You are on page 1of 12

a natureza ensina a viver.

e educao ambiental d

Comunicao social n a c

da nova BR-135 o 3

O que um Bioma?

tudo ao nosso redor.

ioma toda regio que possui um tipo de clima bem caractee rstico, que possibilita a formao de vegetao, fauna, relevo e outras caractersticas. O Bioma que a diferencia de qualquer outra regio.

No Brasil, existem 6 tipos de Biomas: o Cerrado, Pantanal, Caatinga, Pampas, Floresta Amaznica e Mata Atlntica. Inuenciados pelos diferentes Biomas, as atividades dos habitantes passam a ser tpicas em cada regio, como a pecuria num lugar e a agricultura em outro etc.

gora que voc j sabe sobre os Biomas existentes, conhea os trs aspectos nos quais se situam:

Meio Fsico: meio, esto relacionados o solo, o relevo, o


o clima e os rios.

Meio Bitico: os animais e a vegetao se relacionam a


na vida do dia a dia.

Meio Antrpico: embora esse nome estranho, refere-se ao trabalho do homem na h terra e a forma com que ele se relaciona com a natureza.

as prximas pginas voc vai conhecer melhor cada um desses meios, a atravs dos dois biomas de nossa regio: o Cerrado e a Caatinga. o Voc vai aprender que, apesar de algumas semelhanas, o Cerrado e a Caatinga tm caractersticas prprias e necessitam de ser tratados pelo homem tados de maneira diversa. Assim se evitam agresses ao meio ambiente.

A natureza ensina a viver

Cerrado:
Meio Fsico

A importncia da variedade.

Cerrado se localiza na regio central do Brasil e se alastra para o Nordeste e Oeste. o segundo maior Bioma do pas, ca atrs somente do Bioma da Amaznia. Na geograa, o Cerrado possui um relevo plano, com suaves ondulaes. De clima tropical, possui estao de seca bem marcante no perodo de junho a novembro. O solo acido e de baixa fertilidade, o que para o plan, tio, necessida de correo e adubao. J em relao a disponibilidade de gua, o Cerrado considerado o bero das guas (8 das 12 bacias existentes no pas esto inseridas no cerrado), o que favorece a aplicao da agricultura irrigada.

A natureza ensina a viver

Meio Bitico

Cerrado uma savana tropical. A vegetao composta de milhares de espcies de rvores, gramneas e arbustos esparsos.

Este Bioma tambm se caracteriza pelas diferentes paisagens, com variedade conforme o porte das rvores: Cerrado (com rvores altas, maior densidade e composio distinta); Cerrado Sentido Restrito (com rvores baixas, retorcidas, arbustos e ervas); Campo Sujo (herbceo-arbustiva com arbustos e subarbustos espaados); Campo Limpo (herbcea, com poucos arbustos e nenhuma rvore); Mata de Galeria (acompanha os crregos e riachos, com rvores de 20 a 30 m); Mata Ciliar (acompanha os rios de grande e mdio porte, com rvores eretas de 20 a 25 m). Algumas rvores tpicas do cerrado so:
pequi, aroreira, baru, buriti, cagaita, mangaba, jatob, sucupira, entre outras.

Os animais tpicos do cerrado so:


loboguar, tamandu bandeira, capivara, ema, tucano, seriema, ja, coruja, arara, alm da anta que habita nas matas ciliares.

Meio Antrpico
riqueza biolgica do Cerrado seriamente afetada pela caa e pelo comrcio ilegal de animais silvestres. O Cerrado o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alterao com a ocupao humana: atualmente, cerca de 20 milhes de pessoas vivem ali. A populao maior nas cidades, chamada de urbana, e enfrenta problemas srios: falta de emprego, moradia, gua e saneamento bsico. So vrios os problemas relativos as atividades antrpicas, dentre as quais se destacam as queimadas, desmatamento, garimpo e o uso indevido da gua. A agricultura mecanizada de soja, milho e algodo, que vem crescendo nos ltimos anos, a mais praticada no Cerrado, assim como a pecuria extensiva.

A natureza ensina a viver

nfelizmente, apenas uma pequena parte do Cerrado est protegida, na forma de rea de proteo ambiental. Isso aumenta a nossa responsabilidade na preservao deste Bioma to importante.

Caatinga:
Meio Fsico

O valor da biodiversidade.

Caatinga ocupa cerca de 10% do territrio nacional, tambm conhecida como serto nordestino, regio em que se encontra sua maior poro, existindo uma pequena frao no norte do estado de Minas Gerais Gerais. Com um clima semi-rido e o solo raso e pedregoso, a Caatinga pouco frtil, apesar de possuir pontos com terreno molhado e produtivo, que so chamadas de ilhas de umidade ou brejos. Tal caracterstica faz com que a Caatinga tenha uma variao na biodiversidade, onde o colorido das ores do perodo das chuvas aparece no meio da vegetao seca. O relevo da Caatinga possui formaes de cavernas, chapadas e grandes depresses, por onde os rios passam e desguam no mar ou nas guas do So Francisco e do Parnaba.

A natureza ensina a viver

Meio Bitico

palavra Caatinga, em tupi, signi ca mata branca (caa = mata e tinga = branca), sendo um bioma que possui uma caractstica muito prpria, com vegetao nica. A Caatinga apresenta trs tipos de vegetao: arbreo (8 a 12 m), arbustivo (2 a 5 m) e o herbceo (abaixo de 2 m). A vegetao adaptou se ao clima seco para se proteger As folhas adaptou-se proteger. folhas, por exemplo, so nas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam gua, como os cactos, outras se caracterizam por terem razes praticamente na superfcie do solo, para absorver o mximo da chuva. Em perodo chuvosos, a paisagem muda muito rapidamente, rvores cobrem-se de folhas e o solo ca forrado de pequenas plantas. Algumas rvores tpicas so a aroeira, catuaba, cajueiro, juazeiro, pau-ferro, umbuzeiro e outras. Na Caatinga vivem a ararinha-azul e o tatu-bola-da-caatinga, ambos ameaados de extino. Outros animais da regio so o sapocururu, asa-branca, cotia, pre, veadocatingueiro, e o sagui-do-nordeste, entre outros.

10

Meio Antrpico
vida do homem na regio bem difcil por vrios motivos, dentre eles o solo rido, a pouca quantidade de gua, a m distribuio de chuvas no ano, problemas sociais como a baixa escolaridade, a falta de saneamento e o alto ndice de mortalidade infantil.

a regio da Caatinga, ainda praticada a agricultura de sequeiro, pelos pequenos agricultores. Os ecossistemas do bioma Caatinga encontram-se bastante alterados, com a substituio de espcies vegetais nativas por cultivos e pastagens. O desmatamento e as queimadas so ainda prticas comuns no preparo da terra para a agropecuria que, alm de destruir a cobertura vegetal, prejudica a manuteno de populaes da fauna silvestre, a qualidade da gua, e o equilbrio do clima e do solo.

A natureza ensina a viver

11

gora que sabemos da importncia dos biomas, vamos contribuir para a preservao e o bom uso dos recursos naturais! Conte para seus amigos e familiares, sobre o que aprendeu e se torne um alidado na NATUREZA!

www.br135.com.br

You might also like