You are on page 1of 26

Historiografia

Historiografia
Historiografia (de "historigrafo", do grego , de , "Histria" e -, da raiz de , "escrever": "o que escreve, ou descreve, a Histria"[1]) uma palavra polissmica. Designa no apenas o registro escrito da Histria, a memria estabelecida pela prpria humanidade atravs da escrita do seu prprio passado, mas tambm a cincia da Histria.

A historiografia como meta-histria


Se a Histria uma cincia (cujo objecto o homem no tempo), tem que submeter-se, como toda a cincia, ao mtodo cientfico. Ainda que este no possa ser integralmente aplicado a todos os campos das cincias experimentais, pode-se faz-lo a um nvel equiparvel ao das chamadas Cincias Sociais (ver: Mtodo histrico, Metodologia e Metodologia nas cincias sociais).

Mulher escrevendo (Johannes Vermeer).

Um terceiro conceito confluente no momento de definir-se a Histria como fonte de conhecimento a chamada Teoria da Histria, tambm denominada como "historiologia" (termo cunhado por Jos Ortega y Gasset)[2]), cujo papel o de estudar a estrutura, leis e condies da realidade histrica (DRAE [3]); enquanto que o da "historiografia" o de relato em si mesmo da histria, da arte de escrev-la (DRAE [4]). impossvel acabar com a polissemia e com a superposio destas trs acepes, mas de maneira simplificada, pode-se admitir: a histria o estudo dos homens no tempo e seus feitos; a historiografia a cincia da histria e a historiologia a sua epistemologia. A Filosofia da Histria o ramo da filosofia que concerne ao significado da histria humana, se que o tem. Especula acerca de um possvel fim teleolgico de seu desenvolvimento, ou seja, pergunta-se se h um esboo, um propsito, princpio director ou finalidade no processo da histria humana. No deve confundir-se com os trs conceitos anteriores, dos quais se separa claramente. Se o seu objecto a verdade ou o dever ser, se a histria cclica ou linear, ou se nela existe a ideia de progresso, so matrias das quais trata esta disciplina, alheias histria e historiografia propriamente ditas. Um enfoque intelectual, que tampouco contribui muito para entender a cincia histrica como tal, a subordinao do ponto de vista filosfico historicidade, considerando toda a realidade como produto de um devir histrico: esse seria o lugar do historicismo, corrente filosfica que pode estender-se a outras cincias, como a Geografia. Uma vez despojada da questo meramente nominal, resta para a historiografia, portanto, a anlise da histria escrita, das descries do passado; especificamente dos enfoques na narrao, interpretaes, vises de mundo, uso das evidncias ou documentos e os mtodos de sua apresentao pelos historiadores; e tambm o estudo destes, por sua vez sujeitos e objectos da cincia. A historiografia, de maneira restrita, a maneira pela qual a histria foi escrita. Em um sentido mais amplo, a historiografia refere-se metodologia e s prticas da escrita da historia. Em um sentido mais especfico, refere-se a escrever sobre a histria em si.

Historiografia

Fontes historiogrficas e seu tratamento


importante distinguir a matria-prima do trabalho dos historiadores (a fonte primria) do produto acabados ou semi-acabado (fonte secundria e fonte terciria). Do mesmo modo, importa notar a diferena entre a fonte e o documento e o estudo das fontes documentais: a sua classificao, prioridade e tipologia (escritas, orais, arqueolgicas); o seu tratamento (reunio, crtica, contraste), e manter o devido respeito a essas fontes, principalmente com a sua citao fiel. A originalidade do trabalho dos historiadores uma questo delicada.

A historiografia como produo historiogrfica


Historiografia o equivalente a qualquer parte da produo historiogrfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou perodo histrico especfico. Por exemplo, a frase: " muito escassa a historiografia sobre a vida cotidiana no Japo na Era Meiji" quer dizer que existem poucos livros escritos sobre esta questo, uma vez que at ao momento ela no recebeu ateno por parte dos historiadores, e no porque esse objecto de estudo seja pouco relevante ou porque haja poucas fontes documentais que proporcionem documentao histrica para faz-lo.[5] No que diz respeito difuso e divulgao da produo historiogrfica, seria bom que cumprisse os mesmos requisitos a que se submetem as demais publicaes cientficas (ver publicao). Tambm se utiliza o vocbulo "historiografia" para falar do conjunto de historiadores de uma nao, por exemplo, em frases como esta: "a historiografia espanhola abriu os seus braos e os seus arquivos a partir da dcada de 1930 para os hispanistas franceses e anglo-saxos, que renovaram a sua metodologia." necessrio diferenciar os dois termos utilizados acima: "produo historiogrfica" e "documentao histrica", ainda que em muitos casos coincida que os historiadores utilizem como documentao histrica precisamente a produo historiogrfica anterior. Por exemplo: sobre um conjunto de documentos de arquivo da Casa de Contratao em Sevilha que foi produzido apenas para fins de contabilidade;[6] ou qualquer material arqueolgico que esteja em uma escavao no Peru, e se depositou sem a inteno de que algum o encontrasse; um historiador americanista ter de usar a "Brevssima Relao da Destruio das ndias", que foi escrita por Frei Bartolom de Las Casas com um af histrico indubitvel, alm de com fins da defesa de um interesse ou do seu prprio ponto de vista.[7] Com este ltimo vemos outra insupervel caracterstica da Histria que a peculiariza como cincia: nenhum historiador, por mais objectivo que pretenda ser, alheio aos seus prprios interesses, ideologia ou mentalidades, nem pode subtrair-se ao seu ponto de vista particular. Quando muito, pode tentar a intersubjetividade, ou seja, ter em conta a
Enterramento da cultura Nazca.

Arquivo das ndias, diante da Catedral de Sevilha.

Frei Bartolom de las Casas.

existncia de mltiplos pontos de vista. Para o caso do exemplo em tela, contrastar as fontes de Bartolom de las Casas com as demais vozes que se ouviram na Junta de Valladolid, entre as quais se destacou a de seu rival, Juan

Historiografia Gines de Sepulveda, ou inclusive com a chamada "voz dos vencidos", que raramente preservada, mas s vezes sim, como acontece com a "Nueva Crnica y Buen Gobierno" do inca Guaman Poma de Ayala.[8] A reflexo sobre a possibilidade ou impossibilidade de um enfoque objectivo conduz necessidade de superar a oposio entre a objectividade (a de uma inexistente cincia "pura", que no seja contaminada pelo cientista) e subjectividade (implicada nos interesses, ideologia e limitaes do cientista), com o conceito de intersubjectividade, que obriga a considerar a tarefa do historiador, como o de qualquer cientista, como um produtor social, inseparvel do restante da cultura humana, em dilogo com os demais historiadores e com toda sociedade como um todo.

Historiografia e perspectiva: o objecto da Histria


A histria no tem outra alternativa seno seguir a tendncia de especializao de qualquer disciplina cientfica. O conhecimento de toda a realidade epistemologicamente impossvel, ainda que o esforo de conhecimento transversal, humanstico, de todas as partes da histria, seja exigvel a quem verdadeiramente queira ter uma viso correcta do passado. A Histria, portanto, deve segmentar-se, no apenas porque a perspectiva do historiador esteja contaminada com subjectividade e ideologia, mas porque ele deve optar, necessariamente, por um ponto de vista, do mesmo modo que um cientista: se quiser observar o seu objecto, deve optar por usar um telescpio ou um microscpio (ou, de forma menos grosseira, que tipo de lente ir aplicar). Com o ponto de vista determina-se a seleco da parte da realidade histrica que se toma como objecto, e que, sem dvida, dar tanto a informao sobre o objeto estudado como sobre as motivaes de um historiador que o estuda. Essa viso preferencial pode ser consciente ou inconsciente, assumida com maior ou menor cinismo pelo historiador, e diferente para cada poca, para cada nacionalidade, religio, classe social ou mbito no qual o historiador pretenda situar-se. A inevitvel perda que supe a segmentao, compensa-se pela confiana em que outros historiadores faro outras seleces, sempre parciais, que devem complementar-se. A pretenso de conseguir uma perspectiva holstica, como o pretende a Histria total ou a Histria das Civilizaes, no substitui a necessidade de todas e cada uma das perspectivas parciais como as que se tratam a seguir:

Recortes temporais
Os recortes temporais vo desde as periodizaes clssicas (Pr-histria, Histria, Idade Antiga, Idade Mdia, Idade Moderna ou Idade Contempornea), at s histrias por sculos, reinados, e outras. A periodizao clssica (ver a sua justificao em Diviso do tempo histrico) discutvel, tanto pela necessidade de perodos de transio e de solapamentos, como por no representar perodos coincidentes para todos os pases do mundo (razo pela qual foi acusada de eurocntrica). A Escola dos Annales foi uma das origens da fixao da memria dos feitos histricos em muitas culturas (veja-se em seu verbete prprio e mais abaixo em Historiografia de Roma). As crnicas (que em seu nome j indicam a inteno do recorte temporal) so usadas como reflexo dos acontecimentos notveis de um perodo, habitualmente um reinado (veja-se no verbete prprio e mais abaixo em Historiografia da Idade Mdia e Historiografia espanhola medieval e moderna). A arcontologia seria a limitao do registro histrico lista de nomes que

Mapa-mndi de Fra Mauro (detalhe): incomoda-nos um mapa invertido?

Historiografia ocupavam determinados cargos de importncia ordenados cronologicamente. De fato, a mesma cronologia, disciplina auxiliar da histria, nasce em muitas civilizaes, associada ao cmputo do tempo passado que se fixa na memria escrita pelos nomes dos magistrados, como ocorria em Roma, onde era mais comum citar um ano por ser o dos cnsules tais ou quais. No Egipto, a localizao do tempo se fazia pelos faras e dinastias. muito significativo que nas culturas no histricas, que no fixam mediante a escrita a memria do seu passado, muito frequente que no se mantenha a durao concreta do tempo passado mais do que uns poucos anos, que podem ser inclusive menos do que os que dura uma vida humana.[9] Tudo o que ocorre fora dele referido como faz muito tempo", ou como no tempo dos antepassados, que passa a ser um tempo mtico, ahistrico.[10] O tratamento cronolgico o mais utilizado pela maioria dos historiadores, pois o que corresponde narrativa convencional, e o que permite ligar as causas passadas com os efeitos no presente ou no futuro. No entanto, ele usado de vrias maneiras: por exemplo, o historiador deve sempre optar por um tratamento sncrono ou diacrnico do seu estudo dos factos, ainda que muitas vezes se faam os dois. o tratamento diacrnico estuda a evoluo temporal de um fato, por exemplo, a formao da classe operria na Inglaterra ao longo dos sculos XVIII e XIX. o tratamento sncrono, concentra-se nas diferenas que o fato histrico estudado tem ao mesmo tempo, mas em diferentes nveis, por exemplo: compara a situao da classe trabalhadora na Frana e na Inglaterra, na conjuntura da revoluo de 1848 (ambos os exemplos foram referidos a partir de Edward Palmer Thompson.[11] Perodos ou momentos especialmente atraentes para os historiadores acabam convertendo-se, pela intensidade do debate e do volume de produo em verdadeiras especialidades, tais como a histria da Guerra Civil Espanhola, a histria da Revoluo Francesa a da Guerra da Independncia dos Estados Unidos, ou a da Revoluo Sovitica, por exemplo. Tambm devem ser consideradas as diferentes concepes de tempo histrico, que, de acordo com Fernand Braudel vo da longa durao ao evento pontual, passando pela conjuntura.

Recortes metodolgicos: as fontes no escritas


Pr-histria Idade da Pedra Paleoltico Mesoltico Idade dos Metais

Neoltico

P. Inferior

P. Mdio

P. EpipaleolticoProtoneoltico Superior

Idade do Cobre

Idade do Bronze

Idade do Ferro

No caso do perodo pr-histrico, a diferena radical entre fontes e mtodo (assim como a diviso burocrtica das ctedras universitrias) fazem com que seja uma cincia muito distante daquela feita pelos historiadores, sobretudo quando tais fontes e mtodos se prolongam, dando primazia utilizao das fontes arqueolgicas e ao estudo da cultura material em perodos para os quais j existam fontes escritas, falando-se ento no da Pr-histria, mas sim propriamente da Arqueologia com as suas prprias periodizaes (Arqueologia clssica, Arqueologia Medieval e mesmo Arqueologia Industrial). Uma diferena menor pode ser encontrada com o uso de fontes orais, no que chamado de Histria Oral. No obstante, h que recordar o que foi dito (ver acima recortes temporais) acerca da primazia das fontes escritas e o que estas determinam cincia historiogrfica e prpria conscincia da histria em seu protagonista, que toda a humanidade.

Historiografia

Recortes espaciais
So exemplos de recortes espaciais a Histria continental, a Histria nacional e a Histria regional. O papel da histria nacional na definio das prprias naes inegvel (para a Espanha, por exemplo, desde as Crnicas medievais at Histria do Padre Mariana; veja-se ainda nacionalismo). Tambm como exemplo, veja-se em Histria da Histria) como os historiadores se agrupam distintamente por nacionalidade, por poca ou por tendncia. A Geografia dispe de conceitos no to potentes porm no menos arbitrrios, que tm permitido edificar o prestigioso ramo da Geografia regional. A Histria local , sem dvida, a de mais fcil justificao e de validade universal, sempre que supere o nvel da simples erudio (que ao menos sempre servir como fonte primria para obras de maior ambio explicativa).

Recortes temticos
So os que do lugar a uma histria sectorial, presente na historiografia desde a antiguidade, como ocorre com a: Histria Poltica, reduzida histria dos eventos ou categorizada na Histria das instituies, Histria dos sistemas polticos, Histria do Direito e Histria Militar; Histria Econmica, s vezes geminada com a Histria Social, no entanto, tambm pode ser entendida como Histria do movimento operrio ou uma histria mais universal, a dos movimentos sociais; Histria da Igreja, to antiga como ela mesma, ou a histria das religies, nascida pela necessidade de tornar o seu estudo comparativo; Histria da Arte, nascida ainda na Antiguidade Clssica com a valorizao da sua produo artstica e de seu passado; mais recente do que estas, mas englobando-as de algum modo, a Histria das ideias, que pode incluir as crenas, as ideologias ou a Histria da cincia e da tecnologia e com elas subdividir-se at ao infinito: Histria das doutrinas econmicas, Histria das doutrinas polticas, etc.; Uma das formas de se perguntar qual o objecto da Histria atravs da escolha do que que merece ser mantido na memria, quais so os factos memorveis. So todos, ou so apenas aqueles que o historiador considera transcendentais? Na lista acima, temos algumas respostas que cada um pode dar. Algumas destas denominaes encerram no uma simples diviso, mas sim vises metodolgicas opostas ou divergentes, que se tm multiplicado nos ltimos cinquenta anos. A histria hoje mais plural do que nunca, dividida em uma multiplicidade de especialidades to fragmentada que muitos dos seus ramos no se comunicam entre si, sem ter sujeito e objecto comuns: a Microhistria, que se interessa pela especificidade dos fenmenos sociais a partir de uma perspectiva que tem sido comparada a uma lupa de aumento; a Histria da vida quotidiana, a partir de uma mesma seleco do objecto, abre depois o campo de viso buscando a generalizao; a Histria da mulher ou os chamados estudos de gnero, como muitas histrias transversais que, por vezes, podem ser colocadas como uma histria das minorias, ou discriminar-se tematicamente como a histria da sensibilidade, ou a histria da sexualidade; alteraes na histria econmica como a cliometria ou a histria da empresa; a Histria cultural, que registra um novo impulso aps vrias dcadas; a Histria do tempo presente, criada na dcada de 1980 e que est interessada nos grandes avanos do nosso tempo; a climatologia e a gentica, que junto com outras disciplinas, esto se deixando notar mais no debate historiogrfico, atravs da histria ambiental ou ecohistria, nos cada vez mais utilizados estudos de gentica populacional.

Historiografia

Cincias auxiliares da Histria


A fragmentao do objecto histrico pode induzir, em algumas ocasies, a uma limitao muito forada da perspectiva historiogrfica. Levada a um extremo, pode-se reduzir a histria cincia auxiliar daquela de que se serve para encontrar explicao para os factos do passado, como por exemplo a Economia, a Demografia, a Sociologia, a Antropologia ou a Ecologia. Em outras ocasies, a limitao do campo de estudo produz realmente um "gnero historiogrfico":

Gneros historiogrficos
Pode assinalar-se que h "gneros historiogrficos" que participam da Histria mas que podem chegar a aproximar-se mais ou menos dela: num extremo encontram-se os terrenos da fico ocupados pela novela histrica, cujo valor desigual no diminui a sua importncia. Outro extremo ocupado pela Biografia e um gnero anexo, sistemtico e extraordinariamente til para a histria geral como a Prosopografia. Vinculada histria desde o comeo do registro escrito, uma de suas principais preocupaes no momento de estabelecer os dados foi o que hoje chamamos Arcontologia (as listas de reis e dirigentes).

Correntes historiogrficas: o sujeito da Histria


De modo mais explcito, as correntes historiogrficas normalmente explicitam a sua metodologia de uma forma combativa, como o Clio, a musa da Histria, por Pierre Mignard Providencialismo, de origem Crist (convm recordar que, para alm (1689). da tradio historiogrfica grega Herdoto e Tucdides, a origem da nossa historiografia a Histria sagrada) ou o Materialismo histrico de origem marxista (que triunfou nos ambientes intelectuais e universitrios europeus e americanos em meados do sculo XX, permanecendo adormecido desde a queda do Muro de Berlim).[12] s vezes a rotulao das correntes obra de seus detractores, com o que os historiadores ali identificados podem ou no concordar com o modo pelo qual foram definidos. Este tipo de coisa poderia ser dito do prprio providencialismo, mas seria mais apropriado para correntes mais modernas, como o positivo burgus, a histria dos eventos (dos acontecimentos) e outras. sempre necessrio interpretar a historiografia como parte da atmosfera intelectual da poca em que se coloca. Qualquer produo cultural dependente do modelo cultural existente, chamando-se a isso moda, estilo ou paradigma dominante na arte ou na filosofia, e evidente que o registro da histria uma produo cultural. A desconstruo, o pensamento dbil ou a ps-modernidade, conceitos do final do sculo XX, foram a incubadora da actual desconstruo da histria, que para alguns apenas uma narrativa.[13] Uma boa maneira de distinguir a interpretao da histria que tem uma determinada corrente historiogrfica actual perguntar-lhe a quem considera "sujeito histrico" ou verdadeiro protagonista da histria.

Historiografia

Agrupamentos de historiadores
Grupos de historiadores que partilham metodologias (e se autopromovem conjuntamente com o poderoso mecanismo publicao-citao) surgem por vezes em torno de revistas, como a escola francesa dos Annales, a inglesa Past and Present ou a italiana Quaderni Storici; grupos de investigao ou as prprias ctedras universitrias, que so a cspide da reproduo das elites historiogrficas, atravs do clientelismo e do reconhecimento entre pares ("peer review").

A histria da Histria
O surgimento da Histria equivalente ao da escrita, mas a conscincia de estudar o passado ou de deixar para o futuro um registro da memria uma elaborao mais complexa do que as anotaes dos templos da Sumria.[14] As estelas e relevos comemorativas de batalhas na Mesopotmia e no Egipto j so algo mais aproximado. As demais civilizaes asiticas alcanaram a escrita e a histria em seu prprio ritmo, pela compilao das suas fontes teolgicas sob a forma de livros sagrados - por vezes com trechos histricos (como a Bblia hebraica) ou sofisticaes cronolgicas (como os Vedas hindu) -, registram os seus prprios anais e finalmente a sua prpria historiografia, em especial na China,[15] que tem o seu Herdoto em Sima Qian ("Memrias histricas", 109 a.C. 91 a.C.) e alcanou uma definio clssica histria tipificada, oficial, com o Livro dos Han de Ban Gu (sculo I), que estabeleceu um padro repetido sucessivamente pelos historiadores dos perodos seguintes, de vinte e cinco "histrias tipificadas" at 1928, data em que apareceu a ltima dessa monumental srie..[16] No continente americano, salvo a civilizao Maia, no h textos, de forma alguma, comparveis. No entanto, o desenvolvimento e a variedade que a historiografia alcanou na Civilizao Ocidental de um nvel diferente a todas elas.[17]
Ban Gu.

Historiografia

Grcia
Os primeiros Gregos, que se interessaram sobretudo sobre os mitos de criao (os loggrafos), j praticavam a recitao dos eventos. A sua narrao podia apoiar-se em escritos, como foi o caso de Hecateu de Mileto, na segunda metade do sculo VI a.C.. No sculo V a.C. Herdoto de Halicarnaso diferenciou-se deles pela sua vontade de distinguir o verdadeiro do falso; por isso, realizou a sua "investigao" (etimologicamente "Histria"). Uma gerao mais tarde, com Tucdides, esta preocupao tornou-se crtica, com base na confrontao de diferentes fontes orais e escritas. A sua "Histria da Guerra do Peloponeso" pode ser vista como a primeira obra verdadeiramente historiogrfica. Os seguidores do novo gnero literrio inaugurado por Herdoto e Tucdides foram muito numerosas na Grcia Antiga e, entre eles contam-se Xenofonte (autor do "Anbase"), Posidnio Ctsias, Apolodoro de Artmis, Apolodoro de Atenas e Aristbulo de Casandrea, entre outros (Ver literatura grega e historiografia helenstica)
Herdoto e Tucdides, opostos em um curioso mrmore no Museu de Npoles.

No sculo II a.C. Polbio, em sua obra "Pragmateia" (traduzido tambm como "Histria"), talvez tentando escrever uma obra de Geografia, abordou a questo da sucesso dos regimes polticos para explicar como que o seu mundo entrou na rbita romana. Ele foi o primeiro a procurar causas intrnsecas para o desenvolvimento da histria, mais do que invocar princpios externos. Nesta fase do perodo helenstico, a biblioteca e o Museu de Alexandria representavam o pice do af grego em preservar a memria do passado, o que significa a sua valorizao como uma ferramenta til para o presente e o futuro.

Roma
A civilizao romana dispe, semelhana dos gregos Homero e Hesodo, de mitos de origem recolhidos por Virglio que os poetizou na Eneida como um elemento do programa ideolgico desenhado por Augusto. Tambm, pelo menos desde a Repblica, teve um cuidado especial pela recopilao de feitos em anais, a legislao escrita e os arquivos vinculados ao sagrado dos templos. At s guerras pnicas a recopilao dos principais sucessos ocorridos estava a cargo dos pontfices, sob a forma de crnicas anuais. A primeira obra histrica latina completa "As Origens" de Cato, do sculo III a.C.. O contacto de Roma com o mundo Mediterrneo, primeiro com Cartago, mas sobretudo com a Grcia, o Egipto e o Oriente, foi fundamental para ampliar a viso e utilidade do seu gnero histrico. Os historiadores (quer romanos quer gregos) acompanharam os Tcito. exrcitos nas campanhas militares, com o objectivo declarado de preservar a sua memria para a posteridade, de recolher informaes teis e de justificar as suas aces. A lngua culta, o idioma grego, foi utilizado para este gnero, a par da mais sbria, o Latim.

Historiografia Salstio, o Tucdides romano, escreveu De Coniuratione Catilinae (A conjurao de Catilina, da qual foi contemporneo, no ano de 63 a.C.). Faz um extenso relato das causas remotas da conjurao, assim como das ambies de Catilina, retractado como um nobre degenerado e sem escrpulos. Em Bellum Ingurthinum ("A Guerra de Jugurta" rei dos nmidas, 111 a.C. 105 a.C.), denuncia um escndalo colonial. Historiae foi a sua obra mais ambiciosa e madura, parcialmente conservada que abrange, em cinco livros, os doze anos transcorridos aps a morte de Sila em 78 a.C. at 67 a.C.. No e a preciso histrica que lhe interessa e sim a narrao de alguns factos com as suas causas e consequncias, assim como a oportunidade de esclarecer o processo de degenerao em que a Repblica se viu imersa. Alm dos indivduos, o objecto da sua observao centra-se nas classes sociais e nas faces polticas: idealiza um passado virtuoso, e detecta um processo de decadncia que atribui aos vcios morais, discrdia social e ao abuso do poder pelas diferentes faces polticas. Jlio Csar com o seu "Commentarii Rerum Gestarum", acerca de duas das maiores operaes militares que conduziu, as Guerras da Glia (58 a.C. 52 a.C.) (De Bello Gallico) e a guerra civil (49 a.C. 48 (De Bello Civili). Tito Lvio (59 a.C. 17), com os cento e quarenta e dois livros de "Ab Urbe Condita", divididos em grupos de dez livros, conhecidos como "Dcadas", actualmente perdidos em sua maior parte, escreveu uma grande Histria nacional, cujo nico tema Roma ("fortuna populi romani"), e cujos nicos actores so o Senado e as pessoas de Roma ("senatus populusque romanus", SPQR). O seu objectivo geral tico e didctico; os seus mtodos foram os do grego Iscrates do sculo IV a.C.: dever da Histria dizer a verdade e ser imparcial, mas a verdade deve apresentar-se de uma maneira elaborada e literria. Ele utilizou como fonte os primeiros analistas e Polbio, mas o seu patriotismo levou-o a distorcer a realidade em detrimento do exterior e a um esprito crtico pobre. um historiador de gabinete, no viaja nem conhece pessoalmente os cenrios dos eventos que descreve. Tcito (55 - 120), o grande historiador do Imprio sob os Flvios, , acima de tudo, um investigador das causas. A lista de historiadores da poca romana vasta, tanto em lngua latina (Plnio, o velho, Suetnio e outros[18] ou grega (Estrabo, Plutarco). Na decadncia de Roma, o Cristianismo vir a dar uma mudana metodolgica radical, introduzindo o providencialismo de Agostinho de Hipona. exemplo Orsio, presbtero hispnico de Braga ("Historiae adversum paganus").

Idade Mdia
A historiografia medieval feita principalmente por hagigrafos, cronistas, membros do clero episcopal prximos ao poder, ou pelos monges. Escrevem-se genealogias, ridos anais, listas cronolgicas de acontecimentos ocorridos nos reinados dos seus soberanos (anais reais) ou da sucesso de abades (anais monsticos); "vidas" (biografias) de carcter edificante, como as dos santos Merovngios, ou, mais tarde, dos reis da Frana), e "histrias" que contam o nascimento de uma nao crist, exaltam uma dinastia ou, inversamente, fustigam os ignbeis de uma perspectiva religiosa. Esta histria, de que so exemplos Beda, o venervel ("Histria Ecclesistica Gentis Anglorum", sculo VIII) ou Isidoro de Sevilha ("Etimologias" e "Historia Gothorum"), providencialista, de inspirao agostiniana, e circunscreve as aces dos homens nos desgnios de Deus. preciso esperar at ao sculo XIV para que os cronistas se interessem pelo povo, o grande ausente da produo deste perodo, como por exemplo, a do francs Jean Froissart ou do florentino Matteo Villani.

O venervel Beda.

Historiografia

10

Idade Moderna
Durante o Renascimento, o Humanismo trouxe um gosto renovado pelo estudo dos textos antigos, gregos ou latinos, mas tambm pelo estudo de novos suportes: as inscries (epigrafia); as moedas (numismtica) ou as cartas, diplomas e outros documentos (diplomtica). Estas novas cincias auxiliares da era moderna contriburam para enriquecer os mtodos dos historiadores: em 1681 Dom Mabillon indicou os critrios para determinar a autenticidade de um registro, pela comparao de diferentes fontes em "De Re Diplomtica". Em Npoles, mais de duzentos anos antes, Lorenzo Valla, a servio de Afonso V de Arago tinha conseguido demonstrar a falsidade da Doao de Constantino. Giorgio Vasari com a obra "As vidas" ofereceu, por sua vez, uma fonte e um mtodo historiogrfico para a Histria da Arte. Neste perodo a histria no diferente da geografia e nem mesmo das cincias naturais. dividida em duas partes: a histria geral (actualmente denominada simplesmente como "histria") e a histria Folha de rosto de As vidas, de Giorgio Vasari. natural (actualmente as cincias naturais e a geografia). Este sentido amplo de histria pode ser explicado pela etimologia da palavra (ver Histria). A questo da unidade do reino que se colocou pelas guerras de religio na Frana no sculo XVI, deu origem a trabalhos de historiadores que pertencem corrente chamada de "histria perfeita", que mostra que a unidade poltica e religiosa da Frana moderna necessria, ao derivar-se de origens Gaulesas (Etienne Pasquier, "Recherches de la France"). O providencialismo de autores como Jacques-Bnigne Bossuet ("Discurso sobre a histria universal", 1681), tende a desvalorizar o significado de qualquer mudana histrica. Ao mesmo tempo, a histria se mostra como um instrumento de poder: pe-se ao servio dos prncipes, desde Nicolau Maquiavel at aos panegiristas de Lus XIV de Frana, entre os quais se incluiu Jean Racine.

Historiografia

11

Historiografia espanhola medieval e moderna


Embora no se trate de nada de novo, e a historiografia espanhola , talvez, o mais completo exemplo de um esforo secular para manter a continuidade da memria escrita do passado, que to bons servios prestou desde as crnicas medievais que justificavam a Reconquista, para reforar o poder dos reis nos vrios reinos cristos. As crnicas Para o Principado das Astrias, o Reino de Leo e o Reino de Castela encadeiam-se sucessivamente em um conjunto abrangente, que realmente comea com duas crnicas redigidas no Al-Andalus: a "Crnica bizantina-rabe" (741) e a "Crnica Morabe"(754), que precedem uma crnica actualmente perdida do reinado de Afonso II e estabelecem a sua continuidade com as de Afonso III ao final do sculo IX ("Crnica Albeldense", "Crnica Rotense", "Crnica Proftica" e "Crnica Sebastianense"), a de Sampiro (do reinado de Bermudo II de Leo, por volta do ano 1000), as do sculo XII ("Crnica Silense" ou do monge annimo de Santo Domingo de Silos, por volta de 1110, a de Pelayo, Bispo de Oviedo, a "Crnica do Imperador Afonso VII" e a do monge annimo de Njera, estas trs do final do sculo), as do reinado de Fernando III de Leo e Castela ("Chronicon mundi" de Lucas, bispo de Tui, "Crnica Latina dos reis de Castela" de Juan, bispo de Osma e "De rebus Hispaniae" de Rodrigo Jimnez de Rada, arcebispo de Toledo), as de Afonso X de Leo e Castela ("Histria de Espanha", editado pelo fillogo Ramn Menndez Pidal com o ttulo de "Estoria de Espaa", de Afonso X, sculo XIII. "Primeira Crnica General", e a "Grande e General Estoria"); chegando ao sculo XIV, em que se destacam as "Crnicas" de Pedro Lpez de Ayala ("Crnica do rei D. Pedro", a de Henrique II, a de Joo I e a inacabada de Henrique III), mais sbrias e prximas aos factos que as suas contemporneas europeias, embora o seu objectivo principal seja o da auto-justificao de seu autor, Chanceler de Castela, que comps ainda o "Rimado de Palacio", onde descreve os seus contemporneos. No sculo XV, a recompilao de crnicas multiplicou-se: a "Suma de crnicas de Espaa", de Pablo Garcia de Santa Maria (at 1412); "Crnica de Juan II" (sobre eventos de 1406 a 1434) por lvar Garcia de Santa Maria (c. 1370 - 1460), irmo de Pablo (e retomada com o nome de "Crnica del Halconero" por Pedro Carrillo de Huete, sendo refundida por Lope de Barrientos); Alfonso Martinez de Toledo (arcipreste de Talavera) escreveu em 1443 uma "Atalaia das Crnicas"; a "Crnica" de lvaro de Luna(1453), atribuda a Gonzalo Chacon; Diego de Valera escreveu a "Crnica abreviada de Espanha" ou "Crnica Valeriana" (1482), que terminou no reinado de Joo II, o "Memorial de diversas hazaas", o de Henrique IV (1486 - 1487) e a "Crnica de los Reyes Catlicos" (at 1488).[19] Nos outros reinos cristos peninsulares, a literatura cronstica algo mais tardia, mas produz a primeira histria geral da Espanha em uma lngua romntica: o "Liber regum", redigido entre 1194 e 1211 em Aragons, que conta a histria dos distintos reinos cristos desde as origens mticas da histria peninsular.[20] O Condado de Arago produziu em 851 a "Passio beatissimarum birginum Nunilonis atque Alodie". E do posterior Reino de Arago dispomos dos "Anales de San Juan de la Pea", do sculo XII, que foram copiados na "crnica homnima". Do mesmo sculo data uma "Breve histria ribagorzana de los reyes de Aragn".[21] Para a Coroa de Arago, aps as "Gestas veterum Comitatum Barcinonensium e Regum Aragonensium" (iniciada no sculo XII e continuada at ao sculo XIV), destaca-se o "Llibre dels feyts" ou "Crnica de Jaime I o Conquistador"; a "Crnica de San Juan de la Pea" ou de "Pedro, o Ceremonioso"; a Crnica de Muntaner, que abrange o perodo de 1207 a 1328, incluindo a famosa expedio dos Almogvares, da qual participou, e a de Bernat Desclot "Llibre

Historiografia del rei En Pere d'Arag e dels seus antecessors passats" (segunda metade do sculo XIII). Completam o quadro peninsular a "Crnica de los Reyes de Navarra" (1454), do Prncipe de Viana (composta para justificar a sua aspirao ao trono), e os "Annales Portugaleses Veteres" (987-1079). Sculo XVI Aps a unificao dos Reis Catlicos, j na Idade Moderna, continua com a mesma funo, explicitamente, a monumental "Histria da Espanha", do Padre Mariana ("De Rebus Hispaniae libri XX", 1592, aumentada para trinta livros em sua prpria traduo para o castelhano em 1601). Este religioso tornou-se clebre por sua defesa do tiranicdio em "De Rege et regendi ratione" escrito para a educao de Filipe III de Espanha. Outros cronistas do sculo XVI foram Florin de Ocampo e Ambrosio de Morales (continuando a "Crnica General" em cinco livros, iniciada por aquele); Jernimo Zurita ("Anales de la Corona de Aragn") e Esteban de Garibay ("Compendio Historial de las Chronicas y Universal Historia de todos los reynos de Espaa"). Sculo XVII A historiografia barroca inclui manipulaes histricas fantasiosas, como os "plomos del Sacromonte" ou os falsos cronices "Ramn de la Higuera". Fray Prudencio de Sandoval continua a crnica de Ocampo e Morales e redige uma "Historia de la vida y hechos del Emperador Carlos V"; Pedro de Salazar y Mendoza, uma "Origen de las dignidades seglares de Castilla y Len" e Bartolom Leonardo de Argensola, os "Anales de Aragn".

12

Argensola, em gravura de Luis Paret para El Parnaso Espaol.

Em fins do sculo XVII, a reflexo sobre a prpria historiografia surge na Espanha como uma necessidade decorrente do acmulo de to vasto corpo cronstico, sendo a sua primeira tentativa a "Noticia y juicio de los ms principales historiadores de Espaa, de Gaspar Ibez de Segovia, marqus de Mondjar (publicado aps a sua morte em 1708). Outros gneros historiogrficos Outros gneros historiogrficos tambm foram cultivados desde a Idade Mdia, como o tratamento de uma figura isolada (o ciclo de El Cid) e, j no sculo XV, as memrias (Leonor Lopez de Cordoba, circa 1400), a biografia ("El Victorial" de Gutierre Dez de Games, "Generaciones y Semblanzas" de Fernn Prez de Guzmn) e a relao de um evento pontual como o "Libro del paso honroso de Suero de Quiones", de Rodrguez de Lena. Os livros de viagens como o de Pedro Tafur o de Ruy Gonzlez de Clavijo (que foi embaixador diante de Tamerlo), tambm proporcionam valiosas informaes.

Historiografia O al-ndalus Na primeira metade do sculo X da Era crist (IV da Hgira), Muhammad al-Razi redigiu a primeira histria geral da pennsula Ibrica, "Akhbr mulk al-Andalus" continuada por outros al-Razi: o seu filho Ahmad (conhecido como o "Mouro Rasis") e o deste (Isa ben Ahmad). Esta histria foi divulgada nos reinos cristos com o nome de "Crnica del Moro Rasis", que foi utilizada por Jimnez de Rada. Arb de Crdoba, secretrio de Al-Hakam II, escreveu uma Crnica de seu governo, e no mesmo reinado Muhammad al-Jusan (morto em 361/971) o "Kitb al-qud bi-Qurtuba" histria dos cdis (juzes) de Crdoba. poca de Almanor escreveu-se uma histria controladssima, como a de Ibn Asim, significativamente intitulada de "al-Ma'atir al-camiriyya" ("Gestas amires"), obra que apenas conhecemos por referncias. Entre os historiadores do sculo XI (V da Hgira), na idade de ouro que coincidiu com a desagregao do califado e o surgimento dos reinos taifa, os cordoveses Ibn Hazm ("Fisal" ou "Historia crtica de las religiones, sectas y escuelas") e Ibn Hayyn ("Muqtabis el Matn"). De famlia Andalus emigrada, o tunisino Ibn Khaldun (fim do sculo XIV, incio do XV), tem sido muito valorizado como um dos predecessores da filosofia da histria e por suas abordagens inovadoras nas reas da economia e da sociologia no seu "al-Muqaddimah" ("Histria"). J fora do perodo da presena muulmana no Al-Andalus completa a historiografia islmica clssica Al-Maqqari, com o seu "Nafh al-Tib" (sculos XVI-XVII), que rene muitas das fontes anteriores. As fontes muulmanas, em geral, so menos conhecidas, e incluem aquelas posteriores Reconquista, como a pouco conhecida "Histria" de Ibn Idhari (sculo XVI).[22] Os cronistas das ndias As primeiras obras de Histria da Amrica, desde as "Relaes" do prprio Cristvo Colombo, do seu filho Fernando e muitos outros exploradores e conquistadores como Hernn Corts ou Bernal Diaz del Castillo ("Historia Verdadera de la Conquista de la Nueva Espaa"), tm um ntido carter de auto-justificao. A tendncia contrria, de Bartolom de las Casas ("Brevsima relacin de la destruccin de las Indias") foi to importante que deu origem controvrsia dos "justos ttulos", qual deu rplica Juan Gins de Seplveda; e mesmo chamada "Lenda negra", divulgada por toda a Europa como propaganda antiespanhola. A viso dos povos indgenas, que viram os seus documentos e cultura material serem pilhados e destrudos, foi possvel em alguns casos excepcionais, como a do Inca Felipe Guaman Poma de Ayala. Oficialmente, o cargo de Cronista das ndias iniciou-se com a documentao recolhida por Pedro Mrtir de Anglera passou, em O trabalho inca em ilustrao da Nueva Cornica 1526, a Fray Antonio de Guevara, cronista de Castela; e com Juan y Buen Gobierno de Felipe Guaman Poma de Gmez de Velasco que fez o mesmo com os papis do Ayala (1616). Cosmgrafo-mor Alonso de Santa Cruz, que acumulou o cargo de cronista. Antnio de Herrera foi nomeado Cronista-mor das ndias em 1596, e publicou entre 1601 e 1615 a "Historia general de los hechos de los castellanos en las islas y Tierra Firme del mar Ocano", conhecida como "Dcadas". Antonio de Len Pinelo (criado em Lima, e que havia recompilado as "Leis da ndias"), Antonio de Slis e Pedro Fernndez del Pulgar exerceram o cargo durante o sculo XVII. No sculo XVIII a instituio consolidou-se com a criao de duas outras, muito importantes para a manuteno da memria e da historiografia espanhola: a Real Academia de la Historia e o Archivo General de Indias. Ainda houve tempo para destacar-se a figura de Juan

13

Historiografia Bautista Muoz ("Historia del Nuevo Mundo", que no chegou a completar).

14

O Iluminismo
No sculo XVIII, ocorreu uma mudana fundamental: as abordagens intelectuais do Iluminismo por um lado, e a descoberta de um "outro" em culturas fora da Europa (o exotismo, o mito do "bom selvagem") por outro, suscitam um novo esprito crtico (embora, na realidade, fossem circunstncias semelhantes s que se podiam observar em Herdoto). So postos em questo os prejuzos culturais e o universalismo clssico. A descoberta de Pompia renovou o interesse pela Antiguidade clssica (neoclassicismo) e fornece os materiais que inauguram uma cincia emergente da arqueologia. As naes europias distantes do Mediterrneo buscam as suas origens histricas nos mitos e lendas que, por vezes, foram inventadas (como em "Ossian" de James Macpherson, que simulou ter encontrado o Homero Celta). Tambm se interessam pelos costumes nacionais os franceses Franois Fnelon, Voltaire ("Histria do imprio russo sob Pedro, o Grande" e "O sculo de Lus XIV", 1751) e Montesquieu, que teorizou sobre ele O padre Flrez, iniciador de La Espaa Sagrada. em "O Esprito das Leis". Na Inglaterra, Edward Gibbon escreveu a sua monumental obra "Histria do declnio e queda do Imprio Romano" (1776-1788), onde fez da preciso um aspecto essencial do trabalho do historiador. Os limites da historiografia no sculo XVIII so a submisso moral e a incluso de juzos de valores, de modo que o seu objectivo continua limitado. Na Espanha destaca-se a publicao de "Espaa Sagrada", do padre agostiniano Enrique Flrez, recompilao de documentos de histria eclesistica, expostos com critrio ultraconservador (1747 e continuada aps a sua morte, at ao sculo XX) e a "Historia crtica de Espaa" do jesuta desterrado Juan Francisco Masdeu; a partir de uma perspectiva mais ilustrada temos o regalista Melchor Rafael de Macanaz, o crtico Gregorio Mayans y Siscar (um dos seus discpulos, Francisco Cerd y Rico, tentou imitar Lorenzo Valla ao discutir a veracidade do voto de Santiago medieval), e mais tarde, nesse mesmo sculo, ao prprio Gaspar Melchor de Jovellanos, Juan Sempere y Guarinos, Eugene Larruga y Boneta ("Memorias polticas y econmicas"), e ao excelente documento recompilatrio que "Viaje de Espaa" de Antonio Ponz. A meio caminho entre as duas tendncias encontra-se o exemplo de Juan Pablo Forner, casticista na sua famosa "Oracin apologtica por Espaa y su mrito literiario" (1786) e reformista em outras obras, publicadas aps a sua morte.

Historiografia

15

O sculo XIX: a Histria, cincia erudita


O sculo XIX foi um perodo rico em mudanas, tanto na maneira de conceber a histria como na de escrev-la. Na Alemanha, esta evoluo havia se produzido antes, e j estava presente nas universidades da Idade Moderna. Agora, a institucionalizao da disciplina deu lugar a vastos corpos que reuniam e transcreviam as fontes, sistematicamente. Entre estes, o mais conhecido o "Monumenta Germaniae Historica", a partir de 1819. A Histria ganha uma dimenso de erudio, mas tambm de actualidade. Pretende rivalizar com as demais cincias, sobretudo com o grande desenvolvimento que estas atravessam, poca. Theodor Mommsen contribui para dar erudio as suas bases crticas, em seu "Rmische Geschischte" ("Histria de Roma", 1845-1846), alm de ter colaborado no citado "Monumenta Germaniae Historica" e no "Corpus Inscriptionum Latinarum". Na Frana, foi considerada como uma disciplina intelectual distinta de outros gneros literrios desde o comeo do sculo, quando os historiadores profissionalizaram-se e fundaram os arquivos nacionais franceses (1808). Em 1821 fundou-se a "cole nationale des Chartes", primeira grande instituio para o ensino da Histria no pas. A partir da dcada de 1860, o historiador Fustel de Coulanges escreveu "a histria no uma arte, uma cincia pura, como a fsica ou a geologia". Sem dvida, a histria implica o debate da sua poca e influenciada pelas grandes ideologias, como o liberalismo de Alexis de Tocqueville e Franois Guizot. Sobretudo deixou-se influenciar pelo nacionalismo e mesmo pelo racismo. Coulanges e Mommsen transladaram para o debate historiogrfico o enfrentamento da Guerra franco-prussiana de 1870. Cada historiador tende a encontrar as qualidades de seu povo (o "gnio"). o momento de fundao das grandes histrias nacionais. Os historiadores romnticos, como Augustin Thierry e Jules Michelet, mantendo a qualidade da reflexo e a explorao crtica das fontes, sem receando espraiar-se no estilo, mantiveram-na como uma arte. Os Menndez y Pelayo. progressos metodolgicos no impediram contribuir para as ideias polticas de seu tempo. Michelet, em sua "Histria da Revoluo Francesa" (1847-1853), contribuiu igualmente para a definio da nao francesa contra a ditadura dos Bonaparte, assim como para o revanchismo antiprussiano (faleceu pouco depois da batalha de Sedan). Com a Terceira Repblica Francesa, o ensino da Histria conformou-se a um instrumento de propaganda a servio da formao dos cidados, e continuou a s-lo durante todo o sculo XX. Outro dos fundadores da historiografia no sculo XIX foi Leopold Von Ranke, que se destacou pela sua elevada crtica com as fontes usadas na Histria. Adepto das anlises e das racionalizaes, o seu lema era "escrever a Histria tal como foi". Desejava relatos de testemunhas visuais, enfatizando sobre o seu ponto de vista. Hegel e Karl Marx introduziram o vis social na Histria. Os historiadores anteriores haviam-se concentrado nos ciclos ciclos de apogeu e crise dos governos e das naes. Uma nova disciplina emergente trouxe a anlise e a comparao em grande escala: a Sociologia. A partir da Histria da Arte, estudos como o de Jacob Burckhardt sobre

Jules Michelet, o historiador da Revoluo Francesa.

Historiografia o Renascimento converteram-se na referncia para entender os fenmenos culturais. A Arqueologia ps em contacto o mito com a realidade histrica, tanto no Egipto como na Mesopotmia e Grcia (Heinrich Schliemann em Tria, Micenas e Tirinto, e mais tarde Arthur Evans em Creta); tudo isso em um ambiente romntico e aventureiro que lentamente foi-se depurando para tornar-se cientfico, ainda que no desaparea, como demonstra a tardia apario de de Howard Carter (Tutankhamon) e a imagem popular dos arquelogos que se perpetua no cinema (Indiana Jones). A Antropologia aplicada explicao dos mitos produziu o monumental trabalho de James George Frazer ("The Golden Bough; a Study in Magic and Religion" ("O ramo de ouro", 1890), a partir do qual os historiadores puderam repensar o seu ponto de vista sobre a relao das sociedades humanas de todas as pocas com a magia, a religio e inclusive a cincia. Durante o sculo XIX, a Espanha conseguiu preservar o seu patrimnio documental com a criao da Biblioteca Nacional de Espanha e do Arquivo Histrico Nacional da Espanha, mas no se distinguiu por uma grande renovao da sua historiografia que, salvo o arabismo de Pascual de Gayangos, ou da historia econmica de Manuel Colmeiro, aparece dividida entre uma corrente liberal (Modesto Lafuente y Zamalloa, Juan Valera), e outra reaccionria, cujo expoente, o erudito e polgrafo Marcelino Menndez y Pelayo (Historia de los heterodoxos espaoles), uma digna continuao da tradio que nasceu com Santo Isidoro e passou pela Historia do Padre Mariana e pela Espaa Sagrada do Padre Flrez.

16

O sculo XX
A histria vai se afirmando como uma cincia social, uma disciplina cientfica envolvida com a sociedade. Nos princpios do sculo XX, a histria j havia adquirido uma dimenso cientfica incontestvel. A histria, entre o positivismo e o ensasmo Instalado no mundo acadmico, erudito, a disciplina foi influenciada por uma verso empobrecida do positivismo de Auguste Comte. Pretendendo objectividade, a histria limitou o seu objecto: o fato ou evento isolado, o centro do trabalho de um historiador, considerado como a nica referncia para responder correctamente ao imperativo da objectividade. Tampouco se ocupa por estabelecer relaes de causalidade, substituindo por retrica o discurso que se pretendia cientfico. Simultaneamente, e em contraste, desenvolvem-se disciplinas similares, que tendem generalizao como a histria cultural e a histria das ideias, com Johan Huizinga ("O Outono da Idade Mdia") ou Paul Hazard ("A crise da conscincia europeia") entre os seus iniciadores. Ensastas como Oswald Spengler ("O Declnio do Ocidente"), e Arnold J. Toynbee ("Um Estudo da Histria") em controvrsia famosa, publicam profundas reflexes sobre o prprio conceito de civilizao, que juntamente com a "Revolta das Massas" ou "Espaa invertebrada", de Jos Ortega y Gasset obtiveram extraordinria divulgao, como um reflexo do pessimismo intelectual do entre-guerras. Mais prximo ao mtodo do historiador, e no menos profundo, o trabalho de seus contemporneos, o Belga Henri Pirenne ("Mohammed e Charlemagne", em portugus, "Maom e Carlos Magno"), ou o australiano Vere Gordon Childe (pai do conceito "Revoluo Neoltica"). Contudo, a grande transformao na histria dos eventos vem de contribuies externas: Por um lado, o materialismo histrico de inspirao marxista, que introduz a economia nas preocupaes do historiador. Por outro lado, a perturbao provocadas pela historiografia pelos desenvolvimentos polticos, tcnicos, econmicos ou sociais vividos pelo mundo, sem esquecer os conflitos mundiais. Novas cincias auxiliares surgem ou desenvolvem-se consideravelmente: a Arqueologia, a Demografia, a Sociologia e a Antropologia, sob a influncia do estruturalismo.

Historiografia A Escola dos Annales Uma escola de pensamento conhecida como Escola dos Annales formou-se em torno da revista "Annales d'histoire conomique et sociale", fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 15 de janeiro de 1929 editado pela Librairie Armand Colin em Paris. Essa revista trimestral aparece com uma proposta mais abrangente tanto temporariamente quanto aos novos objetos de estudo e novas abordagens, e portanto uma nova metodologia que se enveredasse nas interdisciplinaridades para passar de discursos tericos para a prtica, como uma maneira de redescobrir o homem. Alargou o mbito da disciplina, solicitando a confluncia das outras cincias, em particular a da Sociologia, e, de maneira mais geral transforma a histria ampliando o seu objeto para alm do evento e inscrevendo-o na longa durao ("longue dure"). Cabe ainda lembrar da influncia da psicologia, uma cincia que chamava a ateno dentre historiadores do incio do sculo e a luta contra o que Febvre chamava de a histria "Historicisante", ou seja, a histria poltica, diplomtica e militar feita at ento. No ano em que a revista foi lanada, a situao europia no era das melhores pois havia uma grave crise econmica e poltica, como reflexo do fim da Primeira Guerra Mundial 1929. Aps o hiato da Segunda Guerra Mundial, Fernand Braudel continuou a editar a revista e recorreu, pela primeira vez, Geografia, Economia e Sociologia para desenvolver a sua tese de "economia-mundo" (o exemplo clssico o "O Mediterrneo e o mundo mediterrnico na poca de Filipe II"). O papel do testemunho histrico muda: permanece no centro das preocupaes do historiador, mas j no o objecto, seno o que se considera como um til para construir a histria, til que pode ser obtido em qualquer domnio do conhecimento. Uma constelao de autores mais ou menos prximos "Annales" participa dessa renovao metodolgica que preenche as dcadas centrais do sculo XX (Georges Lefebvre, Ernest Labrousse). A viso da Idade Mdia mudou completamente aps uma releitura crtica das fontes, que tm a sua melhor parte justamente no que no mencionam (Georges Duby). Privilegiando a longa durao ao tempo curto da histria dos eventos, muitos historiadores propem repensar o campo da histria a partir dos "Annales", entre eles Emmanuel Le Roy Ladurie ou Pierre Goubert. "Nova Histria" a denominao, popularizada por Pierre Nora e Jacques Le Goff ("Fazer a Histria", 1973), que designa a corrente historiogrfica que anima a terceira gerao dos "Annales". A nova histria trata de estabelecer uma histria serial das mentalidades, ou seja, das representaes colectivas e das estruturas mentais das sociedades. Outros historiadores franceses, alheios aos "Annales" como Philippe Aris, Jean Delumeau e Michel Foucault, este ltimo nas fronteiras da filosofia, descrevem a histria dos temas da vida quotidiana, como a morte, o medo e a sexualidade. Querem que a histria escreva sobre todos os temas, e que todas as perguntas sejam respondidas. De uma orientao completamente oposto (a da direita catlica), Roland Mousnier realizou uma contribuio decisiva para a Histria Social do Antigo Regime, negando a existncia de luta de classes e inclusive dessas mesmas classes, em benefcio do que descreve como uma sociedade de ordens e relaes clientelistas..[23] A historiografia francesa repensa a sua Revoluo Foi dito que cada gerao tem o direito de reescrever a histria.[24] Na esfera acadmica, a reviso das maneiras de compreender o passado parte da tarefa do historiador profissional. At que ponto que essa reviso surge cientificamente, como uma distoro das certezas anteriormente estabelecidas (Karl Popper) e no pseudo-cientificamente, como faria o que se denomina pejorativamente de revisionismo historiogrfico, algo difcil de avaliar. Uma prova de toque seria detectar se o revisionista um estranho ao mundo acadmico, que se dedicada ao uso poltico da histria, o que alis um vcio comum: a histria sempre foi usada como uma arma para a transformao social e os meios acadmicos nunca foram uma excepo. Na historiografia, cincia social, difcil perceber se nos encontramos diante de uma mudana de paradigma como os que estudou Thomas Kuhn para as cincias experimentais ("Histria das Revolues Cientficas"), principalmente porque nunca h um consenso to universalmente partilhado como para entender que o desvio dele seja uma revoluo..[25] Uma das grandes polmicas revisionistas (no bom sentido) veio com as comemoraes do segundo centenrio da Revoluo Francesa (1989). Autores de tendncia estruturalista, prximos "Annales" (Franois Furet ou Denis

17

Historiografia Richet), sintetizaram os estudos das dcadas de 1970 e 1980, em que se pretendia ser um novo paradigma interpretativo alternativo ao marxismo que havia dominado a histria social do perodo: Albert Soboul, Jacques Godechot, e, mais recentemente Claude Mazauric, Michel Vovelle ou Crane Brinton ("Anatomia de uma Revoluo"). Distante de ambas as tendncias, Simon Schama e os novos narrativistas fazem uma histria cultural do poltico e muito narrativa, antiestructuralista e de tintas tendencialmente conservadoras (iniciada por Richard Cobb j na dcada de 1970). Alm disso, mantm frente a "Nouvelle Histoire Politique" de Ren Rmond. Arno Mayer lamenta que a reviso haja dado lugar um uso poltico da histria, no qual se condenam, "a priori", as revolues como intrinsecamente perversas.[26] Um subgnero: as comemoraes Por outro lado, a utilizao da histria para celebrar acontecimentos que atendam a anos "redondos" (centenrios, decenrios, etc.) constitui-se numa oportunidade de destaque profissional para os historiadores, de aproximao da disciplina do grande pblico e de libi para diferentes tipos de justificaes. O bicentenrio dos Estados Unidos (1976) havia sido um precedente difcil de superar, em termos de cobertura meditica e custos econmicos. A mais recente, no caso da Espanha foi a da Guerra Civil Espanhola (1976, com a inovadora exposio do Palacio de Cristal do Retiro da qual foi curador Javier Tusell; 1986, o cinquentenrio que se aproveitou para recordar, particularmente, a Machado e a Garcia Lorca com a esquerda no poder; 1996; 2006, com discusses sobre a memria histrica), Carlos III de Logotipo oficial das comemoraes do Espanha (1988, na emulao da paralela preparao do bicentenrio bicentenrio da Revoluo Americana. francs), o "Quinto Centenario del Encuentro entre dos Mundos" (1992), Cnovas (1998), o "Ao Quijote" (2005). Existe mesmo a Sociedad Estatal de Conmemoraciones Culturales, que mantm um movimentado calendrio..[27] Sem a necessidade de celebrar algo mais concreto do que a sua prprio intemporalidade, mas com o mesmo zelo justificativo (no que leva milnios de vantagem), a Igreja Catlica espanhola tem feito o mais notvel conjunto de exposies: "Las Edades del Hombre",[28] uma reviso temtica dos assuntos religiosos ilustrada sucessivamente com diferentes suportes histrico-artsticos elegantemente seleccionados e expostos (livros, msicas, esculturas, etc.) de maneira itinerante pelas catedrais de Castilla y Len, as quais em si mesmas j justificam as visitas. O mesmo formato e curador teria "Imaculada", para assinalar os 150 anos de aniversrio do dogma (Catedral da Almudena, Madrid, 2006) e que serviu para compensar a recente inaugurao do edifcio, de gosto e decorao discutveis. Inspirada nelas foi realizado pelo Governo de Navarra a exposio "Las Edades de un Reino" (Pamplona 2006, coincidindo com o centenrio de So Francisco Xavier em Javier). A historiografia anglo-saxnica Os Estados Unidos so muito prdigos na experimentao de novas abordagens metodolgicas, entre as quais: o quantitativismo da cliometria ou "new economic history" ("nova histria econmica") estadunidense de Robert Fogel e Douglass North, laureados com o Prmio Nobel de Economia de 1993 (dos poucos historiadores que receberam o Nobel, com os de literatura Theodor Mommsen e Winston Churchill). os estudos de caso (a partir da dcada de 1970). Um estudo de caso um mtodo particular de investigao qualitativa. Em vez de utilizar grandes bases de dados e rgidos protocolos para examinar um nmero limitado de variveis, este mtodo envolve um corte longitudinal de um caso: um nico facto. A histria se aproxima do mtodo experimental.[29]

18

Historiografia a chamada "World History" (desde a dcada de 1980), que compara as diferenas e semelhanas entre regies do mundo e chega a novos conceitos para descrev-las (considera-se Arnold J. Toynbee como um precursor). Tambm digno de nota o papel dos Estados Unidos como anfitrio dos intelectuais europeus antes e depois da Segunda Guerra Mundial, como foi o cado de Mircea Eliade, o maior renovador da histria das religies ou histria das crenas ("O sagrado e o profano", "O mito do eterno retorno"). Mas a grande contribuio dos historiadores ingleses, que tm publicaes comparveis da "Revue des Annales" ("Past and Present"), est no cerne da principal corrente de produo historiogrfica, no caso desta revista, de tendncia marxista, entre cujos destaques se incluem autores da estatura de E. P. Thompson, Eric Hobsbawm, Perry Anderson, Maurice Dobb, Christopher Hill, Rodney Hilton, Paul Sweezy, John Merrington e outros, que, de modo algum devemos entender como uma tendncia unitria, uma vez que, nos anos da Segunda Guerra Mundial e nos do ps-guerra (em que muitos deles funcionaram como o Grupo de Historiadores do Partido Comunista da Gr-Bretanha) foram se afastando entre si e das posies marxistas ortodoxas, dando origem ao que tem sido chamado de tendncia "marxiana". As polmicas entre eles e com autores no-marxista como H. R. Trevor-Roper, tornaram-se, merecidamente, famosas. Cada autor deve ser visto atravs de sua posio pessoal, como a do estadunidense Immanuel Wallerstein (tambm no domnio da histria econmica e social, que tem desenvolvido um conceito de "sistema mundial" na linha de Fernand Braudel), o britnico Steven Runciman (medievalista imprescindvel para o estudo das Cruzadas), ou dos j mencionados Arno Mayer, Richard Cobb, Crane Brinton ou Simon Schama. A historiografa italiana A partir do fim do sculo XX, na Itlia, um grupo de historiadores desenvolveu, em torno da revista "Quaderni Storici", uma extenso inovadora da histria social, a que se denominou Microhistria (Giovanni Levi, Carlo Ginzburg). Com alguma aproximao a este mtodo, Carlo M. Cipolla faz, sobretudo, uma histria econmica de grande envergadura, assim como reflexes metodolgicas interessantes (a pardia "Allegro ma non troppo"). Os hispanistas A disponibilidade de matria-prima documental nos arquivos espanhis atrai profissionais formados nas universidades europeias e estadunidenses, em uma espcie de "fuga de crebros" ao contrrio, que renovou a metodologia e as perspectivas dos historiadores espanhis. Maurice Legendre foi um dos iniciadores do hispanismo francs atravs da "Casa de Velazquez", seguido por uma lista impressionante: Marcel Bataillon (com o seu imprescindvel "Erasmo na Espanha"), Pierre Vilar ("Catalua en la Espaa Moderna" e a sua breve mas influente "Historia de Espanha"), Bartolom Bennassar (um modelo de como a histria local pode ser integrada na corrente central da historiografia de vanguarda com o seu "Valladolid en el siglo de oro"),[30] Georges Demerson, Joseph Prez (autoridades para as Comunidades, a Inquisio, os judeus), Jean Sarrailh (exemplo de sntese de uma poca com "La Espaa ilustrada de la segunda mitad del siglo XVIII").

19

Arquivo da Guerra Civil em Salamanca.

O hispanismo anglo-saxo tem como um dos seus decanos Gerald Brenan (observador do "El laberinto espaol" desde a sua posio estratgica nas Alpujarras), secundado por uma lista no menos impressionantes que a dos franceses: Hugh Thomas (durante muito tempo o autor mais citado em sua especialidade com "Spanish Civil War"), John Elliott (com "El Conde-Duque de Olivares" deu mostras de como uma biografia pode reflectir uma poca),

Historiografia John Lynch, Henry Kamen, Ian Gibson ((Irlands nacionalizado espanhol, autor de biografias imprescindveis dos principais gigantes culturais do sculo XX), Paul Preston, Gabriel Jackson, Stanley G. Payne, Raymond Carr, Geoffrey Parker, Edward Malefakis e outros. Historiografia espanhola contempornea Entretanto, as universidades espanholas viram-se esvaziadas pela Guerra Civil Espanhola e pelo exlio interno e externo. Na metade do sculo XX, espalhados pelo mundo, figuram: Ramn Menndez Pidal, Amrico Castro, Claudio Snchez Albornoz, Julio Caro Baroja Jos Antonio Maravall, Jaume Vicens Vives (a quem se deve, entre outras contribuies, a criao do "ndice Histrico Espaol" em 1952), Antonio Domnguez Ortiz, Luis Garca de Valdeavellano, Ramon Carande y Thovar No ps-guerra foi fundado o CSIC, em cujo organograma se incluem departamentos da histria. A requisio dos documentos por parte do lado vencedor, com a finalidade de represso poltica e a sua concentrao permitiram o funcionamento de uma seco do "Archivo Histrico Nacional" em Salamanca, especializado na Guerra Civil Espanhola (desde 1999 denominado de "Archivo General de la Guerra Civil Espaola"). Foi o centro de uma polmica que ultrapassou o mbito do historiogrfico para entrar plenamente no do poltico, muito intensa entre 2004 e 2006, para a devoluo Generalitat de Catalunha dos originais dessa instituio e de outras Catals (os chamados "papis de Salamanca"), que se pode considerar como parte da controvrsia simultnea em torno da recuperao da chamada memria histrica.[31] Na segunda metade do sculo XX produziu-se uma forte renovao metodolgica em todos os ramos da cincia histria, e multiplicaram-se os departamentos universitrios. Alguns historiadores retornaram do exlio, onde haviam mantido como referenciais para uma forma de fazer histria no submetida censura. o caso de Manuel Tun de Lara, preocupado com a reflexo metodolgica (materialismo histrico) uma vez que mantm uma postura militante na poltica. de se destacar o trabalho realizado, tambm em Frana, pela Editorial Ruedo Ibrico, cujos livros foram distribudos de forma semiclandestina, assim como de algumas no Mxico (Fondo de Cultura Econmica). H uma clara diviso entre uma minoria de historiadores conservadores (Luis Surez Fernndez, Ricardo de la Cierva) e uma maioria receptiva s novas tendncias, que no forma uma corrente historiogrfica unida. A esse respeito, veja-se Gonzalo Anes, Julio Arstegui, Miguel Artola, ngel Bahamonde, Bartolom Clavero, Manuel Espadas Burgos, Manuel Fernndez lvarez Emiliano Fernndez de Pinedo, Josep Fontana, Jordi Nadal, Gabriel Tortella, Javier Tusell, Julio Valden e outros. Tambm so dignas de nota as figuras destacadas em campos de estudo concretos: a de Francisco Toms y Valiente e Alfonso Garca-Gallo na Histria do Direito, a de Emilio Garca Gmez no Arabismo, e a de Guillermo Cspedes del Castillo no Americanismo, a de Antonio Garca y Bellido e a de Antonio Blanco Freijeiro na Arqueologia, as de Pedro Bosch Gimpera, Luis Pericot, Juan Maluquer ou Emiliano Aguirre na Pr-histria (a deste ltimo vinculada ao incio do excepcional depsito de Atapuerca, cujo estudo continuado por Juan Luis Arsuaga, Eudald Carbonell e Jos Mara Bermdez de Castro que puseram a pr-histria espanhola no centro das atenes mundiais).

20

Historiografia

21

Histria excntrica. A mistificao. Falsear a histria


No pode deixar de referir-se o que poderia ser chamado de "histria excntrica", ou fora do "consenso" ou campo central do trabalho dos historiadores "oficiais". Sempre existiu literatura semelhante e poderia ser recordado um exemplo notvel, como Ignacio Olage e o seu livro "A Revoluo Islmica no Ocidente", que pretendeu provar a inexistncia da invaso rabe no sculo VIII, e que obteve alguma repercusso nas dcadas de 1960 e 1970.[32] Actualmente, o debate sobre a Segunda Repblica Espanhola, a Revoluo de Outubro de 1934 e a Guerra Civil Espanhola, que afecta inclusive questes como que data assumir como o incio da mesma,[33] est enchendo as prateleiras dos supermercados com uma literatura que alguns chamam de revisionismo histrico, em paralelo com o negacionismo do Holocausto. No a espanhola a nica historiografia que se defronta com a excentricidade: o caso mais chamativo dos ltimos anos foi, seguramente, a da atribuio da descoberta da Amrica ao almirante chins Zheng He.[34] Ultrapassar a fronteira da histria excntrica ingressar em cheio na fraude histrica, terreno em que h egrgios precedentes: a partir da "Doao de Constantino" (que pretendia justificar o poder temporal dos papas) ao "Os Protocolos dos Sbios de Sio" (que alimentaram o Com Stalin, o passado j no o que era: Trotsky no sai na foto...(ver: falsificaes de fotografias anti-semitismo e esto na origem da Conspirao Judaico-Manica). na Unio Sovitica) O caso estapafrdio mais recente (sem lograr alcanar o sucesso dos anteriores, na medida do possvel, em comparao com as tentativas fracassadas de falsificao da histria, como os plomos del Sacromonte), e o dos casos famosos (e falsos) dos "Dirios de Hitler", publicados pela revista alem Stern em 1983, com os que um historiador to srio como Trevor Roper foi enganado ou deixou-se enganar. A utilizao da historiografia para falsear a histria to antiga como a prpria disciplina (que teria que remontar pelo menos a Ramss II e Batalha de Kadesh), mas no sculo XX a capacidade que o Estado e os meios de comunicao de massa (chamados de quarta potncia) alcanaram, permitiram aos regimes totalitrios jogar com a capacidade de mudar a histria, no s em direco ao futuro, mas para o passado. A novela 1984 de George Orwell (1948) um testemunho de que isso era credvel. As fotografias retocadas foram uma especialidade, no apenas de Stlin contra Trotsky, mas de Franco com Hitler.[35] O prprio Winston Churchill tinha claro, mesmo dentro da democracia, que "a Histria ser amvel comigo porque tenho a inteno de escrev-la"[36] Reflectir sobre se a histria escrita pelos vencedores uma tarefa mais prpria da filosofia da histria. A verdade que, na histria, tudo muda, nada permanente, e muito menos a sua ocultao, como evidenciado pelo debate sobre a escalada da malignidade, entre a esquerda e a direita, que ainda dar tantos livros como o de Stphane Courtois ("O livro negro do comunismo", 1997).

Lenin dirige-se ao Exrcito Vermelho em 1920. Trotsky aparece mais abaixo sua esquerda, direita da foto.

Historiografia

22

Historiografia em Portugal
Na historiografia em Portugal podem ser identificados trs grandes gneros de produo literria que correspondem a perodos histricos sucessivos: o dos chamados "Livros de Linhagens", produzidos entre os sculos XII e XVI, que se constituem em registos genealgicos das famlias nobres do reino, e em que a literatura portuguesa tem a primazia. Neles se alternam fatos histricos com elementos da lenda, e chegaram at ns trs. Deles, o primeiro, incluindo a "Lenda de Gaia", e o terceiro, de autoria de D. Pedro Afonso, conde de Barcelos, filho bastardo de D. Dinis, onde se inclui uma importante descrio da batalha do Salado, encontram-se publicados por Alexandre Herculano no seu "Portugali Monumenta Historica"; o da produo dos cronistas, desde a "Crnica Geral de Espanha" (D. Pedro Afonso, conde de Barcelos, 1344), as crnicas de D. Pedro I, D. Fernando e D. Joo I (Ferno Lopes, sculo XV), a Crnica da Guin (Gomes Eanes de Zurara, 1453), a Crnica de D. Joo II (Rui de Pina, 1545), as Dcadas da sia (Joo de Barros, a partir de 1552), a Histria do Descobrimento e Conquista da ndia pelos Portugueses (Ferno Lopes de Castanheda, a partir de 1551), a Crnica do Rei D. Manuel (Damio de Gis, a partir de 1566), e outros. com os cronistas que ganha corpo a organizao sistematizada, por escrito, de um discurso que assume a evoluo do acontecer humano e a conscincia da relevncia de fatos e personalidades que possam determinar a especificidade da civilizao e a necessidade do seu registo objetivo); e o da constituio escrita da histria moderna, que se inicia no pas durante a fase do Romantismo, com Alexandre Herculano, autor da Histria de Portugal at D. Afonso III, na qual o autor coloca em prtica uma concepo da escrita da histria sujeita a preocupaes cientficas de rigor e a uma perspectiva da evoluo dos sucessos fundada na observao das transformaes sociais e no na simples sucesso das personalidades e dos acontecimentos. Uma gerao mais tarde, Oliveira Martins (1845-1894) representa, na literatura portuguesa, a conjuno da inspirao literria com os objetivos histricos, em obras como Portugal Contemporneo (1881), e Os Filhos de D. Joo I (1891).

Bibliografia
Na Espanha
ANDERSON, Perry. Los fines de la historia. Barcelona: Anagrama, 1996. ISBN 84-339-0536-8 ARSTEGUI, Julio. La investigacin histrica: teora y mtodo. Barcelona: Crtica, 2001. ISBN 84-8432-137-1 CANNADINE, David (ed.). Qu es la historia ahora? Granada: Editorial Universidad de Granada, 2005. ISBN 84-338-3332-4 CARR, Edward H.. Qu es la Historia? Barcelona: Ariel, 1961. ISBN 84-344-1001-X FONTANA LZARO, Josep. La historia despus del fin de la historia. Barcelona: Crtica, 1996. ISBN 84-7423-561-8 GALLEGO, Jos Andrs (ed.). Historia de la historiografa espaola. Madrid: Encuentro, 2003. ISBN 84-7490-709-8 MORALES MOYA, Antonio. Historia de la historiografa espaola, in: Enciclopedia de Historia de Espaa, vol. 7. Madrid: Alianza Editorial, 1993. ISBN 8420652437 TUN DE LARA, Manuel. Por qu la Historia. Barcelona: Aula Abierta Salvat, 1985. ISBN 84-345-7814-X

Historiografia

23

Em Portugal
BOURD, Guy; MARTIN, Herv. As escolas histricas. Mem Martins (Portugal): Europa-Amrica, 1990. CARBONELL, Charles-Olivier. Historiografia. Lisboa: Teorema, 1992.

No Brasil
ARRUDA, Jos Jobson; TENGARRINHA, J. M.. Historiografia luso-brasileira contempornea. Bauru (SP): EDUSC, 1999. BARROS, Jos d'Assuno. O Campo da Histria. Petrpolis (RJ): Editora Vozes, 2004. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Domnios da Histria. So Paulo: Campus, 1997. FICO, Carlos; POLITO, Ronald. A histria no Brasil (1980-1989): elementos para uma avaliao historiogrfica (vol. 1). Ouro Preto (MG): UFOP, 1992. IGLSIAS, Francisco. Historiadores do Brasil: captulos de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 256p. LAPA, Jos Roberto do Amaral. Historiografia brasileira contempornea: a Histria em questo (2 ed.). Petrpolis: Vozes, 1981. 256p. MALERBA, Jurandir. A Histria escrita: teoria e histria da historiografia. So Paulo: Contexto, 2006. MALERBA, Jurandir. A Histria na Amrica Latina: ensaio de crtica historiogrfica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. MALERBA, Jurandir; AGUIRRE ROJAS, Carlos Antonio. Historiografia contempornea em perspectiva crtica. Bauru (SP): EDUSC, 2007. RODRIGUES, Jos Honrio. Teoria de Histria do Brasil: introduo metodolgica (5 ed.). So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. 502p. il.
[1] Consulta no Diccionario de la Real Academia Espaola acessvel em : (http:/ / buscon. rae. es/ draeI/ ). Entrada de 'historiografia': (http:/ / buscon. rae. es/ draeI/ SrvltGUIBusUsual?TIPO_HTML=2& TIPO_BUS=3& LEMA=historiografa) [2] ORTEGA Y GASSET, Jos (1928): La "Filosofia de la Historia" de Hegel y la Historiologia, in Obras Completas. Vol. IV, Madrid: Taurus, 2005. ISBN 84-306-0592-4. [3] http:/ / buscon. rae. es/ draeI/ SrvltGUIBusUsual?TIPO_HTML=2& TIPO_BUS=3& LEMA=historiolog%EDa [4] http:/ / buscon. rae. es/ draeI/ SrvltGUIBusUsual?TIPO_HTML=2& TIPO_BUS=3& LEMA=historiograf%EDa [5] De fato, h bibliografia sobre o tema: ver BOLITO, Harold. Japn Meiji. Madrid: Akal, 1991. ISBN 84-7600-718-3. Uma rpida viso pode ser obtida em: BONIFAZI, Mauro Japn: Revolucin, occidentalizacin y milagro econmico em (http:/ / www. nodo50. org/ observatorio/ japon. htm) [6] o Arquivo das ndias pode ser acessado em: (http:/ / www. mcu. es/ archivos/ visitas/ indias/ indias. html) [7] A obra de Las Casas encontra-se acessvel em: (http:/ / www. ciudadseva. com/ textos/ otros/ brevisi. htm). [8] Disponvel para consulta, com as ilustraes originais, na Biblioteca Nacional Dinamarquesa em: (http:/ / www. kb. dk/ elib/ mss/ poma/ index-en. htm). [9] Claude Lvi-Strauss faz uma anlise, do ponto de vista antropolgico, do significado destas noes do tempo, tambm desde uma perspectiva diacrnica e sincrnica; ver artigo de MARTNEZ CASAS, Regina (2003) De la orilla de la eternidad informacional a la atemporalidad del ritual, acessvel em: (http:/ / redalyc. uaemex. mx/ redalyc/ pdf/ 421/ 42118909. pdf). [10] Ver: El tiempo totmico y el tiempo del sueo o de los antepasados de los aborgenes australianos: 'A la manera de los primitivos, trascender lo real' , disponvel na Universitat Pompeu Fabra em: (http:/ / 209. 85. 135. 104/ search?q=cache:Wl0xrWU57aIJ:www. upf. es/ iuc/ ciap/ materials/ cast/ eo_real. pdf+ cmputo+ del+ tiempo+ tiempo+ de+ los+ antepasados+ mtico& hl=es& gl=es& ct=clnk& cd=3). [11] THOMPSON, E. P. (1963-1989). La formacin de la clase obrera en Inglaterra. Barcelona: Crtica. [12] Existe um grupo internacional de historiadores interessados na renovao do paradigma materialista, muito activo em torno de Carlos Barros, da Universidade de Santiago de Compostela (com a presena de Bartolom Clavero e muitos outros), que organiza congressos e mantm o Website Historia a Debate, disponvel para consulta em (http:/ / www. h-debate. com/ ). [13] A reflexo de Rafael Vidal sobre La Historia y la Posmodernidad encontra-se disponvel em: (http:/ / www. ucm. es/ info/ especulo/ numero13/ finhisto. html). [14] Que, no entanto, so muito sofisticadas desde tempos muito antigos, como se encarregou de divulgar o clssico de Samuel Noah Kramer (1965-1974) La Historia Empieza en Sumer Valencia, Crculo de Lectores. ISBN 84-226-0555-4, uma magnfica introduo histria da sumria para todos os pblicos, como tambm o , para a Histria do Antigo Egipto, a obra equivalente de C. Walter Ceram, Deuses, Tmulos e Sbios. [15] No verbete Interpretaes da Histria da China menciona-se a filosofia particular da histria da historiografia tradicional chinesa, que inclui o conceito de "ciclo dinstico", e foi substitudo pela interpretao do materialismo histrico na moderna Repblica Popular da China. Outros

Historiografia
intelectuais chineses no-marxistas, como Hu Shih e Ray Huang, desenvolveram teorias de integrao da civilizao chinesa e da Ocidental em uma nica e moderno civilizao mundial. [16] Ver China primitiva em Historia Universal - El Pas - Salvat, tomo 3, Madrid: Salvat Editores. ISBN 84-345-6232-4. [17] Na frica, as fontes orais tm sido, tradicionalmente, uma prioridade, e so muito recentes as tentativas de se construir uma historiografia africana, entre as quais podem citar-se Joseph Ki-Zerbo e Cheikh Ant Diop. H alguns casos excepcionais, tais como as bibliotecas de manuscritos de Timbuktu, associadas a viajantes e conquistadores Magrebinos, alguns de origem Andaluzia como Leo, o Africano, conhecido autor de "Historia y descripcin de frica y de las extraordinarias cosas que contiene" (1526). NAVIA (maio de 2006): Timbuct, la nostalgia de un sueo, National Geographic, p. 44-71. [18] PREZ ROYO, Mara del Carmen; RAMOS MORELL, Mara Luisa (1996): Historiografa Romana, en Latn: Lengua y Literatura. C.O.U. Sevilla, Ediciones La . Ed. Electrnica, acessvel em: (http:/ / www. culturaclasica. com/ literatura/ historiografia_romana. htm) [19] Um Website de referncia para a histria da literatura, neste caso, a prosa baixo-medieval encontra-se em: (http:/ / www. spanisharts. com/ books/ literature/ projii. htm). [20] UBIETO ARTETA, Antonio (1982): Historia de Aragn. Literatura medieval I. Zaragoza, Anubar, pg. 36. [21] PREZ LASHERAS, Antonio (2003): La historiografa aragonesa y el Derecho foral, em La literatura del reino de Aragn hasta el siglo XVI. Zaragoza, Ibercaja-Institucin Fernando el Catlico (Biblioteca Aragonesa de Cultura, 15), ISBN 84-8324-149-8 , pp. 100 - 104. [22] Um Website de referncia para a historiografia andaluz encontra-se disponvel em: (http:/ / www. islamyal-andalus. org/ octubre02/ Ibn Hayyan. htm). E outra, que inclui toda a sua literatura, em: (http:/ / www. spanisharts. com/ books/ literature/ hisparab. htm). [23] clebre a sua famosa polmica com o historiador sovitico e marxista Boris Porchnev a propsito dessas teses. MOUSNIER, Roland (1968) "Furores camponeses". [24] A citao atribuda a diferentes autores; aqui atribuda a Pierre Nora: = 17252 (http:/ / www. lpp-uerj. net/ olped/ exibir_opiniao. asp?codnoticias). [25] JARAMILLO ECHEVERRI, Luis Guillermo; AGUIRRE GARCIA, Juan Carlos (2004): "La Controversia Kuhn Popper en torno al Progreso Cientfico y sus posibles aportes a la Enseanza de las Ciencias", disponvel em: (http:/ / www. moebio. uchile. cl/ 20/ jaramillo. htm). [26] MAYER, Arno (2002). "The Furies: Violence and Terror in the French and Russian Revolutions". Princeton University Press. ISBN 0-691-09015-7. H uma traduo em castelhano: Las Furias. O comentrio localiza-se na introduo. [27] Pgina da Sociedad Estatal de Conmemoraciones Culturales disponvel em: (http:/ / www. secc. es/ ). [28] O Website da Fundacin Las Edades del Hombre, que actualmente (desde Novembro de 2006) exibe "Kirios" em Ciudad Rodrigo, encontra-se disponvel em: (http:/ / www. lasedades. es/ ) [29] Os autores mais conhecidos no emprego deste mtodo so Robert Stake e Jan Nespor (ver wikipedia em Ingls (http:/ / en. wikipedia. org/ wiki/ Case_study)). [30] BENNASSAR, Bartolom (1967) Valladolid au sicle d'or. Une ville de Castille et sa campagne au XVe. sicle. Paris-La Haya, Mouton. Considerado um clssico de sntese de histria regional no esprito dos "Annales", seguindo o mtodo de integrao de diferentes disciplinas iniciado por Fernand Braudel. [31] Uma cronologia das vicissitudes dos "papis de Salamanca" pode ser consultada em: (http:/ / www. elmundo. es/ elmundo/ 2005/ 06/ 09/ cultura/ 1118336528. html). [32] E, mais recentemente, incluindo reflexes oriundas do campo da gentica das populaes: PULIDO PASTOR, Antonio. La Revolucin Islmica en Occidente (1 de Outubro de 2006), disponvel em: . Php? ID = 39 & tx_ttnews% 5Btt_news% 5D = 1134 & tx_ttnews% 5BbackPid% 5D = 14 & cHash = 1865a9f269 (http:/ / www. diariolatorre. es/ index). O texto completo do livro de Olage pode ser encontrado em uma Web islamista, em: (http:/ / www. islamyal-andalus. org/ nuevo/ olague/ indice. htm). [33] MOA, Pio (2006). 70 aniversario del comienzo de la guerra civil, em Liberdad Digital, acessvel em: (http:/ / revista. libertaddigital. com/ articulo. php/ 1276218631). [34] MENZIES, Gavin (2005). 1421: el ao en que China descubri Amrica Ed. Debolsillo (originalmente publicado em ingls em 2002). O autor, oficial da Marinha e "historiador" autodidacta mantm um Website oficial em: (http:/ / www. 1421. tv/ ), e os seus crticos contestam-no do mesmo modo em: (http:/ / www. kenspy. com/ Menzies/ ). H artigos na Wikipedia em espanhol sobre a hiptese de 1421, e na em Ingls (http:/ / en. wikipedia. org/ wiki/ Gavin_Menzies) este sobre o autor. [35] As famosas fotos da entrevista Hitler-Franco em Hendaye (1940) podem ser encontradas no arquivo da Agncia Efe, divulgadas em Outubro de 2006 em: (http:/ / www. informativos. telecinco. es/ famosos/ hijos/ adoptados/ Dn_34128. htm). [36] Artigo de Juan Bolea no "El Peridico de Aragn", citando vrias das clebres mistificaes de imagens histricas. Disponvel em: (http:/ / www. elperiodicodearagon. com/ noticias/ noticia. asp?pkid=282246).

24

Historiografia

25

Ligaes externas
Histria Aberta - As grandes correntes historiogrficas: da Antiguidade ao sculo XX. (http://historiaaberta. com.sapo.pt/lib/art001.htm) A day in life (http://www.historiografia.org) Pgina experimental que busca criar um documento ou memria coletiva na Internet de todos os usurios que nela queiram inserir informaes. Portal Historiografia e cultura histrica. (http://www.culturahistorica.es)

Fontes e Editores da Pgina

26

Fontes e Editores da Pgina


Historiografia Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33062077 Contribuidores: 200.187.0.xxx, 555, Acscosta, Alchimista, Alessa77, Alexandrepastre, Alfonso Mrquez, Aoaassis, Arouck, Carlos Luis M C da Cruz, ChristianH, Colaborador Z, CommonsDelinker, Dantadd, Delemon, Domusaurea, Doric Loon, Eamaral, Ehoft, Fulviusbsas, GRS73, Georgez, JMGM, Jorge, JotaCartas, Joo Carvalho, Kaktus Kid, Katias br, Lechatjaune, Leonardo.stabile, Leslie, Lugusto, Maan, Mahmudmasri, Mario Ribeiro Morais, Mschlindwein, Nuno Tavares, OS2Warp, OffsBlink, Prof. Neimar, Reynaldo, Tilgon, Viniciusmc, Wurv, Xavier Bell, Yone Fernandes, 46 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:DublinVermeer.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:DublinVermeer.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Giorgiomonteforti, Goldfritha, Herrick, JMK, Jan Arkesteijn, Kilom691, Leyo, Mattes, Notjim, Royalbroil, Skipjack, Verne Equinox, Vincent Steenberg, Warburg, Wmpearl Ficheiro:Cathedral and Archivo de Indias - Seville.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Cathedral_and_Archivo_de_Indias_-_Seville.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Anual, Balbo, Cookie, Dodo, Ecemaml, Fr33ke, IgnisFatuus, JMCC1, Lo Guilhem, Lobillo Ficheiro:Nazca-chauchilla-c05.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Nazca-chauchilla-c05.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.5 Contribuidores: User:Colegota Ficheiro:Bartolomedelascasas.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Bartolomedelascasas.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Calliopejen1, Mattes, Nico-dk, Red devil 666, Shakko, Siebrand, Unamurdin, 1 edies annimas Ficheiro:FraMauroMapSpainPortugalNorthenAfrica.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:FraMauroMapSpainPortugalNorthenAfrica.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Albertolenrique, AnRo0002, Atamari, Dbenbenn, EugeneZelenko, Flamarande, Friviere, Joan Puigbarcell, Joolz, Juiced lemon, Martin H., Martorell, Vardulia, Warburg, 2 edies annimas Ficheiro:Pierre Mignard 001.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Pierre_Mignard_001.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Auntof6, Bibi Saint-Pol, Bukk, Diomede, Emijrp, Jacklee, Mattes, VIGNERON, 2 edies annimas Ficheiro:Ban Gu.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Ban_Gu.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Hannah, PericlesofAthens Ficheiro:Herodot und Thukydides.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Herodot_und_Thukydides.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: User:Gabor Ficheiro:Gaius Cornelius Tacitus.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Gaius_Cornelius_Tacitus.jpg Licena: desconhecido Contribuidores: . Published by the Grolier Society. Ficheiro:Man_writing_Corpus_Christi_College_Cambridge_MS._389.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Man_writing_Corpus_Christi_College_Cambridge_MS._389.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Bukk, Dsmdgold, GDK, Jastrow, Mattes, Shakko, SteveMcCluskey, Tetraktys, Vincent Steenberg, 2 edies annimas Ficheiro:Vite.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Vite.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Original uploader was Gianfranco at en.wikipedia Ficheiro:Estoria de espaa.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Estoria_de_espaa.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Balbo, Dodo, Enzian44, Lo Guilhem Ficheiro:Bartolome Leonardo de Argensola.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Bartolome_Leonardo_de_Argensola.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Estampa suelta de: Parnaso espaol. Tomo III. Madrid : Joaqun Ibarra, 1770 Dibujo preparatorio para la orla por Luis Paret en la Biblioteca Nacional, Barcia n. 1525. Segn Lpez de Sedano, el retrato est tomado de un dibujo de tinta que se hallaba en un antiguo ms. o coleccin de piezas en prosa y verso, con otros varios retratos de hombres ilustres que fue de D. Pedro Caaveras. Ficheiro:Trabajo-inca8.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Trabajo-inca8.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: ALE!, Ecelan, Herzi Pinki, Roblespepe, Shizhao, 2 edies annimas Ficheiro:Enrique Florez.JPG Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Enrique_Florez.JPG Licena: Public Domain Contribuidores: Angrense, Beria, Ecummenic, EugeneZelenko, Malo, Valdavia, 2 edies annimas Ficheiro:Jules Michelet.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Jules_Michelet.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Kilom691, LX, Manecke, Marcok, Mutter Erde, Phrood, Siren-Com, 1 edies annimas Ficheiro:MenendezPelayo.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:MenendezPelayo.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Deadstar, Ecummenic, Foroa, Howcheng, Joseluis bn, Valdavia, Xuankar Ficheiro:Bicentlogo.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Bicentlogo.png Licena: Public Domain Contribuidores: AnonMoos, Bastique, Dbenbenn, Ilmari Karonen, Infrogmation, Mattes, Ranveig, Tlarson, 1 edies annimas Ficheiro:Spanish civil war archive.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Spanish_civil_war_archive.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: User:valyag Ficheiro:Lenin addresses the troops, May 5, 1920 with Trotsky in foreground..jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Lenin_addresses_the_troops,_May_5,_1920_with_Trotsky_in_foreground..jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Boru318, Cmapm, DDima, Diagram Lajard, Infrogmation, Kaganer, Kl833x9, Philip Baird Shearer, Randroide, Rowanwindwhistler, Trijnstel, Urban, 1 edies annimas Ficheiro:Lenin addressing the troops - May 5 1920 - Altered.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Lenin_addressing_the_troops_-_May_5_1920_-_Altered.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Grigori Petrowitsch Goldstein (1870-1941)

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like