You are on page 1of 14

HORTA EM MANDALA

Apresentao Slides Ttulo: Horta em Mandala Por: www.HortaJardimeMuitoMais.com.br Email: hortajardim.emuitomais@gmail.com

Introduo
A horta em Mandala uma horta orgnica com o formato projetado para que de qualquer lado que esteja consiga alcanar o outro lado sem a necessidade de pisar no que esta plantado. A horta em Mandala ganhou ateno a partir de 1970 com o ambientalista Bill Mollison, na Austrlia que preconizou uma forma de dispor as espcies vegetais de acordo com o ecossistema.

muito fcil criar uma horta mandala! O importante no o seu tamanho, mas a diversidade do cultivo. A ideia principal manejar, de forma equilibrada, o solo e demais recursos naturais atravs de um trabalho harmonizado com a natureza.

01

Introduo
Esse sistema de produo pode ser feito numa rea bem pequena e, com poucos recursos, consegue garantir comida e gerar renda. Plantam-se verduras, legumes, cereais, frutas, ervas aromticas, medicinais e flores. Diversidades de plantas atraem diversidades de insetos que polinizam e se autocontrolam. Caminhos devidamente projetados facilitam o manejo, a irrigao e a colheita. Fertilizantes orgnicos repem os nutrientes e a cobertura morta mantm a umidade e protege sua maior riqueza: o solo. A horta mandala tem diversas vantagens, pois permite o aproveitamento mximo da gua e da terra, tem custos de produo menores que os da irrigao tradicional e permite usar reas bem pequenas. Ela , portanto, ideal para a agricultura familiar.

02

Vantagens e Princpios
Vantagens de canteiros circulares:
O crculo oferece maior rea interna til em relao ao menor permetro; Crculos com buracos de fechadura permitem a combinao entre si para formar um arranjo com o mnimo de espao no produtivo e distncias menores ao caminhar; O crculo uma forma adaptvel aos efeitos das foras naturais. Princpios para trabalhar com a horta mandala Plantar o mximo que puder, utilizando o menor espao; Usar o mnimo de energia, para a mxima produo; Nada se perde, tudo se aproveita; Trabalhar com a natureza e no contra ela.

03

Canteiros circulares

04

Como Fazer
1. Tudo comea com a definio do ponto central, que servir de referncia para a medio de cada crculo de canteiros. A demarcao dos canteiros poder ser feita com o auxlio de um basto de madeira. Marca-se o centro e, com um cordo amarrado na ponta de outro basto de madeira, marca-se a circunferncia, correspondente ao tamanho do crculo, e assim sucessivamente, at formar a mandala. Pea para um amigo ou familiar segurar na ponta do barbante no meio do espao em que deseja se construir a horta em mandala. Marcar a terra com o crculo. Colocar substrato e plantar elementos.

2.

3. 4.

05

Como Fazer (prtica)

06

Seja Criativo!
Para circular sua horta mandala existem diversos materiais que normalmente so descartados na natureza como garrafas pet e pneus velhos. Voc ainda pode optar por materiais naturais como o bambu e a pedra mineira. possvel plantar hortalias, ervas medicinais, flores comestveis (como brcolis, couveflor, alcachofra) etc. As flores atraem insetos e pssaros, que ajudam a aumentar diversidade na horta.

07

Seja Criativo!

08

Seja Criativo!

09

Seja Criativo!

10

Seja Criativo!

11

Seja Criativo!

12

You might also like