You are on page 1of 2

Criao de curta-metragem em vdeo digital

Lingela Xavier

O livro Criao de curta metragem em vdeo digital - uma proposta para produes de baixo custo, lanado em 2009, pode ser considerado um manual no apenas para acadmicos da rea de cinema e vdeo, mas para todos que desejam produzir audiovisual em vdeo digital, com baixo custo, porm com uma esttica cinematogrfica.

O autor Alex Moletta ministrou cursos de cinema e vdeo por seis anos em So Paulo. Tambm realizou curtasmetragens e documentrios. Tal experincia fez com que o autor percebesse a necessidade de um material que contemplasse produes de baixo oramento. O resultado este livro, que apresenta um texto didtico, de fcil entendimento para todos os nveis de leitor. Organizado por etapas de produo, a obra inicia com conceitos sobre a elaborao de roteiro, passa pela direo, fotografia, produo, finalizando com a montagem e finalizao.

Na introduo do livro, Moletta ressalta que o realizador audiovisual deve criar histrias que possam ser produzidas com os recursos disponveis. A criao e a tcnica devem caminhar lado a lado para que se tenha obras audiovisuais de qualidade.

To

importante um

quanto bom

saber

usar

corretamente

equipamento

cinematogrfico saber produzir um filme sem ele; saber escrever um bom roteiro que possa realmente ser produzido; criar uma boa
297

fotografia sem os refletores ideais; produzir sem dinheiro. No se trata de desqualificar o processo cinematogrfico, mas de qualificar o vdeo digital de curta-metragem. (p.11)

Ao longo do texto, percebe-se a relao do autor com o movimento cinematogrfico Dogma 95, liderado

pelos diretores dinamarqueses Lars von Trier e Thomas Vinteberg, que baseia a qualidade dos filmes na relao da cmera com a histria e seus personagens (p.12), e no se apega tcnica. Tambm a aproximao com o Cinema Novo Brasileiro, que busca um cinema mais realista,

sem custos em reao ao fechamento das companhias cinematogrficas entre os anos 50 e 60.

Apresentando cada uma das etapas do processo de produo audiovisual, Moletta aponta caminhos para

que uma ideia, uma histria, seja transformada em imagens, sem se prender a expressivos oramentos, mas mantendo a qualidade digna da linguagem e da esttica cinematogrfica. No fim do livro, alm de todos os referenciais tericos utilizados, o autor apresenta sites relacionados ao audiovisual que podem auxiliar o processo de realizao audiovisual.

Criao de Curta-metragem em vdeo digital Uma proposta para produes de baixo custo Alex Moletta Ed. Summus, So Paulo, 2009 Biblioteca Fundamental de Cinema; dir. Francisco Ramalho Jr.

298

You might also like