You are on page 1of 48

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro de Desenvolvimento Agrrio Guilherme Cassel Presidente do Instituto Nacional de Colonizao

e Reforma Agrria Rolf Hackbart Superintendente Regional do INCRA em So Paulo Raimundo Pires Silva

Autores Fabiana Mongeli Peneireiro (Mutiro Agroflorestal) Denise Bittencourt Amador (Fazenda So Luiz / Mutiro Agroflorestal) Maria Fernanda Magioni Maral (INCRA/FEPAF) Renata Zambelo de Pinho (Mutiro Agroflorestal) Luiz Octvio Ramos Filho (Embrapa Meio Ambiente) Joo Carlos Canuto (Embrapa Meio Ambiente) Rodrigo Barbosa Junqueira (Fazenda So Luiz / Mutiro Agroflorestal) Joo Batista Pelegrini (INCRA/FEPAF) Clarissa Chfalo Pereira Lima (INCRA/FEPAF) Henrique Barros Vieira (Embrapa Meio Ambiente) Henderson Gonalves Nobre (INCRA/FEPAF) Vivian Ferreira Franco (INCRA/FEPAF) Ilustrao Rhelga Westin Projeto Grfico Rogrio Mirabili

S u p e r i n t e n d n c i a R e g i o n a l d o I N C R A e m S o Pa u l o S o Pa u l o , 2 0 0 8

D A

Dedicatria

Dedicamos esta obra s agricultoras e aos agricultores assentados da reforma agrria, exemplo de luta por uma sociedade mais justa. A todos que trabalham para que essa transformao seja possvel. Especialmente aos que plantam e cuidam da diversidade da vida por proporcionarem a todos ns um mundo mais belo e saudvel.

Agradecimento

s equipes tcnicas do Incra nos Escritrios Regionais de Araraquara e Itapeva, e principalmente aos assentados e assentadas dos Assentamentos SepTiaraju e Pirituba, que contriburam de forma direta na execuo deste projeto. Em especial aos que participaram das Oficinas e contriburam com suas idias para a elaborao dessa cartilha: Assentamento Sep-Tiaraju, em Ribeiro Preto: Paulo, Agnaldo, Sidnei, Elias, Arlinda, Mnica, Flvio, Mrio, Dirceu, Elisngela, Z Pedro, Antnio Constantino, Irm Leidinalva, Ronaldo, Umbelino, Alexandre, Livramento, Irm Eva, Irm Vera, Paula, Maria Felicidade. Assentamento Pirituba, em Itapeva: Joo Pereira da Silva (Joo Boeiro), D. Eva, Jonas, Juvncio e Ernesto, Joo Augusto, Cremilson, Iriel, Robison, Ivonete, Luzimar.

Sumrio

Prefcio
As condies ambientais adversas nas reas de assentamentos rurais no estado de So Paulo, via de regra herdadas da explorao agropecuria anterior, frequentemente se constituem em importantes obstculos consolidao econmica das famlias de assentados. Frente a esta situao, desde 2003 o INCRA em So Paulo, junto com diversos parceiros, tem buscado construir uma relao mais harmnica e sinrgica entre reforma agrria e meio ambiente, conciliando assim os objetivos de desenvolvimento econmico e incluso social, com os objetivos de recuperao ambiental da paisagem rural. Neste sentido, foi iniciado em setembro/2005 o Projeto "Capacitao scioambiental para construo de projetos de desenvolvimento sustentvel em assentamentos rurais no estado de So Paulo", coordenado pela Embrapa Meio Ambiente, tendo com parceiros o INCRA - Superintendncia Regional So Paulo, a CCA - Cooperativa Central dos Assentados do estado de So Paulo, o Centro de Formao Scio Agrcola "Dom Helder Cmara" e o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O projeto, financiado pelo Governo Federal atravs do edital MDA/ MCT/Embrapa, teve como objetivo geral iniciar um processo participativo de capacitao agroecolgica junto a agricultoras e agricultores assentados em quatro regies do estado: Ribeiro Preto, Itapeva, Pontal do Paranapanema e Vale do Ribeira. Mais especificamente, pretende-se formar agentes multiplicadores para desenvolver ou adaptar sistemas de produo diversificados, baseados em princpios da agroecologia, adequados s condies socioeconmicas e ambientais dos assentamentos, visando com isso a melhoria da renda dos agricultores e o desenvolvimento sustentvel de suas regies. Dentre os temas desenvolvidos ao longo do projeto, destaca-se a melhoria no processamento de produtos, visando uma maior agregao de valor produo dos assentamentos; o manejo agroecolgico de solos; a valorizao da agrobiodiversidade e o uso de sistemas agroflorestais (SAFs). Para tanto foram realizados mais de 30 eventos de capacitao com os assentados das diversas regies, incluindo cursos, dias de campo, encontros inter-regionais, seminrios e oficinas, totalizando um pblico total da ordem de 600 participantes. Tambm como parte do processo participativo de aprendizagem, gerao e apropriao de conhecimentos agroecolgicos, foram realizadas algumas visitas a experincias j existentes, e implantadas unidades de observao participativa (UOPs) nos assentamentos.
7

A presente publicao visa complementar este processo de capacitao, abordando de forma simples e didtica os princpios gerais relacionados ao uso de sistemas agroflorestais ou agrofloresta, um tema com crescente demanda entre os agricultores familiares assentados e que despertou muito interesse ao longo de todo o projeto. Alm dos princpios gerais, so relatadas as experincias prticas de implantao das duas unidades de observao participativa em sistemas agroflorestais, uma no assentamento Sep Tiaraju, na regio de Ribeiro Preto, e outra no assentamento Pirituba, na regio de Itapeva. Finalizando a publicao, so apresentadas brevemente as duas experincias de agrofloresta que foram visitadas ao longo do projeto, e que foram importantes fontes inspiradoras para agricultores e tcnicos envolvidos: a Cooperafloresta, em Barra do Turvo, e a Fazenda So Luiz, em So Joaquim da Barra, ambas no estado de So Paulo. Ressaltamos que tanto esta publicao, como o referido projeto na qual est inserida, fazem parte deste esforo do Incra e parceiros para construir de forma coletiva um processo de reforma agrria em bases ecologicamente mais sustentveis. Neste sentido, o uso de sistemas agroflorestais diversificados e agroecolgicos podem se constituir em uma importante alternativa de estmulo econmico recuperao florestal e incorporao do componente arbreo na paisagem agrcola dos assentamentos, com expressivos ganhos ambientais para toda a sociedade. Gostaramos de registrar aqui nossos mais sinceros agradecimentos a todas as pessoas que deram vida e concretude a este trabalho, com idealismo e compromisso, envolvendo as equipes tcnicas dos escritrios regionais do Incra em So Paulo, pesquisadores, tcnicos e estagirios da Embrapa Meio Ambiente, equipes de assessoria tcnica da CCA, Centro de Formao e COAPRI, tcnicos do Mutiro Agroflorestal, professor Fernando Franco e alunos da UNESP Botucatu, e principalmente a todos agricultores e todas agricultoras assentadas que contriburam com seu suor e alegria para que este projeto se tornasse real.

Luiz Octvio Ramos Filho Joo Carlos Canuto Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e Coordenadores do Projeto Raimundo Pires Silva Superintendente Regional do Incra em So Paulo

Apresentao
Essa publicao tem o objetivo de gerar reflexo e trazer informaes sobre agrofloresta, a partir dos conhecimentos da agroecologia e dos agricultores. Alm disso, apresenta algumas experincias a fim de contribuir para uma vida mais feliz e abundante, com menos desigualdades e com uma convivncia mais harmnica entre as pessoas e a natureza. Para a construo desse material foram realizadas reunies com agricultores participantes do projeto, que chamamos de oficinas: uma no assentamento Pirituba, em Itapeva, e outra no assentamento Sep-Tiaraju, na regio de Ribeiro Preto. Nessas oficinas procuramos registrar as idias dos assentados por meio de trabalhos em grupos a partir de perguntas; observao da rea de agrofloresta nos assentamentos; e fotos para relembrar as visitas realizadas e os aprendizados nas reas experimentais. O dilogo, a consulta memria e a reflexo, durante essas oficinas, geraram informaes atravs de frases e desenhos que orientaram a elaborao dessa cartilha. As falas dos agricultores aparecem em negrito e entre aspas. Aqui no procuramos apresentar receitas, mas sim princpios gerais e dicas que possam ajudar na prtica da agrofloresta ou dos chamados sistemas agroflorestais (SAFs). O conhecimento est em construo e convidamos cada um para colocar a mo na massa, experimentar, aprender fazendo e trocar as suas experincias. Sugerimos que a leitura desse material seja feita em grupo, gerando reflexo e troca de idias. Boa leitura!

Captulo I -

Em que realidade vivemos e o que queremos...


A agricultura convencional, chamada moderna, tecnificada, compactua com o agronegcio. Grande parte do capital que gira em torno do agronegcio circula mais fora da propriedade do que dentro. Certamente os maiores beneficiados por esse modelo so os latifundirios, as grandes empresas e multinacionais, fornecedoras de insumos, e de produtos instrustrializados (agroindstrias e supermercados). O dinheiro que fica com a famlia agricultora, responsvel pela produo, fruto de seu trabalho, apenas uma pequena parte desse grande capital em circulao.
Prejuzo para o agricultor

Cada um de ns capaz de transformar a realidade em que vive. Para Paulo Freire, um dos maiores educadores populares de nossa poca, o dilogo, a leitura do mundo e a reflexo sobre a vida, so os caminhos para a liberdade. Convidamos a todos, desde agora, a gerar essa reflexo, a partir de algumas questes: 1. O que liberdade? O que felicidade? 2. A quem interessa a agricultura baseada no monocultivo, no latifndio, sementes melhoradas, mquinas pesadas e agroqumicos? 3. possvel produzir sem destruir? Como? 4. possvel uma convivncia harmnica com a natureza e nossos companheiros? A seguir, buscamos contribuir com algumas idias para incentivar essa conversa. Hoje vivemos num mundo de escassez. Os recursos esto cada vez mais escassos e concentrado nas mos de poucas pessoas, cada vez maior a competio, a excluso e a violncia. Escassez gera conflitos, morte e tristeza. Se queremos um mundo mais feliz, de paz, de liberdade, devemos criar fartura. Agricultura familiar um estilo de vida, uma forma de estar na terra, de convivncia, de relao com a natureza, envolvendo toda a famlia. cuidar da terra, da gua, da vida, manter os conhecimentos, as sementes, conviver com os companheiros das outras famlias. Na famlia, a cooperao fundamental, assim como na comunidade.
10

Em Pirituba fizemos luta grande para conquistar a terra e a terra no est a servio nosso, mas das empresas Para ser competitivo no mercado, na lgica da monocultura, cada vez mais preciso aumentar as reas de plantio para produzir mais e aumentar a eficincia. Nesse modelo, preciso se endividar com o banco, investir em mquinas carssimas e utilizar cada vez mais insumos (fertilizantes e agrotxicos), pois as terras tornam-se enfraquecidas, compactadas, erodidas, e as chamadas pragas mais freqentes e resistentes.

Eroso

Vida?

Veneno!

Monocultura - falsa beleza

bonito monocultura, com agrotxicos, mas no sobra nada pra famlia Esse cenrio tem levado todos para o buraco. E depende de um alto custo de produo, da degraos agricultores familiares vo mais rapidamente, dao da natureza e gera concentrao de terra e pois so mais facilmente excludos nesse processo. poder. Muitos dos produtos do agronegcio nem se destinam diretamente alimentao das pessoas O dinheiro que vem pela venda dos gros parece e so, muitas vezes, para exportao. Grande parte grande quando chega de uma vez, mas fica bem do milho e soja vai para rao animal, e a cana para pequeno aps o pagamento de todas as dvidas. E combustvel dos carros de passeio. a dvida maior com nossos filhos e futuras geraes que tero que se virar com a falta e a contamiAtualmente, cada vez mais os agricultores so denao das guas, solos improdutivos, falta de ali- pendentes de sementes, pois muitos j perderam mentos e perda de variedades de sementes... suas valiosas variedades (sua rica agrobiodiversidade); muitos j perderam seus conhecimentos ancesO homem, usando veneno, causa a trais, esto endividados, com sua sade compromepoluio da terra, do ar, da gua. tida, suas terras degradadas, suas guas contaminaEst matando a si prprio das, seus filhos sem futuro... Essa a iluso do agronegcio. A aparente grande produo de alimentos a partir de grandes reas
11

Todos so capazes de mudar essa realidade, basta querer. A mo-de-obra est na famlia

A agricultura de hoje exclui as famlias da terra. Na histria do Brasil grande a luta dos movimentos sociais para realizar a to justa e necessria reforma agrria. Mas, de que vale tanta luta para ter acesso terra se, ao final, as famlias no tm alimentao de qualidade, perdem sua Natureza generosa sade, pagam mais do que recebem pelos seus produtos, se suas terras ficam sem vida? Todo esse modelo excludente de sociedade mantido ao se comprar insumos para produzir em monocultura e adquirir alimentos no supermercado. preciso lembrar que a produo do campo que alimenta as pessoas na cidade. Esses alimentos tanto para os agricultores quanto para quem vive na cidade, devem ser saudveis e em quantidade. Temos a terra, e no temos acesso alimentao boa. Dependemos do supermercado para termos at verdura. Aqui a diversidade no existe. A diversidade ajuda a no precisar ir pro mercado. O assentado compra alface, mandioca... ficamos at encabulados com isso Agindo a favor da vida, com base na agroecologia, os agricultores tero espao de novo, tero fartura na mesa e vai sobrar alguma coisa

A possibilidade de um mundo diferente est bem mais perto do que imaginamos. Est em nossas mos. Ou trabalhamos de forma inteligente ou seremos expulsos mais uma vez. Ento resolvemos cuidar do que a gente tem No basta ter idia e ficar no vazio, tem que tomar atitude Fugir da dependncia das empresas de agrotxicos, dos crditos, dos produtos industrializados, do consumismo que a televiso insiste em nos bombardear, tornar-se auto-suficiente, se or-ganizar, cuidar do que se tem, se ligar natureza e saber conviver com ela, em harmonia. lembrar que a me Terra viva, generosa e nos mantm. A Terra que nem ns, seres humanos. Se queremos ter paz, amor, queremos viver, temos que preservar
H um pensamento indgena que nos lembra: tomamos a terra emprestada de nossos filhos

Vida e...

... abundncia

12

Captulo II - Aprendendo com a natureza para produzir sem destruir


Vivemos nesse planeta e nele agimos. Pela grande populao humana e pela forma como nos comportamos, nossas aes tm gerado conseqncias desastrosas de larga escala, e geralmente destrutivas. A ameaa do aquecimento global e das mudanas climticas resultantes da poluio atmosfrica e desmatamentos, causados pela atividade humana, um exemplo bastante atual e preocupante. Vivemos num planeta maravilhoso. Pelo que se conhece, o nico do universo que apresenta vida. Tudo funciona, na natureza, sempre no sentido de aumentar a vida.
"A agricultura a arte de colher o sol" Esquema da fotossntese

(provrbio chins)

Vamos pensar um pouco sobre as questes: 1. O que podemos aprender com a natureza para vivermos bem e termos abundncia de vida? 2. Como podemos produzir alimentos conservando o solo e a gua? 3. O que acontece quando se utiliza o fogo (com relao terra, ao ar, gua, aos seres vivos)? 4. Por que a terra fica fraca e por que "temos que" usar fertilizantes qumicos? 5. O que eroso? Por que e como ela acontece? Que conseqncias ela traz? As plantas transformam a energia que chega do sol em matria orgnica, atravs da fotossntese, gerando energia para todos os seres vivos. Ns no somos capazes de gerar diretamente nosso prprio alimento, como as plantas fazem. Ns dependemos diretamente das plantas.
13

O uso do fogo e da monocultura intensiva , prticas ainda muito freqentes na agricultura, resulta no contrrio do que a natureza faz. Enquanto a natureza funciona no sentido do aumento de vida, da biodiversidade e acmulo de matria orgnica no solo, o fogo e o manejo intensivo do solo, alm de matar as plantas e os animais, elimina quase toda a matria orgnica que enriqueceria o solo, deixandoo desprotegido e sem vida. Quando a matria orgnica queimada ficam as cinzas sobre o solo. Nas cinzas est apenas parte dos nutrientes. Outra parte vai embora com a fuligem e a fumaa. Quando chove, a gua leva as cinzas com a enxurrada, deixando o solo cada vez mais pobre e contaminando os crregos e rios. Para procurar entender como a natureza funciona, vamos refletir sobre o seguinte: Quando uma terra degradada deixada em descanso ou pousio, pouco a pouco as plantas e ani-

Sucesso ecolgica: natureza no sentido do aumento da vida

mais vo aparecendo e aumentando a vida no lugar. As plantas, muitas delas conhecidas como daninhas ou simplesmente mato, juntamente com os animais, muitos deles conhecidos como pragas, trabalhando juntos, vo enriquecendo o solo, acumulando matria orgnica, at que, depois de alguns anos, a terra que era degradada, que antes no permitia produo de alimentos para ns, passa a ser produtiva, tendo sido melhorada por inmeros seres vivos. Uma rea aberta naturalmente coberta por floresta se houver sementes no solo ou algum local de onde possam chegar por vento ou animais. Na natureza podemos observar que tudo se transfor14

ma. Cada um cumpre a sua funo e deixa como resultado de sua presena, mais vida no lugar. Esse processo de transformao no tempo e no espao conhecido como sucesso natural ou sucesso ecolgica. Primeiro aparecem as plantas de rpido crescimento e de vida curta que criam condies para que as plantas que vo viver mais tempo possam se desenvolver. As rvores crescem junto com as ervas. Quando as ervas morrem, deixam a matria orgnica, que vai enriquecendo o solo, e os arbustos e rvores seguem o seu desenvolvimento. Com o tempo, os arbustos que tm vida curta morrem e as rvores continuam seu crescimento.

Algumas rvores naturalmente duram mais tempo que outras. Quando a floresta chega numa idade avanada, as rvores velhas caem e abrem reas onde se reinicia o processo da sucesso. Na floresta, cai uma rvore e faz a prpria adubao, no tem atrito Com o passar do tempo, h aumento de vida e de matria orgnica tanto na vegetao quanto no solo. Os animais cumprem papel importante no sistema: polinizam as flores, dispersam sementes, transformam a vegetao e decompem a matria orgnica. importante entender a sucesso ecolgica porque, no local onde hoje fazemos agricultura, geralmente, havia uma rica floresta, com grande diversidade de vida, que foi derrubada para dar lugar a plantios simplificados, muitas vezes, de uma s espcie. A floresta se desenvolveu naturalmente como sendo a vegetao mais eficiente para o local, pois aproveita de forma tima a energia que chega do sol, mantm a terra sempre viva e gua em abundncia, de maneira que muitas espcies de plantas e animais se beneficiam e, por sua vez, atuam gerando condies para mais vida. Se nossos sistemas de produo forem baseados nos princpios da natureza, ser possvel produzir sem destruir. Assim, precisamos conservar o solo, a gua e a biodiversidade, seguindo os princpios que a natureza nos mostra, a partir da estratgia usada por ela, ou seja, a sucesso, no lugar onde queremos atuar. A Terra nossa me e gera nosso alimento. Ns s plantamos e fazemos o controle. ela que d alimentos pra ns Durante a sucesso, ou seja, no decorrer do desenvolvimento de uma floresta, muitas espcies e
15

muitos indivduos aparecero na rea, a partir de sementes que j estavam no solo ou chegaram trazidas pelo vento ou por animais. O bom desenvolvimento das plantas vai depender das condies de solo, da companhia das outras espcies, etc. Com o tempo elas vo sendo selecionadas, ficando somente as mais vigorosas. Aquelas que no encontraram boas condies e, portanto, no se desenvolveram, ou se desenvolveram menos, sero transformadas (comidas) pelos animais e microorganismos, e sua matria orgnica funcionar como "adubo" para aquelas plantas que encontraram boas condies para se desenvolver. Com a matria orgnica sobre o solo, a cobertura da rea pelas copas de tantas plantas, com tantas razes formando uma rede na terra, o solo fica protegido do impacto direto da chuva, no ocorrendo eroso e nem perda dos nutrientes. A gua da chuva chega no solo protegido, infiltrando lentamente pela terra fresca e porosa, e vai alimentar o lenol fretico e, portanto, as nascentes. Com o decorrer da sucesso, o solo fica cada vez mais rico porque se mantm vivo pela intensa atividade das razes em associao com microorganismos e pela grande quantidade de matria orgnica que alimenta a vida do solo (minhocas, centopias, besouros, pequenos bichinhos e microorganismos). Esses seres vivos decompem os restos de plantas e animais, liberando nutrientes para serem reabsorvidos pelas plantas. Esse processo conhecido como ciclagem de nutrientes. A necessidade dos fertilizantes qumicos criada na medida em que a agricultura feita em solos sem vida, compactados, com pouca matria orgnica, expostos ao sol e chuva. Se cuidarmos bem do solo, mantendo-o sempre vivo, como a natureza nos ensina, no haver dependncia por fertilizantes qumicos e venenos (agrotxicos).

Captulo III -

Agrofloresta: o que e como fazer?


Ao nos inspirarmos na floresta para a implantao dos sistemas de produo, a agrofloresta pode ser considerada uma floresta de alimentos, ou um jardim florestal. Nesse caso, no incio da formao da agrofloresta, as plantas de vida curta so as espcies agrcolas como milho, feijo, abbora, quiabo, maxixe, melancia, gergelim, batata doce, etc. Na sucesso, as prximas que vo continuar no sistema quando as de ciclo de vida curto forem colhidas podem ser, por exemplo, a mandioca, o abacaxi, o mamo, banana nanica, juntamente com vrias outras rvores que podero produzir frutos, lenha, e madeira mais tarde. Quem j praticou agricultura convencional e passa a fazer agrofloresta percebe que ao invs de haver competio entre as plantas, h na verdade cooperao, observando que uma planta no atrapalha a outra; elas vivem juntas. Alguns agricultores dos assentamentos Sep-Tiaraju e Pirituba, com sua experincia dizem: Agrofloresta a convivncia das plantas em harmonia com todos os seres vivos" ou "Sistema agroflorestal a convivncia de todas as plantas e seres vivos, trocando favores entre todos sem cobrar nada e protegendo a nossa me terra.

Agrofloresta pensar em incluir o homem de novo na terra A agrofloresta mais do que um sistema de produo de alimentos em harmonia com o ambiente, onde se conservam os recursos naturais e se produz alimento saudvel. Agrofloresta muito mais que tcnica, uma viso diferente do mundo, uma nova forma de nos relacionarmos com todos os seres vivos e com o planeta como um todo, entendendo as relaes entre tudo e todos, e percebendo que estamos todos interligados numa grande teia da vida. uma mudana de atitude em relao natureza e de novas possibilidades de organizao da sociedade. J foi comentado que para um sistema de produo se manter produtivo por longo tempo importante entender como a natureza funciona e tentar aplicar esses princpios nas aes como agricultores e agricultoras. Que tal conversar com os companheiros sobre algumas questes? 1. O que agrofloresta ou SAF (sistema agroflorestal)? Voc j viu ou plantou uma agrofloresta ou um SAF? 2. Que semelhanas tm os quintais com as agroflorestas? 3. Quais as vantagens de se plantar rvores? 4. Como possvel caber tanta planta junto numa mesma rea? 5. Por que a agrofloresta pode ser importante para conservar a gua? 6. Por que a agrofloresta conserva o solo sempre produtivo?

Agrofloresta a busca da vida e da paz que foi esquecida h muito tempo atrs. considerar que os bichos esto livres, e ver os rios cheios de peixes

Queremos viver com a floresta

16

Oficina com agricultores "O resultado de minhas aes tem sido o aumento de vida e recursos no local de minha interveno e tambm com relao ao planeta Terra? O balano energtico de minhas intervenes tem sido positivo?" (Ernst Gtsch)

Oficina com agricultores

O mtodo utilizado na implantao e manejo das agroflorestas sucessionais, baseado nas experincias de Ernst Gtsch, agricultor-pesquisador, uma tentativa de replicar as estratgias usadas pela natureza, ou seja, a sucesso natural, para aumentar a vida e melhorar o solo. Da mesma forma que na sucesso natural, onde as plantas ocorrem em conjunto e no isoladas, e requerem outras plantas para um timo desenvolvimento, na agrofloresta as plantas cultivadas so introduzidas em consrcios, de forma a preencher todos os espaos ao longo do tempo. Cada consrcio significa uma combinao de plantas que tem mais ou menos o mesmo tempo de vida e que atingem alturas diferentes, aproveitando otimamente a luz do sol. Os consrcios das plantas de diferentes tempos de vida convivem na mesma rea. Com o tempo, as plantas que duram menos morrem e aquelas que vivem mais continuam. Se formos organizar as plantas em grupos sucessionais, podemos chamar de pioneiras aquelas plantas que so as primeiras a se estabelecerem e com tempo de vida
17

Oficina com agricultores

Diversidade e...

... vida

mais curto. Os outros consrcios pode-mos chamar de plantas secundrias (de ciclo de vida curto, mdio e longo), e aquelas que duram muito tempo e compem a floresta do futuro podemos chamar de primrias. Em anexo organizamos um quadro com as principais espcies utilizadas nos assentamentos de Itapeva e de Ribeiro Preto e algumas outras espcies que podem ser utilizadas nos SAFs. Uma agrofloresta completa deve ter presente todos os consrcios, garantindo que o sistema tenha sempre plantas de diferentes idades e diferentes alturas, para ocupar sempre o espao com o passar do tempo, manter o solo coberto e ofertar diferentes produtos. s diferentes alturas que as plantas atingem chamamos de estratos. Podemos comparar a altura das plantas que fazem parte do mesmo consrcio, ou seja, aquelas que tem mais ou menos o mesmo tempo de vida. Por exemplo, se compararmos o milho com o quiabo, o tomate, o feijo e a melancia, que duram mais ou menos o mesmo tempo (de 3 a 6 meses), podemos dizer que o milho emergente (o mais alto), o quiabo alto, o tomate mdio, o feijo baixo e a melancia rasteira. Assim tambm podemos fazer com as outras plantas, inclusive as rvores. Vale lembrar que o tempo de vida e o estrato so relativos e nada melhor que a observao para perceber a relao entre as plantas no sistema. Na medida em que as rvores crescem, se vai raleando para no passar da porcentagem de fechamento das copas para cada estrato, que, segundo observaes de Ernst, deve ser: para as emergentes, de 15 a 25%; para as do estrato alto, de 25 a 50%; para as de estrato mdio, de 40 a 60%; para estrato baixo, de 70 a 90%; e para rasteiro, 100%. Existem plantas que se desenvolvem bem em solos degradados ou pobres, e aquelas que precisam de solo bastante rico, bem trabalhado pela vida e
18

cheio de matria orgnica para crescerem e produzirem. O ideal escolher as espcies certas para o tipo de solo e ir melhorando o sistema com as prprias plantas, mas quando queremos plantar espcies mais exigentes em fertilidade, como o milho e as hortalias, por exemplo, e a terra no est frtil o suficiente, ento se pode usar esterco ou composto para se ter uma produo rpida logo no incio da implantao do sistema. Composto um preparado de matria orgnica j decomposta (terra preta). Pode ser feito montandose uma pilha com camadas de 5 cm de altura de palha e folhas secas, alternadas com camadas de 1 cm esterco de gado ou aves, at atingir aproximadamente 1 m de altura. A pilha deve ser mantida mida e de tempos em tempos deve ser revolvida. O processo demora aproximadamente 60 dias para o composto ficar pronto para ser utilizado como adubo orgnico. Ao se fazer um bero de bananeira, onde ser plantada a muda, pode-se aproveitar a terra fofa e adubada para colocar tambm hortalias. Assim, enquanto a bananeira brota e cresce, logo se colher alguma coisa. importante lembrar que a terra de cima mais frtil que a de baixo. Assim, ao abrir um bero, recomenda-se separar a terra de cima, que vai preencher o buraco, e a terra de baixo deve ser espalhada em volta do buraco e coberta com muita matria orgnica. O plantio de alta diversidade de espcies na agrofloresta, assim como ocorre nas nossas matas, muito importante, pois cada espcie vai cumprir um papel diferente, vai aproveitar a luz e o solo de maneira tima. Alm disso, traz o equilbrio entre os seres vivos, evitando ataque intenso de pragas e doenas. Recomenda-se que as culturas anuais e as rvores, se plantadas por mudas, sejam colocadas no mesmo espaamento tecnicamente recomendado (ver

no quadro em anexo). As rvores, em geral, de preferncia, devem ser plantadas por sementes, garantindo que cresam em alta densidade (10 rvores por metro quadrado) e alta diversidade. O espao que as espcies arbreas ocupam quando jovens bem menor do que o espao que elas vo ocupar quando adultas. Por isso, pensando em otimizar a ocupao do espao ao longo do tempo, que devemos plant-las em alta densidade, de forma que tenhamos mais indivduos arbreos no incio, e sabendo que somente algumas delas vo chegar fase adulta. O manejo far com que as rvores, quando adultas, atinjam o espaamento recomendado, ou seja, com o tempo vai havendo raleamento das plantas mais fracas, cobrindo o solo com matria orgnica. A ocupao da rea pelas culturas e rvores plantadas de forma adensada, evita a volta das chamadas plantas daninhas, ou seja, as de incio da sucesso, que na realidade aparecem para ocupar espaos vazios. Assim, com o tempo o trabalho vai diminuindo e fica at menor que no cultivo convencional. melhor plantar diretamente as rvores de semente, pois "elas saem mais rpido e plantando bem prximas, melhora o solo mais rapidamente". A planta sofre com o transplante e plantar mudas no viabiliza o plantio em alta densidade, pois produzir muda muito trabalhoso e caro. Mas quando se tem pouca semente ou no caso de sementes que duram pouco tempo, o viveiro aumenta a garantia do desenvolvimento da planta. muito importante que se permita o estabelecimento da regenerao natural, ou seja, das espcies que venham a surgir espontaneamente na agrofloresta, que devem ser incorporadas nos consrcios e manejadas, contribuindo com uma maior biodiversidade, ocupao de espao e produo de matria orgnica no sistema.
19

Porque plantar rvores

As rvores so muito teis. Alm de proteger a gua e o solo, elas fornecem: mouro de cerca, madeira, cabo de ferramentas, frutos, remdio, alimento para os animais, sombra para o gado e para a gente, material para artesanato, dentre outras coisas. Hoje em dia no tem mais quase madeira para o gasto na propriedade. Alm disso, as rvores podero fornecer sementes. Muita gente procura semente de rvores e tem dificuldade de encontr-las para fazer os seus plantios. Quando plantadas em linhas podem servir como quebra-vento. O vento leva embora a umidade do solo e das plantas, podendo reduzir at 50% da produo. Quando o solo est descoberto, o vento pode causar eroso, levando a camada mais superficial, que a mais frtil. Quanto mais a terra estiver coberta com florestas, mais a gua da chuva ter capacidade de infiltrar, alimentando o lenol fretico. Assim, as nascentes, crregos e rios permanecero com gua limpa e abundante o ano todo. Sem rvores, a gua da chuva escorre rapidamente, enchendo os crregos e rios, causando enchentes, e, como o lenol fretico no alimentado por infiltrao da gua no solo, diminui a gua na poca da seca. A floresta protege a terra, evitando eroso. As terras descobertas so arrastadas pela gua das chuvas at os crregos e rios, causando assoreamento, o que tambm contribui para as enchentes. As matas na beira dos rios, crregos, nascentes e lagos tambm ajudam a manter as margens com suas razes, evitando o desbarrancamento. pensando na proteo da gua, do solo, e de todos os seres vivos que a legislao brasileira

exige a recuperao e manuteno das matas nas reas de proteo permanente (APP) e Reserva Legal. As APPs dizem respeito ao entorno das nascentes, lagos, represas, crregos e rios, topos de morro e em encostas muito inclinadas. A Reserva Legal uma rea protegida por lei, localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, cuja vegetao nativa no pode ser derrubada totalmente, mas pode ser usada para fins produtivos, como para produo de frutas, criao de abelhas, artesanato, turismo e manejo seletivo de madeira, porm, no pode ser utilizada para agricultura ou pecuria que impeam a regenerao da floresta. A legislao atual permite que se faa agrofloresta na Reserva Legal e na APP de uma pequena propriedade ou posse rural familiar. Mas tem que seguir algumas regras especficas, por isso bom se informar melhor com os tcnicos do assentamento ou com os rgos ambientais, como DEPRN e IBAMA. As pessoas vivem da floresta. Ambientalista s fala de mato com bicho e no fala que o homem bicho tambm

mais avanadas na sucesso. Quando um sistema atinge sua maturidade, pode-se baixar tudo e recomear, tendo grande quantidade de matria orgnica e solo em excelentes condies para se cultivar as espcies importantes para nossa alimentao. Para praticar agrofloresta importante sensibilidade e observao. necessrio perceber a paisagem, entender como as coisas funcionam, estar aberto, observar, aprender com a natureza. Freqentemente fechamos nossos canais de comunicao, de percepo, mas ainda temos essa capacidade, se praticarmos e usarmos todos os nossos sentidos. Apresentam-se abaixo alguns aspectos tcnicos relevantes para o sucesso da implantao de SAFs, dentre eles: escolher as espcies de acordo com clima e solo (fertilidade e encharcamento); plantar alta diversidade e densidade; plantar todos os grupos sucessionais completos (considerando plantas com ciclo de vida curto, mdio e longo; e estratos rasteiro, baixo, mdio, alto e emergente); manejar o sistema atravs da capina seletiva e poda, acelerando a sucesso; acumular matria orgnica cobrindo o solo; ficar atento s chamadas pragas e doenas, que indicam se estamos fazendo alguma coisa errada no SAF ou precisamos manejar; as plantas de ciclo de vida curto (herbceas) e cips tambm fazem parte dos grupos sucessionais e devem fazer parte, portanto, da agrofloresta; utilizar, sempre que possvel, leguminosas e plantas que produzem grande quantidade de matria orgnica; no utilizar fogo.

Como produzir alimentos tendo tanta rvore junto?

Para ter sempre produo diversificada, incluindo hortalias, gros, frutas e madeira, numa mesma propriedade, ao longo do tempo, podemos ter reas de agroflorestas em diferentes fases de desenvolvimento. Dessa maneira se pode estar produzindo espcies de incio de sucesso (arroz, milho, feijo) numa parcela enquanto as outras espcies ain-da esto crescendo; colhendo outras plantas como mandioca, mamo, maracuj em outra parcela, enquanto as rvores que esto juntas encontram-se ainda em crescimento; e tirando produo de frutas, lenha e madeira em parcelas
20

Dicas:

Preparo da rea com coquetel de adubos verdes: Uma rea com presena de gramneas pode ser preparada com antecedncia para implantao de agrofloresta no ano seguinte, a partir de uso de plantas leguminosas (feijo-de-porco, crotalria, feijo-guandu, mucuna, tremoo) e no leguminosas (milheto, sorgo, aveia preta, nabo forrageiro, mamona, girassol) de rpido crescimento e boas produtoras de biomassa, que podem "abafar" o capim. Nesse caso, podem-se jogar as sementes a lano, em alta densidade e roar o capim. No ano seguinte implanta-se a agrofloresta num solo j melhorado, com bem menos capim. Escolha das espcies: depende das condies de clima, de relevo, de solo (se bem drenado ou se encharca, se apresenta alta ou baixa fertilidade, etc.). As caractersticas do solo podem ser reconhecidas muitas vezes por plantas indicadoras, que so plantas que nos do pistas de como est o solo, ou seja, que s ocorrem em solos que apresentam uma determinada caracterstica (por exemplo: guanxuma indica solo compactado, samambaia indica solo cido, trapoeraba indica solo rico em matria orgnica, etc). No caso do solo estar degradado, devem-se plantar espcies menos exigentes, at que se melhore o solo pela produo de matria orgnica. Quando o solo estiver mais rico, espcies mais exigentes podero ser plantadas, reiniciando a sucesso. poca de plantio: o plantio, por mudas ou sementes, deve ser, geralmente, no incio do perodo das chuvas. possvel tambm implantar uma agrofloresta no final do perodo chuvoso, mas necessrio irrigar. Nesse caso, recomenda-se a implantao com hortalias para garantir a produo inicial e justificar a irrigao.
21

Muvuca ou mistura de sementes: As rvores so semeadas em alta densidade, de modo que se estabeleam 10 rvores por m2 (metro quadrado). As sementes das rvores, aps a quebra de dormncia, so misturadas com terra e umedecida, na consistncia de uma farofa, que ento distribuda, em linhas, no terreno. Para uma boa distribuio no campo, a mistura de sementes, por exemplo, que tenha sido preparada para 6 linhas de plantio, pode ser dividida em 6 montinhos, de modo que, a cada linha, um montinho ser distribudo.

Distribuio da muvuca

Distribuio da muvuca

As sementes das rvores podem germinar facilmente ou demorar muito tempo para germinar, o que chamado de dormncia. Essa uma estratgia das plantas para que as sementes sobrevivam por muito tempo no cho, esperando as melhores condies ambientais para germinar. Para acelerar a germinao existem maneiras de se "quebrar a dormncia" das sementes. Para as sementes duras recomen-

da-se lixar, ralar ou cortar com cuidado a casca da semente, criando uma pequena abertura. O corte deve ser feito sempre no lado oposto ao arilo (arilo o "olho" de onde vai sair o broto). Outra estratgia dar um choque trmico na semente, colocando-a por 1 minuto em gua quente (at 80C) e jogando-a em gua fria na seqncia. Para todos os casos se recomenda deixar a semente 24 horas em gua antes de plantar, temperatura ambiente, para que a gua seja absorvida pela semente. Sementes: a coleta de sementes de uma determinada espcie de rvore deve ser feita de vrios indivduos, distantes entre si, em diferentes locais. Dessa forma se evita o cruzamento entre rvoresirms, o que enfraqueceria as plantas com o passar do tempo. Plantio de estacas: muitas plantas pegam por estacas, como amora, gliricdia, caj, seriguela, hibisco, margarido, dentre outras. Para se ter sucesso no pegamento da estaca importante preparla com cuidado para que no rache, com o corte feito com faco bem afiado. Na parte de cima da estaca deve ser feito um corte inclinado, e na parte de baixo deve ser feita uma ponta para que, ao ser enfiada no solo, a casca da estaca no se despregue da madeira. Outro detalhe aprofundar 1/3 do tamanho da estaca, de maneira um pouco inclinada, com o cuidado de manter a direo correta da

estaca (folhas para cima e razes para baixo). Depois de fincar, no bater na estaca para no ficar frouxa. Espaamento: Recomenda-se que as espcies agrcolas (culturas anuais e semi-perenes) sejam plantadas no mesmo espaamento tecnicamente recomendado como se fosse plantar em monocultivos (ver quadro em anexo). As rvores devero ser plantadas, preferencialmente por sementes, em alta densidade (10 rvores por metro quadrado). Cobertura do solo: o material resultante das podas deve ser devidamente picado e depositado sobre o solo, cuidando-se para colocar o material mais lenhoso em contato com o solo e organizado no sentido contrrio ao escoamento da gua da chuva. Manejo do aceiro: Quando uma agrofloresta for implantada ao lado de uma mata, rvores j adultas ou vegetao envelhecida, importante que se faa o manejo do aceiro, ou seja, uma poda nas rvores do entorno ou corte do capim, para que no haja interferncia negativa das rvores j adultas ou plantas envelhecidas sobre a rea nova, em crescimento. Alm disso, essa prtica pode evitar incndios acidentais e contribui para enriquecer a rea de agrofloresta com a matria orgnica do manejo do aceiro.

22

Captulo IV -

MANEJO: como fazer e suas implicaes


Poda: a poda deve ser feita para rejuvenescer o sistema, na medida em que as plantas podadas vo rebrotar e as plantas prximas geralmente respondem positivamente a essa interveno. Alm disso, permite a entrada de luz e fornece matria orgnica, que protege o solo e o mantm vivo. O critrio para a poda deve ser a sucesso. Assim, quando um galho est seco, ou mesmo afetado por insetos ou alguma doena, ou ento quando a planta est mostrando sinais de velhice, ela deve ser podada, considerando-se o seu estrato, o formato da copa e a relao com as outras plantas que esto prximas. Em primeiro lugar, recomenda-se usar a sensibilidade: a poda tem que resultar em uma rvore mais vigorosa, no contexto adequado em relao s outras espcies. Devemos respeitar sua forma original, mas podemos direcion-la para atender as nossas necessidades investindo na subida quando queremos madeira ou aumentando o tamanho da copa quando queremos mais frutos. Devemos comear podando tudo o que velho ou est atacado por formigas e outros bichos; depois se poda os ramos que esto voltados para baixo, no muito saudveis ou atrofiados. Com a poda procura-se arejar e proporcionar maior entrada de luz. Alm disso, a qualidade da operao de poda muito importante para garantir a perfeita rebrota da planta. Para tanto se deve cuidar para que o galho no lasque ou rache, e isso se consegue com o auxlio de uma serra (quando o galho grosso) ou faco bem afiado, em movimento de baixo para cima (quando o galho mais fino). O material da poda deve ser picado e depositado, preferencialmente ao p de alguma planta (sem encostar no caule) e cobrindo bem o solo, logo aps ter sido
23

O sucesso das agroflorestas depende da implantao adequada e do manejo. Os erros na implantao, como falta de espcies e plantio pouco adensado, assim como falta de manejo ou manejo inadequado podem acarretar mais trabalho com controle de plantas espontneas (chamadas daninhas), baixa produo, problemas com pragas e doenas, dentre outros. Para comear nossa conversa sobre o manejo em agrofloresta, lanamos as seguintes questes: 1. Por que lutamos contra o mato? 2. Que danos causam os agrotxicos e como produzir bem sem utiliz-los? 3. Por que menos provvel ter pragas e doenas no SAF? 4. Que prticas de manejo se realizam numa agrofloresta? 5. Que vantagens uma agrofloresta apresenta para a famlia? 6. Como a agrofloresta pode diminuir os riscos econmicos? O manejo importante para que as plantas possam ter as condies timas para se desenvolver, para que o solo fique sempre coberto e cheio de vida e para que se tenha uma boa produo. Com um manejo adequado pode-se acelerar a sucesso numa agrofloresta. O manejo consiste basicamente em: Capina seletiva: as plantas herbceas, de incio da sucesso, que j se encontram velhas ou maduras, so arrancadas ou cortadas e depositadas sobre o solo, deixando aquelas ainda jovens, mais avanadas na sucesso.

feita a capina seletiva no local. No se reco-menda depositar o material orgnico em cima das plantas vivas. Quando uma rvore j cumpriu o seu papel na sucesso e outra, que vai durar mais tempo, est bem desenvolvida, a primeira pode ser cortada embaixo e seu tronco e galhos podem ser utilizados para lenha, madeira ou mouro, ou ento todo o seu material depositado sobre o solo. Tambm quando necessrio ralear as rvores, por estarem em alta densidade, se corta bem embaixo e pode-se aproveitar a madeira ou ento organizar a matria orgnica para cobrir bem o solo.

trida, assim como acontece com a gente, fica muito mais sujeita ao ataque de insetos e doenas. Esperamos que possamos at viver mais. Hoje, com veneno temos menos vida. A vai dar vida pra gente e pras prximas geraes Sinais de ataque de insetos e doenas, bem como sintomas de deficincia ou morte de indivduos devem ser observados, considerando que podem ser explicados, por exemplo, pela presena da planta num contexto no adequado ou falha no manejo. Chamamos de pragas porque no entendemos como o sistema funciona. As "pragas" mostram o que est errado. Quando se plantam mudas isoladas ou mesmo sementes sem as plantas de vida curta crescendo juntas, as formigas cortam. As formigas cortadeiras podem no ser um problema srio para plantas que naturalmente aparecem na rea, mas geralmente so fatais para mudas plantadas. As formigas muitas vezes cortam plantas que no esto em condies favorveis ao seu desenvolvimento (quando est a pleno sol e de sombra, quando falta matria orgnica no solo, etc). Assim, antes de combater as formigas preciso entender porque elas esto cortando as mudas. A formiga atacou a mandioca, o guandu. A causa foi o trator, que tirou a matria orgnica (antes tinha capim). Formiga gosta de terra descoberta. A falta de chuva, o plantio tarde tambm atrapalhou. A gente usou cal virgem pra combater a formiga Embora no se utilize veneno na agrofloresta, pode haver problemas com a aplicao de veneno que feita pelo o vizinho. Nesse caso, a melhor forma de resolver esse problema fazer com que o vizinho no use mais veneno, presenteando-o com produo da agroflores-

Na agrofloresta mudamos nossa idia com relao s pragas e doenas

Numa agrofloresta bem manejada e diversificada praticamente no h problemas com "pragas" e doenas. Existem insetos e fungos na agrofloresta, mas eles convivem com as plantas sem causar prejuzos. A diversificao de espcies possibilita maior sade das plantas e um ambiente favorvel para pssaros e insetos que se alimentam dos insetos considerados pragas. As plantas que no servem pra ns, servem de alimento para as pragas, que no atacam as plantas que queremos Os agrotxicos (herbicidas, inseticidas, fungicidas, nematicidas) contaminam os alimentos, prejudicam a sade de quem consome os alimentos e de quem aplica o veneno, contaminam o solo e a gua, matam animais e microorganismos do solo, podem gerar novas pragas e aumentar a resistncia naquelas que j so problema, elevam o custo de produo, dentre outros males. H a necessidade dos agrotxicos nas monoculturas porque so plantios simplificados, sem biodiversidade, criando um ambiente desequilibrado. Alm disso, as plantas adubadas com fertilizantes qumicos apresentam desequilbrio nutricional. Planta mal nu-

24

ta, convidando-o para visitar o seu plantio e conversando com ele sobre os problemas dos agrotxicos e as alternativas para no precisar usar. Enquanto essa transformao mais lenta est em curso, vale a pena fazer quebra-ventos para evitar que o veneno aplicado no vizinho chegue at a sua rea com o vento. Se tudo isso no der resultado, ento o jeito apelar para a justia, como aconteceu no assentamento Sep, pois o herbicida utilizado nos grandes plantios de cana, aplicado por avio, estava afetando os plantios dos assentados, como foi dito: O veneno dos usineiros est madurando mamo e banana.

e manejos necessrios na agrofloresta. Geralmente o momento do manejo na colheita. muito mais gratificante manejar tendo produo como retorno do que capinar ou aplicar veneno sem levar nada para casa. Plantando tudo junto economiza-se rea e trabalho para manuteno e produz-se muito mais numa rea bem menor. Com isso a gente v que no precisa ter muita terra para ter qualidade de vida As plantas cumprem a funo delas: cuidar da terra, da natureza e da gente Cultivando uma pequena rea podemos ter mais cuidado. Damos mais conta de cuidar de um pedacinho com vrias plantas juntas e elas nos retornam com o cuidado que temos com elas

Agrofloresta diminui o risco econmico, otimiza o trabalho e beneficia a famlia

Na agrofloresta, como nos quintais, a produo diversificada. Assim, a famlia no vai depender do supermercado para se alimentar. Alm disso, garante que o alimento da famlia seja de qualidade. Tambm a famlia pode se beneficiar das plantas medicinais, alm de matria-prima para artesanato, mel e outros produtos. Tendo uma boa alimentao e com acesso s plantas medicinais, a famlia ter muito mais sade, tendo muito menos gasto com farmcia e atendimento mdico. Se tivermos alimentao saudvel, teremos povos fortes e um pas crescendo O excedente da produo pode ser vendido. Nesse caso, menor o risco econmico porque, por exemplo, quando um produto est com preo baixo, ou aparece algum problema como alguma doena ou praga em alguma cultura, o agricultor tem opo de comercializar outros produtos. Outra vantagem que a mo-de-obra pode ser distribuda ao longo do ano, nas diversas colheitas

A produtividade da Agrofloresta

A agrofloresta pode ter um custo maior na implantao, pela grande demanda de mo-de-obra e necessidade de sementes e mudas (abacaxi, banana, etc.) ao mesmo tempo. Mas na verdade como se vrios hectares de monocultivo, de cada cultura, fossem plantados ao mesmo tempo em uma rea bem menor. A demanda por mo-de-obra para o manejo, em relao quantidade de espcies cultivadas, bem menor, pois com o mesmo trabalho o agricultor cuida de muitas espcies ao mesmo tempo. Uma agrofloresta bem implantada e com manejo adequado pode ser bem produtiva e ao longo do tempo praticamente no h necessidade de capina, pois as plantas ocupam de forma tima o espao. Ernst d o exemplo de sua experincia com agrofloresta na Mata Atlntica da Bahia: na mesma rea em que produziria 4 toneladas de milho, posso produzir
25

30 toneladas de pupunha, que seria plantada juntamente com as jaqueiras, que dariam mais 27 toneladas de produo e por baixo delas haveria ainda as bananeiras, produzindo mais 6 toneladas. Devemos considerar ainda que as 4 toneladas de milho precisariam de insumos (combustvel para mquina, fertilizantes e agrotxicos) que teriam que ser renovados todos os anos. Na mesma rea de agrofloresta, o solo melhoraria a cada ano, e 20 anos depois estaramos tambm retirando a madeira de muitas espcies, inclusive da jaqueira, que muito boa, alm do palmito da pupunha. O importante fazer as coisas pensando no benefcio de todos, na vida. O dinheiro vem como conseqncia. Colheremos os frutos no belo jardim que esse planeta se agirmos a favor da vida e assim podemos viver com abundncia. Os p r i n c i p a i s i n s u m o s nesse sistema de produo so sementes, conhecimento e mo-de-obra. Esse tipo de agricultura contribui para a autonomia dos agricultores familiares, e utiliza basicamente insumos locais. importante a rea estar perto da casa Quando a rea est perto da casa mais fcil acompanhar o desenvolvimento das plantas no dia a dia. A prtica de mutires sempre indicada para a implantao e manejo do SAF. Geralmente a demanda por mode-obra concentrada no momento de implantao. As aes de manejo demandam conhecimento sobre as espcies, observao e preciso, como uma jardinagem. O conhecimento sobre as espcies tem outro aspecto interessante: quanto mais o(a) agricultor(a) conhece a espcie e seu uso, mais retorno pode ter do SAF, seja para uso da famlia (alimentao, medicamentos, artesanato), seja para alimentao dos animais, seja para o uso de espcies como repelentes de insetos ou atrativas de fauna, seja para o mercado.
26

Ter uma bela rea de SAF, produtiva, que protege a terra, a gua, a vida, que alimenta a famlia, j uma grande coisa, mas importante ir mais alm... Que tal pensar agora sobre: 1. Como viabilizar a comercializao dos produtos agroflorestais? 2. O que fazer para que os produtos da agrofloresta tenham mais valor e sejam vendidos pelo preo justo? 3. Como depender menos da assistncia tcnica? 4. Como envolver a famlia na agrofloresta? 5. Como conquistar mais companheiros para produzir em agrofloresta? 6. Como resolver o problema de contaminao por agrotxicos de vizinhos prximo aos SAFs? Ao beneficiar a produo o produto passa a valer mais e pode ser armazenado, evitando que se estrague caso demore para encontrar um bom comprador. A venda direta ao consumidor, nas feiras livres, em pontos de comercializao ou entrega de cestas, cria um vnculo entre produtor e consumidor. gratificante para o consumidor conhecer quem produz o seu alimento, saber que produzido com qualidade e que est contribuindo para a vida da famlia no campo. Da mesma forma, gratificante para os produtores, conhecer quem se alimenta de seus produtos, saber dos gostos e sentir que o consumidor est satisfeito com os produtos. Alm dis-so, sem o atravessador, se consegue maior valor de venda para os produtos. muito importante pensar em toda a cadeia produtiva: do sistema de produo ao mercado, comercializando os produtos com preo justo. Para isso a organizao social fundamental. Quando se est organizado em um grupo de agricultores, mais garantida a entrega dos produtos em

prazos regulares e em quantidades estabelecidas. Com a organizao tudo fica mais fcil. Alm de se ter o benefcio, por exemplo, das prticas dos mutires para implantao e manejo dos SAFs, se tem maior poder de barganha na venda dos produtos, pois a fora do grupo na negociao para a venda de maiores quantidades garante melhores preos. importante envolver toda a famlia, assim, alm de todos poderem contribuir, um estmulo a mais, pois trabalhar sozinho e sem o apoio da famlia desanima.

Como conquistar outros companheiros para fazer agrofloresta? Mostrar que d certo fazendo. No desanimar. Incentivar. Passar as experincias, passar as fotos. Cativar, pegar pela mo no comeo... Para ampliar e melhorar as prticas agroecolgicas, envolvendo mais pessoas. Conversar sobre os problemas e como podemos reverter essa situao de destruio, procurando envolver o maior nmero de pessoas possvel na sua comunidade e municpio; Procurar sensibilizar a todos; Aproveitar e valorizar as aes interessantes com relao proteo do meio ambiente e prticas agroecolgicas que j esto acontecendo na comunidade, estimulando com dias de campo, troca de experincias entre agricultores, visitas s reas de agrofloresta, organizando mutires, etc.; Aprender fazendo: experimentar, observar e divulgar resultados. Todos ns podemos ser pesquisadores e contribuir com novos conhecimentos e experincias. Divulgue os resultados de suas aes sobre agrofloresta, informaes sobre espcies, sementes, etc; Procurar e divulgar as informaes dessa cartilha e outras; Procurar apoio tcnico e os companheiros para trocar experincias. Vamos agora ver algumas experincias que foram desenvolvidas neste projeto, nos Assentamentos Sep Tiaraju e Pirituba. E vamos ver tambm um pouco de duas experincias mais antigas (Fazenda So Luiz e Cooperafloresta), visitadas pelos assentados durante o projeto, e que foram muito importantes para a troca de conhecimentos e para ganhar confiana. Pois como cantou nosso companheiro Agnaldo, Agrofloresta, eu acredito!

Como mobilizar e envolver as pessoas para a prtica de agrofloresta?

Para fortalecer a prtica agroecolgica, conquistar os companheiros e envolver os vizinhos muito importante. Vale lembrar que s se d valor quando se conhece. Por isso, o acesso informao fundamental. importante que as pessoas reflitam sobre sua realidade e se sintam capazes de transform-la, se no justa, se est destruindo a vida, se dificulta a vida das pessoas... Parar para pensar por que importante produzir conservando a natureza, considerar-se parte da natureza... Compreender que sem gua boa (e em quantidade), sem terra produtiva, sem autonomia, sem sade, sem conhecimento, dependendo das empresas, contaminando o ambiente, todos vo sofrer: os seres humanos, os animais, as plantas, os rios... e o futuro no ser dos melhores. Esse conhecimento ainda est em construo. Que tal convidar os companheiros a serem parceiros nessa empreitada, experimentando e aprendendo com os erros e acertos? preciso querer ousar! Cada um de ns pode fazer a nossa parte e tambm procurar envolver outras pessoas, sensibilizando e informando. Seguem algumas dicas de como podemos agir:

27

Captulo V -

experincias nos assentamentos


meio Ambiente, em parceria com o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) e com os movimentos sociais, props o planejamento coletivo e a implantao de uma rea com sistema agroflorestal no assentamento, denominada Unidade de Observao Participativa (UOP).

Experincia com Agrofloresta no Assentamento Sep Tiaraj

O Assentamento Sep Tiaraj est localizado nos municpios de Serrana e Serra Azul, distante aproximadamente 30 km da cidade de Ribeiro Preto. A rea tem um total de 814 ha, ocupada historicamente pela cultura da cana-de-acar. O assentamento foi criado oficialmente no ano de 2004, atendendo a 80 famlias, hoje organizadas social e politicamente em quarto ncleos - Chico Mendes, Dandara, Zumbi dos Palmares e Paulo Freire. Durante o processo de luta pela terra, numa regio conhecida como "capital do agronegcio", onde predomina a monocultura de cana e as grandes usinas de acar e lcool, os trabalhadores rurais sem terra desde a primeira ocupao na rea, em 2001, tiveram a preocupao ambiental como uma questo central para o futuro assentamento. Neste processo, nasceu e se desenvolveu a idia de transformar o assentamento em um assentamento agroecolgico, definido oficialmente como um Projeto de Desenvolvimento Sustentvel (PDS). Um projeto que, alm de garantir a reproduo scio-econmica destas famlias, dando-lhes dignidade e esperana, com qualidade de vida, possa recuperar e preservar o meio ambiente degradado por mais de quarenta anos contnuos de monocultura canavieira. O Sep um osis no meio da cana Para somar esforos na busca de alternativas viveis para o Sep-Tiaraju, em 2005, a partir do projeto Capacitao scio-ambiental para construo de projetos de desenvolvimento sustentvel em assentamentos rurais no estado de So Paulo, a Embrapa
28

Planejamento - desenho do SAF

Implantao da UOP

Antes disso, foram realizados diversos cursos sobre princpios agroecolgicos, manejos de solos e agrofloresta. Tambm foi realizada uma visita dos agricultores aos SAFs da Fazenda So Luiz, em So Joaquim da Barra. Finalmente, aps uma ampla discusso em grupo que contou com a presena de mais de 60 agri-

cultores e agricultoras assentadas, foi feita a escolha dos desenhos a serem colocados em prtica. E no dia 01 de fevereiro de 2006, a UOP foi implantada em sistema de mutiro, em uma rea coletiva do assentamento, com 0,25ha. O plantio foi feito todo sem a aplicao de corretivos ou fertilizantes. Diversas espcies de adubos verdes, como feijo guandu, crota-lria e feijo-de-porco foram inseridos para auxiliar a recuperao do solo, juntamente com culturas de ciclo curto, como milho, mandioca, batata-doce e outras tantas espcies de rvores frutferas e florestais, dentre elas: mamo, abacate, jaca, manga, graviola, caju, goiaba, jabuticaba, tamarindo, ip, paineira, cedro, jatob, jequitib etc. Espcies de rpido crescimento como a jurubeba, fumo-bravo, embaba, guapuruvu, que exercem importante funo "criando" as plantas de crescimento mais lento e

de vida mais longa, tambm foram plantadas. No total, foram 55 espcies de plantas. As culturas escolhidas pelos agricultores como prioritrias ("carros-chefe") para fonte de renda foram a banana e o caf, sendo esse plantado apenas no segundo ano. Durante as prticas na rea, realizadas ao longo do ano, e sempre em mutiro, houve momentos importantes de trocas e aprendizado em grupo. Alm de conhecer tcnicas de cultivo em sistemas agroflorestais, agricultores, agricultoras, jovens e at crianas tiveram oportunidade de observar mais de perto a forma como diferentes espcies de plantas e animais se desenvolvem juntas e se relacionam. As vivncias proporcionaram tambm confraternizao e fortalecimento do coletivo.

Plantio de sementes...

... mudas...

... e estacas

29

Implantao da UOP

Implantao da UOP

Me sinto privilegiado ao praticar agroflorestas no prprio assentamento e ter troca de conhecimentos no dia a dia A partir desse projeto, com a realizao de encontros, oficinas e dias de campo na agrofloresta do Sep, alm de uma importante visita experincia da Cooperafloresta, em Barra do Turvo, o

trabalho foi se consolidando e algumas famlias assentadas adotaram os SAFs como principal sistema produtivo nos lotes individuais. a opo mais rica que encontrei. H variedade num pequeno espao Hoje, agricultores falam de suas experincias cer-

D. Arlinda colhe feijo de porco

"Est dando certo".

Agnaldo mostra divresidade do sistema

Dirceu aposta nas frutferas

30

Experincia com Agrofloresta no Assentamento Pirituba

Grupo do Sep-Tiaraju

O projeto Capacitao scio-ambiental para construo de projetos de desenvolvimento sustentvel em assentamentos rurais no estado de So Paulo tambm teve atuao em Itapeva, onde os assentamentos possuem relevante importncia poltica por serem as primeiras reas do estado de So Paulo destinadas reforma agrria. A regio marcada pela produo de gros em grandes reas de monocultivo e o pequeno produtor enfrenta o desafio de viabilizar sistemas produtivos sustentveis que garantam a manuteno da agricultura familiar com qualidade de vida. O assentamento Pirituba conta com uma rea de aproximadamente 8 mil hectares, divididos em seis agrovilas, totalizando mais de 350 famlias assentadas. Dentre elas, a famlia do Sr. Joo Pereira - mais conhecido como Joo Boeiro - D. Eva e seus filhos, vinha buscando, j h algum tempo, alternativas que pudessem sustent-los na terra. Ou trabalhamos de forma inteligente ou seramos expulsos mais uma vez. Ento resolvemos cuidar do que a gente tem A famlia do agricultor j havia decidido investir em frutas e alguns animais, diversificar a produo. A apareceu esse projeto do SAF. Ns tnhamos nosso projeto, era mais ou menos um SAF A rea de Joo Boeiro foi eleita para servir como referncia do projeto desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente em parceria com o INCRA na regio pelo motivo da famlia estar aberta a experimentar uma forma diferente de trabalhar a terra e
31

tos de que esto fazendo a escolha por uma vida saudvel, visando mesa farta, diversidade e qualidade dos produtos, recuperao do ambiente degradado, alm de estabilidade econmica. Esse sistema favorece a biodiversidade O assentamento vem produzindo uma grande variedade de produtos e os agricultores esto trabalhando para obter a certificao como produtores orgnicos. As portas do mercado se abrem e as perspectivas do Sep-Tiaraju so de desenvolvimento rumo sustentabilidade, tornando-se um exemplo da viabilidade social, econmica e ambiental dos projetos de assentamento de reforma agrria no estado de So Paulo.

O mundo que todo mundo pode desenhar nele muito mais forte. Vrios desenhos, vrias mensagens, e muito mais forte com diversidade, no que nem esse mundo, s com cana. Todo mundo deu opinio. No desenho que a gente vive, s alguns desenham o desenho de todos, o mundo de todos. Magia: agrofloresta cabe o que todo mundo imagina que d para criar

Planejamento

D. Eva planta muda de paineira

disposta a compartilhar os aprendizados com a comunidade. Visitas de grupos de pessoas com idias diferentes que podiam ajudar. No seramos sozinhos. Ia juntar o conhecimento de todo mundo Em fevereiro de 2006, aps discusso e planejamento em grupo, a Unidade de Observao Participativa foi implantada numa rea de aproximadamente 0,6ha, contando com o plantio de diversas espcies de fruteiras, rvores nativas e adubos verdes, totalizando 96 espcies de plantas. As principais culturas agrcolas utilizadas para fins econmicos foram o abacaxi, a banana e o caf.

Para o aprendizado a partir do desenvolvimento da rea experimental, o projeto possibilitou cursos, encontros e dias de campo que contaram com a participao de outros assentados e parceiros. Nesses eventos, tanto a famlia do Sr. Joo como outros interessados, juntamente com os tcnicos e colaboradores, puderam trocar aprendizados tericos e prticos sobre como manejar um sistema baseado em princpios agroecolgicos. Deu uma sacudida em ns. Queramos ficar na nossa, de repente o projeto tinha vrios parceiros. Pensamos: vai mudar tudo. Todo o conhecimento que ns tnhamos somou o conhecimento com eles e os que vo vir tambm

Implantao do SAF

Implantao do SAF

32

Aprendizado em grupo

Aprendizado em grupo

Aula de campo para alunos da Escola de Agroecologia: " muito bom aprender na prtica"

Grupo da Pirituba

Com o passar do tempo e a boa dedicao ao trabalho, Joo e sua famlia ampliaram a rea de SAF, que atualmente j passa de 1ha. Dela j puderam colher milho, mandioca, feijo guandu, feijo de porco, girassol e uma boa quantidade de abacaxis. Sr. Joo espera agora pela produo de bananas e futuramente ter muitas outras frutas como manga, abacate, atemia, alm de madeira.

Alm da rea de SAF, a famlia adotou os princpios agroecolgicos em toda a rea de produo, batizada como Morada do Curupira. Joo no utiliza adubos qumicos ou agrotxicos e aposta nos adubos verdes e na cobertura do solo com matria orgnica como forma de melhorar a terra. As prprias plantas que esto ali garantem que o solo continue melhorando

"Uma planta no atrapalha a outra...

... , elas vivem juntas".

33

Praticando desde cedo

Praticando desde cedo

A famlia est investindo tambm na criao de porcos e os animais recebem tratamento de luxo com produtos orgnicos como mandioca, milho e restos de bananeira do SAF, alm de frutas do pomar. H 24 anos vivendo no assentamento, o casal procura envolver os filhos Juvncio, Jonas e Ernesto na rotina do stio. Consciente de que a terra no apenas um meio de produo, mas tambm fonte de vida para as geraes futuras, Joo revela que o mais importante do SAF que os filhos possam acompanhar a produo, colher os frutos e garantir a continuidade do trabalho numa terra frtil e produtiva. Algumas outras famlias na Pirituba j adotaram os SAFs em quintais como forma de diversificar a produo e consumir produtos com

mais qualidade. Na medida que observam que muitas espcies podem se desenvolver juntas num pequeno espao, vo criando confiana para, aos poucos, buscarem a transio do modelo produtivo rumo sustentabilidade. Agrofloresta incluir o homem de novo na terra Joo Boeiro e sua famlia desfrutam de uma vida saudvel na Morada do Curupira, trabalhando juntos, plantando e colhendo bons frutos. So exemplo de mudana e fonte de inspirao para quem ainda resiste crer na construo de um mundo melhor. No basta ter idia e ficar no vazio, tem que tomar atitude

Praticando desde cedo

Joo Boeiro e D. Eva: satisfao

34

Captulo VI -

visitas a experincias com agrofloresta


Em 1996 nasceu o Grupo Mutiro Agroflorestal, com pessoas que na poca estavam iniciando sua caminhada na busca de aprendizados e trocas de experincias em agrofloresta. Foram muitos mutires de plantios e manejos nas agroflorestas espalhadas em diversos lugares, um deles a Fazenda So Luiz, em So Joaquim da Barra, So Paulo. Na Fazenda So Luiz, iniciamos em 1997 a primeira rea agroflorestal e com os anos fomos aprendendo diversas lies, entre erros e acertos, e ampliando as reas em novas experincias a cada ano. Iniciamos os plantios e experincias agroflorestais numa estratgia de planejar a paisagem unindo fragmentos de florestas, criando as matas ciliares ainda inexistentes, formando quebra ventos, e plantando faixas no meio da cultura da cana para promover diversidade na rea agrcola. Abaixo anotamos algumas de nossas experincias e aprendizados: Em uma rea na beira do rio, onde a mata ciliar precisava ser recuperada, plantamos agrofloresta e colhemos feijo, milho, guandu, chuchu, maracuj, banana, etc. nos primeiros anos, enquanto as rvores, plantadas de mudas e estacas, cresciam. O feijo guandu e as bananeiras ajudaram dando muita biomassa para melhorar a terra. Plantamos rvores de vrios tipos, das que crescem mais rpido, como pau plvora, embaba e gliricdia, at as que crescem lentamente como o jequitib, pau brasil, jatob, etc. Por ser uma rea ciliar, animais e espcies nativas da vizinhana foram rapidamente ocupando a rea e, com quatro anos, a rea foi "abandonada" pois j estava formada uma mata ciliar com estrutura florestal e alta biodiversidade.
35

A sensibilizao de agricultoras e agricultores assentados se deu desde o incio do projeto por meio de encontros e discusses sobre o atual mo-delo de agricultura e a proposta de uma nova maneira de produzir e viver, tema que j est na pauta das discusses dos movimentos sociais h um bom tempo. A proposta da agrofloresta surge como alternativa prtica para dar incio caminhada dessa mudana e comprovar que ela possvel. Foi com esse objetivo que o projeto proporcionou visitas de intercmbio experincias de SAFs onde j se colhem bons frutos do trabalho e constrem um ambiente mais belo e saudvel. As visitas foram aos agricultores da Cooperafloresta, em Barra do Turvo - SP, e Fazenda So Luiz, em So Joaquim da Barra - SP. As vivncias garantiram momentos de grande inspirao e aprendizado. Quase todas as palavras se resumem em agroecologia. O entusiasmo nasceu aqui, o sonho nasceu na fazenda So Luiz e cresceu em Barra do Turvo, estamos lutando na terra da gente

Fazenda So Luiz - So Joaquim da Barra / SP (por Denise Amador e Rodrigo Junqueira - proprietrios)

A agrofloresta sempre fez muito sentido para ns desde que a conhecemos: biodiversidade, terra coberta, rvores promovendo um ar condicionado natural, infiltrao da gua no solo... Parece que mesmo o que h de melhor para a agricultura tropical, neste nosso clima quente e de chuvas muito fortes.

Borda da mata antes da poda

Borda da mata depois da poda

Na bordadura de uma mata, a agrofloresta foi implantada com a inteno de proteger a floresta. A experincia foi iniciada em 2000, plantada na rea de cultivo de cana-de-acar. Escolhemos o caf como carro-chefe de produo, tendo a colheita de milho e feijo guandu no incio, e planejamos colher madeira em longo prazo. Sentimos a ausncia de plantas do futuro e o plantio foi adensado em outros momentos. Em uma rea localizada prxima ao chiqueiro, a agrofloresta foi plantada em 2004 e a rea foi expandida em 2005 na poca da visita do grupo do Sep fazenda. Experimentamos um esquema de plantio em faixas - faixas adensadas com bananas, frutferas diversas, palmeiras e rvores plantadas de sementes; e vos entre as faixas, de 6 a 20 metros de largura, para o plantio de culturas como soja, milho, mandioca e feijo, de forma mecanizada, com adubao e tratamento orgnico, alm de hortalias nos primeiros anos. Com o tempo, as faixas diversificadas ficaram com porte

alto e sombrearam mais os vos, e comeamos a plantar sistemas mais completos e diversificados com caf, abacaxi, teca, inhame, etc. Essa combinao permitiu uma rea maior e bem manejada; A partir da necessidade de plantio de um grande nmero de rvores nas reas agroflorestais, iniciamos um trabalho de coleta de sementes florestais. Cada vez mais vimos a vantagem de plantar as sementes direto em vez das mudas, mais caras, trabalhosas e frgeis. A semeadura direta permite uma grande densidade de plantas que uma prtica importante da agrofloresta para ter diversidade de espcies e o rpido recobrimento do solo. Comeamos a identificar as rvores matrizes (que do boa quantidade de sementes e so sadias) na fazenda e na regio e acompanhar a frutificao para fazer as coletas. Estas observaes nos permitem tambm conhecer mais as espcies em seus ambien-

Plantio mecanizado entre linhas

Aula sobre sementes

36

Plantio em faixas em 2004

Expanso da rea em 2005

Sensibilizao do grupo do Sep

Sensibilizao do grupo do Sep

tes naturais. Aps as coletas dos frutos das rvores necessrio fazer o beneficiamento, para retirar as sementes dos frutos, e o armazenamento feito em garrafas pet, s vezes usando p de folhas de eucalipto ou p de aafro para afastar os carunchos. Na fazenda, aproximadamente 150 espcies so conhecidas, coletadas e plantadas. Na Fazenda realizamos um trabalho de educao ambiental chamado Arte na Terra. Recebemos grupos diversos para sensibilizao para a questo ambiental com prticas e vivncias junto natureza e agrofloresta. Vemos na agrofloresta uma

ferramenta muito importante para trabalhar valores como cooperao, diversidade, incluso, e promover o reencontro das pessoas com a natureza. A agrofloresta valorizou a fazenda atraindo muitos grupos para conhecerem as experincias agroflorestais. O grupo de agricultores do assentamento SepTiaraju visitou as reas de agrofloresta da Fazenda So Luiz em novembro de 2005. As reas visitadas mostram um pouco das experincias destes 11 anos de trabalho.
Para saber mais: www.fazendasaoluiz.com

Sensibilizao do grupo do Sep

37

Cooperafloresta - Barra do Turvo / SP

mana acontecem mutires agroflorestais nas unidades de produo. O produto de maior destaque a banana, seguida por outras frutas e hortalias. Os agricultores tambm trabalham com processamento, fazendo banana-passa e balas de banana. Uma parte da produo da Cooperafloresta vai para o consumo das famlias e o excedente, cerca de 70% da produo, comercializado nas feiras livres. Todos os produtos possuem o selo Ecovida de certifica-o participativa. A visita em Barra do Turvo ocorreu em setembro de 2006, quando agricultores e agricultoras do Sep-Tiaraju e da Pirituba puderam ver de perto um pouco do trabalho realizado pela Cooperafloresta.

A Cooperafloresta uma associao de agricultores familiares que desenvolve trabalhos com sistemas agroflorestais h cerca de 10 anos em Barra do Turvo-SP e Adrianpolis-PR, no Vale do Ribeira. Conta com aproximadamente 70 famlias que vm melhorando sua renda e se tornando autosuficientes em produo de alimentos pela prtica da agrofloresta. Alm disso, reas degradadas esto se transformando novamente em florestas e o solo que j estava improdutivo fica mais rico a cada dia. A organizao da associao chama a ateno: os trabalhos so realizados em conjunto e a cada se-

Foi um choque, como se tivssemos ido para outro planeta, bem melhor que o nosso

Orientados pelos produtores agroflorestais e agentes multiplicadores Sidney e Sezefredo, a vivncia foi repleta de explicaes, observao e trabalho. Muito aprendizado na prtica.

Aprendemos tambm como plantar banana: cortar a parte de cima, plantar os olhos, ver se no tem broca 38

Terra viva. Massa para alimentar a terra. Teoria junto com prtica

Aprendemos a fazer a muvuca. As rvores ficam perto uma das outras. Nenhuma planta atrapalha a outra Antes eu achava que rvores s serviam para cortar e para queimar. Hoje eu acho rvore mais importante que mandioca e eu planto muitas

39

As folhas de bananeira e de rvores eles pe de alimento para a terra Depois da visita a Barra do Turvo o SAF mudou

Como conscientizar os outros? Falando e fazendo

Para saber mais:

www.cooperafloresta.org.br

www.ecovida.org.br

40

Leitura recomendada
CAPTUL O I As veias abertas da Amrica Latina - Eduardo Galeano. 30. edio. Traduo de Galeno de Freitas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Os Sete Saberes necessrios Educao do Futuro - Edgar Morin, So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2002. A ferro e fogo: a histria e a devastao da Mata Atlntica brasileira Warren Dean, So Paulo: Companhia das Letras, 1996. O negcio ser pequeno: Small is beautiful - E. F. Schumacher, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. CAPTUL O II Agricultura e Florestas: princpios de uma interao vital - Jorge Vivan, Guaba: Agropecuria, 1998. Homem e Natureza: Cultura na Agricultura - Ernst Gtsch, Recife: Centro Sabi, 1995. Agricultura agroflorestal ou agrofloresta - Joseilton Evangelista de Sousa, Recife: Centro Sabi, 2000. Agrofloresta: um novo jeito de fazer agricultura - Kurt Habermeier e Avanildo Duque da Silva, Recife: Centro Sabi, 2000. Gaia: cura para um planeta doente - James Lovelock. Editora: Pensamento-Cultrix, 2006, 192 pginas. Onde conhecer mais sobr e SAF Assentamento Pirituba - Itapeva / SP Assentamento Sep-Tiaraju - Ribeiro Preto / SP Centro Sabi - Recife / PE www.centrosabia.org.br Cooperafloresta - Barra do Turvo / SP www.cooperafloresta.org.br Fazenda So Luiz - So Joaquim da Barra / SP www.fazendasaoluiz.com Oca Brasil - Alto Paraso de Gois / GO www.ocabrasil.org.br www.agrofloresta.net
41

ANEXO -

tabela de espcies

Essa tabela uma tentativa de organizar as espcies da agrofloresta pelo tempo de vida. Os estratos (rasteiro - R, baixo - B, mdio - M, alto - A e emergente - E) devem ser considerados tanto na implantao do sistema (para se ter um sistema completo) quanto no manejo.
Tempo de vida Espaamento recomendado para planta adulta melancia 2,0 x 1,0 maxixe 0,3 x 0,3 melo 2,0 x 0,5 agrio 0,2 x 0,2 feijo de moita 0,5 x 0,2 abbora 3,0 x 2,0 couve flor 0,6 x 0,8 brcolis 0,6 x 0,6 pimento 0,5 x 0,5 espinafre 0,4 x 0,4 pepino 2,0 x 1,0 tomate 1,0 x 0,5 quiabo 1,0 x 0,5 girassol 1,0 x 0,5 gergelim 1,0 x 0,2 Espcies ervilha feijo trepador fava milho hortel batata doce gengibre falso aafro inhame taioba araruta abacaxi couve alfavaca jil mandioca mamona chuchu 0,4 x 0,2 1,0 x 0,5 1,0 x 0,5 1,0 x 1,0 0,3 x 0,3 0,8 x 0,3 0,7 x 0,3 0,5 x 0,3 1,2 x 0,7 1,0 x 0,6 0,8 x 0,3 1,0 x 0,4 0,8 x 0,5 0,5 x 0,3 1,0 x 1,0 1,0 x 1,0 3,0 x 2,0 5,0 x 5,0 42 Colheita 80 a 100 dias 60 a 70 dias 60 a 75 dias 40 a 60 dias 50 a 70 dias 3 a 5 meses 90 a 100 dias 3 a 4 meses 100 a 150 dias 80 dias 60 a 80 dias 100 dias 60 a 80 dias 100 a 130 dias 90 a 110 dias 65 dias vagem e 110 a 130 dias gros secos 60 a 90 dias varivel de 4 a 9 meses gros secos 3 meses milho verde e 4 meses gros 4 meses 110 a 160 dias 10 a 12 meses 6 a 9 meses 3 meses 5 meses 11 a 12 meses 22 a 24 meses 12 meses 3 meses 80 a 100 dias existem diferentes variedades que produzem em tempos diferentes 4 meses 3 a 4 meses Estrato
(altura relativa)

At 6 meses

R R R B B B M M M M R ou M M A A A A A A E R R B B B B B B A M M A E A

At 3 anos

Tempo de vida

At 10 anos

At 50 anos

Mais que 50 anos

Espaamento recomendado para planta adulta Banana pacov 3,0 x 3,0 banana da terra 3,0 x 3,0 banana angola 3,0 x 2,0 ou maranho banana nanico 2,0 x 2,0 mamo 3,5 x 2,0 maracuj 2,0 x 3,0 urucum 6,0 x 3,0 ing 7,0 x 7,0 cana-de-aucar 1,0 x 0,08 banana ourinho 3,0 x 2,0 banana prata 3,0 x 3,0 banana ma 3,0 x 2,0 graviola* 6,0 X 6,0 abacate 8,0 x 9,0 pinha 4,0 x 2,0 laranja 6,0 x 3,0 limo 7,0 x 5,0 lima 7,0 x 4,0 tangerina 6,0 x 4,0 carambola 4,0 x 4,0 goiaba* 7,0 x 7,0 seriguela 8,0 x 6,0 caqui 7,0 x 6,0 ara-boi 4,0 x 4,0 mangaba 6,0 x 4,0 pupunha 6,0 x 6,0 nspera 8,0 x 6,0 cabeludinha 5,0 x 4,0 acerola* 4,0 x 4,0 caf 2,0 x 1,0 jabuticaba 6,0 x 6,0 a 10,0 x 10,0 cacau 3,0 x 3,0 juara 2,0 x 1,0 jambo rosa 12,0 x 12,0 tamarindo 10,0 x 10,0 cajamanga 10,0 x 12,0 caj 10,0 x 12,0 cupuau 5,0 x 5,0 noz macadmica 8,0 x 5,0 noz pec 10,0 x 10,0 manga 10,0 x 8,0 pra 5,0 x 4,0 pssego 6,0 x 4,0 mangosto 8,0 x 6,0 Espcies ameixa vermelha abiu figo* 6,0 x 5,0 10,0 x 8,0 3,0 x 2,0 43

Colheita 13 a 14 meses 20 meses 13 a 14 meses 9 a 10 meses 9 a 12 meses 6 a 9 meses 12 a 18 meses 2 anos 10 a 15 meses 18 meses 13 a 14 meses 10 meses 3 a 4 anos 3 anos 2 anos 3 anos 3 anos 3 anos 3 a 4 anos 4 a 5 anos 3 anos 1 a 2 anos (estaca) 3 anos 2 anos 5 a 6 anos 4 anos (frutos) 2 a3 anos (enxerto) 5 anos 2 anos 3 anos 4 a 8 anos 3 anos 12 anos 3 anos 7 a 8 anos 5 anos 5 anos 4 anos 5 anos 8 anos 3 anos 4 anos 3 anos (enxerto) 4 (enxerto) a 10 anos 7 anos 4 anos 3 anos

Estrato
(altura relativa)

A A A A E A M A E A A A A A A A A B M M A A A M A E A M A B B B A A A A A M A A A A A M A A A

Tempo de vida

Espcies grumixama jaca lichia cco uvaia pitanga rambutan seringueira caju* fruta-po tamarindo

Espaamento recomendado para planta adulta 5,0 x 4,0 10,0 x 8,0 10,0 x 10,0 9,0 x 9,0 5,0 x 4,0 4,0 x 5,0 7,0 x 3,0 10,0 x 4,0 10,0 x 8,0 8,0 x 8,0 10,0 x 10,0

Colheita 5 anos 5 a 6 anos 4 (enxertada) a 10 anos 3 anos 2 anos 4 (enxerto) a 10 anos 8 anos 2 anos 3 a 5 anos 12 anos

Estrato
(altura relativa)

M A A E M A A A E A A

Mais que 50 anos

* recomenda-se que as espcies sejam plantadas nas bordas da agrofloresta ou, se forem plantadas dentro, sabe-se que tero seu tempo de vida reduzido. Tratam-se de espcies de porte mais baixo e que precisam de pleno sol para produzirem bem. Obs: O tempo de vida relativo, pois depende das condies que as plantas encontram para se desenvolver. Essas informaes ainda esto em construo, pois demanda ainda pesquisa e observao.

Segue tabela dos estratos ocupados por algumas outras espcies:

Tempo de vida At 10 anos

Espcies sangra d'gua fumo-bravo jurubeba embiruu murici pimenta de macaco mandioco landi calabura aoita cavalo amora farinha seca capororoca mutambo embauba quapiruvu Ing mirim Jacarand mimoso pau viola peito de pombo 44

Estrato
(altura relativa)

E A A A A A E A A E A A A A/E E E A A A A

At 50 anos

Tempo de vida

Espcies dedaleiro marinheiro baba de boi saguaraji vermelho canela tingui taboca indai amburana ip jatob copaba peroba rosa cedro tamboril jeriv sapucaia angico aroeira cabreuva canafstula gliricdia jequitib pau d'alho pau ferro paineira mirindiba guatambu guarit buriti pitomba jambolo rom* seringueira jenipapo baru

Estrato
(altura relativa)

Mais de 50 anos

M A A A A A A A A A/E E A E A E A A E A A A A E E A A A M A E A A A A A A

45

46

Copyright 2008, Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria Superintendncia Regional de So Paulo - SR (08) Rua Dr. Braslio Machado, 203 - So Paulo - SP - CEP 01230-906 Tel: (11) 3823-8523 www.incra.gov.br/saopaulo acs.spo@spo.incra.gov.br Superintendente Regional do INCRA em So Paulo Raimundo Pires Silva Assessoria de Comunicao Social Alexei Tomasi, Ansia J. Mirabili, Cristina Sato, Fernanda Higa, Helton Ribeiro, Mnica Quiquinato e Rogrio Mirabili

You might also like