You are on page 1of 4

A msica algo que nos eleva, algo muito pessoal... Identificas-te com ela pelo som... Pela letra...

. Pelo momento especial que passa-te com ela... Afinal todos temos momentos marcados por uma msica. com ela que muitas vezes sorrimos, choramos. Esta a minha musica do momento... D-me foras e mostra a realidade do um mundo em que vivemos...
A musica... eleva... afasta-nos de um presente para um passado... Uma projeco para os sonhos, para as memrias para tristeza e alegrias da nossa vida ou das pessoas que pertencem ao nosso mundo pessoal. Qual a vossa msica do momento? Qual a msica que vos projecta?...Que vos deixa cair uma lgrima, seja ela de felicidade, ou de tristeza... A musica... das melhores distraces que temos. A msica um caminho directo para as mais profundas emoes, e tem acompanhado a humanidade desde o seu alvorecer. Representa um papel muito importante na nossa vida; tambm nos alimentamos de melodias e tambm bebemos palavras cantadas... sem dvida algo que faz parte da nossa vida e que nos recorda/ projecta para outra dimenso. Um espao que s a ns pertence que nos faz sentir nicos. As msicas com letras, por serem repetidas vrias e vrias vezes, so interiorizadas pelos ouvintes. Sempre me pergunto o que pensam alguns compositores, diante das mensagens que suas msicas transmitem? Bom seria se usassem tambm este precioso meio de formao humana, para a educao, a cultura...

No podemos reclamar do mundo, se o que fazemos no contribui para melhor-lo! E a msica pode fazer isso, unindo diverso, beleza, alegria com educao e formao com qualidade. Te pergunto: O que se destaca no meio musical popular, hoje? O que os jovens esto ouvindo e cantando? o que a mdia lhes apresenta. Ouvem o que lhes imposto pelos meios de comunicao em massa, onde a repetio leva assimilao. Com msica assim: ela precisa ser repetida pelo menos 4 vezes para que o ouvinte comece a apreci-la e s depois de 10, 20 repeties passa a fazer sucesso. Com isso vem o famoso e terrvel jab. O sucesso vem atravs de altos investimentos financeiros, quanto mais alto, mais execues da mesma msica. O ouvinte passa a gostar do que bom e do que no , no por escolha prpria, mas por imposio da mdia.

Vemos coisas boas? Sim, muitas! Mas o que dizer ao ouvir letras onde se perde a virtude, atacam a famlia, o amor verdadeiro, a f, a tica e a moral, promovendo o descartvel, o sexo livre, o forte apelo ao sensual, a mentira, a traio? Essas msicas de forma sutil, transmitem que a felicidade comea e est, em beijar na boca, fazer amor por uma noite, aventuras amorosas extra-conjugais, traio, mentira... e como tem msicas assim, quer alguns exemplos? O que significam estas letras: "...que pescar que nada, vou beijar na boca... com a mulherada na madrugada ficando louca...? Ou esta: ...mulher da gente bo, mas dos outro bem melhor... E esta, que fala da alegria de ir pro boteco, beber, cair e levantar...? Triste sena! E tantas outras... Esquecem o que ter um alcolatra na famlia, um ente querido morto num acidente de trnsito provocado por um bbado. Talvez eles esqueam como fica a vida de uma menina que engravida aos 12 anos? Situao cada dia mais freqente no Brasil. Como no seria, se elas ouvem das mulheres mais lindas e famosas do Brasil: ...comigo na base do beijo, na base do amor, comigo no tem disque, me disque, no tem chove, no molha... que a felicidade est em beijar na boca e que isso sim te faz feliz ...eu quero mais beijar na boca... e ser feliz daqui pra frente... Reflita sobre isso: Sabendo que a msica tem todo esse poder. Que a palavra cantada. O que voc cantaria agora, neste momento, para seus filhos, para seu esposo(a), para seus pais, para quem voc respeita e ama?

Existem dezenas de respostas, desde as mais objetivas at divagaes filosficas. De um modo geral, msica a arte de combinar sons.
Robert Browning, (7 de maio de 1812, Camberwell, Surrey, Inglaterra - 12 de dezembro de 1889), poeta britnico. "Quem ouve msica sente que a sua solido, de repente, se povoa". - citado em "Dualibi essencial: Minidicionrio com mais de 4.500 frases essenciais" - Pgina 399, 2006, Roberto Duailibi, Marina Pehlivanis - Elsevier Brazil, ISBN 8535219579, 9788535219579, 496 pginas Who hears music feels his solitude peopled at once - The poetical or s of obert Bro ning, olume - Pgina 18, Robert Browning - Macmillan and co., 1894

Eu sou totalmente fissurada por msica, a msica passou a ser um alimento, uma necessidade, e quando a msica certa tocada no momento certo, ela se torna sobrenatural, que nem aquelas trilhas sonora de filme, que parecem o encaixe perfeito para o molde daquele

momento. Voc consegue se ver, se sentir no ritmo das palavras e da melodia. As vezes encontro letra de msicas, que poderiam ter sido perfeitamente escritos por mim de to representativos. A msica (quando feita com amor) capaz de transmitir ilimitadas emoes. Msica arte, vida. "Sem msica, a vida seria um erro." Friedrich Nietzsche H muito tempo, reflito sobre o poder da msica na minha vida. Desde que passei a ter conscincia da minha existncia, a vejo atrelada a mim, por vezes a me preencher, por vezes a me dominar. Nunca encarei a msica como uma simples diverso, sempre a vi como algo a mais, e esse algo a mais sempre carregado de muito sentimento como se Deus falasse comigo atravs dela; A msica me inunda de sentimentos, de emoes no vividas, de paz interior, uma conexo que estabeleo do meu eu com algo maior. A msica para mim a mais bela arte feita pelo homem e a mais completa, tendo em vista ser a nica que nos toca profundamente despertando diversos sentimentos. O poder da msica em mim to superior que me faz vislumbrar novos horizontes: ela quem me encoraja, me incentiva a ir adiante, me acalma nos momentos de pranto, me agita nos momentos de alegria; minha companheira inseparvel, aquela a quem no preciso dizer uma s palavra, uma vez que me compreende em seus belos versos. o poder divino materializado em melodias e palavras. Uma conexo direta entre mim e Deus, isso o significado da msica para mim. O dia sempre se torna melhor com a inspirao da msica. Pois, ela ligada a todos os momentos que compem a existncia, exemplo, os hinos nacionais, as canes de amor, as canes tristes, as alegres, as danantes, as orquestras sifnicas que maravilham cidades, vilas de todo o mundo. Existem tambm as bandas, conjuntos, corais sejam de colgios, escolas de universidades, etc.

A arte musical nos ajuda nesses dias de tenso, quando a vida freqentemente parece ser enfadonha, bom alvidar a si mesmo e dar ao corpo e mente a oportunidade de esquecer as tenses e ansiedades, e receber novas foras. A msica pode habilitar a pessoa a fazer isto. A msica tambm tem sido til para disciplinar crianas. Sons brandos e suaves servem para acalmar e provocam o sono; melodias agradveis e animadas trazem contentamento.

Iniciao musical infantil de bebs e crianas. A msica est sendo introduzida na educao das crianas em idades pr-escolares, devido a importncia que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor.

A msica um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criana comea a se expressar de outra maneira e capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a msica ajuda a ganhar independncia nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relaes. A msica tem o dom de aproximar as pessoas. A criana que vive em contato com a msica aprende a conviver melhor

com outras crianas, estabelecendo uma comunicao mais harmoniosa. Nesta idade a msica as encanta, d-lhes segurana emocional, confiana, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canes, e inseridas num clima de ajuda, colaborao e respeito mtuo.

Os benefcios da msica para as crianas Na etapa de alfabetizao a criana mais estimulada com a msica. Atravs das canes infantis, nas que as slabas so rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criana melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizar de uma forma mais rpida.

A msica tambm benfica para a criana quanto ao poder de concentrao, alm de melhorar sua capacidade de aprendizagem em matemtica. A msica pura matemtica. Alm disso, facilita a aprendizagem de outros idiomas, potenciando sua memria.

Com a msica, a expresso corporal da criana se v mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes msicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rtmico de seu corpo. Atravs da msica, a criana pode melhorar sua coordenao e combinar uma srie de movimentos. su coordinacin y combinar una serie de conductas. Movimente-a para que possa danar enquanto voc canta. Pode abra-la e carreg-la no seu colo entoando outros ritmos infantis.

You might also like