You are on page 1of 9

Texto: Salmo 116.

12 Introduo Havia um mdico em uma pequena cidade do interior que atendia as pessoas com a maior boa vontade e amor, tivessem elas condies de pagar consulta ou no. Fosse via convnio ou particular, o nvel do atendimento era sempre o mesmo. Isso lhe gerou uma conseqncia muito linda: gozava de um alto conceito entre as pessoas - as ricas e as pobres. Mas, era no meio das pobres que aconteciam cenas comoventes. Muitas delas, como forma de gratido para tanta bondade, ateno e carinho recebidos do mdico, traziam presentes para ele. De suas colheitas e rebanhos dava presentes ao doutor, como forma de agradecimento; frangos, ovos, frutas e verduras. Esta uma realidade que todos ns conhecemos. Todos ns j nos sentimos gratos por alguma bondade de algum para conosco. A reao mais natural querer presentear aquelas pessoas que sempre nos fizeram o bem, sempre dispensaram ateno para conosco. Mais um Ano que no passou, e sim voou. Corremos e corremos durante todo o ano e ainda assim no conseguimos fazer tudo que sonhamos em 2011 para 2012. Choramos muito. Rimos demais. Sofremos, mas vencemos muito tambm.

Mas a grande boa Notcia : Quanto Deus j nos tem dado! Quantas bnos foram derramadas durante esse ano em nossas vidas: - A vida, a sade, a famlia, o sustento e, em Cristo Jesus, ele nos deu a salvao. Quantas Bnos, dize-as quantas so! Seria intil numerarmos tantas bnos recebidas este ano. No teramos tempo suficiente para fazer isso. Deus nos ama, por isso nos abenoou, nos abenoa e nos abenoar! A histria deste salmo nos traz isso mente. Fala aqui de algum que tinha sua alma em desassossego em virtude de presses infernais sobre sua vida, e foi socorrido amorosamente pelo Senhor. Diz aqui que ele clamou ao Senhor e suas oraes foram atendidas prontamente. (v.1) O salmista experimentou a maior alegria que um ser humano pode imaginar: pois livraste da morte a minha alma... (v. 8). O Rei Davi, que escreveu vrios salmos, testemunha sobre esta alegria: Dar-te-ei graas, Senhor, Deus meu, de todo o corao, e glorificarei para sempre o teu nome, pois grande a tua misericrdia para comigo, e me livraste a alma do mais profundo poder da morte (Sl. 86.12,13). Este assunto mexe conosco. desafiador. Neste dia, mais uma vez em nossa vida, somos desafiados pela Palavra a olharmos para ns mesmos e fazermos uma pergunta para nosso prprio corao: Tema: Como retribuir a Deus tudo que Ele tem feito por ns?
2

Hoje os formandos podem fazer uma pergunta: O que darei ao Senhor por toda bondade dele para conosco durante todos esses anos de estudos? Podemos fazer algumas perguntas para tentar responder esta: 1 - O QUE TENHO DADO EST NA PROPORO DO QUE DESEJO RECEBER? Primeiramente precisamos definir uma coisa: temos dado algo ao Senhor? Durante todo o tempo que temos vivido nesta terra j demos algo ao Senhor? Voc meu querido minha querida j deu algo para o Senhor? A partir da podemos ver (se temos dado algo a ele), se isto tem sido na proporo que desejamos receber algo dele. Hoje contemplamos os adoradores de falsos deuses, e at mesmo os adoradores de demnios consagrarem a eles inmeros presentes, oferendas, sacrifcios. Somos sabedores de que o Senhor no espera receber de ns oferendas como recebem os demnios. Mas certo que ele deseja que lhe consagremos muitas coisas. Da a pergunta do salmista: o que darei ao Senhor? A questo no se devo dar a ele alguma coisa, mas sim o que devo dar. muito comum encontrarmos pessoas que esperam muito de Deus, mas pouco investe no seu reino. Esperam receber muito, mas nada do. Mais triste ainda verificarmos que, em

muitas circunstncias em nossas vidas, ns mesmos podemos ser includos neste grupo de pessoas. No se trata de uma barganha com Deus. Aqueles que trazem algo para Deus pensando somente no que podero ganhar em troca, ainda no entenderam nada a respeito do relacionamento que Deus deseja manter com seus filhos. Mas est claro nas Sagradas Escrituras que devemos comparecer diante do Senhor com ofertas para ele. Quando no observamos tais verdades, certamente deixamos de receber o que desejamos ou o que Ele deseja nos dar. Veja o que nos diz o profeta Ageu: Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas no chega para fartar-vos; bebeis, mas no d para saciar-vos; vestivos, mas ningum se aquece; e o que recebe salrio, recebe-o para p-lo num saquitel furado... esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por qu? - diz o Senhor dos Exrcitos; por causa da minha casa, que permanece em runas, ao passo que cada um de vs corre por causa de sua prpria casa (Ag. 1:6,9). Certo que voc espera receber algo de Deus. Mas pergunte-se a si mesmo: O que voc tem dado a Deus tem sido na proporo do que deseja receber? Lembre-se da frase de um grande homem de Deus que foi usado na obra missionria na ndia (Carey): Espere grandes coisas de Deus; realize grandes coisas para Deus.

2 - O QUE TENHO DADO DE BOA VONTADE E COM ALEGRIA? H muitas coisas na nossa vida que fazemos,

simplesmente porque temos que fazer. H muitos que trabalham porque tm que trabalhar. H muitos que estudam porque tm que estudar. H muitos que se envolvem em alguma atividade, porque no h outra sada. Com relao s coisas de Deus tambm ocorre algo semelhante. H muitos que esto fazendo algo para Deus, mas no colocam seu corao, no se envolvem por inteiro. Fazem porque foram acostumados a fazer. Fazem porque so religiosos. Ou fazem por medo, no por amor. Mas preciso definir se as ofertas a Deus tm sido feitas com boa vontade e com alegria. Precisa ficar claro se elas podem ser consideradas como adorao. Alguns textos das Escrituras devem ser considerados:

Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o primeiro e grande mandamento (Mt. 22:37,38). Deus esprito; e importa que os seus adoradores o adorem em esprito e em verdade (Jo. 4:24). Cada um contribua segundo tiver proposto no corao, no com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem d com alegria (2 Co. 9:7). Certa vez Jesus estava no templo e viu o povo colocando

no gazofilcio as suas ofertas. Em meio ao povo veio uma mulher que depositou ali apenas duas pequenas moedas. Para

muitos aquelas moedas no significavam nada. Talvez nem fossem retiradas do gazofilcio. Mas Jesus disse que a oferta dela, diante de Deus, tinha mais valor que todas as outras juntas. Qual a razo? - ela colocou seu corao junto com suas moedas. Os outros cumpriam um ritual religioso. Diante destas verdades voc pode perguntar a si mesmo: O que tenho dado de boa vontade, ou fruto de um alvio de conscincia, ns uma forma de me sentir fui desobrigado do dever que tinha para cumprir? Todos deveramos dizer: trabalho porque trabalhado; sirvo porque fui atrado com cordas de amor; entrego minha vida ao servio a Deus porque o maior bem que possuo. 3 - O QUE TENHO DADO REPRESENTA O MELHOR QUE TENHO PARA DAR? Pode ser at que voc tem dado alguma coisa para Deus, mas, sinceramente, isto representa o melhor que voc tem para dar? Voc aceitaria de bom grado de algum o que voc tem oferecido para Deus? Voc gostaria de receber aquilo que voc tem dado para Deus? Se voc fosse Deus estaria feliz por receber de seus servos aquilo que voc tem dado a ele? O problema exatamente este: muitas vezes temos dado a Deus aquilo que nem ns mesmos aceitaramos. Temos dado ltima e, s vezes, a pior parte de tudo que temos e somos.

Outra pergunta precisa ser respondida: Se estiver sendo assim, quem , ento que tem recebido a melhor parte? O profeta Malaquias questionou o povo de sua poca com relao a este assunto: Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, no isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, no isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, ter ele agrado em ti e te ser favorvel? - diz o Senhor dos Exrcitos. Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graa; mas, com tais ofertas nas vossas mos, aceitar ele a vossa pessoa? - diz o Senhor dos Exrcitos? (Ml. 1:8,9). Nossa oferta a Deus no deve ser apenas de boa vontade e nem apenas ser o melhor que temos para oferecer, mas tambm deve ser consciente e com alegria. Na Bblia est escrito: Quando fizeres a Deus algum voto, no tardes em cumpri-lo; porque no se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes (Ec. 5:4). Alguns exemplos: Abel e Caim, Maria com leo nos ps de Jesus.

4 CONCLUSO E APLICAES: Amados irmos, eu quero concluir a mensagem de hoje com algumas aplicaes prticas para todos ns: Ser que existe alguma coisa nesta vida que o Senhor j no seja dono? Ser que existe algo que ele necessita que lhe presenteemos? Conhecemos as palavras de Paulo aos

romanos: quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restitudo? Porque dele, e por meio dele, e para ele so todas as coisas (Rm. 11:35,36). Mas o Senhor quer que voc lhe d mais do seu tempo, mais de seus bens, mais de sua ateno, mais de seu corao, mais de sua adorao, mais de seus sentimentos, mais de sua famlia... Aquele que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e o que semeia com fartura com abundncia tambm ceifar (2 Co. 9:6). Um dos grandes perigos que enfrentamos tendo contato com as coisas que h no mundo a ocupao do nosso tempo de forma a no termos mais tempo para Deus, no termos mais espao em nossas vidas para as coisas do Senhor. No se esquea de que o Senhor quem tem lhe presenteado com tantas e grandes bnos. O que voc tem dado a ele? Tem sido valoroso o que voc tem dado a ele? Tem sido suficiente? Tem sido com todo o corao? Se no, gostaria de encerrar com algumas palavras de Jesus registradas por Joo no Apocalipse: Tenho, porm, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caste e volta prtica das primeiras obras; e, se no, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso no te arrependas (Ap. 2:4,5). Que a partir de hoje possamos ofertar sempre o melhor para o Senhor e ofertar com amor e carinho, amm. Vamos orar.

You might also like