forma de governo. A Repblica Federativa do Brasil admite o direito de secesso, desde que esta se faa por meio de emenda CF, com trs quintos, no mnimo, de aprovao em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos. So poderes da Unio, dos estados e do DF, independentes e harmnicos, o Legislativo, o Judicirio e o Executivo. A expresso Estado Democrtico de Direito, contida no art. 1. da CF, representa a necessidade de se providenciar mecanismos de apurao e de efetivao da vontade do povo nas decises polticas fundamentais do Estado, conciliando uma democracia representativa, pluralista e livre, com uma democracia participativa efetiva.

A quantidade de itens certos igual a (A) (B) (C) (D) (E) 1. 2. 3. 4. 5.

CESPE AGENTE DE INTELIGNCIA ABIN - 2008

Acerca dos princpios fundamentais, julgue os itens seguintes. 02.

CESPE - AGENTE PENITENCIRIO - SGA-AC - 2008 A respeito do direito constitucional, julgue os itens. 04. 05. 06. 07. Um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil a reduo das desigualdades sociais e regionais. O repdio ao terrorismo e ao racismo constitui um princpio referente s relaes internacionais do Brasil. O princpio da livre iniciativa pode ser invocado para afastar regras de regulamentao do mercado e de defesa do consumidor. O direito ao nome insere-se no conceito de dignidade da pessoa humana. A mera instaurao de inqurito, quando evidente a atipicidade da conduta, constitui meio hbil a impor violao ao princpio da dignidade da pessoa humana.

ww

08.

w.

co

nc

03.

Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminao. Dessa forma, contraria a CF a exigncia, contida em editais de concursos pblicos, sem o devido amparo legal, de limite de idade mnima ou mxima para inscrio. O direito de secesso somente pode ocorrer por meio de emenda CF, discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, sendo ela considerada aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

ur

so v

irtu
1

www.concursovirtual.com.br

al. co m. br

QUESTES COMENTADAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL DO CESPE/UnB PROF. RODRIGO MENEZES

Acerca dos princpios fundamentais previstos na Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir. 09. 10. A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade definida na Constituio como objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. A integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes, uma determinao constitucional que rege a relao entre a Repblica Federativa do Brasil e os pases da Amrica Latina.

CESPE ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO (APOIO TC. ADM) - TCU - 2008 Julgue o item seguinte acerca do Direito Constitucional. 11.

O pluralismo poltico arrolado, na Constituio Federal, como princpio fundamental.

CESPE ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) - STJ - 2008

Acerca dos princpios fundamentais da CF e das emendas CF, julgue os seguintes itens. 12. O princpio democrtico compreendido como um princpio normativo multiforme. De um lado, surge como um processo de democratizao, entendido como processo de aprofundamento democrtico da ordem poltica, econmica, social e cultural. De outro, revela a sua total contradio, pois associa conceitos da teoria representativa (com rgos representativos) e a democracia participativa, a qual se esgota com as eleies diretas.

CESPE - ANALISTA JUDICIRIO (REA JUDICIRIA) - STJ - 2008

Julgue os itens que se seguem, relativos aos princpios e aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF. 13. O Brasil regido, nas suas relaes internacionais, pelo princpio da autodeterminao dos povos, mas repudia o terrorismo e o racismo.

CESPE AGENTE DE APOIO (ADM) MPE-AM - 2008 Quanto organizao do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir. 14. Segundo o previsto na Constituio Federal, os fundamentos do Estado brasileiro so soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico.

CESPE - TCNICO DE NVEL SUPERIOR - MINISTRIO DO ESPORTE - 2008 Com referncia ao pluralismo poltico, julgue os itens a seguir. 15. 16. 17. O pluralismo poltico um fundamento do estado democrtico de direito estabelecido pela Repblica brasileira e se confunde com a diversidade partidria. A norma constitucional que assegura a liberdade de criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos uma expresso da concepo pluralista imposta pela CF. O pluralismo poltico assegura que os diversos grupos sociais possuiro instrumentos pelos quais podero defender suas idias e concepes sociais.

ww

w.

co

nc

ur

so v

irtu

www.concursovirtual.com.br

al. co m. br
2

CESPE - TCNICO JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) - TJ-DFT - 2008

QUESTES COMENTADAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL DO CESPE/UnB PROF. RODRIGO MENEZES

Acerca dos princpios fundamentais previstos na CF, julgue os itens seguintes. 18. 19.

A separao dos Poderes no Brasil adota o sistema norte-americano checks and balances, segundo o qual a separao das funes estatais rgida, no se admitindo interferncias ou controles recprocos. Segundo a CF, a Repblica Federativa do Brasil deve buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, com vistas formao de uma comunidade latino-americana de naes.

CESPE - TRT/ES - TCNICO JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) - 2009

A respeito dos princpios fundamentais que regem a atuao da Repblica Federativa do Brasil, julgue os itens a seguir. 20. 21. 22.

CESPE TCU TCNICO FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO - 2009

23.

Apesar de a CF estabelecer que todo o poder emana do povo, no h previso, no texto constitucional, de seu exerccio diretamente pelo povo, mas por meio de representantes eleitos.

CESPE - TCE-RN - ASSESSOR TCNICO DE CONTROLE E ADMO - NVEL SUPERIOR - 2009 Acerca dos fundamentos, objetivos e princpios da CF, julgue os itens subsequentes. 24. De acordo com a CF, so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil a soberania, a dignidade da pessoa humana e a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Entre os objetivos da Repblica Federativa do Brasil, destaca-se a valorizao social do trabalho e da livre iniciativa, pois, por meio do trabalho, o homem garante sua subsistncia e o consequente crescimento do pas. Constituem princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil em suas relaes internacionais, entre outros, a prevalncia dos direitos humanos, da garantia do desenvolvimento nacional e da autodeterminao dos povos.

25.

CESPE DPRF AGENTE DE POLCIA 1 PROVA - CURSO DE FORMAO - 2009 Logo no prembulo da Carta de 1988, encontramos a proclamao de que os representantes do povo brasileiro se reuniram em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias. No Estado democrtico de direito, o que se exige do agente de cumprimento da lei no que execute, a qualquer custo, o que nela estiver previsto, mas que realize o comando legal, de forma que lese o mnimo possvel os interesses Jos Tegenes Abreu, Jetson Jos da Silva, Luciano Crisafulli Rodrigues. particulares.
Sociedade, Estado e Polcia. Braslia: MJ/DPRF/CGA/CE, 2009, p.13 (com adaptaes).

ww

w.

co

26.

nc

ur

so v

Acerca dos fundamentos, objetivos e princpios da CF, julgue o item seguinte.

irtu

A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos estados, dos municpios, do Distrito Federal e dos territrios. De acordo com a Constituio Federal de 1988 (CF), todo o poder emana do povo, que o exerce exclusivamente por meio de representantes eleitos diretamente. Constitui princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil em suas relaes internacionais a concesso de asilo poltico, vedada a extradio.

www.concursovirtual.com.br

al. co m. br
3

CESPE - TRT/ES - ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) - 2009

QUESTES COMENTADAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL DO CESPE/UnB PROF. RODRIGO MENEZES

27. 28. 29. 30.

Denominada Constituio Cidad, a Carta de 1988 foi obra de parlamentares eleitos pelo povo e contou com ampla participao de setores da sociedade brasileira. Princpio essencial da Constituio de 1988, o Estado democrtico de direito pressupe o respeito cidadania, dignidade da pessoa humana, ao trabalho, livre iniciativa e ao pluralismo poltico. A Constituio brasileira sugere que a guerra o caminho natural para a resoluo de problemas ou disputas no mbito internacional. No Estado democrtico de direito, o princpio da interveno mxima existe para garantir a segurana pblica, no impondo limites ao do agente no cumprimento da lei.

CESPE ANATEL ESPECIALISTA EM REGULAO (REA DIREITO) - 2009

luz da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF), julgue os itens a seguir, acerca do direito constitucional. 31. A livre iniciativa sinnimo de liberdade econmica absoluta.

CESPE - SEGER - ES - ADMINISTRADOR - NVEL SUPERIOR - 2009

32. 33.

CESPE - SEGER - ES - ADMINISTRADOR - NVEL SUPERIOR - 2009 Quando, na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o Poder Legislativo se junta ao Poder Executivo, desaparece a liberdade; pode-se temer que o monarca ou o senado promulguem leis tirnicas, para aplic-las tiranicamente. No h liberdade se o Poder Judicirio no est separado do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Se houvesse tal unio com o Poder Legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidados seria arbitrrio, j que o juiz seria ao mesmo tempo legislador. Se o Poder Judicirio se unisse com o Poder Executivo, o juiz poderia ter a fora de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa, ou o mesmo corpo de nobres, de notveis, ou de populares, exercesse os trs poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execuo das resolues pblicas e o de julgar os crimes e conflitos dos cidados.

co

nc

ur

Saber a forma de governo de determinado Estado o mesmo que saber quem deve exercer o poder e como este se exerce. A forma republicana pressupe, modernamente, que o representante do governo seja eleito pelo povo, que este seja representado em cmaras ou assembleias populares e que os mandatos eletivos sejam temporrios.

w.

so v

Trs so as formas de governo e trs so os desvios e corrupes dessas formas. As formas so: o reino, a aristocracia e, a terceira, aquela que se baseia sobre a vontade popular, que pareceria prprio chamar de timocracia, mas que a maioria chama apenas de politia. O desvio do reino a tirania... Da aristocracia se passa oligarquia, pela malvadez dos governantes. Da timocracia, democracia. Aristteles Apud. Norberto Bobbio. A teoria das formas de governo. 10. ed. Braslia:UnB, p. 57(com adaptaes). A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

irtu

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os seguintes itens. 34. No constitucionalismo moderno, a diviso entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio bem definida e estanque. Nenhum desses poderes pode exercer atividade tpica de outro, uma vez que a independncia entre eles absoluta. Nos termos do art. 2., caput, da Constituio Federal de 1988 (CF), os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio so independentes e harmnicos entre si. Isso quer dizer que o ingresso e a permanncia dos membros em determinado poder depende da confiana e da vontade dos membros dos demais poderes.

ww

35.

www.concursovirtual.com.br

al. co m. br
Aristteles Apud. Norberto Bobbio. A teoria das formas de governo. 10. ed. Braslia:UnB, p. 57(com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

QUESTES COMENTADAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL DO CESPE/UnB PROF. RODRIGO MENEZES

GABARITOS
01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35.

ww

w.

co

nc

A C (Certo) E (Errado) C C E C C E C C E C C E C C E C E E E E E E E C C E E E C C E E

ur

so v

irtu
www.concursovirtual.com.br 5

al. co m. br

You might also like