You are on page 1of 2

Caracterizao da corrente alternada A corrente alternada (corrente no sentido varivel) tem, no entanto, uma aplicao muito mais generalizada:

desde a produo de energia elctrica, ao seu transporte e distribuio, at utilizao final. , portanto, o tipo de corrente mais utilizada actualmente. Tal como acontece com a corrente contnua, a corrente alternada produz num circuito elctrico um conjunto de efeitos que apresentam, no entanto, algumas diferenas em relao ao que acontece em corrente contnua. A)Efeito calorfico Estudmos em corrente contnua que a passagem da corrente elctrica num condutor provoca a libertao de energia calorfica, devida ao choque entre os electres, em movimento, e os tomos. Este fenmeno regido, conforme vimos, pela lei de joule. Em corrente alternada tambm existe, evidentemente, libertao de energia calorfica. Com efeito, o choque entre electres e tomos verificase sempre, independentemente de a corrente ter o sentido A-B ou o sentido contrrio BA. A nica questo que se pe a de saber se a energia calorfica libertada tem ou no o mesmo valor em corrente contnua e em corrente alternada. Do que foi dito, conclui-se que: uma resistncia liberta calor quer em corrente contnua, quer em corrente alternada; uma lmpada brilha e liberta calor quer em corrente contnua, quer em corrente alternada. B)Efeito electromagntico Tambm em corrente contnua vimos que, ao alimentarmos uma bobina de ncleo ferromagntico, criam-se nos seus extremos dois plos magnticos de nomes contrrios (N e S). As polaridades magnticas so fixas, enquanto o forem as polaridades da alimentao da bobina. Em corrente alternada, visto que esta varia periodicamente de sentido (ora positivo, ora negativo), os plos magnticos criados esto constantemente a mudar a sua polaridade nos extremos da bobina. Assim, em cada extremidade, ora temos um plo N ora temos um plo S, sendo sempre contrrios os plos das duas extremidades. A variao da polaridade tanto mais rpida quanto maior for a frequncia da corrente alternada. Esta diferena de comportamento conduz a que algumas das aplicaes em corrente alternada sejam diferentes das da corrente contnua, embora outras aplicaes sejam iguais seja qual for o tipo de corrente. C)Efeito qumico Um dos efeitos qumicos estudados em corrente contnua foi o da electrlise da gua. Estudmos ento que a corrente contnua decompe a gua em oxignio e hidrognio, os quais podem ser recolhidos separadamente em tubos de ensaio. Os ies H+ so atrados pelo elctrodo negativo, os ies negativos O- so atrados pelo elctrodo positivo. Junto a cada um dos elctrodos, o oxignio e o hidrognio so recolhidos em tubos de ensaio, colocados na tina electroltica voltados para baixo. Se alimentarmos a tina electroltica com corrente alternada, forma-se em cada um dos elctrodos uma mistura de oxignio com hidrognio, em virtude de os elctrodos mudarem constantemente de polaridade. Esta mistura explosiva. Conclumos, portanto, que a corrente alternada no serve para a electrlise da gua (separao do oxignio e do hidrognio), nem para a generalidade das aplicaes electroqumicas.

Perodo e frequncia Diz-se que uma grandeza G peridica, quando repete os mesmos valores ao fim de um determinado intervalo de tempo. A esse intervalo de tempo d-se o nome de perodo T. D-se o nome de ciclo ao conjunto dos pontos assumidos pela grandeza, ao longo do perodo. Quer isto dizer que quando a grandeza completa um ciclo f-lo durante um perodo T. Cada ciclo (ou onda) constitudo por duas alternncias (ou semi-ondas), uma positiva e outra negativa. Define-se frequncia de uma grandeza peridica como o nmero de ciclos efectuados pela grandeza na unidade de tempo. Deste modo, existe a seguinte relao entre frequncia e o perodo: F=1/T com F = Frequncia (hertz - Hz); T = Perodo (segundos - s) Corrente alternada sinusoidal Uma corrente sinusoidal definida por um conjunto de grandezas caractersticas, as quais passamos a referir: A)Valor instantneo o valor que a grandeza assume em cada instante da sua evoluo. B)Amplitude o valor mximo que grandeza atinge, durante a sua evoluo no tempo. C)Valor algbrico mdio o valor mdio do conjunto dos valores positivos e negativos da grandeza. Visto que o meio-ciclo positivo simtrico do meio-ciclo negativo, conclui-se facilmente que o valor algbrico mdio de uma corrente sinusoidal nulo. D)Valor aritmtico mdio O valor aritmtico mdio (Imd) de uma alternncia (positiva ou negativa) o valor que dever ter uma corrente contnua para transportar, no mesmo tempo, a mesma quantidade de electricidade (Q= i x t) que a corrente alternada. Imd = 0.637 x Im E)Valor eficaz (ou valor quadrtico mdio) Como se sabe, quando um receptor percorrido por uma corrente (contnua ou alternada), h libertao de calor, por efeito joule. Em corrente contnua, estudmos que a energia calorfica libertada por um receptor de resistncias R, percorrido por uma corrente I durante um espao de tempo t, era dada por W= R x I x I x t. Ora, em corrente alternada, o valor da corrente vai variando ao longo do tempo, no sendo, por isso, constante. A questo que se pe, assim, a de saber qual ser o valor mdio desta corrente, de modo a podermos calcular a energia calorfica libertada num receptor alimentado por corrente alternada sinusoidal. Esse valor mdio tem o nome de valor eficaz I da corrente alternada sinusoidal e define-se como o valor que dever ter uma corrente contnua para libertar a mesma quantidade de calor que a corrente alternada, no mesmo receptor, durante o mesmo intervalo de tempo. Valor eficaz I Valor eficaz da tenso I = 0.707 x Im U = 0.707 x Um

You might also like