You are on page 1of 14

Composio da Atmosfera

Elemento Nitrognio Oxignio Argnio Outros % 78,08 20,94 0,93 0,05


% ctes at 80Km de altitude.

Outros oznio, vapor dgua, CO2, aerossis, etc...

Composio da Atmosfera
Oznio presena pequena e distribuio no uniforme (10 e 50Km de altitude. A sua formao resultado de uma srie de processos que envolvem a absoro de radiao solar. Vapor dgua % varivel (nos trpicos 4% e desertos/regies polares 1%). Possui grande capacidade de absoro, atuando como uma manta para reter calor. CO2 constitui 0,03% da atmosfera e essencial para a fotossntese. A %CO2 vem aumentando devido a queima de combustveis fsseis (efeito estufa). 50% absorvido pelas algas e plantas

CO2

50% permanece no ar

Aerossis pequenas partculas lquidas e slidas.

Estrutura da Atmosfera
Perfis Verticais-Par e ar O decrscimo da ar c/ a altura rpido: 5,6Km50% da ar 16Km 10% da ar 32Km 1% da ar

Rpido declnio da Par com a altitude.

Estrutura da Atmosfera-camadas
Troposfera a camada de ar que fica junto terra. Altitude mdia=12 Km (20Km no equador e 8Km nos plos). A temperatura c/ alturataxa=6,5oC/Km. O ar mantm-se bem misturado devido conveco vertical. Estratosfera se estende at 50Km. Por 20Km a temperatura permanece cte, mas depois aumenta at o topo devido a absoro de radiao UV pelo oznio. Mesosfera de 50Km at 85Km. A temperatura p/ -90oC (ponto mais frio). Termosfera a camada superior da atmosfera. Densidade molecular=103molculas/cm3. No tem limite superior definido. A temperatura cte no incio e depois aumenta rapidamente.

Poluentes Atmosfricos
A determinao sistemtica da qualidade do ar deve ser limitada a um restrito nmero de poluentes definidos de acordo com sua importncia. Grupo de poluentes considerados como indicadores da qualidade do ar - Material particulado (MP) - Dixido de Enxofre (SO2) - Monxido de Carbono (CO) - Oxidantes fotoqumicos, como o oznio (O3) - Hidrocarbonetos (HC) - xidos de Nitrognio (NOX)

Poluentes Atmosfricos MP
MP material particulado Qq substncia que existe como lquido (exceto H2O pura) ou slido na atmosfera e tem dimenses 100m. Classificam-se em: Finos- dp<2,5 m Grossos- dp>2,5 m MP Inalvel- dp<10 m (MP10) Origem: primria ou secundria (a partir de reaes qumicas).

Poluentes Atmosfricos MP
Produzido por: Fontes naturais finos e poeiras do solo, sal marinho e cinzas vulcnicas Fontes antropognicas cinzas de processos de combusto, finos e poeiras de processos industriais, aglomerao de molculas e condensao de gases na atmosfera.

Poluentes Atmosfricos SO2


Gs incolor com odor irritante e azedo. altamente solvel em gua (10,5 g/100ml) chuva cida Produzido por: Fontes naturais digesto anaerbia, vulces e atividades geotrmicas. Fontes antropognicas queima de combustveis fsseis, oxidao de minerais sulfurosos e refino de petrleo.

Poluentes Atmosfricos CO
CO- monxido de carbono Possui uma afinidade pela hemoglobina 210 vezes > oxignio Fonte antropognica combusto incompleta de combustveis fsseis (veculo gasolina). Nveis de CO elevados foram observados em locais de muitos acidentes diminuio dos reflexos.

Poluentes Atmosfricos O3
O3 oxidantes fotoqumicos Mistura de poluentes secundrios formados pela reao dos hidrocarbonetos (HC) e NOX na presena de luz solar- o principal o O3. um poluente secundrio e um irritante severo dos olhos, nariz e garganta. Controle atravs da [HC] e [NOX].

Poluentes Atmosfricos HC
So gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporao de combustveis e de outros produtos orgnicos volteis. Muitos so txicos (ex: dietil sulfato, chumbo tetraetila) e alguns so carcinognicos (ex: benzeno, cloreto de vinila) . Participam ativamente das reaes de formao da nvoa fotoqumica. Fonte antropognica combusto incompleta de combustveis fsseis.

Poluentes Atmosfricos - NOX


NOX - xidos de nitrognio: NO e NO2 um dos principais componentes da chuva cida e tem papel importante na formao de oxidantes fotoqumicos como o O3. Produzido por: Fontes naturais relmpagos, atividade microbiana no solo, oxidao da amnia e processos fotolticos ou biolgicos nos oceanos. Fontes antropognicas queima de combustveis fsseis e de biomassa. Sumidouros precipitaes e deposio seca.

Fontes de Poluio Atmosfrica


Fontes naturais poluio originada por fenmenos biolgicos e geoqumicos como o caso das reaes qumicas na atmosfera. Fontes antropognicas poluio originada pela atividade humana (industrial ou urbana): Fontes estacionrias (ou fixas): combusto, processo industrial, queima de resduos slidos. Fontes mveis: veculos automotores, barcos, trens, etc.

Principais fontes de poluio/poluentes do ar


FONTES COMBUSTO FONTES ESTACIONRIAS PROCESSO INDUSTRIAL POLUENTES MP, SO2, SO3, CO, HC e NOX

MP: fumos, poeiras, nvoas Gases: SO2, SO3, HCl, HC

QUEIMA RESDUOS MP SLIDOS Gases: SO2, SO3, HCl, NOX OUTRAS MP e HC Veculos: gasolina, MP, CO, NOX, HC, aldedos e c. diesel, lcool, avies, orgnicos. moto, barcos, trens MP: poeiras Gases: SO2, H2S, NOX, HC

FONTES MVEIS

FONTES NATURAIS

REAES QUMICAS NA ATMOSFERA. Poluentes secundrios: O3, aldedos, c. Ex: HC + NOX + luz solar orgnicos, nitratos orgnicos, aerosol fotoqumico, etc.

Fontes de Poluio Atmosfrica


So classificadas em: Especficas ocupam na comunidade uma rea limitada. So fontes fixas ou estacionrias.
Fixas Mveis

Mltiplas esto dispersas na comunidade. Podem ser fixas ou mveis.

Macropoluio Deposio cida


A deposio cida poder ser: Seca gases e partculas, cerca de metade da acidez da atmosfera. mida chuva, neve e nvoa. Esta a forma mais conhecida e denominada de chuva cida. Causa: presena de SO2 e NOX na atmosfera que reagem na atmosfera com H2O, O2 e outros para formar cidos. SO2 + H2O H2SO3 SO3 + H2O H2SO4 2NO2 + H2O HNO2 + HNO3

Macropoluio Deposio cida


Chuva tem pH5,6 por causa da dissoluo do CO2 na gua. CO2+H2O H2CO3 Chuva cida pH<5,6.

Macropoluio Deposio cida


Principais efeitos

1908

Acidificao dos lagos alteraes na vida aqutica.

1968

Macropoluio Deposio cida


Os poluentes podem permanecer no ar por 1 a 3 dias em mdia e viajar de 400 a 1200 Km cerca de 50% do SO2 precipitado no leste canadense proveniente do nordeste dos EUA. Em 1986 os EUA e o Canad reconheceram os efeitos da deposio cidamaior controle sobre as emisses de SO2 e NOX.

1980

1996

Macropoluio Deposio cida


Soluo para o problema:diminuir as emisses de SO2 e NOX Como? Maior controle sobre equipamentos de controle. Conservar converso. energia: maior as emisses: de

eficincia

Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidreltrica, solar, elica... Incentivar o transporte coletivo.

10

Macropoluio Camada de oznio


A radiao solar produz efeitos benficos e efeitos danosos pele.
Tipo de Faixa de comprimento radiao solar de onda () UVC UVB UVA Visvel Infravermelho 100-280 nm 280-315 nm 315-400 nm 400-800 nm >800 nm Responsvel pelo aquecimento. Observaes No atingem a superfcie. prejudicial s formas de vida. Menos ativa que a UVB (1000x menos).

Macropoluio Camada de oznio


A camada de oznio uma camada fina de um gs venenoso no alto da atmosfera (estratosfera). O oznio (O3) extremamente raro na atmosfera (3 molculas/10 milhes de molculas de ar). Absorve quase toda a radiao UV nociva que emana do sol.

O2 O2 O3

+ UV

O + O

+ O O3 + UV O2 + O

11

Macropoluio Camada de oznio


COMO SE FORMA O BURACO NA CAMADA DE OZNIO? O oznio doa, com facilidade, molculas de O para espcies de radicais livres como NO, OH, Br e Cl, logo quimicamente temos:

Cl + O ClO + O2 3 ClO Cl + O
onde Cl pode ser substitudo por: NO, OH e Br.

Macropoluio Camada de oznio


As substncias destruidoras de oznio (SDOs) so: Clorofluorcarbonos (CFCs-11,12,113, 114 e 115) Halons (presentes nos extintores de incndio- 1211, 1301, 2402) Tetracloreto de carbono Metil clorofrmio Brometo de metila

Estas substncias podem atravessar intactas as camadas mais baixas da atmosfera e se acumularem nas camadas superiores onde a radiao UV ir decompor as molculas e liberar o Cl ou Br.

12

Macropoluio Camada de oznio


ACOMPANHE A EVOLUO DO BURACO NA CAMADA DE OZNIO NOS MESES DE SETEMBRO(1980-2010).

Um valor de 300 Unidades Dobson equivale a uma camada de oznio de 3 milmetros de espessura.

Macropoluio Camada de oznio


OS EFEITOS DA DIMINUIO DA CAMADA DE OZNIO ATINGEM O HEMISFRIO SUL Aumento nos casos de cncer de pele e catarata em regies do hemisfrio sul, como a Austrlia, Nova Zelndia, frica do Sul e Patagnia. A Academia de Cincias dos Estados Unidos calcula que apenas na Austrlia, estejam surgindo anualmente 10 mil casos de carcinoma de pele por causa da reduo da camada de oznio. O Ministrio da Sade do Chile informou que desde o aparecimento do buraco na camada de oznio sobre o plo Sul, os casos de cncer de pele no Chile cresceram 133%; atualmente o governo faz campanhas para a populao utilizar cremes protetores para a pele e no ficar exposta ao sol durante as horas mais crticas do dia.

13

Macropoluio Camada de oznio


SITUAO ATUAL DA CAMADA DE OZNIO

Em setembro de 2000, com 29,78 milhes de Km2

Em setembro de 2010, com 22,2 milhes de Km2

Um estudo divulgado pela revista Nature em maio/2006 conclui que a camada de oznio est se recuperando lentamente. Protocolo de Montreal

Macropoluio Camada de oznio

14

You might also like