You are on page 1of 24

ACAPO j trabalha Angrense espera de melhores dias

Casa dos Aores em festa da amizade

a Festa de Portugal 10

No vo de moto, no!
Homenagem merecida

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 14 de Janeiro 2013 Ano III N.135 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

Charles Sousa espera a Conveno


No fcil, hora em que estamos a fechar esta edio 1 da madrugada dar resultados concretos da votao do fim-de-semana. Sabemos, isso sim, que, face Conveno de 25 de Janeiro, no para Charles Sousa uma votao to m assim. E isto porque na Conveno h sempre alteraes. Por outro lado, h delegados independentes que podem alterar tudo. Para alm disso, h ainda os elementos ligados ao partido que podem... fazer a diferena. Charles Sousa fez um bom combate. Tem de continuar at Conveno.

At William Blair ajudou...

DISTRIBUIO GRATUITA

Nelly Furtado criticada entre ns? 21

De Portugal a Conta Corrente


*Dia a dia em apontamentos de jornalista experiente
Um trabalho de Helder Freire. Conta Corrente vai ser, decerto, uma seco de interesse certo. 3

Quase 300 mil para Peel Memorial

Carla Tavares
Mortgage Planner
Lic # M090000105

Cell: 647-283-6737
Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio!
Longtime Friends Serving ...Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South Mississauga On L5W 1S6 GTA : 2888 Dufferin Street Toronto On M6B 3S6

2 . Nossa gente

14 Janeiro 2013

Os conflitos
Pedro Jorge Costa Baptista pedrojorgeri@gmail.com

No ultimo ano falou-se muito dos problemas do medio oriente, do risco de um conflito entre o Irao e outros paises (em espeial os EUA). Felizmente, o conflito no se verificou, a paz prevaleceu. Mas a paz no foi soberana, Conflitos no mediterraneo e no medio oriente foram constantes. A Siria est a ser palco de um srio e brutal conflito civil. Foras do governo e foras contra o governo estao constantemente a fornecer-nos amostras e exemplos da brutalidade da Guerra. Este conflito na Siria ameaa envolver outros actores. De todos a Turquia o actor que se aponta como mais provvel a envolver-se. Se isso acontecer pode fazer com que os alidados da Siria por sua vez respondam. Se for contra a Turquia temos um grande problema, a Turquia membro da NATO OTAN e existe no tratado do atlantico norte um capitulo (V), em que se diz que um ataque contra um unico membro da aliana considerado um ataque a toda a aliana e a todos os seus membros. Isso significa que todos os membros podem ser chamados a responder e isso inclui no s o Canada mas tambm Portugal. Se esse for o caminho, ento temos guerra aberta. Esta situao dificilmente pode ser controlada. A maior esperana para a paz seria se um dos lados ou ambos os lados acordassem num cessar fogo. Usando o cessar fogo o governo e os opositores podiam tentar chegar a um acordo. Como isso parece ser pouco provavel, at porque no se conhecem todas as faces da oposio, a nica esperana esperar que o bom senso e a normalidade voltem a ser uma realidade. AT PARA A SEMANA.

Passos descobriu plvora depois da guerra


Estvamos ainda em 2012 quando o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, declarou que o Estado Social beneficiava mais os ricos, em detrimento dos pobres, uma tese, curiosamente, confirmada pelo relatrio do Fundo Monetrio Internacional (FMI) divulgado a semana passada. Segundo o lder do Executivo, os salrios mais elevados seriam aqueles que beneficiavam das maiores prestaes sociais do Estado. Uma ideia que, apesar de bvia, peca por ser tardia, tendo deixado muitos intrigados... principalmente por vir de quem vem! que se s agora Passos Coelho percebeu isso... caso para dizer que no temos mesmo futuro nenhum!!! Para quem no percebeu na altura como Passos ter chegado a esta concluso, fica o esclarecimento: o FMI indica que essa anlise consta de um estudo que integrar o relatrio do Artigo IV que ser publicado brevemente. O sistema de proteco social contributiva reflecte uma lgica de insiders e outsiders e serve para reforar o fosso entre ricos e pobres, diz o Fundo no relatrio, acrescentando que ao contrrio de muitos pases da OCDE e da Unio Europeia, as transferncias sociais em Portugal do mais benefcios aos grupos com rendimentos mais altos do que aos grupos com rendimentos mais baixos, agravando a desigualdade. Contudo, a ilao retirada no contempla algumas variveis. Vejamos. Atende ao pagamento de penses e de outras prestaes contributivas por parte do Estado, mas no faz entrar nessa contabilidade os impostos que so pagos, sendo, justamente, isso que dados da OCDE, contraditrios em relao aos do FMI, tm em conta. Saliente-se que a Lei

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

de Bases da Segurana Social prev que quem paga mais impostos deve ter tambm ter mais benefcios. Mas qual o espanto?! Pois claro que os que tm ordenados maiores tm mais benefcios e, por consequncia, maiores reformas! Esses que deviam pagar mais impostos, semelhana do que acontece na Frana e na Amrica. No entanto, h que sublinhar que grandes ordenados no significam maiores habilitaes tcnicas do que os de menor ordenado. Basta olhar para o circo da Assembleia da Repblica e verificar que muitos daqueles indivduos s esto l para carregar no botozinho ou levantar o bracinho na altura das votaes e no final do ms levam os bolsos cheios... e se sarem da cadeirinha j tm tacho garantido. E se conseguirem manter-se por l 12 anos, ento levam uma reforma de se tirar o chapu, sem se ralarem muito. Quanto ao menino Coelho, que j nasceu rico, sabe l ele o que so dificuldades. Mas se o problema passa por no saber a diferena que h entre ricos e pobres, quero que o Sr. Passos Coelho saiba que eu estou inteiramente disponvel para o ajudar a distinguir, para isso basta que ele se governe com o meu vencimento e ir aprender de imediato no terreno em qu p esto as disigualdades. O que este rectngulo a que chamamos Portugal precisa de um governante que goste realmente do seu povo e do seu Pas! Mas, infelizmente, no h nenhum em todos os quadrantes polticos!

Uma mulher frente do seu tempo

Causou consternao no apenas nos meios acadmicos, mas em vrios setores da vida cultural, social e poltica aoriana, o desaparecimento prematuro de Ftima Sequeira Dias, um vulto contemporneo da histria dos Aores. Para alm de uma mulher de grande fibra que soube lutar contra as adversidades da doena, ela empolgava quantos a conheciam pelo prazer de a ouvir falar, pois o seu dom de comunicar e a sua alegria contagiante no deixavam ningum indiferente, A sua simplicidade, a humildade e a lhaneza do trato faziam dela uma mulher brilhante e respeitada. Ftima Sequeira Dias deixa a Universidade dos Aores de luto, como de luto ficaram as letras aorianas, pois entregouse totalmente investigao histrica e docncia com um savoir faire que deixou marcas nos seus alunos at ao final da sua curta e intensa vida. Muitas foram as suas obras, destacando-se Os Aores na Histria de Arte, O Aeroporto de Ponta Delgada - 40 anos de Histria, Ponta Delgada - 450 anos de cidade, Uma estratgia de sucesso numa economia perifrica. A casa Bensade e os Aores. 1800-1873, Os Aores na Histria de Portugal, sculos XIX e XX, Dicionrio Sentimental da Ilha de So Miguel, entre outros, para alm de vrias Recenses Crticas, Prefcios, Apresentaes de diversas obras. Foi uma lutadora e sonhava por um mundo melhor, mais humanista e mais justo, o que a levou at poltica nas fileiras do PSD, como foi tambm uma combatente acrrima pelos direitos humanos, fazendo parte da UMAR, consciente das suas convices sociais, num contributo para o exerccio pleno de cidadania ativa. A sua intensa atividade cvica levou-a a ser convidada para muitas conferncias, palestras, colaborao na imprensa e em variadssimos programas de televiso, na elaborao de roteiros temticos para a RTP Aores, na divulgao histrica e, bem assim, na apresentao de livros de vrios autores. Ftima Sequeira Dias ser lembrada pela sua coragem, pela sua abnegao e desprendimento e pelo seu acutilante sentido de humor, mas tambm pelo seu brilhante percurso

Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

acadmico, pela sua relevante tese de doutoramento que a distinguiu com prmios no estrangeiro, pela atribuio de bolsas por instituies prestigiadas, como a Fundao LusoAmericana, o Instituto Nacional de Investigao Cientfica e Fundao Calouste Gulbenkian e pelas dezenas de obras publicadas. Professora Catedrtica, ela cultivava o fascnio pela arte e colecionava tudo o que fosse documentos com raridades e antiguidades histricas, biografias e memrias. Ftima Sequeira Dias era uma docente e investigadora brilhante e o seu desaparecimento constitui seguramente uma perda irreparvel para os Aores. Poder ser um lugar-comum, mas o certo que Ftima Sequeira Dias partiu quando tanto havia a esperar do seu talento multifacetado, mas deixando uma vasta obra que a faz guindar ao topo dos meios intelectuais aorianos, cativando um lugar na galeria das grandes personalidades nadas e criadas nestas ilhas dos Aores.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Cambio

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

14 Janeiro 2013 EDITORIAL

Material Editorial . 3
E o FMI uma das pernas da trempe a que chamamos Troika apenas exigiu o aumento das taxas moderadoras, a dispensa de 50 mil professores e um corte em todas as penses. Coisa pouca, a avaliar pelo que j antes exigira. Sobretudo porque as medidas agora atiradas para a mesa dos que pensam governar Portugal no Governo ou na oposio - podero aumentar a eficincia do Estado, reduzindo a sua dimenso de forma a suportar a sada da crise. Assim... como eles dizem! Por l... vai um chinfrim do demo! Toda a gente a barafustar. At os que se pensava que governavam Portugal. At esses, quase luta entre si. E os analistas vo falando em mais umas quantas coisas para sugerir Troika. No sabemos se as levam a srio. Por exemplo, reduzir as mordomias dos trs ex-presidentes da Repblica, com gabinetes e secretrias, motoristas e assessores, adjuntos, etc., era menos uns trocados que se teriam de pagar. Claro que, logo a seguir, teramos de decidir reduzir para a para uns 70 ou 80 deputados da nossa Assembleia da Repblica. Tambm as modormias deveriam ser reduzidas ao mnimo, sem almoos nem bebidas. Claro que nem falamos no ponto final que os tais analistas vo atirando curiosidade dos leitores. que tambm ajudava se consegussemos acabar com o financiamento dos Partidos. Que vivam das quotas dos seus membros! melhor terminar... porque pensar nisto... capaz de doer mais.

Pensar... s!
De uma vez por todas, vale a pena raciocinar. Portugal governado de longe. Os analistas o dizem. Quem governa Portugal no ganhou eleies em Portugal, no vive paredes meias com os Portugueses, no sabe o que passar necessidades no dia-a-dia. No tem filhos a quem, em Portugal, precisa de pr po na mesa. Andam os ares toldados em Portugal com um certo relatrio que teria vindo do FMI a dizer, afinal, o que quer que se faa em Portugal. Pouca coisa, de resto, a avaliar pelo que poderia exigir.

onta nte C rre Co


Segunda-feira

Quarta-feira
No relatrio pedido pelo Governo, o FMI prope-se redues adicionais de funcionrios e de salrios no Estado. O aumento das taxas moderadoras, a dispensa de 50 mil professores e um corte em todas as penses so algumas das medidas propostas pelo Fundo Monetrio Internacional. No relatrio, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) detalha medidas que podero aumentar a eficincia do Estado, reduzindo a sua dimenso de forma a suportar a sada da crise. No documento, o FMI prope um corte permanente na despesa de quatro mil milhes de euros a partir de 2014, que poder ser precedido de uma reduo de 800 milhes j este ano. Reduo de funcionrios e salrios na Educao, Sade e foras de segurana e cortes no Estado Social, que consideram inquo, especialmente para os mais jovens, so algumas das reas a que o FMI d especial ateno. No relatrio referido que os polcias, os militares e os professores continuam a ser um grupo privilegiado na sociedade, que os mdicos tm salrios excessivamente elevados (principalmente devido ao pagamento de horas extraordinrias) e os magistrados beneficiam de um regime especial que aumenta as penses dos juzes em linha com os salrios. De acordo com o FMI, o corte dos salrios dos funcionrios pblicos e nas penses so as duas vias centrais para a reduo do peso do Estado. claro que este relatrio, elaborado por tecnocratas do FMI que s vm nmeros e no pessoas, prope cortes cegos sem se importarem que menos 50.000 professores ou 100.000 funcionrios, so outras tantas famlias atiradas para a misria. Esta parece alis ser a postura do governo, j que o Secretrio de Estado Adjunto Carlos Moedas, considerou o relatrio muito completo e muito bem feito.

Sexta-feira
Cavaco Silva no poupa crticas ao Oramento do Estado (OE) para 2013, no pedido de fiscalizao que enviou ao Tribunal Constitucional (TC). O Presidente da Repblica (PR) particularmente incisivo nas medidas que afectam as penses onde h normas que, garante, enfermam de inconstitucionalidade. A argumentao central do Presidente, que atravessa todo o requerimento, a de que os cortes de rendimentos (subsdios de frias e sobretaxa de solidariedade) sobre os portugueses que vivem da sua penso ou reforma so um imposto de classe, ilegtimo face lei fundamental. Tem razo o Presidente da Repblica, mas vem tarde, e talvez mesmo tarde demais. O Tribunal Constitucional no tem um prazo definido para se pronunciar sobre as normas de que o Presidente da Repblica tem dvidas. Quando o fizer e se der razo a Cavaco Silva, vai ser o bom e o bonito, tal ser a confuso que vai gerar nas tesourarias pblicas e privadas.

Helder Freire Jornalista(Lisboa)

Segundo as estatsticas oficiais, esto a emigrar 60.000 portugueses por ano. Sabe-se, no entanto, que so muito mais, pois a estatstica s refere os emigrantes registados nos consulados. Esta vlvula de escape tem evitado, uma vez mais que a catstrofe social no nosso pas seja ainda maior. No admira, portanto, que as remessas tenham aumentado 13% entre janeiro e outubro de 2012, o que significa a maior subida dos ltimos 15 anos. No total, as remessas chegaram aos 2,2 mil milhes de euros. Estamos perante um retrato fiel do pas e do povo que somos. Nos anos sessenta tambm foi assim; emigrava-se porque no havia trabalho em Portugal e, por isso mesmo, mandava-se o que se podia par a famlia no passar fome. Os anos passaram e as remessas diminuram, pelo menos de fluxo, pois as famlias, ou se reuniram nos pases de acolhimento, ou os emigrantes da segunda gerao no pensam vir para Portugal e preferem investir as suas poupanas nos pases que os acolheram, como o caso da Frana. Prova disso, so os portugueses que emigraram para Angola, expatriados de primeira gerao so os que mais enviam: as remessas aumentaram 50%, em comparao com o mesmo perodo do ano anterior. Quanto aos outros pases de tradicional emigrao portuguesa, as remessas no aumentaram, porque os nossos novos emigrantes so jovens quadros, altamente formados nas universidades portuguesas e que saem do pas para organizarem as suas vidas no exterior, sem intenes, por agora, de voltar.

Sbado
A presidente da Cmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente (PCP), de 47 anos, vai reformar-se com uma penso mensal de 1859,67 euros. Ana Teresa Vicente, cumpre o terceiro mandato, o que significa que, segundo a lei, no pode recandidatar-se. Numa altura em que se fala de cortes de penses de reforma e diminuio de rendimentos de quem trabalhou toda uma vida, no deixa de ser sintomtico que perante a lei, os portugueses no sejam todos iguais. E, como o exemplo deveria vir de cima, por estas e por outras que os portugueses acreditam cada vez menos na poltica e nos polticos. Bem prega frei Toms.

Tera-feira
Com a emigrao para Angola em velocidade de cruzeiro, abre-se a porta de Moambique, embora o desenvolvimento daquele pas no possa ser considerado igual a Angola, em nmero e proveito de oportunidades. Mesmo assim, o desespero tal, com a falta de trabalho em Portugal, que muitos arriscam tudo, por uma oportunidade de trabalho naquela costa do ndico. As autoridades de imigrao moambicanas advertiram 19 portugueses que vo ser recambiados para Portugal caso no esclaream as dvidas sobre os seus vistos. Os cidados em risco fazem parte de um grupo de 27 portugueses cujos vistos suscitaram dvidas polcia de fronteira do aeroporto de Mavalane. Oito cidados nacionais foram logo obrigados a regressar no mesmo voo para a capital portuguesa e os restantes, foi-lhes dito que seriam enviados para Portugal, se no conseguirem esclarecer dvidas sobre os seus vistos ou se as suas empresas resolvam o problema. Esto em causa registos de mltiplos vistos para entrada como turistas ou a ausncia de bilhete areo de regresso a Portugal. A crise econmica em Portugal fez disparar o nmero de portugueses a trabalharem em Moambique, desde jovens recm-licenciados a operrios da construo civil. De acordo com dados oficiais, esto inscritos cerca de vinte mil portugueses, mas o nmero deve ser muito superior, dado que a inscrio no consulado no obrigatria.

Quinta-feira

O presidente do Eurogrupo defendeu quinta-feira que os pases europeus que esto a cumprir os objectivos com que se comprometeram devem ser recompensados com melhores condies financeiras, dando como exemplo, o caso de Portugal. Jean-Claude Juncker, que falava no Parlamento Europeu, disse que seria desejvel colocar em prtica um sistema de recompensas para os pases que cumprem. Actualmente, um pas que esteja a cumprir no recompensado. O presidente do Eurogrupo disse ainda ter dvidas quanto ao ritmo do ajustamento que est a ser imposto a certos pases, acrescentando que o desemprego est a ser subestimado, classificando-o como uma tragdia, que nos esmaga. Chega a ser caricato, como estas palavras, eventualmente sentidas pelo Presidente do Eurogrupo, so contrariadas pela Comisso Europeia, presidida pelo portugus Duro Barroso, que tem sido o principal travo a que sejam aliviadas as medidas drsticas aplicadas ao nosso pas. Para alguns observadores, tem sido notada a insistncia com que Duro Barroso tem aparecido, nos ltimos tempos em diferentes eventos no nosso pas. H quem diga que o Presidente da Comisso Europeia tem apetite pelas prximas presidenciais, mas h tambm quem alvitre que o portugus no desdenharia uma candidatura vitoriosa Secretaria Geral das Naes Unidas. Aceitam-se apostas.

Domingo
O Provedor de Justia, Alfredo Jos de Sousa, considera que os cortes previstos no Oramento do Estado so brutais, nomeadamente para os reformados. Alfredo Jos de Sousa afirma que uma eventual inconstitucionalidade do OE passar por uma negociao com a troika e que sem entendimento entre os partidos do arco do poder ser difcil sair da crise. Pode estar aqui, a janela de oportunidade que muitos esperam para obrigar a troika a renegociar as condies do resgate financeiro a que o pas est obrigado. Esta poderia ser uma boa desculpa para o governo se chegar frente e mandar para a Constituio, a necessidade de renegociar as condies do resgate financeiro de Portugal. Vamos ver se o governo quer enveredar por esse caminho, ou, se, por outro lado, vai aproveitar o relatrio do FMI, para a conseguir colmatar a quebra de receitas por via da inconstitucionalidade de algumas normas do Oramento do Estado, nem que seja preciso mudar a Constituio. Como o PS no alinhar nessa pretenso, criar-se- um impasse que pode ser assacado ao Partido Socialista, que poderia ser acusado de um eventual incumprimento por parte de Portugal. Se assim for, no tenhamos dvidas que vo aparecer os despedimentos da Funo Pblica, os cortes nos salrios e penses e o estado mnimo na segurana social. Quem disse que no somos a Grcia?

4 . Comunidades Stephen Harper esteve sbado em Toronto

14 Janeiro 2013

Mais Canadianos com a Medalha do Jubileu da Rainha


O Primeiro-ministro Stephen Harper participou, sbado, numa cerimnia, no Queens Park, em Toronto, para entregar medalhas do Jubileu de diamante da Rainha a 17 canadianos. Registam, assim, as contribuies proeminentes dos recipientes ao Canad. O primeiro-ministro foi acompanhado pelo tenente governador do Ontrio, David Onley. Estou muito satisfeito por apresentar medalhas do Jubileu de diamante a tantos Ontarianos que contriburam para suas comunidades e para o Canad, disse o primeiroministro. Estas medalhas, como disse, honram Sua Majestade a Rainha Elizabeth II pelos sessenta anos de bons servios ao Canad. Criado em honra da Rainha e seus antecessores, em 6 de fevereiro de 1952, as medalhas do Jubileu de diamante pretendem reconhecer canadianos que fizeram contribuies considerveis para o Canad ou cujas realizaes no exterior trouxeram crdito ao pas. Esta apresentao de medalhas um dos muitos eventos especiais que tiveram lugar durante todo o ano de Jubileu de diamante. Cerca de 60.000 medalhas do Jubileu de diamante foram apresentadas a diversos canadianos. Outras comemoraes do Jubileu de diamante incluram festas temticas e eventos especiais, alm de uma srie de actividades de base comunitria em todo o pas.

A medalha administrada pela Chancelaria de honras, que faz

parte do gabinete do Secretrio do governador geral, a quem

pertence, de resto, a foto.

Um Oramento municipal cozinhado com calma

Quinta-feira, enquanto decorria a reunio do comit para anlise do oramento da Cmara Municipal, o presidente Rob Ford aproveitou a ocasi\ao para enaltecer a sua pr]opria lideran;a e a equipa que o acompanha. Numa alocuo de cerca de 13 minutos, Ford disse que, mais uma vez, a edilidade est a evitar o aumento de impostos, mantendo-os num valor inferior inflao. Sabe/se que a grande preocupao, quanto ao oramento de 2013, so os cortes nos Servios de Bombeiros de Toronto, sabendo-se que isso vai prejudicar a capacidade de resposta dos soldados da paz. Ford aproveitou para dizer, uma vez mais, que todos, na Cmara, esto a fazer um excelente trabalho e que, na ltima dcada, o Municpio nunca esteve to forte, havendo mesmo assim, espao para melhorar.

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das comunidades

Charles Sousa espera da Conveno


cedo ainda para sabermos, ao certo, o caminho que Charles Sousa vai trilhar. As votaes para delegados Conveno de 25 de Janeiro foram anteontem e ontem. E a, de facto, o candidato luso-canadiano no ficou to bem colocado como desejaramos. E mesmo em termos de sondagens que acompanham sempre estas movimentaes - Charles Sousa parecia estar muito melhor colocado do que, pelos vistos, ficou. Antes mesmo das eleies de fim de semana, falava-se num honroso segundo lugar nas intenes de voto, o que parece dar a entender que possvel avanar. Tal, pelo menos por agora, tal no aconteceu.

14 Janeiro 2013

Comunidade . 5

Os delegados vo agora juntar-se a outros 600 antigos deputados provinciais e deputados federais, funcionrios do Partido e outros Liberais elegveis para votar por um novo lder, que ser automaticamente nomeado como Premier.

Os ltimos dias de Charles Sousa


Na sexta-feira, a meio da manh, Charles Sousa esteve na Oakwood, na Jacks Bakery. Estivemos com ele e ouvimos a sua inteno em pedir o apoio ao seu eleitorado, ao eleitorado de origem portuguesa, que pode, efectivamente, fazer a diferena. Antes como noticimos esteve na Caldensde em conferncia de Imprensa com a Imprensa portuguesa.

A verdade que na votao de sbado e domingo, tudo parece indicar que o caminho est aplanado. E chega a parecer que h um optimismo moderado. De facto, possibilidades de, no fim das contas, Charles Sousa poder avanar para liderar o Governo Liberal do Ontario. Bastar que tenha suficientes delegados para a Conveno Provincial marcada para 25 de Janeiro... e os delegados no faltaram. O candidato luso-canadiano, muito bem colocado nas sondagens, passou as ltimas horas antes da votao junto da comunidade lusocanadiana. Para alm do pequeno almoo na Jacks Bakery, com muita gente presente, esteve ainda aos microfones da CIRV Radio e na FPTV. A fazer como que o ltimo apelo.

AS PRIMEIRAS VOTAES

As duas mulheres que entraram na corrida para substituir Dalton McGuinty parece terem ficado em primeiro lugar. Sandra Pupatello, de Windsor, que abandonou a poltica em 2011 estava em primeiro lugar com 485 delegados. Aantiga ministra da Educao, Kathleen Wynne, teria ficado num muito prximo segundo lugar, com 447 delegados comprometidos. Esperavase mesmo que Kathleen ultrapassasse Sandra nas votaes de domingo, o que no aconteceu. O antigo deputado Gerard Kennedy, que em 1996 perdeu a corrida liderana para McGuinty, era terceiro nas contagens que chegaram nossa Redaco, com 250 delegados comprometidos. Harinder Takhar aparece em quarto lugar, com 230 delegados. Charles Sousa vem a seguir com 204 delegados, menos do que se esperava nas ltimas horas. Eric Hoskins ficou em ltimo lugar, com 102 delegados, sendo mesmo o ltimo dos candidatos.

Uma Festa do Chicharro... que foi mais do que isso

Casa dos Aores em noite de convvio e... amizade

Casa dos Aores. Sbado. noite vive-se melhor o dia-a-dia das associaes. E a Casa dos Aores parece estar de boa sade. Falavase em jantar do chicharro... mas a verdade que no vimos o dito cujo. Vimos, isso sim, um grande espectculo de confraternizao e convvio. Que estava subjacente a um grupo musical que anda por a, h uns 14 anos, e que mea culpa, mea maxima culpa... no conhecamos. A sala composta. Mais do que composta... j que estava cheia. Tempo para convvio e confraternizao. Com pares, aqui e alm, a rodopiar. Talvez mais quando o tal Grupo no estava em aco, porque chega a parecer que o Grupo da Amizade j com o CD Vamos dar as mos tem categoria para ser ouvido... s ouvido. Luclia Simas, a presidente da colectividade, estava satisfeita. O Jantar do Chicharro, uma festa tpica l das nossas zonas. Tudo a correr bem, embora pudssemos ter mais umas quantas pessoas. Exagero, talvez. At porque a sala estava bem composta, como j dissemos. E vai falando, a nosso pedido, em algumas outras festas. No domingo, no prximo domingo, uma festa para a terceira idade, designadamente com Teatro promovido pelo Abrigo. E fala nas Festas do Valentine, do Esprito Santo, e por a adiante, nunca mais para. A festa estava animada. A determinado momento, a prpria presidente que se vai aproximando do palco, para oferecer um clice de qu... de qu?... aos componentes do Grupo da Amizade. Com homens e mulheres. Com meninos e meninas at. Um Grupo que est, de facto, em forma.

Um grupo de amigos fez a Amizade


Z Paulo haveria de nos dizer algo do Grupo. Foi um grupo de amigos que nos juntmos... para a por volta de 1996. Juntmo-nos para fazer umas brincadeiras. Brincadeiras... que passamos a fazer, depois, mais a srio. A srio, sim, pelo menos na nossa opinio. As pessoas gostam e ns vamos fazendo vrias coisas. Cantamos aos Reis, cantamos s Estrelas... e isto. Um grupo de amigos para alegrar as pessoas. Falmos ao Z Paulo na juventude de alguns dos seus membros. Ns vamos ficando velhinhos e os jovens esto a apreciar e a gostar. J temos um componente de 10 anos e tivemos um que comeou com 4 anos e tem hoje hoje 18... O Grupo da Amizade vai, assim, andar em frente, at porque j vai tendo jovens, alguns jovens.

H ainda 54 delegados independentes.

Estes resultados parecem demonstrar, assim, que Pupatello e Wynne so as chamadas front-runners in the leadership race, quando faltam duas semanas para a Conveno. H ainda os 54 delegados eleitos como ibndependentes, a maioria dos quais apoiavam o antigo mayor de Winnipeg, Glen Murray, que deixou a corrida indicando dar os votos a Wynne.

6. Comunidades

14 Janeiro 2013

Quase 300 mil dlares lusos para o Peel Memorial Hospital


*Local 183 em apoio explcito
Sexta-feira noite, em Brampton, os chamados Amigos Portugueses do Peel Memorial Hospital fecharam o primeiro ciclo da sua obra de bem fazer. Alguns jantares de angariao de fundos para a reconstruo daquele complexo hospitalar... ajudaram a fazer o milagre da solidariedade. Agora... era fazer a entrega dos primeiros resultados. E os primeiros resultados atingiram quase os 300 mil dlares. A solidariedade falou, de facto, mais alto. A reformulao do Hospital tambm vai ter o dedo portugus. Na sexta-feira noite na residncia daquele a que j apelidmos de vendaval de entusiasmo... escreveu-se mais uma histria do apertar as mos e dar apoio a uma obra meritria. Manuel Alexandre era, assim, um homem feliz. Portugueses de Brampton e de Toronto deram-se as mos. Combateram o bom combate. Entenderam que era chegada a sua hora de se agigantarem. O apoio e o esforo estavam bem vista. 191 mil dlares. Em apoio visvel a uma obra que todos querem ainda mais visvel.

Apoio extraordinrio

Este perodo de 2012 foi extraordinrio, diz-nos, desde logo, Manuel Alexandre. Tivemos uma correspondncia da comunidade, uma ajuda extraordinria, principalmente da Local 183, que tem ajudado extraordinariamente. O nosso grupo, tambm, tem ajudado bastante. A Igreja de Nossa Senhora de Ftima, o Padre Andr, que est por detrs deste projecto tambm, incentivando as pessoas a avanar em prol do nosso projecto. Insiste em que todo o comit se sente muito contente por termos chegado a este ponto, ao fim de 2012 e termos conseguido juntar... 291.000 dlares.

Claro que isto ainda no parou. Para Manuel Alexandre, foi o fim do segundo ano. E agora temos mais trs anos a fazer e o nosso prximo evento j vai ser no dia 10 de Maro no Portuguese Community Centre de Mississauga. O Peel Memorial Hospital passa a ser, ainda mais, o hospital dos Portugueses. J serviu, em tempos, muitos Portugueses. Vai continuar a servir. E vai ter por l, decerto numa das suas paredes, uma placa de homenagem a esta gente nossa, que sabe unir-se quando preciso. Por outras palavras foi isso que nos disse, tambm, o Business Manager da LIUNA Local 183, que sempre apoiou a iniciativa. Com Jack Oliveira, vimos por l, designadamente, Luis Cmara, Nelson Melo e Jaime Cortez.

gente conhecida estava por ali. Como Pedro Maia, por exemplo. Para Pedro Maia, trata-se de uma causa muito nobre e penso ser importante para a cidade de Brampton. Muitas pessoas me perguntam por que que estou envolvido, mesmo no vivendo em Brampton... mas a verdade que uma cidade que tem muitos Portugueses e uma cidade que pode vir a beneficiar deste grande projecto, motivo porque no podia deixar de me associar... Pedro Maia lembra que vale a pena, at pela maneira contagiante como Manuel Alexandre transmite a mensagem para ns, o que nos faz querer fazer mais, porque a paixo que ele tem para com esta causa mesmo contagiante...

que aquele senhor chamado Manuel s vezes envolve-se demais e a famlia que sofre com isso. E mais no disse, atirando-nos com um no comment... No fundo... no fundo... estamos todos de parabns, E de parabns estaremos ainda mais se conseguirmos continuar a engrossar a fileira dos que querem mesmo ajudar a levantar quase do nada o Peel Memorial Hospital... que ser tambm o Hospital dos Portugueses. Sim, porque ontem foi apenas um primeiro passo. Outros vo ainda ser dados. Ken Mayhew, responsvel pelo Peel Memorial Hospital ali acompanhado por Jacqueline Ritchie e Nicole Hand - deveria agradecer o envolvimento de todos, dizendo-se estar satisgfeito por ver tantos Portugueses a dar o seu apoio iniciatriva em curso. Peel Memorial Hospital. A certeza de que, quando queremos, somos, de facto, capazes de nos unir. E a unio faz, de facto, a fora. Vale a pena deixar por aqui os nomes dos membros do Comit. Pelo menos os que estavam presentes. Delfina Alexandre, Manuel Alexandre, Ana Cardoso, Ana Dorkin, Tony Germano, Lou Lima, Pedro Maia, Dr. Ali Najarali, Alda Oliveira, Gilberto Oliveira, Ronnita Oliveira, Sofia Rodrigues, Domingos Sereno e Artur Sousa.

Mais postos de trabalho tambm

Para Jack Oliveira, que falou nossa reportagem, estamos a dar o nosso apoio, em nome dos membros, sim, mas acho que todas as comunidades em geral se devem envolver nesta onda de bem fazer. At porque diz mais uma pedra que estamos aqui a deixar. Em Brampton, h necessidade daquele hospital e acho ser um projecto que devemos, de facto, ajudar a concretizar. De resto, tudo aquilo vai criar uns quantos postos de trabalho. Sim, sim... vai criar trabalho, no s na construo vai criar trabalhos para membros do nosso Sindicato e de outros e vai criar postos de trabalho, depois de estar pronto, at no sector da Sade. Falando em termos de luso-canadianos, o Business Manager da Local 183, achou muito importante os luso-canadianos envolverem-se. mesmo um passo na direco certa. muito importante e espero que os outros luso-canadianos vejam o que est a acontecer aqui e que participem, no s aqui nesta iniciativa, mas em qualquer iniciativa que seja preciso no futuro na noassa comunidade. At porque, em toda aquela vasta zona, h muitos e muitos Portugueses. E haver tambm no futuro, muito trabalho para a nossa gente, como, de resto, Jack Oliveira salientou. E como observaram os outros dirigentes quando se dirigiram aos presentes. Brampton est, assim, de parabns. Como de parabns estaro os elementos da Direco dos Amigos Portugueses do Peel Memorial Hospital, ali juntos em cerimnia simples mas significativa. Muita

A comunidade portuguesa quase se excedeu


Delfina Alexandre, do Comit dos Amigos Portugueses do Peel Memorial tinha tambm uma palavra a dizer. Estou contentssima com a participao da comunidade portuguesa em Brampton. verdade que tem de haver pessoas a organizarem os eventos mas tambm precisamos das pessoas que participem e, no restam dvidas, temos tido uma participao fantstica e estamos todos contentes... Meio a rir, meio a srio, ainda levmos Delfina Alexandre a dizer

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

14 Janeiro 2013 Project Winter Survival

Um projecto em prol dos que mais precisam

Comunidade . 7

*O chefe da Polcia ajudou a empacotar um til kit


Um projecto. Daqueles que so, afinal, necessrios. Hoje talvez mais do que nunca. H por a, mesmo na nossa cidade, muitos e muitos cidados homeless. Daqueles que no tm onde ficar. E que, s vezes, andam por a, de qualquer maneira, no meio das intempries de toda a ordem. chuva e ao vento. neve. Talvez, muitas vezes, sem comer. H um projecto que foi agora lanado para este ano de 2013. Chama-se Project Winter Survival. J tem 14 anos.

Pode no ser a soluo... mas ajuda


Para o chefe William Blair, a ideia de que vale a pena fazer vir ao de cima uma certa onda de compaixo pelo que se passa um pouco por toda a cidade. Isto pode no ser a soluo mas uma ajuda, acentuou. Algum dizia que, entre os 200 voluntrios presentes, o mais novo tem 9 anos e o mais velho... 75.

No final, ramos ns a dizer ao chefe da polcia que at aqueles agentes que, durante o dia, tm, por exemplo, de aplicar esta ou aquela multa, esto por ali a ajudar. Os meus agentes trabalham na cidade em cada dia que passa. Ns sabemos as circunstncias em que muitas pessoas vivem e foram obrigadas talvez a ir para as ruas... Para a Polcia de compreenso e tentativa de ajuda todo o movimento com os que no tm abrigo.

A verdade que a vida nas ruas inimaginvel. Sobretudo quando as temperaturas atingem ondas de frio extremo. E mesmo os shelters esto cheios. O que pode acontecer, ento, efectivamente uma pergunta inquietante. Entra a tambm o projecto de sobrevivncia. No 890 da Caledonia Rd., uma organizao de voluntrios que providencia equipamentos de sobrevivncia em kit, esteve, sbado, em organizao acelerada. E que teve, afinal, como figura de proa o chefe da polcia, William Blair, que, acompanhado de vrios elementos dos servios de Polcia, deu o pontap de saida para a iniciativa. Entre as figuras conhecidas, Tony Vella, das Relaes Pblicas da Polcia.

Um record que ningum quer


De resto, de acordo com alguns dos trabalhadores voluntrios, o prognstico para 2013 muito pobre. Anne Marie Batten uma espcie de enfermeira social para os que andam pelas ruas - acentua que se registaram, em 2012, um nmero record de mortes entre os que no tinham casa. Assim, para ela, este gnero de kit essencial para as pessoas que vivem pelas ruas, significando at como um suporte emocional. Disse mesmo, quase a terminar, um obrigado por nos ajudarem a salvar vidas, referindo-se aos muitos apoiantes das iniciativas, que no sbado juntaram mais de duas centenas de pessoas voluntrias. Desde comida a vesturio at um saco de dormir, este kit pode fazer a diferena entre viver e morrer, acentuou Anne Marie. O mesmo disse Jody Steinhauer, presidente do Bargains Group Ltd., e fundador do projecto Winter Survival, para quem este evento de juntar as peas e fazer um kit providencia uma oportunidade para as pessoas, incluindo famlias com crianas, despender algumas horas juntos aprendendo a importncia de dar algo em troca comunidade. Este ano, o objectivo distribuir 3.000 kits na GTA e, pela primeira vez, tambm em Vancouver, at ao fim de Janeiro, com o apoio da Hain-Celestial Canada. O chefe Blair estaria connosco, no fim. Estava feliz. Claro que estou feliz, sobretudo por vivermos todos numa cidade que se interessa pelos seus concidados. Claro que triste termos gente que vive nas ruas. Muitos deles no escolheram viver nas ruas. Encontraram-se, muitas vezes, em difceis situaes, sem ter para onde ir. E no tendo sempre a temperatura agradvel que temos hoje, o Inverno bem frio e perigoso para quem vive na rua. E vai dizendo sentir-se feliz por ver tanta gente jovem e muitas generosas corporaes a juntarem-se para providenciar coisas essenciais para quem vive nas ruas. Acho que esto a enviar uma mensagem importante para os que no tm abrigo, dizendo que h quem se preocupe com eles.

Toda a gente a trabalhar. Com afinco e denodo. Em prol dos que mais necessitam.

Gente nossa tambm presente


No final, ramos ns abordados por uma jovem bonita. Estava ali a ajudar tambm. A empacotar as coisas que era preciso pr no kit. Falmos-lhe em Ingls... respondeu-nos em Portugus. Estamos aqui todos, hoje, para ajudar as pessoas que tm necessidades e precisam da nossa ajuda. Enchemos sacos para os ajudar nas suas necessidades... Por que que a Sheila Carneiro se meteu nisto? Quase nem foi preciso fazer a pergunta. Trabalhamos muito com a Michael Communications, em conjunto com a Humber College, noutros projectos, a ajudar as pessoas da comunidade e, portanto, estamos aqui porque pensmos que era importante as comunidades ajudarem-se umas s outras. O que importante, at por que nunca sabemos o que nos pode acontecer e se nos ajudarmos uns aos outros... tudo mais fcil.

Homenagear (e bem) a nossa Associao Cultural do Minho


pena pena que no tenham mais considerao por nos do lado de la do oceano, pena que no saibamos por vezes expor o nosso real valor por c tambm. Quando um de nos se distingue pelo bem e com mrito, s nos resta aplaudir. No dizer o que no devemos, no discutir se est certo ou errado, mas sim aplaudir... Pois um de ns. Neste caso, recebemos a noticia de que a Cmara Municipal de Viana de Castelo iria homenagear a Associao Cultural do Minho de Toronto no dia 20 de Janeiro com a Medalha de Instituio de Mrito, coisa que no acontece todos os dias. acontece esta linda homenagem pela Cmara de Viana. Para a Presidente de ACMT Olivia Rites, que nos mostrou a carta de convite, recebemos o convite com muito orgulho e irei tambm com igual orgulho representar a Associao Cultural do Minho em Viana de Castelo para receber a medalha. Olivia Rites espera uma viagem de 12 horas para cada lado por no haver voo direto mais econmico para os bolsos do clube. Sai Quarta feira 1 da tarde, com paragens de duas horas em Nova Iorque e tambm em Madrid antes de chegar a Portugal as 8 da manha de Quinta. Representar ACMT nesta cerimonia para mim quer dizer representar todos quantos passaram por esta grande associao no passado. Todos membros esto contentes e honrados por este reconhecimento, que penso mais nenhum outro clube tenha tido ate agora. Como representamos o corao de Viana na Parada Ferma do 10 de Junho do ano passado foi o Dr Augusto Bandeira, Presidente da Freguesia do Castelo de Neiva que nos nomeou para este reconhecimento e por se lembrar de ns. Ficamos agradecidos, como disse a Presidente. No seu rico historial contam tambm altos e baixos, mas parece continuar no caminho certo rumo a longevidade. Enquanto muitos clubes e associaes se queixam de no ter apoio juvenil e onde poucos scios compaream no seu clube, ACMT parece no ter qualquer problema dessa natureza. Vamos s lembrar quem faz parte da direo atual para fazer uma pequena observao... Executivo : Presidente; Olivia Rites, Vice-presidente; Judite Lopes, Secretarias; Ashley Fernandes, Martha Gonalves, Lina Salgueiro, Relaes pblicas; Dorinda Martins, Vice-Relaes pblicas; Michelle Gonalves, Diretora Da Cultura; Judite Lopes, Presidente da Juventude; Chantel Gonalves, Vice-Juventude; Tnia dos Santos, 1Tesoureiro; Gloria Pereira, 2Tesoureiro; Anselmo Pereira e Paulo Pereira, Ensaiador do Rancho; Alexandre Da Silva, Secretaria do Rancho; Michelle Goncalves, Diretores da sala; Antnio Gonalves, Zeladeiras do Rancho; Maria Melo e Gloria Amorim, Diretores; Joaquina Rodrigues, Francisco Ondas,

8. Comunidades

14 Janeiro 2013

Jos Amorim, Celeste da Eira. Assembleia Geral; Presidente; Jos Pinto, Vice-Presidente; Martinho Ondas, Secretaria; Raquel Amorim. Conselho Fiscal; Presidente; Antnio Barbosa, Vicepresidente; Sandra Ondas Notaram? quase tudo Mulheres! Elas, de ideais novas a quererem experimentar coisas novas tambm como por exemplo uma excurso de autocarro de trs dias que esta a ser planeada at Nova Iorque entre outras, e fazer coisas diferentes em conjunto

As Mulheres do Minho... Presidente Olivia Rites com a Presidente da Juventude Chantelle Gonalves e com Relaes Publicas Dorinda Martins Fundado, oficialmente, no dia 13 de Outubro de 1977 em Toronto, ACMT sem duvida uma das chamadas FORCAS VIVAS da comunidade Portuguesa no Canada. Segundo conta a historia, a primeira amostra de cultura Minhota em Toronto apareceu no desfile de carros alegricos, nas comemoraes do Dia de Portugal em 1968. Tendo nessa altura um carro alusivo ao distrito de Viana do Castelo (Praa da Republica) e ao distrito de Braga, (Santurio do Bom Jesus). Em 1972 formou-se um rancho folclrico que deu passos rumo atual figura que oficialmente desta associao se fundou em 1981. Anos depois e varias direes mais tarde

Religio e F

Deus o nosso auxlio


J estamos no ano 2013. A euforia das festas acabou. Todavia, as lutas da vida continuam e precisamos de fundamentos slidos para suprir as adversidades. Ao ler o jornal Toronto Star no primeiro dia do ano 2013, observei que as notcias no so boas. O governo federal dos Conservativos do Canad adquiriu uma dvida de 140 bilies de dlares. Esta divda foi feita para ver se conseguiam evitar a recesso econmica que abalou os Estados Unidos e a Europa. O plano econmico do governo do Stephen Harper parece que deu resultado por agora, porque at data, o Canad escapou a recesso econmica. Todavia, a situao dos Estados Unidos continua economicamente instvel. Os economistas predizem que se os Estados Unidos tiver outra recesso econmica, devido ao plano de aumentar as taxas aos ricos e fazer cortes drsticos, que isto afectar economicamente tanto os Estados Unidos como o Canad. Desta vez os economistas predizem que se a economia dos Estados Unidos piorar, o Canad no conseguir sobreviver. Presentemente, 7.2 % da populao, no tem trabalho no Canad, o qual traduz para cerca de 1.3 milhes de pessoas sem trabalho. Alm destas notcias tristes, a cidade maior do Canad, Toronto, ainda no sabe quem ser o Presidente da Cmara, o Rob Ford ou??. Se houver uma eleio, o governo municipal de Toronto desperdicir desnecessriamente cerca de 9 milhes de dlares. Tudo isto significa que o futuro no est positivo para os milhes que andam procura de trabalho e para os milhares de estudantes que esperam graduar no ano 2013 e provavelmente no podero arranjar trabalho na sua profisso. O valor das casas e das rendas em Toronto esto altssimas e fora muitos a cairem na tentao de se meterem em dvidas que no podem pagar. Os ricos esto mais ricos e os pobres mais pobres.

Rev. Joo Duarte

com as mais tradicionais parece ser a normalidade agora. Muito sangue jovem, e muito corpo feminino entregue aos destinos desta associao. Diramos at que o futuro parece risonho para ACMT . Para quem tem filhas, certamente que fica contente por ver o que se passa aqui. Para a Cmara Municipal de Viana de Castelo parabns por se lembrarem de nos por c. CMCG/ABC

O Toronto Star publicou que no ano 2012, 100 presidentes e donos de companhias no Canad ganharam uma mdia de 7.7 milhes de dlares. Todavia o salrio minmo do pobre 10.25 0 dlares hora na provncia de Ontario. Alm dos problemas econmicos, as notcias nos abalam com terrorsmo e guerras no oriente. Os valores morais esto invertidos. A instituio do casamento tem sido desvalorizada. Viver juntos sem estarem casados a norma do nosso dia. Os crimes cada vez so mais crueis e violentos. Para os afecionados dos esportos, em Toronto as notcias futuras so desmoralizadoras. Os jogadores do hockey esto em greve. A equipa dos Raptors presentemente ganharam onze e perderam vinte jogos. Talvez os Blue Jays no ano 2013 possam alegrar os fans de Toronto com os novos jogadores que adquiriram. Realmente, estas notcias negativas podem causar medo, desencorajamento, angstia e depresso. Todavia, Deus sempre traz boas notcias, encorajodoras para os Cristos que vivem neste mundo cheio de adversidades. No Salmo 46:1-2 l-se: Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na angstia. Pelo que no temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Quando a nao de Israel estava sendo invadida pelos exrcitos do imprio da Assria, Deus encorajou aqueles que ainda tinham f com as seguintes palavras: No temas, porque eu estou contigo...(Isaas 41:10). De facto Deus promete dar paz aos que confiam todos os seus problemas nas suas mos: Tu conservars em paz aquele cuja mente est firme em ti; porque ele confia em ti (Isaas 26:3).

EUROPA DUCT CLEANING

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

EUROPA DUCT CLEANING


(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

Na Rdio e na TV viveu-se a tradio dos Reis


A Casa dos Poveiros levou FPTV e, por ela, CIRV Radio, na quinta-feira, o Cantar dos Reis. J o faz h muitos anos. Naqueles orgos de Informao, foi a tradio que esteve em foco. E mesmo que o Dia de Reis tenha sido no domingo, dia 6, a verdade que, como acontece em Portugal... as celebraes vo avanando por outros dias. Na quinta-feira foi mesmo na Rdio. Na ausncia do presidente da Estao, Frank Alvarez, esteve Domingos Melo, que o responsvel pela FPTV. E que serviu de anfitrio... oferecendo, no final, o tal clice de Vinho do Porto era mesmo Vinho do Porto? aos que ali se deslocaram num gesto que vai sendo repetido, ano aps ano. A servir de apresentadora, Marlene Silva, ela que oriunda da regio do Norte onde os Reis ganham cada vez mais fora numa tradio que se vai mantendo. o estilo habitual. A Casa dos Poveiros comeou tudo isto h muitos anos atrs... h exactamente vinte e quatro. Assim sendo... importa olhar para o lado... sim, sim... para os mais jovens. E perguntar se os mais jovens vo mesmo levantar a bandeira desta mesma tradio. Os mais velhos deram o exemplo e os mais jovens vo seguindo sua maneira...

14 Janeiro 2013

Comunidades . 9

*Casa dos Poveiros vai fazer 25 anos desta forma de Cultura

Laurentino em foco para que a tradio no morra


Laurentino Esteves, uma das estrelas da companhia, haveria de nos dizer da sua satisfao em continuar tudo aquilo. E em fazer com que, ano aps ano, mais e mais pessoas se interessem pelos Reis e pelos outros aspectos de uma tradio que vai filhando razes entre ns. Tania Costa vai dedilhando o bandolim. Entende que quem lhe deu aquele... gosto... foi a culpa do Laurentino, como nos diz meio a rir meio a srio. A Tnia entende que tambm foi um bocadinho... culpa minha. Para desenvolver a Cultura e a tradio. Eles precisavam de um bandolim... e eu apareci. C estou. No fundo, foi o bandolim que a levou para tudo aquilo. E mesmo no sendo da Pvoa a Tnia no da Pvoa de Varzim a verdade que tambm faz parte do Grupo folclrico da Casa dos Poveiros.

Em pleno estdio da FPTV... cantaram-se os Reis. Transmitidos, tambm, na CIRV Radio.


Estou muito satisfeita, j que somos um grupo de amigos... estamos sempre a conviver juntos, quer seja no Folclore, quer seja agora nos Reis... e para o ano espero estar por c outra vez. Gosto muito. Uma outra jovem talvez mais jovem que a Tnia estava por ali. No lhe perguuntamos o nome as nossas desculpas! mas vimos que estava agarrada a um cavaquinho. Gosto muito de tocar o cavaquinho... e gosto muito de estar por aqui com todos. H jovens... vrios jovens, integrados nesta onda da tradio que a Casa dos Poveiros fez nascer por c... h 24 anos. Assim sendo, temos, efectivamente, gente para continuar. Podemos ter, pelo menos.

10. Comunidades ACAPO em andamento acelerado

14 Janeiro 2013

Semana de Portugal com mais programas e muito entusiasmo


Celebraes tambm no Downsview Park Os 60 anos da Emigrao Portuguesa no Canad Tourada de praa... em praa enxertada

Era uma das reunies do Conselho de Presidentes da Aliana dos Clubes e Associaes Portuguesas do Ontario (ACAPO). Uma reunio normal, que teve lugar na sede da Casa dos Poveiros, na Symington. mesa da presidncia, Laurentino Esteves, ladeado esquerda por Katia Caramujo e, direita, por Joe Eustquio. Mesmo chegando ligeiramente tarde, entendemos, desde logo, que havia por ali uma boa unanimidade de impresses. Dos clubes presentes uns 20, o que dava uma assistncia de mais de meia centena de pessoas, j que muitos clubes levavam mais do que um elemento a noo exacta de que as celebraes da Semana de Portugal (uma Semana que mais do que isso) mereceriam bem um conjunto de trabalhos e de pensares, que se vo arrastando pelas reunies, sim, mas tambm, natutralmente, pelo trabalho quase permanente dos componentes do ncleo directivo. Como acontece em muitas das coisas relacionadas com a actualidade associativa dos nossos dias, onde o voluntariado pedra de toque.

Alguns dos conceitos fortes


Se tivssemos que sintetizar, anotaramos, desde j, dois ou trs conceitos fortes que vo marcar, no fundo, as celebraes do ano 2013. Multiplicados, de resto, por vrios outros ingredientes do dia-a-dia dos clubes, j que numa rubrica de eventos se estudaram (ou se noticiaram, se quiserem) alguns dos programas festivos e comemorativos de alguns dos clubes. E mesmo que nada esteja ainda totalmente definido, h a noo de que se avanou com novos programas e, talvez, at, uma nova maneira de fazer tudo. Honra a Joe Eustquio e ao seu grupo de colaboradores que, pelos vistos, entendem que devem dar mais um passo para uma certa diversificao que se impe. Para j, acentue-se, desde j, que o grosso da coluna das celebraes at aqui na cova da Trinity Bellwoods Park vai passar para o Downsview Park, com algumas vantagens e, naturalmente, uma ou outra desvantagem. No primeiro caso, o facto de haver estacionamentos seguros e gratuitos. No outro, fazer mudar mais l para cima, um pouco fora do corao da cidade. A mesmo talvez a vantagem de permitir o engrossar da coluna da nossa gente com gente de outras cidades vizinhas.

celebrar, o mais condignamente possvel, mais uma jornada de Portugalidade. evidente que h muitos outros temas. A que, naturalmente, nos referiremos no dia-a-dia das notcias... quando elas forem mesmo notcias, ou seja, quando tudo estiver j programado.

evento que esto a chegar ao ponto final. H, de facto, algumas grandes alteraes. O ir para o Downsview Park ser uma delas. uma grande aventura, embora eu ache que vai ser um grande sucesso, como o ser a Tourada, por exemplo. Mas eu acho que este pedido de envolvimento dos Ranchos e do envolvimento na Gastronomia, etc., importante at por dar uma ajuda na parte financeira para os clubes e eu espero, a despeito de no me terem mostrado interesse, que a realidade disso acontecer em Junho... uma possibilidade.

Agrado e entusiasmo
No final, Laurentino Esteves haveria de nos dizer ter ficado agradado com as pessoas entusiasmadas no comeo de um novo ano, com um projecto gigantesco nossa frente, com algumas alteraes, o que naturalmente tambm exige um maior empenho e envolvimento de todos os membros. De resto, registamos com agrado o facto de estarem aqui vinte membros, mas com cerca de 50 pessoas, o que quer dizer que se juntaram pessoas a esta reunio. Como sabe, temos em Maio, a comemorao dos 60 anos dos Portugueses ao Canad, a Parada que ser dia 9 de Junho, domingo, e depois, naturalmente, o grande Festival deste ano, que ser nos dias 14, 15 e 16, no Downsview Park. Para Laurentino Esteves, a comunidade vai aceitar o Downsview Park, j que um espao amplo, um espao aberto, onde vai haver muitas ocasies para fazer coisas diferentes, que no possvel fazer no Bellwoods Park, a comear at pelo facto do estacionamento ser gratuito, para 9.000 carros, portanto espao para toda a gente se deslocar, no s os de Toronto, mas tambm os que vivem a norte de Toronto, a Oeste e a Leste...

Touradas de praa
Depois, vo surgir as touradas de praa. Sim, isso mesmo. Transfere-se para a zona uma arena j usada para outras ocasies. Touradas de praa cujo seno capaz de ser apenas o facto da tourada onde se aborda a crueldade sobre os animais, etc. estar a ser contestada. Mas a verdade que faz parte do nosso historial. E vamos assistir a touradas. Um preo (para o efeito simblico) de 50 dlares por pessoa... mas a matar a despesa que se ter de fazer com a praa, que ir a cerca de 60.000 dlares por dia (durante os trs dias). Depois, e em boa hora, a ACAPO chamou tambm a si a celebrao dos 60 anos da chegada dos primeiros emigrantes portugueses no Canad. Uma data que tem muito a ver com o nosso historial por estas terras. E cujos pormenores esto ainda a ser celebrados. Dois ou trs dos vultos emblemticos da nossa Cano cano Arte, cano evento vo estar presentes. Nelly Furtado, Shawn Desman e Sara Pacheco vo entrar no

E mesmo sabendo-se que ainda h tempo... para afinar certas coisas fazem esperar que esse bairrismo que s

Uma reunio democrtica


Joe Eustquio, presidente do Executivo, estava no final muito satisfeito pela grande participao e, o mais importante, segundo ele, pelo facto de tentarmos fazer uma reunio democrtica, onde os clubes e seus representantes poderem at alterar decises que podem at afectar a Aliana e especificamente os eventos da Semana de Portugal. E o que facto que nem houve pessoas a contestar isto ou aquilo. O nosso envolvimento no programa j comeou em Setembro, a maior parte das datas e especificidades da celebrao j est afixada, mas eu espero e gostava de ver um pouco mais de participao ao nvel de sugestes e ideias novas. At porque ele o diz h partes do

vezes existe entre os clubes... vai ainda exigir algumas reunies nossas num futuro prximo.

14 Janeiro 2013 L na frente... tudo na mesma

Desporto . 11

Clssico digno de Alfred Hitchcock


Matic (que golao). Cinco minutos volvidos, brinde de Artur e Jackson, que no se fez rogado, voltou a colocar os drages na liderana do marcador. Apenas dois minutos depois (tal como no 1-1), as guias reergueram-se lei da bala, agora por intermdio de Gaitn. Jogo louco na Luz, que durou mais dez minutos. A partir da meia-hora, a partida perdeu velocidade (mas nunca emoo). Na etapa complementar, mais bola para os bicampees nacionais mas quem esteve mais prximo de levar os

O ttulo de Leonel Lopes Gomes, em A Bola. E parece que o articulista est carregado de razo. E l na frente, tudo na mesma. No clssico dos clssicos, entre os dois lderes do campeonato, tudo acabou... empatado. A primeira meia hora da partida foi frentica, digna

de um filme de Alfred Hitchcock. Mudanas no marcador, quatro golos e muita emoo. Entrada de Drago na Luz, com Mangala logo aos oito minutos a fazer o 0-1. Alegria que durou apenas dois minutos, no lance seguinte os encarnados chegaram ao empate, teleguiados por um mssil de

trs pontos para casa foram os encarnados. Minuto 77, Cardozo, em posio

privilegiada, rematou, os adeptos j se preparavam para fazer a festa mas a mo

direita de Helton atirou a bola para canto e decretou o empate no clssico.

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

O resultado no foi o que a Liga queria...?!

Pastelaria Fina

Agora tambem em Bradford!

Salo de ch Ambiente acolhedor

Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, concorda com a opinio do treinador Vtor Pereira em relao arbitragem de Joo Ferreira e ao facto no ter terminado com nove jogadores. Vtor Pereira tem razo. As leis no foram cumpridas, porque o Benfica tinha de acabar com menos dois jogadores. O resultado no foi o que a Liga queria que tivesse acontecido porque no site (mostra telemvel aos jornalistas) estava 3-2 para o Benfica. Se calhar era o que estava previsto,

mas felizmente isso no aconteceu. Vamos continuar a lutar contra todos, afirmou Pinto da Costa. O presidente do FC Porto admitiu que os jogadores ficaram frustrados com a arbitragem: O Benfica deveria ter terminado com nove jogadores e quando cheguei ao balnerio vi uma grande frustrao por no nos deixarem ganhar. Se tivesse sido cumprido as leis de jogo poderamos ter vencido.

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

Empate no clssico faz crer em disputa acesa at ao fim


A forma frentica e decidida como Benfica e FC Porto tentaram ganhar vantagem na classificao durante o clssico da Luz, de ontem, sustenta a expetativa de que a I Liga de futebol ser disputadssima entre os dois rivais. O empate (2-2) quebra um ciclo de nove e sete vitrias consecutivas de guias e drages, respetivamente, mas manteve o posicionamento de ambos na classificao, com os encarnados trs pontos frente dos azuis e brancos, se bem que estes tenham menos uma partida disputada. Por outro lado, e mesmo sem o acerto de calendrio (visita do Porto a Vitria de Setbal,

12 . Desporto

14 Janeiro 2013

RESULTADOS GERAIS

para a 12. jornada), est mais definida a questo da luta a dois, uma vez que o Sporting de Braga, terceiro na tabela, acabou derrotado passagem da 14. ronda e ficou a 10 pontos do topo. Nota ainda para a lista de goleadores, agora dominada pelo camarons Meyong, com 13 golos, custa do seu hattrick frente ao Moreirense (50). Com um golo marcado na Luz, o portista Jackson Martinez igualou o benfiquista scar Cardozo, passando ambos a somar uma dzia de tentos. Do restante campeonato,

A minha carreira ser melhor aqui

Miguel Lopes j fala Sporting...

Se Deus quiser, o mau momento no vai continuar. O Sporting tem um excelente grupo de trabalho, cheio de qualidade, estamos muito concentrados e penso que a minha carreira ser muito melhor aqui, disse Miguel Lopes, quando da apresentao oficial como jogador dos lees. um passo em frente na carreira vir para o Sporting. o clube do meu corao e sempre o vi a ganhar, sublinhou o jogador de 26 anos, que, frisou, no pensou duas vezes quando surgiu a proposta. No hesitei. um sonho vestir esta camisola, estou aqui de corpo e alma, sempre dedicado e se possvel a ajudar o clube, vincou, crente de que ir vingar de leo ao peito: Espero bem poder ser mais til do que no FC Porto. Estou aqui para trabalhar, dar o meu mximo pelo Sporting e ajudar a atingir os objetivos impostos pelo clube. O lateral afirmou que quer ficar em Alvalade muito tempo. Espero cumprir o contrato integralmente, seno no tinha assinado por cinco anos e meio, afirmou. E elogiou Jesualdo Ferreira: um treinador que j conheo, que tem ideias muito fortes e que ensina muito os jogadores. Depois falou dos outros laterais do Sporting: So jogadores de excelente qualidade, so novos e do tudo pelo clube. sempre bom ter concorrncia.

destaque para a primeira vitria fora do Sporting na presente poca, com a equipa de Jesualdo Ferreira a quebrar um enguio que durava h cerca de nove meses, ao vencer por 2-0 no terreno da Olhanense. Foi tambm uma estreia vitoriosa no campeonato para o tcnico portugus, depois da vitria na Taa da Liga (1-0, frente ao Paos de Ferreira), naquele que foi o seu primeiro jogo no banco dos lees. O efeito Jesualdo valeu, tambm, uma subida de quatro lugares ao Sporting, desde a passada jornada: do 12. posto para o oitavo, reentrando na luta pelo acesso s competies europeias. Quem no aproveitou o resultado do clssico foi o Sporting de Braga, terceiro classificado, derrotado na deslocao ao Nacional (10.), por 3-2, ainda no sbado. Uma perda aproveitada ontem pelo Paos de Ferreira, que venceu a Acadmica em casa, por 1-0 (golo do peruano Hurtado), e ficou a apenas um ponto do terceiro lugar do pdio (ocupado pelos bracarenses), com 26 pontos. O Rio Ave tambm permanece

nos lugares de acesso Liga Europa, no quinto posto (21 pontos), graas vitria na deslocao ao terreno do Gil Vicente, penltimo classificado. O resultado mais expressivo da jornada foi a goleada do Vitria de Setbal sobre o Moreirense, com o camarons Meyong em destaque, ao apontar um hattrick frente a uma equipa que jogou grande parte do tempo reduzida a nove jogadores, por expulso de Wagner e Augusto (aos 37 e 50 minutos, respetivamente).

A ronda arrancou no sbado, com o Vitria de Guimares a ceder um empate (1-1) frente ao Martimo, desfecho que mantm as duas equipas na luta por lugares europeus, mas com vantagem para os minhotos, sextos classificados, com mais dois pontos (17) do que os madeirenses, em nono lugar (15). A 14. jornada, penltima da primeira volta, termina segunda-feira, com a disputa do jogo Beira-MarEstoril, marcado para as 20:15.

Petardo fere adepto do Porto


Um petardo provocou uma queimadura de terceiro grau a um adepto do FC Porto, confirmou Lusa o sub-comissrio Jaime Campos, frisando que esta foi a nica situao negativa na deslocao da claque portista. A comitiva chegou ao Estdio da Luz s 18:50 horas, cerca de 30 minutos depois de ter partido da Estao da Pontinha, onde se encontram os autocarros oriundos do Porto, e, segundo o agente da autoridade, decorreu dentro da normalidade. A nica situao a registar a de um adepto que ficou com uma queimadura de terceiro grau na sequncia do rebentamento de um petardo. Est a ser tratado pela Cruz Vermelha e se puder ainda ir assistir ao jogo. A operao correu como planeado e, at ao momento, no h mais nada a destacar, frisou Jairo Campos. A falange de apoio aos drages chegou ao Estdio da Luz passando praticamente despercebida, ouvindo-se a espaos o Campeo voltou, contudo no procurou provocar os adeptos do Benfica que j se encontravam nas imediaes do Estdio da Luz.

14 Janeiro 2013 Ser desta?

Jesualdo devolveu atitude e confiana ao Sporting

Desporto . 13

um resultado injusto Peseiro


O treinador do SC Braga, Jos Peseiro, considera injusta a derrota na deslocao ao terreno do Nacional, por 3-2. A felicidade esgotou-se enquanto c estive. No mereciamos esta derrota. Criamos ocasies na primeira parte para estarmos a ganhar por mais, mas existiu uma falta de velocidade, um autogolo, um canto do meio-campo. um resultado injusto, mas tenho de aceitar porque o Nacional marcou trs golos, afirmou Jos Peseiro, em declaraes Sport TV.

O Sporting foi a Olho vencer o Olhanense por 2-0, em partida da 14. jornada do campeonato. No podia ter havido melhor incio de jogo para os lees, com Labyad a marcar logo aos trs minutos, golo que deu confiana equipa para o resto do jogo. O Olhanense tentou reagir, subiu no terreno mas nunca conseguiu incomodar Rui Patrcio. At ao intervalo, a melhor oportunidade de golo pertenceu mesmo ao Sporting, num remata de Insa para bonito voo e excelente defesa de Bracali. O Sporting entrou muito bem, tambm na segunda parte. Capel quase marcava aos 53 minutos num remate de primeira, mas o segundo golo surgiu dois minutos depois, por Adrien, entrada da rea. A partir da, o Sporting conseguiu controlar o jogo e no deixou que o Olhanense reentrasse na partida. Vitria indiscutvel do leo em Olho, com Labyad a fazer um grande jogo (um golo, uma assistncia e muita garra).

Espero que seja o arranque do Sporting Jesualdo Ferreira

Tambm o reforo Miguel Lopes esteve bem, sendo claramente melhor opo que Cedric, Pereirinha ou Dier que j passaram pelo lugar de lateral direito. Acima das exibies individuais est aquilo que Jesualdo Ferreira j conseguiu passar equipa: atitude e confiana. Ter sido este o jogo de viragem na poca do Sporting?

Emdio Rafael na equipa B

Acho que uma vitria com as mos dos jogadores, porque pela forma como se empenharam esto de parabns. Foi uma semana muito difcil, conseguimos recuperar, mas a parte final foi dramtica por causa da fadiga, afirmou Jesualdo Ferreira, em declaraes Sport TV. O treinador leonino considerou que a equipa est no caminho certo, mas que ainda tm muito por onde trabalhar: Os jogadores tm qualidade, jogaram de forma organizada, simples e acho que a equipa teve momentos muito bons e outros no to bons, isto porque no temos uma estrutura solidificada.

O reforo de Inverno, Emdio Rafael, fez ontem a estreia pelos bracarenses, mas pela equipa B. O lateral esquerdo, que neste perodo de transferncias se desvinculou do FC Porto, j no competia h vrios meses, sendo agora titular na equipa B do SC Braga, de forma a adquirir o ritmo competitivo necessrio para ser opo para Jos Peseiro.

O treinador do Sporting, Jesualdo Ferreira, realou que a equipa alcanou uma dupla vitria frente ao Olhanense (2-0), porque somou os trs pontos e quebrou com a barreira psicolgica de no vencer fora h nove meses.

Jesualdo Ferreira deixou uma mensagem aos seus pupilos: Parabns aos jogadores pela vitria depois de tantos meses sem ganhar fora. Espero que seja o momento do arranque do Sporting. Foi importante ganhar e nessa crena e no trabalho dirios que vamos chegar a outro patamar.

14 . Desporto

14 Janeiro 2013

Cristiano segundo na Bola de Ouro... pela quarta vez


O craque do Real Madrid j havia sido segundo em 2007, atrs do brasileiro Kak, que entretanto trocou o AC Milan pelos merengues, e em 2009, 2011 e 2012, sempre atrs do 10 do FC Barcelona, que na segunfa-feira somou o quarto trofu consecutivo. Ronaldo conta ainda mais uma presena no pdio, quando venceu o trofu, em 2008, ao servio do Manchester United, e uma sexta no top 10 - que no falha desde 2007 -, o sexto lugar de 2010. A quarta Bola de Ouro consecutiva representa novo registo nico para o argentino, de 25 anos, ao servio do FC Barcelona. Depois dos triunfos em 2009, 2010 e 2011, Messi compensou a fraca colheita coletiva do FC Barcelona (apenas a Taa do Rei) com golos, muitos golos, tantos que bateu um recorde

Pede uma foto e leva pontap...


Um pontap no rabo, dado alegadamente por Jos Mourinho a um indivduo que teimava em tirar uma foto com ele, a mais recente polmica que envolve o tcnico. A histria inserta tambm no Correio da Manh - divulgada pelo jornal El Mundo, que cita a alegada vtima, passou-se ao final da tarde de quinta-feira, no centro comercial Gran Plaza de Majadahonda, em Madrid. Mourinho passeava com a famlia quando um indivduo lhe pediu para tirar uma foto. O setubalense no autorizou. Zangado com a nega, a suposta vtima, que vive em Parla, povoao a cerca de 20 quilmetros de Madrid, colocou-se frente de Mourinho tentando tirar a foto. Incomodado, El Especial ter pedido para que o deixasse em paz, o que no aconteceu at o queixoso, segundo o jornal espanhol, ter sido atingido com um potente pontap que o atingiu em cheio no rabo. Mesmo assim, continuou com os insultos, o que levou interveno de um dos dois seguranas que acompanhavam o treinador, que o imobilizou. Chamada ao local, a polcia espanhola identificou Mourinho, que acedeu prontamente. Fontes do Real Madrid asseguraram imprensa espanhola que o treinador no agrediu ningum e que os seguranas se limitaram a empurrar o adepto. H mesmo suspeitas de que tudo no passa de uma armadilha montada por um programa cor-de-rosa de uma TV espanhola, como sucedeu em 1998 ao francs Karembeu.

Jos Mourinho acusado de agresso

que o alemo Gerd Mller ostentava h 40 anos (85, em 1972). O internacional argentino entrou, assim, para a lenda, j que s o francs Michel Platini (1983 a 1985) havia conquistado o trofu em trs ocasies e numa altura em que o trofu no tinha chancela FIFA e era reservado apenas a jogadores europeus.

Segundo Melhor do Sculo XXI

Jos Mourinho (Real Madrid) foi eleito o segundo melhor treinador no sculo XXI, atrs de Alex Ferguson, de acordo com a classificao da Federao Internacional de Histria e Estatstica do Futebol (IFFHS) agora divulgada. O setubalense, de 49 anos, totalizou 174 pontos, menos seis do que o tcnico do M. United, de 71 anos. O francs Arsne Wenger (Arsenal), de 63 anos, ocupa a terceira posio, com 165. Em relao ao ano passado, Ferguson mantm a liderana, mas Mourinho ultrapassou Wenger, reduzindo de 12 para 6 a diferena pontual para o escocs.

Higiene Feminina
Por: Venessa Barros N.H.C (ERVANARIA MUNDIAL 416 654-9133

somente a regio externa da vagina e a segunda feita quando a mulher introduz o chuveiro na vagina. O segundo mtodo prejudica a flora vaginal normal, importantes agentes de defesa local, por isso deve ser evitado. Durante a menstruao evite os absorventes com perfume, eles causam alergias, coceira e at ardncia. Ao contrrio do que se pensa, os protetores de calcinhas no devem ser usados todos os dias. Com a vagina abafada, o risco de corrimentos e infees maior, porque o local fica mais hmido e quente, ambiente propcio para as bactrias. No caso dos absorventes internos ou tampes, o cuidado ainda maior. No fique o dia inteiro com eles, o ideal trocar em intervalos de quatro horas. No perodo menstrual alterne com absorventes comuns e no use o tampo para dormir. Quem usa muitas vezes o tampo corre o risco de contrair a sndrome do choque txico, uma doena rara, mas grave. O nome estranho por causa da toxina produzida por essa bactria, Staphylococcus aureuse. Conhecida por SCT, a sndrome acontece principalmente em quem usa tampes de grande absoro, que retm muito o lquido e expande ao ser retirado. Isso fere as paredes da vagina e libera a entradas das bactrias. Se voc

tiver o costume de usar tampes e tiver os seguintes sintomas, como febre, vmitos, diarreia ou desmaios procure imediatamente um mdico. No dia-a-dia, o uso de roupas leves. Para quem fica muito tempo com a mesma roupa, a dica fugir das calas apertadas de material sinttico. O ideal escolher peas com tecidos de algodo, saias e vestidos, que facilitam a respirao da regio ntima. As calcinhas tambm devem ser de algodo. Reserve as lingeris de renda e nylon para ocasies especiais, j que tambm atrapalham a respirao do local, aumentando sua humidade natural. Agora h um produto natural para todas as mulheres usarem, depois da menstruao, para remover qualquer tipo de mau cheiro, comicho, ardor e corrimentos, este produto chama-se Purfem. Entretanto, no adianta todos esses cuidados se voc no lavar a sua roupa ntima da forma certa. Segundo, nada de lavar a calcinhas no chuveiro e deix-la secar ao ar livre. Ao fazer a limpeza no banho, aumenta-se a chance de sobrarem resduos de produto no tecido, alm de a calcinha ficar exposta a um ambiente quente e hmido, propcio proliferao dos microrganismos, completa. Ligue hoje para mais informaes. 416-654-9133. At para a semana!!!

Ol a todos! Espero que estejam todos de boa sade. Esta semana, vou falar sobre a importncia de Higiene Feminina. Espero que este artigo seja benfico para todos. Apesar de o inverno j ter comeado, as temperaturas continuam altas e os cuidados com a higiene ntima tambm. Quem fica fora de casa por muito tempo, chega tarde do trabalho ou faz viagens longas, recorre aos lencinhos emudecidos para manter a limpeza da regio. Eles so liberados pelos especialistas, mas apenas para quem no tem alergia ao perfume do produto. O uso dos sabonetes ntimos na hora do banho. Eles possuem pH cido, igual ao da vagina, alm de cido ltico e soro de leite, substncias que respeitam as propriedades naturais do local. J os sabonetes comuns so alcalinos. Quando usados nessa regio, podem causar irritao e desequilbrio do pH natural, o que favorece a proliferao dos fungos e bactrias. Outro cuidado importante no confundir higiene ntima com duches. A primeira significa lavar

14 Janeiro 2013

Expresso celebra 40 anos


O 40. aniversrio do jornal Expresso foi festejado, designadamente, com um grande concerto no CCB. No mbito das comemoraes do seu 40. aniversrio, o jornal Expresso organizou um grande concerto no Centro Cultural de Belm, onde reuniu grandes nomes da msica portuguesa, o que permitiu passar em revista algumas das canes que marcaram as ltimas quatro dcadas do nosso pas. Foi uma noite muito especial. muito agradvel, uma sensao de recompensa e estmulo estar a celebrar os 40 anos do Expresso. Contudo, a vida no pra aqui, aos 40, a ideia andar para a frente, gosto de celebrar o passado a olhar para o futuro. um jornal que se tornou uma referncia pela sua qualidade e independncia do projeto editorial. Naturalmente que estou muito orgulhoso, disse Francisco Pinto Balsemo, presidente do grupo Impresa e fundador do jornal.

Ainda a tempo . 15

Ainda a tempo

A alegria voltou na noite de Natal


Quando o Antnio entrou para a mercearia, j o Rui que ali era marano - trabalhava por mais de quatro anos. Era um rapaz calado e tmido, sempre triste e s respondia ao que lhe perguntavam... Quando chegava a hora de ir para a cama, logo adormecia, enquanto o Antnio se ficava com a sua leitura - geralmente proibida! Certo dia quando o Rui vinha de fazer a distribuio, foi malhado por dois gandulos, j o tendo feito em outras ocasies. Ouviu-se os gritos duma mulher: acudam ao rapaz da mercearia! O Antnio foi em seu socorro..., como era gil e alguns conhecimentos de defesa pessoal, no teve difculdade em dar uma surra nos meliantes, com o aviso de no mais se meterem com ele! O moo agradeceu..., e pela primeira vez falou sem necessidade de saca-rolhas. A partir dali o rapaz abriu-se, vindo a ser um bom conversador, contando os traumas da sua famlia. A priso do pai pela Pide e sua soltura para vir morrer a casa, aos trinta e cinco anos. Na zona ningum dava trabalho me, sabendo que era mulher dum preso poltico. At as pessoas tinham medo de lhe dar algo. Esta fora a razo de deixar a casa aos onze anos sem mais ali voltar Estava-se a chegar o Natal, quando recebeu uma carta da me, que leu ao Antnio em voz alta, dizia:- Meu querido filho , fez quatro anos que o pai morreu... e os mesmos que a misria nos separou, e te empurrou para a luta da sobrevivncia, afim de ajudares a criar os teus irmos mais novos, quando tu precisavas ainda de ser guardado. E a tua ajuda que nos tem valido! Desde a priso do pai, passando pela sua morte at ao presente, no mais houve alegria nesta casa, tendo a misria por companhia. Sem recursos, tudo escasseia, com o po a ser cada vez mais difcil e amargo! Parece que at a Natureza est contra ns! A Cu entrou nos catorze, j uma senhora... mas nunca se junta s da sua idade, por vergonha das suas vestes. O Victor vai fazer doze, j tambm um homenzinho, tem o mesmo problema, A Angela e o Miguel como mais novos, ainda no sabem definir o sentido da vergonha, por isso lhes mais fcil, estes vexames da sociedade. O patro um bom sujeito - j por alguma semanas estava internado no hospital, sendo o Antnio o responsvel pela loja. A cada domingo ia visit-lo para lhe falar como iam as coisas, alem de saber da sua sade! Naquele dia, depois de alguma conversa, disse-lhe:- tenho uma coisa para lhe dizer! - No me digas que te vais embora? Nada disso! sobre o Rui. E explicou-lhe a situao da sua me. E, como o Natal calhava segunda, a loja estaria fechada por trs dias, seria uma boa ocasio deixar o rapaz ir ver a famlia! At porque era um bom empregado, merecia essa ateno! - talvez tenhas razo... vou pensar nisso e depois te digo! No dia seguinte telefonou a dizer que sim... e para lhe aviar mercearia at 60$00, por conta da casa, que j era muita coisa. Para lhe adiantar algum dinheiro afim de comprar algo para a famlia. Tudo foi feito vontade do patro! Quando chegou a noite e deu a notcia ao rapaz... este pulava de contente. Foi a primeira vez que se viu sorrir... e numa voz amistosa disse: - voc mesmo amigo! A diferena de idade entre ambos era apenas de trs anos, mas o Rui aceitava todos os conselhos e sugestes do Antnio, por saber da sua a experincia e maturidade, que o faziam homem adulto. Depois de se fechar a loja foram arranjar a tarifa de mercearia para despacharem pela CP para a estao mais perto da sua aldeia.

(Atrasado na Redaco)

Antnio dos Santos Vicente


E de l alugaria um taxi. Faltava comprar as roupas para a me e irmos o que iria fazer no dia seguinte! Nessa manh, depois de irem ao mercado comprar o ritual para a loja, Antnio e Rui foram a uma casa de roupas em segunda mo a fim de comprar mais e gastando menos - seguindo depois para abrir o estabelecimento. O mais novo orientado pelo colega, fazer o despacho das coisas, e depois ir aos saldos do Conde Baro comprar algo mais que necessitava. Chegado o dia, o Rui apanhou o combio que chegava quela estao por volta das onze da noite e dali um taxi para casa - tal como estava previsto! Ao chegar aldeia, viu as ruas escuras e desertas, apenas os ces vadios deram o alarme da sua chegada. O sino batia a meia depois das onze! Como era a noite da consoada, havia luzes em quase todas as casas, menos na sua! Ao bateu porta, algum veio espreitar... e pouco depois acendeu-se a luz. A viuva, que mantinha o luto vivo da saudade, veio porte com os filhos atrs, perguntando ao forasteiro o que desejava. - Este no lhe disse quem era... mas que estava perdido e desejava ir para a estao da CP! Sem conhecer o filho, abriu a porta e ao ver aquele cesto, saco e mala, diz-lhe:- a estao ainda fica longe... e como vai levar tanta coisa...? Foi ento que o desconhecido disse: - no me conhece? No fao ideia!- sou o seu filho Rui, que venho passar o Natal convosco! Ningum queria acreditar que aquele rapaz j homem, fosse o seu Rui! Me e irmos abraaram-no, chorando... mas um chora diferente quele quando anos atrs viram partir o pai para a eternidade e o Rui a tomar o seu lugar, na misso de ajudar a me e irmos! A me no parava de olhar o filho e ao mesmo tempo dizia:- como ests um rapaz perfeito !A alegria era grande, tal como a ansiedade dos irmos, em abril aqueles volumes, sem poderem esperar para o dia seguinte. E tudo foi aberto naquela noite! Enquanto o Rui fazia o monte destinada a cada um, a me punha na mesa a comida que o filho trouxera para aquela noite e dias seguintes. Depois de terem a barriga conchegada, com calado e roupa para vestir, resolveram ir missa do galo! Na igreja os fiis interrogavam entre si: -quem ser o rapaz que ali est com a viuva? O filho no pode ser! E como todos vm bem vestidos! Ser j algum noivo da filha? S sada da igreja que tudo ficou desvendado! Era na realidade o Rui da Senhora Ilda! Aquela reste de felicidade iria continuar durante os dias que ali estava, e a comida que trouxera. os saciasse. Foi o Natal mais feliz daquela famlia! Agora a me perguntar ao filho:- como conseguiste tudo isto, e porque nos quiseste fazer to agradvel surpresa? Me, Isto s foi possvel, graas ao meu colega, que um irmo, um conselheiro, um amigo e um defensor, que professa os mesmos ideais do pai ! E qual o seu nome? Antnio! Oh, o nome do vosso pai! Quando voltou deu uma carta ao filho para entregar ao Antnio, de reconhecida gratido por tudo o que fizera ao Rui... concluindo: -que a alegria que nos concedeu, seja a luz da felicidade em todos caminhos da sua vida! Ilda

Cidado jordano encontra e devolve saco com 344 mil euros


O homem encontrou um saco de dinheiro contendo cerca de 344 mil euros numa rua na cidade de Zarqa, no norte do pas, e decidiu lanar um apelo numa rdio local para encontrar o proprietrio. Nayel Jamaan encontrou cerca de 320 mil dinares (344 mil euros), pertencentes a um banco situado na rua do Exrcito, em Zarqa, revelou o chefe da polcia da cidade, Hassan Thaher, agncia de notcias oficial Petra. Ele entrou de imediato em contacto com a rdio local para pedir ajuda de forma a entregar o dinheiro, afirmou ainda o chefe da polcia, que disse j estar na posse do dinheiro. A polcia abriu um inqurito que no deve demorar muito a chegar a concluses, j que trs funcionrios de uma empresa transportadora de valores tinham-se queixado, pouco tempo antes da descoberta de Nayel Jamaan, de ter perdido uma certa quantidade de dinheiro de um banco daquela povoao. Na altura de alinharmos estas notas, no se sabia ainda se o banco ou a transportadora de valores decidiram recompensar o Nayel Jamaan pela sua honestidade.

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

16 . Ainda a tempo

14 Janeiro 2012

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE

PAULO

Sutton Group Innovative Realty Inc.


ON L8W 3J6 escritrio

Paulo Antunes

270 East Av. $ 147,900 Na zona portuguesa de Hamilton e perto do Hospital General, Renovada e com enorme garagem. Tudo num andar.

D VEN

IDA
37 Bond St. N. $359,900 Perto da Universidade de Hamilton, tem 5 quartos de dormir alugados a estudantes por 390.00 por ms cada um.

1423 Upper Ottawa St.

24 Ward av. $359,900 Perto da universidade de McMaster. 5 quartos, todos arrendados a estudantes universitrios. Bem renovada

HAMILTON

DID VEN

905 575 7070

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

118 Campbell av. $ 132,900 Imagine com dois apartamentos alugados por 1500.00 por ms. A hipoteca pode ser menos de 650.00 por ms

673 King st E. $289,900 Propriedade tem 2 apartamentos e um negcio. Tudo em excelente estado. Basta alugar e viver do lucro.

304 Britannia Av. $ 119,900 Um s andar, ideal para se retirar, presentemente alugado por $ 875 por ms.

60 Beechwood av. $134,900 Estacionamento para 2 carros, alugada por 900 por ms. Sero horas de ser senhorio?

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 7 a 11 de janeiro

Parceria ABC/Montepio

Economia mundial

*O ano das surpresas macroeconmicas negativas e, porm, tambm de recuperao dos ativos com risco
Se compararmos as atuais previses para o crescimento econmico global para o ano de 2012 com as que tinham sido preparadas h um ano pelo FMI, constatamos que, de um modo geral, o crescimento ter ficado aqum das expectativas, com a Zona Euro e o Reino Unido a registarem inclusivamente contraes. A grande exceo foi os EUA, muito por mrito do imobilirio que, finalmente, em 2012 ter registado o primeiro contributo positivo para o crescimento da economia desde 2005. Nas restantes geografias o crescimento ficou aqum das expetativas, inclusivamente nos BRIC (Brasil, Rssia, ndia e China). Esperava-se mais do Brasil Comeando justamente por estes, o Brasil, no obstante as medidas de estmulo tomadas pelas autoridades, ter crescido apenas 1%. Um crescimento abaixo do potencial e que reflete fatores conjunturais, como o abrandamento da economia global ou o elevado valor do real, mas que tambm poder estar a ser penalizado por

fatores estruturais, que estejam a coartar o crescimento potencial, entre os quais se destacam os baixos nveis de investimento. Na ndia, ao contrrio do que se passou com as outras economias dos BRIC, as autoridades mostraram ter uma capacidade limitada de reagir ao abrandamento global. Por um lado, a elevada inflao no deixou grande margem de manobra ao banco central para proceder a cortes de taxas (ademais condicionado pelo dfice da balana corrente), por outro, do lado da poltica oramental, o dfice reduziu a margem de manobra do Governo. Na China, a interveno surgiu de uma forma ampla, com diversas iniciativas ao nvel das polticas monetria e oramental. O resultado ter sido um abrandamento inferior ao que os mercados chegaram a temer, o que acabou por ser um importante suporte para a confiana dos investidores. Se a isto juntarmos o j referido menor abrandamento dos EUA, comeamos a perceber por que 2012 foi um bom ano para os ativos com risco, dado estarmos a falar justamente das duas maiores economias do Mundo. Ademais, sabido que existe algum enviesamento dos mercados acionistas relativamente ao comportamento da economia dos EUA como proxy da economia mundial, ao que acresce a crescente importncia da

economia chinesa para a evoluo dos preos das mercadorias. Mas o principal tema de 2012 foi inegavelmente a questo do euro, cujos desenvolvimentos ao longo do ano, ainda que insuficientes para sossegar completamente os investidores, permitiram que se tivesse chegado ao fim do ano com a Zona Euro intacta, algo que h um ano no era o cenrio central de muitos analistas de renome. Assim, a Grcia no saiu da Zona Euro e foi evitado o momento Lehman Brothers na Europa. Consequentemente, as aes subiram, os spreads da dvida dos pases perifricos desceram e o euro apreciou-se ligeiramente face ao dlar. Isto no implica que a Zona Euro tenha j atingido bom porto. Passou-se o Cabo das Tormentas falta chegar a Calecute. ainda necessrio completar a unio bancria, em relao qual apenas foi acordado, no final de 2012, o mecanismo de superviso bancrio para os grandes bancos, faltando complet-lo com o processo de resoluo bancria e com os necessrios fundos conjuntos de garantia de depsitos. Mas, sobretudo, para chegar a Calecute e obter a pimenta, necessrio implementar uma Unio Oramental, completando o trip de uma Unio Econmica e Monetria que nasceu manca.
Rui Bernardes Serra (RBSerra@Montepio.pt)

14 Janeiro 2012 De Luanda dizem-nos

Ainda a tempo . 17

Tragdia no evento da IURD provoca debate


Crescente pobreza, desigualdade e falsas promesssas e expectativas atraem angolanos para o evangelho da prosperidade, dizem analistas. A pregao do evangelho da prosperidade, por parte de muitas seitas religiosas em Angola, est a preocupar alguns membros da sociedade civil em Luanda, depois da tragdia que envolveu fiis da Igreja Universal do Reino de Deus, cujas causas ainda no foram esclarecidas pela polcia nacional. At agora ningum assumiu responsabilidade pelo que ter falhado no evento de 31 de Dezembro. O prprio presidente Jos Eduardo dos Santos nomeou uma comisso de inqurito para investigar a tragdia. Por sua vez, o comandante da polcia disse que o nmero de pessoas que se deslocaram ao estdio da cidadela tinha sido muito superior ao previsto pela prpria igreja. Como disse, vrias pessoas teriam morrido asfixiadas nas entradas do estdio, disse. A adeso dos angolanos a seitas religiosas do gnero est a merecer comentrios de diversos analistas.

Kate Middleton comea o ano com boa ao


Grvida, a duquesa doou roupas de beb para caridade. Kate Middleton enviou um cesto com produtos e roupa de bb para a EACH (East Anglia Childrens Hospices), instituio da qual patrona. Organizou-se um leilo especial para a venda do cesto, com o intuito de angariar fundos para ajudar os custos dirios daquele hospcio. Na segunda-feira, dia 7, as ofertas atingiram as 305 libras (cerca de 375 euros) e espera-se que venham a ultrapassar este valor. Graham Butland, chefe executivo da Treehouse em Ipswich, um centro para crianas que gerido pela EACH, revelou que o apoio da duquesa tem sido muito importante.

Falam os socilogos
O socilogo Joo Paulo Ganga disse que o evangelho da prosperidade atrai jovens discriminados pela desigualdade social, pelo seu fraco poder de compra e a falta de esperana. Mas Paulo Ganga disse ser errado ligar a tragdia s Igreja Universal do Reino de Deus. Isto tambm aconteceu quando o Papa esteve em Angola, disse recordando que nessa altura morreram duas pessoas. Para Ganga o acontecimento revela insuficincias na capacidade organizacional desse tipo de eventos. Contudo, disse, do ponto de vista sociolgico h que saber o que leva essas pessoas a aderirem em massa a um fenmeno como este. Esse tipo de igreja prega o que chama de evangelho da prosperidade fazendo uma relao directa entre o cristianismo e a prosperidade, disse. Como h na nossa sociedade cada vez menos poder de compra, cada vez h mais desigualdade, cada vez h menos esperana da juventude as pessoas so obrigadas a fazer f nesse tipo de crenas, acrescentou. A lio disse que h cada vez maior pobreza, cada vez mais falta de esperana pelo que as pessoas agarram-se a esse tipo de esperana. Essas religies vo continuar a crescer, disse. J o padre catlico Joaquim Lumingo disse que esperar da religio e de Deus apenas milagres um indicativo que as pessoas no compreenderam o que Deus. Lumingo avisou que por detrs de promessas falsas e essa publicidade que cria falsas expectativas est muitas vezes escondida uma religio mal entendida ou ento outros interesses de negcios para poderem arrecadar fundos. O padre Lumingo avisou do perigo desse tipo de religio criar instabilidade social. O padre Lumingo descreveu o fenmeno como uma f cega sobretudo porque as pessoas deixam-se levar por promessas de pastores que no passam de charlates que tm como objectivo no tanto tocar o corao das pessoas , a vida das pessoas mas sim tocar o bolso das pessoas.

O Natal de William e Kate


Apesar de terem pedido privacidade, William e Kate no deixaram de assistir a uma concorrida missa de dia de Natal na companhia de Michael, James, Carole e Pippa Middleton. Dias antes do Natal, um comunicado do Palcio de St. James dava conta de que, com o acordo de Isabel II, o prncipe William romperia com a tradio familiar e, em vez de se juntar aos Windsor em Sandringham, passaria a quadra em Buckleberry, em casa dos pais de Kate, Carole e Michael Middleton. No mesmo comunicado, pedia-se imprensa que respeitasse a privacidade do momento e no se deslocasse pequena vila para fotografar o jovem casal. Curiosamente, porm, foram Kate e William que se puseram a jeito, comparecendo com os pais e os irmos da duquesa a uma concorrida missa de dia de Natal em St. Marks Church, onde, naturalmente, no faltou quem os fotografasse...

FMI prope aumento de taxas e dispensa de professores


O aumento das taxas moderadoras, a dispensa de 50 mil professores e um corte em todas as penses so algumas das medidas propostas do Fundo Monetrio Internacional num relatrio pedido pelo Governo sobre o corte nas funes do Estado No relatrio, divulgado na quarta-feira pelo Jornal de Negcios, mas que tem data de dezembro, o Fundo Monetrio Internacional (FMI) detalha medidas que podero aumentar a eficincia do Estado, reduzindo a sua dimenso de forma a suportar a sada da crise. No documento, o FMI prope um corte permanente na despesa de quatro mil milhes de euros a partir de 2014, que poder ser precedido de uma reduo de 800 milhes j este ano. Reduo de funcionrios e salrios na Educao, Sade e foras de segurana e cortes no Estado Social, que consideram inquo, especialmente para os mais jovens, so algumas das reas a que o FMI d especial ateno. O documento, que j foi entregue ao Governo portugus, refere que h classes profissionais (polcias, militares, professores, mdicos e juzes) que tm demasiadas regalias. No relatrio referido que os polcias, os militares e os professores continuam a ser um grupo privilegiado na sociedade, que os mdicos tm salrios excessivamente elevados (principalmente devido ao pagamento de horas extraordinrias) e os magistrados beneficiam de um regime especial que aumenta as penses dos juzes em linha com os salrios. De acordo com o FMI, o corte dos salrios dos funcionrios pblicos e nas penses so as duas vias centrais para a reduo do peso do Estado. O FMI chama tambm a ateno para o sistema de proteo social, que diz ser demasiado dispendioso, injusto e especialmente para os mais jovens, defendendo que o subsdio de desemprego continua demasiado longo e elevado. A dispensa de 50 mil professores, que permitiria uma poupana at 710 milhes, e um aumento das propinas no ensino superior so outras opes apontadas no relatrio.

Suecos querem ver a princesa Victoria no trono

Um inqurito revelou que o povo sueco quer que o rei Carlos Gustavo abdique a favor da filha. Sessenta por cento dos cidados suecos querem ver o rei Carlos Gustavo abdicar do trono a favor da sua filha primognita, a princesa Victoria. Segundo um inqurito publicado no tablide sueco Aftonbladet, s 30% da populao da Sucia concorda que o rei continue no trono. Carlos Gustavo est no trono h 40 anos e, em 2010, perdeu popularidade junto dos seus sbditos devido aos rumores de que frequentaria bares de striptease. O rei desmentiu os rumores na altura.

A princesa Victoria tem 35 anos e casou-se em junho de 2010 com Daniel Westling na catedral de Estocolmo, onde tambm se casaram os seus pais. A princesa foi me pela primeira vez, da princesa Estelle, a 24 de fevereiro do ano passado. Princesa Estelle da Sucia deseja boas festas A Casa Real sueca divulgou, na oportunidade, imagens da filha da princesa Victoria e de Daniel Westling em ambiente natalcio. Carlos Gustavo comemorar 67 anos no prximo dia 30 de abril e, embora os resultados do inqurito no estejam a seu favor, mostraram que a instituio monrquica muito respeitada pelos suecos. Alis, setenta por cento dos entrevistados concorda com a existncia da figura real. A pequena Estelle da Sucia faz as delcias da famlia real e a princesa Victoria e Daniel Westling quiseram partilhar algumas imagens da filha. A princesinha aparece, vestida de vermelho e com um lacinho na cabea, sentada em frente a uma rvore de natal. Noutra fotografia, aparece sorridente debruada num sof.

18 . Ler e contar

Entendimento... Burles e a imprensa: barretes para todos os tamanhos precisa-se!


Sao_baptista@hotmail.com

14 Janeiro 2013

Conceio Baptista

Foi na passada sexta-feira, pela manh, bem cedinho, ao ouvir as notcias - que falavam de assuntos muito srios, mesmo ao p da nossa porta que me pareceu, por alguns minutos, que no estava aqui, neste pas, que, quase, o mundo inteiro chama de democrtico. Pareceu-me antes estar muito longe daqui. Pertinho de um pas soberano, que outro mais rico e poderoso aperta, at quase j no haver terra para abrigar o povo sacrificado e lutador, nesse pas quase amordaado! E quando voltei, onde realmente estava, pensei que mesmo aqui, onde vivo, onde trabalho, onde sofro, luto e onde pago pesadas contribuies, existe gente com menos direitos do que eu tenho, que foram acomodados como j algum disse em reservas, com parcas condies. De facto, o Povo Aborgene no tem as mesmas condies sociais, nem econmicas, no est em p de igualdade com o resto da populao deste pas. Um pas que dizem ter fortes tradies democrticas, mantidas por um governo parlamentar... o segundo pas maior do mundo, com vasta riqueza natural... E esse Povo, que aqui habita, os Primeiros Povos, que tm todas as suas razes aqui entranhadas, uma populao crescente, com uma histria que remonta a tempos imemorveis, com uma cultura prpria e riqussima, uma identidade que os enche de orgulho, uma arte magnfica, conhecida no mundo inteiro, quer que toda a populao, e no s, conhea a excluso, a que est votado! E na passada sexta-feira, as Primeiras Naes alcanaram uma vitria. O Governo aceitou reunir, ouvir o que uma grande parte do Povo deste pas tem a dizer. Durante a reunio, de que pouco sabemos... houve manifestaes por toda a parte, exigindo direitos e respeito. E eu... que no estudei cincias polticas, que somente tenho experincia da vida e convices prprias, penso, que uma nova era comeou! Talvez... tempos muito dificeis, lutas desiguais, mas uma era mais justa, neste pas, ouvindo e respeitando os direitos e as reivindicaes de um Povo! E lembrando outras lutas, de outros tempos, mas constantes no meu pensamento, aqui deixo uma quadra do Vejam Bem do imortal Zeca Afonso. Vejam bem, Que no h s gaivotas em terra, Quando um homem se pe a pensar, Quando um homem se pe a pensar...

no tinham confirmado, por meios forenses, a autenticidade da documentao retirada do esplio pessoal do comandante de Bush na Guarda Civil Area, o tenente-coronel Jerry Killian. Na verdade, tal autenticao teria sido impossvel: tratava-se de fotocpias enviadas por fax, que teriam de ser comparadas com os originais. Mas estes j no existiam. A fonte dos jornalistas, o tenentecoronel Bill Burkett, afirmava t-los queimado. A reportagembomba rebentou, assim, na cara de Rather e dos que trabalhavam com ele. Ficou irremediavelmente manchada a reputao de um jornalista veterano, na altura j com 73 anos e uma folha de servio exemplar. Agora, aos 81 anos, Rather continua convicto de que os documentos eram verdadeiros e espera que, um dia, algum revele a verdade. que, se a autenticidade no foi confirmada, tambm ningum provou cabalmente que a documentao foi forjada. A recente polmica em torno de Artur Baaptista da Silva, que ficou conhecido como o Burlo da ONU, veio lembrar que nenhum jornalista pode, em rigor, afirmar-se imune a aldrabes. Muitos dos melhores j tropearam em histrias demasiado boas para serem verdade. Algumas vieram agora estampadas no seman]ario Viso, de onde respigamos as notas. Dado o seu alcance e influncia, a comunicao social atrai todo o tipo de impostores, vigaristas e burles que lhe tentam vender as suas histrias, tentando conquistar os seus 15 minutos de fama. Uns mais malvolos que outros. As malhas dos filtros tcnicos e deontolgicos podem ser muito apertadas e evitar que passe muito lixo. Mas o certo que todos nos arriscamos a ter o nosso Artur Batista da Silva. Seguem-se alguns exemplos de barretes enfiados por jornalistas, nas ltimas dcadas.

Falso suicdio
Portugal chorou por breves instantes uma estrela italiana. Monica Vitti suicidou-se ontem em Roma, noticiou, a 4 de maio de 1988, o vespertino Dirio de Lisboa, reproduzindo uma cacha publicada nessa manh pelo matutino francs Le Monde. Mas, na manh seguinte, o jornal parisiense enviava um ramo de rosas atriz, com um pedido de desculpas. Le Monde contava que, na antevspera, um homem que se identificara como o representante do agente de Vitti em Frana, ligara em lgrimas, para a redao, a comunicar o infausto acontecimento. O jornal caiu na brincadeira de mau gosto e o Dirio de Lisboa foi atrs, vendo-se obrigado a desmentir a notcia e a pedir desculpa.

Txico para a BBC

O sangue igual em todo o lado


No outono de 1983, bateu porta do semanrio O Jornal (precursor da VISO) um indivduo que falava espanhol, contando como, disfarado de missionrio, iludiu as autoridades indonsias e, com a ajuda de uma freira algarvia, entrou em Timor-Leste. Oscar Edmundo Guerrero era um conhecido da equipa de O Jornal, no qual j publicara outros trabalhos, incluindo a ltima entrevista a Issam Sartawi, o representante de Iasser Arafat nas negociaes secretas com Israel, assassinado em abril desse ano em Montechoro, Algarve. E se a descrio que fez da chacina contra os timorenses impressionou, as fotografias que conseguira salvar, apesar de ter sido preso pelos indonsios e expulso, dizia, documentavam bem a brutalidade dos algozes ao servio do ditador Suharto. bem verdade que a violncia extrema no territrio foi uma realidade quotidiana de 1975 a 1999. Mais tarde, veio a revelarse que a descida ao inferno descrita por Guerrero era uma fico apoiada em imagens captadas, anos antes, na guerra do Vietname, na sequncia do massacre de My Lai.

Logo pela manh de 3 de dezembro de 2004, o vigsimo aniversrio do desastre de Bhopal, na ndia, as cmaras da BBC, mostram um executivo engravatado, com a Torre Eiffel em fundo. O homem identificado como Jude Finisterra, porta-voz da multinacional qumica Dow Chemical, que comprara a Union Carbide, a empresa responsvel pelo desastre que, em 1984, matara milhares de pessoas e deixara 120 a necessitarem de cuidados mdicos permanentes. Finisterra anunciava que a Dow decidira vender a Union Carbide e usar a verba da alienao para pagar os cuidados mdicos aos sobreviventes, a limpeza do local onde ocorreu o acidente e financiar uma investigao sobre os riscos dos produtos da Dow. A cobertura foi estrondosa. A notcia dominou os noticirios, ao longo de duas horas, at a Dow a desmentir. Mas o impacto do desmentido foi ainda maior. Nesse dia, a cotao das aes da Dow caram 23%, perdendo um valor bolsista equivalente a 2 mil milhes de dlares. A verdade que Finisterra era afinal Andy Bichlbaum, que, com Bonanno, forma a dupla conhecida por Yes Men ativistas da chamada cultura de jamming, cujo objetivo chamar a ateno para assuntos sociais e ambientais problemticos, fazendo aquilo a que chamam correo de identidade das entidades, governos e multinacionais, que visam nas suas aes.

Um jantar das arbias


Num panorama de imprensa, dominado pela mordaa da censura, o matutino O Sculo publicou uma cacha inusitada, na manh de 13 de fevereiro de 1971: Uma misso da Arbia Saudita, presidida exatamente pelo prncipe Iben Seddack (primo de Iben Saud), esteve em Lisboa quase 48 horas e o assunto foi o petrleo. Meia Lisboa ficou em polvorosa com a notcia, que falava do interesse dos rabes no crude de Cabinda. Irritado, o ditador Marcelo Caetano pediu contas ao seu chefe da diplomacia: Ento, esto rabes em Lisboa e eu no sei de nada? Ruy Patrcio respondeu-lhe tambm nada saber sobre o facto. Os factos foram estes: na vspera, um Rolls-Royce parou porta do restaurante de luxo Tavares Rico, com uma comitiva de homens vestidos rabe; o proprietrio do restaurante telefonou a informar o jornal; o chefe de redao, Jos Mensurado, enviou o reprter Roby Amorim para contar a histria do jantar. Mas a verdade foi esta: uma brincadeira levada a cabo por clientes habituais do restaurante, na sequncia de uma aposta de que se entrassem vestidos de rabes, ningum os reconheceria. As roupagens e o carro foram alugados para aquela noite pela trupe composta por Jorge Correia de Campos (que fazia de prncipe Seddack), Nicha Cabral (corredor de Frmula 1), Manecas Mocelek (gerente do Stones e do Ad-Lib, discotecas do jet set lisboeta), Frederico Abecassis, Manuel Correia (que levava um impressionante mao de notas), Michel da Costa (o conhecido cozinheiro e hoteleiro, o nico que falava rabe) e Eduardo Oliveira Rocha.

E esta, hem?!...
Talvez por tudo o que por aqui se diz quem sabe? recebemos, por aqui, nos ltimos dias... dois telefonemas a criticar-nos o facto de termos dado uma notcia que consideraram falsa. Foram dois telefonemas com pessoas que se no identificaram. Annimas, como costume nestes casos. E o que que nos criticaram? Diziam que no seria verdade o facto de ter estado entre ns uma determinada figura de proa do Governo Regional dos Aores. Que era mentira. Que ningum deu a notcia. S ns...

Embuste. Ou talvez no
Em setembro 2004, rebentou, nos Estados Unidos, uma polmica em redor dos Documentos Killian, que davam conta da fraca prestao do ento Presidente George W. Bush, no servio militar. A dois meses da campanha presidencial norte-americana, eram apresentadas, na televiso, provas do parco desempenho militar na Guarda Nacional Area, entre 1972 e 1973, de um Presidente que, em pouco tempo, envolveu os EUA em duas guerras. Foi o lendrio jornalista Dan Rather a levantar a lebre, no programa 60 Minutes, da cadeia CBS. Mas a veracidade dos papis que apresentou foi imediatamente contestada: Rather e a sua equipa

Pois... a notcia era mesmo verdadeira. Foi publicada aqui, em ABC. E transmitida na CIRV Radio. A notcia era mesmo verdadeira. Srgio vila, vice-presidente do Governo Regional dos Aores e era dele que se tratava... esteve mesmo entre ns, em visita a familiares e numa cidade que

ele considera como sua. Deunos mesmo uma entrevista com a sua prpria voz e a tecer consideraes at pertinentes. De facto, o Jornalista no est imune a este gnero de gafes. Mas tambm no est imune ao facto de haver quem no entenda que seja possvel furar procura da notcia e consegui-la antes de outros. E esse, pelos vistos, foi o caso dos telefonemas annimos, o que aconteceu. Talvez aquilo a que o nosso povo chama dor de cotovelo. E que negue tudo, at quando ouve e as pessoas ouvem a prpria voz da personalidade em causa e invente, logo a seguir, que isso pode ser trocadilho que a tcnica ajuda a fazer. C por casa, no. Damos as notcias que temos, das fontes noticiosas que temos ou as notcias que so trabalhadas pelo nosso grupo de trabalho. Com trabalho faz-se, de facto, tudo. E o 1 de Abril, o tal dia das mentiras, no todos os dias...

14 Janeiro 2013

Ler e contar . 19

Assuno Cristas confirma gravidez


A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio disse estar muito feliz com a chegada do quarto filho. Aos 38 anos, Assuno Cristas prepara-se para ser me pela quarta vez. Depois dos rumores de gravidez terem surgido no final da semana passada, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio confirmou a notcia. Confirmo que estou grvida. uma grande Alegria para mim e para toda a famlia, afirmou. Assuno Cristas disse ainda que pretende trabalhar a tempo inteiro at ao final da gestao e garante que os secretrios de Estado a vo poder substituir durante a licena de maternidade. Os vrios senhores secretrios de Estado so sempre competentes para assegurar qualquer substituio, portanto no h sequer um problema em relao a essa matria, explicou durante a visita exposio Idade do Mar, na Fundao Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Uma caneca pelo velho Bob

Fernando Cruz Gomes

Chamava-se Bob Denard. Morreu a 13 de Outubro de 2007. Era chamado, ento, mercenrio do sculo. Se me derem licena, eu vou recuar nos tempos, at ao ano 1962, altura em que eu quase debutava na reportagem, que , afinal, a coroa de glria dos principiantes de jornalista, que acabam por gostar, depois, tambm, de acabar a sua carreira do mesmo modo. A reportagem e a grande reportagem confundem-se, afinal, como o primeiro e o ltimo dos estgios de um profissional da informao.
A ministra casada com Tiago Machado da Graa e j me de Maria do Mar, de 11 anos, Jos Maria, de nove, e Vicente, de sete

Eduardo dos Santos pede que transmitam imagem real

Estava, ento, Bob Denard, no Catanga. Combatia ali a anarquia que ento reinava, numa provncia que se separara, unilateralmente, do resto do pas. Foi, afinal, um dos que vi a ser desarmado, em nome das Naes Unidas, por um medocre oficial portugus, quando, terminada a secesso do Catanga, as tropas mercenrias foram obrigadas a depr as armas e, de momento, passar situao de civis. Um dia, em pleno ardor de uma batalha cujos contornos j nem posso precisar, vi o mercenrio chorar. Chorar no no sentido subjectivo e quase potico que os escritores do ao termo. Chorar mesmo. Numa operao bem perto da cidade que ento ainda se chamava Elizabethville, e era a capital do Catanga, um dos seus melhores homens fora apanhado numa sesso de fogo cruzado e morrera mesmo frente aos seus olhos. Um moceto enorme, natural de Flandres, que dias antes o tinha ajudado a enterrar - que eu vi - seis negros que tombaram no ardor de uma qualquer batalha. Deixem-me continuar a fazer retrocesso na minha mquina de escrever. Catarina era uma menina gira. Com a cor da pele parecida com o bano, entretinha-se, s vezes, nos seus sete anitos saltitantes, a brincar com o tio Bob. Num dia de mais calor, a criana brincava - ali mesmo no improvisado quartel general do terrvel tio Bob - beira de um riacho. Eis seno quando, do meio da mata vizinha, surge um grupo de rebeldes armados. Pegam na mida que grita. Vejo sair da casa de adobe um homem alto. Era o Bob. Nunca vi uma expresso to terrvel no seu olhar como a daquele dia. Armado de um pequeno revlver que sempre o acompanhava, vai-se ao grupo. Corre em sua perseguio. Do meio da mata partem tiros, com um deles a roar, ao de leve, a perna do mercenrio. Mas ele no desiste. Fazendo tiro de preciso - decerto, por instinto, para poupar munies - vai fazendo fogo. E s tantas viu-se frente matula. Quase olhos nos olhos. No jeito do matas...ou morres. Os olhos so capazes de ter falado mais alto que as palavras. Os homens do outro lado, que levavam a Catarina com eles, sabe-se l para qu, como que entraram em pnico. Fugiram, deixando, chorosa e tremente, a pequenita que se abraou ao tio Bob... Tudo estranho para se compreender...! O Bob Denard! Que o saiba, nunca combateu governos sados de eleies legtimas. De uma forma geral engajava-se - ou engajavam-no, que para o caso o mesmo - em lutas que dessem para derrubar ditadores. Esteve, tambm, em Angola, quando, em 1975, os cubanos para l entraram a mando dos soviticos. Nessa altura, no tive oportunidade de me avistar com ele. Falei, no entanto, com alguns dos seus homens, que nutriam pelo chefe e pelo amigo... uma admirao-venerao que tocava, s vezes, as raias da adorao. Catanga, lmen, Zaire, Biafra, Curdisto, Comores, Angola, Benim, Chade... os pases em causa conhecemlhe o nome, os feitos e a tmpera. Eu, talvez infelizmente para mim, s lhe conheo a fama. A despeito de o ter visto actuar duas ou trs vezes... Conheci-lhe, no entanto, as lgrimas. E esssas - que se desenganem os que pensam o contrrio... - so iguais s minhas e s suas... Uma caneca pelo velho Bob! Uma caneca de amizade e de recordao! No gosto mesmo nada de mercenrios. No gosto de mercenrios, pronto! Sobretudo se eles forem padres, advogados ou, at jornalistas e viverem paredes meias connosco. Desses, no gosto mesmo nada. Uma caneca pelo velho Bob! O velho Bob... que me volta a dar a entender que, na verdade, sou um homem mau! Imaginem que at admiro um homem proscrito ou quase em tantas partes do mundo! Sou, sim, um homem mau!

O Chefe de Estado fez este pedido durante o discurso que pronunciou por ocasio de apresentao de cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomtico. importante que todos os membros do Corpo Diplomtico continuem a realar esta ideia, pois desse modo ajudaro a corrigir a viso distorcida e alguns preconceitos de certos sectores da comunidade internacional, que continuam a no acreditar na renovao da frica, disse o presidente Jos Eduardo dos Santos condenou a actual deposio de governos eleitos e o retorno violncia armada bem como s rebelies como via para a resoluo dos conflitos internos ou para a tomada do poder.

importante que os membros do Corpo Diplomtico continuem a realar esta ideia, pois ajudaro a corrigir a viso distorcida e alguns preconceitos de certos sectores da comunidade internacional. Era o presidente angolano, Jos Eduardo dos Santos, a pedir aos embaixadores acreditados no pas para transmitirem ao mundo o que descreveu como imagem real da evoluo de Angola.

Governos legitimados pela escolha livre dos cidados nas urnas no devem ser depostos por foras rebeldes ou por processos antidemocrticos, disse. Sobre o Mdio Oriente, Eduardo dos Santos manifestou-se favorvel ao dilogo e concertao poltica entre os principais actores visando a busca dos entendimentos internos e internacionais para a preservao da paz e da segurana internacional.

Moambique: Agudiza-se diferendo entre mdicos e governo


Os mdicos esto a considerar promover manifestaes de rua como mais uma etapa para publicitar as suas reivindicaes. Em Moambique, continua longe o fim do diferendo entre o governo e a associao dos mdicos que desde segunda-feira, paralisam parcialmente o seu trabalho nos hospitais do Servio Nacional de Sade. Depois de algumas rondas negociais que continuam sem acordos, os mdicos esto j a considerar promover manifestaes de rua como mais uma etapa para publicitar as suas reivindicaes. Nesta quinta-feira, em mais um dia de greve, os mdicos estiveram concentrados num dos jardins da capital moambicana, onde chegaram a ser confrontados com a presena de algum aparato policial.

Na ocasio, os mdicos voltaram a denunciar ameaas por parte do governo e pediram o apoio da Liga Moambicana dos Direitos Humanos, liderada por Alice Mabota, para assegurar a assistncia jurdica que for necessria. Enquanto o diferendo prevalece, a sociedade continua

apreensiva e analistas nacionais apelam a serenidade e bom senso governamental. Neste momento as negociaes continuam suspensas e os mdicos dizem que esperam pela resposta aos trs pontos apresentados ontem, como condio para o reatamento do dilogo.

De recordar que atravs de uma carta dirigida ao governo, a Associao Mdica exigiu a presena de um mediador, no caso, a Central Sindical da Organizao dos Trabalhadores Moambicanos, de representantes do Ministrio das Finanas e o fim das intimidaes, como condio para o regresso a negociaes.

20 . Automobilismo

Parente com Loeb na McLaren

Salo de Detroit exibe 17 estreias mundiais


O primeiro salo automvel internacional do calendrio de 2013 arranca j a 14 de janeiro em Detroit com muitas estreias mundiais. Um novo Corvette, o BMW Srie 4, o Mercedes CLA e o Audi RS7 esto entre as estrelas mais aguardadas. Agora na sua 25 edio enquanto evento internacional, o salo de Detroit (NAIAS) ganha cada vez mais prestgio, ao ponto de ser cada vez mais eleito pelas marcas como palco de estreia de novos modelos.

14 Janeiro 2013
Paulo Alves Carlos Moreira

lvaro Parente ser o colega de Sbastien Loeb, aos comandos de um McLaren MP4-12C GT3, na Sbastien Loeb Racing no Campeonato FIA GT Series esta temporada. O portuense, com contrato com a McLaren para as corridas de GT, ter uma poca bastante preenchida, pois competir na Blancpain Endurance Series e ainda com a equipa do piloto mais vitorioso de sempre da histria dos ralis. Apesar da sua juventude, o portugus ter como misso ajudar Loeb, naquele que vai ser o seu primeiro ano com um programa bastante completo na velocidade (disputar com a Citroen apenas os Ralis de Monte Carlo, Sucia, Argentina e Frana), a adaptar-se no apenas ao McLaren como s pistas por onde passar o novo campeonato. Partilhar o volante com um dos melhores pilotos de GT a soluo ideal, disse Loeb ao Autohebdo, no deixando de tecer elogios ao piloto portugus. O francs espera discutir os primeiros lugares e, nesse sentido, considera lvaro Parente um grande reforo e um piloto competitivo e que est habituado ao MP4-12C, concluiu Sbastien Loeb.

As marcas americanas jogam, obviamente, em casa e assumem grande protagonismo, com uma nova gerao do ecltico Corvette como cabea de cartaz. Mas a estreia da verso mais desportiva do novo Audi A7, o RS7, o lanamento de verso final do Mercedes CLA, ou ainda o desvendar da nova Srie 4 da BMW, que no mais do que o coup da Srie 3, so alguns dos exemplos da importncia que as marcas europeias esto a atribuir quele que considerado o mais importante salo automvel americano e um dos eventos mais marcantes dos EUA relacionados com o setor automvel. Fique que a saber a lista de estreias previstas para o NAIAS deste ano: AUDI A marca dos quatro anis vai reafirmar a sua imagem desportiva apresentando em Detroit duas estreias de alta performance. ainda no confirmado mas muito aguardado o Audi RS7, ou seja, a verso mais desportiva da gama A7. BMW Por enquanto deve ser exibido na fase de concept, mas no deixar de estar presente na capital americana do automvel a nova Srie 4 da BMW, a nova designao para o remodelado coup da nova srie 3. Ser mais comprido e assume formas mais rebaixadas e esguias que o antecessor. Outra estreia igualmente poderosa ser a verso M da Srie 6 Gran Coup (4 portas), anunciando o motor mais potente jamais aplicado a uma verso M da BMW., neste caso um bloco V8 com tecnologia Twin-Turbo de 4,4 litros de capacidade e... 560 CV de potencia. CADILLAC O Mercado europeu no estar propriamente desejoso de o receber (e o portugus muito menos9, mas no por isso que a Cadillac deixa de exibir em Detroit o ELR, que ser o terceiro carro da General Motors a utilizar o sistema de locomoo hbrida Voltec, conhecida do Opel Ampera e do Chevrolet Volt. CHEVROLET Os holofotes estaro virados para a stima gerao do desportivo americano mais popular de sempre, o Corvette, que assim adquire a designao C7. Para alm de estrear um novo motor V8 o novo desportivo aposta forte na reduo do peso, recorrendo de forma mais intensa a materiais como o alumnio e a fibra de carbono. FORD Outro gigante a jogar em casa sera a Ford, que opta por apostar na classe dos comerciais ligeiros, apresentando a verso americana da Ford Transit, com vrios formatos de carroaria, vrias distancias entre eixos e tambm vrios motores a gasolina, incluindo a nova gerao EcoBoost mas com cilindradas americana: 3,5 litros. Haver tambm um V6 de 3,7 litros e o cinco cilindros diesel de 3,2 litros. HYUNDAI Em plena fase de afirmao de estilo a coreana Hyundai vai exibir um concept que esconde um sedan de luxo que muitos suspeitam tratar-se do novo Genesis. JEEP Alguns modelos americanos so to populares l como na Europa. o caso do Jeep Grand Cherokee, que deve conhecer uma remodelao importante neste salo. Tal como acontece com muitos dos modelos de topo de vrias marcas europeias, tambm o novo Grand Cheropkee dever receber uma caixa automtica de oito velocidades para alm, obviamente, de uma nova aparncia exterior e novos equipamentos. No topo deste apetecvel bolo surgir a verso desportiva SRT, mais pujante e com aparncia a condizer. MERCEDES-BENZ O novo CLA ser a estreia de maior importncia no stand da Mercedes. Trata-se de um sedan com o estilo coup estreado pelo CLS mas baseado na plataforma do novo Classe A. A mercedes estrear tambm toda a nova Classe-E, cujas feies foram j desvendadas tanto para a verlina e carrinha como para os mais desportivos coup e cabrio e ainda para a mais poderosa verso AMG. VOLKSWAGEN O gigante europeu decidiu seduzir o Mercado Americano com algo especificamente concebido para tal. Espera-se a estreia de um novo concept SUV de sete lugares, para alm de um Passat concept que poder esconder novos motores e novas feies para o familiar mdio da marca. Aqui fica a lista de estreias mundiais prevista para o salo automvel de Detroit de 2013 Veculos de produo Acura MDX crossover Audi RS7 Cadillac ELR Chevrolet Corvette Ford Transit Jeep Grand Cherokee Infiniti Q50 Lexus IS Mercedes CLA Nissan Versa Concepts BMW Srie 4 Ford Transit 2015 Honda - pequeno crossover Hyundai - Sedan de luxo Lincoln - crossover compacto Toyota Furia Volkswagen - SUV de 7 lugares

Filipe Albuquerque nas 24H de Daytona

J se sabia que o contrato que liga Filipe Albuquerque Audi Motorsport como piloto de fbrica ainda tem mais um ano de durao. Contudo, durante a apresentao do programa da equipa alem para a prxima poca, ficou-se a saber que o portugus correr na mtica prova das 24 Horas de Daytona. Assim, trs carros R8 LMS Grand-Am devero disputar a corrida norte-americana, a 26 e 27 de janeiro, com as equipas formadas por: Filipe Albuquerque/ Oliver Jarvis/Edo Mortara; Rene Rast/Frank Stippler/Marc Basseng e Frank Biela/Christopher Haasse/Markus Winkelhock. Cada carro ainda ter um piloto norte-americano, ainda por confirmar. Esta uma prova que sempre sonhei disputar e na Audi tenho conseguido realizar todas as minhas ambies profissionais. uma honra poder representar a marca tanto nesta prova em particular como no DTM. Ter o Mortara e o Jarvis, pilotos que j conheo como companheiros de equipa nas 24h, vai ser bastante bom e espero poder discutir a vitria, disse Albuquerque a propsito da sua participao na prova norte-americana. A Audi confirmou ainda, esta quarta-feira, o seu programa de motorsport para a temporada 2013, onde competir no Mundial de Resistncia (WEC), 12 Horas de Sebring, 24 Horas de Daytona, Spa-Francorchamps e Nrburgring, alm do DTM, logicamente.

14 Janeiro 2013

Comunidades . 21

J o conhecemos mais slido e vibrante...

O nosso Angrense (ainda) olha o Futuro


O Sport Clube Angrense. J o conhecemos mais slido e mais vibrante. Com mais pernas para andar. Com gente a lembrar-se do Passado, sim, mas a viver com vistas mais largas, talvez por sobre o Futuro. E hoje, mesmo no estando no melhor dos mundos... vive com algumas dificuldades. Semana aps semana, h por l festas. E as pessoas vo aparecendo, no com o nmero que a sua Direco desejaria... mas em nmero que vai dando, afinal, para continuar a andar em frente. De qualquer modo, j conhecemos o nosso Angrense agora com 38 anos mais animado e menos cptico. H quem se v cansando.

Um Dia do Scio e dos Amigos

No sbado, era o Dia do Scio. Era o Dia dos Amigos. Alguns scios e alguns amigos, mas que poderiam ser mais. Um Jantar boa maneira do Angrense. Um baile abrilhantado e animado pelo DJ All Stars. Animado e, musicalmente, bem animado. Jorge Medina continua a ser o presidente da colectividade. Diz-nos que o Angrense vai andando. Com dificuldades, como acontece com a maioria dos clubes, mas vamos conseguindo sobreviver. As

Folclrico. Pois... mas talvez porque, infelizmente, as pessoas que esto a trabalhar para o clube, no esto para a viradas. Porque, aqui, temos material, temos violas, temos tudo aqui. O que falta capaz de ser mesmo a mocidade... No ser fcil levar a juventude. E mesmo que se diga e ouvimolo no sbado que a Comunicao Social pode ajudar a dizer que o Sport Clube Angrense continua vivo e saudvel, no nos parece que seja s isso. Sim, porque um clube que est com 38 anos... merece andar em frente. s vezes h mal entendidos e as pessoas afastam-se do clube. E o clube o clube... no a pessoa que est a dirigir a colectividade. Eu acho que as pessoas deveriam ter mais ateno ao nome do clube do que ao nome de quem est a dirigir. Se h uma pessoa que queira fazer coisas diferentes... que venha. As mesmas ideias isso, . Manuel Costa o scio n. 4. O Angrense, para mim, um dos mais antigos e por mim no sei porque que certas pessoas esto a fugir constantemente. De momento, chega a parecer que estamos a ver o clube ir abaixo... Por outro lado diz-nos ainda no h jovens. tudo pessoal j de uma certa idade que aparece por aqui e no se vem jovens. Antigamente, viam-se muitos, mas agora no. O que se pode fazer para alterar isso? Talvez botando a mo aos telefones e lembrando as pessoas para virem e trazerem estas mocidades. Porque seno, ao fim e ao cabo, isto capaz de se ir abaixo... Eu no acredito, mas se juntssemos mais uns quantos da minha opinio... era possvel avanar mais. Eu tenho essas esperanas de isto no fechar as portas... E no fecha, certamente. O Angrense j teve altos e baixos, j passou por momentos menos bons, mas conseguiu sempre arribar... a bom porto. Que , de resto, o que ns prprios desejamos.

H quem deixe de frequentar a sede do Angrense, no 1195 da Bloor Street. O que, pelos vistos, no d para sondar... o futuro que a vem. E s vezes, so questes sem importncia, de lana caprina, como se diz em gria, que faz com que os que ontem se reviam no Angrense, deixam hoje de o frequentar. S que com o nome de Angrense, e com os exemplos que at vm do lado de l... decerto que tudo vai melhorar.

festas vo dando para pagar a renda... mas pouco mais do que isso. A verdade que a juventude que seria necessria pouca. Mas tambm no sei porque que no vm ao clube, porque o clube est aberto... temos uma casa aberta e se algum est interessado em vir aqui ensaiar qualquer coisa, um Folclore, por exemplo, at temos os meios necessrios para isso, at roupa... Assim sendo talvez valesse a pena ser o Angrense a organizar esse mesmo Grupo

Nelly Furtado criticada entre ns?


Houve grande expectativa quando foi anunciado, a 13 de Novembro de 2012, atravs do site oficial da Luso Canadiana Nelly Furtado, que havia uma nova excursao mundial para promover o seu novo lbum, o Spirit Indestructible Tour (esprito indestrutvel). O ponto alto para fs Canadianos da talentosa jovem tinha a ver com a deciso de comear c mesmo a serie de concertos. Mas em pouco tempo a excurso sofreu com baixas vendas nas bilheteiras e vrios concertos foram cancelados (shows em Hamilton, Winnipeg e Ottawa foram cancelados pouco depois de serem anunciados) e vrios outros tiveram que ser mudados para lugares me vm ver que sintam realmente inspirados, positivos, e felizes. Se sarem dos concertos menores. mais felizes com energia, ento fiz o meu Na Quarta-feira, dia 9 de Janeiro, o seu trabalho: esse meu objetivo. Gostava que primeiro concerto para promover este novo vocs tambm gostassem do espetculo mas album no Commodore Ballroom em no posso agradar a todos. Tenho a certeza Vancouver foi mal recebido por criticos de que se for meu f, e gostar do meu trabalho vai gostar. varios orgaos de informacao Canadiano. Nelly que dias antes tinha ate falado com Maioria das criticas feitas at aqui tinham o Locutor Jorge Neves aos microfones a ver com o facto que, durante o primeiro da CIRV Radio sobre o seu concerto em concerto, Nelly poucas vezes toucou qualquer Toronto, disse para o Globe and Mail de cano antiga ou mais popular, e somente as Vancouver eu s quero que as pessoas que novas que so pouco conhecidas ainda.

22 . Passatempos

14 Janeiro 2013

Gossip
Angolano cai de avio e morre junto a aeroporto em Londres. No a primeira vez
que acontece, mas d sempre arrepios. Um homem trata-se quase invariavelmente de um corpo masculino - aparece morto no pavimento de uma vila ou aldeia prxima de um aeroporto. O instinto pensar que foi crime, mas depressa se compreende a verdade. O corpo tombou de um avio. Um caso recente teve lugar em Mortlake, zona residencial perto do aeroporto de Heathrow, em Londres. Todos os anos h dezenas de situaes deste tipo. Pessoas desesperadas, a fugir de qualquer coisa ou a tentar emigrar para um pas rico. H dezenas de casos por ano, sobretudo oriundos de pases africanos, cujos aeroportos controlam mal o acesso s aeronaves. Uma vez mais, as autoridades explicaram os riscos extremos - outros tantos modos possveis de perder a vida inerentes a essa forma de viajar clandestinamente. Pode-se ser esmagado pelo trem de aterragem a recolher. Nos compartimentos de bagagens no h pressurizao, oxignio ou aquecimento. O normal morrer logo durante a primeira hora de vo, por hipotermia ou de outra forma. Se por acaso o passageiro clandestino ainda se encontrar vivo quando a viagem se aproximar do fim, estar quase de certeza inconsciente. Quando o trem de aterragem comear a abrir, a probabilidade de ele tombar no vazio alta.

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Aproveite para fazer um inventrio completo das suas contas e dvidas, de forma a descobrir em que p se encontra. Pode sentir uma maior tranquilidade e capacidade de transmitir valores, sentimentos, de seduzir ou de se deixar seduzir.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Provavelmente sero os seus amigos que lhe traro apoio emocional. possvel que tenha variaes de humor.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

Ser visvel o seu fogo empreendedor, como motor de arranque ou factor de estmulo, tanto para si como para os outros.

Poder sentir tendncia para a depresso e ansiedade em relao ao trabalho e aos seus assuntos financeiros.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
8 6 9 7 3 4 6 8 5 7 5 2 7
5 7 6 3 4 9 1 2 8

Palavras Cruzadas
3 2 4 3 9 7 4 6 8 1 2 5 5 2 9 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
Horizontais
1-O que ira fotografias; 2-Arguido/Nome de homem; 3-Lavrou/Pequeno sino; 4-Atmosfera/Queixume/Alumnio (s.q.); 5-Alta tenso/Crmio (s.q.)/ Precedia o rei/Poeira; 6-Escassear/rbio (s.q.); 7-Caminho/Pronome pessoal (pl.); 8-Levar a reboque/Estupefaciente; 9-Letra grega/Ralei/Prata (s.q.); 10-Assemelha-se a um rato, mas com asas; 11-Tormentos;

Pode sentir alguma inquietao em termos de vivncia interior. Olhe-se no espelho e atire fora tudo o que lhe causa tormento.

Balana - 21-9 A 20-10

8 9 10 11

Se tem uma actividade ligada arte, este pode ser um momento de maior criatividade. A sua vida afectiva est beneficiada.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Trate noutra altura de assuntos que tenham a ver com a intimidade. A sua possessividade estar fortemente acentuada.

A sua capacidade empreendedora transparece para os outros. Eles sentem-se agradados com a sua presena e conselhos.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais

O seu inconsciente parece apoderar-se de si e controlar as suas atitudes. Faa uma auto-anlise. Mostre o seu lado cinzento.

O seu sentido de amizade estar mais em evidncia. O convvio com os amigos e o trabalho em equipa esto na ordem do dia.

Uma familiar ou algum conhecido poder ganhar maior importncia. O mundo da afectividade tambm sai beneficiado. 1-Espcie de padiola/De custo elevado (fem.); 2-Fotografia; 3-Rezou/Patro/Maligna; 4-Pronome possessivo/Deus; 5-Alternativa/Limpar com areia/Rdio televiso (sigla); 6-Nota musical/Vogais/1101, em numerao romana; 7-Telev. italiana/rbio/Magoar; 8-Tojo que cresce na areia/Levantei; 9-Honesto/Ligao/Sono das crianas; 10-Maldio; 11-Rebanho/Feiticeira;

Receita
Ingredientes: - 8 postas de bom bacalhau - 12 batatas grandes - 8 nabos mdios - 8 ovos - 1 polvo grande - 8 cebolas mdias - 1 penca gr. ou couve galega Confeco: Coza o polvo parte sem deixar ficar demasiado cozido, apenas o q.b. Noutra panela coza as batatas, os nabos, as cebolas os ovos e as couves. Separadamente coza o bacalhau. Faa com que tudo fique cozido ao mesmo tempo.

A Minha Ceia de Natal

Sudoku

HORIZONTAIS 1- Fotgrafo 2- Ru; Ari 3- Arou; Sineta 4- Cu; Ai; Al 5- AT; Cr; El; P 6- Rarear; Er 7- Camio; Elas 8- Atoar; Droga 9- R; Mo; Ag 10- Morcego 11- Martrios

VERTICAIS 1- Maca; Cara 2- Retrato 3-Orou; Amo; M 4- Teu; Criador 5- Ou; Arear; RT 6- Si; Ao; MCI 7- Rai; Er; Doer 8- Arnal; Erigi 9- Fiel; Elo; O 10- Praga 11- Gado; Saga

9 8 3 2 4 1 6 7

2 4 9 1 6 5 3

3 1 7 5 8 2 4 9

7 5 6 4 2 9 8 1

8 6 1 9 5 3 7 2

1 2 8 3 7 4 5 6

6 9 4 7 3 8 2

4 7 5 8 1 9
6

5 3 2 6 9 7 1 4

Anedota
O neto pergunta av: - Quantos anos tens? - No sei. - responde a av. - V a etiqueta da tua camisola. A minha diz seis anos.

Numa bela travessa natalcia sirva esta bela ceia de natal. A composio da travessa depende do bom gosto de cada um. Regue com o melhor azeite que puder comprar. Se gostar ponha vinagre e pimenta. O que sobrar para fazer roupa velha para o dia seguinte! Regue com um excelente madura que os h em quantidade e qualidade.

Palavras Cruzadas

14 Janeiro 2013 O Tepezcohuite e utilizaes na Medicina Natural


Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907
O Tepezcohuite uma rvore perene, natural do Mxico, do noroeste brasileiro, e de outras reas de clima e terrenos similares. Os Maias comearam a utilizar a casca, aps torragem e manipulao para fazer um creme curativo para problemas de pele. O Tepezcohuite constitudo por: flavonoides, taninos e um conjunto de microelementos tais como ferro, zinco, cobre, magnsio, mangans, etc. Nos dias de hoje, manipulados elaborados, purificados e concebidos, para aplicao na pele por algumas empresas muito conceituadas tal como o caso da Lavigne Organic Skin`s Care, tm mostrado e demonstrado muito bons resultados com manipulados de produtos com base em Tepezcohuite. Estes produtos apresentam propriedades regenerativas, analgsicas, estimula a formao de novas clulas cutneas, tem uma aco anti-envelhecimento, determina regenerao dos tecidos profundos, regenera os folculos pilosos. igualmente usado no tratamento de queimaduras, leses provocadas por vrus Herpes 1 e 2, melhora as leses psorisicas, evita e melhora no caso de j existir os quelides e cicatrizao deficiente, melhora os problemas de cicatrizao em geral. Melhora a acne, evita e melhora leses bacterianas e fngicas, sendo considerado um excelente anti-fungico. Deve ser aplicado trs vezes ao dia. Tem uma boa aco como j referi analgsica, regenerativa, melhoradora e anti-inflamatria, com belssimos resultados tambm a nvel de beleza e aco anti-rugas, neste ltimo caso pode associar a aplicao e toma de colagneo. Uma Boa Semana

Clubes e Associaes
ASAS DO ATLNTICO Sbado, 19 de Janeiro, Baile do Scio/Patrocinador. Jantar abrilhantado pelo Conjunto Unique Touch. AS AMIGAS DE TORONTO Sbado, 26 de Janeiro, Festa das Amigas de Toronto. Salo da Local 183, lotao j esgotada para o pblico. Os fundos da festa revertem a favor do Breast Cancer Research, Princess Margareth Hospital. Informaes, Angie Machado, 416 537 6821. CASA DOS AORES Domingo, 20 de Janeiro, Convvio da Terceira Idade com apresentao duma pea de teatro do Abrigo Centre. Informaes: 289-997-8946. CASA DAS BEIRAS .Sbado, 26 de Janeiro, Jantar de Gala do 13. aniversrio. Presena de convidados de Portugal do Canad, designadamente o secretrio de Estado das Comunidades, Jos Cesrio. Actuao de Katy e Carla Maria (esta vinda de Portugal). Domingo, dia 27, com inicio s 15 h., Festival de Folclore. Informaes, 416 604 1125 e 416 824 5675. COMISSO DE FESTAS DE NOSSA SENHORA DA LUZ - Sbado, 19 de Janeiro, 19. aniversrio, com Jantar e baile abrilhantado por DJ 5 Star e actuao de Henrik Cipriano. Informaes: 416-457-2196. FIRST PORTUGUESE 19 de Janeiro, das 10 s 12, ZUMBATHON (2 horas grtis). Talvez para queimar as calorias das festas. 26 de Janeiro, a partir das 7 da noite, Noite das Amigas. Jantar e Baile, com DJ NN. Haver malassadas. V e leve uma amiga. RANCHO FOLCLRICO DA NAZAR Sbado, 2 de Fevereiro, na Casa do Alentejo, Baile de Carnaval 2013. De

Sbado, 19 de Janeiro: Dia das Amigas. Jantar e baile abrilhantado por Duo The Ritz, s 19h00. Sbado, 26 de Janeiro: Dia dos Compadres. Jantar e baile abrilhantado por Kevin Smoth, s 19h00.

Coisas e loisas . 23 Este espao pode ser Portugal, Mrio Joo Band, para a animao musical. seu... SPORT CLUBE ANGRENSE
ligue seja qual for o seu anuncio... teremos muito gosto em ajudar... 416 995 9904

So muitas as vantagens do xarope Dizemos algumas


e Mostr io nc ste An e Ter 20% nto Desco

NEERA

OFERTAS DE EMPREGO
- Carpinteiro (framing) com o mnimo de 3 anos de experincia. Contactar depois das 16horas. 647-351-0597. -Pessoa para lavagem de carros. Contactar Carmine. 416-358-3272. -Pessoa para atendimento ao balco de padaria, com experincia e fale ingls. 416-534-1107. -Carpinteiro de acabamentos com alguma experincia. 416-919-7538. -Empregado de limpeza. Contactar Paula. 647-262-2566.
Apartamento de dois quartos, com cozinha e casa de banho, totalmente renovados. Perto do subway da Lansdowne (area da Bloor e Lansdowne). Estacionamento disponvel das 6 da noite s 8 da manh. Tudo includo. Esto a pedir $ 1150.00 por ms. Se estiver interessado, ligue para Mico, 416-333-0600, ou Jennifer, 416-992-6356.

RECEITA ORIGINAL O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com sumo de Limo. * Mistura de dois tipos de seiva: seiva de palma (rica em potssio e sdio); seiva de cer (rica em mangans e zinco); Seivas de Grau C o grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. * Tecnologia de Hot-Filling, embalada a quente, no necessitando de conservantes. Sem aditivos qumicos 100% natural, sem corantes nem conservantes.

O Xarope de NEERA permite:


Desintoxicar Aco drenante Aco diurtica Aco anti-toxinas Reduzir eficazmente o peso Aco Lipoltica Aco anti-gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso Aco anti-Reteno de Lquidos Aco Anti-celultica

Promover Bem-Estar

* Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco estimulante * Aco tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil * Obteno de maior elasticidade do corpo
Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope NEERA e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo, de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

ALUGA-SE APARTAMENTO

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

You might also like