You are on page 1of 53

APOSTILA DE INSTALAES ELTRICAS

Engenharia Eltrica - UniFOA 7 Perodo

Professor Paulo Andr Dias Jcome Engenheiro Eletricista CREA-RJ 168734/D

Bibliografia:

Bsica: - Instalaes Eltricas Hlio Creder 15 edio

Complementar: - Instalaes Eltricas Ademaro Cotrim - Instalaes Eltricas Prediais Geraldo Cavalin & Severino Cervelin - RECON BT 2007 Light - Normas Tcnicas

Ementa:

1. Previso de Cargas em Instalaes Eltricas 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. Smbolos Previso de Carga Avaliao de Demanda em BT Diviso das Instalaes Dispositivos de Comando Corrente de Projeto Dimensionamento de Condutores

2. Luminotcnica 2.1. Mtodo dos Lumens

3. Dispositivos de Proteo e Aterramento 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. Disjuntores Disjuntor DR Esquemas de Aterramento e Proteo Esquema TN Esquema TT Esquema IT

4. Fator de Potncia 4.1. Correo do Fator de Potncia

5. Proteo Contra Descargas Atmosfricas 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. Mtodo Franklin Mtodo Faraday Equipotencializao Dispositivo de Proteo contra Surtos - DPS

6. Projetos de Instalaes Eltricas em Baixa Tenso 6.1. 6.2. 6.3. 6.4. 6.5. Planta de Instalaes Eltricas Quadro de Cargas Diagrama Unifilar Diagrama Multifilar Aprovao de Projeto junto a Concessionria de Energia

1. Projeto de Instalaes Eltricas

O projeto a previso escrita da instalao, com todos os seus detalhes, localizao dos pontos de utilizao de energia eltrica, comandos, trajeto dos condutores, diviso dos circuitos, seo dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total da instalao e etc.

Conceitos Bsicos:

I)

Sistema Eltrico: Circuito ou conjunto de circuitos interligados, destinado a levar energia eltrica gerada no sistema, ou recebida de outros sistemas, at os pontos de utilizao e/ou at os pontos em que essa energia transferida para outros sistemas, e incluindo os circuitos e equipamentos auxiliares destinados ao seu

funcionamento. II) Instalao Eltrica: Parte determinada de um sistema eltrico, juntamente com as estruturas de montagem, obras civis e demais auxiliares necessrios ao funcionamento dessa parte do sistema III) Equipamento Eltrico: Cada uma das partes constituintes do esquema de uma instalao eltrica, distintas entre si e essenciais ao funcionamento da instalao. Este termo tambm usado para designar o conjunto das partes acima referida.

IV)

Carga: Conjunto dos valores das grandezas fsicas que caracterizam as solicitaes impostas em dado instante a um sistema ou equipamento eltrico, ou a um componente, por um sistema ou equipamento, eltrico ou no, a ele ligado. A carga pode ser expressa em termos de impedncia, de corrente, de potncia ativa, reativa ou aparente, ou de uma caracterstica no eltrica, conforme as circunstncias peculiares a cada caso. CARGA: Qualquer equipamento ou conjunto de equipamentos ligados a um sistema eltrico e absorvendo potncia desse sistema.

V)

Entrada: o conjunto de condutores que se estende desde a linha de distribuio da concessionria de energia eltrica at o dispositivo de seccionamento do sistema, ou at o equipamento de medio, ou at o centro de distribuio principal do sistema.

VI)

Ponto de Entrega: o ponto de juno entre as linhas da concessionria e do consumidor. VII) Carga Instalada: Somatrio das potncias nominais de todos os equipamentos eltricos e dos pontos de luz instalados na unidade consumidora.

VIII)

Seccionador: Chave cuja finalidade interromper um circuito pelo qual no circula corrente de carga.

IX)

Disjuntor: Dispositivo que tem a capacidade de interromper circuitos pelos quais pode circular uma corrente cujo valor pode elevar-se at o da corrente de curto circuito.

Tipos de Cargas:

I) II)

Industriais: Motores, fornos, caldeiras, mquinas de solda e etc. No Industriais: Iluminao, aquecimento, ventilao, ar condicionado, equipamentos de cozinha e lavanderia e etc.

Demanda (D) o valor mdio da carga em um intervalo de tempo especificado geralmente 15 minutos.

D=

t + t

P (t ) dt

Demanda DMAX

Tempo

Planejamento de uma Instalao

NBR 5410 RECON BT No projeto de uma instalao eltrica dever constar: a) Localizao dos pontos de consumo de energia eltrica, com respectivas cargas, seus comandos e indicaes dos circuitos a que esto ligados; b) Localizao dos quadros e centros de distribuio; c) O trajeto dos condutores e sua proteo mecnica, inclusive dimenses dos condutos e caixas; d) Um Diagrama Unifilar discriminando os circuitos, seo dos condutores e dispositivos de manobra e proteo;

e) Quadro de Cargas, indicando os circuitos e respectivas cargas, fases em que sero ligados os diversos circuitos, nmero de pontos ativos, etc. f) As caractersticas do material a empregar; g) Detalhes da Instalao, quando for o caso.

Etapas a Serem Consideradas no Desenvolvimento de um Projeto

1 de posse das plantas de arquitetura (plantas baixas, cortes, fachadas e situao), geralmente na escala 1:50, localizar os pontos de luz, interruptores, tomadas e quadros de distribuio; 2 avaliao da potncia(carga) de cada ponto; 3 clculo de demanda; 4 - entendimento com a concessionria, visando projeto de entrada de energia; 5 marcao dos pontos para instalaes especiais, se houver ou for o caso, sistemas de sonorizao, alarme, sinalizao, etc. 6 diviso da carga em circuitos parciais; 7 Traado da tubulao (distribuio interna); 8 fiao, isto , traado e dimensionamento dos condutores eltricos; 9 dimensionamento dos eletrodutos; 10 dimensionamento dos alimentadores; 11 dimensionamento da proteo dos circuitos; 12 diagrama unifilar dos quadros de distribuio; 13 listagem de material.

Constituio de um Projeto de Instalaes Eltricas

Memria Justificativa Memria Descritiva Memria de Clculo Especificao (de material e servio) Oramento Desenhos e anexos necessrios

- Memria Justificativa

Esta parte tem o objetivo de dizer quem determinou a elaborao do projeto, sua necessidade, seu destino, sua suficincia e algumas exigncias particulares, caso existam.

- Memria Descritiva Parte do projeto onde se descreve, sucintamente, a obra projetada. Compese dos tpicos que se seguem:

I) Introduo - Parte escrita: a) Memrias justificativa e descritiva; b) memria de clculo; c) especificaes e oramento.

- Parte Grfica a) desenhos de projeto; b) anexos elucidativos.

II) Sistema Eltrico Explicar sobre o tipo de alimentao disponvel e pela qual se optou utilizar. Fornecer as caractersticas do projeto, quanto a nmero de fases, freqncia, tenso e demais detalhes do sistema a ser utilizado.

III) Regime de Execuo Deve mencionar o regime de execuo previsto para a obra.

IV) Caractersticas Especiais Neste sub-item, o projetista poder tecer comentrios a respeito dos mtodos adotados na concepo do projeto.

- Memria de Clculo Sob o ponto de vista puramente tcnico, a parte mais importante do projeto. Descreve os procedimentos adotados para o dimensionamento dos diversos componentes da instalao. Deve constar nela todas as consideraes julgadas importantes para a compreenso e eventual verificao de procedimentos.

- Especificaes de Material Devem definir, de forma inequvoca, todos os componentes que o projetista preconiza para a execuo da obra projetada.

- Especificao de Servio Descrevem os pontos principais a observar, cuidados a ter com o manuseio do material, alguma norma de execuo que se considere importante de ser ressaltada e outros tpicos. Cabe ressaltar que existe uma forte tendncia dos responsveis pela execuo da obra em abandonar os documentos escritos, orientando-se somente pelos desenhos do projeto.

- Oramento Item de capital importncia dentro de um projeto de instalaes eltricas prediais. A avaliao de preos, quer seja do material empregado ou da mo de obra, no uma tarefa simples. O oramento deve ser claro e deve apresentar cada um dos custos envolvidos completamente discriminados.

- Desenhos Como, em geral, os responsveis pela execuo da obra apresentam uma forte tendncia em orientarem-se exclusivamente pelos desenhos do projeto, abandonando os documentos escritos, aumenta a responsabilidade do projetista com a elaborao dos desenhos. Os desenhos devem constituir um conjunto completo, claro, correto, e desprovido de ambigidades ou conflitos com as especificaes escritas. Deve haver simbologia adequada e homogenia. O projetista deve efetuar uma rigorosa e minuciosa conferncia de seus desenhos, pois pequenos erros em desenhos podem invalidar inteiramente um bom projeto.

1.1.

Smbolos

Dutos e Distribuio

Quadros de Distribuio

Interruptores

Interruptores

Luminrias, Refletores e Lmpadas

Tomadas

Motores e Transformadores

1.2. Previso de carga

Carga de Iluminao

Os parmetros estabelecidos para potncia destinados a iluminao so apenas para efeito de dimensionamento dos circuitos, e no necessariamente potncia nominal das lmpadas. I) II) Para cada cmodo dever ser previsto pelo menos um ponto de 100VA; Em cmodos com rea igual ou superior a 6m2 dever ser prevista uma carga mnima de 100VA para os primeiros 6m2, acrescida de 60VA para cada aumento de 4m2.

Tomadas de Uso Geral (TUG) - Quanto quantidade; I) II) Em banheiros, pelo menos uma tomada junto ao lavatrio; Em cozinhas, copas, rea de servio, lavanderias e locais anlogos, no mnimo um ponto de tomada para cada 3,5m, ou frao de permetro, sendo que, acima de cada bancada de largura igual ou superior a 0,3m, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada; III) Em subsolos, garagens, stes, halls de escadaria e em varandas, salas de manutano ou localizao de equipamentos, tais como, casa de mquinas, salas de bombas e locais anlogos, deve ser previsto um ponto de tomada; IV) Nos demais cmodos, se a rea for inferior a 6m2, pelo menos um ponto de tomada, se a rea for superior a 6m2, pelo menos um ponto de tomada para cada 5m, ou frao de permetro.

- Quanto potncia;

I)

Em banheiros, cozinhas, copas e locais anlogos, no mnimo 600VA por ponto, at trs pontos de tomada, e 100VA por ponto de tomada, para os excedentes, considerando cada um dos ambientes separadamente;

II)

Nos demais cmodos, no mnimo 100VA por ponto de tomada;

Tomadas de Uso Especfico (TUE) Aos pontos de TUE dever ser atribuda uma potncia igual potncia nominal do equipamento a ser alimentado, devendo ser instalada no mximo a 1,5m do local previsto para o equipamento.

1.2.1. Carga Instalada

A carga instalada determinada a partir do somatrio das potncias nominais dos aparelhos, dos equipamentos eltricos e das lmpadas existentes nas instalaes.

1) Exemplo de determinao de carga instalada:

Unidade consumidora residencial (220/127 V)

Carga instalada total em kVA = CI kVA = 12,28 kVA Para efeito de atendimento das condies definidas na Resoluo n 456 da ANEEL, demais resolues e legislao atinentes, a carga instalada em kVA (CI kVA,) deve ser expressa em kW (CI kW), considerando a expresso (CI kW) = CI kVA x 0,92, onde 0,92 o fator de potncia mdio que o Consumidor pode admitir em suas instalaes sem estar sujeito a multas, conforme Resoluo n 456 da ANEEL.

Carga instalada total em kW = CI (kW) = 12,28 kVA x 0,92 = 11,3 kW

1.3. Avaliao de Demanda em Baixa Tenso

A avaliao da demanda deve ser obrigatoriamente efetuada a partir da carga total instalada ou prevista para a instalao, qualquer que seja o seu valor. Esta avaliao ser utilizada na definio da categoria de atendimento e no dimensionamento dos equipamentos e materiais das instalaes de entradas de energia eltrica, monofsicas e polifsicas, itens fundamentais para elaborao do projeto de instalaes eltricas.

Campo de Aplicao Seo A:

1) Entradas individuais

- Avaliao e dimensionamento de entrada individual, isolada, (residencial e no residencial), com atendimento atravs de ramal de ligao independente; - Avaliao e dimensionamento do circuito dedicado a cada unidade consumidora individual (apartamento, loja, sala etc.) derivada de ramal de entrada coletiva.

2) Entradas coletivas

- Avaliao e dimensionamento dos circuitos de uso coletivo em entrada coletiva residencial, com at 4 (quatro) unidades consumidoras; - Avaliao e dimensionamento dos circuitos de uso coletivo em entrada coletiva no residencial; - Avaliao e dimensionamento dos circuitos de uso coletivo dedicado s cargas no residenciais, em entrada coletiva mista;

- Avaliao e dimensionamento dos circuitos de uso coletivo em vilas e condomnios horizontais com at 4 (quatro) unidades consumidoras.

Circuitos de servio dedicados ao uso de condomnios; - Avaliao e dimensionamento da carga de circuito de servio de uso do condomnio, em entrada coletiva residencial; - Avaliao e dimensionamento da carga de circuito de servio de uso do condomnio, em entrada coletiva no residencial.

Expresso Geral: Onde;

D (KVA) = d1 + d 2 + d 3 + d 4 + d 5 + d 6

d1: Demanda de iluminao e tomadas, Tabela 1, FP = 1,0. d2: Demanda para aparelhos de aquecimento de gua, Tabela 2, FP = 1,0.

d3: Demanda para aparelhos de ar condicionado, Tabelas 3 e 4. d4: Demanda para centrais de condicionamento de ar,calculada a partir de correntes mximas fornecidas pelos fabricantes, considerar demanda individual 100%.

d5: Demanda de motores e mquinas de solda tipo motor-gerador, Tabela 5.

d6: Demanda de mquinas de solda a transformador e aparelhos de raio X, Tabela 6.

Avaliao de demandas de entradas coletivas com um nico agrupamento de medidores.

Avaliao de demandas de entradas coletivas com mais de um agrupamento de medidores.

A demanda referente a cada agrupamento de medidores (DAG), ser determinada atravs da aplicao da expresso geral e dos critrios estabelecidos anteriormente para a carga total instalada das unidades consumidoras (UCs) pertencentes ao agrupamento analisado. Essa demanda deve ser tambm utilizada para dimensionamento de equipamento de proteo do circuito dedicado a cada agrupamento existente.

Potncia (CV) Carga (KVA)

1/6

1/4

1/3 0,77 0,65 10

1/2 1,18 0,87 15

3/4 1,34 1,26 20 ----

1 1,56 1,52 25 ----

1 2,35 2,17 30 ----

2 2,97 2,70 40 ----

3 4,07 4,04 50 ----

(1) 0,45 0,66 (3) ---5 ---7

Potncia (CV) Carga (KVA)

(1) 6,16 8,84 11,91 16,94

(3) 6,02 8,65 11,54 16,65 22,10 25,83 30,52 39,74 48,73

OBS.: Quando o clculo de demanda dos motores for menor que a potncia do maior motor, deve-se utilizar a potncia do maior motor como demanda para aquela instalao.

Exerccio 1: Residncia isolada com 200m2 de rea til.

Caractersticas da Carga Instalada: Iluminao e Tomadas Chuveiros Eltricos: Aparelhos de ar condicionado Motor monofsico (1) - 8.000 W - 2.500 W - 2 x 1 CV - 1 x 1/2 CV

Resposta:

D1: 4,5 KVA D2: 2,5 KVA D3: 3 KVA D5: 1,18 KVA Dtotal: 11,18 KVA

Exerccio 2:

Resposta:

Exerccio 3:

Resposta:

Exerccio 4: Escola com 1.000 m2 de rea til Caractersticas da Carga Instalada: Iluminao e Tomadas Chuveiros Eltricos: Aparelhos de ar condicionado Motores Elevadores - 32.000 W - 3 x 2.500 W - 3 x 1 CV - 2 x 3CV bomba trifsica (1 reserva) - 2 x 10CV - trifsico

Resposta:

D(KVA) = 46,59 KVA

Campo de Aplicao Seo B:

1) Entradas Coletivas Residenciais

- Avaliao da demanda e dimensionamento dos circuitos de uso coletivos, exclusivamente consumidoras. residenciais, compostas de 5 a 300 unidades

Na Tabela 8A constam as demandas para unidades de consumo que utilizem equipamentos eltricos individuais para aquecimento de gua (4,4 KVA). Na Tabela 8B constam as demandas para unidades de consumo que no utilizem equipamentos eltricos individuais para aquecimento de gua. Na Tabela 9 fatores para diversificao de cargas em funo do nmero de apartamentos.

Para equipamentos eltricos de aquecimento com potncia diferente de 4,4 KVA, aplica-se um fator de segurana no clculo de demanda.

Nos casos em que so utilizados aparelhos de aquecimento, com potncias diferentes, em uma mesma unidade consumidora devemos fazer uma mdia ponderada para determinao da potncia P, para ento, aplicar o fator de segurana.

As Tabelas 8A, 8B e 9 sero utilizadas para clculo de demanda da seo B. Como as Tabela 8A e 8B so aplicveis para apartamentos de at 400m2, devemos utilizar a seguinte expresso para determinarmos a demanda de unidades consumidoras com rea maior que 400m2:

Nos casos em que as unidades consumidoras possurem reas totais diferentes, deve-se realizar o clculo da rea total equivalente para determinao da demanda geral.

Exerccio 1:

Resposta:

Seo A: Demanda por apartamento de 70m2 = 7,54 KVA Demanda por apartamento de 90m2 = 10,45 KVA Demanda do Servio = 29,86 KVA

Seo B: Demanda do Agrupamento 1(Apto 70m2) = 20,44 KVA Demanda do Agrupamento 2(Apto 90m2) = 25,64 KVA

Demanda da Proteo Geral (DPG) = 41,50 KVA Demanda do Ramal de Ligao (DR) = 57,09 KVA

Exerccio 2:

Resposta:

Seo A: Demanda por apartamento (60 m2 ) = 7,21 KVA Demanda por loja (30 m2) = 6,96 KVA Demanda do Servio No-Residencial = 55,73 KVA Demanda do Servio Residencial = 26,48 KVA Demanda do Agrupamento 2 (12 Lojas) = 54,48 KVA

Seo B: Demanda do Agrupamento 1 (20 Aptos) = 32,09 KVA

Demanda da Proteo Geral (DPG) = 69,26 KVA Demanda do Ramal de Ligao (DR) = 121,18 KVA

You might also like