You are on page 1of 12

EPISTEMOLOGIA E PRTICA PEDAGGICA

DR. PAULO EVALDO FENSTERSEIFER


Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Uniju). E-mail: fenster@unijui.edu.br

RESUMO
Este texto problematiza a relao entre epistemologia e prtica pedaggica, evidenciando a interdependncia que se estabelece entre as noes que os prossionais da educao possuem em relao ao carter do conhecimento que veiculam e suas expectativas no plano das prticas pedaggicas. Sustentamos que uma relao crtica com essa produo permite potencializar os sujeitos envolvidos nas situaes de ensino, armao que tem desdobramentos signicativos para o mbito da educao fsica, uma vez que permite redimensionar a histrica relao teoria-prtica nesta rea. PALAVRAS-CHAVE: Epistemologia; prtica pedaggica; educao fsica.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

203

Somente se ns mesmos percebermos como nosso saber e nossa cultura so formados, esse saber ou essa cultura poder nos formar (KUNZ, 2001, p. 19).

Ao desenvolver esta temtica percebi o quanto ela se vincula a minha experincia pedaggica com o componente curricular que desenvolvo em um curso de graduao em educao fsica, denominado epistemologia da educao fsica. As questes que levanto no primeiro dia de aula podem dar uma ideia desta proximidade. So elas: O que traz vocs para a universidade? S aqui tem conhecimentos? Que tipos de conhecimentos existem? Quais vocs acreditam que predomina na universidade? Por qu? Desde quando existe o saber cientco? Ele mais verdadeiro que os demais? Como estabelecemos o que denominamos verdadeiro? Como entra a educao nesta histria? E a educao fsica? Por que na universidade? Como se produzem seus conhecimentos? Como entra a epistemologia nesta histria? O propsito destas interrogaes fundamentalmente levar os alunos a perceberem o carter histrico-cultural daquilo que tomamos como conhecimentos verdadeiros, evidenciando o vnculo com o contexto no qual so forjados, sua noabsolutidade, por um lado, mas sua reconhecida legitimidade por outro. , enm, ressaltar a contingncia prpria aos saberes, cincia e prpria educao fsica. Ao assumir esta responsabilidade, ca j evidente o entendimento de epistemologia que orienta a disciplina. Nas palavras de um aluno: Epistemologia estuda como se chegou a um determinado conhecimento considerado verdadeiro. Sabemos que o conhecimento herdeiro da noo de episteme hoje o conhecimento cientco, fundamental ento que uma reexo epistemolgica se debruce sobre o carter deste tipo de conhecimento1.

1.

Tenho colocado para os alunos que diante da interrogao Educao fsica cincia? cabe, antes de ensaiar qualquer resposta, questionar ao interlocutor o que ele entende por cincia.

204

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

Maldaner (2000a, p. 392), referindo-se aos professores de qumica, constata o que seguramente estende-se a boa parte dos professores de que eles tomam a cincia como revelao por um sujeito cognoscente daquilo que estaria j embutido na natureza, escondido atrs dos fenmenos. Tarefa que seria realizada, pretensamente, aps longas observaes, pelos chamados cientistas. Segundo o autor, dicilmente encontramos um professor de qumica,
[...] que fala de sua matria como um sistema coerente de conceitos e concepes, criado pela cultura humana para que o homem pudesse explicar de certa maneira as coisas e os fenmenos ao seu redor e agir de forma mais coerente sobre o seu meio e sobre a natureza (MALDANER, 2000a, p. 392).

Perceber a qumica como produo e seu ensino como compreenso desta produo , segundo Maldaner (idem, p. 392-393), a ruptura epistemolgica de que necessitamos. Suas pesquisas produziram o entendimento de que a mudana pedaggica exige compreenso slida da natureza do conhecimento2 que se deseja constituir, pois os professores no abrem mo do que esto ensinando enquanto acreditarem que a cincia um conjunto de verdades descobertas por cientistas e que o importante memoriz-las. Neste modelo, nesta lgica, o ideal seria atingirmos a operao do Word denominada salvar como, na qual s renomeamos os arquivos, que aqui poderiam ser professor e aluno, sem nenhum tipo de perda por transferncia. Cabe destacar que esse modelo, se aplicado lgica de produo dos conhecimentos em comunidades cientcas, signicaria a estagnao do conhecimento, uma vez que pressupe a linearidade de um fazer isento dos conitos prprios ao embate crtico. No entanto, este modelo, j criticado por Paulo Freire, que tem predominado na formao de professores e, por extenso, na atuao destes no mbito escolar. Probst (2005, p. 88), por sua vez, identica trs legados da tradio cientcopositivista ao processo de ensino-aprendizagem moderno. So eles:
[...] o primeiro refere-se exacerbada valorizao da certeza em detrimento da dvida (CUNHA, 1999, p. 8); o segundo consubstancia-se na inabalvel crena de que o conhecimento possa ser transferido (PERRENOUD, 1999, p. 47) atravs da reproduo docente e da memorizao discente; e o terceiro est calcado no entendimento de que o controle da aprendizagem discente possa se dar atravs da prova mensurativa-quantitativa.

2.

Entendo que, coerente com os pressupostos deste texto, a expresso natureza do conhecimento deve ser tomada no sentido daquilo que caracteriza/ prprio deste tipo de conhecimento, sua condio de produo scio-histrica e no-metafsica. Da mesma forma, uma compreenso slida deste tipo de conhecimento signica reconhecer estas determinaes e, portanto, a precariedade do conhecimento humano. Fazendo um trocadilho, conhecer solidamente sua insolidez.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

205

Na contramo desta lgica situa-se o pensamento de Marques (1993, p. 11):


no se ensinam ou aprendem coisas, mas relaes estabelecidas em entendimento mtuo e expressas em conceitos que, por sua vez, so construes histricas, isto , nunca dadas de vez, mas sempre retomadas por sujeitos em interao e movidos por interesses prticos no mundo em que vivem. Em vez de o professor operar com conceitos que j aprendeu e que agora s necessitariam ser reproduzidos nos e pelos alunos, trata-se no ensino, de ele e os alunos produzirem, em entendimento comum, os conceitos com que iro operar para entenderem as relaes com que lidam. No se trata de chegar a solues dadas s questes/problemas, mas de inventar, em cada situao e por cada comunidade de sujeitos, os conceitos com que iro operar sobre os temas que analisam.

Esta posio no signica que os alunos transformem-se em pequenos Einsteins, e de que de uma sala de aula, em perodo escolar, saiam candidatos ao prmio Nobel. Trata-se de reconhecer, na impossibilidade do salvar como, que o conhecimento sempre produo de sentido. No entendimento de Marques (idem, p. 110), o encontro pedaggico professor-aluno sempre um processo vivo e original de construo de conceitos, construo sempre ligada s experincias de que, em comum participam. O autor prossegue armando que no podemos incorrer na iluso de que, pelo fato de usarem as mesmas palavras, estejam todos operando com os mesmos conceitos, quer dizer, com a explicitao dos mesmos sistemas de relaes percebidas. Lembro aqui que este entendimento s possvel se rompermos com o conceito metafsico de verdade ou, como quer Gadamer (1999), libertarmo-nos das inibies ontolgicas do conceito cientco de verdade, reconhecendo a historicidade da compreenso. Isso permite Berticelli (2004) pensar a educao como um compartilhar de sentidos, lembrando que estes j so sempre produzidos intersubjetivamente, logo, compartilha-se experincias de mundo, processo que no ameaa o indivduo3, dado que a compreenso deste j sempre interpretao irrepetvel. Ao compartilhar sentidos de forma dialgica (acordar4) e no-estratgica (sobrepor-se5), o processo educacional, segundo Berticelli (idem, p. 306-307),
3. 4. Este como experincia solipsista, j no condiz com uma perspectiva intersubjetiva, a qual preconiza um sujeito que se constitui no interior de uma linguagem que, enquanto tal, j sempre coletiva. No acordo, arma Gadamer (apud BERTICELLI, 2004, p. 310-311), a diferena nunca se dissolve na identidade. Quando se diz que h acordo sobre algo, isto no signica que um se identique em sua opinio com o outro. H co-incidncia. [...] Co-incidir incidir no mesmo lugar. Mas neste lugar sempre h espao para mais um diferente, no qual algo se pe em comum [...]. No entender de Marques (1999, p. 47), [...] argumentar no convencer ou persuadir algum a respeito de algo, mas chegarem todos a um entendimento novo do assunto em questo, en-

5.

206

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

[...] um processo de produo de sentidos na medida em que discursos os produzem na sucesso tangencial do perguntar e do responder, consubstanciados no interpretar. A essncia da educao6 produzir sentido(s) e interpretar, que equivale se lanar para alm do agora dito [...]. A busca do conhecimento a busca de sentidos. Fora da linguagem nenhum sentido possvel. E fora da compreenso de sentidos, nenhuma normatividade possvel.

Nesta armao condensa-se uma dimenso epistemolgica que reconhece o carter intersubjetivo da produo do conhecimento e uma dimenso ticopoltica na pretenso normativa do processo educacional. Normatividade, segundo Berticelli (2004, p. 158), implica intimamente em processos histrico-sociais de constituio, em que mundo, linguagem e sentido so indissociveis, o que afasta qualquer carter metafsico dessa normatividade. Dada ruptura, anteriormente referida, do carter metafsico da verdade, toda normatividade no plano educacional passa a pautar-se por verdades argumentativamente sustentadas, logo, daquilo que tomado como verdade por uma determinada constelao de sujeitos em um referido contexto (mesmo que apelando no plano da linguagem para referenciais universalistas). Retomando, a educao no perde seu carter normativo, mas esta normatividade no possui nenhum referente fora da histria, e a tarefa da atividade epistemolgica precisamente revelar esse carter das verdades que sustentam toda normatividade, em especial, a educacional. No mesmo esprito desta reexo, podemos armar que a educao fsica, como prtica pedaggica, normativa, sendo que as verdades que a sustentam no se limitam ao ser, mas abrangem um dever-ser7, pois entendemos que passado, presente e futuro so o horizonte do professor. A centralidade da linguagem nos processos de validao do conhecimento, retirando a exclusividade do foco sujeitoobjeto e deslocando-o para a relao sujeito-sujeito, tambm pode, na perspectiva que sustento, operar na educao. Portanto, no cabe mais ao professor, assim como ao cientista, colocar-se no lugar de orculo anunciador de verdades acabadas.

6.

7.

tendimento cooperativamente produzido, pois no resulta da vitria de algum sobre os demais e no simples soma de diversos pontos de vista, mas reconstruo coletiva de um consenso que no seria verdadeiro se no signicasse o assentimento de cada um. Os saberes, as convices ou os valores com que iniciaram os interlocutores o processo de argumentao ao nal no so mais os mesmos. Mais uma vez necessitamos abandonar, como o faz o autor no conjunto de sua obra, qualquer referncia tradio metafsica da noo de essncia, ou outra palavra neste contexto, tomando-a no sentido daquilo que tem constitudo a tradio da educao, valendo-se para isso da sua prpria historicidade, seu sendo. Na perspectiva que aqui sustento, as verdades a respeito dos valores tambm devem passar por um processo intersubjetivo de validao.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

207

Assim como essa desmisticao da cincia potencializa o papel do professor (que deixa de ser um simples repetidor), tambm potencializa o aluno, transformando a aula em um tempo-espao de produo de saberes, no qual se validam, ou no, os signicados embutidos nos contedos. Nos marcos de uma racionalidade intersubjetiva,
[...] possvel transcender as outrora restries de origem subjetivista e edicar uma aula onde apresentar um contedo do saber [...] signica elencar as razes, os motivos, os argumentos que foram publicamente aceitos como legtimos para torn-lo um saber vlido. [...] operar uma reconstruo do processo histrico ou do debate cientco, do qual aquele saber fruto, fazendo uma mediao hermenutica entre passado e presente a m de analisar se os argumentos que motivaram o consenso ainda podem ser considerados pertinentes (PROBST, 2005, p. 86-87).

Essa forma de proceder, que podemos chamar reconstrutiva8, mantm sempre em aberto o processo de validao do conhecimento, retirando com isto o privilgio de que algum tenha a ltima palavra, seja cientista, professor ou aluno. As verdades humanas assumem a sua precariedade, estando sempre sob suspeita, e s sobrevivendo enquanto forem com-validadas9 por sujeitos concretos em situaes igualmente concretas. Habermas (1990, p. 100) manifesta que contedos transmitidos culturalmente conguram sempre e potencialmente um saber de pessoas; sem a apropriao hermenutica e sem o aprimoramento do saber cultural atravs de pessoas, no se formam nem se mantm tradies. No iniciamos, portanto, do zero absoluto, e nem estamos condenados a dizer amm tradio. O processo de aprendizagem, concebido em termos de ao comunicativa, como o faz Boueuer (1997, p. 77), coloca a educao em sua dialeticidade fecunda, que se expressa como continuidade histrica aliada a uma possibilidade criadora10.

8.

Se reconhecermos que toda reconstruo construo e vice-versa, a necessidade do prexo re se torna dispensvel. 9. Lembro de memria que o professor Mario Osorio Marques armava que louco no quem perdeu a razo, mas quem acha que tem razo sozinho. Da mesma forma escreve o poeta Fernando Pessoa (s/d, p. 57): Se o mundo um erro, um erro de toda a gente. E cada um de ns o erro de cada um de ns apenas. Cousa por cousa, o Mundo mais certo. 10. Tardif (2002, p. 36) lembra que [...] apesar de ocupar hoje uma posio de destaque no cenrio social e econmico, bem como nos meios de comunicao, a produo de novos conhecimentos apenas uma das dimenses dos saberes e da atividade cientca ou de pesquisa. Ela pressupe, sempre e logicamente, um processo de formao baseado nos conhecimentos atuais: o novo surge e pode surgir do antigo exatamente porque o antigo reatualizado constantemente por meio dos processos de aprendizagem. Formaes com base nos saberes e produo de saberes constituem, por conseguinte, dois polos complementares e inseparveis.

208

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

Pensar a possibilidade criadora, instituinte, faz-se possvel medida que desnaturalizamos o institudo. Uma concepo de epistemologia restrita conservao, ou no mximo ao aperfeioamento interno do modelo cientco positivista, s pode funcionar como justicao de procedimentos dogmatizados e que se sustentam numa espcie de delrio coletivo. Estes so movidos pela promessa de um saber total, de uma verdade denitiva a respeito de todos os entes sobre os quais o sujeito (espcie de franquia da mente divina) lana seu olhar objeticador. A absolutizao deste modelo de cincia tem levado a um descompasso entre os chamados epistemlogos e o prprio desdobrar das cincias em busca de outros modos de produzir conhecimentos (o que alguns chamam paradigmas emergentes). Algo anlogo ao descompasso entre os crticos de arte, formados pelos cnones da arte moderna, e a produo de arte contempornea11. Assemelham-se coruja que nada enxerga durante o dia (enquanto as coisas acontecem est polindo suas lentes), s levantando voo ao entardecer, usando sempre os mesmos culos. Com o m, ou ao menos a crise, desta estrada real para o conhecimento, guardada pelos epistemlogos de planto, temos hoje o reconhecimento de que onde circula conhecimento h construo de conhecimento, ao que a reexo epistemolgica, ou atividade epistemolgica (FENSTERSFER, 2006), deve permanecer atenta, auscultando a riqueza desses processos, e levando em conta suas especicidades. Essa espcie de epistemologia profana, que usa palavras cadas, arruinadas12, no tem a pretenso de ter uma rgua capaz de mensurar o grau de cienticidade de um saber, mas, por outro lado, no se perde num vale-tudo, numa noite em que todos os gatos so pardos, pois acredita na legitimidade dos espaos intersubjetivos capazes de validar verdades dignas de serem pedagogicamente ensinadas. Acredito, como Savater (2000, p. 158-159), que
no h educao se no h verdade a ser transmitida, se tudo mais ou menos verdade, se cada um tem sua verdade igualmente respeitvel e no se pode decidir racionalmente

11. Em entrevista recente, a curadora Catherine David (2005, p. 10) arma que para trabalhar na sua atividade preciso de uma boa familiarizao com um outro estado de cultura, outras formas de organizao, outros sistemas de visibilidade e de invisibilidade, pois, de outro modo, no se compreende as produes que no correspondem ao modelo com o qual estamos acostumados. Eu no vou achar artistas como se cata cogumelos. E acrescenta: preciso identicar alguns agentes culturais e, eventualmente, guras que no correspondem mais gura do artista, entende? Infelizmente, essa prtica ainda est em vigor e provm de vrias coordenadas sociais e econmicas do sculo 19. 12. Rero-me aqui ao poema de Roberto Juarroz , citado por Larrosa (2004, p. 322-323).

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

209

entre tanta diversidade. No se pode ensinar nada se nem o professor acredita na verdade do que est ensinando e que verdadeiramente importante sab-lo. O pensamento moderno, tendo Nietzsche frente, enfatizou com razo a parte de construo social que existe nas verdades que assumimos e sua vinculao com a perspectiva ditada pelos diversos interesses sociais em conito. A metodologia cientca e at mesmo a simples sensatez indicam que as verdades no so absolutas, mas se parecem muito conosco: so frgeis, revisveis, sujeitas controvrsia e, anal, perecveis. Nem por isso, no entanto, deixam de ser verdades, isto , mais slidas, justicadas e teis do que outras crenas que se opem a elas.

O problema aumentaria uma vez que no se trata de transmitirmos verdades13, mas em no revelarmos o carter dessas verdades para o que a atividade epistemolgica fundamental, bem como desconhecermos as complexidades das mediaes do conhecimento, em que ensinado e aprendido no se equivalem, e para isto as reexes pedaggicas so fundamentais14. Sabemos, com Tardif (2002, p. 11), que os conhecimentos que sustentam o trabalho docente, por um lado, no so exclusivamente provenientes das chamadas cincias humanas e da educao, mas tambm so oriundos do senso comum. Por outro lado, destaca ele, que o saber dos professores deve ser compreendido na relao com o contexto do trabalho, pois o saber sempre o saber de algum que trabalha alguma coisa no intuito de realizar um objetivo qualquer. Esse processo, no entender de Maldaner (2000b), deveria articular ensino e pesquisa, superando a dicotomia entre produo de conhecimento, relegado aos professores universitrios, e sua aplicao, tarefa dos professores de escolas. Na educao fsica essa problemtica tem o agravante de uma histrica dicotomia entre teoria e prtica, encarnada na noo de atividade (fazer pelo fazer), e em processos de formao centrados em aspectos tcnico-instrumentais. Fensterseifer (2001, p. 32-33) aponta que:
As instituies de ensino superior, responsveis pela formao desses prossionais, superdimensionavam o saber tcnico e as capacidades fsicas em seus currculos, utilizando-os inclusive como critrio seletivo para ingresso em seus cursos. Como decorrncia disto, os prossionais de educao fsica mantinham-se afastados das decises poltico-pedaggicas que lhe diziam respeito, o que os tornava presa fcil de manipulaes, anal, o pensar no era assumido como parte de suas responsabilidades e o terico, visto com certa averso, resumia-se a livros estritamente tcnicos e ao conjunto de regras dos desportos

13. Usar a palavra transmitir, posta no index da pedagogia, no signica ignorar que entre o ensinado e o aprendido, h uma distncia incomensurvel. 14. So essas questes que orientaram a escolha da epgrafe deste texto.

210

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

formais. Privado ento dos elementos necessrios para uma reexo crtica sobre seu fazer, e incapacitado para propor alternativas, sobra-lhe permanecer merc de orientaes heternomas.

A teoria e, por decorrncia, a pesquisa no eram decididamente a nossa praia, o que obviamente signicava uma total ausncia de reexes epistemolgicas, pois estas s cabem onde h pretenso de produo de saberes, algo que, em nosso caso, extremamente recente se tomarmos por referncia os programas stricto sensu. Lembrando, nossos primeiros cursos de mestrado datam de 1977 e de doutorado de 1989. No bastasse isto tudo, a nossa produo do conhecimento caracterizouse por um grande distanciamento entre aqueles que se lanaram pesquisa os chamados tericos, e os que se mantiveram no cotidiano da prtica prossional os chamados prticos. Esse quadro foi agravado pelo fato de que nesse perodo o ensino superior estava em franca expanso, absorvendo os quadros formados na ps-graduao, a qual se orientava, quando eram tratados temas da educao fsica escolar, mediante uma postura denuncista da realidade. Esse fosso inviabilizou a articulao entre o que Kunz (2001, p. 10) denominou saberes para o esclarecimento e os saberes para o agir prtico. Decorre da possuirmos poucos conhecimentos esclarecedores sobre temas fundamentais especcos da rea e que tem como consequncia o surgimento de poucas solues para seus problemas prticos. Estamos convencidos hoje da necessidade de superarmos estas diculdades para produzirmos conhecimentos cientcos relevantes que orientem nossas prticas pedaggicas. No esqueamos, porm, a lembrana de Lovisolo (1995, p. 21), de que nem a denio dos valores orientadores da interveno nem a seleo das disciplinas ou conhecimentos auxiliares so decises cientcas. O fato de que essas decises no so cientcas nos leva a reconhecer as determinaes polticas a implicadas, em especial das polticas curriculares e seus determinantes. O esforo da atividade epistemolgica diante disso , em primeiro lugar, abandonar a crena em uma episteme que possa nos orientar nessas questes e, em segundo lugar, buscar uma melhor compreenso do carter dos conhecimentos que so mobilizados para dar conta desses propsitos polticos. Cabe lembrar que vivemos hoje imersos em um niilismo devastador, no qual os valores normativos, de modo geral, mas em particular na educao, esto em profunda crise. Os momentos de crise, porm, carregam certa ambiguidade, pois se os valores estabelecidos no mais se sustentam, abre-se a possibilidade da armao de novos valores, assumindo, como prope Maldaner (2000b, p. 65),

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

211

[...] uma prtica educativa que pode ser permanentemente questionada e reinventada por ser uma prtica humana, portanto, histrica cultural. Se aceitarmos essas caractersticas para a prtica educativa, mais facilmente vamos admitir que ela pode ser diferente, mas que precisa ser produzida na interao entre sujeitos que se identicam em uma comunidade de produo de saberes e conhecimentos.

Por m, sem forjar ilusionismos, cabe apostar, sem garantias metafsicas, que solues tanto de carter epistemolgico quanto pedaggico dependem dos envolvidos. E, por melhor que elas sejam, no esto livres da historicidade e nitude da condio humana. Este o preo da maioridade pela qual temos lutado e daqueles que acreditam que o dever ser da educao fsica no deva ser entregue ao destino.

Epistemology and pedagogical practice


ABSTRACT: This text discusses the relation between epistemology and pedagogical practice, showing the interdependence established between the notions that professionals in the eld of education have about the type of knowledge they convey and their expectations concerning pedagogical practices. We understand that a critical relation with this production can empower the subjects involved in teaching situations, such a statement implies signicant developments to the eld of Physical Education, since it can add extra dimensions to the historical relation between theory and practice in this area.

Key words: Epistemology; pedagogical practice; physical education. Epistemologa y prctica pedaggica
RESUMEN: ste texto problematiza la relacin entre epistemologa y prctica pedaggica evidenciando la interdependencia que se establece entre las nociones que los profesionales de la educacin poseen en relacin al carcter del conocimiento que manejan, y sus expectativas en el plan de las prcticas pedaggicas. Sostenemos que una relacin crtica con esa produccin permite potenciar los sujetos involucrados en las situaciones de enseanza, armacin que tiene escisiones signicativas para el mbito de la Educacin Fsica a la vez que permite redimensionar la histrica relacin teora-prctica en esta rea. Palabras claves: Epistemologa, prctica pedaggica, educacin fsica. REFERNCIAS BERTICELLI, Ireno Antnio. A origem normativa da prtica educacional na linguagem. Iju, RS: Ed. Uniju, 2004. BOUFLEUR, Jos Pedro. Pedagogia da ao comunicativa: uma leitura de Habermas. Iju, RS: Ed. Uniju, 1997.

212

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

DAVID, Catherine. O jogo do belo e da razo. Folha de S. Paulo, So Paulo, 16 out. 2005. Caderno Mais!, p. 10. FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. A educao fsica na crise da modernidade. Iju, RS: Ed. Uniju, 2001. . Atividade epistemolgica e educao fsica. In: NBREGA, T. P (Org.). . Epistemologia, saberes e prticas da educao fsica. Joo Pessoa, PB: Universitria/UFPB, 2006. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e mtodo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. HABERMAS, Jrgen. Pensamento ps-metafsico: estudos loscos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. KUNZ, Elenor. Fundamentos normativos para as mudanas no pensamento pedaggico em educao fsica no Brasil. In: CAPARRZ, F. E. (Org.). Educao fsica escolar: poltica, investigao e interveno. Vitria, ES: Proteoria, v. 1, 2001. LARROSA, Jorge. Linguagem e educao depois de Babel. Belo Horizonte: Autntica, 2004. LOVISOLO, Hugo. Educao fsica: arte da mediao. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. MALDANER, Otvio. A formao inicial e continuada de professores de qumica professores/ pesquisadores. Iju, RS: Ed. Uniju, 2000a. . Concepes epistemolgicas no ensino de cincias. In: SCHNETZLER, R. P (Org.). Ensino de cincias: fundamentos e abordagens. Campinas, SP: R. Vieira Grca . e Editora/Capes/Unimep, 2000b. MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e modernidade em reconstruo. Iju, RS: Ed. Uniju, 1993. . Botar a boca no mundo: cidadania, poltica e tica. Iju, RS: Ed. Uniju, 1999. PESSOA, Fernando. Antologia potica. Introduo e Seleo de Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d. PROBST, Carlos Guilherme. A identidade terico-losca docente e suas implicaes na avaliao do processo de ensino-aprendizagem nas cincias jurdicas. Projeto de dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Educao nas Cincias (Mestrado) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Iju, Ed. Uniju, 2005. SAVATER, Fernando. O valor de educar. So Paulo: Martins Fontes, 2000. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao prossional. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

213

Recebido: 15 out. 2008 Aprovado: 13 mar. 2009 Endereo para correspondncia Paulo Evaldo Fensterseifer Rua das Chcaras, 632 Iju-RS CEP 98700-000

214

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio 2009

You might also like