You are on page 1of 3

O AMOR NASCEU Carlos Magno Vitor da Silva TEXTO: 1 JO 4.7-16 1 INTRODUO O Natal conta a mais bela histria de amor.

No Natal o amor tomou a forma humana. Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado est sobre os seus ombros; e o seu nome ser Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz (Is 9.6). Jesus nasceu. Jesus o presente de amor que Deus deu humanidade. Com Ele aprendemos o verdadeiro sentido do amor. Aprendemos amar a Deus como tambm a amar o prximo. Esta a principal lio do Natal. 2 O AMOR DE DEUS De onde surgiu a ideia do amor? De onde o aprendemos? De um ovo no fecundado guardado nas brechas do monte rebo, de onde saiu o amor Eros, como diz a mitologia grega? Do corao ou da experincia humana? De maneira nenhuma. O amor de Deus. criao de Deus. uma obra-prima de Deus. O amor o mais excelso de todos os sentimentos. a maior das virtudes crists, mais importante at do que a f e a esperana (1 Co 13.13). um sentimento de apreciao por algum, acompanhado do desejo de fazer-lhe bem, ou seja, o amor alm de sentimento tambm ao. pelo amor que Deus, que transcendente, se torna tambm imanente, preocupando-se e mantendo relacionamento com suas criaturas. O amor essencialmente bom. O amor no faz mal ao prximo. pelo amor que Deus mantm conscincia do mundo que criou. pelo amor que Deus se interessa pelos seres humanos, querendo que se salvem e se tornem seus filhos. O amor de Deus a maior prova do tesmo. O amor , assim, um sentimento que age, que mostra boas atitudes para com o prximo, para com os demais seres vivos e at para com seu planeta, seu habitat natural. Nossos amores tm prazo de validade. Uns duram pouco; outros infinitamente enquanto duram, como dizia o poeta Vincius de Moraes, mas curiosamente o seu amor no durava muito, pois casou inmeras vezes. Seu amor pelas mulheres acabava com a mesma intensidade que com as amava apaixonadamente. Mas s o amor de Deus eterno. Em Dt 7.7-8, est escrito que pelo amor Deus elegeu seu povo: O Senhor no tomou prazer em vs nem vos escolheu Natal de 2012.

porque fsseis mais numerosos do que todos os outros povos, pois reis menos em nmero do que qualquer povo; mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mo forte e vos resgatou da casa da servido, da mo de Fara, rei do Egito. Jr 31.3 diz: De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, tambm com benignidade te atra. S quem eterno pode fazer tal promessa. 3 DEUS AMOR Deus ama com amor eterno pois assim ele o . O amor virtude suprema. Faz parte da natureza divina. assim que Deus , em seu mais ntimo Ser, em sua essncia. No poderia ser e agir ao contrrio disso, seno negaria a Si mesmo. O Velho apstolo reconhece que todo apelo para que os cristos sejam bondosos, benignos e generosos uns para com os outros tem como fundamento o fato de que Deus amor. Para Joo, quem ama, participa da natureza divina: nascido de Deus e conhece a Deus (4.7). No verso 11, Joo diz: Amados, se Deus assim nos amou, ns tambm devemos amar-nos uns aos outros. E Joo conclui enfaticamente: Se algum diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmo, mentiroso. Pois quem no ama a seu irmo, ao qual viu, no pode amar a Deus, a quem no viu. Champlin (2002, p.276), comentando esses versos, diz: Aquele que nasceu de Deus recebeu o implante de uma natureza altrusta. 4 COMO O AMOR DE DEUS SE MANIFESTA V. 9 Nisto se manifesta o amor de Deus... So trs as caractersticas desse amor de Deus por ns: 1 - amor sacrificial, que se d por ns. Ele no considerou o preo que teria que pagar, a que grau infinito teria que suportar a dor da perda do Filho amado. O verbo enviar, repetido nos dois versculos do prova disso. Rm 5.8 Jo 3.16

2 - um amor inteligente. um amor que age, que se move por propsitos: para que por ele vivamos, para propiciao dos nossos pecados.

Lc 2.11 Eis que na cidade de Davi vos nasceu hoje o salvador, que Cristo, o Senhor. O paradoxo da encarnao. Peter Malgo disse: Jesus tornou-se homem. Ele comeou a Sua vida como todos ns: Ele nasceu num mundo perdido. Ele no teve nenhum lar seguro, pois pobreza, inquietao e fuga caracterizaram os primeiros dias da Sua vida. Com Ele aconteceu exatamente o mesmo que ocorre a milhes de pessoas em nossos dias. Jesus foi homem como ns. Esta a verdade sbria do Natal. Mas a mensagem do Natal o esplendor da glria de Deus que paira sobre todos esses acontecimentos. Embora Jesus tivesse se tornado homem, Sua verdadeira glria no pde permanecer oculta. At os magos do longnquo Oriente reconheceram: l em Belm nasceu algum que mais que simples homem! Eles O procuraram e tiveram um encontro com Jesus. O Natal o convite de Deus a ns seres humanos: venham, vejam meu Filho!

3 um amor primrio incondicional. Esse o motor, a causa primria que move o corao de Deus por suas criaturas. um amor marcado pela anterioridade. um amor que no espera que o outro aja para que possa reagir. Ele nos amou primeiro. Ele faz que o sol se levante sobre maus e bons.

O mesmo Senhor vos dar luz um filho, e ser o seu nome Emanuel. (Is 7.14; Mt 1.23 Deus conosco). JO 11 Jesus poderia ter ressuscitado Lzaro por uma s palavra. Um ato instantneo, imediato, herico, vulcnico. Mas cura ou milagre sem a percepo da revelao divina, sem que se perceba o seu envolvimento existencial com suas criaturas, um ato comum, de eficcia passageira. O que Marta e Maria aprendem de Jesus como o Deus conosco nunca poderia ter aprendido se Cristo tivesse apenas feito um milagre de longe, sem envolvimento emocional.

5 CONCLUSO No Natal, o amor nasceu de forma personificada, na pessoa santa e admirvel de Jesus de Nazar. Eis que ele ainda est conosco, influenciando o destino da humanidade, principalmente os coraes daqueles que o receberam e vivem seguindo os seus preceitos. Vd. Jo 14.21.

You might also like