You are on page 1of 9

Alguns dos benefcios so:

Emagrecer, (e em alguns casos combater a obesidade); Melhorar a circulao; Melhorar os movimentos e o equilbrio; Aumentar a boa disposio e o bom humor; Melhorar a capacidade de aprendizagem;

E ter uma maior socializao com as pessoas. Alguns dos malefcios so:
Engordar, (e em alguns casos ficar com obesidade); Piorar a circulao; Piorar os movimentos e o equilbrio; Aumenta as dores nas costas; Piorar a capacidade de aprendizagem; E perder a socializao com as pessoas.

Trabalho realizado por: Daniela Cavaco n5 6B

Higiene e sade
A prtica de exerccios fsicos e os cuidados com a alimentao e a higiene do corpo so hbitos necessrios manuteno da sade, porm a Higiene Pessoal tambm um dos cuidados que devemos ter com a sade. Tanto para proteger de bactrias e vrus, quanto para aumentar a autoestima, ficar mais confortvel e confiante. A higiene pessoal envolve: higiene corporal e higiene bucal.

Banho:
O banho importantssimo e indispensvel sade do corpo. Os banhos de duche so o mais econmico, o mais prtico e o mais higinico. Devemos tomar um bom banho porque:

Se no tomares banho o risco de aparecimento de piolhos,


sarna, micoses, seborreia e infees aumenta. Deves tambm lavar as mos (principalmente entre os dedos); cortar as unhas sempre que possvel; lavar os dentes aps cada refeio; lavar e escovar o cabelo para eliminar as poeiras e gorduras que ficam acumuladas nos cabelos.
Mini dicionrio:
Sarna - uma doena de pele,
contagiosa causada por uma espcie de caro muito pequeno.

Seborreia uma doena


inflamatria comum que afeta a pele mais propriamente o couro cabeludo.

Trabalho realizado por: Daniela Cavaco n5 6B

Ter hbitos alimentares saudveis no significa fazer uma alimentao restritiva ou montona pelo contrrio, significa ter alimentao variada e equilibrada (como aparece na imagem no final da pgina). fundamental, procurar obter um equilbrio entre a energia que se consome e a energia que se gasta ou seja, no se deve consumir mais energia do que aquela que se consegue gastar, caso contrrio haver acumulao de gordura e aumento de peso! Assim, quanto menos energia gastar no seu dia a dia, menos calorias deve consumir, e vice-versa. A alimentao, apresenta-se em muitas outras funes: - Assegura a sobrevivncia do ser humano; - Fornece energia e nutrientes necessrios ao bom funcionamento do organismo; - Contribui para a manuteno do nosso estado de sade fsico e mental; - Desempenha um papel fundamental na preveno de certas doenas (ex.: obesidade, doenas cardiovasculares, diabetes, certos tipo de cancro, etc.); - Contribui para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianas e adolescentes.

Trabalho realizado por: Daniela Cavaco n5 6B

Testes de fsica

fitnessgram/aptido

O Fitnessgram um programa de Educao da Aptido Fsica para a sade e destina-se s crianas e jovens do ensino bsico e secundrio. Foi desenvolvido para auxiliar o Professor de Educao Fsica na avaliao e educao da aptido e atividade fsica de crianas e adolescentes com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. O fitnessgram avalia 3 grandes reas: 1. Aptido Aerbia vaivm 2. Aptido muscular abdominais extenso de tronco senta e alcana flexibilidade de ombros

extenso de braos 3.composio corporal peso e altura

Trabalho realizado por: Daniela Cavaco n5 6B

Para que o corao trabalhe sem esforo e o sangue percorra facilmente indispensvel:

Fazer uma alimentao saudvel; Evitar o uso do tabaco e do lcool; Controlar a tenso arterial; Praticar exerccio fsico.
O sistema circulatrio constitudo pelo corao e vasos sanguneos. O trajeto do sangue no organismo designa-se por circulao do sangue. No nosso corpo existem dois tipos de Circulao: Pequena Circulao: O sangue impulsionado para os pulmes Grande Circulao : O sangue impulsionado para todo o corpo como sangue arterial. A sua funo

fazer chegar oxignio e nutrientes a todas as clulas.

Trabalho realizado por: Daniela Cavaco n5 6B

Sistema respiratrio
O sistema respiratrio humano constitudo por um par de pulmes e por vrios rgos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses rgos so as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brnquios, os bronquolos e os alvolos, os trs ltimos localizados nos pulmes. Fossas nasais: so duas cavidades paralelas que comeam nas narinas e terminam na faringe. Faringe: um canal comum aos sistemas digestivo e respiratrio que se liga com a boca e com as fossas nasais. Laringe: um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe. Traqueia: um tubo de aproximadamente 1,5 cm de dimetro por 10-12 centmetros de comprimento, cujas paredes so reforadas por anis cartilaginosos. Pulmes: Os pulmes humanos so rgos absorventes, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana. Diafragma: a base de cada pulmo apoia-se no diafragma, um fino msculo que separa o trax do abdmen promovendo, juntamente com os msculos intercostais (msculos das costas), os movimentos respiratrios.

Trabalho realizado por: Daniela Cavaco n5 6B

Aquecimento:
Todos praticantes de atividades desportivas sabem que o aquecimento e alongamento muscular devem ser realizados em conjunto ao desporto para preveno de leses. O problema que o atleta recreacional no realiza adequadamente esta prtica, por desconhecimento e falta de orientao, ao contrrio dos atletas profissionais que so orientados por Educadores Fsicos.

Alongamentos:
Os alongamentos devem ser feitos antes e aps a prtica de exerccio, mas antes devem ser realizados de forma dinmica, de modo a preparar as fibras musculares para o exerccio, aumentar a amplitude do movimento e aquecimento. Antes de treinar, recomendo uma pr-ativao muscular que implica um aquecimento progressivo que ao mesmo tempo um alongamento dinmico. No alongar ter relao direta, oposta, com todos os aspetos referidos na caixa benefcios.

Trabalho realizado por: Daniela Cavaco n5 6B

You might also like