You are on page 1of 8

INSTITUTO FEDERAL DO PAIU IFPI CURSO TCNICO EM ELETROTCNICA DISCIPLINA AUTOMAO - TURMA 395

CONTACTORES E BOTOEIRAS

ALUNOS: ALAN JORGE BRANDO 20101ELT0347 PRISCA SOBREIRA 20101ELT0339

TERESINA/2013

Introduo

Todo acionamento eltrico, alm de contar com proteo adequada, deve ter ainda dispositivos que permitam a sua ligao e desligamento, sem risco para o operador. Os dispositivos de comando, de acionamento e controle so constitudos por chaves, algumas aptas a interromper ou ligar circuitos com cargas (disjuntores), outras perfazendo essas funes somente sem cargas (seccionadoras). Em muitas aplicaes deve-se executar o comando automaticamente ou distncia. Essas duas funes so executadas pelos contatores. Botoeiras As botoeiras so chaves especiais utilizadas para comando de circuitos com contatores. So acionadas atravs de presso, retornando seus contatos ao seu estado de repouso (NA/NF1) quando liberadas. Podem possuir diversos contatos. As botoeiras so acionadas atravs de comando manual, ou seja, atravs do operador.
Figura 1.1: Botoeira.

NA contato normalmente aberto; NF contato normalmente fechado.

Existem dois tipos de chaves botoeiras: Chave de Impulso o ativada quando o boto pressionado e desativada quando o boto solto, sendo a desativao feita por uma mola interna.

Chave de Trava o O boto de trava ativado quando pressionado, e se mantm ativado quando liberado. Para desativ-lo necessrio pression-lo uma segunda vez. Dentro das chaves h dois tipos de contatos: Contato normalmente aberto (NA); o Sua posio original aberta; o Ramais de motores ou de carga (altas correntes). o Os contatos destinados aos prprios comandos denominam-se auxiliares que suportam baixas intensidades de corrente e no podem ser aplicados em circuitos de carga.
o

A sua marcao feita por dois dgitos (N sequencial do contato/cdigo da funo - auxiliares NA 3-4).

Contato normalmente fechado (NF); o Sua posio original fechada, ou seja, permanece fechado at que seja aplicada uma fora externa. o Marcao feita por dois dgitos (N sequencial do contato/cdigo da funo -auxiliares NF so 1 e 2.
Figura 1.2: Contatos NA e NF sem reteno.

Chave com Reteno ou Trava

O acionamento da chave liga/desliga retentivo, ou seja, a chave ligada por um movimento mecnico e os contatos permanecem na posio alterada at que a chave seja acionada no sentido contrrio.
Figura 1.3: Contatos com reteno.

O retorno dessa chave situao anterior somente acontece com um novo acionamento. Aplicao de Chaves do Tipo Botoeira A chave do tipo botoeira usada em controle de motores, nos quais ela serve para partir, parar, inverter e acelerar a rotao. usada tipicamente em acionamento de campainha e segurana de motores. Est disponvel em vrias cores, identificaes, formatos, tamanhos e especificaes. Contatores So equipamentos de chaveamento e manobra com atuao por meios eletromagnticos, com comando local ou distncia. No so equipamentos de proteo, devendo ser utilizados em conjunto com fusveis. As principais partes componentes dos contatores so:

Contatos principais (ou de fora); Contatos auxiliares; Circuito eletromagntico.

Os contatos principais tm por finalidade realizar o fechamento ou abertura do circuito principal, atravs do qual a corrente eltrica transportada s cargas. Os contatos auxiliares so utilizados nos circuitos de comando. O nmero de contatos auxiliares varivel de acordo com o contator. Possibilitam diversas

configuraes de projetos de circuitos de comando. Podem ser classificados em diferentes tipos:


Normais: possibilitam vrias combinaes de contatos NA e NF; Temporizados: contatos com retardo de fechamento ou abertura; Contatos cc: utilizados em corrente contnua; Com memria: utilizados quando o estado de operao deve ser mantido, tanto em caso de falta de alimentao como em pausa no processo. Possibilita o retorno das atividades exatamente do ponto em que parou.

Os contatores so chamados de desenergizados quando nenhuma corrente passa por sua bobina. Nesta situao seus contatos encontram-se em suas posies normais (normalmente abertos NA ou normalmente fechados NF). Quando uma corrente percorre a bobina de um contator surge uma fora eletromagntica que faz com que os contatos alterem suas posies. (os NA fecham e os NF abrem). A Figura 2 ilustra o exposto.
Figura 2: Contator desenergizado e energizado.

Funcionamento do contator em associao com uma botoeira A Figura 3 apresenta um circuito de comando que conta com uma botoeira e um contator. Na Figura est representada uma fonte que deve alimentar uma carga atravs de um contator. Os botes L e D so, respectivamente, os contatos NA e NF da botoeira.

Note que existe um contato auxiliar S4 do contator em paralelo com o NA da botoeira. Este contato de fundamental importncia para um comando adequado em uma associao botoeira contator e recebe o nome de selo.
Figura 3: Circuito de comando com botoeira e contator desernegizado.

A Figura 4 retrata o momento em que a botoeira acionada.


Figura 4: Acionamento da botoeira.

Nota-se que aps a ligao da botoeira (acionamento de L), surge um caminho para uma corrente eltrica que passa a fluir pelo circuito. Essa corrente, como retrata a Figura 4, ir percorrer a bobina do contator e produzir uma fora eletromagntica que far com que os contatos alterem suas posies originais (abram ou fechem). A Figura 5 mostra um contator com seus contatos j acionados.
Figura 5: Contator energizado.

Pela Figura 5 percebe-se que os contatos do contator mudaram sua posio inicial: do estado aberto passaram para o estado fechado. Isso permite que a fonte passe a alimentar a carga (um motor, por exemplo). Focando a ateno na botoeira, nota-se que o contato L voltou a posio NA. Porm o fluxo de corrente permanece atravs do contato auxilar S4 do contator. Caso no fosse utilizado esse contato auxiliar para realizar essa funo, o contator seria desligado aps a interrupo da presso sobre a botoeira. Por isso o nome de selo: ele garante um caminho para a corrente aps o inccio da energizao do contator. A Figura 6 apresenta o esquema unifilar de um circuito de comando com botoeira e contator.
Figura 6: Esquema unifilar de um circuito de comando com botoeira e contator.

You might also like