You are on page 1of 69

PROTEO DE MQUINAS

Segurana no Trabalho
Roberto do Valle Giuliano

INSTITUCIONAL FUNDACENTRO

ACIDENTES COM MQUINA?

OBJETIVO Demonstrar que as mquinas devem ser concebidas para serem uma ferramenta de utilizao segura para o homem.

DEFINIO DE MQUINA todo o dispositivo mecnico ou orgnico que executa ou ajuda no desempenho das tarefas, precisando para isto de uma fonte de energia.

MQUINAS MANUAIS

requer energia permanente do operador

MQUINAS AUTOMTICAS

a energia provm de uma fonte externa

POCAS SEM MQUINAS

CONFECO ARTESANAL
Em casa, sozinho ou com a famlia, o arteso realizava todas as etapas da produo.

MINERAO
Utilizao de ferramentas e transporte muitos rudimentares.

O QUE MOTIVOU O SURGIMENTO DAS MQUINAS ?

Revoluo Industrial 1760 a 1840


Manufatura devido ao aumento do consumo Transformao dos mtodos de produo de sistema de economia domstica para economia fabril e o aparecimento da mquina.

Revoluo Industrial
A inveno do motor a vapor, por Newcomen, divulgada em 1712, aperfeioada e patenteada em 1769 por James Watt.

Do Artesanato Produo Industrial


- O que distingue a produo industrial da

produo artesanal , sobretudo, o seu carter iterativo. Enquanto no modo de produo artesanal dificilmente se poder encontrar uma pea exatamente igual a outra dentro da mesma srie - o que torna cada pea um artefato nico - na produo industrial qualquer diferena na srie considerada um defeito.

Revoluo Industrial
A SUBSTITUIO: ferramentas pelas mquinas; energia humana pela energia motriz; modo de produo domstico pelo sistema fabril.

O QUE RESULTOU DO SEU USO ?

VANTAGENS
aumento da renda per capita; aumento do crescimento da populao; - de 1500 a 1780 a populao da Inglaterra aumentou de 3,5 para 8,5 milhes; - de 1780 a 1880 ela saltou para 36 milhes, devido drstica reduo da mortalidade infantil.

DESVANTAGENS
acidentes na operao com as mquinas de ordem graves e fatais; doenas ocasionadas pelo novo modo de trabalho (repetitivo, postural, etc); impedimento do trabalho de mulheres em operao das mquinas, em alguns setores produtivos.

O MUNDO DAS MQUINAS

PROJETO DE MQUINAS

B3 B4 B5 B7 B1 B6

B2

B8 B9

NORMAS DE SEGURANA

NBR Normas Tcnicas Brasileiras


As Normas de Segurana de Mquinas definem com rigor: conceitos fundamentais; princpios de projetos; aspectos gerais; tipo de dispositivo condicionador de segurana; prescrio detalhadas de segurana aplicveis a uma mquina em particular ou a um grupo de mquinas.

A maioria das Normas de Segurana Nacionais so baseadas em normas europias.

Normas Tcnicas de Segurana no Brasil


Normas Tipo A
NBR NM 213 1-2
Segurana de Mquinas Conceitos Bsicos, Princpios gerais para projeto parte 1-2 (EN 292 1/2/3)

Normas Tipo B Normas Tipo B1 Aspectos Gerais de Segurana Normas Tipo B2 Componentes Utilizados na Segurana

Normas Tipo C
NBR 13862
Transportadores Contnuos Requisitos de Segurana para o projeto.

60204EN 60204-1
Segurana de Mquinas Equipamentos eltricos para mquinas-Parte 1 Requisitos gerais

NBR 14153 Segurana de mquinas. Parte de sistemas de comando relacionadas a segurana. Princpios gerais de projeto. 954(EN 954-1)
NBR 14154 Segurana de mquinas. Preveno de Partida Inesperada (EN 1037) NMNBR NM-ISO 13854 Folgas mnimas para evitar esmagamento de partes do corpo humano. (EN 349) NMNBR NM-ISO 13852 Distncias seguras para impedir acesso a zonas de perigo pelos membros superiores. (EN 294) NMNBR NM-ISO 13853 Distncias seguras para impedir acesso a zonas de perigo pelos membros inferiores. ISO 13855 Velocidades de aproximao de partes do corpo Distncias de Segurana. (EN 999)

NBR 13759 Equipamentos de parada de emergncia, aspectos funcionais, princpios para projetos. (EN 418) NBR NM 273 Dispositivos de intertravamento associados a protees Princpios para projeto e seleo. (EN 1088) NBR NM 272 Requisitos Gerais para o projeto e construo de protees (fixas e mveis) (EN 953) NBR 14152 Segurana em mquinas. Dispositivos de comando bimanuais. Aspectos funcionais e princpios para projeto. (EN 574)

NBR 13930
Prensas Mecnicas Requisitos de Segurana

(EN692) NBR 13536


Mquinas injetoras para plstico e elastmeros Requisitos tcnicos de segurana

NBR 14009
Princpios para apreciao de riscos (EN 1050)

(EN201)

EN 693 Prensas Hidrulicas Requisitos de Segurana

NBR 13996
Mquinas de moldagem por sopro destinadas produo de artigos ocos de termoplsticos Requisitos tcnicos de Segurana para projeto e construo.

Definies
3.4 - segurana de uma mquina: Aptido de uma mquina, sem causar leso ou dano a sade, de desempenhar a sua funo, ser transportada, instalada, sujeita a manuteno, desmontada, desativada ou sucateada, nas condies normais de utilizao especificadas no manual de instrues.

3.5 - perigo: Causa capaz de provocar uma leso ou um dano para a sade. 3.6 - situao perigosa: Situao em que uma pessoa fica exposta a um ou mais perigos. 3.7 - risco: Combinao da probabilidade e da gravidade de uma possvel leso ou dano para a sade, que possa acontecer numa situao perigosa.

3.22 - proteo: Parte da mquina especificamente utilizada para prover proteo por meio de uma barreira fsica. 3.22.1 - proteo fixa: Proteo mantida em sua posio (isto , fechada):- quer de maneira permanente (soldagem, etc.) - quer por meio de elementos de fixao (parafuso, porcas etc.) que s permite que o protetor seja removido ou aberto com o auxilio de uma ferramenta.

3.22.2 - proteo mvel: Proteo que se pode abrir sem utilizar ferramenta e que geralmente ligado por elementos mecnicos (por exemplo, por meio de dobradias) estrutura da mquina ou a um elemento fixo prximo. 3.22.4 - proteo com intertravamento: Proteo associada a um dispositivo de intertravamento.

PARTE 2 PRINCPIOS TCNICOS E ESPECIFICAES

Define princpios tcnicos e especificaes destinados a transmitir ao projetista e os fabricantes a integrarem a segurana no projeto de mquinas de uso profissional e no profissional.

Medidas de proteo
4.1.3 Caso em que h necessidade do acesso de um operador zona perigosa durante o funcionamento normal, deve se escolher os seguintes meios de proteo: - proteo com intertravamento ou dispositivo de bloqueio - dispositivo sensor - proteo ajustvel - proteo de fechamento automtico

EN 954-1 / NBR 14153


954EN 954-1 B 1 2 S1 P1 S2 F1 F2 P2 P1 P2 3 4

Gravidade da Leso S1: Leso leve (geralmente reversvel) Grave, geralmente irreversvel, de uma ou mais pessoas e morte S2:

Freq./tempo de exposiao ao perigo

Possibilidade de evitar o dano

Frequncia e/ou tempo na rea de perigo F1: F2: De Raramente a Nunca De Frequentemente a Continuamente

Gravidade da Leso

Possibilidade de se evitar o dano P1: P2: Possvel sobre certas condies Praticamente impossvel

EN 954-1 / NBR 14153


Categoria Resumo dos Requisitos O controle deve ser projetado de forma a suportar as influncias/ consequncias esperadas Comportamento do Sistema Uma falha pode levar perda da funo de segurana Uma falha pode levar perda da funao de segurana mas a probabilidade de ocorrncia baixa. Uma falha pode levar perda da funo de segurana, que detectada na prxima verificao. Princpios B Caracteriza-se principalmente pela seleo de componentes.

Deve-se cumprir os requisitos da Cat B;princpios e componentes de segurana testados devem ser usados Deve-se cumprir os requisitos da Cat.B; as funes de segurana devem ser testadas pelo sist. de controle, com intervalos de tempo adequados. Deve-se cumprir os requisitos da Cat. B. Um falha nica no causa a perda da funo de segurana. Deve-se cumprir os requisitos da Cat.B. A falha individual deve ser Identificada quando da prxima atuao da funo de segurana.

A funo de segurana Caracteriza-se permanece ativa quando principalmente pela uma falha nica ocorre. Somatria de falhas pode levar perda da estrutura funo de segurana. de controle.

A funo de segurana permanece ativa quando uma falha nica ocorre. Falhas so detectadas para previnir uma perda da funo de segurana.

QUALIFICAO

CONCLUSO
EXISTE ACIDENTE COM MQUINAS DEVIDO A ... PRODUO SER HUMANO NORMAS DE SEGURANA QUALIFICAO CHECK LIST

Acidentes = prejuzos
Conseqncias de um acidente: Prejuzos para o acidentado: - Leses corporais / possvel incapacidade; - Abalos psicolgicos pessoal e familiar.

Prejuzos para a sociedade: - INSS

Prejuzos para o empregador: - Parada da produo; - Abalo da moral dos empregados; - Despesas mdicas; - Possvel processo jurdico; - Presso de sindicatos.

Contatos
Roberto do Valle Giuliano
COORDENADOR NACIONAL DO PROGRAMA DE PROTEO DE MQUINAS DA FUNDACENTRO

email giuliano@fundacentro.gov.br Tel: 0xx11 3066-6213 Fax: 0xx11 3066-6243

You might also like