You are on page 1of 16

RELATRIO DOS ASPECTOS SIGNIFICATIVOS DA AVALIAO DADA PELOS DISCENTES DA ETEC PROFESSOR ANDR BOGASIAN NA DISCIPLINA PROJETO: AO DE DEFESA

E PROTEO AO MEIO AMBIENTE

Osasco 2012

Dedicatria
O presente estudo dedicado aos queridos estudantes da ETEC Professor Andr Bogasian (2009-2011), especialmente a Celia Regina Silva Santos, Karina Munhoz e Lucas Morales Neumann pela aceitao dos desafios e suas superaes.

Agradecimentos
Meus agradecimentos ao Senhor David Rocha, representante do Osasco Plaza Shopping que viabilizou a Primeira Exposio de Projeto Estudantil realizada entre os dias 19 a 30 de setembro de 2012 na Praa de Eventos do Osasco Plaza Shopping. Foi a partir deste evento que muitos dos estudantes protagonistas sentiram reconhecidos e por sua vez motivando outros estudantes a realizarem suas investigaes projetadas. Agradeo os Estudantes que dialogaram, sugeriram, comentaram as formas de tratamento dos projetos, aqueles que com as simples palavras ajudaram a construir o conhecimento, especialmente a Alyne Suzane Ibanhez Muro; Bianca Freitas Palomo, Camila Batista Bento, Evelly Caroline Borges de Souza, Fernanda Vitodti de Castro, Isabella Salvini, Leticia Mira Buzone, Mariana Cavalcanti do Rego, Melina Campos da Silva, Micaela dos Santos Soares, Niara Rodrigues Lima, Raquel Adriana Toledo da Silva e Vitoria Miranda da Cunha Silva.

Quem mais reclama e procura defeito aquele que nada sabe e nada faz pela sua incompetncia de aprender
Autor Desconhecido

Sumrio
Introduo ................................................................................................................................................................. 3 Trabalho por projeto no desenvolvimento e na avaliao do ensino-aprendizagem ............................................... 4 Do Nmero de Estudantes nos Grupos de Estudos na Disciplina-Projeto de 2012................................................. 5 Do Nmero de Estudantes Envolvidos nos Estudos. ............................................................................................... 6 Do Nmero Ideal de Estudantes nos Grupos de Estudos. ....................................................................................... 7 Da Escolha do Tema, grau de Expectativa e Nvel de Aprendizagem. .................................................................... 8 Das Expectativas negativas, mas com aprendizagem significativa. ......................................................................... 9 Das Expectativas Positivas, mas sem aprendizagem significativa. ........................................................................10 Das Expectativas Positivas e com aprendizagem significativa. .............................................................................11 Do Aproveitamento Satisfatrio da Avaliao de Conhecimento e o Nmero de Integrantes por Grupo de Estudo ................................................................................................................................................................................12 Das sugestes de temas apontadas pelos estudantes ..........................................................................................13 Das Consideraes Finais ......................................................................................................................................14 Referncias Bibliogrficas .......................................................................................................................................15

Introduo
Aes de Defesa e Proteo ao Ambiente (reas de Conhecimento: Cincias Humanas e suas Tecnologias e Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias) Pesquisas e aes que tenham como objetivo diagnosticar problemas que podem ser causados ao ambiente, apresentar possveis formas de solucion-los e estimular a comunidade a se mobilizar em sua defesa. (Matriz curricular de 2006) veio a substituir Intervenes Ambientais (rea das Cincias Humanas e suas Tecnologias e das Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias): projetos de estudos e aes de previso de impactos positivos e negativos no ambiente; intervenes ambientais locais e adoo de medidas mitigadoras e/ou corretoras de impactos negativos. (Matriz curricular de 2001). De acordo com Minc (1998, p.30) As pessoas so parte integrante do meio ambiente desse modo a populao deve ser inserida nos estudos a que se refere proteo ao meio ambiente. Foi a partir da concepo Antropocntrica props a Ecologia Humana, onde Minc (1998) ressalta:
Pensadores e ativistas ecolgicos desenvolveram campos de reflexo e de atuao relacionados com a ecologia humana. Ampliaram estudos e pesquisas e formularam alternativas para a alimentao, a medicalizao da sade, o equilbrio corporal e espiritual, a reproduo humana, os espaos de convivncia e a qualidade de vida. (MINC, 1998, p. 65)

Atendendo a abrangncia nos [...] processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho [...] (BRASIL, 1996), principalmente a este ultimo; pois, as pessoas ao exercerem as atividades profissionais [...] so expostos aos impactos de processos de produo sobre os quis no detm qualquer controle e cuja durao, cadncia, e intensidade so determinadas pela maximizao dos lucros (MINC, 1998, p. 80). Por exemplo, Os empregados de servios informatizados so vtimas da leso por esforos repetitivos (LER), que danifica msculos, articulaes e coluna, provocando bursites, tendinites e tenossinovites como descreve Minc (1998, p. 80-81). Segundo Pereira e Ferreira (2012) uma das correes ecolgicas seria a adoo de hbitos de consumo responsveis e conscientes, pois, o aumento do consumo eleva-se a gerao de resduos, explorao excessiva de recursos naturais alm da contaminao da gua, solo e ar. Por tanto, reduzir o consumo permite a preservao do meio ambiente ecologicamente equilibrado. A partir destes pensamentos fundamentados por Carlos Minc, Ex-Ministro do Meio Ambiente (2008-2010) os estudantes foram incentivados a optarem por temas que envolvessem a qualidade de vida.
3

Trabalho por projeto no desenvolvimento e na avaliao do ensino-aprendizagem


(Texto extrado da Proposta de Currculo por Competncia para o Ensino Mdio, 2006)

Projeta significa lanar longe, arremessar, arroja, e implica sempre na ideia de prolongamento de alguma coisa. Em educao, significaria ensinar/aprender segundo determinado plano, com o objetivo de realizar um intento e alcanar um resultado no trmino de um processo. Todo objetivo, em educao, pedaggico e poltico, pois educar significa provocar mudanas no educando. Como todo educando um cidado, participante de uma sociedade, consequentemente educar provocar mudanas na sociedade na qual ele personagem atuante. Conforme as mudanas que desejamos provocar, elas podero concorrer para manter a sociedade em sua atual estrutura (ainda que algumas reformas mais superficiais possam ser introduzidas) ou para modific-la mais profundamente. Trabalhar por projeto lembrar-se sempre dessas duas opes e traar objetivos segundo nossas intenes de manter ou de mudar o estado das coisas, a postura das pessoas, o teor das relaes sociais em outras palavras, definir os valores que orientaro a concepo, o planejamento, a execuo e os resultados finais do projeto a ser desenvolvido. Trabalhar por projeto ter sempre em mente o objetivo que se quer atingir e agir de tal forma que cada dia, tema tratado, aula, atividade dentro ou fora da sala sejam um passo a mais em direo ao objetivo lanado para um futuro mais ou menos distante. Enfim: cada passo tece um caminho que, mais cedo ou mais tarde, conduzir quele ponto em que, em um sonho arrojado, foi visualizado l adiante, em algum lugar do futuro. O planejamento de um projeto de ensino-aprendizagem no deve ser de competncia apenas de quem pretende ensinar, mas deve ser discutido com quem deseja aprender, que tambm deve ser autor se tal processo for realmente educativo. importante que um e outro ajam de modo que as atividades sejam planejadas e vividas sob a inspirao dos objetivos, metas e resultados finais projetados e que as avaliaes sejam feitas tambm por outros, possibilitando ajustes no trajeto e sucesso no final. Trabalhar por projeto requer associaes, parcerias, cooperao e compartilhamentos, mas tambm autonomia, iniciativa, automotivao e protagonismo. As experincias desenvolvidas em projeto educacional tm demonstrado que ele s efetivo se for compartilhado, do comeo ao fim, da concepo execuo e avaliao, por todos aos quais ele diz respeito diretamente (os professores e alunos), indiretamente (a comunidade escolar) e, se o projeto envolver aes de interveno na realidade social, comunidade local ou at mesmo outras.
4

Do Nmero de Estudantes nos Grupos de Estudos na Disciplina-Projeto de 2012


A questo 4.I perguntou aos 107 aprendizes qual o nmero de colegas que faziam parte do grupo de estudos; as alternativas variavam de 1 a 8 estudantes (a at h)
4.I
1 2 3 4 5 6 7 8

Total 1 8 14 21 29 17 8 9

2A
1 2 9 5 8 2 1 6

2B
0 6 0 8 12 3 6 2

2C
0 0 5 8 9 12 1 1

4.I
1 2 3 4 5 6 7 8

Total 1% 7% 13% 20% 27% 16% 7% 8%

2A
3% 6% 26% 14% 23% 6% 3% 17%

2B
0% 16% 0% 22% 32% 8% 16% 5%

2C
0% 0% 14% 22% 25% 33% 3% 3%

Destacam-se as frequncias de 27% e 20% no total que corresponde ao nmero de 5 e 4 estudantes como o mais comum, contudo no pode descartar a frequncia de 26% no 2 A, 32% no 2 B e 33% no 2 C ao qual representam respectivamente 3, 5 e 6 estudantes.

Grupo de estudo com cinco estudantes foi indicado por 29 aprendizes o que corresponde frequncia de 27%, a maior entre as opes; seguida de grupo com quatro estudantes com indicao de 21 aprendizes o que representa 20%.

Do Nmero de Estudantes Envolvidos nos Estudos.


A questo 4.II tratava da opinio do aprendiz e quantos colegas estavam de fato envolvidos com o estudo. As opes variavam entre um a quatros estudantes.
Total 1 estudante envolvido no Projeto 2 estudantes envolvidos no Projeto 3 estudantes envolvidos no Projeto 4 estudantes envolvidos no Projeto 5 estudantes envolvidos no Projeto
1 19 32 53 1

2A
1 9 10 13 1

2B
0 10 11 15 0

2C
0 0 11 25 0

Total 1 estudante envolvido no Projeto 2 estudantes envolvidos no Projeto 3 estudantes envolvidos no Projeto 4 estudantes envolvidos no Projeto 5 estudantes envolvidos no Projeto
1% 18% 30% 50% 1%

2A
3% 26% 29% 37% 3%

2B
0% 27% 30% 41% 0%

2C
0% 0% 31% 69% 0%

Destacou como respostas o nmero de 3 a 4 estudantes, respectivamente os maiores valores de 30% e 50% o que corresponde a 32 aprendizes que manifestaram que o nmero de 3 estudantes estava envolvido com o desenvolvimento do projeto e 53 aprendizes que manifestaram 4 estudantes.

A ordem de intensidade do envolvimento repete nas trs sries. 2A 29% e 37%; no 2B 30% e 41%; no 2C 31% e 69%; respectivamente com 3 e 4 estudantes envolvidos no desenvolvimento do projeto.

Do Nmero Ideal de Estudantes nos Grupos de Estudos.


Na questo 4.III perguntou ao aprendiz o nmero ideal de estudantes por grupo de estudo no desenvolvimento do projeto. Entre as respostas variavam entre 1 a 5 estudantes.
1 Estudante Ideal para o Grupo 2 Estudantes ideal para o Grupo 3 Estudantes ideal para o Grupo 4 Estudantes ideal para o Grupo 5 Estudantes ideal para o Grupo Total 4 2 22 49 30 Total 4% 2% 21% 46% 28% 2A 2 1 9 14 8 2A 6% 3% 26% 40% 23% 2B 2 1 9 16 9 2B 5% 3% 24% 43% 24% 2C 0 0 4 19 13 2C 0% 0% 11% 53% 36%

1 Estudante Ideal para o Grupo 2 Estudantes ideal para o Grupo 3 Estudantes ideal para o Grupo 4 Estudantes ideal para o Grupo 5 Estudantes ideal para o Grupo

Em destaque para o nmero ideal para formao de grupo de estudos segundo a opinio dos aprendizes est entre 3 a 5 estudantes. Como resultado da pesquisa 22 aprendizes (21%) manifestaram que o nmero ideal para o desenvolvimento de projetos seria 3 estudantes, j 49 aprendizes (46%) manifestaram o nmero ideal seria 4 estudantes e 30 aprendizes (28%) indicaram que o nmero ideal seria 5 estudantes.

importante ressaltar que nas trs sries as maiores incidncias de opo foram aquelas com 4 estudantes. 2A (40%); 2B (43%) e 2C (53%).

Da Escolha do Tema, grau de Expectativa e Nvel de Aprendizagem.


A questo 4.IV esperava saber da escolha do tema do grupo quanto ao grau de expectativa do estudo e o nvel de aprendizagem obtida pelo aprendiz.
Total O tema escolhido pelo grupo de estudo estava fora das minhas expectativas e no contribuiu para minha aprendizagem; O tema escolhido pelo grupo de estudo estava fora das minhas expectativas, mas houve aprendizagem satisfatria; O tema escolhido pelo grupo de estudo estava dentro das minhas expectativas, mas no houve aprendizagem significativa; O tema escolhido pelo grupo de estudo estava dentro das minhas expectativas e contribuiu para minha aprendizagem. 5 29 13 61 Total O tema escolhido pelo grupo de estudo estava fora das minhas expectativas e no contribuiu para minha aprendizagem; O tema escolhido pelo grupo de estudo estava fora das minhas expectativas, mas houve aprendizagem satisfatria; O tema escolhido pelo grupo de estudo estava dentro das minhas expectativas, mas no houve aprendizagem significativa; O tema escolhido pelo grupo de estudo estava dentro das minhas expectativas e contribuiu para minha aprendizagem. 5% 2A 0 9 4 21 2A 2B 4 9 5 20 2B 2C 1 11 4 20 2C

0% 11% 3%

27% 26% 24% 31% 12% 11% 14% 11% 56% 60% 54% 56%

Quanto s expectativas 74 aprendizes (68%) o tema atendia as expectativas, contudo 13 aprendizes (12%) manifestaram no haver aprendizagem significativa. J 61 (56%) manifestaram ter obtido aprendizagem significativa.

Ao considerar a aprendizagem 90 aprendizes (83%) manifestaram ter obtido aprendizagem significativa.


8

Das Expectativas negativas, mas com aprendizagem significativa.


Entre todos os 107 aprendizes participantes desta investigao 29 destes (27%) manifestaram no ter expectativa ao tema escolhido pelo grupo de estudo, contudo houve aprendizagem significativa. A partir destes dados foi analisado o nmero de estudantes envolvidos nos projetos e a opinio quanto ao nmero ideal para o desenvolvimento dos estudos.
29 0 6 8 14 29 4 1 5 15 4 Nmero de Estudantes Envolvidos no Projeto No desenvolvimento do Projeto 1 estudante de fato estava envolvido; No desenvolvimento do Projeto 2 estudantes de fato estavam envolvidos; No desenvolvimento do Projeto 3 estudantes de fato estavam envolvidos; No desenvolvimento do Projeto 4 estudantes de fato estavam envolvidos; Nmero ideal para desenvolvimento do Projeto Um estudante seria ideal para o estudo Dois estudantes seria ideal para o grupo de estudo Trs estudantes seria ideal para o grupo de estudo Quatro estudantes seria ideal para o grupo de estudo Cinco estudantes seria ideal para o grupo de estudo Percentual 0% 21% 28% 48% Total 14% 3% 17% 52% 14%

Percebeu-se nos aprendizes, mesmo com pouca ou nenhuma expectativas, que o nmero de quatro estudantes seria o ideal e nota-se maior grau de envolvimento.

Verificou-se que 4 estudantes opinio ideal para formao de grupo de estudos (52%) nesta opo, bem como evidencia que com so o reconhecimento com maior o envolvimento no desenvolvimento dos estudos (48%).

Das Expectativas Positivas, mas sem aprendizagem significativa.


Treze dos Cento e Sete (12%) aprendizes frustraram com o projeto, contudo 5 deles (38%) manifestam que 3 estudantes estavam envolvidos no desenvolvimento do projeto e outros 5 (38%) indica que 4 estudantes estavam envolvidos e 3 (23%) apontam que 2 estudantes estavam envolvidos no desenvolvimento do projeto.
13 0 3 5 5 13 0 0 1 7 5 Nmero de Estudantes Envolvidos no Projeto No desenvolvimento do Projeto 1 estudante de fato estava envolvido; No desenvolvimento do Projeto 2 estudantes de fato estavam envolvidos; No desenvolvimento do Projeto 3 estudantes de fato estavam envolvidos; No desenvolvimento do Projeto 4 estudantes de fato estavam envolvidos; Nmero ideal para desenvolvimento do Projeto Um estudante seria ideal para o estudo Dois estudantes seria ideal para o grupo de estudo Trs estudantes seria ideal para o grupo de estudo Quatro estudantes seria ideal para o grupo de estudo Cinco estudantes seria ideal para o grupo de estudo Percentual 0% 23% 38% 38% Total 0% 0% 8% 54% 38%

Dos Trezes estudantes, sete (54%) manifestam que 4 estudantes seria o ideal para o desenvolvimento do estudo.

Verificou-se que 4 estudantes opinio ideal para formao de grupo de estudos (54%) nesta opo, bem como evidencia que com 3 ou 4 estudantes so o reconhecimento com maior o envolvimento no desenvolvimento dos estudos (38%).
10

Das Expectativas Positivas e com aprendizagem significativa.


A maioria, 61 aprendizes do total de 107 que corresponde a 57% demostram boa expectativa e aprendizagem nos projetos.
61 1 10 17 32 61 0 1 14 26 20 Nmero de Estudantes Envolvidos no Projeto No desenvolvimento do Projeto 1 estudante de fato estava envolvido; No desenvolvimento do Projeto 2 estudantes de fato estavam envolvidos; No desenvolvimento do Projeto 3 estudantes de fato estavam envolvidos; No desenvolvimento do Projeto 4 estudantes de fato estavam envolvidos; Nmero ideal para desenvolvimento do Projeto Um estudante seria ideal para o estudo Dois estudantes seria ideal para o grupo de estudo Trs estudantes seria ideal para o grupo de estudo Quatro estudantes seria ideal para o grupo de estudo Cinco estudantes seria ideal para o grupo de estudo Percentual 2% 16% 28% 52% Total 0% 2% 23% 43% 33%

Dos sessenta e um aprendizes 32 deles (52%) indicam que 4 estudantes so aqueles que de fato esto envolvidos com o desenvolvimento do projeto. Este mesmo nmero de estudantes a opinio de 43% (26 aprendizes) que acreditam ser o nmero ideal para o desenvolvimento do estudo.

Verificou-se que 4 estudantes opinio ideal para formao de grupo de estudos (43%) nesta opo, bem como evidencia que com 4 estudantes so o reconhecimento com maior o envolvimento no desenvolvimento dos estudos (52%).
11

Do Aproveitamento Satisfatrio da Avaliao de Conhecimento e o Nmero de Integrantes por Grupo de Estudo


Na avaliao final de conhecimento sobre os projetos que aconteceu no dia 6 de dezembro de 2012 foram classificados os aprendizes que obtiveram rendimento Regular, Bom e Muito Bom. Por meio desta seleo foram agrupados pelo nmero de estudantes nos grupos de estudos.
Nmero de Estudantes com Aproveitamento nos Projetos 1 estudante 2 estudantes 3 estudantes 4 estudantes 5 estudantes 6 estudantes 7 estudantes 8 estudantes
Primeira Maior frequncia

Total 2% 13% 10% 17% 28% 15% 8% 7%

2 A 6% 12% 24% 18% 18% 6% 0% 18%

2 B 0% 22% 0% 11% 37% 11% 15% 4%

2 C 0% 0% 13% 25% 25% 31% 6% 0%

Segunda Maior frequncia

As maiores frequncia no aproveitamento na avaliao de conhecimento so observadas aos grupos de estudos com 3 a 6 estudantes, enquanto que a segunda maior frequncia de aproveitamento notada o nmero de 2 a 5 estudantes.

Ao verificar a relao entre o rendimento satisfatrio e o nmero de integrantes por grupo percebe-se que o nmero ideal para composio dos grupos de estudos corresponde a 5 estudantes protagonistas.

12

Das sugestes de temas apontadas pelos estudantes


O grupo de aprendizes forneceram 102 ttulos/temas as quais foram classificadas em uma das oito categorias.
13% 21% 21% 67% 19% 13% 20% 7%
Tema 1: Educao, Ensino e Aprendizagem. Tema 2: Sade e o Bem Estar Tema 3: Sade Pblica e as Doenas Tema 4: Juventude e sua Sade Tema 5 Juventude e Sociedade Tema 6 Urbanizao e Transporte Coletivo Tema 7 Educao Ambiental e Meio Ambiente Tema 8 Cincias e Tecnologia

Os temas de maiores destaques foram os assuntos relacionados sade.

Juventude e sade foram a maior cotada com 67% de sugestes. Em destaque


4% 4% 4% 3% 1% 4% 4% 3% 21% 13% 1% 4% 10% 14% 1% 8% Sedentarismo Obesidade Bulimia e Anorexia Padro de Beleza imposta pela sociedade / Esteretipo da Beleza Uso de Anabolizante Bullyng Vcios em aparelhos eletrnicos Vcios na adolescncia Drogas / Legalizao da Maconha Alcoolismo Cime Sexualidade Gravidez Aborto Uso de Preservativo DST AIDS HIV

13

Das Consideraes Finais


Observando o nmero dos resultados por intensidade de envolvimento e opinio do aprendiz ao manifestar o nmero ideal para o desenvolvimento dos projetos percebe-se que variam entre 3 a 5 estudantes. O recomendado a formao de grupo de estudos com quatro aprendizes protagonistas. Por outro lado, ao analisar o aproveitamento satisfatrio e o nmero de estudantes por grupo de estudo, verifica-se que o nmero ideal seria entre 4 a 6 estudantes. A presente investigao permite propor um intervalo de confiana para o nmero de estudantes protagonistas em projetos de aprendizagem, este intervalo proposto entre 3 a 6 estudantes, de modo a garantir o melhor aproveitamento dos estudos e distribuio de tarefas. Os estudantes desta gerao tem preferncia maior aos temas relacionados a Sade na Juventude. Entre os temas diretamente relacionados ao meio ambiente, apenas 20% foi mencionada pelo grupo de estudantes, distribudas em 14 ttulos as quais so expostos no grfico a seguir.

14

Referncias Bibliogrficas
BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao
nacional. Braslia. 1996

MINC, C. Ecologia e Cidadania. So Paulo. Moderna. 1998. 128 p. PEREIRA, D. S.; FEREIRA, R.B. Ecocidado. So Paulo. SMA/CEA, 2012. 116 p. SO PAULO (Estado) Secretaria do Desenvolvimento. Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza. Proposta de Currculo por Competncia para o Ensino Mdio. So Paulo. 2006. 66 p.

15

You might also like