You are on page 1of 64

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL EM EXERCCIOS

Objetivo: Fornecer, atravs de exerccios, a reviso dos temas mais recorrentes sobre a estrutura e composio do Sistema Financeiro Nacional nas ltimas provas de Conhecimentos Bancrios de Concursos Pblicos.

Provas utilizadas neste curso:

Tcnico Bancrio CEF Cesgranrio - 2012 Escriturrio BB Cesgranrio 2012 Escriturrio BB FCC 2011.1 Escriturrio BB FCC 2011.2 Escriturrio BB FCC 2011.3 Escriturrio BB FCC 2010 Escriturrio BB Cesgranrio 2010 Escriturrio BRB Cespe 2010 Tcnico Bancrio Basa Cespe 2010 Escriturrio BB Cespe 2009

Questes

01. (Cespe Banco do Brasil 2009) O SFN atua na intermediao financeira, ou seja, no processo pelo qual os agentes que esto superavitrios, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitrios, com falta de dinheiro.

A principal funo do sistema financeiro nacional fazer essa intermediao entre os fluxos monetrios dos agentes superavitrios e deficitrios. Item CERTO.

02. (FCC Banco do Brasil 2011.3) O Sistema Financeiro Nacional integrado por

a) Ministrios da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto. b) Secretaria do Tesouro Nacional e Conselho Monetrio Nacional. c) rgos normativos, entidades supervisoras e operadores. d) Receita Federal do Brasil e Comisso de Valores Mobilirios. e) Secretarias estaduais da Fazenda e Ministrio da Fazenda.
Os rgos normativos, como o prprio nome sugere, so aqueles que criam normas para limitar e coordenar as aes dos demais agentes do SFN. Atualmente, o CMN (Conselho Monetrio Nacional), o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e o CNPC (Conselho Nacional de Previdncia Complementar) representam os rgos normativos. As entidades supervisoras, por sua vez, so aquelas que supervisionam as operaes realizadas pelas instituies financeiras, empresas e pessoas que formam o SFN, aplicando penalidades, inclusive, quando as normas so desrespeitadas. O Bacen (Banco Central do Brasil), a CVM (Comisso de Valores Mobilirios), a SUSEP (Superintendncia de Seguros Privados) e a Previc (Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar) compem a estrutura de superviso do SFN. Os Operadores, por fim, representam os agentes que executam as atividades relacionadas ao sistema. Como, por, exemplo, Instituies financeiras captadoras de depsitos vista, entidades abertas ou fechadas de previdncia complementar e sociedades seguradoras. Portanto, a alternativa C a correta. O SFN formado por rgos normativos, entidades supervisoras e operadores.

03. (FCC Banco do Brasil 2011.2) O Sistema Financeiro Nacional tem na sua composio, como entidade supervisora,

a) a Caixa Econmica Federal. b) o Banco Central do Brasil. c) o Banco da Amaznia. d) o Banco do Nordeste. e) o Banco do Brasil.
De acordo com o exposto nos comentrios questo 02, a nica alternativa que atende o enunciado a B, todas as demais trazem operadores do SFN.

04. (Cespe BB 2009) A rea normativa do SFN tem como rgo mximo o Banco Central do Brasil ( BACEN ).
Questo simples e direta. Os rgos mximos do SFN na rea normativa so os Conselhos (CMN, CNSP e CNPC).

05. (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) constitudo por todas as instituies financeiras pblicas ou privadas existentes no pas e seu rgo normativo mximo o(a)

a) Banco Central do Brasil. b) Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. c) Conselho Monetrio Nacional. d) Ministrio da Fazenda. e) Caixa Econmica Federal.
O rgo normativo mximo quando se trata de instituies financeiras o CMN. A alternativa C est correta. Esquematizando: RGO NORMATIVO MXIMO CMN Instituies financeiras captadoras de depsitos vista, Demais instituies financeiras, Bancos de Cmbio, Bolsas de valores, OPERADORES

Bolsas de mercadorias e futuros e Outros intermedirios financeiros e administradores de recursos de terceiros. CNSP Resseguradores, Sociedades seguradoras, sociedades de

capitalizao e Entidades abertas de previdncia complementar. CNPC Entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso).

06. (Cespe Basa 2010) Dos trs ministros que compem o CMN, um deles o ministro da Fazenda.
Questo interessante. O CMN nacional composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente do Conselho), Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e Presidente do Banco Central. Apesar de, no primeiro momento, parecer equivocada a meno a trs ministros, o presidente do BACEN possui status de ministro. Item CERTO.

07. (FCC BB 2011.1) O Conselho Monetrio Nacional (CMN) integrado pelo Ministro da Fazenda,

a) Presidente do Banco Central do Brasil e Presidente da Comisso de Valores Mobilirios. b) Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e Presidente do Banco Central do Brasil. c) Presidente do Banco Central do Brasil e membros do Comit de Poltica Monetria. d) Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e Presidente do Banco Central do Brasil. e) Presidente do Banco do Brasil e Presidente da Caixa Econmica Federal.
Podemos observar como a composio do CMN exigida em concursos. O CMN nacional composto pelo Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento (ou Planejamento, Oramento e Gesto, como afirma a questo) e Presidente do Banco Central. O gabarito a alternativa B.

08 . (Cespe Basa 2010) As resolues que regulam o SFN so editadas pelo CMN.

Questo simples e direta. O SFN regulado pelo CMN por meio de resolues. Item Certo.

09. (Cespe BB 2009) As funes do CMN incluem: adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia e regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos.
Todas as funes apresentadas no item referem-se realmente ao CMN. Item CERTO.

10. (Cespe BB 2009) O CMN o rgo formulador da poltica da moeda e do crdito, devendo atuar at mesmo no sentido de promover o

aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, com vistas maior eficincia do sistema de pagamentos e de mobilizao de recursos.
Exatamente como dispe a lei n. 4595/64. Item CERTO.

11. (Cesgranrio BB 2012) O Sistema Financeiro Nacional formado por um conjunto de instituies voltadas para a gesto da poltica monetria do Governo Federal, cujo rgo deliberativo mximo o Conselho Monetrio Nacional. As funes do Conselho Monetrio Nacional so

a) assessorar o Ministrio da Fazenda na criao de polticas oramentrias de longo prazo e verificar os nveis de moedas estrangeiras em circulao no pas. b) definir a estratgia da Casa da Moeda, estabelecer o equilbrio das contas pblicas e fiscalizar as entidades polticas. c) estabelecer as diretrizes gerais das polticas monetria, cambial e creditcia; regular as condies de constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras e disciplinar os instrumentos das polticas monetria e cambial. d) fornecer crdito a pequenas, mdias e grandes empresas do pas, e fomentar o crescimento da economia interna a fim de gerar um equilbrio nas contas pblicas, na balana comercial e, consequentemente, na poltica cambial.

e) secretariar e assessorar o Sistema Financeiro Nacional, organizando as sesses deliberativas de crdito e mantendo seu arquivo histrico.
Dentre as alternativas apresentadas, a nica que apresenta respaldo na legislao a alternativa C.

12. (FCC Banco do Brasil 2011.2) A funo de zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras autorizadas a funcionar no Pas

a) da Federao Brasileira de Bancos. b) do Fundo Garantidor de Crdito. c) da Comisso de Valores Mobilirios. d) do Ministrio da Fazenda. e) do Conselho Monetrio Nacional.
O CMN o responsvel por zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras autorizadas a funcionar no Pas, portanto a alternativa E encontra-se correta. Cuidado! comum muitos candidatos atriburem, erroneamente, essa funo ao BACEN.

13. (Cespe BRB 2010) Ao Conselho Monetrio Nacional (CMN) incumbe expedir normas gerais de contabilidade e estatstica a serem observadas pelas instituies financeiras.
CORRETO. O enunciado est em consonncia com o inc. XII, do art. 4, da lei 4595/64. Dica: Quanto as atribuies e competncias dos rgos que estruturam o SFN no h muito segredo, o candidato ter que ler e reler inmeras vezes, essa repetio que fixar os conceitos e trar a to sonhada aprovao.

14. (Cespe Caixa 2010) A Lei n. 4.595/1964, alterada pela Lei n. 6.045/1974, dispe sobre as competncias do CMN. De acordo com essa lei, compete ao CMN

a) determinar as caractersticas gerais, exclusivamente, das cdulas e dos tributos. b) coordenar sua prpria poltica com a de investimentos dos governos federal, estadual e municipal. c) autorizar as emisses de papel-moeda. d) disciplinar o crdito em determinadas modalidades. e) fixar diretrizes e normas da poltica internacional.
O CMN responsvel por autorizar a emisso de papel moeda. Enquanto o BACEN o responsvel pela emisso de acordo com os critrios estabelecidos na autorizao do CMN. Com isso chegamos ao gabarito, altenativa C.

15. (Cespe BB 2009) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social uma das principais entidades supervisoras.
Como visto anteriormente, as entidades supervisoras do SFN so BACEN, CVM, SUSEP e PREVIC. O BNDES um dos operadores do sistema. Item ERRADO.

16. (Cespe Basa 2010) No que se refere superviso bancria e regulao prudencial, o BACEN subordina-se s decises do Conselho Monetrio Nacional ( CMN ).
O BACEN o principal executor das orientaes do CMN e supervisionado por este. Item CERTO.

17. (Cesgranrio Caixa 2012) O Sistema Financeiro Nacional composto por diversas entidades, dentre as quais os rgos normativos, os operadores e as entidades supervisoras. A entidade responsvel pela fiscalizao das instituies financeiras e pela autorizao do seu funcionamento o

a) Banco Central do Brasil b) Conselho Monetrio Nacional c) Fundo Monetrio Internacional d) Conselho Nacional de Seguros Privados

e) Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES)

O BACEN sediado em Braslia e tem representaes nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Cear e Par. Dentre suas atribuies encontram-se: exercer a fiscalizao das instituies financeiras e autorizar o funcionamento das instituies financeiras. Gabarito, letra A.

18. (Cespe Basa 2010) O Banco da Amaznia S.A. supervisionado, no que se refere s operaes de crdito que realiza, exclusivamente pela Comisso de Valores Mobilirios.

Quem exerce o controle de crdito e a fiscalizao das instituies financeiras o BACEN. A superviso pela CVM ocorre quando instituio atuar no mercado de capitais. Item ERRADO

19. (Cespe Caixa 2010) Ao exercer as suas atribuies, o BACEN cumpre funes de competncia privativa.

A respeito dessas funes, julgue os itens subsequentes.

I Ao realizar as operaes de redesconto s instituies financeiras, o BACEN cumpre a funo de banco dos bancos. II Ao emitir meio circulante, o BACEN cumpre a funo de banco emissor. III Ao ser o depositrio das reservas oficiais e ouro, o BACEN cumpre a funo de banqueiro do governo. IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinmica operacional, de todas as instituies financeiras, o BACEN cumpre a funo de gestor do Sistema Financeiro Nacional. V Ao determinar, por meio do Comit de Poltica Monetria ( COPOM ), a taxa de juros de referncia para as operaes de um dia ( taxa SELIC ), o BACEN cumpre a funo de executor da poltica fiscal. Esto certos apenas os itens

a) I, II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, II, IV e V. d) I, III, IV e V. e) II, III, IV e V.


Questo interessante, uma verdadeira aula. Todos os itens, com exceo do item V, representam funes de competncia privativa do BACEN, pois, ao determinar, por meio do COPOM, a taxa de juros, o BACEN cumpre funo de executor da poltica monetria e no da poltica fiscal, a qual de responsabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional.

20. (FCC Banco do Brasil 2011.3) O Banco Central do Brasil tem como atribuio

a) receber os recolhimentos compulsrios dos bancos. b) garantir a liquidez dos ttulos de emisso do Tesouro Nacional. c) acompanhar as transaes em bolsas de valores. d) assegurar o resgate dos contratos de previdncia privada. e) fiscalizar os repasses de recursos pelo BNDES.
atribuio do BACEN receber recolhimentos compulsrios e voluntrios das instituies financeiras e bancrias. Gabarito, letra A.

21. (Cespe BB 2009) Alm de autorizar o funcionamento e exercer a fiscalizao das instituies financeiras, emitir moeda e executar os servios do meio circulante, compete tambm ao BACEN traar as polticas econmicas, das quais o CMN o principal rgo executor.
Apesar das atribuies elencadas no item realmente pertencerem ao BACEN, este que principal executor das polticas do CMN, e no o contrrio, como afirma a questo. Item ERRADO.

22. (Cespe BB 2009) As atribuies do BACEN incluem: estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras, vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas.

Verdadeira aula. Estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras, vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas so atribuies do BACEN.

23 (Cespe Caixa 2010) A Lei n. 6.385/1976 criou a Comisso de Valores Mobilirios ( CVM ), entidade autrquica em regime especial, vinculada ao Ministrio da Fazenda, com personalidade jurdica e patrimnio prprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo - vedada a reconduo -, estabilidade de seus dirigentes, alm de autonomia financeira e oramentria.

Com relao aos membros do colegiado da CVM, assinale a opo que apresenta, respectivamente, o tempo de durao do mandato de cada um e a proporo de membros que deve ser renovada anualmente.

a) dois anos metade

b) trs anos um tero

c) quatro anos um quarto

d) cinco anos um quinto

e) seis anos um sexto


O art. 6 da lei 6385/76 estabalece que a Comisso de Valores Mobilirios ser administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputao e reconhecida

competncia em matria de mercado de capitais. Em conformidade com o pargrafo primeiro, o mandato dos dirigentes da Comisso ser de cinco anos, vedada a reconduo, devendo ser renovado a cada ano um quinto dos membros do Colegiado.

Gabarito: letra D.

24. (Cespe BB 2009) Realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras e regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis so as atribuies do BACEN.
CORRETO. Segundo a lei 4595/64, as operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras e a regulao da execuo da compensao de cheques e outros papis so atribuies do BACEN.

25. (FCC Banco do Brasil 2011.3) A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) tem atribuio de

a) efetuar o controle dos capitais estrangeiros. b) fiscalizar a auditoria de companhias fechadas. c) estabelecer condies para a posse em quaisquer cargos de administrao de instituies financeiras. d) orientar as aplicaes fora do pas dos recursos das instituies financeiras. e) conceder registro para negociao em bolsa e no mercado de balco.
As Bolsas de Valores, as Bolsas de Mercadorias e Futuros, as entidades do mercado de balco organizado e as entidades de compensao e liquidao de operaes com valores mobilirios tero autonomia administrativa, financeira e patrimonial, operando sob a superviso da Comisso de Valores Mobilirios.

Gabarito: Letra E

26. (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direo do Conselho Monetrio Nacional e tem por finalidade bsica

a) normatizao e controle do mercado de valores mobilirios. b) compra e venda de aes no mercado da Bolsa de Valores. c) fiscalizao das empresas de capital fechado. d) captao de recursos no mercado internacional

e) manuteno da poltica monetria.


A CVM responsvel por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do pas. O gabarito, portanto, a letra A.

27. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) Cada instituio do Sistema Financeiro Nacional desempenha funes de fundamental importncia para o equilbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo. A funo de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balco da

a) Casa da Moeda b) Caixa Econmica Federal c) Comisso de Valores Mobilirios (CVM) d) Secretaria da Receita Federal e) Superintendncia de Seguros Privados (Susep)
Dentre as atribuies da CVM, encontra-se assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco. Portanto, o gabarito a letra C.

28. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas tm de se associar para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, ento, as seguradoras, as corretoras de seguro, alm de algumas instituies encarregadas no s de fixar normas e polticas, mas tambm de regular e fiscalizar esse mercado. Com o surgimento de tal necessidade, qual instituio foi criada para, alm de fiscalizar as seguradoras e corretoras, tambm regulamentar as operaes de seguro, fixando as condies da aplice e dos planos de operao e valores de tarifas?

a) Seguradora Lder b) Cmara Especial de Seguros c) Superintendncia dos Seguros Privados d) Conselho Nacional de Seguros Privados

e) Instituto de Resseguros do Brasil


Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) - autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda - responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguro, previdncia privada aberta e capitalizao. Dentre suas atribuies esto regulamentar as operaes de seguro, fixando as condies da aplice e dos planos de operao e valores de tarifas.

Gabarito: letra C.

29. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) De acordo com a Lei no 4.595/1964, as Cooperativas de Crdito so equiparadas s demais instituies financeiras, e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O principal objetivo de uma Cooperativa de Crdito a

a) concesso de cartas de crdito, que estejam vinculadas a ttulos do Governo Federal, s demais instituies financeiras. b) fiscalizao das operaes de crdito realizadas pelas demais instituies financeiras. c) prestao de assistncia creditcia e de servios de natureza bancria a seus associados, em condies mais favorveis que as praticadas pelo mercado. d) prestao do servio de proteo ao crdito ao mercado financeiro, atuando principalmente como um Fundo Garantidor de Crdito. e) regulamentao da prestao do servio de concesso de crdito, realizado por pessoas fsicas associadas a uma determinada instituio financeira.
A principal finalidade de uma Cooperativa de Crdito prestar assistncia creditcia e servios de natureza bancria a seus associados, em condies mais favorveis que as praticadas pelo mercado. Gabarito, letra C.

30. (FCC Banco do Brasil 2011.1) As cooperativas de crdito se caracterizam por

a) atuao exclusiva no setor rural.

b) reteno obrigatria dos eventuais lucros auferidos com suas operaes. c) concesso de crdito a associados e ao pblico em geral, por meio de desconto de ttulos, emprstimos e financiamentos. d) captao, por meio de depsitos vista e a prazo, somente de associados, de emprstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras e de doaes. e) captao, por meio de depsitos vista e a prazo, de associados, de entidades de previdncia complementar e de sociedades seguradoras.
A alternativa D a nica que atende ao enunciado da questo. Maiores informaes sobre cooperativas de crdito podem ser obtidas no endereo

http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/coopcred.asp.

31. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) As instituies financeiras, controladas pelos Governos Estaduais, que fornecem crdito de mdio e longo prazos para as empresas de seus respectivos Estados so as(os)

a) Caixas Econmicas b) Cooperativas de Crdito c) Sociedades Distribuidoras d) Bancos Comerciais e) Bancos de Desenvolvimento
Segundo informaes do site do BACEN, bancos de desenvolvimento so instituies financeiras controladas pelos governos estaduais, e tm como objetivo precpuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessrios ao financiamento, a mdio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econmico e social do respectivo Estado. As operaes passivas so depsitos a prazo, emprstimos externos, emisso ou endosso de cdulas hipotecrias, emisso de cdulas pignoratcias de debntures e de Ttulos de Desenvolvimento Econmico. Gabarito: letra E.

32. (Cespe BB 2009) atribuio do CRSFN adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia, bem como regular os valores interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos.

O examinador buscou com esta questo derrubar o candidato mais desatento. As atribuies descritas so do CMN e no do CRSFN, conforme descreve a assertiva. Gabarito: ERRADO.

33. (FCC Banco do Brasil 2011.1) O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) um rgo colegiado, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda, que julga recursos

I. em segunda e ltima instncia administrativa. II. em primeira instncia, de decises do Banco Central do Brasil relativas a penalidades por infraes legislao cambial. III. de decises da Comisso de Valores Mobilirios relativas a penalidades por infraes legislao de capitais estrangeiros.

Est correto o que consta em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

Contra as penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN, pela CVM e pela Secretaria de Comrcio Exterior, as partes atingidas podem recorrer, em segunda e ltima instncia, no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Gabarito: letra A.

34. (FCC Banco do Brasil 2011.1) As Entidades Abertas de Previdncia Complementar caracterizam-se por

a) terem como rgo responsvel a Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar - PREVIC. b) no permitirem a portabilidade da proviso matemtica de benefcios a conceder. c) proporcionarem planos com benefcio de renda por sobrevivncia, renda por invalidez, penso por morte, peclio por morte e peclio por invalidez.

d) aceitarem contratao de planos previdencirios exclusivamente de forma individual. e) oferecerem planos destinados apenas a funcionrios de uma empresa ou grupo de empresas.

As Entidades Abertas de Previdncia Complementar caracterizam-se por proporcionarem planos com benefcio de renda por sobrevivncia, renda por invalidez, penso por morte, peclio por morte e peclio por invalidez. Gabarito: letra C.

35. (FCC Banco do Brasil 2011.2) Os planos de previdncia da modalidade Plano Gerador de Benefcio Livre (PGBL) so regulamentados

a) pela Comisso de Valores Mobilirios. b) pelo Banco Central do Brasil. c) pelo Conselho Monetrio Nacional. d) pela Superintendncia de Seguros Privados. e) pela Caixa Econmica Federal.
Os planos de previdncia da modalidade Plano Gerador de Benefcio Livre (PGBL) so regulamentados pela Superintendncia de Seguros Privados. O gabarito , portanto, letra D.

36. (FCC Banco do Brasil 2011.3) A Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar ( PREVIC )

a) fiscaliza as atividades dos fundos de penso. b) supervisiona as atividades das entidades de previdncia privada aberta. c) determina regras sobre aposentadoria dos trabalhadores. d) executa a arrecadao das contribuies previdencirias. e) uma autarquia vinculada ao Ministrio do Trabalho e Emprego.
A Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar ( PREVIC ) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social que fiscaliza as atividades das entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso).

Gabarito: Letra A.

37. (FCC Banco do Brasil 2011.2) O Comit de Poltica Monetria (COPOM)

a) divulga semanalmente a taxa de juros de curto prazo verificada no mercado financeiro. b) tem como objetivo cumprir as metas para a inflao definidas pela Presidncia da Repblica. c) composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil. d) tem suas decises homologadas pelo ministro da Fazenda. e) discute e determina a atuao do Banco Central do Brasil no mercado de cmbio.

De acordo com o site do BACEN, o Copom composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil: o presidente, que tem o voto de qualidade; e os diretores de Poltica Monetria, Poltica Econmica, Estudos Especiais, Assuntos

Internacionais, Normas e Organizao do Sistema Financeiro, Fiscalizao, Liquidaes e Desestatizao, e Administrao. Tambm participam do primeiro dia da reunio os chefes dos seguintes Departamentos do Banco Central: Departamento Econmico (Depec), Departamento de Operaes das Reservas Internacionais (Depin), Departamento de Operaes Bancrias e de Sistema de Pagamentos (Deban), Departamento de Operaes do Mercado Aberto (Demab), Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), alm do gerente-executivo da Gerncia-Executiva de Relacionamento com Investidores (Gerin). Integram ainda a primeira sesso de trabalhos trs consultores e o secretrio-executivo da Diretoria, o assessor de imprensa, o assessor especial e, sempre que convocados, outros chefes de departamento convidados a discorrer sobre assuntos de suas reas. Maiores informaes sobre o Copom podem ser obtidas no endereo http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST. Gabarito: letra C.

38. (FCC Banco do Brasil 2011.2) As sociedades de crdito, financiamento e investimento

a) captam recursos por meio de aceite e colocao de letras de cmbio. b) participam da distribuio de ttulos e valores mobilirios.

c) so especializadas na administrao de recursos de terceiros. d) desenvolvem operaes de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo. e) so instituies financeiras pblicas ou privadas.
As sociedades de crdito, financiamento e investimento, tambm conhecidas por financeiras, so instituies financeiras privadas que tm como objetivo bsico a realizao de financiamento para a aquisio de bens, servios e capital de giro. Devem ser constitudas sob a forma de sociedade annima e na sua denominao social deve constar a expresso "Crdito, Financiamento e Investimento". Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocao de Letras de Cmbio e Recibos de Depsitos Bancrios. Gabarito: letra A.

39. (FCC Banco do Brasil 2011.2) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), que oferece apoio por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisio de equipamentos e exportao de bens e servios,

a) banco mltiplo. b) empresa pblica federal. c) companhia de capital aberto. d) entidade de direito privado. e) subsidiria do Banco do Brasil.
Segundo o site do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), empresa pblica federal, hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realizao de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma poltica que inclui as dimenses social, regional e ambiental. A letra B o gabarito da questo. Para maiores informaes acesse www.bndes.gov.br.

40. (FCC Banco do Brasil 2011.2) Os depsitos de poupana constituem operaes passivas de

a) bancos de desenvolvimento. b) cooperativas centrais de crdito. c) bancos de investimento.

d) sociedades de crdito, financiamento e investimento. e) sociedades de crdito imobilirio.


As sociedades de crdito imobilirio so instituies financeiras criadas para atuar no financiamento habitacional. Constituem operaes passivas dessas instituies os depsitos de poupana, a emisso de letras e cdulas hipotecrias e depsitos interfinanceiros. Suas operaes ativas so: financiamento para construo de habitaes, abertura de crdito para compra ou construo de casa prpria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construo. Gabarito: letra E.

41. (FCC Banco do Brasil 2011.3) Para atuar no Sistema Financeiro Nacional os bancos estrangeiros dependem de

a) depsito prvio de garantias em dinheiro ou representado por ttulos pbicos. b) decreto do Poder Executivo. c) autorizao autnoma do Banco Central do Brasil. d) deciso do ministro da Fazenda. e) formalizao de tratado tributrio entre os pases.
Segundo o art. 18 da lei 4595, as instituies financeiras somente podero funcionar no Pas mediante prvia autorizao do Banco Central da Repblica do Brasil ou decreto do Poder Executivo, quando forem estrangeiras. Gabarito: letra B.

42. (FCC Banco do Brasil 2011.3) As agncias de fomento

a) atuam em mbito nacional. b) contratam depsitos interfinanceiros. c) desenvolvem atividades operacionais como os bancos mltiplos. d) financiam projetos nos estados onde tenham sede. e) dispem de instrumentos de captao de recursos a prazo junto ao pblico.
As agncias de fomento tm como objeto social a concesso de financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federao onde tenham sede. Devem ser constitudas sob a forma de sociedade annima de capital fechado e estar sob o controle de Unidade da Federao, sendo que cada Unidade s pode constituir uma agncia. Tais

entidades tm status de instituio financeira, mas no podem captar recursos junto ao pblico, recorrer ao redesconto, ter conta de reserva no Banco Central, contratar depsitos interfinanceiros na qualidade de depositante ou de depositria e nem ter participao societria em outras instituies financeiras. De sua denominao social deve constar a expresso "Agncia de Fomento" acrescida da indicao da Unidade da Federao Controladora. vedada a sua transformao em qualquer outro tipo de instituio integrante do Sistema Financeiro Nacional. As agncias de fomento devem constituir e manter, permanentemente, fundo de liquidez equivalente, no mnimo, a 10% do valor de suas obrigaes, a ser integralmente aplicado em ttulos pblicos federais (Resoluo CMN 2.828, de 2001). O gabarito, portanto, a letra B.

43. (FCC Banco do Brasil 2011.3) Uma das responsabilidades, dentre outras, de corretoras de seguros :

a) agenciamento da venda de seguros vinculado a uma seguradora. b) respeitar o capital mnimo estabelecido pela Superintendncia de Seguros Privados. c) garantir o pagamento de uma indenizao ao segurado e aos seus beneficirios. d) atuar com especializao em, no mximo, trs ramos de seguros. e) representao legal do segurado junto seguradora.
O cdigo civil, em seu art. 722, esclarece que pelo contrato de corretagem, uma pessoa, no ligada a outra em virtude de mandato, de prestao de servios ou por qualquer relao de dependncia, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negcios, conforme as instrues recebidas.

Gabarito: letra E

44. (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) A Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. Em relao a esse rgo, considere as atribuies abaixo. I Cumprir e fazer cumprir as deliberaes do Conselho Nacional de Seguros Privados.

II Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. III Regular e fiscalizar as operaes de compra e venda de aes e ttulos pblicos realizadas no mercado balco. IV Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao por meio de aporte de capital, quando necessrio. V Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao, em especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas.

So atribuies da SUSEP APENAS a) I, II e IV. b) I, II e V. c) III, IV e V. d) I, II, III e IV. e) II, III, IV e V.
Regular e fiscalizar as operaes de compra e venda de aes e ttulos pblicos realizadas no mercado balco CVM. Ora, a principal funo da SUSEP fiscalizatria, logo ilgico prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao por meio de aporte de capital, quando necessrio.

Gabarito: Letra B.

45. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) Compete Comisso de Valores Mobilirios CVM disciplinar as seguintes matrias:

I. registro de companhias abertas. II. execuo da poltica monetria.

III. registro e fiscalizao de fundos de investimento. IV. registro de distribuies de valores mobilirios. V. custdia de ttulos pblicos.

Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V.
Registro, custdia e liquidao de ttulos pblicos - SELIC Execuo da poltica monetria - BACEN. Gabarito: Letra C.

46. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) De acordo com as normas do Conselho Monetrio Nacional CMN, os bancos mltiplos devem ser constitudos com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas obrigatoriamente de

a) investimento. b) crdito, financiamento e investimento. c) crdito imobilirio. d) cmbio. e) arrendamento mercantil.


Os bancos mltiplos so instituies financeiras privadas ou pblicas que realizam as operaes ativas, passivas e acessrias das diversas instituies financeiras, por intermdio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crdito imobilirio, de arrendamento mercantil e de crdito, financiamento e investimento. Essas operaes esto sujeitas s mesmas normas legais e regulamentares aplicveis s instituies singulares correspondentes s suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poder ser operada por banco pblico. O banco mltiplo deve ser constitudo com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento, e ser organizado sob a forma de sociedade annima. As instituies com carteira comercial podem

captar depsitos vista. Na sua denominao social deve constar a expresso "Banco" (Resoluo CMN 2.099, de 1994). Gabarito: letra A.

47. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) O Comit de Poltica Monetria COPOM tem como objetivo: a) Reunir periodicamente os ministros da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto e o presidente do Banco Central do Brasil. b) Coletar as projees das instituies financeiras para a taxa de inflao. c) Divulgar mensalmente as taxas de juros de curto e longo prazos praticadas no mercado financeiro. d) Promover debates acerca da poltica monetria at que se alcance consenso sobre a taxa de juros de curto prazo a ser divulgada em ata. e) Implementar a poltica monetria e definir a meta da Taxa SELIC e seu eventual vis.
Formalmente, os objetivos do Copom so "implementar a poltica monetria, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual vis, e analisar o 'Relatrio de Inflao'". A taxa de juros fixada na reunio do Copom a meta para a Taxa Selic (taxa mdia dos financiamentos dirios, com lastro em ttulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidao e Custdia), a qual vigora por todo o perodo entre reunies ordinrias do Comit. Se for o caso, o Copom tambm pode definir o vis, que a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direo do vis, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reunies ordinrias. Mais informaes sobre COPOM em http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST.

Gabarito: letra E.

48. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) As entidades fechadas de previdncia complementar, tambm conhecidas como fundos de penso, so organizadas sob a forma de

a) fundos PGBL - Plano Gerador de Benefcio Livre. b) fundos VGBL - Vida Gerador de Benefcio Livre. c) empresas vinculadas ao Ministrio da Fazenda e fiscalizadas pela SUSEP Superintendncia de Seguros Privados.

d) planos que devem ser oferecidos a todos os colaboradores e que tambm podem ser adquiridos por pessoas que no tenham vnculo empregatcio com a empresa patrocinadora. e) fundao ou sociedade civil, sem fins lucrativos e acessveis,

exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas.


As entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso) so organizadas sob a forma de fundao ou sociedade civil, sem fins lucrativos e so acessveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas ou aos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, entes denominados patrocinadores ou aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. As entidades de previdncia fechada devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetrio Nacional, por meio da Resoluo 3.121, de 25 de setembro de 2003, no que tange aplicao dos recursos dos planos de benefcios. Tambm so regidas pela Lei Complementar 109, de 29 de maio de 2001. Mais informaes podero ser encontradas no endereo: www.previdenciasocial.gov.br. O gabarito, portanto, a letra E.

49. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES tem dentre seus objetivos o de

a) promover o desenvolvimento integrado das atividades agrcolas, industriais e de servios. b) controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto

funcionamento do mercado cambial. c) promover o crescimento e a diversificao das importaes. d) adquirir e financiar estoques de produo exportvel. e) executar, por conta do Banco Central, a compensao de cheques e outros papis.
Segundo o site do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), empresa pblica federal, hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realizao de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma poltica que inclui as dimenses social, regional e ambiental. O gabarito, portanto, a letra A.

50. (Cespe BB 2009) O SFN tem como rgo executivo central o BACEN, que estabelece normas a serem observadas pelo CMN.
Apesar do BACEN realmente ser o rgo executivo central do SFN, o CMN que estabelece as normas a serem observadas pelo BACEN. Gabarito: ERRADO.

51. (Cespe BRB 2010) Compete ao Banco Central do Brasil ( BACEN ), de acordo com a Lei n. 4.595/1964, regular a concorrncia entre instituies financeiras.
O BACEN o rgo responsvel por exercer a fiscalizao das instituies financeiras, portanto regula a concorrncia entre estas. Gabarito: CERTO.

52. (Cespe BRB 2010) A edio de atos regulamentares funo privativa do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), competindo

Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) atribuies exclusivamente executivas.


A SUSEP, como entidade supervisora, no exerce somente funes executivas. Atividades de fiscalizao, superviso, organizao no mbito das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao, Entidades de Previdncia Privada Aberta e Resseguradores so exercidas por ela. Gabarito: ERRADO.

53. (Cespe BRB -2010) O principal elemento que caracteriza os bancos comerciais a vedao de captar recursos junto ao pblico, em suas operaes passivas.
Ora, a possibilidade de captar recursos junto ao pblico, em suas operaes passiva, exatamente uma das caractersticas dos bancos comerciais. Gabarito: ERRADO.

54. (Cespe Basa 2010) As cooperativas de crdito no so classificadas como instituies financeiras e no esto autorizadas a realizar operaes de captao por meio de depsitos vista e a prazo de associados.
As cooperativas de crdito so instituies financeiras captadoras de depsito a vista. Gabarito: ERRADO.

55. (Cespe BB 2009) So consideradas instituies financeiras as pessoas jurdicas, pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, a intermediao ou a aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros.
Verdadeira aula. Gabarito: CERTO.

56. (Cespe BB 2009) O COPOM, constitudo no mbito do BACEN, tem como objetivo implementar as polticas econmica e tributria do governo federal.
Formalmente, os objetivos do Copom so "implementar a poltica monetria, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual vis, e analisar o 'Relatrio de Inflao'". Gabarito: ERRADO.

57. (Cespe BB 2009) Desde a adoo da sistemtica de metas para a inflao como diretriz de poltica monetria, as decises do COPOM visam cumprir as metas para a inflao definidas pelo CMN. Se as metas no forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, as providncias e o prazo para o retorno da taxa de inflao aos limites estabelecidos.
O decreto 3.088/99 estabelece que o Presidente do Banco Central do Brasil divulgar publicamente as razes do descumprimento, por meio de carta aberta ao Ministro de Estado da Fazenda, que dever conter: I - descrio detalhada das causas do descumprimento; II - providncias para assegurar o retorno da inflao aos limites estabelecidos; e III - o prazo no qual se espera que as providncias produzam efeito.

Pelas informaes constantes no site do BACEN, em 2004 foi a ltima vez que uma carta desta natureza foi divulgada. Gabarito: CERTO.

58. (Cespe BB 2009, adaptada) A CVM, autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n. 6.385/1976, um rgo normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado

mobilirio. correto afirmar que a CVM exerce a funo de assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios e a de estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios.
A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda responsvel por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do pas. Para este fim, exerce as funes de: assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; proteger os titulares de valores mobilirios; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao no mercado; assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e sobre as companhias que os tenham emitido; assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios; estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas. Mais informaes podero ser encontradas no endereo: www.cvm.gov.br. Gabarito: CERTO.

59. (Cespe BB 2009, adaptada) A CVM, autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n. 6.385/1976, um rgo normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio. correto afirmar que a CVM o rgo do SFN que se responsabiliza pela fiscalizao das operaes de cmbio e dos consrcios.
O BACEN o responsvel pela fiscalizao das operaes de cmbio e dos consrcios.

Gabarito: ERRADO.

60. (Cespe BB 2009, adaptada) A CVM, autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n. 6.385/1976, um rgo normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio. correto afirmar que a CVM tem como um de seus objetivos assegurar o acesso do pblico s informaes acerca dos valores mobilirios negociados, assim como s companhias que os tenham emitido.
De acordo com a lei que a criou, a Comisso de Valores Mobilirios exercer suas funes, a fim de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco;

proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobilirios; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao destinadas a criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo de valores mobilirios negociados no mercado; assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e as companhias que os tenham emitido; assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios; estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios; promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas. Gabarito: CERTO.

61. (Cespe BB 2009) De deciso em processo administrativo oriundo do BACEN, da CVM, da Secretaria de Comrcio Exterior ou da Secretaria da Receita Federal, cabe recurso ao CRSFN, no prazo estipulado na intimao, devendo o interessado entreg-lo mediante recibo ao respectivo rgo instaurador.
Questo que demonstra o quo importante , sobretudo em provas elaboradas pelo CESPE, conhecer bem as informaes constantes nos sites do BACEN, CVM, SUSEP, etc. Compare o enunciado da questo com o trecho abaixo retirado do seguinte link:

http://www.bcb.gov.br/crsfn/crsRecursoAp.htm. Gabarito: CERTO. Ao receber intimao decisria de processo administrativo oriundo de um dos rgos adiante nominados (Banco Central, Comisso de Valores Mobilirios, Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio-Secretaria de Comrcio Exterior - SECEX e Ministrio da FazendaSecretaria da Receita Federal), o(s) interessado(s) poder(o) interpor recurso a este Conselho, no prazo estipulado na intimao, devendo entreg-lo mediante recibo ao respectivo rgo instaurador.

62. (Cespe BB 2009) atribuio do CRSFN julgar, em segunda e ltima instncia administrativa, os recursos interpostos das decises relativas s penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN quanto a matrias relativas aplicao de penalidades por infrao legislao de consrcios.
O BACEN fiscaliza os consrcios e, contra as suas penalidades administrativas, h possibilidade de recurso no CRSFN. Gabarito: CERTO.

63. (Cespe BB -2009) Os bancos comerciais podem captar depsitos vista, mas no podem captar depsitos a prazo, o que est facultado apenas aos bancos de investimento.
Os bancos comerciais so instituies financeiras privadas ou pblicas que tm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessrios para financiar, a curto e a mdio prazos, o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios, as pessoas fsicas e terceiros em geral. A captao de depsitos vista, livremente movimentveis, atividade tpica do banco comercial, o qual pode tambm captar depsitos a prazo. Deve ser constitudo sob a forma de sociedade annima e na sua denominao social deve constar a expresso "Banco" (Resoluo CMN 2.099, de 1994). Gabarito: ERRADO.

64. (Cespe BB 2009) As cooperativas de crdito esto autorizadas a realizar operaes de captao por meio de depsitos vista e a prazo somente vindos de associados, de emprstimos, repasses e refinanciamentos oriundos de outras entidades financeiras e de doaes.
Questo difcil. Segundo o site do BACEN, as cooperativas de crdito se dividem em: singulares, que prestam servios financeiros de captao e de crdito apenas aos respectivos associados, podendo receber repasses de outras instituies financeiras e realizar aplicaes no mercado financeiro; centrais, que prestam servios s singulares filiadas, e so tambm responsveis auxiliares por sua superviso. Gabarito: CERTO.

65. (Cespe BB 2009) As cooperativas de crdito podem conceder crdito somente a brasileiros maiores de 21 anos de idade, por meio de desconto de ttulos, emprstimos e financiamentos, e realizar aplicao de recursos no mercado financeiro.
Segundo Caio Figueiredo, certo que as cooperativas de crdito podem realizar aplicao de recursos no mercado financeiro, mas elas s podem conceder crdito aos seus associados e esses podem muito bem ser estrangeiros, ter menos que 21 anos ou ser uma pessoa jurdica. Gabarito: ERRADO.

66. (Cespe BB 2009) As cooperativas de crdito podem adotar, em sua denominao social, tanto a palavra Cooperativa, como Banco, dependendo de sua poltica de marketing e de seu planejamento estratgico.

No depende da vontade da cooperativa de crdito. Se ela constituir um banco comercial, deve cham-lo de Banco Cooperativo. A cooperativa em si, porm, no pode se chamar de Banco sob nenhuma hiptese. Gabarito: ERRADO.

67. (Cesgranrio Caixa 2012) As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Um dos seus objetivos principais

a) controlar o mercado de seguros. b) regular o mercado de valores imobilirios. c) assegurar o funcionamento eficiente do mercado de Bolsa de Valores. d) subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado. e) estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios.
As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos esto: operar em bolsas de valores, subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado; comprar e vender ttulos e valores mobilirios por conta prpria e de terceiros; encarregar-se da administrao de carteiras e da custdia de ttulos e valores mobilirios; exercer funes de agente fiducirio; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures; intermediar operaes de cmbio; praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; praticar operaes de conta margem; realizar operaes compromissadas; praticar operaes de compra e venda de metais preciosos, no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros. So supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resoluo CMN 1.655, de 1989). Gabarito: Letra D.

68. (Cesgranrio Caixa 2012) Qual a Companhia de Capital Aberto, instituda pelo Conselho Monetrio Nacional, que atua como integradora do mercado financeiro, oferecendo servios de registro, de central depositria, de negociao e liquidao de ativos e ttulos?

a) BNDES b) Banco Central do Brasil

c) Selic d) Cetip e) Caixa Econmica Federal


A Cetip a integradora do mercado financeiro. uma companhia de capital aberto que oferece servios de registro, central depositria, negociao e liquidao de ativos e ttulos. Por meio de solues de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurana e transparncia para as operaes financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentvel do mercado e da sociedade brasileira. A empresa , tambm, a maior depositria de ttulos privados de renda fixa da Amrica Latina e a maior cmara de ativos privados do pas.

Gabarito: Letra D

69. (Cesgranrio Caixa 2012) A BM&FBOVESPA uma companhia de capital brasileiro, formada em 2008, a partir da integrao das operaes da Bolsa de Valores de So Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Por meio de suas plataformas de negociao, a BM&FBOVESPA, dentre outras atividades, realiza o(a)

a) registro, a compensao e a liquidao de ativos e valores mobilirios b) registro e a compensao de transferncias internacionais de recursos c) seguro de bens e ativos mobilirios, negociados no mercado d) compensao nacional de cheques e a liquidao de outros ativos bancrios e) intermediao, o registro e a liquidao de transferncias interbancrias.
Segundo informaes da BM&FBOVESPA (http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/intros/introsobre-a-bolsa.aspx?idioma=pt-br,) por meio de suas plataformas de negociao, a

BM&FBOVESPA realiza o registro, a compensao e a liquidao de ativos e valores mobilirios transacionados e a listagem de aes e de outros ativos, bem como divulga informao de suporte ao mercado.

Gabarito: letra A

70 (Cespe BB 2009) As entidades fechadas de previdncia complementar correspondem aos fundos de penso e so organizadas sob a forma de empresas privadas, sendo somente acessveis aos empregados de uma

empresa ou a um grupo de empresas ou aos servidores da Unio, estados ou municpios.


As entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso) so organizadas sob a forma de fundao ou sociedade civil, sem fins lucrativos e so acessveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas ou aos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, entes denominados patrocinadores ou aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. Gabarito: ERRADO.

71 (CESPE BB 2009) A SUSEP dotada de personalidade jurdica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e financeira.
A SUSEP uma autarquia. dotada de personalidade jurdica de direito pblico, e no privado. Gabarito: ERRADO.

72 (CESPE BB 2009) As sociedades corretoras de cmbio so supervisionadas pela CVM.


As sociedades corretoras de cmbio so supervisionadas pelo BACEN e no pela CVM, como afirma o enunciado. A alternativa, portanto, est ERRADA.

73 (FCC Banco do Brasil 2011.3) O Sistema Especial de Liquidao e de Custdia ( SELIC )

a) o depositrio central de ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

b) pode ter investidores individuais como participantes titulares de contas de custdia.

c) contraparte nas operaes de leilo de ttulos privados.

d) registra operaes com debntures no mercado secundrio.

e) a cmara de liquidao fsica e financeira de ttulos de emisso privada.


O Sistema Especial de Liquidao e de Custdia ( SELIC ) tem como responsabilidade liquidar os ttulos pblicos federais (de emisso do tesouro nacional)

Gabarito: Letra A

74 (FCC Banco do Brasil 2011.3) A instituio financeira que pode ser aceitante de letra de cmbio

a) a empresa de arrendamento mercantil.

b) a corretora de valores mobilirios.

c) a sociedade de crdito, financiamento e investimento.

d) o banco de cmbio.

e) o banco comercial cooperativo.


As Letras de Cmbio so meios de captao exclusivos das Sociedades de Crdito Financiamento e Investimento Financeiras

Gabarito: letra C.

75 (FCC Banco do Brasil 2011.3) Responsvel por parte das etapas do Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX):

a) o Banco do Brasil.

b) a Caixa Econmica Federal.

c) o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social ( BNDES ).

d) o IRB - Brasil Resseguros.

e) o Banco Central do Brasil.


Os responsveis pelo SISCOMEX so: Banco Central, Secretaria da Receita Federal e a Secretaria do Comrcio Exterior.

Gabarito: letra E.

76 (FCC Banco do Brasil 2010) A CETIP S.A. tem por finalidade

a) garantir a liquidao financeira de transaes de ttulos privados entre instituies bancrias no Mercado de Balco.

b) operar como substituta no caso de interrupo das operaes dirias do Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB.

c) atuar internacionalmente, em tempo real, tendo como participantes bancos, corretoras, distribuidoras, fundos de investimento, seguradoras e fundos de penso.

d) assegurar que as operaes somente sejam finalizadas caso os ttulos estejam efetivamente disponveis na posio do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador.

e) dispensar a superviso e normatizao da Comisso de Valores Mobilirios para os casos de administrao de carteiras e custdia de valores mobilirios.
A CETIP garante que quem vendeu receber o dinheiro e quem comprou receber o ttulo. Para mais informaes acesse: http://www.cetip.com.br/Institucional/seguran%C3%A7a-que-

move-o-mercado.
Gabarito: letra D.

77 (Cespe Caixa 2010) No exerccio das suas funes, a CVM poder impor penalidades aos infratores da Lei do Mercado de Valores Mobilirios, da Lei das Sociedades por Aes, das suas resolues, bem como de outras normas legais cujo cumprimento lhe incumba fiscalizar.

No exerccio dessa atividade fiscalizadora, a CVM poder, entre outras, aplicar a penalidade de

a) censura pblica.

b) inqurito policial.

c) expulso.

d) alerta administrativo.

e) advertncia.
O art. 11 da lei 6385/76 estabelece as penalidades que podem ser aplicadas pela CVM. Dentre elas inclui-se a advertncia.

Gabarito: letra E.

78 (Cespe Caixa 2010) O sistema de distribuio de valores mobilirios, previsto na Lei n.o 6.385/1976, composto por vrias entidades, instituies, sociedades e agentes autnomos.

Esse sistema inclui as

a) corretoras de seguros.

b) bolsas de valores.

c) administradoras de consrcio.

d) cooperativas de crdito.

e) empresas de factoring.
O art. 15 da lei 6385/76 estabelece que o sistema de distribuio de valores mobilirios compreende, entre outros, as bolsas de valores.

Gabarito: letra B.

79 (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) O SELIC - Sistema Especial de Liquidao e Custdia - foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto) com a finalidade de

a) custodiar os ttulos pblicos e privados negociados no mercado aberto antes de sua liquidao financeira.

b) liquidar financeiramente as aes negociadas no mercado de Bolsa de Valores e custodiar os ttulos pblicos.

c) regular e fiscalizar a atividade de liquidao e custdia dos ttulos pblicos federais, exercida pelas instituies financeiras.

d) controlar e liquidar financeiramente as operaes de compra e venda de ttulos pblicos e manter sua custdia fsica e escritural.

e) verificar e controlar o ndice de liquidez dos ttulos pblicos e privados antes da sua custdia.

O Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (Selic), do Banco Central do Brasil, um sistema informatizado que se destina custdia de ttulos escriturais de emisso do Tesouro Nacional, bem como ao registro e liquidao de operaes com esses ttulos.

Gabarito: letra D.

80 (Cespe BRB 2010) A aplicao das reservas tcnicas das seguradoras deve seguir diretrizes estabelecidas pelo CMN.

O Decreto-lei n 73/66 estabelece que a partir da sua vigncia, a aplicao das reservas tcnicas das Sociedades Seguradoras ser feita conforme as diretrizes do Conselho Monetrio Nacional.
Gabarito: CERTO.

81 (Cespe BRB 2010) Admite-se que um ressegurador sediado no exterior opere no Brasil, desde que atenda s exigncias legais e esteja cadastrado no rgo competente.
Para que um ressegurador sediado no exterior opere no Brasil necessrio que o mesmo atenda s exigncias legais e esteja cadastrado no rgo competente.

Gabarito: CERTO.

82 (Cespe BRB 2010) De acordo com seu estatuto, o Instituto de Resseguros do Brasil pode exercer outras atividades empresariais alm das operaes de resseguro e retrocesso.
Resseguradores - Entidades, constitudas sob a forma de sociedades annimas, que tm por objeto exclusivo a realizao de operaes de resseguro e retrocesso. O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) empresa resseguradora vinculada ao Ministrio da Fazenda. Mais informaes podem ser encontradas em: www.susep.gov.bre www.irb-brasilre.com.br.

Gabarito: ERRADO.

83 (Cespe BRB 2010) Para a constituio de um banco cooperativo, exigese, como requisito, que a totalidade das aes com direito a voto pertena a cooperativas centrais de crdito.
A resoluo 2788/2000 do BACEN faculta a constituio de bancos comerciais e bancos mltiplos sob controle acionrio de cooperativas centrais de crdito. O Pargrafo 1 afirma que as cooperativas centrais de crdito integrantes do grupo controlador devem deter, no mnimo, 51% (cinqenta e um por cento) das aes com direito a voto das instituies financeiras de que trata esta Resoluo. Os bancos mltiplos constitudos na forma desta Resoluo devem possuir, obrigatoriamente, carteira comercial. A denominao das instituies financeiras de que trata esta Resoluo deve incluir a expresso Banco Cooperativo.

Gabarito: ERRADO.

84 (Cespe Banco do Brasil 2009) As SCTVMs so supervisionadas pela CVM.


As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos esto: operar em bolsas de valores, subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado; comprar e vender ttulos e valores mobilirios por conta prpria e de terceiros; encarregar-se da administrao de carteiras e da custdia de ttulos e valores mobilirios; exercer funes de agente fiducirio; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures; intermediar operaes de cmbio; praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; praticar operaes de conta margem; realizar operaes compromissadas; praticar operaes de compra e venda de metais preciosos, no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros. So supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resoluo CMN 1.655, de 1989). A despeito do afirmado acimado, a Resoluo CMN 1.655/1989, em seu artigo 18, estabelece que a Sociedade Corretora de Ttulos e Valores Imobilirios (SCTVM) est sujeita a permanente fiscalizao da Bolsa de Valores e, no mbito das respectivas competncias, s do Banco Central e da Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

Gabarito: CERTO

85 (Cespe Banco do Brasil 2009) As SCTVMs podem emitir certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures; intermediar

operaes de cmbio; praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; praticar operaes de conta margem; e realizar operaes compromissadas.
As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos esto: operar em bolsas de valores, subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado; comprar e vender ttulos e valores mobilirios por conta prpria e de terceiros; encarregar-se da administrao de carteiras e da custdia de ttulos e valores mobilirios; exercer funes de agente fiducirio; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures; intermediar operaes de cmbio; praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; praticar operaes de conta margem; realizar operaes compromissadas; praticar operaes de compra e venda de metais preciosos, no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros. So supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resoluo CMN 1.655, de 1989).

Gabarito: Certo.

86 (Cespe Banco do Brasil 2009) So objetivos das SCTVMs: praticar operaes de compra e venda de metais preciosos no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros.
As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Dentre seus objetivos esto: operar em bolsas de valores, subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado; comprar e vender ttulos e valores mobilirios por conta prpria e de terceiros; encarregar-se da administrao de carteiras e da custdia de ttulos e valores mobilirios; exercer funes de agente fiducirio; instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento; emitir certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures; intermediar operaes de cmbio; praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; praticar operaes de conta margem; realizar operaes compromissadas; praticar operaes de compra e venda de metais preciosos, no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros. So supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resoluo CMN 1.655, de 1989).

Gabarito: Certo.

87 (Cespe Banco do Brasil 2009) A normatizao, a concesso de autorizao, o registro e a superviso dos fundos de investimento so de competncia do BACEN.
Os FUNDOS DE INVESTIMENTO, administrados por corretoras ou outros intermedirios financeiros, so constitudos sob forma de condomnio e representam a reunio de recursos para a aplicao em carteira diversificada de ttulos e valores mobilirios, com o objetivo de propiciar aos condminos valorizao de quotas, a um custo global mais baixo. A normatizao, concesso de autorizao, registro e a superviso dos fundos de investimento so de competncia da Comisso de Valores Mobilirios.A normatizao, concesso de autorizao, registro e a superviso dos fundos de investimento so de competncia da Comisso de Valores Mobilirios.

Gabarito: ERRADO.

Questes

01. (Cespe Banco do Brasil 2009) O SFN atua na intermediao financeira, ou seja, no processo pelo qual os agentes que esto superavitrios, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitrios, com falta de dinheiro.

02. (FCC Banco do Brasil 2011.3) O Sistema Financeiro Nacional integrado por

a) Ministrios da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto. b) Secretaria do Tesouro Nacional e Conselho Monetrio Nacional. c) rgos normativos, entidades supervisoras e operadores. d) Receita Federal do Brasil e Comisso de Valores Mobilirios. e) Secretarias estaduais da Fazenda e Ministrio da Fazenda. 03. (FCC Banco do Brasil 2011.2) O Sistema Financeiro Nacional tem na sua composio, como entidade supervisora,

a) a Caixa Econmica Federal. b) o Banco Central do Brasil. c) o Banco da Amaznia. d) o Banco do Nordeste. e) o Banco do Brasil. 04. (Cespe BB 2009) A rea normativa do SFN tem como rgo mximo o Banco Central do Brasil ( BACEN ). 05. (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) constitudo por todas as instituies financeiras pblicas ou privadas existentes no pas e seu rgo normativo mximo o(a)

a) Banco Central do Brasil. b) Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. c) Conselho Monetrio Nacional. d) Ministrio da Fazenda. e) Caixa Econmica Federal. 06. (Cespe Basa 2010) Dos trs ministros que compem o CMN, um deles o ministro da Fazenda. 07. (FCC BB 2011.1) O Conselho Monetrio Nacional (CMN) integrado pelo Ministro da Fazenda,

a) Presidente do Banco Central do Brasil e Presidente da Comisso de Valores Mobilirios. b) Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e Presidente do Banco Central do Brasil. c) Presidente do Banco Central do Brasil e membros do Comit de Poltica Monetria. d) Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e Presidente do Banco Central do Brasil. e) Presidente do Banco do Brasil e Presidente da Caixa Econmica Federal. 08 . (Cespe Basa 2010) As resolues que regulam o SFN so editadas pelo CMN. 09. (Cespe BB 2009) As funes do CMN incluem: adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia e regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos. 10. (Cespe BB 2009) O CMN o rgo formulador da poltica da moeda e do crdito, devendo atuar at mesmo no sentido de promover o

aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, com vistas maior eficincia do sistema de pagamentos e de mobilizao de recursos.

11. (Cesgranrio BB 2012) O Sistema Financeiro Nacional formado por um conjunto de instituies voltadas para a gesto da poltica monetria do Governo Federal, cujo rgo deliberativo mximo o Conselho Monetrio Nacional. As funes do Conselho Monetrio Nacional so

a) assessorar o Ministrio da Fazenda na criao de polticas oramentrias de longo prazo e verificar os nveis de moedas estrangeiras em circulao no pas.

b) definir a estratgia da Casa da Moeda, estabelecer o equilbrio das contas pblicas e fiscalizar as entidades polticas.

c) estabelecer as diretrizes gerais das polticas monetria, cambial e creditcia; regular as condies de constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras e disciplinar os instrumentos das polticas monetria e cambial.

d) fornecer crdito a pequenas, mdias e grandes empresas do pas, e fomentar o crescimento da economia interna a fim de gerar um equilbrio nas contas pblicas, na balana comercial e, consequentemente, na poltica cambial.

e) secretariar e assessorar o Sistema Financeiro Nacional, organizando as sesses deliberativas de crdito e mantendo seu arquivo histrico. 12. (FCC Banco do Brasil 2011.2) A funo de zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras autorizadas a funcionar no Pas

a) da Federao Brasileira de Bancos. b) do Fundo Garantidor de Crdito. c) da Comisso de Valores Mobilirios. d) do Ministrio da Fazenda. e) do Conselho Monetrio Nacional.

13. (Cespe BRB 2010) Ao Conselho Monetrio Nacional (CMN) incumbe expedir normas gerais de contabilidade e estatstica a serem observadas pelas instituies financeiras. 14. (Cespe Caixa 2010) A Lei n. 4.595/1964, alterada pela Lei n. 6.045/1974, dispe sobre as competncias do CMN. De acordo com essa lei, compete ao CMN

a) determinar as caractersticas gerais, exclusivamente, das cdulas e dos tributos. b) coordenar sua prpria poltica com a de investimentos dos governos federal, estadual e municipal. c) autorizar as emisses de papel-moeda. d) disciplinar o crdito em determinadas modalidades. e) fixar diretrizes e normas da poltica internacional. 15. (Cespe BB 2009) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social uma das principais entidades supervisoras. 16. (Cespe Basa 2010) No que se refere superviso bancria e regulao prudencial, o BACEN subordina-se s decises do Conselho Monetrio Nacional ( CMN ). 17. (Cesgranrio Caixa 2012) O Sistema Financeiro Nacional composto por diversas entidades, dentre as quais os rgos normativos, os operadores e as entidades supervisoras. A entidade responsvel pela fiscalizao das instituies financeiras e pela autorizao do seu funcionamento o

a) Banco Central do Brasil b) Conselho Monetrio Nacional c) Fundo Monetrio Internacional d) Conselho Nacional de Seguros Privados e) Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES)

18. (Cespe Basa 2010) O Banco da Amaznia S.A. supervisionado, no que se refere s operaes de crdito que realiza, exclusivamente pela Comisso de Valores Mobilirios. 19. (Cespe Caixa 2010) Ao exercer as suas atribuies, o BACEN cumpre funes de competncia privativa.

A respeito dessas funes, julgue os itens subsequentes.

I Ao realizar as operaes de redesconto s instituies financeiras, o BACEN cumpre a funo de banco dos bancos. II Ao emitir meio circulante, o BACEN cumpre a funo de banco emissor. III Ao ser o depositrio das reservas oficiais e ouro, o BACEN cumpre a funo de banqueiro do governo. IV Ao autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinmica operacional, de todas as instituies financeiras, o BACEN cumpre a funo de gestor do Sistema Financeiro Nacional. V Ao determinar, por meio do Comit de Poltica Monetria ( COPOM ), a taxa de juros de referncia para as operaes de um dia ( taxa SELIC ), o BACEN cumpre a funo de executor da poltica fiscal. Esto certos apenas os itens

a) I, II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, II, IV e V. d) I, III, IV e V. e) II, III, IV e V. 20. (FCC Banco do Brasil 2011.3) O Banco Central do Brasil tem como atribuio

a) receber os recolhimentos compulsrios dos bancos. b) garantir a liquidez dos ttulos de emisso do Tesouro Nacional.

c) acompanhar as transaes em bolsas de valores. d) assegurar o resgate dos contratos de previdncia privada. e) fiscalizar os repasses de recursos pelo BNDES. 21. (Cespe BB 2009) Alm de autorizar o funcionamento e exercer a fiscalizao das instituies financeiras, emitir moeda e executar os servios do meio circulante, compete tambm ao BACEN traar as polticas econmicas, das quais o CMN o principal rgo executor. 22. (Cespe BB 2009) As atribuies do BACEN incluem: estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras, vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas. 23 (Cespe Caixa 2010) A Lei n. 6.385/1976 criou a Comisso de Valores Mobilirios ( CVM ), entidade autrquica em regime especial, vinculada ao Ministrio da Fazenda, com personalidade jurdica e patrimnio prprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo - vedada a reconduo -, estabilidade de seus dirigentes, alm de autonomia financeira e oramentria.

Com relao aos membros do colegiado da CVM, assinale a opo que apresenta, respectivamente, o tempo de durao do mandato de cada um e a proporo de membros que deve ser renovada anualmente.

a) dois anos metade b) trs anos um tero c) quatro anos um quarto d) cinco anos um quinto e) seis anos um sexto

24. (Cespe BB 2009) Realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras e regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis so as atribuies do BACEN. 25. (FCC Banco do Brasil 2011.3) A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) tem atribuio de

a) efetuar o controle dos capitais estrangeiros. b) fiscalizar a auditoria de companhias fechadas. c) estabelecer condies para a posse em quaisquer cargos de administrao de instituies financeiras. d) orientar as aplicaes fora do pas dos recursos das instituies financeiras. e) conceder registro para negociao em bolsa e no mercado de balco. 26. (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direo do Conselho Monetrio Nacional e tem por finalidade bsica

a) normatizao e controle do mercado de valores mobilirios. b) compra e venda de aes no mercado da Bolsa de Valores. c) fiscalizao das empresas de capital fechado. d) captao de recursos no mercado internacional e) manuteno da poltica monetria. 27. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) Cada instituio do Sistema Financeiro Nacional desempenha funes de fundamental importncia para o equilbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo. A funo de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balco da

a) Casa da Moeda b) Caixa Econmica Federal c) Comisso de Valores Mobilirios (CVM) d) Secretaria da Receita Federal

e) Superintendncia de Seguros Privados (Susep) 28. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas tm de se associar para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, ento, as seguradoras, as corretoras de seguro, alm de algumas instituies encarregadas no s de fixar normas e polticas, mas tambm de regular e fiscalizar esse mercado. Com o surgimento de tal necessidade, qual instituio foi criada para, alm de fiscalizar as seguradoras e corretoras, tambm regulamentar as operaes de seguro, fixando as condies da aplice e dos planos de operao e valores de tarifas?

a) Seguradora Lder b) Cmara Especial de Seguros c) Superintendncia dos Seguros Privados d) Conselho Nacional de Seguros Privados e) Instituto de Resseguros do Brasil 29. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) De acordo com a Lei no 4.595/1964, as Cooperativas de Crdito so equiparadas s demais instituies financeiras, e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O principal objetivo de uma Cooperativa de Crdito a

a) concesso de cartas de crdito, que estejam vinculadas a ttulos do Governo Federal, s demais instituies financeiras. b) fiscalizao das operaes de crdito realizadas pelas demais instituies financeiras. c) prestao de assistncia creditcia e de servios de natureza bancria a seus associados, em condies mais favorveis que as praticadas pelo mercado. d) prestao do servio de proteo ao crdito ao mercado financeiro, atuando principalmente como um Fundo Garantidor de Crdito. e) regulamentao da prestao do servio de concesso de crdito, realizado por pessoas fsicas associadas a uma determinada instituio financeira.

30. (FCC Banco do Brasil 2011.1) As cooperativas de crdito se caracterizam por

a) atuao exclusiva no setor rural. b) reteno obrigatria dos eventuais lucros auferidos com suas operaes. c) concesso de crdito a associados e ao pblico em geral, por meio de desconto de ttulos, emprstimos e financiamentos. d) captao, por meio de depsitos vista e a prazo, somente de associados, de emprstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras e de doaes. e) captao, por meio de depsitos vista e a prazo, de associados, de entidades de previdncia complementar e de sociedades seguradoras. 31. (Cesgranrio Banco do Brasil 2012) As instituies financeiras, controladas pelos Governos Estaduais, que fornecem crdito de mdio e longo prazos para as empresas de seus respectivos Estados so as(os)

a) Caixas Econmicas b) Cooperativas de Crdito c) Sociedades Distribuidoras d) Bancos Comerciais e) Bancos de Desenvolvimento 32. (Cespe BB 2009) atribuio do CRSFN adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia, bem como regular os valores interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos. 33. (FCC Banco do Brasil 2011.1) O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) um rgo colegiado, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda, que julga recursos

I. em segunda e ltima instncia administrativa.

II. em primeira instncia, de decises do Banco Central do Brasil relativas a penalidades por infraes legislao cambial. III. de decises da Comisso de Valores Mobilirios relativas a penalidades por infraes legislao de capitais estrangeiros.

Est correto o que consta em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

34. (FCC Banco do Brasil 2011.1) As Entidades Abertas de Previdncia Complementar caracterizam-se por

a) terem como rgo responsvel a Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar - PREVIC. b) no permitirem a portabilidade da proviso matemtica de benefcios a conceder. c) proporcionarem planos com benefcio de renda por sobrevivncia, renda por invalidez, penso por morte, peclio por morte e peclio por invalidez. d) aceitarem contratao de planos previdencirios exclusivamente de forma individual. e) oferecerem planos destinados apenas a funcionrios de uma empresa ou grupo de empresas.

35. (FCC Banco do Brasil 2011.2) Os planos de previdncia da modalidade Plano Gerador de Benefcio Livre (PGBL) so regulamentados

a) pela Comisso de Valores Mobilirios. b) pelo Banco Central do Brasil. c) pelo Conselho Monetrio Nacional.

d) pela Superintendncia de Seguros Privados. e) pela Caixa Econmica Federal. 36. (FCC Banco do Brasil 2011.3) A Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar ( PREVIC )

a) fiscaliza as atividades dos fundos de penso. b) supervisiona as atividades das entidades de previdncia privada aberta. c) determina regras sobre aposentadoria dos trabalhadores. d) executa a arrecadao das contribuies previdencirias. e) uma autarquia vinculada ao Ministrio do Trabalho e Emprego. 37. (FCC Banco do Brasil 2011.2) O Comit de Poltica Monetria (COPOM)

a) divulga semanalmente a taxa de juros de curto prazo verificada no mercado financeiro. b) tem como objetivo cumprir as metas para a inflao definidas pela Presidncia da Repblica. c) composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil. d) tem suas decises homologadas pelo ministro da Fazenda. e) discute e determina a atuao do Banco Central do Brasil no mercado de cmbio.

38. (FCC Banco do Brasil 2011.2) As sociedades de crdito, financiamento e investimento

a) captam recursos por meio de aceite e colocao de letras de cmbio. b) participam da distribuio de ttulos e valores mobilirios. c) so especializadas na administrao de recursos de terceiros. d) desenvolvem operaes de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo.

e) so instituies financeiras pblicas ou privadas. 39. (FCC Banco do Brasil 2011.2) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), que oferece apoio por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisio de equipamentos e exportao de bens e servios,

a) banco mltiplo. b) empresa pblica federal. c) companhia de capital aberto. d) entidade de direito privado. e) subsidiria do Banco do Brasil. 40. (FCC Banco do Brasil 2011.2) Os depsitos de poupana constituem operaes passivas de

a) bancos de desenvolvimento. b) cooperativas centrais de crdito. c) bancos de investimento. d) sociedades de crdito, financiamento e investimento. e) sociedades de crdito imobilirio. 41. (FCC Banco do Brasil 2011.3) Para atuar no Sistema Financeiro Nacional os bancos estrangeiros dependem de

a) depsito prvio de garantias em dinheiro ou representado por ttulos pbicos. b) decreto do Poder Executivo. c) autorizao autnoma do Banco Central do Brasil. d) deciso do ministro da Fazenda. e) formalizao de tratado tributrio entre os pases.

42. (FCC Banco do Brasil 2011.3) As agncias de fomento

a) atuam em mbito nacional. b) contratam depsitos interfinanceiros. c) desenvolvem atividades operacionais como os bancos mltiplos. d) financiam projetos nos estados onde tenham sede. e) dispem de instrumentos de captao de recursos a prazo junto ao pblico. 43. (FCC Banco do Brasil 2011.3) Uma das responsabilidades, dentre outras, de corretoras de seguros :

a) agenciamento da venda de seguros vinculado a uma seguradora. b) respeitar o capital mnimo estabelecido pela Superintendncia de Seguros Privados. c) garantir o pagamento de uma indenizao ao segurado e aos seus beneficirios. d) atuar com especializao em, no mximo, trs ramos de seguros. e) representao legal do segurado junto seguradora. 44. (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) A Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. Em relao a esse rgo, considere as atribuies abaixo. I Cumprir e fazer cumprir as deliberaes do Conselho Nacional de Seguros Privados. II Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. III Regular e fiscalizar as operaes de compra e venda de aes e ttulos pblicos realizadas no mercado balco. IV Prover recursos financeiros para as sociedades do mercado de seguros,

previdncia privada aberta e capitalizao por meio de aporte de capital, quando necessrio. V Disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao, em especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas.

So atribuies da SUSEP APENAS a) I, II e IV. b) I, II e V. c) III, IV e V. d) I, II, III e IV. e) II, III, IV e V. 45. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) Compete Comisso de Valores Mobilirios CVM disciplinar as seguintes matrias:

I. registro de companhias abertas. II. execuo da poltica monetria. III. registro e fiscalizao de fundos de investimento. IV. registro de distribuies de valores mobilirios. V. custdia de ttulos pblicos.

Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V. 46. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) De acordo com as normas do Conselho Monetrio Nacional CMN, os bancos mltiplos devem ser constitudos com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas obrigatoriamente de

a) investimento. b) crdito, financiamento e investimento. c) crdito imobilirio. d) cmbio. e) arrendamento mercantil. 47. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) O Comit de Poltica Monetria COPOM tem como objetivo: a) Reunir periodicamente os ministros da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto e o presidente do Banco Central do Brasil. b) Coletar as projees das instituies financeiras para a taxa de inflao. c) Divulgar mensalmente as taxas de juros de curto e longo prazos praticadas no mercado financeiro. d) Promover debates acerca da poltica monetria at que se alcance consenso sobre a taxa de juros de curto prazo a ser divulgada em ata. e) Implementar a poltica monetria e definir a meta da Taxa SELIC e seu eventual vis. 48. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) As entidades fechadas de previdncia complementar, tambm conhecidas como fundos de penso, so organizadas sob a forma de

a) fundos PGBL - Plano Gerador de Benefcio Livre. b) fundos VGBL - Vida Gerador de Benefcio Livre. c) empresas vinculadas ao Ministrio da Fazenda e fiscalizadas pela SUSEP Superintendncia de Seguros Privados. d) planos que devem ser oferecidos a todos os colaboradores e que tambm podem ser adquiridos por pessoas que no tenham vnculo empregatcio com a empresa patrocinadora. e) fundao ou sociedade civil, sem fins lucrativos e acessveis,

exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas.

49. (Fundao Carlos Chagas Banco do Brasil 2010) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES tem dentre seus objetivos o de

a) promover o desenvolvimento integrado das atividades agrcolas, industriais e de servios. b) controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto

funcionamento do mercado cambial. c) promover o crescimento e a diversificao das importaes. d) adquirir e financiar estoques de produo exportvel. e) executar, por conta do Banco Central, a compensao de cheques e outros papis. 50. (Cespe BB 2009) O SFN tem como rgo executivo central o BACEN, que estabelece normas a serem observadas pelo CMN. 51. (Cespe BRB 2010) Compete ao Banco Central do Brasil ( BACEN ), de acordo com a Lei n. 4.595/1964, regular a concorrncia entre instituies financeiras. 52. (Cespe BRB 2010) A edio de atos regulamentares funo privativa do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), competindo

Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) atribuies exclusivamente executivas. 53. (Cespe BRB -2010) O principal elemento que caracteriza os bancos comerciais a vedao de captar recursos junto ao pblico, em suas operaes passivas. 54. (Cespe Basa 2010) As cooperativas de crdito no so classificadas como instituies financeiras e no esto autorizadas a realizar operaes de captao por meio de depsitos vista e a prazo de associados. 55. (Cespe BB 2009) So consideradas instituies financeiras as pessoas jurdicas, pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou

acessria a coleta, a intermediao ou a aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros. 56. (Cespe BB 2009) O COPOM, constitudo no mbito do BACEN, tem como objetivo implementar as polticas econmica e tributria do governo federal. 57. (Cespe BB 2009) Desde a adoo da sistemtica de metas para a inflao como diretriz de poltica monetria, as decises do COPOM visam cumprir as metas para a inflao definidas pelo CMN. Se as metas no forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, as providncias e o prazo para o retorno da taxa de inflao aos limites estabelecidos. 58. (Cespe BB 2009, adaptada) A CVM, autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n. 6.385/1976, um rgo normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio. correto afirmar que a CVM exerce a funo de assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios e a de estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios. 59. (Cespe BB 2009, adaptada) A CVM, autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n. 6.385/1976, um rgo normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio. correto afirmar que a CVM o rgo do SFN que se responsabiliza pela fiscalizao das operaes de cmbio e dos consrcios. 60. (Cespe BB 2009, adaptada) A CVM, autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n. 6.385/1976, um rgo normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio. correto afirmar que a CVM tem como um de seus objetivos

assegurar o acesso do pblico s informaes acerca dos valores mobilirios negociados, assim como s companhias que os tenham emitido. 61. (Cespe BB 2009) De deciso em processo administrativo oriundo do BACEN, da CVM, da Secretaria de Comrcio Exterior ou da Secretaria da Receita Federal, cabe recurso ao CRSFN, no prazo estipulado na intimao, devendo o interessado entreg-lo mediante recibo ao respectivo rgo instaurador. 62. (Cespe BB 2009) atribuio do CRSFN julgar, em segunda e ltima instncia administrativa, os recursos interpostos das decises relativas s penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN quanto a matrias relativas aplicao de penalidades por infrao legislao de consrcios. 63. (Cespe BB -2009) Os bancos comerciais podem captar depsitos vista, mas no podem captar depsitos a prazo, o que est facultado apenas aos bancos de investimento. 64. (Cespe BB 2009) As cooperativas de crdito esto autorizadas a realizar operaes de captao por meio de depsitos vista e a prazo somente vindos de associados, de emprstimos, repasses e refinanciamentos oriundos de outras entidades financeiras e de doaes. 65. (Cespe BB 2009) As cooperativas de crdito podem conceder crdito somente a brasileiros maiores de 21 anos de idade, por meio de desconto de ttulos, emprstimos e financiamentos, e realizar aplicao de recursos no mercado financeiro. 66. (Cespe BB 2009) As cooperativas de crdito podem adotar, em sua denominao social, tanto a palavra Cooperativa, como Banco, dependendo de sua poltica de marketing e de seu planejamento estratgico.

67. (Cesgranrio Caixa 2012) As sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Um dos seus objetivos principais

a) controlar o mercado de seguros. b) regular o mercado de valores imobilirios. c) assegurar o funcionamento eficiente do mercado de Bolsa de Valores. d) subscrever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado. e) estimular a formao de poupana e sua aplicao em valores mobilirios. 68. (Cesgranrio Caixa 2012) Qual a Companhia de Capital Aberto, instituda pelo Conselho Monetrio Nacional, que atua como integradora do mercado financeiro, oferecendo servios de registro, de central depositria, de negociao e liquidao de ativos e ttulos?

a) BNDES b) Banco Central do Brasil c) Selic d) Cetip e) Caixa Econmica Federal 69. (Cesgranrio Caixa 2012) A BM&FBOVESPA uma companhia de capital brasileiro, formada em 2008, a partir da integrao das operaes da Bolsa de Valores de So Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Por meio de suas plataformas de negociao, a BM&FBOVESPA, dentre outras atividades, realiza o(a)

a) registro, a compensao e a liquidao de ativos e valores mobilirios b) registro e a compensao de transferncias internacionais de recursos c) seguro de bens e ativos mobilirios, negociados no mercado d) compensao nacional de cheques e a liquidao de outros ativos bancrios e) intermediao, o registro e a liquidao de transferncias interbancrias.

70 (Cespe BB 2009) As entidades fechadas de previdncia complementar correspondem aos fundos de penso e so organizadas sob a forma de empresas privadas, sendo somente acessveis aos empregados de uma empresa ou a um grupo de empresas ou aos servidores da Unio, estados ou municpios. 71 (CESPE BB 2009) A SUSEP dotada de personalidade jurdica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e financeira. 72 (CESPE BB 2009) As sociedades corretoras de cmbio so supervisionadas pela CVM. 73 (FCC Banco do Brasil 2011.3) O Sistema Especial de Liquidao e de Custdia ( SELIC )

a) o depositrio central de ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

b) pode ter investidores individuais como participantes titulares de contas de custdia.

c) contraparte nas operaes de leilo de ttulos privados.

d) registra operaes com debntures no mercado secundrio.

e) a cmara de liquidao fsica e financeira de ttulos de emisso privada. 74 (FCC Banco do Brasil 2011.3) A instituio financeira que pode ser aceitante de letra de cmbio

a) a empresa de arrendamento mercantil. b) a corretora de valores mobilirios. c) a sociedade de crdito, financiamento e investimento. d) o banco de cmbio. e) o banco comercial cooperativo.

75 (FCC Banco do Brasil 2011.3) Responsvel por parte das etapas do Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX):

a) o Banco do Brasil. b) a Caixa Econmica Federal. c) o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social ( BNDES ). d) o IRB - Brasil Resseguros. e) o Banco Central do Brasil. 76 (FCC Banco do Brasil 2010) A CETIP S.A. tem por finalidade

a) garantir a liquidao financeira de transaes de ttulos privados entre instituies bancrias no Mercado de Balco.

b) operar como substituta no caso de interrupo das operaes dirias do Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB.

c) atuar internacionalmente, em tempo real, tendo como participantes bancos, corretoras, distribuidoras, fundos de investimento, seguradoras e fundos de penso.

d) assegurar que as operaes somente sejam finalizadas caso os ttulos estejam efetivamente disponveis na posio do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador.

e) dispensar a superviso e normatizao da Comisso de Valores Mobilirios para os casos de administrao de carteiras e custdia de valores mobilirios. 77 (Cespe Caixa 2010) No exerccio das suas funes, a CVM poder impor penalidades aos infratores da Lei do Mercado de Valores Mobilirios, da Lei das Sociedades por Aes, das suas resolues, bem como de outras normas legais cujo cumprimento lhe incumba fiscalizar.

No exerccio dessa atividade fiscalizadora, a CVM poder, entre outras, aplicar a penalidade de

a) censura pblica. b) inqurito policial. c) expulso. d) alerta administrativo. e) advertncia. 78 (Cespe Caixa 2010) O sistema de distribuio de valores mobilirios, previsto na Lei n.o 6.385/1976, composto por vrias entidades, instituies, sociedades e agentes autnomos.

Esse sistema inclui as

a) corretoras de seguros. b) bolsas de valores. c) administradoras de consrcio. d) cooperativas de crdito. e) empresas de factoring. 79 (Cesgranrio Banco do Brasil 2010) O SELIC - Sistema Especial de Liquidao e Custdia - foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto) com a finalidade de

a) custodiar os ttulos pblicos e privados negociados no mercado aberto antes de sua liquidao financeira.

b) liquidar financeiramente as aes negociadas no mercado de Bolsa de Valores e custodiar os ttulos pblicos.

c) regular e fiscalizar a atividade de liquidao e custdia dos ttulos pblicos federais, exercida pelas instituies financeiras.

d) controlar e liquidar financeiramente as operaes de compra e venda de ttulos pblicos e manter sua custdia fsica e escritural.

e) verificar e controlar o ndice de liquidez dos ttulos pblicos e privados antes da sua custdia. 80 (Cespe BRB 2010) A aplicao das reservas tcnicas das seguradoras deve seguir diretrizes estabelecidas pelo CMN. 81 (Cespe BRB 2010) Admite-se que um ressegurador sediado no exterior opere no Brasil, desde que atenda s exigncias legais e esteja cadastrado no rgo competente. 82 (Cespe BRB 2010) De acordo com seu estatuto, o Instituto de Resseguros do Brasil pode exercer outras atividades empresariais alm das operaes de resseguro e retrocesso. 83 (Cespe BRB 2010) Para a constituio de um banco cooperativo, exigese, como requisito, que a totalidade das aes com direito a voto pertena a cooperativas centrais de crdito. 84 (Cespe Banco do Brasil 2009) As SCTVMs so supervisionadas pela CVM. 85 (Cespe Banco do Brasil 2009) As SCTVMs podem emitir certificados de depsito de aes e cdulas pignoratcias de debntures; intermediar operaes de cmbio; praticar operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes; praticar operaes de conta margem; e realizar operaes compromissadas.

86 (Cespe Banco do Brasil 2009) So objetivos das SCTVMs: praticar operaes de compra e venda de metais preciosos no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros. 87 (Cespe Banco do Brasil 2009) A normatizao, a concesso de autorizao, o registro e a superviso dos fundos de investimento so de competncia do BACEN.

You might also like