You are on page 1of 5

O uso do bambu na construo civil

A necessidade de repensar o consumo de materiais na construo para torn-la mais sustentvel do ponto de vista ambiental atrai olhares para a explorao de novas alternativas. Os mtodos construtivos com materiais industrializados

produzem ainda enormes quantidades de entulhos, que so difceis de serem reincorporados na natureza. Dentro deste contexto, o bambu surge como uma importante alternativa construtiva, visto que se trata de um material facilmente encontrado na natureza!

Com

conscincia

de

que

esse

quadro

deve

mudar,

pesquisamos e desenvolvemos novas tcnicas de construo, uma delas sendo a substituio da madeira por bambu. O bambu possui uma fora de trao paralela as fibras, similar a do ao. mais leve que a madeira, o que o torna insubstituvel em locais de difcil acesso, para vencer ousados vos e balanos. O uso do concreto no interior de gomos estratgicos, como criou o arquiteto Simon Vlez, d ao bambu uma alta resistncia de compresso transversal as fibras, sem roubar sua plasticidade natural. Sua flexibilidade permite construes em formas orgnicas, como demonstra Jorge Stamm nas suas contemporneas obras. utilizado como pilar, viga, caibro, ripa, telha, dreno, piso e revestimentos, e se tratados adequadamente podem durar como madeira de lei. Na sia temos os exemplos vivos mais antigos da arquitetura com bambu, em templos japoneses, chineses e indianos. Na frica tambm se encontram muitas habitaes populares construdas com bambu. O bambu pode ser utilizado em escadas, janelas, paredes, podendo at mesmo servir como isolante acstico ou substituir tijolos. extremamente eficiente barateando o custo das construes, possuindo grande resistncia e principalmente reduzindo o impacto ambiental.

Utilizao do bambu em andaimes.

Forro do Aeroporto Internacional de Barajas (Espanha).

Fachada do estacionamento do zoolgico municipal de Leipzig.

Casa popular, com estrutura toda em bambu

Pousada em estrutura de bambu. Enfim, o bambu, um material renovvel e ao mesmo tempo ecolgico, no apresentando implicaes poluentes em sua produo. A ampliao do uso de recursos renovveis e o uso de tecnologias no poluentes amenizam os impactos dos processos industriais que agridem o ecossistema: Voltar os olhos para o bambu, a fim de ampliar sua faixa de utilizao, tornando-o um elemento manipulvel pela engenharia, inserisse neste quadro de desenvolvimento de tecnologias no poluentes, facilmente acessveise de baixo impacto ambiental.

Referncia Bibliogrfica:
Revista Cincias do Ambiente On-Line Julho, 2009 Volume 5, Nmero 1

E-mail do autor correspondente: rodrigoqcampos@gmail.com

You might also like